PDA

Ver Versão Completa : Montagem errada de fábrica da R 1200 GS - Utilizado disco freio traseiro da F 800



Lismar BH
28-06-2016, 19:14
Pessoal, apenas como alerta, por enquanto, informo uma tremenda e absurda impropriedade jamais esperada ou imaginada para uma moto BMW. O fato é que após uma pequena viagem de final de semana, cerca de 350 km, fiquei repentinamente sem o freio traseiro de minha moto. Inicialmente, por haver transitado em região de muita poeira de minério de ferro, aliada com uma chuva torrencial, imaginei que as pastilhas traseiras haviam sido impregnadas com essa lama de minério e, por algum motivo, tivesse contribuído, talvez por espelhamento das pastilhas, com a diminuição do atrito, impedindo a frenagem. Tentei lavar ao máximo as pastilhas, jogando muita água, e nada adiantou. Fui então à Euroville em BH (na Raja Gabaglia)e reportei o problema ao recepcionista. A primeira reação foi que possivelmente minha pastilha tinha se acabado e por isso estaria sem freio. Refutei de imediato pois as mesmas haviam sido inspecionadas recentemente e ainda possuíam uma boa camada. O recepcionista então chamou o mecânico para confirmar o "diagnóstico". Este, ao se aproximar da moto, logo falou: esse disco não é da 1200 - o que está montado é da 800. Claro, fiquei estupefato com a notícia, por achar absolutamente impossível tal possibilidade, em se tratando "de uma BMW". Pediram para eu deixar a moto para uma pesquisa mais profunda, com a promessa de um retorno no dia seguinte. Para minha surpresa, de fato o disco montado era da 800, e essa montagem fora feita na fábrica. Pediram que eu mantivesse a moto na oficina pois não possuíam peça de reposição. Minha moto ficou na oficina por 8 dias e as substituições tanto do disco como das pastilhas foram feitas dentro da garantia - não consigo imaginar nada diferente disso!!
Acredito que cabem algumas considerações:
i. a moto foi submetida às revisões de 1000 e de 10000 km; a verificação do sistema de freios é um item obrigatório em ambas revisões. Pelo ocorrido, nenhuma observação foi feita a respeito da montagem errada!!!!;
ii. imagina-se que em uma linha de montagem, mesmo na modalidade CKD, exista um controle de qualidade em cada etapa e, mais ainda, quando na finalização da montagem para a entrega da moto para comercialização - parece-me que nada disso existe de fato. Importante citar que os discos, além de possuirem dimensões diferentes, possuem também formatos distintos: o da 800 possui uma série de furos duplos enquanto do da 1200 são furos triplos.
Com total indignação e extremamente aborrecido pelo fato, fiz uma mensagem para o SAC da BMW. A resposta obtida foi que registraram a minha opinião e, pasmem, somente isso. Fiz então uma outra mensagem, hoje, pedindo algum tipo de explicação, imaginando que o meu pleito de uma satisfação e explicação seja legítimo. Continuo na espera.
Desculpem-me pelo tamanho do texto.
Abraço a todos.

gnecchi
29-06-2016, 11:02
... PQP !!!

Depois posta aqui a resposta que vai receber da BMW para acompanharmos.
Que ano/modelo é sua GS? Em se tratando de montagem CKD pode ser um erro numa série e portanto que caberia Recall !!

Mcolnagosp
29-06-2016, 13:39
Qual a diferença das medidas. É tão gritante assim?

Se não for dá até pra entender, mas de qualquer forma é um absurdo!

Mcolnagosp
29-06-2016, 13:48
De curiosidade, fui ver os dados técnicos:

R1200GS - 305mm de diâmetro na dianteira, 276 na traseira;

F800GS - 300mm na dianteira e 265 na traseira.

Ou seja, a não ser que tenham diferenças na espessura e/ou desenho, a diferença no tamanho é bem pequena, principalmente o dianteiro.

Petrel
29-06-2016, 15:06
Pqp, que absurdo, mas de qualquer forma são apenas 10 mm de diferença no diâmetro, o que considero realmente pouca coisa.
Mas, qual foi exatamente a causa da falha? Eles trocaram tudo, inclusive a pinça?
Marcelo seria interessante colocar fotos de ambos os discos pra galera conferir, bem provável existam outras rodando assim.

CM-R1200-GS
29-06-2016, 15:10
Pode ser pequena, mas de qualquer forma inaceitável !!!!!!!!!

Tente colocar uma porca de 3/8", em um parafuso de 7/16".

Não dá, né !?!?!?!?!?!

Quando e se conseguir uma resposta coloque aqui para podermos rir ..............

Lismar BH
29-06-2016, 15:11
2014/2015. Comprei no inicio de 2015. abraço

Lismar BH
29-06-2016, 15:12
Quase 1 cm no diâmetro

Mcolnagosp
29-06-2016, 21:38
Petrel, não é a minha!

Também acho um absurdo, mas tecnicamente não deve haver diferença. A dúvida é se as pinças são diferentes e tenha acarretado esse desgaste exagerado. Fiquei curioso :)

Petrel
30-06-2016, 07:53
Ok Marcelo agora li com mais calma kkkkk
Então amigos, quando falei que 10 mm são poucos, quero entender a razão pro freio falhar totalmente, se a diferença entre os dois for apenas esses 10 mm no diâmetro, não dá pra aceitar essa falha geral no freio. Tanto é que a moto funcionou normalmente por 10 kkm ou mais.
Esses 10 mm é praticamente aquela parte da borda do disco onde normalmente as pastilhas já não tocam mesmo, onde fica aquela borda mais alta no disco original, após o desgaste normal de uso.
Agora quanto a ser " Inaceitável" com certeza é!!!! Inclusive se for levado a sério este caso dentro da empresa, devem rever todo o processo, pois existe falha a ser corrigida!!!!
Quem troca disco de freio, pode cometer outros absurdos, daqui a pouco vamos encontrar peças de Dafra nas nossas motos!!!!

Estou aqui matutando pra achar uma razão que justifique a perda total de freio, considerando apenas essa diferença de 10 mm no diâmetro:
-Teria ocorrido essa falha após longo período de uso intenso do freio? Onde o aquecimento do sistema poderia afinar o óleo e o freio vim a falhar por completo.
- O fato do disco ter desenho diferente, pode ter acentuado o aquecimento? Os furos nos discos, dentre outras, tem a função de reduzir a temperatura gerada pelo atrito.

Considerem que o Lismar afirmou ter inspecionado as pastilhas e que estavam dentro do limite de desgaste normal.

Mcolnagosp
30-06-2016, 09:13
Concordo, Petrel!!

Lismar BH
30-06-2016, 09:17
Vou verificar na Euroville se descobriram o motivo da falta de freio e se trocaram a pinça.

Iceman
01-07-2016, 15:52
E depois o povo me zoa, porque corri para pegar uma das últimas "germanicas" legítimas. :rolleyes:

Até nde eu sei, antes da "nacionalização" as motos vinham na caixa completas. Somente as rodas eram desmontadas para diminuir o tamanho da caixa.

Depois da "nacionalização" alguns componentes ainda vem da Alemanha (motor, cambio, transmissão, etc.) e o resto é montado em uma linha de produção na fábrica da Dafra.
Ai começam os problemas...

Mcolnagosp
02-07-2016, 20:13
Ice, os problemas das motos são mundiais, não regionais. Por exemplo, as manoplas e controles davam problemas nas alemãs, logicamente porque mudaram o fornecer e os problemas acabaram.

Essa montagem pode ser caso único. Quantas motos foram montadas nesses período? As LC 2016 são mais confiáveis que as 2015, e o mesmo vale das 2015 em relação às 2014. Acho que é uma evolução do produto.

Não tem relação onde foram fabricadas ou montadas. Lógico, se me perguntassem o que prefiro, pelo mesmo preço, escolheria uma montada na Alemanha, mas pode ser preconceito meu.

Iceman
04-07-2016, 12:38
Marcelo, minha empresa trabalha basicamente para montadoras (FIAT, FORD, GM, RENAULT, etc.).

Sei exatamente como funciona a pressão para se lançar um produto novo ou no caso, partir uma linha de produção nova.
Vivemos isso no nosso dia a dia.

Sempre tem alguma coisa que ainda não está 100% pronta, mas vai assim mesmo, pois tem que lançar o produto.

Concordo que as 2016, e daí em diante, sejam tão confiáveis quanto as germânicas, mas não creio que as primeiras produzidas em Manaus sejam tão confiáveis, ou mais, que as últimas germânicas.

Todo produto ou processo novo tem suas "doenças de recém-nascido". Isto é normal e não é previlégio de A ou B.

Leva um tempo até as coisas entrarem 100% nos eixos.

Se considerar a quanto tempo a Alemanha já monta estas motos, não é difícil imaginar que eles tenham o processo todo muito mais "na mão" do que uma linha recém inaugurada em Manaus.
O mesmo se aplica aos fornecedores das peças que foram "nacionalizadas".

Com o tempo, tudo se ajusta. Mas até lá, é de se esperar que alguns contratempos ocorram.

O próprio caso dos punhos, provavelmente foi em função da BMW da Alemanha ter trocado de fornecedor, provavelmente por um mais barato da China... :(

Mcolnagosp
04-07-2016, 15:09
Eu penso desa forma, Ice!!

Lismar BH
07-07-2016, 23:42
Infelizmente, até agora, mesmo após reiterados pedidos de um posicionamento formal por parte da fábrica, nenhuma resposta foi dada.
absolutamente inadmissível!
Até então pensava em ter algum tipo de apoio...

Petrel
08-07-2016, 20:23
Putz, quando se trata de assumir erros, as fábricas fazem sempre igual, nunca se posicionam da forma esperada por nós consumidores!!!! Sempre demoram ou nunca se posicionam... mas isso só aqui no Brasil, pois se fosse lá fora, rapidamente iriam verificar todo o processo de montagem!!!!

Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk