PDA

Ver Versão Completa : Serra do Rio do Rastro partindo da Br 101 litoral Catarinense.



sal silva
18-04-2016, 09:42
Colegas,principalmente o de Santa catarina,uma vez li uma matéria de um motociclista que fez a Serra do Rio do Rastro saindo do litoral Catarinense(não me recordo o Ponto)ele falava que está rota era pouco conhecida mas valia muito a pena,alguém já fez essa tal rota?Qual a melhor época para viajar para está região?

rodpcastro
18-04-2016, 10:53
Ja fui 2 vezes partindo do litoral, da BR101. Entra em Tubarão e segue em direção a Lauro Müller. Não achei nada de especial. Passa por umas tantas cidadezinhas catarinenses. Perto da beleza da serra o trecho plano é bem comum.

Época para ir: qualquer dia com sol. Eu fui no inverno e no verão. Em dezembro foi um pouco mais bonito porque hortênsias decoram a lateral da via em alguns pontos. Mas não chega a ser A diferença, é um detalhe.

Época para NÃO ir: qualquer dia com chuva ou neblina.

sal silva
18-04-2016, 11:11
Ja fui 2 vezes partindo do litoral, da BR101. Entra em Tubarão e segue em direção a Lauro Müller. Não achei nada de especial. Passa por umas tantas cidadezinhas catarinenses. Perto da beleza da serra o trecho plano é bem comum.

Época para ir: qualquer dia com sol. Eu fui no inverno e no verão. Em dezembro foi um pouco mais bonito porque hortênsias decoram a lateral da via em alguns pontos. Mas não chega a ser A diferença, é um detalhe.

Época para NÃO ir: qualquer dia com chuva ou neblina.

Obrigao Rodrigo,mas como disse anteriormente,vi uma matéria de um cara saindo do Litoral pela 101, mas não foi de Tubarao.Essa época das orquídeas é show mesmo,peguei a Graciosa cheia delas,a mulherada pira.rs

Eder
18-04-2016, 15:21
A rota mais bacana é sair da 101 para a 282, Santo Amaro da Imperatriz, depois à esquerda para Urubici e daí para Bom Jardim da Serra.

Um caminho diferente e ir ate Nova Veneza, a cidade mais italiana do Brasil, pegar estrada de chão até Treviso e continuar beirando a Serra até pegar a subida da Rio do Rastro.

Outro Caminho é entrar em Meleiro ou Turvo (pode ser por Nova Veneza também) e subir a Serra da Rocinha (chão). Lá encima é um tour bacana de big trail, campo serrano, cachoeiras, sem civilização. tudo estrada de chão - São José dos Ausentes/RS - Púlpito - Bom Jardim/SC - Rio do Rastro.

Aquela de Tubarão é bem chata mesmo. Não recomendo.

Eder
18-04-2016, 15:29
Púlpito, divisa SC/RS
8680


Alto da Serra da Rocinha
8681

sal silva
18-04-2016, 15:29
A rota mais bacana é sair da 101 para a 282, Santo Amaro da Imperatriz, depois à esquerda para Urubici e daí para Bom Jardim da Serra.

Um caminho diferente e ir ate Nova Veneza, a cidade mais italiana do Brasil, pegar estrada de chão até Treviso e continuar beirando a Serra até pegar a subida da Rio do Rastro.

Outro Caminho é entrar em Meleiro ou Turvo (pode ser por Nova Veneza também) e subir a Serra da Rocinha (chão). Lá encima é um tour bacana de big trail, campo serrano, cachoeiras, sem civilização. tudo estrada de chão - São José dos Ausentes/RS - Púlpito - Bom Jardim/SC - Rio do Rastro.

Aquela de Tubarão é bem chata mesmo. Não recomendo.

Obrigado Eder,vou estudar esse teu roteiro,parece ser muito bacana.Só espero que não chova,garupa,pneu anakee 3 e estrada de chão não combinam muito rs.VLW.

Sergio Som
18-04-2016, 15:41
Sal, se quiser pegar umas curvinhas e um trecho de terra maneiro (mas é bom não chover), vem a Floripa, pega a br 282. Em cinquenta quilômetros entra para São Bonifácio, são uns 40 km de curvas legais no asfalto, mas cuidado que tem trator, bicicleta, de tudo pela estrada. A partir de São Bonifácio Vá até São Martinho, uns 40 km de terra, mas estrada boa e paisagem incrível. Tem um restaurante chamado Fluss Haus que é uma perdição. Por R$38,00 você come até estourar. É um restaurante rural de origem alemã. Depois de comer, pouca terra até Armazém, aí asfalto até Braço do Norte, Lauro Müller e então a Serra do Rio do Rastro, até Bom Jardim da Serra. Bota no google maps. Dá 228km. Pode colocar o nome do restaurante no maps depois de São Bonifácio que ele mostra a estrada. Subir a serra num final de tarde é deslumbrante. Aí você decide se vai dormir em Bom Jardim, Urubici, ou São Joaquim. Em Urubici você pode conhecer um pedaço da Corvo Branco que está interditada mas tem um trecho legal pra conhecer. Se quiser, quando vier pra cá dá um toque que podemos tomar uma cerva e conforme estiver o meu trabalho, até subir a serra juntos. Minha mulher adora aquele trecho.

Sergio Som
18-04-2016, 15:44
Essa Serra da rocinha eu não conheço. Taí uma boa dica. Vou conhecer.

Eder
18-04-2016, 15:47
Nesse caso a melhor opção é sair da 101 para a 282 em Palhoça e subir por Urubici.
Essa Serra da rocinha eu não conheço. Taí uma boa dica. Vou conhecer.

Sergio Som
18-04-2016, 15:55
Eu não vejo muita graça em subir a 282 e prefiro subir que descer a Rio do Rastro e se ele for voltar de lá para SP pode ir a Lages e pegar a 116 para Curitiba ou entrar na 470 para ir a Blumenau.

Eder
18-04-2016, 16:09
Pode descer e subir.


Eu não vejo muita graça em subir a 282 e prefiro subir que descer a Rio do Rastro e se ele for voltar de lá para SP pode ir a Lages e pegar a 116 para Curitiba ou entrar na 470 para ir a Blumenau.

Antonio
18-04-2016, 17:34
Será que se eu pegar a SC 282 em Palhoça , passar Santo Amaro da Imperatriz , e pegar ou a SC 435 ou um pouco mais a frente a SC 407 para chegar em Lauro Muller e ai subir a SRR é uma boa ideia ?

Andre STS
18-04-2016, 17:48
A rota mais bacana é sair da 101 para a 282, Santo Amaro da Imperatriz, depois à esquerda para Urubici e daí para Bom Jardim da Serra.

Um caminho diferente e ir ate Nova Veneza, a cidade mais italiana do Brasil, pegar estrada de chão até Treviso e continuar beirando a Serra até pegar a subida da Rio do Rastro.

Outro Caminho é entrar em Meleiro ou Turvo (pode ser por Nova Veneza também) e subir a Serra da Rocinha (chão). Lá encima é um tour bacana de big trail, campo serrano, cachoeiras, sem civilização. tudo estrada de chão - São José dos Ausentes/RS - Púlpito - Bom Jardim/SC - Rio do Rastro.

Aquela de Tubarão é bem chata mesmo. Não recomendo.

Eder , Sal e demais amigos
vou sair dia 20/4 e fazer esse trecho que o amigo acima expos : serra do rio do rastro , bom jardim entrar a direito canyon monte Negro - S.J.Ausentes - Cambara - NPetropolis ( +/- 10km de off , visual incrível região dos Campos Gerais de Cima da Serra , divisa de SC/ RS .
abraço
A.Alves:cool:

Sergio Som
18-04-2016, 18:08
A SC 435 é a estrada de São Bonifácio que descrevi acima tem curvas no asfalto até São Bonifácio e terra até Armazem. Gosto muito dela. Veja a descrição acima.

Antonio
18-04-2016, 18:38
A SC 435 é a estrada de São Bonifácio que descrevi acima tem curvas no asfalto até São Bonifácio e terra até Armazem. Gosto muito dela. Veja a descrição acima.

Agora que vi Sergio .Deve ser show o caminho .Essa estrada de terra que eu não achava no mapa . Valeu .

Antonio
18-04-2016, 19:28
Sergio você lembra se quando acaba terra , tem algum posto de gasolina perto ?

gnecchi
18-04-2016, 19:57
No feriado de maio que haverá o Encontro do Fórum na Serra da Canastra estamos indo para SRR em 10 motos.
O 1o dia de viagem vai ser o mais puxado, pois tocaremos direto até Bom Jardim da Serra onde ficaremos hospedados dias 26 e 27/05. Dia 28/05 dormimos em Curitiba e 29 voltamos para casa.

Vou ficar de olho nas dicas aqui.

abs

Rromagnani
18-04-2016, 20:48
No feriado de maio que haverá o Encontro do Fórum na Serra da Canastra estamos indo para SRR em 10 motos.
O 1o dia de viagem vai ser o mais puxado, pois tocaremos direto até Bom Jardim da Serra onde ficaremos hospedados dias 26 e 27/05. Dia 28/05 dormimos em Curitiba e 29 voltamos para casa.

Vou ficar de olho nas dicas aqui.

abs

Não é melhor ficar hospedado em Urubici? Acho que a cidade tem mais opções e atrações do que Bom Jardim da Serra.

gnecchi
18-04-2016, 23:46
Roma ... já está reservado em Bom Jd... lá é tudo perto e vamos curtir bem a região

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Sergio Som
19-04-2016, 08:41
Sugiro abastecer na 282,antes de entrar na 435, mas em São Bonifácio tem posto, acredito que só gasolina comum. o trecho de terra é curto, mas não tem posto. Depois são diversas cidades, com certeza vc vai encontrar. Com meu tancão não me preocupo muito com isso, rs.

Sergio Som
19-04-2016, 08:50
Isso pode ajudar:http://www.portalurubici.com.br/. http://www.serracatarinense.com/
Bom passeio.

sal silva
19-04-2016, 09:42
Sugiro abastecer na 282,antes de entrar na 435, mas em São Bonifácio tem posto, acredito que só gasolina comum. o trecho de terra é curto, mas não tem posto. Depois são diversas cidades, com certeza vc vai encontrar. Com meu tancão não me preocupo muito com isso, rs.

Realmente,o tancão da ADV nesse ponto é uma tranquilidade.

Antonio
19-04-2016, 10:32
Obrigado pelas informações . Como vou estar solo nesse trecho o posto seria para encher o pneu da moto depois dos 40km ? de terra .Vou estudar o melhor caminho dependendo do clima na hora . .Valeu .
abs

Sergio Som
19-04-2016, 11:34
Obrigado pelas informações . Como vou estar solo nesse trecho o posto seria para encher o pneu da moto depois dos 40km ? de terra .Vou estudar o melhor caminho dependendo do clima na hora . .Valeu .
abs

Antonio, em São Martinho tem 2 postos de gasolina, mas fiz esse trecho com calibragem normal e garupa sem problema.
É bom aproveitar esse trecho pois tem promessas do governo de asfaltar em breve.

Luis Plein
19-04-2016, 12:57
Aproveitando o gancho: estou pensando (se não chover, claro) em passar um final de semana em maio circulando pela Serra do Corvo Branco (se permitirem a passagem) e a Serra do Rio do Rastro e, se ainda sobrar tempo, a Serra da Rocinha.

Andre STS
19-04-2016, 15:38
Aproveitando o gancho: estou pensando (se não chover, claro) em passar um final de semana em maio circulando pela Serra do Corvo Branco (se permitirem a passagem) e a Serra do Rio do Rastro e, se ainda sobrar tempo, a Serra da Rocinha.

mestre PLEIN
vou sair amanhã (20/4 em direção ao sul vou descer a serra da Graciosa e dormir em Laguna e dia 21/4 toco para serra do rio do rastro
e vou fazer o trecho off até o canyon Monte Negro e depois abastecer em S.J.Ausentes e tocar até Cambará - NPetropolis ficarei por lá até dia 24 se quiser aparece por lá para um role , abraço:cool:
oA.Alves

Sergio Som
19-04-2016, 15:48
Aproveitando o gancho: estou pensando (se não chover, claro) em passar um final de semana em maio circulando pela Serra do Corvo Branco (se permitirem a passagem) e a Serra do Rio do Rastro e, se ainda sobrar tempo, a Serra da Rocinha.

Luis, a Corvo Branco segue interrompida. Parece que a obra vai longe, o que é uma pena.

https://pt-br.facebook.com/Serra-do-Corvo-Branco-1400074190247496/

Rromagnani
19-04-2016, 19:13
Roma ... já está reservado em Bom Jd... lá é tudo perto e vamos curtir bem a região

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Sem dúvida! Se quiser conhecer (se é que não conhece) uma estrada bem legal e fugir um pouco da Regis e, logicamente se tiver um pouco mais de tempo sugiro ir até SOROCABA, São Miguel Arcanjo e descer a estrada do Parque Carlos Botelho que sai lá em Registro! Essa estrada passa por dentro do Parque, no meio,da Mata Atlântica e é toda de bloquete de concreto! 30 kms só de curvas com um lindo visual e trânsito ZERO. Lógico que vc. rodará mais é o limite de velocidade dentro do Parque é de 40km/h mas é bem interessante!

Boa viagem!

sal silva
19-04-2016, 21:20
Sem dúvida! Se quiser conhecer (se é que não conhece) uma estrada bem legal e fugir um pouco da Regis e, logicamente se tiver um pouco mais de tempo sugiro ir até SOROCABA, São Miguel Arcanjo e descer a estrada do Parque Carlos Botelho que sai lá em Registro! Essa estrada passa por dentro do Parque, no meio,da Mata Atlântica e é toda de bloquete de concreto! 30 kms só de curvas com um lindo visual e trânsito ZERO. Lógico que vc. rodará mais é o limite de velocidade dentro do Parque é de 40km/h mas é bem interessante!

Boa viagem!

É a Serra da Macaca,mas tem Pintada também .:rolleyes:

Eder
19-04-2016, 23:49
Na realidade São Bonifácio - São Marinho são 60 km de muita poeira, caminhões e carros, mas tem posto no meio. Fiz essa estrada hoje para vir a Nova Veneza. Sem paisagem. Achei a pior opção

Enviado de meu S50 usando Tapatalk

sal silva
20-04-2016, 08:59
Minha esposa que fez o roteiro e ficou assim: saindo daqui vamos pela Serra da Graciosa até Guaratuba, Garuva, Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode e dar um role no Vale Europeu (Timbo, Indaial, Dr. Pedrinho). Em seguida, Urubici (não achei vagas em hotéis), dar uma passeada pelo morro da igreja, pedra furada e oum pedaço do corvo branco. Seguindo para Bom Jardim da Serra e Lauro Muller e retornar. Pretendo fazer isso em 4 dias. Aceito sugestões. Agradeço ao pessoal de Santa Catarina e outros pelas dicas, mas em virtude da falta de tempo alguns dos lugares indicados vão ficar pra próxima. Valeu.

marciof
20-04-2016, 09:28
Se precisar de apoio na região me avise por MP. A sogra mora em Itajaí. Boa viagem

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

sal silva
20-04-2016, 09:48
Se precisar de apoio na região me avise por MP. A sogra mora em Itajaí. Boa viagem

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Obrigado Marcio.:D

Luis Plein
20-04-2016, 13:22
mestre PLEIN
vou sair amanhã (20/4 em direção ao sul vou descer a serra da Graciosa e dormir em Laguna e dia 21/4 toco para serra do rio do rastro
e vou fazer o trecho off até o canyon Monte Negro e depois abastecer em S.J.Ausentes e tocar até Cambará - NPetropolis ficarei por lá até dia 24 se quiser aparece por lá para um role , abraço:cool:
oA.Alves

Salve, André. Obrigado pelo convite, seria um grande prazer encontra-lo nessa sua viagem, com certeza. Mas eu e uma turma estamos indo fazer um giro pelo Uruguai neste feriado (Colonia, Montevideo e Punta del Este). De moto, claro. Abs.

Eder
20-04-2016, 18:36
Sugiro o hotel fazenda Santa Rita que fica no meio do campo em Bom Jardim. www.facebook.com/santarita.turismorural (http://www.facebook.com/santarita.turismorural).

Urubici vale a pena mesmo é o morro da igreja (pedra furada). Obs. Cuidado na subida, há alguns defeitos perigosos na pista, subi lá semana passada e, para varia, dei uma amassada no aro. Não se esqueça de pegar a autorização no centro de urubici, senão não passa na guarita.


Minha esposa que fez o roteiro e ficou assim: saindo daqui vamos pela Serra da Graciosa até Guaratuba, Garuva, Joinville, Jaraguá do Sul, Pomerode e dar um role no Vale Europeu (Timbo, Indaial, Dr. Pedrinho). Em seguida, Urubici (não achei vagas em hotéis), dar uma passeada pelo morro da igreja, pedra furada e oum pedaço do corvo branco. Seguindo para Bom Jardim da Serra e Lauro Muller e retornar. Pretendo fazer isso em 4 dias. Aceito sugestões. Agradeço ao pessoal de Santa Catarina e outros pelas dicas, mas em virtude da falta de tempo alguns dos lugares indicados vão ficar pra próxima. Valeu.

sal silva
25-04-2016, 09:12
http://i63.tinypic.com/2s7gc2g.jpg
http://i65.tinypic.com/fa2z5k.jpg
http://i64.tinypic.com/fn4u1d.jpg
http://i65.tinypic.com/ojjlaw.jpg
http://i68.tinypic.com/2vtnp7d.jpg
http://i67.tinypic.com/5d8mes.jpg
http://i66.tinypic.com/24pe45g.jpg
http://i63.tinypic.com/5wleef.jpg
http://i68.tinypic.com/2j5i0ww.jpg

sal silva
25-04-2016, 09:33
http://i64.tinypic.com/sgswhk.jpg
http://i66.tinypic.com/2znrc04.jpg

sal silva
25-04-2016, 09:50
Galera, o lugar é show de roda, muitos motociclistas, estradas bem sinalizadas em bom estado, uma delícia de fazer curvas, a infraestrutura da região é muito boa(restaurantes Pousadas), fiquei surpreso com a educação e a hospitalidade do povo da Serra Catarinense (por aqui já não estou mais acostumado:mad:) .O local é muito belo e tem clima agradável para motocar (nesta época).Na sexta pegamos muita chuva(estava pensando em voltar), mas depois o sol voltou a brilhar e nos recompensou com um passeio inesquecível. Parabéns Santa Catarina.

Luis Plein
25-04-2016, 12:36
Galera, o lugar é show de roda, muitos motociclistas, estradas bem sinalizadas em bom estado, uma delícia de fazer curvas, a infraestrutura da região é muito boa(restaurantes Pousadas), fiquei surpreso com a educação e a hospitalidade do povo da Serra Catarinense (por aqui já não estou mais acostumado:mad:) .O local é muito belo e tem clima agradável para motocar (nesta época).Na sexta pegamos muita chuva(estava pensando em voltar), mas depois o sol voltou a brilhar e nos recompensou com um passeio inesquecível. Parabéns Santa Catarina.
Sal, gostei das fotos das paisagens, mas essa de "cara de paisagem", tenha dó.....

Rromagnani
25-04-2016, 18:56
Esse lugar é show de bola mesmo! Bela viagem!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Andre STS
26-04-2016, 18:23
http://i64.tinypic.com/sgswhk.jpg
http://i66.tinypic.com/2znrc04.jpg

Sal .
põ conterraneo subi a SRR no dia 21/04 pela manhã e parei no irante para fotos e tinha uma galera de moto acho umas 30 no minimo
depois segui para Bom Jardim e toquei por estrada de chão (off) leve até S.J.Ausentes/RS muito show cruzar de SC para o RS por essa estradinha depois fui visitar o canyon Monte Negro ( estradinha bem off) predras grandes e soltas e a GS 800 ADV mostrou serviço ( modulo enduro) a cabritona sobe em parede kkkk vale a dica ao pessoal que gosta de off trecho de 85 km passando pelo sertão de SC e RS e região mais fria do Brasil segundo os moradores e com direito a comer maça no pé .
abraço
A.Alves

sal silva
26-04-2016, 20:47
Sal .
põ conterraneo subi a SRR no dia 21/04 pela manhã e parei no irante para fotos e tinha uma galera de moto acho umas 30 no minimo
depois segui para Bom Jardim e toquei por estrada de chão (off) leve até S.J.Ausentes/RS muito show cruzar de SC para o RS por essa estradinha depois fui visitar o canyon Monte Negro ( estradinha bem off) predras grandes e soltas e a GS 800 ADV mostrou serviço ( modulo enduro) a cabritona sobe em parede kkkk vale a dica ao pessoal que gosta de off trecho de 85 km passando pelo sertão de SC e RS e região mais fria do Brasil segundo os moradores e com direito a comer maça no pé .
abraço
A.Alves

Legal André,esse role que você deu também é legal,gostei muito da região.

Eder
26-04-2016, 22:01
Só não é sertão, kkkkkkkkkkkkkk. É campo serrano :)

Andre STS
04-05-2016, 21:52
Só não é sertão, kkkkkkkkkkkkkk. É campo serrano :)

Eder
kkkk pois é modo de dizer um lugar mágico e muito bonito tipo um sertão já tinha passado de pick up uma vez e agora voltei de motoca e foi show e para quem gosta de off é um prato cheio esse sul é muito bonito mesmo .
abraço
A.Alves

sal silva
04-05-2016, 22:10
Eder
kkkk pois é modo de dizer um lugar mágico e muito bonito tipo um sertão já tinha passado de pick up uma vez e agora voltei de motoca e foi show e para quem gosta de off é um prato cheio esse sul é muito bonito mesmo .
abraço
A.Alves

Agora fiquei com vontade de comer maça da arvore rs.Andre,posta esse roteirinho pra nós rs.

Andre STS
09-05-2016, 18:33
Agora fiquei com vontade de comer maça da arvore rs.Andre,posta esse roteirinho pra nós rs.

Sal
sou muito pangaré na informatica , não acerto colocar fotos no site , porém, tenho algumas fotos da viagem na minha página do FB entra lá
André Luis Alves , abraço
A.Alves

Aleksander
09-07-2016, 15:55
Boa tarde pessoal, estou pensando em ir para a Serra do Rio do Rastro no inicio de agosto, alguém sabe me dizer como é o clima nessa época por lá?

edgargangi
09-07-2016, 18:19
Aleksander sua pergunta é um tanto quanto difícil de responder, resumindo é uma questão de sorte, estivemos lá neste final de semana passado, estava aberto com bastante sol sem neblina, semanas atrás estava - 3°C. Precisa ter em mente que se o tempo estiver ruim não vai dar para curtir as belezas do local. Diria que a previsão do tempo pode ajudar, pois ir lá com chuva também não é legal, embora no inverno a tendência seja mais frio do que chuva, mas uma coisa é certa o lugar é mágico. Boa sorte abraço

Enviado do meu Xperia Z2

edgargangi
09-07-2016, 18:23
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160709/e9a88bd173db2a5a91517c5fcdf213d7.jpg

Enviado do meu Xperia Z2

edgargangi
09-07-2016, 18:25
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160709/a56efbbf5c1f5281a7d0bb5e1af286c2.jpg

Enviado do meu Xperia Z2

Aleksander
10-07-2016, 08:18
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160709/a56efbbf5c1f5281a7d0bb5e1af286c2.jpg

Enviado do meu Xperia Z2

Sensacional a foto Edgar, é assim que eu sonho em ver essa paisagem
Estou pensando em deixar tudo preparado pra viagem e ir consultando a previsão do tempo quando a previsão for boa eu irei.

Valeu