PDA

Ver Versão Completa : Cunha a Paraty - Serra da Bocaina



Rromagnani
11-04-2016, 20:24
Decidi durante a semana que iria fazer um bate-e-volta mais longo no sábado, afinal, gostaria de rodar sozinho por algum lugar com o mínimo de movimento possível e preferencialmente que eu ainda não conhecesse.

Fiz uma breve pesquisa e descobri que a estrada que liga Cunha (SP) a Paraty (RJ) foi finalmente inaugurada, com um calçamento de concreto… um prato cheio para quem gosta de rodar por lugares diferentes e isolados.

Considerando que teria que rodar quase 600 kms, saí de S.Paulo antes das 6.30hrs, rodando com névoa pelas ótimas Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e pela não tão ótima Via Dutra. Quando saí da via Dutra próximo de Guaratinguetá finalmente a névoa deu lugar à um belo dia de sol e céu azul em uma ótima estrada com muitas curvas.

Me empolguei um pouco e ao passar pelo posto da Policia Rodoviária Federal fui parado… Estava a 100 km/h quando o limite era 60… Nem retruquei. Restou aguardar por longos 30 minutos até que a multa ficasse pronta e eu pudesse seguir viagem. Paciência.

Cheguei em Cunha e logo achei uma simpática lanchonete para fazer o café da manhã. Cunha é uma cidade bem interessante, com muitas cachoeiras e riachos para serem explorados, opção que não me interessou naquele momento, afinal, queria apenas rodar de moto!

Aproveitei a dica de meu amigo Helio de Jesus e comprei dois queijos e um pote de manteiga no mercado municipal e segui para Paraty.

A estrada é ótima! No meio da mata atlântica e praticamente sem movimento… tudo o que procurava!

Aliás, descobri que essa estrada é na verdade um trecho do caminho Velho da Estrada Real, uma das mais antigas do Brasil que liga Paraty à Ouro Preto. Apenas uma crítica… uma estrada tão importante em sentido histórico teria a obrigação de ter seus marcos bem cuidados, o que infelizmente não acontece. Muitos destes marcos como o da foto no início deste post, estão literalmente no meio do mato em total abandono. Uma pena!

Cheguei à Paraty, estacionei a moto na praça central (andando em um péssimo piso de pedras) e dei uma pequena volta pelo centro histórico antes de retornar para SP.

Exceto pela multa que levei e pelo fato do pote de manteiga ter esparramado dentro do bauleto fazendo um considerável estrago, o bate-e-volta foi ótimo, embora um pouco cansativo.http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/ae6e1bae40764dd6b53e15fa09a25e86.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/ddbc57638aed532b239cd0db637e3f25.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/0da5bf3dad31cebb967cc9e9c4840b67.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/3506d1d7fcfc99734073a58df0d8c7a0.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/ea004069ec93c9c3099493b362e6da2e.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/ee476ad5e8b66317559bd0fefc6bdfb3.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/b1afff1b453b4ff60459d65d6f3079f2.jpg

http://youtu.be/tDFVDHv6Vz4


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

cerqueira
12-04-2016, 08:44
Beleza de rolê Roma!!

Concordo contigo quanto ao descuido com a Estrada Real...tem muita história e um potencial turístico que poderia ser aproveitado.

Em tempo, já foi comer a coxinha do Cássio??

Abçs
Luiz

Iceman
12-04-2016, 09:07
Como tenho meu barco em Paraty, vira e mexe faço esse caminho, mas de carro.

De fato a estrada é show de bola para se fazer de moto.

A única ressalva é o trecho final da descida, já quase chegando em Paraty.

Este trecho é um tanto quanto "tenso" e já houve vários relatos de assaltos e até coisa pior neste pedaço.

Um malandro fica um pouco mais para cima da serra, só observando quem está descendo e dandos as coordenadas para os vagabundos que já armam a emboscada lá embaixo.

Segundo os "nativos", o melhor é evitar o período do final da tarde e à noite.

Quanto a Paraty, é isso mesmo, a cidade ainda preserva a pavimentação original do passado.
Mas é isso que dá a ela o seu charme.

Se forem a Paraty, recomendo o "Banana da terra" e o "Margarida Café". Dois ótimos lugares para almoçar/jantar.

Na praça da matriz, também tem vários barzinhos, onde pode-se saborear diversos tipos de lanches ou até mesmo pratos quentes.

Agora se chover, tá f*****!! Paraty alaga mais fácil que São Paulo e andar naquleas pedras, quando estão cobertas por água, não é tarefa das mais fáceis.

O que eu não gosto em Paraty, é a grande quantidade de pessoas "alternatívas" andando pela cidade.
É maluco de tudo quanto é tipo...

sal silva
12-04-2016, 11:31
Belo Bv Roberto,já fiz esse comecinho ou fim da Estrada Real(alguns trechos de terra)de Paraty até Cunha.Ficamos em uma pousada em Cunha para conhecer melhor o Lugar e descansar um pouco,muito bom.

Ice,na Globo News tem um documentário apresentado pelo Gabeira que fala sobre a Violência em Paraty,fiquei surpreso,parece um lugar tranquilo mas infelizmente está tudo dominado.

sal silva
12-04-2016, 11:34
Beleza de rolê Roma!!

Concordo contigo quanto ao descuido com a Estrada Real...tem muita história e um potencial turístico que poderia ser aproveitado.

Em tempo, já foi comer a coxinha do Cássio??

Abçs
Luiz

Não sabia que o Xerife estava dando a sua Coxinha .

Jotace
12-04-2016, 11:46
Bom saber esses "detalhes". Irei pra Paraty na próxima semana, no feriadão, pra participar do V EN do Tenereclub.

Vou aproveitar a dica do Homem de Gelo e me juntar à comunidade de "pessoas alternativas". kkkk...

CM-R1200-GS
12-04-2016, 11:47
Beleza de rolê Roma!!
......
Em tempo, já foi comer a coxinha do Cássio??
......
Abçs
Luiz

QUI É ISSO ???????

Comer a coxinha do Cássio NÃO !!!!!! :mad:

Comer a coxinha COM o Cassio :rolleyes:

Tô esperando ...............

cerqueira
12-04-2016, 13:58
Cássio,

sou analfabeto funcional, não se assuste com o que escrevo.

Mas essa foi proposital, claro!!

Daqui a Sorocaba não esquenta nem o óleo...só marcar.

Abçs
Luiz

Rromagnani
12-04-2016, 21:39
Beleza de rolê Roma!!

Concordo contigo quanto ao descuido com a Estrada Real...tem muita história e um potencial turístico que poderia ser aproveitado.

Em tempo, já foi comer a coxinha do Cássio??

Abçs
Luiz

Kkkkkkkkkk passei por Sorocaba uns 15 dias atrás... Tomei um café na Real com o filho, fui visitar a... Perdão pelas palavras... Harley Davidson (kkkkkk) e depois fui no Box 54 na Castelo próximo ao Bacalhau! Aliás, esse lugar é show!

Os marcos têm grande potencial e deveriam ser explorados, ou ao menos, respeitados!

Rromagnani
12-04-2016, 21:43
Como tenho meu barco em Paraty, vira e mexe faço esse caminho, mas de carro.

De fato a estrada é show de bola para se fazer de moto.

A única ressalva é o trecho final da descida, já quase chegando em Paraty.

Este trecho é um tanto quanto "tenso" e já houve vários relatos de assaltos e até coisa pior neste pedaço.

Um malandro fica um pouco mais para cima da serra, só observando quem está descendo e dandos as coordenadas para os vagabundos que já armam a emboscada lá embaixo.

Segundo os "nativos", o melhor é evitar o período do final da tarde e à noite.

Quanto a Paraty, é isso mesmo, a cidade ainda preserva a pavimentação original do passado.
Mas é isso que dá a ela o seu charme.

Se forem a Paraty, recomendo o "Banana da terra" e o "Margarida Café". Dois ótimos lugares para almoçar/jantar.

Na praça da matriz, também tem vários barzinhos, onde pode-se saborear diversos tipos de lanches ou até mesmo pratos quentes.

Agora se chover, tá f*****!! Paraty alaga mais fácil que São Paulo e andar naquleas pedras, quando estão cobertas por água, não é tarefa das mais fáceis.

O que eu não gosto em Paraty, é a grande quantidade de pessoas "alternatívas" andando pela cidade.
É maluco de tudo quanto é tipo...

Caramba... Tenso isso! Pior é que esse trecho final é bem estreito!

O calçamento do centro é um terror para andar de moto! Requer muito cuidado!

Chamar de pessoas "alternativas" foi bondade sua! Diria que não gostei da frequência que muito lembrava a Praia Grande no carnaval! Kkkkkk

Rromagnani
12-04-2016, 21:44
Belo Bv Roberto,já fiz esse comecinho ou fim da Estrada Real(alguns trechos de terra)de Paraty até Cunha.Ficamos em uma pousada em Cunha para conhecer melhor o Lugar e descansar um pouco,muito bom.

Ice,na Globo News tem um documentário apresentado pelo Gabeira que fala sobre a Violência em Paraty,fiquei surpreso,parece um lugar tranquilo mas infelizmente está tudo dominado.

Sinceramente gostei mais de Cunha do que Paraty! Passar um fds lá deve ser legal!

cerqueira
13-04-2016, 08:32
Caramba... Tenso isso! Pior é que esse trecho final é bem estreito!

O calçamento do centro é um terror para andar de moto! Requer muito cuidado!

Chamar de pessoas "alternativas" foi bondade sua! Diria que não gostei da frequência que muito lembrava a Praia Grande no carnaval! Kkkkkk

Direito de Resposta concedido ao Praiagrandense Cerqueira:

Vai te catar Roma...tá na cara que você não saia de Long Beach quando era muleque!!

Abçs

Luiz

Iceman
13-04-2016, 15:10
http://i719.photobucket.com/albums/ww195/CaptainIcema/Demotivational%20Pictures/Thisisnotendwell.png

kkkkkkk :p

Rromagnani
13-04-2016, 19:41
Direito de Resposta concedido ao Praiagrandense Cerqueira:

Vai te catar Roma...tá na cara que você não saia de Long Beach quando era muleque!!

Abçs

Luiz

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sabia que ia me ferrar! Cerqueira, me desculpe! Vc. Entendeu o que quis dizer! Kkkkkkkkkkkk

É sim! Frequentei bastante lá (ficava próximo ao forte) e acho a orla da Praia Grande linda até hoje!

cerqueira
14-04-2016, 08:26
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sabia que ia me ferrar! Cerqueira, me desculpe! Vc. Entendeu o que quis dizer! Kkkkkkkkkkkk

É sim! Frequentei bastante lá (ficava próximo ao forte) e acho a orla da Praia Grande linda até hoje!

Linda???...perdoado com louvor!!

Abçs
Luiz

sal silva
14-04-2016, 09:26
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sabia que ia me ferrar! Cerqueira, me desculpe! Vc. Entendeu o que quis dizer! Kkkkkkkkkkkk

É sim! Frequentei bastante lá (ficava próximo ao forte) e acho a orla da Praia Grande linda até hoje!

Servi lá na Fortaleza de Itaipu 2°Bateria Can,Captao Barreto,Sargento Pincel,Soldado 827 ;).Não vou lá faz tempo, tem muito bandido pro meu gosto.

DaniBento
11-05-2016, 00:02
O litoral norte de São Paulo até Paraty virou um local muito perigoso para quem não tem cuidado, constantemente existem disputas de poder entre a criminalidade local, mas os assaltos somente ocorrem em grande escala nas temporadas, fruto da oportunidade. Pelo contrário é um lugar maravilhoso para passeio de moto só aconselho evitar nos grandes feriados devido ao grande número de "domingueiros" com suas latinhas em mãos.

DaniBento
11-05-2016, 00:08
Roma, próximo passeio deste pode contar comigo.

Rromagnani
11-05-2016, 05:59
Roma, próximo passeio deste pode contar comigo.

Opa... Bom saber! É um bate e volta meio distante, mas bem legal!

sal silva
11-05-2016, 09:05
O litoral norte de São Paulo até Paraty virou um local muito perigoso para quem não tem cuidado, constantemente existem disputas de poder entre a criminalidade local, mas os assaltos somente ocorrem em grande escala nas temporadas, fruto da oportunidade. Pelo contrário é um lugar maravilhoso para passeio de moto só aconselho evitar nos grandes feriados devido ao grande número de "domingueiros" com suas latinhas em mãos.

Sempre pego a BR 101(nunca tive problema),inclusive prefiro pegar Mogi Bertioga do que ter que passar pelo Rodoanel(Muito assalto também).Tamofu,muita sorte amigo.

rodpcastro
29-01-2017, 07:07
Fiz esse trajeto nesse último dezembro. Para mim, que gosto de uma estradinha de serra com muita mata em volta, é uma das estradas mais interessantes do Brasil todo.

Não entrei em Cunha porque meu trajeto para o dia era bem grande, fica para uma próxima. Me disseram ter uma pedra possível de acessar de onde se avista o mar lá de cima, também ficou para uma próxima passada.

O trecho virou um roteiro recomendado no meu bloguinho de viagens.

http://rodsnaestrada.blogspot.com.br/2016/10/roteiro-18-descida-de-cunha-sp.html

Portal de Cunha
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/a8ed7cfe2e2f8d223a73accd97665c36.jpg

A cidade de Cunha vista do alto
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/477ce258a17ed6135f7d0693742d7873.jpg

Um belo trecho da estrada
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/4652813d4645c0b854fb6e9c0b308197.jpg
Levei um tempo até me dar conta que isso é uma ponte para macacos! Tem umas quatro dessas no trecho do parque.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/0e07d2f00ede76703a9bfc1e8f7d55ea.jpg

Vista da baía de Paraty ao longe
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/2d99aa1a0a2fae3dbc0ed13d5c2332a6.jpg

Rromagnani
29-01-2017, 11:44
Se gostou dessa, não deixe de visitar a estrada Parque Carlos Botelho! Igualmente deliciosa!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

rodpcastro
29-01-2017, 14:41
Já fui, no dia seguinte, na mesma viagem! Excelente!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/76cb4c5c16ec070bde76c731099a1854.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/544a7f730954c58c3bdf6a17c93248d4.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/d39debd6e3a66c84e507bb88b6d64f69.jpg

Parte da minha diversão como motoviajante é encontrar estradinhas assim, que valem por si e não pelo destino que conectam. Tem umas tantas já listadas no bloguinho, e um monte de outras ainda por experimentar! Se tiver, outras dicas, agradeço!

Rromagnani
29-01-2017, 16:16
Vou olhar seu blog e "roubar" algumas idéias! Kkkkk.

Outras duas entradinhas bem interessantes... Aquela que liga Santa Branca a Salesopolis e a que liga Piracaia à Joanopolis! Ambas asfaltadas com belo visual e muitas curvas! Boa viagem!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

rodpcastro
29-01-2017, 20:25
Vou olhar seu blog e "roubar" algumas idéias! Kkkkk.

Outras duas entradinhas bem interessantes... Aquela que liga Santa Branca a Salesopolis e a que liga Piracaia à Joanopolis! Ambas asfaltadas com belo visual e muitas curvas! Boa viagem!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Valeu! Tô pra fazer um post lá com estradinhas do interior de SP boa para motocar que ainda não estão nos roteiros. Já tinha algumas dicas, agora tenho duas mais!

A ideia do blog foi essa aí, servir de arquivo de dicas para motocadas. Sirva-se à vontade! Tem 24 roteiros que já fiz e acho que valem muito a pena, e outros mais virão!

Gnegraes
04-11-2018, 09:42
Olá,
Frequento Paraty pelo menos 2 vezes por mês, pois tenho um veleiro na Marina Farol de Paraty, se não saio para velejar, é meu apartamento de praia...rs,rs,rs,rs,rs..
Paraty é o município mais violento em assassinatos no estado do RJ, devido ao afluxo constante de turistas - predominantemente estrangeiros - o ano inteiro, devido ao tráfico de drogas. Mas se você não entrar nas bocadas, dificilmente passará por apuros.
Para comer, recomendo também o Thai Brasil (excelente comida tailandesa), Café Paraty (internacional e local) e o Punto Divino (italiana). Tem boas lojas, boa música ao vivo, excelente lugar para quem gosta de bom papo, comida, beber e música...
Em volta da cidade há muito o que visitar e ver. É um excelente ponto para se ficar uns dias e conhecer tudo que a região oferece.
Na rodovia, entre o topo da serra e Cunha devem tomar cuidado, pois não há acostamento, tem muito ciclista de fim de semana e muita curva fechada.....

Gnegraes
04-11-2018, 09:48
Rodrigo,
Mais uma informação sobre o trecho novo da serra: em vários trechos há tuneis para os animais atravessarem a estrada sem risco.
O parque estadual da Serra da Bocaina prevê que o trecho de serra tenha tráfego apenas entre 06:00 e 18:00 horas, para não causar incômodo aos animais da Mata Atlântica, já que a maioria tem hábitos alimentares noturnos...
Como o RJ está quebrado, tão cedo não terão grana para colocar guardas florestais nas extremidades e cancelas.

sal silva
04-11-2018, 11:21
Olá,
Frequento Paraty pelo menos 2 vezes por mês, pois tenho um veleiro na Marina Farol de Paraty, se não saio para velejar, é meu apartamento de praia...rs,rs,rs,rs,rs..
Paraty é o município mais violento em assassinatos no estado do RJ, devido ao afluxo constante de turistas - predominantemente estrangeiros - o ano inteiro, devido ao tráfico de drogas. Mas se você não entrar nas bocadas, dificilmente passará por apuros.
Para comer, recomendo também o Thai Brasil (excelente comida tailandesa), Café Paraty (internacional e local) e o Punto Divino (italiana). Tem boas lojas, boa música ao vivo, excelente lugar para quem gosta de bom papo, comida, beber e música...
Em volta da cidade há muito o que visitar e ver. É um excelente ponto para se ficar uns dias e conhecer tudo que a região oferece.
Na rodovia, entre o topo da serra e Cunha devem tomar cuidado, pois não há acostamento, tem muito ciclista de fim de semana e muita curva fechada.....

Eu vi uma reportagem do Gabeira sobre a violência em Paraty,realmente a chapa esta quente por lá.Meu funcionário aqui do forum(Ice) tem uma Catraia lá,nao sei se vc conhece ele.rs:rolleyes:

Gnegraes
04-11-2018, 11:51
Pode ser que sim. Na Baía de Paraty tem cerca de 2000 embarcações. Apesar de ser engenheiro mecânico, não gosto de motor na água, minha praia é a vela, competí minha vida toda e parei há uns anos, agora só curtir praia vazia, ilha deserta e outros paraísos...

rodpcastro
04-11-2018, 12:18
Olá,
Frequento Paraty pelo menos 2 vezes por mês, pois tenho um veleiro na Marina Farol de Paraty, se não saio para velejar, é meu apartamento de praia...rs,rs,rs,rs,rs..
Paraty é o município mais violento em assassinatos no estado do RJ, devido ao afluxo constante de turistas - predominantemente estrangeiros - o ano inteiro, devido ao tráfico de drogas. Mas se você não entrar nas bocadas, dificilmente passará por apuros.
Para comer, recomendo também o Thai Brasil (excelente comida tailandesa), Café Paraty (internacional e local) e o Punto Divino (italiana). Tem boas lojas, boa música ao vivo, excelente lugar para quem gosta de bom papo, comida, beber e música...
Em volta da cidade há muito o que visitar e ver. É um excelente ponto para se ficar uns dias e conhecer tudo que a região oferece.
Na rodovia, entre o topo da serra e Cunha devem tomar cuidado, pois não há acostamento, tem muito ciclista de fim de semana e muita curva fechada.....Passei uma semana em Paraty em julho de 17 e adorei. Certamente vou voltar, é um lugar fantástico. Tô sabendo dos indicadores de violência, mas é como você disse, se ficar nas áreas mais turisticas não parece tão violento assim.

Eu adorei a estradinha de Guaratinguetá até lá embaixo. São pelo menos 4 "sabores", indo do motódromo do 1o trecho ao "caminho de burro" da parte final da descida. E uma florestona no meio. É um passeio que valeria ser mais famoso, como SRR, Rastro da Serpente e tais.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

sal silva
04-11-2018, 13:08
Pode ser que sim. Na Baía de Paraty tem cerca de 2000 embarcações. Apesar de ser engenheiro mecânico, não gosto de motor na água, minha pria é a vela, competí minha vida toda e parei há uns anos, agora só curtir praia vazia, ilha deserta e outros paraisos...

10075[/ATTAC
Acho que é esse o barco,mas ele tambem é velejador,so nao sei se é campeao:rolleyes::cool:[ATTACH]10075

kkkk,brincadeira amigao.:cool:,estaria feliz com uma catrai bonitinha dessa,ja da para tirar uma onda.

Iceman
05-11-2018, 14:56
Pode ser que sim. Na Baía de Paraty tem cerca de 2000 embarcações. Apesar de ser engenheiro mecânico, não gosto de motor na água, minha praia é a vela, competí minha vida toda e parei há uns anos, agora só curtir praia vazia, ilha deserta e outros paraísos...

O Mythos (Fast 395) fica na Marina do Engenho, vizinha da Farol de Paraty.
Já pensei em mudar para o Farol de Paraty, mas a mensalidade é muito cara. Só os magnatas como o Sal é que podem se dar a esse luxo.
Como já sou o contrário, odeio ficar no pier (quanto antes sair melhor), não preciso de muita infra no pier.
Geralmente estou na Cutia ou no Cedro.
O feriado de ontem passei na Cutia. Dia 15 provavelmente vou para o Cedro.
Também adoro velejar, o problema é que não sei como, então fico mais motorando mesmo kkkkk.
Nesse feriado chegamos a fazer 7 nós voltando da Cutia, somente com a Genôa!
Aparece lá no engenho qualquer hora para tomar uma gelada. ;-)

Gnegraes
05-11-2018, 16:13
Beleza !!! Quando descer da próxima vez, dou um pulo na Engenho para te conhecer e o Mythos. Se puder, dê um pulo na Farol, será bem-vindo a bordo do Kutuka, sempre tem cerveja gelada...

sal silva
05-11-2018, 20:01
O Mythos (Fast 395) fica na Marina do Engenho, vizinha da Farol de Paraty.
Já pensei em mudar para o Farol de Paraty, mas a mensalidade é muito cara. Só os magnatas como o Sal é que podem se dar a esse luxo.
Como já sou o contrário, odeio ficar no pier (quanto antes sair melhor), não preciso de muita infra no pier.
Geralmente estou na Cutia ou no Cedro.
O feriado de ontem passei na Cutia. Dia 15 provavelmente vou para o Cedro.
Também adoro velejar, o problema é que não sei como, então fico mais motorando mesmo kkkkk.
Nesse feriado chegamos a fazer 7 nós voltando da Cutia, somente com a Genôa!
Aparece lá no engenho qualquer hora para tomar uma gelada. ;-)

Como voce sabe que o meu Jet esta no farol de Paraty?Passa lá pra gente tomar uma Sukita com bolinho de bacalhau Noroegues:p

Gnegraes
06-11-2018, 07:03
Fiz esse trajeto nesse último dezembro. Para mim, que gosto de uma estradinha de serra com muita mata em volta, é uma das estradas mais interessantes do Brasil todo.

Não entrei em Cunha porque meu trajeto para o dia era bem grande, fica para uma próxima. Me disseram ter uma pedra possível de acessar de onde se avista o mar lá de cima, também ficou para uma próxima passada.

O trecho virou um roteiro recomendado no meu bloguinho de viagens.

http://rodsnaestrada.blogspot.com.br/2016/10/roteiro-18-descida-de-cunha-sp.html

Portal de Cunha
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/a8ed7cfe2e2f8d223a73accd97665c36.jpg

A cidade de Cunha vista do alto
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/477ce258a17ed6135f7d0693742d7873.jpg

Um belo trecho da estrada
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/4652813d4645c0b854fb6e9c0b308197.jpg
Levei um tempo até me dar conta que isso é uma ponte para macacos! Tem umas quatro dessas no trecho do parque.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/0e07d2f00ede76703a9bfc1e8f7d55ea.jpg

Vista da baía de Paraty ao longe
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170129/2d99aa1a0a2fae3dbc0ed13d5c2332a6.jpg



Rodrigo,

....Não entrei em Cunha porque meu trajeto para o dia era bem grande, fica para uma próxima. Me disseram ter uma pedra possível de acessar de onde se avista o mar lá de cima, também ficou para uma próxima passada....

Pedra da Macela. Estradinha de terra com 5km, depois 2km de subida a pé por estrada de serviço de concreto. Vista deslumbrante da BIG (Baía da Ilha Grande)

Gnegraes

rodpcastro
06-11-2018, 07:09
Rodrigo,

....Não entrei em Cunha porque meu trajeto para o dia era bem grande, fica para uma próxima. Me disseram ter uma pedra possível de acessar de onde se avista o mar lá de cima, também ficou para uma próxima passada....

Pedra da Macela. Estradinha de terra com 5km, depois 2km de subida a pé por estrada de serviço de concreto. Vista deslumbrante da BIG (Baía da Ilha Grande)

GnegraesSubi a Macela em uma viagem de carro em julho de 17. A vista é absurda, 360 graus, linda mesmo. Mas os 2 km de subida a pé são bem exigentes. Requer preparo e determinação. Alguns que estavam comigo cogitaram desistir no meio.

Já a cidade de Cunha não me apeteceu. Não vi nada de especial nela.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

sal silva
06-11-2018, 16:02
Subi a Macela em uma viagem de carro em julho de 17. A vista é absurda, 360 graus, linda mesmo. Mas os 2 km de subida a pé são bem exigentes. Requer preparo e determinação. Alguns que estavam comigo cogitaram desistir no meio.

Já a cidade de Cunha não me apeteceu. Não vi nada de especial nela.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Eu fui nessa Pedra da Marcela,mas macela que era bom so tinha uns poucos pés rs.Visual vale a pena.

Na cidade tivemos a sorte do cantor Jorge Vacilo ou vercilo estar se apresentando,foi legal o cantor é bom e foi de Gratis.:cool:

Outro passei legal em Cunha é ver o campo de Lavanda,mas cuidado com o rampao,nao dei torque suficiente e eu e a mulher tombamos em uma vala kkkkkkkk

Gnegraes
06-11-2018, 19:28
Eu fui nessa Pedra da Marcela,mas macela que era bom so tinha uns poucos pés rs.Visual vale a pena.

Na cidade tivemos a sorte do cantor Jorge Vacilo ou vercilo estar se apresentando,foi legal o cantor é bom e foi de Gratis.:cool:

Outro passei legal em Cunha é ver o campo de Lavanda,mas cuidado com o rampao,nao dei torque suficiente e eu e a mulher tombamos em uma vala kkkkkkkk

É o único lavandário no Brasil, muito legal, o perfume das flores é delicioso...

mmg
14-11-2018, 14:56
Muito bonita a estrada... Vale a pena sempre

Cesar.A
07-04-2019, 16:56
Decidi durante a semana que iria fazer um bate-e-volta mais longo no sábado, afinal, gostaria de rodar sozinho por algum lugar com o mínimo de movimento possível e preferencialmente que eu ainda não conhecesse.

Fiz uma breve pesquisa e descobri que a estrada que liga Cunha (SP) a Paraty (RJ) foi finalmente inaugurada, com um calçamento de concreto… um prato cheio para quem gosta de rodar por lugares diferentes e isolados.

Considerando que teria que rodar quase 600 kms, saí de S.Paulo antes das 6.30hrs, rodando com névoa pelas ótimas Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e pela não tão ótima Via Dutra. Quando saí da via Dutra próximo de Guaratinguetá finalmente a névoa deu lugar à um belo dia de sol e céu azul em uma ótima estrada com muitas curvas.

Me empolguei um pouco e ao passar pelo posto da Policia Rodoviária Federal fui parado… Estava a 100 km/h quando o limite era 60… Nem retruquei. Restou aguardar por longos 30 minutos até que a multa ficasse pronta e eu pudesse seguir viagem. Paciência.

Cheguei em Cunha e logo achei uma simpática lanchonete para fazer o café da manhã. Cunha é uma cidade bem interessante, com muitas cachoeiras e riachos para serem explorados, opção que não me interessou naquele momento, afinal, queria apenas rodar de moto!

Aproveitei a dica de meu amigo Helio de Jesus e comprei dois queijos e um pote de manteiga no mercado municipal e segui para Paraty.

A estrada é ótima! No meio da mata atlântica e praticamente sem movimento… tudo o que procurava!

Aliás, descobri que essa estrada é na verdade um trecho do caminho Velho da Estrada Real, uma das mais antigas do Brasil que liga Paraty à Ouro Preto. Apenas uma crítica… uma estrada tão importante em sentido histórico teria a obrigação de ter seus marcos bem cuidados, o que infelizmente não acontece. Muitos destes marcos como o da foto no início deste post, estão literalmente no meio do mato em total abandono. Uma pena!

Cheguei à Paraty, estacionei a moto na praça central (andando em um péssimo piso de pedras) e dei uma pequena volta pelo centro histórico antes de retornar para SP.

Exceto pela multa que levei e pelo fato do pote de manteiga ter esparramado dentro do bauleto fazendo um considerável estrago, o bate-e-volta foi ótimo, embora um pouco cansativo.http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/ae6e1bae40764dd6b53e15fa09a25e86.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/ddbc57638aed532b239cd0db637e3f25.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/0da5bf3dad31cebb967cc9e9c4840b67.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/3506d1d7fcfc99734073a58df0d8c7a0.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/ea004069ec93c9c3099493b362e6da2e.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/ee476ad5e8b66317559bd0fefc6bdfb3.jpghttp://uploads.tapatalk-cdn.com/20160411/b1afff1b453b4ff60459d65d6f3079f2.jpg

http://youtu.be/tDFVDHv6Vz4


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Parabéns ótimo roteiro, vou fazer mas não bate e volta. Minha motoca é irmã de série da sua rsrsrs igualzinha. Falowwww abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rromagnani
07-04-2019, 18:27
Parabéns ótimo roteiro, vou fazer mas não bate e volta. Minha motoca é irmã de série da sua rsrsrs igualzinha. Falowwww abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A azul é a melhor de todas! Kkkkkkk. Esse roteiro é ótimo, não perca oportunidade!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Cesar.A
08-04-2019, 12:57
A azul é a melhor de todas! Kkkkkkk. Esse roteiro é ótimo, não perca oportunidade!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Sim kkkkk a melhor kkkk valeu irmão vou fazê-lo sim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk