PDA

Ver Versão Completa : Dicas para comprar f800r 2013 usada



GuiGaspar
16-06-2016, 08:44
bom dia pessoal.
Esotu em vias de adquirir uma F800R 2013.

tem muito tempo que quero compra-;a, e agora pode ser que tenha surgido uma boa oportunidade.
Gostaria de saber o que deo verificar para poder fazer uma compra certa e não ficar com um problemas nas mãos.

Forte abraço!

FVDS
16-06-2016, 09:08
Eu começaria pelo básico: dívidas, multas, etc. Você pode fazer a consulta por conta própria ou pagar o serviço de um despachante para checar esses dados pra você. É barato, tipo 40 ou 50 Dilmas.
Depois eu passaria para a moto. Verificar vazamentos de motor, óleo, suspensão, fluidos no geral, tudo isso com a moto fria. Depois, ligue a mesma mas prestando atenção se ela pega fácil, pra ficar de olho na bateria, motor de arranque e etc. Depois eu olharia a manutenção: estado dos pneus, pastilhas de freio, folga no rolamento da coluna de direção, folga nos rolamentos de roda, estado do pinhão e coroa (já que não é correia nem cardã). Depois de quente, verifique se a rotação está constante e estável e também se há falhas em velas e na injeção, dando aceleradas rápidas e grandes. O giro deve subir rápido sem falahr ou engasgar. Olhe a pintura com calma (apesar de ter pouco) para ver se não houve algum dano reparado e pintado por cima. Muitas vezes enchem de massa e pintam por cima, então o barulho do eco quando damos umas batidinhas na pintura muda de um ponto original pra um ponto reparado com massa. Também perguntaria onde é feita a manutenção básica da moto, pois normalmente mantemos o mesmo mecânico por muito tempo. Aí é ligar pro mecânico e perguntar se realmente a moto teve as manutenções feitas lá mesmo. Já vi algumas pessoas fazendo o vendedor assinar um termo dizendo que ele desconhece qualquer defeito existente na época da venda, pois se aparecer um defeito depois que seja comprovado que era um defeito antigo, a venda poderia ser desfeita com base nesse termo assinado.

rodpcastro
16-06-2016, 09:27
Taí roteiro mais que completo!!!

Só vou colocar um item específico dessa moto: verifique o funcionamento dos comandos de punho. Piscas e etc e tal, todos.

Vai ter problema de confiar na resposta, mas bom seria saber se os comandos de punho foram trocados na garantia, e se teve problema de vazamento na bomba d'água já resolvido.

Rogsafo
18-06-2016, 19:47
Eu começaria pelo básico: dívidas, multas, etc. Você pode fazer a consulta por conta própria ou pagar o serviço de um despachante para checar esses dados pra você. É barato, tipo 40 ou 50 Dilmas.
Depois eu passaria para a moto. Verificar vazamentos de motor, óleo, suspensão, fluidos no geral, tudo isso com a moto fria. Depois, ligue a mesma mas prestando atenção se ela pega fácil, pra ficar de olho na bateria, motor de arranque e etc. Depois eu olharia a manutenção: estado dos pneus, pastilhas de freio, folga no rolamento da coluna de direção, folga nos rolamentos de roda, estado do pinhão e coroa (já que não é correia nem cardã). Depois de quente, verifique se a rotação está constante e estável e também se há falhas em velas e na injeção, dando aceleradas rápidas e grandes. O giro deve subir rápido sem falahr ou engasgar. Olhe a pintura com calma (apesar de ter pouco) para ver se não houve algum dano reparado e pintado por cima. Muitas vezes enchem de massa e pintam por cima, então o barulho do eco quando damos umas batidinhas na pintura muda de um ponto original pra um ponto reparado com massa. Também perguntaria onde é feita a manutenção básica da moto, pois normalmente mantemos o mesmo mecânico por muito tempo. Aí é ligar pro mecânico e perguntar se realmente a moto teve as manutenções feitas lá mesmo. Já vi algumas pessoas fazendo o vendedor assinar um termo dizendo que ele desconhece qualquer defeito existente na época da venda, pois se aparecer um defeito depois que seja comprovado que era um defeito antigo, a venda poderia ser desfeita com base nesse termo assinado.

Muito bom!
Olhar as bengalas se estão vazando. É um problema relatado por muitos, inclusive a minha.

MarcioT
28-06-2016, 18:33
Já tem uma à vista? Quantos km?

rodpcastro
01-07-2018, 20:09
Vídeo de dicas para compra de uma F800R 2009 a 2015:

https://youtu.be/pG_ArzvlsSA

r_oliveira
19-05-2020, 17:40
Companheiros, boa tarde. Atualmente eu que me encontro na posição do colega que abriu o tópico. Agradeço as dicas! Brevemente vou olhar dois modelos: um com 16 mil km e outra com 20 mil km. Ambos no mesmo valor, de R$ 20 mil. Levarei em consideração todas essas valiosas dicas.
ALÉM DISSO, vocês teriam referências de onde comprar os pneus da moto? Seja online ou em loja física (em SP, no caso)

rodpcastro
19-05-2020, 17:59
Outros vídeos que podem ser uteis:

https://youtu.be/7jt00c4js5Y

https://youtu.be/LpmgeDAGsfY

https://youtu.be/P87AoYqMpNE

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

ZPR
20-09-2020, 19:59
Algumas dicas (espero que ajude):

Deixe a moto ligada por uns 15 minutos, que será tempo suficiente para apresentar a falha intermitente do TPS descrito num dos tópicos feito pelo RODPCASTRO.

Com um scanner (solicite ao mecânico), veja se a sonda lâmbda está funcionando (variando tensão), pois se estiver ruim, vai gastar pelo menos R$2.000,00;

Retire os pesos de guidão para ver se não há roscas espanadas;

Verifique o estado das manoplas, se estiverem cobertas com espuma, solicite permissão ao dono para retirar e checar.

Veja se os refletores do farol não estão queimados, significa que o dono utilizou lâmpadas inadequadas;

A chave é codificada, teste as duas chaves. Se o dono não tiver a reserva, solicite abatimento do preço, pois é cara.

É uma moto muito robusta, só faço manutenção preventiva.