PDA

Ver Versão Completa : Sequência de ignição do motor da GS800



Paulorod
11-03-2016, 01:19
Caros,

Um vendedor da CC me falou que ambos os cilindros da GS800 sobem paralelamente (pode até ser) e QUE AMBOS FUNCIONAM NO MESMO TEMPO, SEM DEFASAGEM, COMO SE FOSSE UM MOTOR MONOCILÍNDRICO, com as duas velas faiscando simultaneamente!

Será que ele não está se confundindo com a GS 1200 de motor boxer, onde este esquema pode muito bem ser utilizado para reduzir vibrações?

Custo a acreditar nesta história. Tentei achar algo na internet sobre isto, mas não encontrei.

Alguém conhece bem este assunto?

Obrigado,

Paulo

sal silva
11-03-2016, 08:24
Legal esse Tópico.

adriel
11-03-2016, 08:39
Pelo que sei, confirmado por um mecânico que entende bastante, eles são paralelos mas com defasagem no ciclo, como a imagem abaixo.

8610

sascencio
11-03-2016, 08:52
Não sou nenhum entendido, mas pelo som, me parece que os 2 cilindros funcionam em tempos diferentes.

Senão, acho que soaria mais parecido com uma monocilindrica...

sal silva
11-03-2016, 08:58
Não sabia que a ignição das velas eram alternadas, pensei que eram juntas.

Paulorod
11-03-2016, 09:08
Pois então.

Eu também imagino que dois cilindros paralelos, subindo simultaneamente, se comportariam desta maneira, em tempos diferentes.

Ou seja, enquanto um cilindro estivesse em expansão o outro estaria em admissão, um em descarga o outro em compressão, e assim sucessivamente.

Essa história dos dois no mesmo tempo me intrigou. Ainda acho que ele se confundiu com o motor boxer 1200 cc.

Paulorod
11-03-2016, 09:18
Silva,

Se forem juntas, o vendedor estará correto. Mas não vejo motivo para a BMW ter feito assim. Aumentaria a vibração do motor, fazendo-o se comportar como um MONOCILINDRICO.

O comum é ver motores de dois cilindros paralelos funcionando conforme a animação apresentada pelo outro colega, em tempos diferentes.

O esquema de tempos simultâneos só reduz as vibrações no motor boxer, pois os cilindros são justapostos, e uma sequência alternada de tempos provocaria um balançar feito bambolê...

Iceman
11-03-2016, 10:25
O ROTAX da BMW funciona com os cilindros em paralelo, isto é fato.
Tem motores que funcionam de forma alternada, ou seja, quando um cilindro está descendo, o outro está subindo. Não é o caso do ROTAX.

Se as duas velas acionassem ao mesmo tempo, não faria sentido, creio que o funcionamento correto é a ilustração que o Adriel postou.

As Harley-Davidson, operam com os cilindros defasados, mas não em 180gr. Dai o ruído característico das HD, com duas explosões bem perto uma da outra, seguidos de um intervalo maior até o prõximo par de explosões.

MarcioT
11-03-2016, 10:27
Acho estranha esta possibilidade dos cilindros não atuarem defasados. Seria um desperdício de energia e consequente rendimento do motor. Para exemplificar meu ponto de vista, lembrem-se de um pedal de bicicleta, é como colocá-los em paralelo seria um esforço maior para obter o mesmo deslocamento. As forças no virabrequim seriam maiores, maiores desgastes etc....porém dará mais torque em baixa rotação, pode ser ......
Mesmo se forem com atuação simultânea não há o que explique no meu entender, vantagens de um sistema como este para cilindros verticais, a não ser o torque em baixa mas vibrará mais em altas rotações.
Acho que é isso!

luiztrovao
12-03-2016, 19:06
Paulorod, a informação está correta. Veja a informação abaixo, que colei de um site que fez a avaliação do lançamento da F800GS em 2009 - eu ponho o link também aí em baixo.
Tentei fazer uma tradução deste trecho via Google, mas ficou uma porcaria, então, faço um resumo do que o artigo comenta:
- sim, os 2 cilindros deste motor trabalham (explodem) simultâneamente, da mesma maneira que nos motores boxer
- segundo a matéria, este sistema é único entre os motores em linha, já que os contrapesos aplicados ao virabrequim são conectados via um excêntrico forjado no próprio virabrequim (juntamente com outras bielas que sustentam este contrapesos) e que, como resultado, fazem com que as bielas dos contrapesos girem em sentido contrário ( !!) ao sentido de giro das bielas dos pistões, produzindo, assim, a quase total eliminação de vibrações!

Só tenho um comentário: Caraca!!!! Nunca tinha ouvido falar desta tecnologia...
abs
Trovao

http://www.totalmotorcycle.com/photos/2009models/2009-BMW-F800GS.htm

Like the famous F 800 engine, the transverse parallel twin works with an even firing order (360° ignition offset) without crank offset on the crankshaft. Because there is one firing cycle for each crankshaft rotation, the sound is deliberately like that of boxer engines which work with an identical firing

offset. Most importantly, however, the even firing sequence creates the best conditions for a balance load change with high torque yield.

Unique mass balance.

The mass forces are offset by a balancing mechanism that is unique in series engine design. Instead of having conventional counterweight shafts, the oscillating mass forces are balanced by a joint system on the center of the crankshaft with deliberately positioned counterweight masses: an eccentric on the crankshaft offset against the crank pins by 180° carries what is known as a balancing connecting rod. This connecting rod is hinged to an approximately horizontal balancing rocker. The kinematics are designed in such a way that the balancing connecting rod moves contrary to the two engine connecting rods. Because of being guided through the relatively long rocker, an almost linear swivel movement of the connecting rod head is achieved - to put it precisely, the small connecting rod eye describes a slightly curving path. The mass distribution at the connecting road head and rocker is chosen in such a way that the mass forces resulting from the swinging movement combat, in every crankshaft position, the oscillating mass forces from the crank drive (piston and con-rod proportion). This means that first and second order mass forces are almost completely eliminated, resulting in low-vibration engine running.

sal silva
12-03-2016, 19:39
Acho estranha esta possibilidade dos cilindros não atuarem defasados. Seria um desperdício de energia e consequente rendimento do motor. Para exemplificar meu ponto de vista, lembrem-se de um pedal de bicicleta, é como colocá-los em paralelo seria um esforço maior para obter o mesmo deslocamento. As forças no virabrequim seriam maiores, maiores desgastes etc....porém dará mais torque em baixa rotação, pode ser ......
Mesmo se forem com atuação simultânea não há o que explique no meu entender, vantagens de um sistema como este para cilindros verticais, a não ser o torque em baixa mas vibrará mais em altas rotações.
Acho que é isso!

E é essa a característica da Gs 800,muito torque em baixa e vibração em alta,pero não muito.

Paulorod
12-03-2016, 20:15
Luiz,

Desvendado o mistério! Conseguem controlar a vibração através de um virabrequim inovador.

Obrigado,

Paulo

adriel
04-04-2016, 13:12
Esse link da própria BMW explica como funciona o mecanismo.

http://www.bmw-motorrad.com.br/br/pt/index.html?content=http://www.bmw-motorrad.com.br/br/pt/technology_detail/engine_drive/item_two_cylinder_parallel_twin.html&notrack=1

Paulorod
20-10-2016, 22:43
Pelo que estou entendendo, tanto do texto em inglês quanto do site da BMW Brasil, o virabrequim roda 360 graus entre duas explosões.

Ou seja, os cilindros explodem separadamente, apesar de subirem juntos.

Sobem juntos uma vez explode o da direita, sobem outra vez e explode o da esquerda. Daí sucessivamente. Uma explosão a cada giro (360 graus) do virabrequim.

Acredito que se os dois cilindros estivessem no mesmo tempo, explodindo simultaneamente , o intervalo de ignição informado seria de 720 graus, e não de 360 como citam os dois textos.

Não sei, posso estar enganado, mas parece que o vendedor da concessionária BMW me informou errado!

Porém, estive lendo a respeito, a idéia de colocar os dois cilindros explodindo no mesmo tempo não é absurda.

Há motores que funcionam assim. São chamados "Twingles".

É inclusive comum, em algumas competições, alterarem o mapa de ignição e trocarem o eixo de comando de válvulas para que passem a explodir os dois cilindros simultaneamente.

Parece que há algum ganho de torque e melhoria da dirigibilidade, por algum motivo que desconheço!

Petrel
21-10-2016, 05:28
Estranha essa idéia de explosão simultânea para motor de dois cilindros, neste caso se equivalem a um cilindro apenas, senão me engano, o motor da F8 têm uma defasagem entre os pistões de 270°, ou seja, não andam juntos!!!

Grande abraço!!!
Petrel

Paulorod
21-10-2016, 06:53
Petrel

A defasagem é de 360 graus!

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Petrel
21-10-2016, 17:25
Obrigado Paulo, tinha em mente ser de 270, não sei bem a razão!!! Kkkkkk


Grande abraço!!!
Petrel

Paulorod
21-10-2016, 18:19
Petrel,

Há alguns motores que mesmo sendo "Parallel Twins", feito o da F800, tem 270 graus.

Mas não é o caso do F800. Pelo menos no que informam os textos que tenho lido!

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Petrel
21-10-2016, 20:16
Exatamente, eu até imaginava que aquele ronco lindo dela em baixa rotação se devia aos 270 ° kkkkkk

Grande abraço!!!
Petrel

Paulorod
22-10-2016, 10:48
Petrel,

Segundo consta, a BMW encomendou à ROTAX um motor "Parallel Twin", com os dois cilindros subindo simultaneamente, para permitir uma defasagem de 360 graus entre explosões.

Esta defasagem de 360 graus gera um ruído que já é característico dos boxers bicilíndricos da marca.

A BMW deseja firmar esta característica, tal e qual a Harley fez com seus motores.

Coisas do marketing!





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Paulorod
22-10-2016, 10:52
A exigencia dos dois cilindros subindo simultaneamente (para permitir a defasagem de 360), por gerar uma vibração extrema, demandou da ROTAX uma solução engenhosa.

Criou neste motor uma terceira biela, ligada a um contrapeso, que gangorra debaixo do virabrequim.

Desta forma reduziu a vibração causada pela arquitetura do motor.

Veja a imagem:

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161022/a41344418813f0bfd259dcdca741c959.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

wakapp
22-10-2016, 17:52
Caros,

Um vendedor da CC me falou que ambos os cilindros da GS800 sobem paralelamente (pode até ser) e QUE AMBOS FUNCIONAM NO MESMO TEMPO, SEM DEFASAGEM, COMO SE FOSSE UM MOTOR MONOCILÍNDRICO, com as duas velas faiscando simultaneamente!

Será que ele não está se confundindo com a GS 1200 de motor boxer, onde este esquema pode muito bem ser utilizado para reduzir vibrações?

Custo a acreditar nesta história. Tentei achar algo na internet sobre isto, mas não encontrei.

Alguém conhece bem este assunto?

Obrigado,

Paulo

Caro Paulo,

Todo o motor de 4 tempos tem um ciclo de 720° (duas voltas) por cilindro. Quando o virabrequim é plano (mais fácil de fabricar), pode-se usar o movimento dos pistões defasados de 180° ou gêmeos com 0° de defasagem. A defasagem de 180° tem a vantagem de reduzir vibrações, mas o ciclo fica com intervalos entre explosões de 180°(meia volta)/540°(uma volta e meia), melhor que um mono cilindro, mas ainda assim exige volante de inercia para o motor ter estabilidade em baixa rotação. Por este motivo não é usual em motos 4 Tempos. O mais comum mesmo em motores 4 tempos é os pistões gêmeos com 0° de defasagem em posição, mas com 360°/360° de intervalo entre explosões. Assim o volante de inércia é minimizado e a subida de rotação é bem mais rápida. Só que precisa de contrapeso, que no caso dos motores F é aquela Biela com a massa no colo do meio do virabrequim defasado de 180°. Pode-se optar por soluções como o virabrequim cross plane da Yamaha e agora da Honda African Twin, onde um colo está a 90° em relação ao outro, assim minimiza-se um pouco as vibrações e a sequencia de explosão fica 270°/540°. Semelhante ao motor em L (90°) da Ducati, que tem a mesma sequencia de explosão mas com um colo apenas no virabrequim, ou seja menos a inércia com a mesma sequencia de explosão e a rotação sobe ainda mais rápidamente. O motor Boxer com virabrequim defasado 180° (Motores R da BMW)é perfeito do ponto de vista de vibração, mas tem também a sequencia de 180°/540°. Perfeito mesmo só os 4 cilindros em linha, com virabrequim plano, perfeitamente equilibrado e com sequencia de explosão a cada 180°. Também os motores 2T bicilíndricos como os da Yamaha RD350 tinham os pistões do seu bicilíndrico defasados de 180° e a explosão também era a cada 180°. Se fosse ressuscitado hoje com injeção direta para atender a normas de emissões, teria inércia de motor 350 cc, e potência e ronco de um 4 cilindros de 700 cc.

Paulorod
23-10-2016, 09:06
Wakapp,

Boa explicação!

Só não concordo com o trecho em que vc afirma que a sequência do BMW Boxer (R1200) é de 180/540(!?!?).

Eles são justapostos, os cilindros abrem e fecham simultaneamente, alternando os tempos de ignição. Uma ótima solução que evita vibrações e a necessidade de grandes volantes de motor.

Mas neste caso o intervalo de ignição é de 360/360 (igual ao do F800) e não 180/540, como vc afirmou!

A menos que usemos nomenclaturas diferentes para representar os intervalos entre ignições !?

Geralmente estas nomenclaturas se referem ao GIRO DO VIRABREQUIM e não leva em conta a posição relativa entre os cilindros, o que acredito tenha sido o seu caso no motor boxer.

O motor Boxer confunde um pouco em virtude do ciclo de ignição alternar de lado em 180 graus, mas o giro do Virabrequim é de 360.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

shw
24-10-2016, 22:16
:cool:Baita topico !!!

Iceman
25-10-2016, 09:58
E o chefe ficou feliz :) :)