PDA

Ver Versão Completa : Que oleo usar na embreagem e no freio?



AmiTT
13-12-2016, 15:22
Ola, poderiam me dizer qual o oleo mais indicado para substituiçao do sistema de freio da gs 2011 ?

Um DOT 4 de boa marca ou uma marca especifica?

E que oleo mineral/marca posso usar na embreagem?

Obrigado

sal silva
13-12-2016, 17:15
Oleo de freio procure motul, Dot 4 mesmo.Agora oleo para embreagem vou deixar para a turma que tem uma.

Petrel
13-12-2016, 21:14
Óleo pra embreagem é específico para este uso, nunca use fluído de freio na embreagem!!!! Já vi inclusive amigos ficando sem embreagem em dias quentes por fazer uso de fluido de freio indevidamente!!!
No momento não lembro exatamente qual é o fluido certo pra embreagem, porém te garanto que não pode usar o de freio, seja qual marca for.

Grande abraço!!!
Petrel

Reginaldo
13-12-2016, 21:58
Óleo pra embreagem é específico para este uso, nunca use fluído de freio na embreagem!!!! Já vi inclusive amigos ficando sem embreagem em dias quentes por fazer uso de fluido de freio indevidamente!!!
No momento não lembro exatamente qual é o fluido certo pra embreagem, porém te garanto que não pode usar o de freio, seja qual marca for.

Grande abraço!!!
Petrel


Petrel, nao sei da gs mais já vi moto que pede fluido de freio na embraiagem.

profCarlos
14-12-2016, 14:15
Isto mesmo Petrel, eu também utilizava na Boulevard LC1200, e se não me falha a memória DOT 4.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Petrel
14-12-2016, 14:42
Nas Gs tenho certeza é um fluido diferente dos freios, outro dia encontrei um motociclista sem embreagem numa Harley, não sei exatamente o modelo, sei que ele já estava acostumado, pois disse que era só esperar esfriar um pouco o fluído que teria embreagem novamente kkkkk, então fui pesquisar e descobri que a principal diferença entre os fluídos "embreagem e freios" tá exatamente na capacidade de suportar calor sem gerar bolhas!!!

Grande abraço!!!
Petrel

Eraldo Tel
23-12-2016, 18:56
A Bmw recomenda o vitamol b 10 trocando em miudos é um fluido ou oleo para sistemas hidraulicos com alta temperatura de trabalho, essa semana
fiz a troca do fluido de freio dot 4 da Bosch R$ 15,00 1/2 l e aproveitei e troquei o fluido da embreagem usei o óleo Sae 10 das bengalas da suspensão dianteira. Em ambos abri os sangradores e fui coletando o óleo velho até sair óleo limpo.
Eraldo


Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Eraldo Tel
23-12-2016, 19:02
Nas gs r 1150 o manual da Bmw recomenda o fluido de freio tb. Na embreagem hidráulica o dot 4. Nas R1200 gs com fluido de freio a embreagem trava o pistão com duas a três acionadas. Dizem que os orings usados no pistão não resistem e incham travando tudo ficando sem embreagem

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

MuriloKeys
27-12-2016, 18:15
Óleo p/ embreagem pode ser Motul DOT5, não vai ter problema nunca, mesmo quando muito solicitado.

Eraldo Tel
27-12-2016, 20:32
O recomendado para as gs 1200 é o vitamol b 10 um fluido hidráulico tipo de direção hidráulica ou das próprias bengalas da suspensão dianteira sa quiser substituir pode usar o fork oil motul no sistema de embreagem que funciona normal

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

luiztrovao
11-01-2017, 15:33
Realmente depende de cada moto, e o melhor mesmo é consultar o manual. Na grande maioria dos veículos, entretanto, o fluido (na verdade o "oleo de freio" não é exatamente um óleo, mas um fluido) utilizado na embreagem é exatamente o mesmo do sistema de freio, até porque o objetivo é exatamente o mesmo: é usado para pressionar pistões do cilindro mestre ou auxiliar e/ou cilindros de roda.
Petrel, este caso que você conta aí em cima, no qual o usuário esperava "esfriar" e tudo voltava a funcionar direito, é um caso clássico em motos, carros, etc. O que acontece?
- o fluido de freio/embreagem é hidrófilo, ou seja, ele absorve água/umidade. Aliás, é exatamente por isso que, sempre que possível, os fabricantes de veículos colocam os coletores de escape próximos aos cilindros mestres de freio/embreagem, promovendo uma temperatura maior ali, exatamente para reduzir a umidade relativa do ar naquela área sob o capô do carro.
- o fluido deve ser substituído a cada ano, normalmente, pois ele vai absorvendo água e passa a não funcionar direito - como?
- quando o fluido já está contaminado com água, ao ser pressionado várias vezes pelo pedal/manete do freio e da embreagem, ele aquece (isto acontece com o fluido novo ou velho). Mas no velho, ao aquecer, a água que contaminou o fluido se desprende, formando micro bolhas ao longo do circuito, o que resulta em menor eficiência para pressionar os pistões.
- é fácil de identificar quando isso já está acontecendo: de manhã, ao sair de casa, com tudo ainda frio, o veículo freia muito bem, mas, conforme você vai andando no trânsito e tudo vai aquecendo, o sistema vai perdendo eficiência e você tem que passar a fazer cada vez mais força com o pé no pedal ou com a mão na manete para frear.
Mas atenção: não misture Dot3 com Dot4. Não é questão de um ser melhor que o outro. Se o seu veículo diz que deve ser utilizado o Dot3 no manual, use o Dot3 até o fim da vida útil do veículo. Estes fluidos não podem ser tratados como óleo de motor, em que você pode substituir um óleo SL por um SM, que é certamente superior.
O mesmo acontece com óleos de caixa/diferencial. Se o teu manual diz que deve ser usado um GL-4, JAMAIS use um GL-5, mesmo que o sujeito da casa de óleo diga que o GL-5 é "superior"... ele não sabe a bobagem que ele está falando...
Abraços
Trovão

luiztrovao
11-01-2017, 15:57
Ahh... ia esquecendo de comentar algumas coisas :

- Fluidos de freio DOT5 são feitos à base de silicone - completamente diferente dos outros. JAMAIS devem ser utilizados em veículos que pedem óleos Dot3 ou Dot4. Olho com isso!
- Conforme o número do Dot sobe, a temperatura de fervura do fluido também sobe, PORÉM, a VISCOSIDADE CAI.... ou seja, um Dot4 vai ter um ponto de fervura mais alto que o Dot3, mas sua viscosidade é MENOR que a do Dot3
- Não sei se todos têm conhecimento disso, mas, há vários grandes fabricantes (como a Toyota) que continuam utilizando e recomendando o uso de Dot3 em seus veículos, mesmo o Dot4 já existindo há muitos anos.
Abs

Petrel
11-01-2017, 17:16
Obrigado pelas dicas Mestre Trovão!!!!

Grande abraço!!!
Petrel

AmiTT
29-01-2017, 18:01
Trovao , ta feia a coisa, eu que tenho pouco conhecimento , vi que sao muitas as respostas aqui e ainda bem que vc entrou ajudando. Depois de pesquisar, aprendi que o oleo de embreagem é um mineral, deve ser o vitamol...porque o sistema de embreagem passa por dentro do motor, no caso o acionador. Se tem um vazamento, um fluido de freio ali vai causar uma tragedia. Entao, nas GS, com boxer, deve ser tudo mineral o oleo de embreagem e bem diferente do fluido de freio. AS LC nao sei,,,Em relaçao ao DOT, esta escrito na tampa do reservatorio, ou seja, nada de misturar os dots!! Alguem sabe um tutorial pra trocar o fluido de freio da adv 2011? Valeu pelas respostas galera

Eraldo Tel
29-01-2017, 18:27
Trovao , ta feia a coisa, eu que tenho pouco conhecimento , vi que sao muitas as respostas aqui e ainda bem que vc entrou ajudando. Depois de pesquisar, aprendi que o oleo de embreagem é um mineral, deve ser o vitamol...porque o sistema de embreagem passa por dentro do motor, no caso o acionador. Se tem um vazamento, um fluido de freio ali vai causar uma tragedia. Entao, nas GS, com boxer, deve ser tudo mineral o oleo de embreagem e bem diferente do fluido de freio. AS LC nao sei,,,Em relaçao ao DOT, esta escrito na tampa do reservatorio, ou seja, nada de misturar os dots!! Alguem sabe um tutorial pra trocar o fluido de freio da adv 2011? Valeu pelas respostas galera
Oi Amitt , fiz um sistema para troca do fluido de freio para minha gs que consulte de uma garrafa pet de 1 l com mangueira transparente de 5 mm furo a tampa da garrafa com uma broca de menor diâmetro que a mangueira para que encaixe sob pressão. Forre a base do reservatório de freio e cubra as caranagens com plástico para evitar danos a pintura e outras partes. Libere a trava da tampa e retire a membrana sem derramar fluido. Com a mang e a garrafa sugue o fluido velho do reservatório o máximo que puder. Limpe e seque com pano limpo. Abra o sangrador do manter do freio e comece a encher o reservatório com fluido novo. Pressione o manete do freio devagar até sair fluido limpo e sem bolhas do sangrador,feche o sangrador. Vai completando o reservatório e passe para o próximo sangrador da roda dianteira, continue o mesmo procedimento para as 2 pinças do freio. Após sair fluido novo em todos sangradores feche -os limpe e coloque a borracha de proteção. Passe para o freio traseiro o mesmo procedimento. Para embreagem é do Mesmo jeito só use uma mang e reservatório novos para não contaminar os óleo da embreagem com fluido de freio e vice versa.
É isso.
Eraldo.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

AmiTT
02-02-2017, 21:16
Beleza Eraldo, sua moto tem abs ne? Tava vendo um video que o cara usa o GS911 pra fazer a sangria porque esse scanner liga a bomba do abs nesse procedimento , diminuindo a chance de bolhas na bomba. Questionei sobre nao usar o GS911, ele disse que é possivel, fazendo o que vc falou só que pediu pra andar com a moto depois e chama-la no freio pra ouvir o kick da bomba, assim ela liga. Depois disse, nova sangria. Que acha? Outra coisa, o Motorex hidraulic fluid 75 da pra usar na embreagem? Ou tem que ser o vitamol v10 mesmo? abraços

Eraldo Tel
03-02-2017, 22:59
Beleza Eraldo, sua moto tem abs ne? Tava vendo um video que o cara usa o GS911 pra fazer a sangria porque esse scanner liga a bomba do abs nesse procedimento , diminuindo a chance de bolhas na bomba. Questionei sobre nao usar o GS911, ele disse que é possivel, fazendo o que vc falou só que pediu pra andar com a moto depois e chama-la no freio pra ouvir o kick da bomba, assim ela liga. Depois disse, nova sangria. Que acha? Outra coisa, o Motorex hidraulic fluid 75 da pra usar na embreagem? Ou tem que ser o vitamol v10 mesmo? abraços
Pelo que li em varios lugares primeiro tem de seguir a indicação do manual de servico para o ano e modeli da bmw. E tem tb gravado na tampa do reservatório use somente óleo mineral sae 10 ou coisa parecida não lembro mais. Está lá da mesma forma no reservatório do freio dor 4. E só dar uma conferida. Tem tb gente usando o mesmo óleo das bengalas sae w 10 sem problemas. Fiz esse uso e vou refaze-lo em breve para ficar totalmente limpo o circuito hidráulico da embreagem.
Eraldo

Beleza Eraldo, sua moto tem abs ne? Tava vendo um video que o cara usa o GS911 pra fazer a sangria porque esse scanner liga a bomba do abs nesse procedimento , diminuindo a chance de bolhas na bomba. Questionei sobre nao usar o GS911, ele disse que é possivel, fazendo o que vc falou só que pediu pra andar com a moto depois e chama-la no freio pra ouvir o kick da bomba, assim ela liga. Depois disse, nova sangria. Que acha? Outra coisa, o Motorex hidraulic fluid 75 da pra usar na embreagem? Ou tem que ser o vitamol v10 mesmo? abraços


Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

MarcioT
04-02-2017, 00:30
Segue o manual, não tem erro!

QuinnBr
18-07-2018, 15:56
A Bmw recomenda o vitamol b 10 trocando em miudos é um fluido ou oleo para sistemas hidraulicos com alta temperatura de trabalho, essa semana
fiz a troca do fluido de freio dot 4 da Bosch R$ 15,00 1/2 l e aproveitei e troquei o fluido da embreagem usei o óleo Sae 10 das bengalas da suspensão dianteira. Em ambos abri os sangradores e fui coletando o óleo velho até sair óleo limpo.
Eraldo


Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Caro Eraldo, estou para fazer a troca do óleo de freio da minha 1200GSA e queria saber, vc passou no computador? Para sangrar o ABS? Se não fizer isso, tem algum problema?
Obrigado e Abraços,
Ricardo

QuinnBr
18-07-2018, 16:21
Nas gs r 1150 o manual da Bmw recomenda o fluido de freio tb. Na embreagem hidráulica o dot 4. Nas R1200 gs com fluido de freio a embreagem trava o pistão com duas a três acionadas. Dizem que os orings usados no pistão não resistem e incham travando tudo ficando sem embreagem

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

Caro Eraldo, tenho uma GSAdv e tenho que fazer a troca do óleo do freio, vc quando fez passou no computador? Tem algum problema se não passar?
Obrigado e abraços,
Ricardo.

sal silva
18-07-2018, 20:49
Caro Eraldo, tenho uma GSAdv e tenho que fazer a troca do óleo do freio, vc quando fez passou no computador? Tem algum problema se não passar?
Obrigado e abraços,
Ricardo.

Xiiiiii,se tiver que passar o scaner vai ter que sangrar o bolso kkkk.Deixo essa para o Eraldao.rs

Eraldo Tel
18-07-2018, 21:34
Se vc não tiver o scanner para trocar o óleo da bomba do abs é só fazer 2 vezes em sequência. Retire o fluido do freio do reservatório dianteiro com uma seringa e coloque fluido novo até quase encher proteja com pano tudo em volta e vá abrindo os sangradores na sequência e bombeando devagar no manete do freio dianteiro até vir fluido limpo e novo em cada sangrado. Fique atento pra não entrar ar com o volume do reservatório baixando vá completando. É finalize complementado o fluido até a marca superior. Se for trocar as pastilhas tb. Troque antes pois com a pastilha nova vai sobrar fluído no reservatório e pode danificar alguma coisa ou vazar na pintura. Passe para ou reservatitio traseiro e repita o procedimento. Ande com a moto e de uma freadas fortes pra acionar a bomba do abs um tempo suficiente pra aquecer e faxer o fluido circular por todo o conjunto. Na sequência ou no ptocimo fim de semana repita todo procedimento no conjunto inteiro dos freios. Da prae ficar tranquilo por 2 anos ou mais até se nao rodar muito. Com o scanner vc abre os sangradores e com fluido novo faz o bleed das válvulas do abs ja recolhendo o fluido velho e com atenção pra ir completando o reservatório pra não entrar ar no sistema pois se isso ocorrer terá de fazer vácuo pra tirar o ar e garantir que só tenha fluido no sistema. Pois o freio ficará ruim borrachudo e ineficiente.mesmo cuidado pra fazer sem o scanner. Tem outras maneiras pra fazer usando bombas de sucção e vácuo nos sangradores.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando o Tapatalk

Eraldo Tel
18-07-2018, 21:42
O fluido para o freio geralmente consta no manual e na própria tampa do reservatório. Use somente o especificado independente de marcas. Para embreagem a mesma coisa se não achar o original pode ser um com especificação similar. Lembrando que na embreagem não pode usar fluido de freio com excessao de alguns modelos 1150 e 1100. Na embreagem vai óleo mineral sae 10W de preferência na cor azul pra ficar igual o vitamol v10. Mesmo procedimento do freio. Tomar cuidado pra não danificar os sagradores apertando demais.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando o Tapatalk

sal silva
20-07-2018, 11:59
O fluido para o freio geralmente consta no manual e na própria tampa do reservatório. Use somente o especificado independente de marcas. Para embreagem a mesma coisa se não achar o original pode ser um com especificação similar. Lembrando que na embreagem não pode usar fluido de freio com excessao de alguns modelos 1150 e 1100. Na embreagem vai óleo mineral sae 10W de preferência na cor azul pra ficar igual o vitamol v10. Mesmo procedimento do freio. Tomar cuidado pra não danificar os sagradores apertando demais.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando o Tapatalk

Entao é o mesmo procedimento das motos antigas.Dá para fazer na LC tambem?Demoro,adoro fazer estas coisas nas minha motos,para mim é mais que um passa tempo, é a garantia que foi bem feito.Ou nao kkkkkk

QuinnBr
19-05-2020, 13:22
Até onde lí, é que o óleo da embreagem tem que ser mineral na 1200 GS LC, por isso da recomendação do vitamol,e até onde eu sei, óleo dos garfos são sintéticos, ou não? Abraços

Gnegraes
19-05-2020, 14:53
Até onde lí, é que o óleo da embreagem tem que ser mineral na 1200 GS LC, por isso da recomendação do vitamol,e até onde eu sei, óleo dos garfos são sintéticos, ou não? Abraços

Aconselho fortemente a ler o Manual de Proprietário.
Lá você vai encontrar as especificações de óleos para a tua moto, como motor, câmbio, redutor traseiro, freios e embreagem.
Lembrando que o óleo da embreagem não requer troca.

QuinnBr
19-05-2020, 16:46
Também achava isso até ver um mecânico espanhol no youtube, que comentou que não precisa da troca mas ele disse que precisa sim, 80 mil km ou 5 anos e sobre os 5 anos esta no CD de serviços da BMW...o óleo envelhece e deixa uma borras....agora, no brasil é impossível achar o Castrol Hyspin asw 10....Tem na BMW a 160,00 o litro e demora 50 dias para chegar

Aqui esta o link: https://www.youtube.com/watch?v=Qf5tSNzGmiI
Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
19-05-2020, 17:49
Também achava isso até ver um mecânico espanhol no youtube, que comentou que não precisa da troca mas ele disse que precisa sim, 80 mil km ou 5 anos e sobre os 5 anos esta no CD de serviços da BMW...o óleo envelhece e deixa uma borras....agora, no brasil é impossível achar o Castrol Hyspin asw 10....Tem na BMW a 160,00 o litro e demora 50 dias para chegar

Aqui esta o link: https://www.youtube.com/watch?v=Qf5tSNzGmiI
Sent from my iPhone using Tapatalk

Nunca ouví falar desse espanhol....

Sistemas hidráulicos de baixa temperatura não tem seu óleo deteriorado e/ou oxidado.
Não precisa trocar. A BMW não recomenda em nenhum documento oficial a troca desse óleo.

O nível do teu reservatório de óleo está baixo?
Pediram 50 dias para entregar? Normalmente peças e outras partes demoram cerca de três dias para sair do estoque central e chegar na Concessionária.

QuinnBr
19-05-2020, 17:55
Vi em outros fóruns do tempo, 5 anos.....nem olhei a minha moto mas ela já tem 5 anos....acho que esse tempo é decorrente da situação atual, ou porque é no RJ, ou porque sou do RJ e comprei minha moto em SP porque me deram um desconto maior e ainda tentei com a Autokraft aqui no RJ para eles reconsiderarem, mas aqui é Rio e no final, os profissionais são mais sérios em sampa....kkkkkkkkk

Gnegraes
20-05-2020, 14:46
Vi em outros fóruns do tempo, 5 anos.....nem olhei a minha moto mas ela já tem 5 anos....acho que esse tempo é decorrente da situação atual, ou porque é no RJ, ou porque sou do RJ e comprei minha moto em SP porque me deram um desconto maior e ainda tentei com a Autokraft aqui no RJ para eles reconsiderarem, mas aqui é Rio e no final, os profissionais são mais sérios em sampa....kkkkkkkkk

Ricardo,
Acho que de tudo um pouco...kkkk
Mas 30 dias continua sendo um absurdo.

Gnegraes
20-05-2020, 14:57
Também achava isso até ver um mecânico espanhol no youtube, que comentou que não precisa da troca mas ele disse que precisa sim, 80 mil km ou 5 anos e sobre os 5 anos esta no CD de serviços da BMW...o óleo envelhece e deixa uma borras....agora, no brasil é impossível achar o Castrol Hyspin asw 10....Tem na BMW a 160,00 o litro e demora 50 dias para chegar

Aqui esta o link: https://www.youtube.com/watch?v=Qf5tSNzGmiI
Sent from my iPhone using Tapatalk

Vi o filme do espanhol.

Ele erra ao dizer que ambos os óleos se deterioram.
O fluido de freio (não é um óleo) se oxida devido às altas temperaturas a que é submetido nas pinças do freio a disco.
E é um fluido muito higroscópico. Quando tem mais de 4% de umidade, no aquecimento nas pinças ele chega fácil a mais e 200 graus C, a água muda de estado e passa a vapor formando bolhas e com isso se perde eficiência na transmissão de pressão, ficando aquele efeito de parecer que o manete / pedal do freio está elástico, alguns chamam de "emborrachado"...

Já o óleo hidráulico da embreagem (viscosidade SAE 10W) trabalha em temperaturas baixas, quase ambientes.
Na embalagem você pode anotar o part number 21522455540 dele caso necessite e comprar no CC.

QuinnBr
20-05-2020, 16:54
Valeu Obrigado! abs


Sent from my iPhone using Tapatalk

QuinnBr
21-05-2020, 16:54
São 50! É porque não tem no BR, tem q importar....me falou o cara do setor de peças da Autokraft....

William Jr
13-06-2020, 17:32
Pessoal, vi esse tópico e decidi trocar o óleo da embreagem e os fluidos de freio. O sistema de freio está ok já, mas estou com dificuldade em achar onde abre a sangria do sistema de embreagem. Vou usar o Fork Oil 10w da Motul! A Shakira é uma Premium 2015...abraços família!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

Gnegraes
13-06-2020, 17:44
Pessoal, vi esse tópico e decidi trocar o óleo da embreagem e os fluidos de freio. O sistema de freio está ok já, mas estou com dificuldade em achar onde abre a sangria do sistema de embreagem. Vou usar o Fork Oil 10w da Motul! A Shakira é uma Premium 2015...abraços família!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

William,
Teu nível de óleo de embreagem está baixo no reservatório? Se não estiver, não é necessário trocar, ele não se degrada.
Diferentemente do fluido de freio, ele deve ser trocado em média a cada 2 anos. No Manual da tua moto deve ter a especificação.

William Jr
13-06-2020, 17:49
Obrigado Gnegraes, mas salvo engano o fluido de embreagem troca-se com 5 anos. E aí? Vi alguns colegas dizendo que era bom trocar!
Mais uma vez, obrigado amigo!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

QuinnBr
13-06-2020, 17:57
Pessoal, vi esse tópico e decidi trocar o óleo da embreagem e os fluidos de freio. O sistema de freio está ok já, mas estou com dificuldade em achar onde abre a sangria do sistema de embreagem. Vou usar o Fork Oil 10w da Motul! A Shakira é uma Premium 2015...abraços família!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

Se a tua decisão é mesmo de trocar, o único vídeo que vi, é esse daqui de um espanhol: https://m.youtube.com/watch?v=Qf5tSNzGmiI


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
14-06-2020, 10:15
Obrigado Gnegraes, mas salvo engano o fluido de embreagem troca-se com 5 anos. E aí? Vi alguns colegas dizendo que era bom trocar!
Mais uma vez, obrigado amigo!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

William,

Negativo, veja a tabela da BMW no link em anexo no OneDrive. Aproveite para fazer download dela e arquive com você.
Como em muitos outros pontos da moto, pedem que regularmente seja feita inspeção do sistema hidráulico da embreagem (check hydraulic clutch system) para vazamentos, se aciona corretamente, etc. Não pede nem com 40k km a troca deste óleo.

Óleos hidráulicos de transmissão de pressão em temperaturas ambientes não se degradam. Prensas na indústria funcionam anos a fio sem troca de óleo.
A situação já é diferente com o fluído de freio (não é um óleo) que devido às altas temperaturas na pinça degradam o fluido. Que ainda para atrapalhar é extremamente higroscópico. Alta temperatura e água formam bolhas de vapor de água, que fazem com o que a transmissão de pressão seja parcial, pois parte da força que você exerceu no pedal / manete vai na compressão destas bolhas de vapor, comprometendo e muito a eficiência da frenagem

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfAi7R-WJfpGmAUn8w?e=jwHeTB

William Jr
14-06-2020, 11:29
Ok Gnegraes, obrigado pela aula irmão! Grande abraço

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk