PDA

Ver Versão Completa : F800R 2013 morrendo e com marcha lenta instável



rodpcastro
08-12-2016, 13:03
Gurizada, essa nossa sala de F800R anda tão paradinha... ninguém responde nada, ninguém aparece... até parece que ninguém tem essa moto.

Bom, vamos lá. Não vou parar por causa disso, acho o fórum super importante como repositório de informações. É a eles que eu recorro sempre que tenho um problema. Hoje todo mundo vai para as redes sociais, mas lá a informação não tem permanência, some em instantes, depois não se acha mais.

O caso é o seguinte - comprei outra F800R, desta vez uma 2013, com 12800km rodados. A dona anterior fez todas as revisões em concessionárias, manual com todos os registros e carimbos e tal.

No segundo dia da viagem de retorno para casa (comprei em São Paulo e moro em Vitória) a moto começou a apresentar uma falha estranha. Morria nos quebra-molas, ou nos sinais, e mesmo nas reduzidas bem antes deles. Morria passando de 4a para 3a ou de 3a para 2a, quando apertava a embreagem. E depois de ligar de novo, só se mantinha ligada acima dos 3000 rpm, tornando um ride por dentro de uma cidade ou num engarrafamento num inferno. Rodar em marcha lenta também estava muito ruim, cheio de engasgos e pulos. Impossível andar em marcha lenta com o acelerador fechado.

A principio pensei em combustível ruim. Tinha abastecido há pouco em Casimiro de Abreu, e embora tivesse escolhido um posto aparentemente bom (Shell, grande, coloquei V-Power), vai saber... Bom, em Campos reabasteci, coloquei mais 8 litros de Petrobras Grid. A moto melhorou, mas mais adiante o problema retornou. Em alta rotação, na estrada, não aparecia nada, só na marcha lenta e nas reduzidas. Passou dos 3000 giros para cima é uma moto normal e deliciosa.

Chegando em Vitória enchi o tanque desde a reserva de gasolina Podium, para limpar o que houvesse de sujo e acabar com a hipótese de combustível ruim. A moto melhorou logo depois de abastecer, mas no dia seguinte o problema apareceu de novo. Vale notar que o problema aparece com a moto já quente, não durante a fase de aquecimento.

Passei para outra hipótese - velas. Aproveitei que tinha um par de velas iridium em casa e coloquei na moto. Não fez diferença. Aproveitei para colocar o filtro de ar K&N que estava na outra F800R que tenho, a 2010. Também não fez diferença no problema. Vale dizer que tanto as velas que saíram quanto o filtro de ar original estavam em ótimas condições, evidenciando mesmo que o problema não era com eles.

Lendo uma porção de tópicos em diversos fóruns de BMW, descobri que é um problema comum, que aparece desde as F800S e ST de 2007, pelo menos. Aparece nas 800R e também nas GSs. Aparece muito nas G650GS também. E por incrível que me pareça para um problema já tão comum e antigo, não tem uma solução clara, mas uma porção de hipóteses. As concessionárias fazem atualização de software, algumas trocam a bomba de gasolina, outras ainda o TPS ou o controle de marcha lenta. A maioria delas, segundo os donos, diz que "nunca viu esse problema antes", mesmo havendo toneladas de casos já registrados nos fóruns.

Descobri no Fórum da G650GS o procedimento de resetar o TPS sem o uso do scanner, e isso pelo menos possibilitou andar menos preocupado pela rua. O problema é intermitente, às vezes aparece, às vezes não. Agora, quando aparece, reseto o TPS pelo acelerador mesmo e sigo andando. Resolve por uns tempos.

Ontem à noite, depois de mais um episódio de falha, conectei a moto no scanner GS-911, e para minha surpresa não tinha nenhum código registrado em qualquer dos sistemas. Já tinha verificado a moto ao comprar com o scanner, e continuava tudo do mesmo jeito, limpinho de códigos de falha.

Hoje dei um passo a mais - fiz dois rides logado no GS-911, gravando todos os parâmetros. E dei sorte que o problema apareceu no ride. A moto apagou num sinal, e depois disso a marcha lenta ficou uma porcaria, toda instável.

Analisando o arquivo de log, percebi algumas coisas:

- A pressão do combustível se manteve por volta dos 4,5 bar o tempo todo, mostrando que o problema não é na bomba de gasolina. Uma das hipóteses é que ela, depois de quente, começasse a falhar ou baixar pressão.

- Os valores de TPS com acelerador fechado não se mantiveram em 0, como deveriam. Ficaram variando, por vezes 0,39, 0,71 e até 1,51. Isso é um claro sinal de problema, pois com o acelerador fechado deveria ficar em absoluto zero, sendo a lenta controlada pelo atuador da marcha lenta.

- os valores do controlador de marcha lenta nessa 2013 são diferentes dos que gravei num ride com a 2010, me deixando na dúvida se o problema é com o TPS ou com esse atuador.

Bom, dito tudo isso, meus passos a seguir vão ser:

- Limpar o corpo das borboletas de admissão;
- Limpar e verificar as conexões do atuador de marcha lenta;
- Trocar o atuador de marcha lenta da 2010 para a 2013, como teste;
- Trocar o TPS da 2010 para a 2013, também como teste.

Vamos ver no que tudo isso dá. O bom de não ter vendido a 2010 ainda é poder fazer esses testes comparativos todos!

Se alguém tiver alguma ideia boa ou dica a respeito, seria bom trocar uma ideia!

MarcioT
08-12-2016, 18:05
Sei de um caso semelhante com uma 800gs também 2013 mas não acharam o problema e o cara devolveu a moto. Com tudo que vc está fazendo, vc será o cara que mais vai conhecer a questão.
Poste aqui o resultado final. Sinto não poder ajudar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

rodpcastro
09-12-2016, 08:06
Hoje aproveitei do fato de ter duas motos iguais, uma com defeito, outra não. Fiz um ride logado com a Alemoa (a 2010) e montei dois gráficos comparativos com os fatores que me chamaram atenção.

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161209/6d7775a8296f7600b9b17fc497ea688f.jpg
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161209/da98ae56afcf2505df8d2ea084146c6a.jpg

As minhas dúvidas agora são:

- o problema tem origem no atuador da marcha lenta ou no sensor TPS?
- Por que nenhum dos dois aparece como defeituoso no scan?
- Pode haver algum outro fator provocando o problema de modo que o que se vê no gráfico seja consequência?

Neste final de semana vou fazer outros testes.

- Limpar bem o corpo de borboleta para afastar a hipótese de algo interferindo no movimento das borboletas, e por consequência no TPS;
- Colocar o TPS da Alemoa na Black Frida (e vice versa) e testar as duas. O problema deve sair de uma e aparecer na outra para confirmar que a causa é o TPS;
- Se a troca do TPS não resolver troco o atuador entre as motos e testo as duas novamente;
- Se isso também não resolver, troco ambos de uma moto para outra, e testo as duas.

Vamos ver no que dá!

Petrel
09-12-2016, 17:18
Eu apostaria no TPS...

Grande abraço!!!
Petrel

rodpcastro
11-12-2016, 11:36
Fiz mais algumas etapas agora pela manhã:

- Limpei bem o corpo da injeção (TBI);
- Desmontei e limpei o atuador da marcha lenta;
- Limpei os contatos do TPS;
- Limpei o sensor de temperatura do ar que vai dentro do airbox;
- Verifiquei as mangueiras e conexões por vazamentos de vácuo.

A princípio a moto ficou ótima, sem defeito, marcha lenta perfeita, TPS em zero. Fiz um breve ride e tudo ok. Mas aí fui dar uma volta maior e voltou o problema. Marcha lenta instável, engasgos e tal. Só não apagou, acho que o atuador da lenta limpo deu conta disso. Mas o que causa o problema ainda está lá.

Vou ver no manual de serviços como retirar o TPS. Pelo que vi precisa retirar o corpo da injeção. Com ele no lugar não há espaço para colocar qualquer chave que seja para retirar os dois parafusos que prendem a peça.

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/9423efdd01f6ce1fbbb1224a5732077c.jpg
Aí acima está o TPS na lateral do TBI. Na minha mão o conector dele. Vejam que não há espaço entre ele e o quadro.

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/498aec85fded382c2c544edd179379fd.jpg
Este é o atuador da marcha lenta, antes da limpeza.

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/4aa44ddc13167b9911f579bfd4f2f31e.jpg
Este é o corpo da injeção, ou TBI, com as borboletas abertas (acelerador a pleno, moto desligada).

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/11ebbc9cca564dbce47179f106e5b72c.jpg
Assim fica depois de limpo...

E é isso, segue a saga. Próxima etapa trocar o TPS mesmo.

sal silva
11-12-2016, 13:24
Que trampo;)essa eu na encaro não rs

shw
11-12-2016, 16:06
A minha GS 2013 ficou assim uma época, mas era o filtro de ar... o sensor de lambda tb não pode ser este problema?

Petrel
11-12-2016, 17:52
Continuo apostando no TPS, lembre-se que trata-de uma peça eletromecânica que varia o sinal de saída em função de um movimento do sensor encima de uma pista, que pode conter alguma falha que só aparece após aquecer.
Boa sorte na batalha.. antes de trocar compare os códigos das peças com toda atenção!!!!

Grande abraço!!!
Petrel

Eraldo Tel
11-12-2016, 19:14
Tive um problema assim na gs r 1200 2007 quando coloquei o filtro de ar kn depois de uma chuva forte começou uma falha de baixa rotação e barulho nos cabeçotes tipo falta de sincronismo, refiz a instalação do filtro resetei a ecu e procurei pelo relato do defeito na Internet achei uns defeitos parecidos em carros BMW Mercedes e Audi. Indicavam para solução do defeito o condicionamento da ecu com carga elétrica máxima. Procedimento realizado ligar a chave sem dar partida por duas e três vezes por dois minutos em seguida dar partida e deixar entrar na faixa de temperatura do motor aquecido 5 a 10 minutos ligado com todas as cargas elétricas ligadas farol pisca milhas aquecedor de manoplas luz de freio e buzina. Fiz isto é nunca mais apareceu o defeito. Já rodei uns 17000 km depois disso. Eles relatam que isso pode ocorrer quando muda algo e a ecu fica tentando voltar a condição anterior ou modo de segurança por variação de algum parâmetro da injeção. Tá chegando a hora de tirar o filtro para limpar e reinstar novamente. Vamos ver se vai aparecer o defeito de novo.
Eraldo.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

rodpcastro
11-12-2016, 20:05
Boas notícias! Defeito aparentemente resolvido com a troca do TPS.

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/1a3fda71875a347d252d3595961c17bc.jpg
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/37bca9508c7d9cae7261cc103cdae30c.jpg

Essa é a peça, o famoso sensor de posição da borboleta do acelerador, ou TPS.

Com ajuda de um amigo e consultando o manual de serviços, retiramos de ambas as motos e trocamos as peças de uma à outra. Resolveu. Dei um longo ride e nada de defeito, rodou lisinha como a 2010 sempre foi.

Algumas explicações interessantes. Ao mexer na peça ruim, percebemos que ela está com movimento livre, o que significa que a mola interna quebrou ou soltou. E é a falta de ação dessa mola que provoca o problema. Fica faltando o pouquinho de ação dela para o sensor chegar em zero. A mola da borboleta retorna quase tudo, mas falta esse 1% que faz o problema. E isso explica duas coisas:

- o fato do defeito ser ocasional, intermitente - Por vezes o retorno da borboleta posiciona o sensor no lugar, por vezes não;

- o fato do defeito não ser detetado pelo scanner ou pelo próprio sistema da moto, que não registra falha. A parte eletrônica da peça tá íntegra, é a parte mecânica (mola) que está com defeito. Isso o sistema não tem como detectar.

Bom, até aqui é isso! Tudo se encaixa e a lógica tá perfeita. Só falta aparecer de novo, aí fico sem explicações.

A moto 2010 ficou com a peça defeituosa, mas vai ser consertada em janeiro. Tenho outros serviços pra fazer nela. E até lá vou pesquisar se esse TPS não é igual ao de algum carro ou moto bem mais barato.

rodpcastro
11-12-2016, 20:17
Eraldo, o que você fez foi resetar os parâmetros aprendidos da injeção. É algo recomendável de fazer toda vez que se mude alguma peça mais crítica no sistema. Com o GS-911 faz por software, mas é bem mais fácil no acelerador. Na 800R o procedimento é super simples:

- abre completamente o acelerador e segura;
- liga a ignição sem ligar o motor e aguarda o teste completo do sistema
- desliga ainda com o acelerador aberto, na chave.

Só isso, tá resetado o TPS e os valores armazenados.

Eraldo Tel
11-12-2016, 21:59
Obrigado pela dica, mais uma para o arquivo de soluções práticas

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

rodpcastro
12-12-2016, 06:00
A minha GS 2013 ficou assim uma época, mas era o filtro de ar... o sensor de lambda tb não pode ser este problema?
O sensor lambda mede a qualidade da queima do combustível. É o ultimo na sequência da combustão. Quando inoperante o gráfico de seus valores fica flat, seja perto de 900 ou de 100. Sua falha faria a moto falhar em qualquer regime, não apenas na marcha lenta.

Uma coisa que ajudou muito a resolver essa questão da minha moto foi a analise dos logs do GS-911. Sem esses dados eu provavelmente começaria trocando a bomba de gasolina, muito pela quantidade de pessoas que já tiveram problemas com ela. E ela está ótima, não tem nada a ver com a questão. O scanner, bem utilizado, permite a gente entender melhor o que está acontecendo.

Outra coisa que ajudou foi ter duas motos iguais, uma com problema e outra não. Foi comparando os dados e gráficos das duas que descobri que o funcionamento correto do atuador de marcha lenta é sutil, são pequenas variações. O gráfico é praticamente flat. Também foi possível comprovar a diferença na atuação dos dois TPS, um retornando a zero sempre e o outro às vezes.

Fico aqui pensando que se as concessionárias fizessem esse uso dos seus scanners e dos dados que eles provém, resolveriam com maior eficácia os problemas. O que mais vi nos relatos de problemas parecidos, nos vários fóruns, foram concessionárias "atirando para qualquer lado". Primeiro, ao passar o scanner e não ver código de falha, negam o problema. Depois, como é intermitente, fazem só um reset e dizem que "atualizaram o sistema". Depois, passam a trocar peças um tanto aleatoriamente, ao que parece. E isso que falo não é Brasil, são oficinas de todo o mundo.

Eraldo Tel
12-12-2016, 06:13
Preciso comprar esse scanner gs 911 logo!!!!

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

rafaelpera
12-12-2016, 07:54
Parabéns pela análise e solução do problema.
A questão com as concessionárias é o fato de faltar mecânicos, vou até mais longe, com a eletrônica embarcada, não basta ser mecânico, há necessidade de que a pessoa tenha um pouco analista também.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Petrel
12-12-2016, 07:59
Excelente avaliação, parabéns pelo resultado e obrigado por dividir conosco.

Grande abraço!!!
Petrel

rodpcastro
12-12-2016, 12:06
Valeu rapaziada! Galera, a gente tem que compartilhar tudo que puder de conhecimento sobre nossas motos. E tem que ser aqui no fórum, onde a informação fica estável, fácil de achar. Se colocar nos Facebooks da vida, 2 dias depois não acha mais. Eu mesmo pesquisei muita coisa em fóruns de todo mundo para tentar entender o que estava acontecendo. Na hora do aperto é o fórum que salva!

Hoje dei uma baita volta na Black Frida, mais de 60km, e foi tudo perfeitinho. Muito para/anda de cidade, e a marcha lenta sempre estável. Era o TPS mesmo.

Eraldo Tel
12-12-2016, 12:09
Blz tem de persistir e tentar resolver sempre pois Se nao estamos ferrados na mão desses mexânicos das cc .

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Petrel
12-12-2016, 12:52
Rafael, eu discordo da sua afirmação de que ( falta mecânico) na minha análise, falta é consciência empresarial, pra pagar salário descente e valorizar o bom profissional, as cc nos cobram por volta de 350,00 a hora de MO, isso é valor de um consultor de altos conhecimentos, na maioria dos ramos profissionais e estas mesmas cc pagam 50,00 pelo dia de trabalho, deste mesmo profissional!!!! Isso é só no Brasil mesmo que acontece...
Aqui na cc do Rio, vc chega lá e na calçada, se ver um monte de CG, YBR... Todas ferradas, algumas até sem placas, pneus liso igual câmara de ar... adivinha de quem são aquelas motos?? (Que a mesma cc nem deixa eles colocarem pra dentro da loja)
Isso mesmo... são dos mecânicos que vão mexer nas nossas motos de até 90 mil reais...
Alguns mecânicos desses fazendo revisao básica, chegam a atender 10 OS (motos) por dia, imagine agora o quanto esse mesmo mecânico gerou $$$$ pra empresa num único dia de trabalho???
É por isso que na primeira oportunidade, eles pulam fora!!! vão trabalhar por conta própria ou em oficina particular, onde a situação se inverte, cobram MO mais barata e pagam melhor seus colaboradores!!!!!
Na nossa cultura empresarial, um técnico em mecânica, com extrema experiência profissional, não pode ter uma remuneração descente, que o faça se aperfeiçoar a cada dia e ter uma vida digna, permanecendo como técnico!!!! na nossa visão distorcida das coisas, todos devemos ter curso superior, mestrado, doutorado!!!!!

Grande abraço!!!
Petrel

rodpcastro
12-12-2016, 12:55
Rafael, eu discordo da sua afirmação de ( falta mecânico) na minha análise falta é consciência empresarial, pra pagar salário descente e valorizar o bom profissional, as cc nos cobram por volta de 350,00 a hora de MO, isso é valor de um consultor de altos conhecimentos na maioria dos ramos profissionais e estas mesma cc pagam 50,00 pelo dia de trabalho, deste mesmo profissional!!!! Isso é só no Brasil mesmo que acontece...
Aqui na cc do Rio, vc chega na calçada e ver um monte de CG, YBR... Todas ferradas, algumas até sem placas, pneus liso igual câmara de ar... adivinha de quem são aquelas motos?? Que a mesma cc nem deixa eles colocarem pra dentro da loja!!!!
Isso mesmo... são dos mecânicos que vão mexer nas nossas motos de até 90 mil reais...
Alguns mecânicos desses fazendo revisao básica, chegam a atender 10 OS por dia, imagine agora o quanto esse mesmo mecânico gerou pra empresa num dia de trabalho???
É por isso que na primeira oportunidade eles pulam fora!!! vão trabalhar por conta própria ou em oficina particular, onde a situação se inverte, cobram MO mais barato e pagam melhor seus colaboradores!!!!!

Grande abraço!!!
Petrel
Concordo total. A mentalidade geral é ganhar o máximo dos dois lados da equação. Por isso nem entro lá, todo que posso eu mesmo faço. A cada conserto aprendo mais um pouco sobre a moto e seus sistemas.

sal silva
12-12-2016, 15:11
Rafael, eu discordo da sua afirmação de que ( falta mecânico) na minha análise, falta é consciência empresarial, pra pagar salário descente e valorizar o bom profissional, as cc nos cobram por volta de 350,00 a hora de MO, isso é valor de um consultor de altos conhecimentos, na maioria dos ramos profissionais e estas mesmas cc pagam 50,00 pelo dia de trabalho, deste mesmo profissional!!!! Isso é só no Brasil mesmo que acontece...
Aqui na cc do Rio, vc chega lá e na calçada, se ver um monte de CG, YBR... Todas ferradas, algumas até sem placas, pneus liso igual câmara de ar... adivinha de quem são aquelas motos?? (Que a mesma cc nem deixa eles colocarem pra dentro da loja)
Isso mesmo... são dos mecânicos que vão mexer nas nossas motos de até 90 mil reais...
Alguns mecânicos desses fazendo revisao básica, chegam a atender 10 OS (motos) por dia, imagine agora o quanto esse mesmo mecânico gerou $$$$ pra empresa num único dia de trabalho???
É por isso que na primeira oportunidade, eles pulam fora!!! vão trabalhar por conta própria ou em oficina particular, onde a situação se inverte, cobram MO mais barata e pagam melhor seus colaboradores!!!!!
Na nossa cultura empresarial, um técnico em mecânica, com extrema experiência profissional, não pode ter uma remuneração descente, que o faça se aperfeiçoar a cada dia e ter uma vida digna, permanecendo como técnico!!!! na nossa visão distorcida das coisas, todos devemos ter curso superior, mestrado, doutorado!!!!!

Grande abraço!!!
Petrel

Verdade,dificil vai ser mudar essa mentalidade,acho que não chegarei a ver isso.Um ganha mas o resto perde.

cerqueira
13-12-2016, 07:05
Rodrigo,

beleza de trabalho!!

Obrigadão por deixar tudo detalhado aqui no Fórum.

Abçs
Luiz

Viniciusmb
28-12-2016, 20:15
[EDIT] Um pouco mais de educação seria bem-vinda "falô truta" :mad: Melhor você voltar para o seu grupo no FB e ficar por lá.

92569257

rodpcastro
28-12-2016, 20:20
Companheiro, você não tem que "ir na minha conversa", porque eu não fiz orientação nenhuma para sua moto, nem sei que problema ela tinha. Eu apenas descrevi o processo de análise que gerou a solução para o defeito que a minha apresentava.

Aliás, a contar por sua pouca educação e respeito, faria bem se além de "não ir na minha conversa" nem aparecesse nos meus posts, ok?

Rromagnani
28-12-2016, 20:25
Trocar peça o caramba e que quando andamos nos buracos do brasil ela bambeia esta porca e quando viramos o volante para colocar no escanço ela desacelera e so apertar quela porquinha e regular vc quer e arrancar dinheiro para gastar manda para min que tbs oque que haster oque


só fala besteira e eu ia na sua conversa e ia gastar com tps novo . Ai eu vi que era aquilo somente resolvido nao precizei nem resetar a moto so apertei

92569257

Amigo aqui no fórum prezamos pela amizade e companheirismo... todos tentam se ajudar mutuamente e se vc acha que a explicação detalhada do nosso amigo é "besteira" a solução é muito simples! Leva a motoca no mecânico e SE VIRA!

O que não é aceitável é a falta de respeito com quem tenta ajudar os outros!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Viniciusmb
28-12-2016, 20:27
Isso e bmw meu caro nao e honda isso para rodar 500mil km e sem oleo virei o atacama com esta moto sem agua no radiador e so enchi e pronto para de ehem hem hem .. Isso e bmw fioooooo
Mais bricadeira a parte vc assusta os outros fez um escaseu danado e a solução e simples . que que quando andamos aquela porca vai bambeando ... Com a trepidação ai ela fica bamba e justo quando paramos temos o abito de vira o volante para o lado do descanso . Ai ela desacelera e so colocar ela no descanço e apertar ela no lugar ... Isso e moto para moer ,,, se deixar parada em casa tambem ela imbirra . A minha agora e uma F800r

rodpcastro
28-12-2016, 20:29
Procura tua turma, campeão. Tá no tópico errado. Aliás, me parece que está no forum errado. Sua atitude tá mais para a estupidez reinante no Facebook.

Petrel
29-12-2016, 06:26
Vinicius, vc realmente tá completamente fora do contexto do Fórum, o autor do tópico fez uma análise do problema da moto dele e gentilmente disponibilizou no fórum na intenção única de ajudar a quem possa interessar... esse é o espírito reinante no Fórum.. as suas afirmações são de extrema falta de educação!!!! não existe justificativa pra sua atitude!!! pedir desculpas é o mínimo pra sua atitude!!!!

Grande abraço!!!
Petrel

Iceman
29-12-2016, 08:04
Galera, desculpa a demora em ver este tópico e intervir.

Esse moleque não irá incomodar mais ninguém.

Não precisamos deste tipo de gente aqui no fórum.
Aliás, seu palavreado (ou a falta dele) me lembra muito um SnapShot de uma conversa de "malacos" no FaceBook, sobre motos roubadas.

Para quem não viu:

http://i719.photobucket.com/albums/ww195/CaptainIcema/Bode%20no%20Facebook.png

Qualquer semelhança no linguajar, é mera coincidência.

Rromagnani
29-12-2016, 08:41
Boa Ice! Uma faxina às vezes é necessária!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

rodpcastro
29-12-2016, 09:01
Iceman, ótima providência! É impressionante como a agressividade gratuita anda reinando nas redes sociais, algumas pessoas parecem achar "bonito" não ter respeito ou cortesia para com os demais.

Rromagnani
29-12-2016, 09:11
Iceman, ótima providência! É impressionante como a agressividade gratuita anda reinando nas redes sociais, algumas pessoas parecem achar "bonito" não ter respeito ou cortesia para com os demais.

Eu fiquei P... da vida por você!

Vc. teve o problema, pesquisou várias alternativas, pacientemente detalhou tudo neste post e felizmente resolveu o problema dando graciosamente a solução para quem quisesse!

Aí vem o infeliz e simplesmente faz críticas pessimamente educadas para a sua boa vontade! Cada um que aparece!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

MarcioT
29-12-2016, 10:34
Rodpcastro você foi muito didático e extremamente correto e parceiro divulgando sua busca de solução representando o verdadeiro espirito do fórum e sua função maior. Portanto parabéns!
Os mediadores devem evitar o ocorrido, realizando igualmente suas prerrogativas, assim, o fórum será cada vez melhor!

Eraldo Tel
29-12-2016, 10:56
Parabéns Iceman pela sua firme atitude, esse espaço é para gente de bem com um mínimo de educação, se o mala não é capaz de identificar coisa alguma e faz críticas mal educadas achando que entende alguma coisa, agora foi posto no seu devido lugar.
Continue como sempre Rodrigo suas avaliações e dicas são bem embasadas e SÓ esclarecem e ajudam as pessoas interessadas.
Abraços
Eraldo

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

sascencio
29-12-2016, 12:01
É isso aí, educação e respeito acima de tudo...

Vamos manter o bom nível.

cerqueira
30-12-2016, 19:06
Rodrigo,
fiz uma compra na Motorworks pra testar...recebi muito rapidamente.

Abcs
Luiz

RicBoris
11-01-2017, 21:31
Parabéns pela diligência, Ice! Aqui não tem espaço pra esse tipo de gebte não. Mandou bem!

baddan
12-01-2017, 08:45
Isso e bmw meu caro nao e honda isso para rodar 500mil km e sem oleo virei o atacama com esta moto sem agua no radiador e so enchi e pronto para de ehem hem hem .. Isso e bmw fioooooo
Mais bricadeira a parte vc assusta os outros fez um escaseu danado e a solução e simples . que que quando andamos aquela porca vai bambeando ... Com a trepidação ai ela fica bamba e justo quando paramos temos o abito de vira o volante para o lado do descanso . Ai ela desacelera e so colocar ela no descanço e apertar ela no lugar ... Isso e moto para moer ,,, se deixar parada em casa tambem ela imbirra . A minha agora e uma F800r

Pelos erros de português, acho q nem moto esse cara tem
Vamos desconsiderar esse jovem
Isso se não for um menino de 15 anos escrevendo isso

sal silva
12-01-2017, 09:42
Lamentável,o moleque chegou totalmente errado,pior que foi criticar um das pessoas que mais contribuem com esse forum.

Iceman
12-01-2017, 13:53
Pelos erros de português, acho q nem moto esse cara tem
Vamos desconsiderar esse jovem
Isso se não for um menino de 15 anos escrevendo isso


Lamentável,o moleque chegou totalmente errado,pior que foi criticar um das pessoas que mais contribuem com esse forum.

Por isso é que já não faz mais parte desse fórum.

RAPHAELOBS
12-01-2017, 21:40
Companheiro, você não tem que "ir na minha conversa", porque eu não fiz orientação nenhuma para sua moto, nem sei que problema ela tinha. Eu apenas descrevi o processo de análise que gerou a solução para o defeito que a minha apresentava.

Aliás, a contar por sua pouca educação e respeito, faria bem se além de "não ir na minha conversa" nem aparecesse nos meus posts, ok?

Parabéns [emoji1433][emoji1433][emoji1433]
Vc é ninja kkk, mecânico nenhum faz isso, ficam trocando as peças e mandando a conta pro dono
Uma hora, como vão trocando tudo, acertam sem saber


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

RAPHAELOBS
12-01-2017, 21:46
Parabéns [emoji1433][emoji1433][emoji1433]
Vc é ninja kkk, mecânico nenhum faz isso, ficam trocando as peças e mandando a conta pro dono
Uma hora, como vão trocando tudo, acertam sem saber


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não ligue para esses caras rodpcastro
Pela descrição q vc fez do trabalho queria ter um mecânico com 50% da seu profissionalismo para me ajudar aqui na minha terra, verdadeira aula


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

rodpcastro
13-01-2017, 05:31
Valeu gurizada! Estranhei o jeito do garoto chegar no assunto, até fui ver se já tinha trocado alguma ideia sobre a moto dele, se ele tinha falado do defeito dela, mas nada!

Agora imagina se eu teria feito toda essa trabalheira, desmontando duas motos, fazendo rides logados e analisando dados, tudo sem nem verificar folga do cabo do acelerador. É dose...

rodpcastro
13-01-2017, 05:34
Falando na moto, acabei de voltar com ela de uma deliciosa viagem de Vitória a POA, passando por um monte de estradinhas legais. Fiz mais de 5 mil km, e nem sinal do defeito. Tá perfeita, maravilhosa, redondinha. E com um consumo que me impressiona, fazendo médias na estrada entre 22 e 24 km/l rodando a 110/120 km/h.

Nicolau
13-01-2017, 07:45
Parabéns pelo relato ,com esse capricho se abrir uma oficina serei freguês :D

rodpcastro
14-01-2017, 20:00
Uma curiosidade a compartilhar. Como mostrei, na solução do problema eu troquei o TPS da moto 2010 para a 2013, e isso resolveu o problema da 2013.

Só que a moto 2010, que ficou com a peca defeituosa, não apresentou ainda o mesmo problema. Marcha lenta perfeitinha. Já dei umas boas voltas com ela e roda redondinha como sempre... Vai entender essa. Hoje inclusive troquei óleo, filtro e líquido do radiador dela.

mpetre
27-06-2017, 21:47
Falando na moto, acabei de voltar com ela de uma deliciosa viagem de Vitória a POA, passando por um monte de estradinhas legais. Fiz mais de 5 mil km, e nem sinal do defeito. Tá perfeita, maravilhosa, redondinha. E com um consumo que me impressiona, fazendo médias na estrada entre 22 e 24 km/l rodando a 110/120 km/h.

Olá Rodrigo.

Quero agradecer ao forum, em especial a você que com certeza contribuiu muito com os "sorteados" proprietários das BMs com este defeito.

Minha 800r 11/12 apresentou este defeito logo após o término da garantia, a cc até tentou resolver o problema por 5 vezes, mas sem sucesso, até finalmente diagnosticar falha no módulo central.

Através de um especialista em eletrônica de motos em SP, experimentamos trocar o módulo, bicos, etc, etc, etc e nada..... o problema persiste. Não trocamos o TPS, esta é minha esperança agora, nos próximos dias vamos testar.

A hora que testarmos colocarei o resultado.

Abs a todos.

rodpcastro
30-06-2017, 10:39
Maurício, o legal seria fazer um ride logado no scanner, para estudar os parâmetros todos e ver o que pode estar acontecendo. Sem isso fica meio loteria, troca isso / troca aquilo, sem saber o que é mesmo.

Qual o sintoma na sua moto? O que acontece nela?

C.Ferreira
01-07-2017, 09:11
Que bom que vc tem acesso ao GS911. Pena que é caro. Pensei que os foristas podiam cotizar e faríamos a compra de um scanner que poderia ser emprestado todos do gpo. Seria uma forma de termos acesso a essa tecnologia e fugirmos do mecânico simplesmente por não termos o equipamento! Minha moto precisa resetar o service (pois eu mesmo faço a manutenção) e trocar a medida de consumo e isso só consigo com o GS911!!! Ótimo trabalho.

sal silva
01-07-2017, 10:49
Maurício, o legal seria fazer um ride logado no scanner, para estudar os parâmetros todos e ver o que pode estar acontecendo. Sem isso fica meio loteria, troca isso / troca aquilo, sem saber o que é mesmo.

Qual o sintoma na sua moto? O que acontece nela?

E esse troca troca vai sair caro para caramba.rs

fabiotitan
02-07-2017, 09:12
Show! Em amigo parabens pela iniciativa,nos ajuda bastante o que vc fez divulgando seu trabalho no caso de alguem tiver com o mesmo problema.

Mauro M
25-08-2017, 23:12
Amigo sou novo aqui, estou tendo esse problema na minha x challenge agora
estou proximo de comprar o tps e o atuador, amanha testo de outra moto na minha para ver o que acontece!

rodpcastro
27-08-2017, 17:41
E aí Mauro, como ficou a moto com o outro TPS?

rso
25-09-2017, 15:48
Olá pessoal. Imagino que minha moto também esteja com esse problema no TPS. Tem algum lugar que vocês indicam para compra?
Obrigado. Rodrigo.

rodpcastro
25-09-2017, 18:40
Olá pessoal. Imagino que minha moto também esteja com esse problema no TPS. Tem algum lugar que vocês indicam para compra?
Obrigado. Rodrigo.Pode comprar novo ou usado da www.motorworks.co.uk.

Agora, legal mesmo seria descobrir compatibilidade. Tenho quase certeza que algum carro usa o mesmo, questão é saber qual.

Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk

rso
02-10-2017, 00:02
Pode comprar novo ou usado da www.motorworks.co.uk.

Agora, legal mesmo seria descobrir compatibilidade. Tenho quase certeza que algum carro usa o mesmo, questão é saber qual.

Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk

Excelente. Muito obrigado!

Elivandro
01-12-2017, 20:48
Li o tópico do amigo e parabenizo pela bela explanação, acredito que o mesmo problema esteja acontecendo com a minha moto, retirei o atuador de marcha lenta e aparentemente normalizou tem no mercado peça compatível com o mesmo vi um bosch F 000 99M 104 que me parece ser compatível ref FIAT 707898309 VW0269980492 FORD 2S6A9F715BB, sobre o TPS tem algum carro que utiliza que possamos usar pra não ficar refém das CC?

qualquer posicionamento do amigo aguardo resposta pelo forum e e-mail elivandro@hotmail.com





Boas notícias! Defeito aparentemente resolvido com a troca do TPS.

http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/1a3fda71875a347d252d3595961c17bc.jpg
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161211/37bca9508c7d9cae7261cc103cdae30c.jpg

Essa é a peça, o famoso sensor de posição da borboleta do acelerador, ou TPS.

Com ajuda de um amigo e consultando o manual de serviços, retiramos de ambas as motos e trocamos as peças de uma à outra. Resolveu. Dei um longo ride e nada de defeito, rodou lisinha como a 2010 sempre foi.

Algumas explicações interessantes. Ao mexer na peça ruim, percebemos que ela está com movimento livre, o que significa que a mola interna quebrou ou soltou. E é a falta de ação dessa mola que provoca o problema. Fica faltando o pouquinho de ação dela para o sensor chegar em zero. A mola da borboleta retorna quase tudo, mas falta esse 1% que faz o problema. E isso explica duas coisas:

- o fato do defeito ser ocasional, intermitente - Por vezes o retorno da borboleta posiciona o sensor no lugar, por vezes não;

- o fato do defeito não ser detetado pelo scanner ou pelo próprio sistema da moto, que não registra falha. A parte eletrônica da peça tá íntegra, é a parte mecânica (mola) que está com defeito. Isso o sistema não tem como detectar.

Bom, até aqui é isso! Tudo se encaixa e a lógica tá perfeita. Só falta aparecer de novo, aí fico sem explicações.

A moto 2010 ficou com a peça defeituosa, mas vai ser consertada em janeiro. Tenho outros serviços pra fazer nela. E até lá vou pesquisar se esse TPS não é igual ao de algum carro ou moto bem mais barato.

rodpcastro
03-12-2017, 15:59
Li o tópico do amigo e parabenizo pela bela explanação, acredito que o mesmo problema esteja acontecendo com a minha moto, retirei o atuador de marcha lenta e aparentemente normalizou tem no mercado peça compatível com o mesmo vi um bosch F 000 99M 104 que me parece ser compatível ref FIAT 707898309 VW0269980492 FORD 2S6A9F715BB, sobre o TPS tem algum carro que utiliza que possamos usar pra não ficar refém das CC?

qualquer posicionamento do amigo aguardo resposta pelo forum e e-mail elivandro@hotmail.comElivandro, depois da troca do TPS de uma moto para outra o problema não voltou, então não tive motivos para procurar uma equivalência com outros de carros. Mas ainda acho que deve haver. Seria uma boa descoberta.

pedrojcj
21-12-2018, 02:46
Amigos onde posso encontrar essa peça TPS?


Obrigado

rodpcastro
27-12-2018, 08:00
Amigos onde posso encontrar essa peça TPS?


ObrigadoPedro, como qualquer peça, as opções são as concessionárias ou, fora delas lojas, lojas estrangeiras. Tente a www.motorworks.co.uk , eles vendem até peças usadas de procedência a bons preços.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rodpcastro
27-12-2018, 08:08
Amigos onde posso encontrar essa peça TPS?


Obrigado
Olhando no catálogo de peças.

É a peça 7 desse esquema:

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181227/50c9d8e0131a464ffa38f590ecf9fec5.jpg

Nas concessionárias lá fora custa US$ 175,46. Bastante caro.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181227/b819c4a558edddc2dbd56a0222fe77da.jpg

É a mesma peça para todas essas motos da lista:

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181227/f66adebd4c285e74833b2c3b3433166b.jpg

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rodpcastro
27-12-2018, 08:16
Amigos onde posso encontrar essa peça TPS?


Obrigado
Pesquisando na Motorworks pelo código da peça encontra usada a 48 libras (mais frete, mais imposto importação). É uma peça pequenina, se você tiver um amigo que vá lá é barbadinha de trazer de boa na mala.

https://www.motorworks.co.uk/vlive/Shop/Parts.php?T=6&Q=13547696412&search=SEARCH




---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

ravelli66
28-12-2018, 14:38
Uma coisa que ajudou muito a resolver essa questão da minha moto foi a analise dos logs do GS-911. Sem esses dados eu provavelmente começaria trocando a bomba de gasolina, muito pela quantidade de pessoas que já tiveram problemas com ela.

Seria exatamente o que eu começaria trocando também... Parabéns pela perseverança e empenho! Sem dúvidas vai ajudar muita gente no futuro.

ZPR
16-05-2019, 01:25
Essa,dica me salvou hoje @Rodsnagaragem

rodpcastro
25-05-2019, 07:54
Olá.
Comprei um TPS usado na motorworks conforme indicado aqui....Paguei RS200,00 (com frete) e não houve cobrança da receita Federal..somente os RS15,00 do correio....Conta aqui depois se resolveu seu problema.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

ZPR
25-05-2019, 18:52
Conto sim...estou aguardando chegar...vou colocar todo o histórico desde a compra...Várias surpresas...

ZPR
20-06-2019, 08:02
Problema resolvido. A moto apresentou exatamente os mesmos sintomas descritos neste tópico. Substituído o TPS, o problema foi eliminado.
Obrigado pelas dicas.

rodpcastro
22-06-2019, 05:12
Legal! Que bom que resolveu!

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rodrigorbc
21-07-2019, 18:36
Qual nome exato do TPS? além da opção motorworks, quero ver aqui no BR.
Que daí essa semana eu ja estou com a moto consertada, e nao esperar mais de mês. até pq uso a moto diariamente.
Ou, o link da peça no motorworks tá atualizado? obrigado e abss

rodpcastro
22-07-2019, 09:32
Throttle Position Sensor
Sensor de posição da borboleta do acelerador
Peça num.2 do esquema:https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190722/5ed7ee47df7da7400fc3d42fc8eb7dc5.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20190722/5fd55d5238c562e1689b660b91f04b5a.jpg

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

rodrigorbc
23-07-2019, 14:55
À título de curiosidade e conhecimento, acabei de falar com a CC Top Car de SC... e o TPS não tem no Brasil (em nenhuma CC). Sai por R$1.650,03 e o prazo estimado para chegar é de 30 dias. Ah, mais a mão de obra :) kkkk vou comprar na motorworks então.

Quanto que é o justo pra se pagar nessa mão de obra aprox. e quanto tempo leva?

rodpcastro
23-07-2019, 16:41
Aí perguntou para a pessoa errada. Eu faço tudo isso por conta própria.

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

guih
20-10-2019, 10:52
Rodrigo, bom dia, poderia fazer um vídeo mostrando o defeito e a solução do problema?
Ano que vem, no mais tardar em junho/julho vou comprar minha primeira moto e vai ser uma F800R, venho acompanhando todos os seus vídeos
pra saber mais sobre a moto e vc faz um conteúdo excelente, acho que esse seria só mais um upgrade no canal.

Grande abraço.

rodpcastro
20-10-2019, 17:42
Agradeço a ideia, mas esse problema aconteceu há 3 anos, nem tenho mais essa moto para fazer o vídeo! Ficou somente esse registro aqui no fórum.

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Júlio Mour
03-07-2020, 16:38
Hoje em dia encontramos esse TPS no mercado livre. Da Gs 650 é compatível com a F800R

Gnegraes
03-07-2020, 17:31
Hoje em dia encontramos esse TPS no mercado livre. Da Gs 650 é compatível com a F800R

Peça nova ou comprada na feira de Icaraí RJ ???

Rasec
03-07-2020, 20:02
Peça nova ou comprada na feira de Icaraí RJ ???

Feira de Acari, fera. Icaraí é um bairro de Niteroi

Gnegraes
04-07-2020, 09:33
Feira de Acari, fera. Icaraí é um bairro de Niteroi

:( Sorry...
Aqui em São Paulo o nome é direto mesmo, para não deixar dúvida: Feira do Rôlo.... e tem várias.
E profissionalizaram, tem até Delivery....

R_Figueira
07-09-2020, 12:00
Comprei uma F800 GS 2009, e como estava com uma manopla paralela adaptada horrível e desconfortável decidi trocar pela Ariete mesmo modelo das originais. Como sou curioso alguns serviços pequenos eu mesmo gosto de fazer em minhas motos, e por ser minha primeira BMW gosto de “fuçar” a fim de aprender mais sobre a moto. Como manopla não tem muito segredo no sábado eu fiz as trocas e ocorreu tudo certo (inclusive assisti o vídeo o Rods no YouTube pra me dar uma luz)... enfim hoje resolvi dar uma voltinha de uns 60km e após 20km rodadas a reserva ascendeu (minha moto não tem o painel completo com mostrador de combustível, etc) rodei mais uns 5km e entrei no posto pra abastecer... ao chegar na bomba a moto apagou e eu pensei: “putz chegou no cheiro”... enchi o tanque e couberam 12 litros... aí pensei: “putz não era falta de gasolina, mas então o que vai ser essa falha...” já esperando problema liguei a moto e pra minha surpresa ela morria, a primeiro momento levantei a hipótese que havia sujeira no tanque e o fato de eu ter andado na reserva pode ter entrado no sistema de injeção e comprometido o funcionamento, como eu estava a quase 30km de casa tive que voltar e aí fui tocando na maciota pois em marcha lenta ela morria... parei no pedagio foi aquela peleja moto apaga liga moto moto apaga enfim cheguei em casa... preocupado com o problema resolvi pesquisar aqui no fórum e aí fui preocupando ainda mais (principalmente na parte que o TPS pode custar 145 dólares e dólar no preço que está fica aí um rim no conserto kkkk) mas o legal foi a dica do Rods de resetar os parâmetros da injeção... fiz isso e pimba! Moto pegou de primeira e se manteve, aceleração na baixa normal, barulhos normais, tudo como deve ser... enfim! Gostaria só de mostrar como um tópico de 2016 em um espaço como esse é importante... mais de 4 anos se passaram desde que o amigo deu a sua contribuição e ainda assim o post continua salvando a gente!

Resumo da ópera: acho que pelo fato de ficar forçando o cano da manopla da aceleração para colocar a manopla nova e tb por eu ter refeito os ajustes no cabo e folga do acelerador eu deixei o sistema de aceleração fora do parâmetro gravado pela ECU até então... feito o reset e gravando os novos parâmetros tudo voltou a funcionar normal. Bom assim espero... rs

Parabéns galera pelo espaço e em especial ao Rods pelo conteúdo! Sou seguidor do seu canal e só tenho elogios.

rodpcastro
07-09-2020, 12:27
Olá!

O que aconteceu no seu caso muito provavelmente é folga incorreta do cabo do acelerador! Solte a regulagem um bom tanto, faça novamente o reset rápido e o problema não deve reaparecer!

Dia desses a Backie, que é a moto que dei origem a esse tópico e trocou o TPS, voltou a mostrar esse problema com Nick, seu novo dono. Eu e ele abrimos tudo e limpamos o TBI. Analisando o funcionamento do mecanismo, descobrimos que o cabo de acelerador dela estava regulado sem folga, o que fazia com que o a borboleta nem sempre retornasse toda, gerando esse problema.

Sintetizando, deixe uma folga maior no cabo do acelerador. E resete a injeção para a moto reaprender os parâmetros do TPS.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

R_Figueira
07-09-2020, 16:00
Olá!

O que aconteceu no seu caso muito provavelmente é folga incorreta do cabo do acelerador! Solte a regulagem um bom tanto, faça novamente o reset rápido e o problema não deve reaparecer!

Dia desses a Backie, que é a moto que dei origem a esse tópico e trocou o TPS, voltou a mostrar esse problema com Nick, seu novo dono. Eu e ele abrimos tudo e limpamos o TBI. Analisando o funcionamento do mecanismo, descobrimos que o cabo de acelerador dela estava regulado sem folga, o que fazia com que o a borboleta nem sempre retornasse toda, gerando esse problema.

Sintetizando, deixe uma folga maior no cabo do acelerador. E resete a injeção para a moto reaprender os parâmetros do TPS.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Legal Rods vou fazer o que você me disse. Deixei a folga de aproximadamente 2mm como vi em um vídeo seu, antes de trocar a manopla a folga estava enorme... tipo 1/4 de volta... como eu regulei pode ter sido a origem do problema.

rodpcastro
07-09-2020, 16:11
Eu vou ter que refazer aquele vídeo. Melhor deixar uma folga maior porque dá esse problema.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

hombre
14-09-2020, 17:33
Antes de mais nada, quero agradecer ao meu conterrâneo Rodpcastro pela luz dada através deste tópico. Parabéns pela iniciativa!

O caso: Em 07/2020 adquiri uma F800GS 2015, e com 2 semanas ela apresentou problema similar ao relatado no início do tópico.
No meu caso a moto desligava ao acionar a embreagem e desacelerar o motor. Assim, a moto morria ao fazer uma parada, manobra em baixa velocidade ou ao fazer uma troca de marcha mais lenta (mesmo com a moto em movimento). Em todos os casos, bastava dar nova partida que a moto religava e continuava rodando. DETALHE: Nem sempre a moto morria, mas em cerca de 35% destas situações o problema ocorria.

Após leitura do relato do Rodpcastro, entrei em contato com a BM Vitória, só para desencargo de conciencia, e me cobraram R$800,00 para dar um diagnóstico (valor que seria abatido, caso eu realizasse a manutenção na própria loja). Prontamente declinei da generosa oferta.

Em meados de Agosto/2020, depois de já ter resetado os parâmetros diversas vezes, e de passar o scanner sem nenhum registro de erro, resolvi que findaria esta peleja, pois a frequência das ocorrências estavam aumentando. Eu mesmo daria a manutenção e, ou corrigiria o tal problema do TPS, ou encomendaria um novo.

Foi aí que, na pura coragem, retirei o TPS, abri o bixo (não recomendo, fiz isso sabendo o risco que corri de danificar o aparelho!!), e ví que ele estava com uma pequena umidade no trilho do potenciômetro. Não notei mais nada de anormal (não sou técnico em eletrônica), então, com muito cuidado, sequei a umidade com um cotonete, remontei o TPS na posição correta e o liguei novamente na moto.

Hoje, mais de 1 mês depois, e mais de 1500 Km rodados, a moto não apresentou falha alguma. Caso o problema retorne, volto para avisar.

rodpcastro
14-09-2020, 17:51
Antes de mais nada, quero agradecer ao meu conterrâneo Rodpcastro pela luz dada através deste tópico. Parabéns pela iniciativa!

O caso: Em 07/2020 adquiri uma F800GS 2015, e com 2 semanas ela apresentou problema similar ao relatado no início do tópico.
No meu caso a moto desligava ao acionar a embreagem e desacelerar o motor. Assim, a moto morria ao fazer uma parada, manobra em baixa velocidade ou ao fazer uma troca de marcha mais lenta (mesmo com a moto em movimento). Em todos os casos, bastava dar nova partida que a moto religava e continuava rodando. DETALHE: Nem sempre a moto morria, mas em cerca de 35% destas situações o problema ocorria.

Após leitura do relato do Rodpcastro, entrei em contato com a BM Vitória, só para desencargo de conciencia, e me cobraram R$800,00 para dar um diagnóstico (valor que seria abatido, caso eu realizasse a manutenção na própria loja). Prontamente declinei da generosa oferta.

Em meados de Agosto/2020, depois de já ter resetado os parâmetros diversas vezes, e de passar o scanner sem nenhum registro de erro, resolvi que findaria esta peleja, pois a frequência das ocorrências estavam aumentando. Eu mesmo daria a manutenção e, ou corrigiria o tal problema do TPS, ou encomendaria um novo.

Foi aí que, na pura coragem, retirei o TPS, abri o bixo (não recomendo, fiz isso sabendo o risco que corri de danificar o aparelho!!), e ví que ele estava com uma pequena umidade no trilho do potenciômetro. Não notei mais nada de anormal (não sou técnico em eletrônica), então, com muito cuidado, sequei a umidade com um cotonete, remontei o TPS na posição correta e o liguei novamente na moto.

Hoje, mais de 1 mês depois, e mais de 1500 Km rodados, a moto não apresentou falha alguma. Caso o problema retorne, volto para avisar.Legal!!!

Uma sugestão - dá uma afrouxada na regulagem do cabo do acelerador também. Descobri que isso pode fazer diferença nesse problema em algumas motos.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

hombre
14-09-2020, 20:09
Sim, vi sua sugestão aí no comentário anterior! Vou deixar para testar caso o problema volte!

Lucas Volp
26-11-2020, 09:04
Bom dia, a minha GS tambem esta com falhas em marchas lentas, gostaria de saber a localização do TPS, e alguem ja aconteceu de quando desligar a moto, e da um estralo forte?

rodpcastro
26-11-2020, 11:18
Bom dia, a minha GS tambem esta com falhas em marchas lentas, gostaria de saber a localização do TPS, e alguem ja aconteceu de quando desligar a moto, e da um estralo forte?Faça o procedimento destes vídeos:

https://youtu.be/l42hwBHzQ2I

https://youtu.be/KuGpu34TZyg

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Marcio Lug
21-10-2022, 05:40
Bom dia. O senhor já trocou o TPS definitivamente?

Deivid5674
25-11-2023, 15:38
Tem um que é compatível a f800 é muito mais barato amigo