PDA

Ver Versão Completa : Triângulo amarelo aceso + luz de motor acesa, e alternador não carrega bateria



Morelli
12-07-2016, 21:33
Prezados
Trocaria a bateria da minha moto e o cara da moura falou que a moto não estava carregando. Ok como ando pouco fiquei em alerta mas não parei a moto, ontem à moto apagou de vez em movimento e acendeu a luz do triângulo amarelo e a do motor no painel, carreguei a bateria no auto elétrico e chamei o guincho.


O que poderá ser? É complicado arrumar o alternador ou gerador? é essa luz acesa? Alguém já passou por isso?

A moto está andando mas não estou rodando com ela

Moto 2011 26 k

Iceman
12-07-2016, 22:31
Eu levaria numa CC ou em um mecânico de confiança, para dar uma verificada no que realmente está acontecendo.

RicBoris
12-07-2016, 22:56
Que pane heim?

Não faço ideia. Mas vou ficar na torcida que tudo se resolva da melhor forma possível.

Boa sorte!

Petrel
14-07-2016, 22:00
A luz de atenção" triângulo amarelo" acende por várias falhas ou estado de atenção, por exemplo, combustível entrou na reserva, ele acende.
Normalmente além de acender aparece uma mensagem ou código no painel.
Poderia colocar umas fotos do painel aí pra gente avaliar melhor a situação?
Pode ser simplesmente a correia do alternador ou o regulador de tensão.

cerqueira
15-07-2016, 08:39
Se a bateria baixar muito ou zerar a carga acontece isto que o Morelli descreveu.

Se estiver boa, precisa dar uma checada no sistema elétrico.

A sugestão é não ficar dando carga e rodando assim...o regulador de tensão, como o Petrel comentou, pode estar avariado e dar sobrecarga, afetando outros componentes.

Em geral é apenas substituição de peça defeituosa... bom levar numa concessionária ou oficina de confiança.

Boa sorte
Luiz

sal silva
15-07-2016, 10:10
Essa eletrônica é uma beleza.Amigo,vai ter que levar em um bom mecânico eletricista,e provavelmente morrer com uma graninha.Antes de levar a moto a um mecânico,tenha certeza que a bateria não está com defeito.

PS.Pessoal,alguém aqui tem que fazer um curso para ter uma noção de como mexer nas nossas criaças.Esse coxismo de levar na CC e no mecânico VIP não é para o meu bolso.Tambem gosto de mexer na moto,mas está faltando informação.:p

Iceman
15-07-2016, 12:30
Pelo jeito, a única coisa que cabe no bolso do Sal são escorpiões e carangueijos kkkkk :p

Morelli
19-07-2016, 15:25
Amigos, o retificador não está carregando a bateria , vou trocar a peça!!! Mas não descobri o motivo da luz amarela e a do motor no painel acesa, a moto está funcionando normal

Petrel
19-07-2016, 18:27
Morelli, além de acender o triângulo amarelo, não apareceu nenhuma mensagem ou código no painel?
Neste caso vc deve iniciar a pesquisa com o Scanner.
Como vc chegou a conclusão que o regulador de tensão não tá carregando? Se foi apenas usando o teste de bateria? Não confie neste diagnóstico!!! Não é suficiente pra condenar o regulador.
Pode ser o estator do alternador, pode ser o rotor do alternador, pode ser até um mal contato nos terminais.
Sugiro não fazer a troca antes de uma avaliação completa do sistema.
Pode até mesmo ser a correia do alternador, ou seja todos essas hipótese levam ao mesmo resultado no teste de carga da bateria.

cerqueira
19-07-2016, 20:33
Petrel,

acho que as 800, que parece ser a moto do Morelli, não tem alternador nem correia como a 1200.

Se não é mal contato, pode ser o refificador de voltagem mesmo, principalmente se o amigo pega muito congestionamento...superaquece e dá pane antes da hora. Meio que normal em São Paulo.

Abçs
Luiz

Morelli
19-07-2016, 21:01
Cerqueira,

Minha é uma F800R

Não achei alternador nela, acho que é só retificador mesmo. Mas concordo que preciso levar para um diagnóstico mesmo.

À luz do triângulo amarelo fica acesa e o desenho do motor está aparecendo no painel.
Segundo o manual preciso levar para uma revisão, e fala que a moto trabalha com potência reduzida, mas não está assim! Está normal... Queria saber se alguém já passou por isso

Petrel
20-07-2016, 08:45
A ok, desculpe então Morelli, havia entendido que sua moto era a 1200 gs modelo a ar.
De qualquer forma, tirando a possibilidade de correia do alternador, as demais dicas são válidas também pra F8.
Todas as motos tem alternador, também chamado de gerador, estator, induzido. O nome varia de acordo com a região do país.
O fato é que, pra condenar um regulador, de forma segura, antes é necessário medir o alternador, verificando a tensão de saída dele, verifique também se as 3 fases do alternador estão equalizadas em tensão e resistência.
Na sua moto, assim como em 9999,9℅ delas, o alternador fica interno no motor, acoplado diretamente no eixo principal do motor, portando sem uso de correia, ( já na GS 1200 a ar, o alternador é externo ao motor e é acionado por correia, igual nos carros), do alternador saem 3 fios de mesma cor, " normalmente amarelo" que são as 3 fases de saída do alternador, com tensão que varia de acordo com a rotação do motor, normalmente chegando até uns 50 v CA. Pra saber o valor padrão da sua moto, precisa ter acesso ao manual de serviço.
Essa tensão "bruta" vai direto pro regulador, também chamado de " retificador, onde é retificada e regulada, passando pra algo em torno de 14 a 14.6 v CC. Estabilizada pra manter todo o circuito da moto e também carregar a bateria durante o período de funcionamento do motor.
Se isso não ocorre, o motor funciona por um período, mas consumindo a carga existente na bateria, até que a bateria perde a capacidade de manter o motor funcionando.
Obs. O nome mais usado nas oficinas de moto pra identificar o " Alternador" é Estator, porém o nome correto "tecnicamente falando" é Alternador, pois gera tensão de corrente alternada, sendo o estator apenas umas das partes que compõe um Alternador. acredito eu que isso se deve ao fato do estator ser a parte que mais apresenta problemas e que por isso ficou mais conhecida. Kkkkkk

cerqueira
20-07-2016, 12:24
Beleza de aula, Petrel,

super didático...aprendi um montão!!

Abçs
Luiz

sal silva
20-07-2016, 12:46
Uma aula mesmo,muito bom.:cool:

gusartori
09-03-2018, 13:39
Boa tarde

A minha apareceu o triângulo amarelo - símbolo do motor apaga rapidamente e permanece o Service 0km até apagar o sinal de atenção.

800 2011 com 23k

Fiz revisão de 20k no pardal ago-set de 2016 e andei muito pouco (final do ano passado troquei óleo do motor, fluido de freio tras e dian, mais reaperto geral).

Acho que não é nada... será que religar a moto com certos botões pressionados, some os indicadores e segue a vida?

Fiz um vídeo rápido do giro da chave... https://youtu.be/AJ9wNmSa3-c

Agradeço desde já qualquer ajuda. (É que viajo amanhã cedo pqp rs)




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gusartori
09-03-2018, 13:53
https://youtu.be/AJ9wNmSa3-c

Magaiver
15-01-2019, 10:31
Boa tarde pessoal.
Tive até hoje 2 motos F00GS, uma 2012 e uma 2014 adventure.
Na 2012 estava na Argentina indo p/ o atacama e o alternador/estator pifou, moto com 60.000km.
Na 2014 estava voltando de MG p/ o Sul, quando tive o mesmo problema.
Alguem sabe se o problema é crônico? Existe um km que exija a troca do estator?
Muito obrigado,
Jean

rodpcastro
16-01-2019, 12:04
Boa tarde pessoal.
Tive até hoje 2 motos F00GS, uma 2012 e uma 2014 adventure.
Na 2012 estava na Argentina indo p/ o atacama e o alternador/estator pifou, moto com 60.000km.
Na 2014 estava voltando de MG p/ o Sul, quando tive o mesmo problema.
Alguem sabe se o problema é crônico? Existe um km que exija a troca do estator?
Muito obrigado,
JeanNão conheço ninguém que tenha passado por isso. Eu mesmo estou na 2a F800R e nunca passei.

Por acaso sua moto tinha aparelhos conectados puxando energia? Faroletes, alarme, rastreador, etc? Bateria era a correta? Alguma modificação elétrica?

Estator não tem manutenção programada nem substituição a distâncias ou tempo pré-definidos.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Magaiver
16-01-2019, 19:04
Não conheço ninguém que tenha passado por isso. Eu mesmo estou na 2a F800R e nunca passei.

Por acaso sua moto tinha aparelhos conectados puxando energia? Faroletes, alarme, rastreador, etc? Bateria era a correta? Alguma modificação elétrica?

Estator não tem manutenção programada nem substituição a distâncias ou tempo pré-definidos.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Boa tarde... a unica modificacao eletrica é uma lampada de xenon na luz baixa. Será que pode ser isso? Mas a potencia é de 55W, a mesma da lampada halógena...
Obrigado pelos comentários...
Abraco
Jean

rodpcastro
16-01-2019, 20:32
Boa tarde... a unica modificacao eletrica é uma lampada de xenon na luz baixa. Será que pode ser isso? Mas a potencia é de 55W, a mesma da lampada halógena...
Obrigado pelos comentários...
Abraco
JeanNão sei dizer, mas o problema para o estator não seria a potência (55w), mas a corrente. Não entendo nada de lampadas xenon para poder dar melhor opinião, mas se fosse lhe sugerir algo seria não utilizá-las. O sistema eletrônico das BMWs é bastante sofisticado e sensível a alterações de corrente.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Gnegraes
17-01-2019, 07:10
Não sei dizer, mas o problema para o estator não seria a potência (55w), mas a corrente. Não entendo nada de lampadas xenon para poder dar melhor opinião, mas se fosse lhe sugerir algo seria não utilizá-las. O sistema eletrônico das BMWs é bastante sofisticado e sensível a alterações de corrente.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Dada uma potência e uma tensão, a corrente que circula no circuito é conhecida: P = V x I.
Se a potência da lâmpada é a mesma da original, a corrente do circuito também é.
Não importando se a lâmpada é incandescente, xenon, LED, fluorescente..

rodpcastro
17-01-2019, 07:23
Dada uma potência e uma tensão, a corrente que circula no circuito é conhecida: P = V x I.
Se a potência da lâmpada é a mesma da original, a corrente do circuita também é.
Não importando se a lâmpada é incandescente, xenon, LED, fluorescente..Interessante, porque tem parceiros daqui mesmo que já detectaram correntes diferentes em lâmpadas comuns de diferentes fabricantes ou mesmo da mesma marca mas fabricadas em diferentes locais. Inclusive essa é uma hipótese para a queima dos refletores.

Mas como falei, não entendo de elétrica.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Gnegraes
17-01-2019, 14:15
A ok, desculpe então Morelli, havia entendido que sua moto era a 1200 gs modelo a ar.
De qualquer forma, tirando a possibilidade de correia do alternador, as demais dicas são válidas também pra F8.
Todas as motos tem alternador, também chamado de gerador, estator, induzido. O nome varia de acordo com a região do país.
O fato é que, pra condenar um regulador, de forma segura, antes é necessário medir o alternador, verificando a tensão de saída dele, verifique também se as 3 fases do alternador estão equalizadas em tensão e resistência.
Na sua moto, assim como em 9999,9℅ delas, o alternador fica interno no motor, acoplado diretamente no eixo principal do motor, portando sem uso de correia, ( já na GS 1200 a ar, o alternador é externo ao motor e é acionado por correia, igual nos carros), do alternador saem 3 fios de mesma cor, " normalmente amarelo" que são as 3 fases de saída do alternador, com tensão que varia de acordo com a rotação do motor, normalmente chegando até uns 50 v CA. Pra saber o valor padrão da sua moto, precisa ter acesso ao manual de serviço.
Essa tensão "bruta" vai direto pro regulador, também chamado de " retificador, onde é retificada e regulada, passando pra algo em torno de 14 a 14.6 v CC. Estabilizada pra manter todo o circuito da moto e também carregar a bateria durante o período de funcionamento do motor.
Se isso não ocorre, o motor funciona por um período, mas consumindo a carga existente na bateria, até que a bateria perde a capacidade de manter o motor funcionando.
Obs. O nome mais usado nas oficinas de moto pra identificar o " Alternador" é Estator, porém o nome correto "tecnicamente falando" é Alternador, pois gera tensão de corrente alternada, sendo o estator apenas umas das partes que compõe um Alternador. acredito eu que isso se deve ao fato do estator ser a parte que mais apresenta problemas e que por isso ficou mais conhecida. Kkkkkk

Apenas complementando, um alternador é composto basicamente de uma parte fixa chamada de estator (estático, parado...), e um parte girante chamada de rotor (rotante, girante...). Dependendo do design do alternador, o rotor está dentro do estator. O "jargão" utilizado por mecânicos sempre causa confusão. Comparando, um motor elétrico tem na sua carcaça o estator que é externo e o rotor é a parte girante interna e que possui um eixo para acionar alguma coisa.

Infelizmente esses "regionalismos" sempre causam confusão. Um exemplo engraçado é o termo usado por encanadores: no chuveiro há o que eles, e todo mundo, chamam de "registro de pressão". Não é um registro - na verdade uma válvula - e não é de pressão, mas de vazão, pois serve para regular a vazão de água no chuveiro. Não se regula a quantidade de água alterando a pressão....

Gnegraes
17-01-2019, 14:33
Interessante, porque tem parceiros daqui mesmo que já detectaram correntes diferentes em lâmpadas comuns de diferentes fabricantes ou mesmo da mesma marca mas fabricadas em diferentes locais. Inclusive essa é uma hipótese para a queima dos refletores.

Mas como falei, não entendo de elétrica.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Rodrigo,

Tem boi na linha... ou a declaração de dados técnicos está errada, ou o produto tem falhas de fabricação. Tem muito produto no mercado com origem desconhecida, duvidosa. Dificilmente uma lâmpada Philips ou Osram tem problemas. E olha que eles tem fábricas em muitos lugares no mundo, as especificações e os produtos são idênticos.

Não acredito que muitos tenham feito medições de corrente. Para medir a corrente há necessidade de se ter um multímetro adequado e a medição não é fácil, pois os espaços são apertados, os chicotes de cabos idem, não há muitas pontas de cabo com terminais para que permita uma medição. Não temos a caixa de fusíveis, com clara identificação do circuito que protege. E para medir a corrente, o multímetro precisa ser introduzido no circuito, a corrente precisa fluir através dele, isso significa que um dos fios precisa ser desconectado (abrir o circuito), ser ligado ao multímetro e este ao soquete da lâmpada. Acho uma operação complicada, delicada e tudo por causa de uma lâmpada...

rscasado
12-02-2019, 22:23
Bateria não carregando pode ser retificador ou estator. Pare e leve rápido ao mecanico porque geralmente bateria ruim leva a queima de retificador que consequentemente queima o estator e ai tudo fica mais caro :)