PDA

Ver Versão Completa : Troca Oleo F800gs



rafaelhces
14-07-2016, 19:03
Prezados,

Depois de uma pesquisa, escolhi o oleo MOTUL 5100 15w50 para minha f800gs efetuando a troca em 5.000km, juntamente com o filtro K&n. Gostaria de uma orientação. Devo trocar o oleo com motor quente ou frio?

Estou no aguardo, um abraço a todos.

Tuco10
14-07-2016, 20:34
Sempre quente..

sal silva
14-07-2016, 22:09
Quente não, é fervendo mesmo kkkk.De uma voltinha rápida com a motoca,já é o suficiente para o óleo aquecer e afinar,facilitando sua drenagem completa.

PS.cuidado ao retirar o parafuso do dreno,o óleo vem com uma certa pressão e pode causar queimadura.

Jotace
15-07-2016, 10:24
Prezados,
Depois de uma pesquisa, escolhi o oleo MOTUL 5100 15w50 para minha f800gs efetuando a troca em 5.000km, juntamente com o filtro K&n. Gostaria de uma orientação. Devo trocar o oleo com motor quente ou frio?


Também uso esse óleo, creio de base semi sintética. Se o HD estiver fundando, o superior, o 7100 é sintético, aí nunca mais poderia baixar a categoria, conforme comentado em algum lugar.

Iceman
15-07-2016, 13:53
Na verdade, o que não pode é misturar bases minerais com bases sintéticas (ou semi-sintéticas), pois os componentes reagem entre si, formando uma borra que entope tudo, podendo levar o motor a fundir por falta de lubrificação.

Caso queira fazer a mudança de base, tem que levar em uma oficina especializada, drenar o óleo atual, aplicar um produto para "lavagem" completa do motor e somente então é que poderá ser utilizado um óleo de outra base.

Jotace
15-07-2016, 14:50
Putz, que mão de obra... :confused:

Iceman
15-07-2016, 15:33
Menos do que ter que refazer um motor que fundiu :)

Por isso o mais aconselhavel é manter sempre o óleo de mesma base.

rafaelhces
15-07-2016, 19:16
Pessoal, muito obrigado pelas respostas, oleo ja esta trocado. Se alguem animar de comprar filtro em lote estou dentro, ja que esse filtro ta meio salgado ai no mercado.
Um abraço.

APerali
15-02-2017, 11:35
O manual portuga recomenda oleos castrol

marco.ant
09-03-2017, 18:42
Amigos, sou novo no fórum e a minha menina tá na hora de trocar o óleo, sempre fui de fazer manutenção em casa mesmo.
Ainda mais depois que vi o preço para trocar o óleo na cc...:eek:
Minha dúvida é: Troca a cada 10 mil mesmo, como diz no manual? Vi muita gente falando pra trocar a cada 7 mil ou a cada 5 mil. Fiquei em dúvida.

sal silva
09-03-2017, 21:23
Amigos, sou novo no fórum e a minha menina tá na hora de trocar o óleo, sempre fui de fazer manutenção em casa mesmo.
Ainda mais depois que vi o preço para trocar o óleo na cc...:eek:
Minha dúvida é: Troca a cada 10 mil mesmo, como diz no manual? Vi muita gente falando pra trocar a cada 7 mil ou a cada 5 mil. Fiquei em dúvida.
Eu trocaria com 7 se usar a moto em viagens, e 5 se for uso severo rodando na cidade.

JMCoelho
09-03-2017, 21:47
Eu fiz a troca em oficina privada e não na cc que é um absurdo de preço.

Se quiser fazer pessoalmente, veja o video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=HyyskeHrEl8

JMCoelho
09-03-2017, 21:58
Para checar o nivel depois da troca

https://www.youtube.com/watch?v=ZIAI3zJYMbk

sal silva
09-03-2017, 22:41
Para checar o nivel depois da troca

https://www.youtube.com/watch?v=ZIAI3zJYMbk

Caramba Coelho,a coisa deve tá feia pro teu lado,teve que vender toda sua coleção de carros e não leva mais a motoca para uma revisão na CC.Compra logo uma Sahara véia kkkkkkk.:eek:

JMCoelho
10-03-2017, 16:10
Sal, confesso que esta atual crise na lulandia esta me pegando. De todas as muitas que já vivi, esta é a que mais me pegou. Não esta faltando para o básico, mas tambem não esta sobrando para jogar fora em cc's que cobram os olhos da cara para quanquer coisa.

JMCoelho
10-03-2017, 16:12
Espero que a situação esteja melhor pra vc, Deve estar pois somente quem pode anda de BMW 1200 GS Adventure, moto de mais de 80 mil reais.

Eraldo Tel
11-03-2017, 07:17
Não tem segredo escolha o óleo e filtro de sua preferência e mãos a obra. Eu costumo usar castrol atecvo 20w50 semissintético excelente no preço e desempenho e filtro Fran PH6114 ótimo preço e funcionamento.
Eraldo

sal silva
11-03-2017, 10:10
Sal, confesso que esta atual crise na lulandia esta me pegando. De todas as muitas que já vivi, esta é a que mais me pegou. Não esta faltando para o básico, mas tambem não esta sobrando para jogar fora em cc's que cobram os olhos da cara para quanquer coisa.

KKK,amigo Coelho,concordo com voce,a coisa não está fácil para quem ganha dinheiro Honestamente(se é que isso existe kkk),e dinheiro não dá em arvore.Abraços.

Boa dica Eraldo,pena que tenho que botar sintético na minha Moto,e o preço do litro é arrepiar.

Aprubem
02-07-2017, 17:07
Motul 5100 e filtro KN trocados a cada 5K. Bons resultados..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gusartori
01-10-2017, 11:34
Bom dia pessoal

Jogo rápido:

drenei o óleo já... Mas não estou conseguindo remover o filtro (k&n) nem por um ca**lho.

Muito drama trocar só o óleo (era e continuará 5100 15w50) e deixar o filtro pra próxima???

Deu um ano e dois meses, porém nem 3.000 km...

Estou aqui na garagem com essa grande dúvida.

Obrigado

Gustavo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gusartori
01-10-2017, 11:36
Bom dia pessoal

Jogo rápido:

drenei o óleo já... Mas não estou conseguindo remover o filtro (k&n) nem por um ca**lho.

Muito drama trocar só o óleo (era e continuará 5100 15w50) e deixar o filtro pra próxima???

Deu um ano e dois meses, porém nem 3.000 km...

Estou aqui na garagem com essa grande dúvida.

Obrigado

Gustavo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171001/4615e3f61d11f8f53d3b0db4b906b389.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MarcioT
01-10-2017, 14:41
Gustavo, pela quilometragem está tranquilo, a troca do filtro é a cada 10k km.
Porém, um ano e três meses pedem a troca.
Esta tirando o filtro "na mão"? Tenta usar uma lixa para evitar escorregar, e parece bobagens, mas veja se está girando para o lado certo. E por estar tão apertado certifique-se que terá cuidado de não danificar nada. Para colocar o novo aperte apenas com as mãos.

gusartori
01-10-2017, 23:17
Marcio obrigado.

É na mão mesmo, usando luva com palma emborrachada.

Essa rosca de 17mm do K&N é osso pra remover o filtro: usei chave de boca, fechada, pito catraca, não rolou...

Amanhã compro essa de cinta abraçadeira que é baratinha.

Novamente agradeço.

Gustavo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
02-10-2017, 08:48
A minha não saia com a mao nem a pau,mesmo porque temos que esquentar o motor para o oleo afinar ,mas o filtro esquenta junto heheh.Vejá se está girando para o lado certo.O meu tirei com um grifo ,mas o filtro fica colado mesmo.

gusartori
02-10-2017, 08:52
Bom dia

O lado que giro tá certo, tá faltando a força ou o jeito.

Grifo não rola acho. É muito pequeno o espaço pra ir com a mão ou outra chave grande. Estou achando que vai ser na cinta metálica...

Hoje vou tentar ir num lugar comprar e depois posto o resultado.

Gustavo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Flyerman
02-10-2017, 09:04
Olá Gustavo, bom dia! Baratinha essa chave aí... Boa sorte!
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-886460367-saca-filtro-de-corrente-150-mm-r340-black-jack-_JM?source=gps

rodpcastro
02-10-2017, 19:23
Modo cruel. Atravessa uma chave de fenda de fora a fora do filtro velho e usa como cabo para girar. Já tive que fazer isso uma vez no meio de uma viagem.

Como o filtro não vai ser reaproveitado, tanto faz que saia furado.

Aprubem
02-10-2017, 20:18
Bom dia pessoal

Jogo rápido:

drenei o óleo já... Mas não estou conseguindo remover o filtro (k&n) nem por um ca**lho.

Muito drama trocar só o óleo (era e continuará 5100 15w50) e deixar o filtro pra próxima???

Deu um ano e dois meses, porém nem 3.000 km...

Estou aqui na garagem com essa grande dúvida.

Obrigado

Gustavo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vai sem medo irmão. KeN suporta bem... ainda mais com pouco uso...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gusartori
03-10-2017, 11:18
Bom dia


Modo cruel. Atravessa uma chave de fenda de fora a fora do filtro velho e usa como cabo para girar.
Não consigo ir na brutalidade furando o filtro porque tem uma peça fdp que não sei qual é (e vasculhei o manual) que não dá alcance pra nada direito...


Olá Gustavo, bom dia! Baratinha essa chave aí... Boa sorte!
Vi no ML por 22 com frete, ia pedir, mas na próxima troca de óleo compro.


Vai sem medo irmão. KeN suporta bem... ainda mais com pouco uso...
Ouvi isso também de um mecânico perto de casa que mexe com moto de tudo quanto é tipo. Tem scooter, speed, custom, big, enfim, de monte na calçada do cara...

A todos agradeço. Abc

Gustavo



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Alex Oli
06-10-2017, 07:28
Eu tirei no grifo. Amassou e ralou o filtro mas saiu, com jeito se acha uma posição que não pega na moto. Primeiro tentei tirar o filtro pra depois drenar o óleo mesmo porque não fiz em casa e não podia arriscar ficar a pé.
O certo mesmo é usar uma ferramenta própria pra sacar o filtro.

sal silva
06-10-2017, 08:14
Eu tirei no grifo. Amassou e ralou o filtro mas saiu, com jeito se acha uma posição que não pega na moto. Primeiro tentei tirar o filtro pra depois drenar o óleo mesmo porque não fiz em casa e não podia arriscar ficar a pé.
O certo mesmo é usar uma ferramenta própria pra sacar o filtro.

Eu usei um grifo também,mas não é todo mundo que tem,vai ter que bater na porta do vizinho kkkkk.Tem no you tube um saca tudo feito de corrente de bike e um pedaço de madeira ou ferro super fácil de fazer.Vou fazer um.

Aprubem
06-10-2017, 16:28
Eu tirei no grifo. Amassou e ralou o filtro mas saiu, com jeito se acha uma posição que não pega na moto. Primeiro tentei tirar o filtro pra depois drenar o óleo mesmo porque não fiz em casa e não podia arriscar ficar a pé.
O certo mesmo é usar uma ferramenta própria pra sacar o filtro.

Até porque ferramenta é justamente para isso né.... kkkkkkk

Que bom que deu certo...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk