PDA

Ver Versão Completa : Bolívia, Chile e Argentina Outubro de 2016



cerri
08-04-2016, 22:14
Salve a todos.

Estou programando para outubro entre os dias 01 a 22, uma viagem para a Bolívia entrando por Corumbá, indo a Uyuni (acampar no salar) e saindo pelo Chile sentido San Pedro do Atacama via parque nacional Eduardo Avaroa e entrando na Argentina pelo Paso de Sico indo pela Ruta 40 até Cafayate...
Bom, já planilhei vários roteiros e trajetos, mas basicamente a ideia é esta, pois pretendo fazer esta viagem com menos de 20 dias, ou no máximo isto, somando aproximadamente 7800km.

8666
Outra opção é realizar a Bolívia de norte a sul entrando por Corumbá, seguir para a Estrada da Morte, Vulcão Chacaltaya ( La Paz), depois segui rumo a Chile antes passando em Sajama National Park (Bolívia) e já no Chile descer paralelo a divisa com Bolívia passando no Parque Nacional Lauca, Reserva Natural Las Vicuñas e Parque Nacional Volcán Isluga antes de entra novamente na Bolívia em sentido ao Salar do Uyuni, mas antes passando no salar de Coipasa.
Depois do Uyuni, fazer um trecho do Eduardo Avaroa National Reserve até laguna Colorada e daí seguir pata Tupiza, Potoci e fazer a volta entrando por Corumbá.

8667

Estou aberto a dicas e quem sabe,achar um louco pra me acompanhar nesta trip.
Valeu!

Henri
08-04-2016, 23:15
Oi Cerri,
Legal o planejamento. Farei um roteiro parecido em julho deste ano saindo de Brasília, Corumba, Sucre, Potosi, uyuni. De Lá Paz vou a arequipa, Nazca, Cuzco e retorno pelo Acre, via Porto Maldonado. Serão 10 mil km em 33 dias.
Vamos nos falando e trocando informações, ok?

Nonors
08-04-2016, 23:22
Buenas Alessandro

Dá uma olhada neste tópico, tem algumas dicas que podem te ajudar.

Machu Picchu - Atacama Setembro 2015
http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php?t=8748

Abraço


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Curcio
10-04-2016, 09:18
Lindo roteiro Cerri, mas em outubro é muito frio nesta altitude, pouca horas de sol do que no verão. Tem trechos de muita areia fofa aí.
Fiz isto em janeiro deste ano. O Paso do Sico fizemos o inverso (tens de levar gasolina). O ideal é pelo menos um parceiro ou Spotme.
Fica difícil levantar a moto quando só nesta altitude, sem falar de ficar com o pé preso (como foi o meu caso). Uma coisa tão simples, um tombo na areia fofa e não conseguia sair só. Tive ajuda dos amigos. E vc não irá encontar alguém com frequência nestes lugares em outubro.
Consiga um parceiro e vá feliz.

Curcio
10-04-2016, 09:40
Mais um detalhe: pelo sentido da rota, vc está pensando em sair de SPAtacama pra SAde Los Cobres. É uma trecho demorado em horas, se faz o dia todo. Vc teria de sair muito cedo de Atacama com frio e pegarás sol de frente e asfalto, sendo que pela tarde terias pouco sol e no pior trecho mais frio ainda. Vá com um parceiro e leve um saco de dormir eficiente, pois é leve e pequeno. Nunca se sabe onde se vai passar a noite.
Gosto deste lugares, mas passo muito frio. Tem uma pessoa, acho que é o Robram, conhece tudo estas bibocas da Bolívia. Troque uma idéia com ele.

cerri
10-04-2016, 10:14
Obrigado Curcio, realmente o ideal não é ir solo, apesar de possuir o Spot, ja fiz o paso de Jama dormindo em Susques, este detalhe do final da travessia do Sico chegando para a tarde foi bem colocado devido a temperatura! mas estou me preparando com os melhores equipamentos para o frio, pretendo fazer um camping em altitude na imensidão da cordilheira.
Realmente não faria este trajeto sem um bom conhecimento de mecânica, trocas de pneu, conhecido off road e um bom preparo físico além de bons equipamentos para o frio. Este roteiro foi montado para sair da zona de conforto, mas com muita segurança e planejamento.
Obrigado pelas dicas.

Rromagnani
10-04-2016, 11:31
Amigo, se quiser um aperitivo do que lhe espera, veja... http://www.aventuraeliberdade.com.br/?p=407

cerri
10-04-2016, 15:37
Que aventura Romagnani,eu espero exatamente isto...rsrs
Estou me preparando para o pior cenário , mas acredito que são nestes momentos que temos a oportunidade de conhecer nossas fraquezas e virtudes e viajar para estas regiões nos dão estas oportunidades.

Rromagnani
10-04-2016, 16:02
Que aventura Romagnani,eu espero exatamente isto...rsrs
Estou me preparando para o pior cenário , mas acredito que são nestes momentos que temos a oportunidade de conhecer nossas fraquezas e virtudes e viajar para estas regiões nos dão estas oportunidades.

Curioso que durante a travessia do Sico bateu um tremendo arrependimento... Hoje, tenho certeza que fiz a escolha certa, afinal, foi o dia mais marcante da viagem!

Os desafios nos fortalecem sem dúvidas!

sal silva
10-04-2016, 19:03
A próxima quero fazer Perú,bolivia,se der a estrada da Morte.Ainda não tenho o roteiro,estou de olho,só que a minha viagem tem que ser mais light,vou "solo"com a minha parceira.

FVDS
14-04-2016, 08:07
Cerri, sou do Rio e estou planejando ir com uma grupo em Outubro também, mas pretendemos fazer Bolívia e Peru (Cuzco e Machu Picchu). Ainda não definimos o trajeto exato, pois devem ter Harley e até um Suzuki Bandit, então nossa escolha será mais pra asfalto mesmo (embora eu tenha um F800GS, vou com a maioria). Também quero dar uma fugida em La Paz, pra tentar a estrada da morte, como o Sal falou. Tenta ver o que estamos planejando no Goolgle Maps:
https://www.google.com/maps/d/edit?mid=zmuC8wm6i04o.kw2cqoSIcqDA&usp=sharing8671
Vamos nos falando. Se conseguirmos fazer datas semelhantes, pelo menos você terá companhia. Devemos ser umas 5 ou 6 motos.
Abs.
Fabio Vieira

cerri
14-04-2016, 08:49
Bacana Fábio!

Para agora, Cusco está fora dos meus planos, pois pretendo fazer uma viagem exclusiva ao Peru indo até o norte ao Parque Nacional de Huascarán.
Vcs estariam começando a viagem por Atacama ou pela Bolívia? se for pela Bolívia e dependendo da data de início, poderia acompanhar vcs até lá. Estarei começando a viagem dia 01/10/16.
Em relação ao trajeto de vcs, quando estive na Bolívia em 2011, o trajeto do ponto E ao F era rípio e acredito que ainda é, isto não quer dizer que uma HD não faça, apenas considerem este fato e um tempo maior para chegarem ao Uyuni, pois esta estrada atende basicamente a mineradoras da região que escoam pelo Oceano Pacífico.

Abraço.

cerri
14-04-2016, 08:56
Legal Henri, tenha uma boa viajem.
Vc irá relatar sua viagem em algum lugar (face ou blog)?
Gostaria de acompanhar sua viagem...rsrs
Abraço.

FVDS
09-06-2016, 13:39
Cerri, sou do Rio (já morei em Macaé) e vou fazer Bolívia, Peru, Chile e Argentina saindo em 1/10, como você. Devo ir com mais 3 pessoas e pretendemos fazer um trajeto bem parecido com o seu. Ainda não fechamos os detalhes pois estamos decidindo quantos dias pretendemos ficar em cada cidade e etc. Estamos planejando uns 22 dias no total. Se quiser, podemos combinar. Gostei da ideia de acampar no deserto, mas não sei se aguento. kkkk
8988
Vamos nos falando.

cerri
09-06-2016, 14:22
Cerri, sou do Rio (já morei em Macaé) e vou fazer Bolívia, Peru, Chile e Argentina saindo em 1/10, como você. Devo ir com mais 3 pessoas e pretendemos fazer um trajeto bem parecido com o seu. Ainda não fechamos os detalhes pois estamos decidindo quantos dias pretendemos ficar em cada cidade e etc. Estamos planejando uns 22 dias no total. Se quiser, podemos combinar. Gostei da ideia de acampar no deserto, mas não sei se aguento. kkkk
8988
Vamos nos falando.


Opa Fábio, bacana...Se não fosse um projeto futuro de fazer o Peru até o norte, incluindo Cuzco, faria todo o trajeto com vcs agora, mas Machu Picchu agora não vai dar ($$$$$), mas será bacana ter a companhia de vcs até a Bolívia.
Na Bolívia ainda não sei se irei até a estrada da morte (La Paz) ou depois de Santa Cruz vou direto para Uyuni...mas pode contar comigo para iniciarmos a viagem dia 01/10. Obrigado pelo convite...rsrs

PIAZZER
10-06-2016, 21:05
Sou do ES, estou planejando ir em novembro à Bolívia, a princípio queria curtir só a Bolívia, mas minha esposa quer conhecer Machu Pichu, como estarei perto, devo pegá-la em Cuzco e ir de moto até lá. Segue o roteiro prévio.
O objetivo dentre outros é conhecer: Salar de Uyuni, Tripartito, Lago Titicaca, Estrada da Morte, Cusco e Machu Pichu. Será estilo mochilão e camping.
Segue o roteiro prévio.
8995

cerri
10-06-2016, 21:35
Piazzer,adianta mês e vamos juntos rsrsr.
Eu já fiz o trecho do salar de Uyuni até laguna colorada e Atacama e a estrada é bem complicada, se pretende fazer com garupa, tem que mandar bem no off.

robram
11-06-2016, 23:17
Bolivia é tudo de bom, pra quem curte off road!
Eu estive em 2009.
E em 2012 com meu filho entramos por La Quiaca, Tupisa, e Uyuni via Atocha. Depois atravessamos a Reserva, foi muito legal, mas levamos tudo, gasolina para todo trajeto, agua, barraca, fogareiro e comida liofilizada para emergencia.
So me arrependo de nao ter atravessado todo o salar, pois ja conhecia.
Eu atravessaria hoje a Reserva sozinho, pq ja conheço, e ja estudei todas as ligacoes possiveis por estradas, mas nao indico q ninguem faça isso.
Tudo é possivel, ou seja nao é nenhum bicho de 7 cabecas, mas ter grande experiencia em conducao na areia, conhecimento mecanico, de orientacao e navegavao GPS, sao facilitadores para essa aventura.
Da pra atravessar sem gps? Claro q da.
Mas um bom usuario de GPS, vai conseguir achar outro caminho, a distancia em caso de emergencia, etc.
Outubro é bom, estando preparado para o frio.
Melhor pq é mais dificil pegar chuva, e se houver travessia de rios, estes estarao baixos.
Outra fator importante para o sucesso da travessia, e a aclimatacao, a altitude se apresenta de formas diferentes em cada pessoa, nao a substime (meu filho desmaiou...)
Depois de chegar ao Hito Cajon, fomos a Susquez, Sc d los cobres, abra del acay, cafayate, paso san francisco, pircas negras, e casa.



www.fb.com/blogrobram

robram
15-06-2016, 23:23
Para quem pretende acampar no Salar do Uyuni:
- Es posible acampar en el salar
Si es posible con precausion, actualmente decenas de vehiculos circulan por el salar indiscriminadamente, en la noche si no hay luna la oscuridad es absoluta y es necesario proteger el area de acampada con algun tipo de señalizacion nocturna, esta area debe estar alejada de los caminos y se debe preveer un buen equipo de camping, agua y alimentacion.


www.fb.com/blogrobram

cerri
16-06-2016, 06:43
Obrigado robram pela colaboração. Eu já imaginava este problema no salar e estava pensando em levar aquelas iluminações químicas em bastão. Meu equipamento para camping é para -8 graus, mas estou pensando em buscar um saco de dormir para -15. Para fazer a travessia de Eduardo Alvaroa, vou contar com minha experiência off, material para troca de pneu furado, autonomia de 500 km e comida liofilizada também, alem de ter dois pontos já mapeados para dormir ou buscar alguma ajuda, a pesar que o trânsito de carros com turistas é bem grande. Estive nesta região em 2011 com carro e a minha vontade foi um dia voltar e fazer de moto.

robram
17-06-2016, 23:47
Fiz a msm coisa, estive em 2009 de carro, e em 2013 nao tive duvidas voltei la d moto!!!
Minha historia na Bolivia:

http://www.bmwg650gs.net/viewtopic.php?f=23&t=1991&sid=e97954ffe3e51132b51b6dde1d282995


www.fb.com/blogrobram

cerqueira
20-06-2016, 12:36
Fiz a msm coisa, estive em 2009 de carro, e em 2013 nao tive duvidas voltei la d moto!!!
Minha historia na Bolivia:

http://www.bmwg650gs.net/viewtopic.php?f=23&t=1991&sid=e97954ffe3e51132b51b6dde1d282995


www.fb.com/blogrobram

Espetacular!!

Abçs
Luiz

RicBoris
20-06-2016, 13:23
Show de aventura!!!
Parabéns, pai e filho!!!
Massa!!!!!

cerri
19-09-2016, 10:56
Pois é turma...devido as "commodities" terem ferrado com a economia do Brasil, terei que mudar meus planos e dar um rolezinho aqui mesmo, mas para a aventura não perder a graça, o local escolhido foi o JALAPÃO, O BRUTO! Segue o link com o novo tópico:http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/6433-JALAP%C3%83O-Dezembro-2016!?p=86361#post86361
Agradeço a todos pelas dicas deste tópico, mas vale dizer que esta viagem foi apenas adiada!
Abraços!

sal silva
19-09-2016, 11:41
Que pena Cerri,sao viagens diferentes,o Jalapao é uma Aventura Hard Core mas também tem sua magia.Veja o meu tópico sobre o jalapao,escapei do ataque de uma Pintada e quase por distração recebi uma Picada de uma Jararaca Maia.Estamos na Area.:cool:

cerri
19-09-2016, 12:55
Que pena Cerri,sao viagens diferentes,o Jalapao é uma Aventura Hard Core mas também tem sua magia.Veja o meu tópico sobre o jalapao,escapei do ataque de uma Pintada e quase por distração recebi uma Picada de uma Jararaca Maia.Estamos na Area.:cool:

BLZ Carlo, já estou lendo seu relato, valeu!