PDA

Ver Versão Completa : Bateria de Lítio 12V



Malfarano
18-08-2016, 11:20
Pessoal,

Alguém já teve ou está tendo experiência com este tipo de bateria?
Há alguma alteração no sistema CAN-BUS?
Comparação Lítio X Chumbo-ácido: menor dimensão, pesa 75% menos, dura 5x mais, carga ultra rápida, baixa taxa de auto-descarga (retém carga por muito mais tempo), não vaza, é um pouco mais cara (aprox. 50%). Em minha opinião, vale a pena.

Petrel
18-08-2016, 13:08
Um amigo tá usando na GS 1200 a mais de Seis meses, até o momento só alegria.
Eu acho que a bateria original dessa moto foi subdimensionada, apenas 14A/h, a de lítio que ele tá usando é de 21A/h, não se percebe aquela "ratiada" inicial no momento da partida, com essa bateria é um tiro só!!!
Porém o preço dela mesmo no exterior passa de 200℅ a mais que a normal de ácido chumbo.

leandroper
18-08-2016, 13:43
Tenho um amigo q está usando ma moto de trilha, mas tb faz pouco tempo que instalou, esse assunto mto me interessa tb, se houver alguém q conheça moto q está utilizando ha mais tempo, seria legal ter informes.

Rromagnani
18-08-2016, 18:15
Interessante, principalmente para quem teve problemas elétricos na moto... Vou ficar de olho! [emoji102][emoji102][emoji102][emoji102][emoji102][emoji102]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

rafaelhces
18-08-2016, 18:59
Prezados, bateria de lithium tambem conhecida por LiPo, é bem sensível ao impacto. Se o involucro dela for rompido por uma queda ou simplesmente trepidação da moto roçando em alguma parte da moto ela pega fogo na hora. E é bem rapido que ele pega fogo. Claro que deve usar um involucro bem melhor nas motos, mas ja as vi pegar fogo simplesmente sendo carregadas. Procurem o assunto no google.

rafaelhces
18-08-2016, 19:03
Apenas acrescentando, lembram de algumas noticias desse ultimo avião boeing enorme que foi lançado e que as baterias pegando fogo? Pois é, a bateria é praticamente a mesma.

Rromagnani
18-08-2016, 19:22
Já que ela é menor, dá pra por um extintor junto! Kkkkkkkkkk. Melhor deixar como,está!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

sal silva
18-08-2016, 20:26
Essa noticia do fogo cortou o meu barato rs.Uma bateria com essa durabilidade seria uma boa para viagens de Aventura.

rafaelhces
18-08-2016, 22:26
Apenas acrescentando mais uma vez, podem se incendiar se estiverem muito descarregadas. Eu não ponho isso na minha moto de jeito algum. Se tiverem algum amigo que tem aeromodelo eletrico perguntem sobre a bateria. Um abraço

Iceman
19-08-2016, 09:38
Valeu pela dica Rafael.

sal silva
19-08-2016, 09:48
Apenas acrescentando mais uma vez, podem se incendiar se estiverem muito descarregadas. Eu não ponho isso na minha moto de jeito algum. Se tiverem algum amigo que tem aeromodelo eletrico perguntem sobre a bateria. Um abraço

Pior é ter que andar com um bombeiro(brigadista do fogo) na garupa.rs

Queirozjh
19-08-2016, 10:34
Oloko!! Rsrsr ai eh perigoso demais!! Mas ainda nao vi nenhum caso de motoqueiro fantasma por ai!!, vai saber..

rafaelhces
19-08-2016, 12:33
Sal, equipa a garupatroa com um extintor.'hehe

sal silva
19-08-2016, 13:04
Sal, equipa a garupatroa com um extintor.'hehe

Complicado mesmo rodar com essa bateria.Vamos esperar os caras melhorarem essa bateria,nao vai demorar muito já acham a solução.

Reginaldo
19-08-2016, 16:50
A bateria da minha é original ainda. Moto ano 2011. Quando for trocar, colocarei Yuasa.

cerqueira
21-08-2016, 10:32
Na minha opinião, o que tem é muita adaptação.

Milhões senão bilhões de baterias de lítio estão sendo carregadas no bolso neste momento, e muitas poucas talvez nenhuma explodirão.

Carros elétricos já usam baterias de lítio, pelo baixo peso e alto rendimento e é provável que seja utilizada em toda indústria automotiva assim que o custo viabilizar.

Abçs
Luiz

Malfarano
21-08-2016, 15:29
Procurei na Internet sobre experiências recentes com este tipo de bateria para motos, e não encontrei relatos de explosão inclusive, há marcas famosas que estão migrando para esta tecnologia. Sem dúvida, se fosse perigoso não venderia nos EUA e Europa.

rafaelhces
22-08-2016, 09:42
https://www.theguardian.com/business/2015/aug/19/lithium-battery-review-boeing-dreamliner-fire-heathrow

P.ALMEIDA
12-07-2017, 07:15
Parece que está mais comum agora esse tipo de bateria veja

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

P.ALMEIDA
12-07-2017, 07:15
http://www.rockriders.com.br/index.php/conteudo-completo/dicas-para-motociclistas-equipamentos-documentos-viagens-de-moto/item/1241-bateria-de-litio-para-motos

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

P.ALMEIDA
12-07-2017, 07:16
Tem no MercadoLivre também da alliant

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

sal silva
12-07-2017, 10:25
Eu tenho uma moto aqui em casa que uso só para levar minha sogra para "passear".Coloquei uma bateria dessa de lítio,que fica localizada bem embaixo do banco do garupa.:rolleyes::D

sal silva
12-07-2017, 10:45
Nao estou dizendo que a Bateria de Lítio não presta,mas acho muito cedo para saber se esse tipo de bateria não pode ocasionar algum dano na eletrônica destas motos atuais.Infelizmente nenhuma moto saiu com uma delas de fabrica.Estou torcendo,seria ótimo ter uma, leve e duravel.

Rromagnani
12-07-2017, 17:45
Acho que a evolução será natural e em alguns anos nem lembraremos que um dia existiu outro tipo de bateria!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

AD-1512
12-07-2017, 23:04
É verdade. Como os celulares, que tinham baterias enormes e curta duração, e hoje são bem menores e bem mais duráveis. A matéria do Policarpo ficou bem bacana. Até me animei a procurar, mas acho que é preciso mais pesquisas e estudos. Se as montadoras ainda não partiram de vez pra essa novidade, acho que devem ter boas razões pra isso, não apenas de custo. A questão do risco de incêndio é bem séria.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Iceman
13-07-2017, 10:54
Além do que precisa avaliar o uso da bateria, ou sua aplicação.

As baterias de litio são hoje usadas basicamente em equipamentos eletrônicos (laptop, celular, etc.) que tem uma característica de consumo bem peculiar, ou seja, consomem a carga lentamente, sem grandes picos de corrente.

Com baterias normais também é assim.
Existem as chamadas "estacionarias" ou "de ciclo profundo", que são apropriadas para geladeiras, iluminação, som, etc., e as de partida rápida, indicadas para uso em automóveis e motos.

O problema é que na hora da partida, a bateria tem que entregar uma corrente muito grande, em um curto espaço de tempo (até o motor pegar).
As baterias automotivas são otimizadas para este tipo de trabalho.
Já as de litio não (pelo menos por enquanto).
Meu receio é que a subita solicitação de uma corrente muito alta, possa danificar a bateria de litio e até causar um acidente.

Mas com certeza com o tempo elas evoluirão e acharão uma solução para isso.

Por enquanto, eu prefiro não inventar.

AD-1512
13-07-2017, 11:16
Além do que precisa avaliar o uso da bateria, ou sua aplicação.

As baterias de litio são hoje usadas basicamente em equipamentos eletrônicos (laptop, celular, etc.) que tem uma característica de consumo bem peculiar, ou seja, consomem a carga lentamente, sem grandes picos de corrente.

Com baterias normais também é assim.
Existem as chamadas "estacionarias" ou "de ciclo profundo", que são apropriadas para geladeiras, iluminação, som, etc., e as de partida rápida, indicadas para uso em automóveis e motos.

O problema é que na hora da partida, a bateria tem que entregar uma corrente muito grande, em um curto espaço de tempo (até o motor pegar).
As baterias automotivas são otimizadas para este tipo de trabalho.
Já as de litio não (pelo menos por enquanto).
Meu receio é que a subita solicitação de uma corrente muito alta, possa danificar a bateria de litio e até causar um acidente.

Mas com certeza com o tempo elas evoluirão e acharão uma solução para isso.

Por enquanto, eu prefiro não inventar.

Era exatamente o que eu estava querendo ouvir, uma opinião mais técnica, apesar de ser leigo no assunto. Valeu, Iceman.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

marciof
13-07-2017, 13:48
conheço gente que já está usando a de litio há um bom tempo na ktm990, e não reclamam de inchaço, perda de carga e etc.. e é metade do tamanho e menos da metade do peso. A minha original ta completando 3 anos e 1/2.. ta na hora dela o famoso ultimo suspiro lugar bem lazarento longe de tudo...hahaha.
mas pelo preço, ainda vale a pena usar um route selada.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

AD-1512
13-07-2017, 21:12
A minha original ta completando 3 anos e 1/2.. ta na hora dela o famoso ultimo suspiro lugar bem lazarento longe de tudo...hahaha.
mas pelo preço, ainda vale a pena usar um route selada.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Kkkkkk! A lei de murphy é implacável: se algo de ruim pode acontecer, vai acontecer e da pior maneira possível!!!

A minha durou 5A2M. Não quis dar chance pro murphy ... rsrs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

marciof
13-07-2017, 22:58
Putz, 5 anos é recorde.
Mas surgiu um fato nas discussões de bateria das f800.
Recebemos há uns 30 dias e o mesmo fato idêntico aconteceu com a moto de um amigo do grupo há 2 semanas.. rompimento do conector do pólo positivo da bateria. Ambas as motos foram compradas no inicio de 2016.
Em ambas não houve queda ou peso (mala tanque) que justifique essa quebra.
Na moto aqui da cidade a CC não cobriu a troca pq bateria é item de consumo e o prazo é menor do que 1 ano.

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Tuco10
18-07-2017, 06:54
USO a Aliant na minha Moto já tem alguns meses, a diferença de peso e dimensão são impressionantes, até o momento sem problemas.

Tuco10
24-07-2017, 13:47
Essas baterias da Aliant são de LiFePO4 elas não explodem como as LiPo usadas no modelismo. Essa é a grande diferenca.

cberta
04-08-2017, 19:50
E a partida, é mesmo diferente? Ainda dá aquela engasgada antes de começar a virar o motor?

cberta
04-08-2017, 19:55
A minha ainda é a original. Moto tirada em agosto de 2012. Ou seja, 5 anos. É questão de pouco tempo. Vou deixar o cabo de emergência no top case case para não ter que empurrar a gorda kkk

sal silva
05-08-2017, 00:13
A minha ainda é a original. Moto tirada em agosto de 2012. Ou seja, 5 anos. É questão de pouco tempo. Vou deixar o cabo de emergência no top case case para não ter que empurrar a gorda kkk

Leva o cabo mesmo,porque se tiver que dar tranco ela não vai pegar.rs

marcelocos
28-08-2017, 21:50
pessoal, tenho uma GS 2009 e troquei a bateria dela já tem mais de 1 ano, coloquei uma da Moura por menos de 500 se nao me engano. A última vez que liguei ela foi no início de junho e só ontem fui ligar a moto novamente (ando pouco mesmo), ela pegou de primeira sem ratear.

Estou colocando apenas meu feedback dessa bateria que é bem positivo pelo custo dela.