PDA

Ver Versão Completa : 07/07>> Realinhamento de guidão / F800GS



Rudy
07-07-2016, 11:49
Pessoal
Alguém já fez o realinhamento( vulgo desentortar...) do guidão da F800GS ?
Agradeço os comentários e dicas .
Saudações
Rudy

Regson
07-07-2016, 13:43
Se foi por causa de tombo não faça! O guidom foi projetado para deformar em caso de queda. O desentortar pode causar quebra do mesmo por ele ficar mais fraco onde entortou.

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk

sal silva
07-07-2016, 14:38
Desculpe,mas foi verdade.Nesta ultima viagem cai com a minha moto do lado esquerdo e o guidão entortou,depois cai do lado direito e o guidão ficou certinho rs.

marciof
07-07-2016, 15:08
Se foi só o guidão o Regson matou a charada.. troca. Mesmo no caso do Sal, o material ficou fraco pq entortou e desentortou.
Mas se houve problema no garfo, nas mesas ou no quadro... já vi casos de troca de peças combinado com realinhamento (fórceps claro...)

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Rudy
07-07-2016, 18:03
Pessoal ,
não fui detalhado no post inicial , fato que a Frida deitou 2 x vezes ( fazendo manobra parada) no lado direito e isto ocasionou que o guidão está levemente desalinhado , quase imperceptível mas está embira nada prejudique a operação de pilotagem . Uma oficina de SP me ofereceu o serviço de alinhamento deste guidão e como estou na dúvida , coloquei o assunto em pauta .
Grato
Rudy

Iceman
07-07-2016, 18:22
Rudy, na G650GS, o cano transversal do guidão é fixado ao garfo principal, através de parafusos, que ficam presos num coxim de borracha.
Quando cai com minha G650GS, ao levantar a moto, vi que o guidom estava torto em relação ao garfo, porém, o mesmo continuava reto, ou seja, o guidom não sofreu deformação alguma.
Descobrí que a função destes coxins é exatamente esta: permitir que a cabeça de um parafuso se desloque para frente, enquanto a outra se desloca para trás.
Isso permite que o guidom se desalinhe em relação ao garfo, porém sem dobrar ou entortar o guidom propriamente dito.
No meu caso, bastou um tapa (ok! Foi um soco!) no lado oposto do guidom e o mesmo ficou quase que perfeitamente alinhado novamente.
Quando cheguei em casa, afrouxei as porcas dos dois coxins e: VOILÁ!!!! Os coxins retornaram à sua posição de repouso e o guidom ficou perfeitamente alinhado novamente.

Confesso que não lembro agora, de cabeça, se a F800GS usa este mesmo sistema. Mas vale a pena dar uma olhada.

Rromagnani
07-07-2016, 18:58
Desculpe,mas foi verdade.Nesta ultima viagem cai com a minha moto do lado esquerdo e o guidão entortou,depois cai do lado direito e o guidão ficou certinho rs.

Kkkkkkkkkkkk. Basta alternar o lado da queda e o Guidao fica sempre alinhado! Kkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

sal silva
07-07-2016, 20:06
O Ice está certo,o caso da minha(Sahara) também foram os coxins que exerceram sua função. É por isso que quando eu cai do outro lado o guidão voltou para posição certa,só não precisei soltar as porcas hehhehe.Esse sistema funciona em pequenas quedas,já em pancadas fortes acho que é melhor trocar o guidão.

Iceman
07-07-2016, 23:39
Sim! Funciona desde que o tubo principal do guidom não tenha sido deformado.

jptira
08-07-2016, 14:45
Comprei uma a um mês de leilão que caiu do lado esquerdo e raspou o contrapeso. O guidão, olhando sentado em cima da moto, estava desalinhado comparando com a posição das bengalas. Na verdade, os suporte do guidão a mesa superior estavam desalinhados. Afrouxei os dois parafusos e dei uma alinhada. Agora parece perfeito.

luiztrovao
09-07-2016, 16:49
o Ice tá certo - a F800GS também tem um coxim central que permite movimento do guidon para a esquerda e para a direita. Se o cano do guidon não estiver torto, gire o guidon todo para o lado que você precisa "empurrar" e ... empurre. Isto aconteceu com o meu uma vez e descobri que a porca central estava meio frouxa - o que causou o desalinhamento do guidon. Re-alinhei empurrando para o lado que eu precisava e reapertei a porca central - sem stress.
Agora, se o cano entortou como resultado da queda, eu não tentaria desentortar de jeito nenhum. Segurança em primeiro lugar.
Abraço