PDA

Ver Versão Completa : Protetor SW Motech e ruído no cabeçote



Paulorod
07-06-2016, 22:37
Caros colegas,

Minha F800 GS, ano 2015/2016, está com apenas 1.018 Km rodados e, pouco tempo depois da primeira revisão, surgiu com um leve e sutil ruído que até então eu não havia notado.

Trata-se de um "tec, tec, tec" vindo de algum parte do motor que poderia até passar desapercebido, se não tivesse surgido repentinamente.

Retornei com a moto na concessionária Euroville, de Belo Horizonte, para esclarecer do que se tratava o inédito ruído.

Para minha surpresa, o atendente da CC afirmou, sem pestanejar, que tal ruído era provocado pela instalação de um protetor de motor da SW Motech, que eu havia comprado e instalado há cerca de 400 Km antes, na Motostreet. O atendente afirmou que o tal "tec, tec, tec" era oriundo da corrente de acionamento do comando de válvulas, que batia no alojamento deformado pelo parafuso de fixação lateral do protetor. Segundo ele, o parafuso colocado na interseção do quadro com o motor, afundava uma placa metálica lateral do alojamento da corrente, provocando o impacto. Afirmou também que geralmente o tal ruído era inofensivo se continuasse baixo. Mas que se aumentasse muito, poderia provocar um catastrófico atropelamento de válvulas, pelo tropeço dos dentes da corrente e a consequente perda de sincronia do conjunto.

O atendente da oficina adicionou que o barulho é super-comum nas motos com protetores instalados em tal posição e que a maioria sobrevive sem nenhum dano por toda a vida.

Achei a informação muito estranha, para ser provocada por um simples e aparentemente inofensivo protetor de motor.

Lembro-me de ter perguntado ao vendedor da loja se perderia a garantia, caso instalasse um protetor não original. Ele afirmou que não.
Se houvesse a possibilidade de algo tão grave assim, certamente teria me alertado.

Gostaria de saber dos companheiros deste fórum se alguém já ouviu falar de tal problema e que solução foi dada para o mesmo.

Obrigado pela ajuda,

Paulo

RicBoris
08-06-2016, 00:42
Estranho mesmo. Não acredito nessa história. Deformação por ação de um mero parafuso?! Esse motor seria feito de zinco? Não convence. Procure outras opiniões em cc's e oficinas especializadas. Além daqui, é claro.

Tuco10
08-06-2016, 06:30
Coloca uma foto desta parte da fixação pra gente ver. Isso aí está estranho.

Paulorod
08-06-2016, 16:13
8983898489858986

É esse o tal parafuso. Nada de mais...

Antonio
08-06-2016, 17:22
Estranho , meu irmão tem esse mesmo protetor a 4 anos a moto esta com 30 mil/km e nunca aconteceu nada . A minha antiga 800 não tinha nenhum protetor e quando o motor estava muito quente parecia uma britadeira de tanto que estalava o motor .

Paulorod
08-06-2016, 18:52
Antonio,

Eu notei que dá para notar o ruído com ela quente. Com o motor frio, raramente observo o "Tec, Tec, Tec"....

Paulorod
08-06-2016, 19:00
Como já havia dito, o barulho é sutil, mas tá lá. Nítido!!

sascencio
08-06-2016, 19:11
Tenho esse mesmo protetor instalado na minha F800 Trophy desde 2013 e nunca notei nada de anormal...

sal silva
08-06-2016, 19:33
Estranho mesmo,o meu chapan era fixado neste mesmo local e nunca ouvi nenhum ruído.

RicBoris
08-06-2016, 21:05
Estranho mesmo,o meu chapan era fixado neste mesmo local e nunca ouvi nenhum ruído.
O da Celeste também era chapan, no mesmo ponto de fixação e barulho estranho como o relatado... Zero! O tec tec de motor quente, toda moto tem.

Tuco10
09-06-2016, 06:39
Caraca, esse cara da CC deve ser farmacêutico, pq de moto ele não entende nada, cara manda um e-mail para BMW, uma pessoa dessa deveria ser treinado, e principalmente orientando a não falar besteira, não sabe não inventa.

Bom, única possível causa de voce escutar mais esse barulho agora é a propagação, voce criou uma área nova, e alguma frequência pode se manifestar por aí, que antes morria no quadro devido às várias ancoragens que possui.

Mas fica tranquilo, está tudo ok com a instalação, e ela não está afetando em nada o conjunto motriz.

marbaeta
09-06-2016, 12:17
Mais sensacionalista que o Datena, acho que é característica da moto, tenho o mesmo protetor e a moto sempre fez o barulho.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

VinF800R
13-06-2016, 22:04
Estranho , meu irmão tem esse mesmo protetor a 4 anos a moto esta com 30 mil/km e nunca aconteceu nada . A minha antiga 800 não tinha nenhum protetor e quando o motor estava muito quente parecia uma britadeira de tanto que estalava o motor .
A minha F800R depois de pegar uma estrada em média ora alta rotação, quando para fica esse tec tec tec... na concessionária disseram que é normal, já está com 17mil km e tá tranquilo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

klausk
14-06-2016, 19:58
Vou ser do contra e dizer que vi bastante sentido no que o mexânico disse.

Não conheço o motor rotax mas todo motor 4 tempos moderno tem uma corrente de comando, e um esticador de corrente. Geralmente ficam atrás do motor, perto da admissão. Caso haja folga da corrente ou algum lugar onde ela toca, faz um "tic tic" cuja frequência acompanha a rotação do motor. NÃO confundir com o "tec.....tec" característico da dilatação do escapamento principalmente, que dá pra ouvir principalmente depois da moto desligada quando quente.

Eu se fosse você veria isso ai sim. Não é impossível que um parafuso que entra ou fica perto do bloco de motor tem alguma influência no esticador.

E se a corrente pular, bau bau, PT na parte de cima do motor


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MarcioT
14-06-2016, 20:41
O tec tec tec na F800 quando parada e com motor quente vem do escapamento sobretudo no abafador!

Tuco10
14-06-2016, 20:51
Tem hora que desanima fórum.... Pessoa não sabe nada de mecânica e da palpite, aí acaba confundindo ainda mais a cabeça das pessoas.....

Rromagnani
14-06-2016, 21:27
Tem hora que desanima fórum.... Pessoa não sabe nada de mecânica e da palpite, aí acaba confundindo ainda mais a cabeça das pessoas.....

Não entendi! Pelo que li todos deram suas opiniões de maneira colaborativa e educada!

Certos ou errados, todos tentaram ajudar!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

RicBoris
14-06-2016, 23:32
Não entendi! Pelo que li todos deram suas opiniões de maneira colaborativa e educada!

Certos ou errados, todos tentaram ajudar!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Exatamente! A intenção de todos foi a melhor possível. Este é o espírito de um forum como este. Bola pra frente!

Paulorod
15-06-2016, 04:28
O "tec, tec" ao qual me referi (e acredito que a maioria aqui) aparece com o motor funcionando e depois de quente. Na frequência da rotação...

Obviamente dá para notá-lo melhor em marcha-lenta, mas ele acompanha a rotação do motor ao acelerar, até se misturar ao barulho dominante da moto.

Não é o ruído de acomodação da descarga quente ao desligar a moto!

klausk
15-06-2016, 08:23
Paulo, "alguma" bateção de corrente é normal. Para saber se está muito proeminente acho que só um ouvido treinado...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Antonio
15-06-2016, 09:11
O "tec, tec" ao qual me referi (e acredito que a maioria aqui) aparece com o motor funcionando e depois de quente. Na frequência da rotação...

Obviamente dá para notá-lo melhor em marcha-lenta, mas ele acompanha a rotação do motor ao acelerar, até se misturar ao barulho dominante da moto.

Não é o ruído de acomodação da descarga quente ao desligar a moto!

Paulo tive o mesmo "problema " que você na minha gs 800 quando comprei . Era tanto tec tec que pensei que o motor ia fundir . Cheguei a pegar a estrada e levar na concessionaria para ver se estava fundindo mesmo . Me falaram que era caracteristica da moto e rodei mais 30 mil/km sem problemas até troca-la por outra moto .

Petrel
16-06-2016, 19:10
Olha, as afirmações do mecânico são sim possíveis de ocorrer, vejam bem, não estou afirmando que seja este o caso, porém me parece que as afirmações são fruto de experiência anterior constatada pelo profissional.
São muitos detalhes passados por ele, pra ser apenas um chute!!!!!
Agora vejamos, os parafusos destes protetores costumam ser maiores que os originais pra permitir a fixação da peça adicional do protetor.
E se o parafuso for grande demais e realmente chegar ao final da rosca a ponto de empenar a tal chapa e assim criar um batente pra corrente ficar tocando? O profissional não ia criar essa informação com esta riqueza de detalhes da sua própria imaginação!!!!
Estas empresas produtoras de acessórios, normalmente vão ao mercado e buscam parafusos em medidas já existente, para reduzir custos. Aliás, isso é sempre uma fonte de preocupação, trocar parafusos originais por outros.
Agora, é como o profissional falou, é possível que se rode a vida inteira com esse tec tec tec sem que nada aconteça.... porém se tem uma chapa que foi empenada e passou a sofrer atrito da corrente de comando, no mínimo haverá a geração de partículas metálicas em quantidade maior no interior do motor, já que passou a existir um atrito adicional.

Antonio
16-06-2016, 23:12
Petrel e quando tem o tec tec tec sem o protetor , meu caso ,o que pode ser ?

CM-R1200-GS
17-06-2016, 15:07
Pitaco .........

Pode ser a regulagem do disco de embreagem.

Mas isso só dá para regular abrindo a embreagem, o que não compensa somente pelo barulho.

Mcolnagosp
17-06-2016, 20:42
Eu nunca gostei dessa forma de fixação desses protetores.

Quanto tive a minha, comprei da Chapam, dias depois vendi e comprei da Givi. O dela é por pressão, você não retira o parafuso original, deixa ele quieto por lá e coloca parafuso e porca que, ao ser apertada, se expande e prende o protetor.

Petrel
18-06-2016, 09:23
Antônio, como sabemos é extremamente difícil se fazer diagnóstico preciso sobre ruído, muitas vezes um ruído acaba escondendo outro e por vai...
O que quis dizer é que, as informações passadas pelo profissional são coerentes sim, pode até não ser o caso do colega, mais não são de jeito nenhum "absurdas " como pode parecer pra alguns.
O profissional para avaliar um ruído estranho, precisa usar um estetoscópio próprio para mecânica e mesmo assim é difícil ser taxativo!!! Porém volto a dizer nestes casos conta muito o histórico de casos anteriores, como me parece ser o caso, relatado.

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk

sascencio
18-06-2016, 13:35
Tenho esse mesmo protetor instalado na minha F800 Trophy desde 2013 e nunca notei nada de anormal...

Como já disse antes, não noto nada de anormal no ruido do motor.

Existem muitos comentários sobre ruídos no motor da F800R/GS.

É um baita motor, mas não é nem nunca foi um motor silencioso, tem seus barulhos característicos, dentre eles, o tal "tec, tec" de máquina de costura que todas tem, com ou sem protetor... rsrsrs...

Reginaldo
18-06-2016, 15:30
Como já disse antes, não noto nada de anormal no ruido do motor.



Existem muitos comentários sobre ruídos no motor da F800R/GS.



É um baita motor, mas não é nem nunca foi um motor silencioso, tem seus barulhos característicos, dentre eles, o tal "tec, tec" de máquina de costura que todas tem, com ou sem protetor... rsrsrs...


Se esse povo ja acha o motor rotax barulhento, imagina o que falarão do motor da XT600 e das Ducati's ?

Reginaldo
28-06-2016, 16:12
Como que o parafuso vai pegar na parede interna ou em qualquer outra coisa sendo que o bloco do motor é vazado dois lados?
Nao consegui uma boa foto do lado direito do motor.

Paulorod
18-07-2016, 20:12
Fui a um mecânico independente, que afirmou ser o ruído normal.

O curioso é que MUITAS apresentam o tal "tec, tec, tec", mas NÃO TODAS...

GSTriple
20-07-2016, 15:10
Galera...Acabei de pegar a minha f800gs com somente 2600 km rodados.....e quando o motor esquentou além da britadeira (barulhento pra caramba) notei que de vez em quando o barulho tec tec tec aparece e desaparece...
Sou muito detalhista com os barulhos do funcionamento do motor.... e o tal de tec tec tec vai e volta a me "atormentar".
Levei a um mecânico experiente, ele me disse que era normal e muitas apresentam uma "batidinha" que vem do rolamento da embreagem.
Mas acredito que se não for da embreagem deve ser alguma corrente que dá umas "batidinhas". E isso deve ser característico do motor.
Fiz um vídeo do barulho...vejam se é igual ao de vocês.
https://www.youtube.com/watch?v=LKNiFWxMCYc

[ ]s

Louriba
11-11-2017, 19:59
Boa noite pessoal. Li todos os comentários aqui a respeito do famoso tec tec tec da GS. Instalei hoje um protetor da Chapam e verifiquei que os parafusos que vem pra instalação não tem tamanho pra "pressionar" o motor. Retirei os originais e comparei com os que vem da Chapam junto com a expansão. Verifiquei que tornam-se menores quando colocados no lugar. Minha F800 é 15/15 com 6000km. Sempre que esquenta apresenta o tal barulho. E após a instalação do protetor continuou da mesma forma. Nem mais nem menos barulho. Então acredito que o protetor não seja o causador de qualquer barulho no motor.

Paulorod
12-11-2017, 09:41
Boa noite pessoal. Li todos os comentários aqui a respeito do famoso tec tec tec da GS. Instalei hoje um protetor da Chapam e verifiquei que os parafusos que vem pra instalação não tem tamanho pra "pressionar" o motor. Retirei os originais e comparei com os que vem da Chapam junto com a expansão. Verifiquei que tornam-se menores quando colocados no lugar. Minha F800 é 15/15 com 6000km. Sempre que esquenta apresenta o tal barulho. E após a instalação do protetor continuou da mesma forma. Nem mais nem menos barulho. Então acredito que o protetor não seja o causador de qualquer barulho no motor.

Esses protetores só geram o ruído quando o parafuso deforma o cabeçote de alumínio, seja pelo parafuso grande demais ou pelo toque de aperto excessivo.

Geralmente o "tec tec tec" de nossas GS800 é válvula desregulada mesmo. Trocaram uma pastilha de regulagem da minha e o ruído diminuiu, mas não cessou...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk