PDA

Ver Versão Completa : Melhor moto para a Volta ao Mundo (RTW)



Henri
17-12-2016, 18:18
Alguns sites de motoaventura trazem discussões sobre qual seria a melhor moto para a desafiadora viagem ao redor do mundo, ou RTW em inglês.

Alguns aspectos a considerar:

1. Tamanho e peso adequados (muitos sugerem motos dual purpose na faixa de 650-800 cc)
2. Boa autonomia e manutenção acessivel (alguns sugerem motos de tecnologia simples, de fácil manutenção)
3. Conforto no dia a dia (pense em 6 meses pilotando nas mais desafiadoras situações)
4. Valor (muitos paises requerem o pagamento de um carnê p entrar c a moto, o qual é proporcional ao seu valor de mercado)
5. Confiabilidade (isso é básico...)
6. Boa no on e off road, pois há trechos na África e Ásia sem asfalto.
7. Segurança (ABS e outros itens são indispensaveis)

Dentre os modelos mais utilizados estão as GS 650-1200, kawa 650, honda 650 xlr, mas há também aqueles que preferem motos de menor cilindrada (XL 250) ou motos clássicas, como a royal enfield 500, inglesa ou indiana.

Uma coisa aprendi viajando mais de 50 mil km solo no Brasil e em 6 países latinoamericanos: menos é mais.

O que vocês acham?

9242

Salar de Uyuni, Bolivia

André M.
17-12-2016, 20:03
Tem o exemplo do Alex Chacon (YouTube) que deu a volta no mundo com a KLR 650, moto muito simples, e se não me engano usa carburador...

Sou a favor de moto mais simples, para uma jornada desse calibre. Não sei se eu aguentaria uma aventura dessa, com uma moto monocilíndrica.

Eu se fosse escolher, acho que eu iria com a F 800 GS Adventure, com rodas raiadas Alpina sem câmara de ar e com alguns acessórios Givi, touratech, etc...

A F 800 gs ADV fica mais ou menos no meio termo, não é a mais simples e também está longe de ser a mais sofisticada...

Já imaginou se uma Multistrada 1200 Adventure der pane eletrônica no meio da África ??? (se der pane na F 800 adv vc tá ferrado também rsrsrsrs )

sal silva
17-12-2016, 21:56
Acho que a KLR da KAWA seria a melhor opção,a moto é carburada e foi moderninada para emitir menos poluentes,só não sei como se comportaria na altitude.O Brasil é um dos poucos países que não comercializa a KLR na America do sul.Nos EUA ela é usada pelo exercito Americano, mas me parece que é movida a diesel.Tenho uma ADV LC,moto muito confortável para viajar com garupa e carga,mas para rodar o mundo não sentiria tanta segurança nela,sou mais um Pé de Boi KLR.

Henri
17-12-2016, 23:34
O problema das monocilindricas é a alta vibração e a fadiga resultante.
Além disso, sua massa reduzida comparada às maiores as tornam mais suscetíveis à oscilações em situações de vento de través (p ex. Patagonia).

9243

Passo Tiwanaco-Moquegua, Peru

Petrel
18-12-2016, 08:01
Moto ideal mesmo pra todas as situações numa viagem desse porte acho que não têm... Pois em países com uma boa infraestrutura a moto ideal seria uma 1200 top, super confortável e segura... Já nos trechos sem infraestrutura nenhuma, uma carburada seria ideal e mesmo assim, dependendo do local, até uma corrente quebrada já complica!!!!

Grande abraço!!!
Petrel

sal silva
18-12-2016, 08:21
Essa é uma discussão que vai longe hehehe.Para viajar o mundo acho que o cara deve ter um P preparo físico , entender bem de mecânica e conhecer muito sua moto e seus macetes,ai fica mais bem mais fácil não entrar em roubadas.Em alguns videos na internete vemos esses aventureiros desmontando o motor no meio do nada,acho que o cara sabe o que esta fazendo rs.

sal silva
18-12-2016, 08:32
Eu tenho contato pelo face com um senhor de 68 anos muito conhecido como Proféta,ele viaja a mais de 30 anos em uma Honda ML 1985 que tem mais de 600 mil k em viagens pelo Brasil e America do sul.Outro dia batendo um papo sobre corrente de transmissão, o simpatico senhor me falou que só usa em sua ML corretes da marca Regina,acho que o coroa conhece todos os pontos fracos de sua motocicleta, e é assim que o Motociclista de aventura tem que ficar atento para minimizar os problemas.

sascencio
18-12-2016, 10:06
Acho que para qualquer tipo de aventura o ideal é a simplicidade, leveza, capacidade de encarar vários tipos de piso, conforto e a facilidade de manutenção/peças disponíveis.

Quanto mais sofisticada a moto, maior a dificuldade de se fazer manutenção e encontrar peças.

Não sei dizer qual a moto mais apropriada, mas pela quantidade de motos vendidas no mundo inteiro, entre outras, talvez a BMW F800 seja uma séria candidata.

André M.
18-12-2016, 13:00
Esse chinês deu a volta no mundo de GS 1200... apostou no conforto e segurança



http://youtu.be/GSb6uArECS0

Rromagnani
18-12-2016, 13:25
Essa é uma discussão que vai longe hehehe.Para viajar o mundo acho que o cara deve ter um P preparo físico , entender bem de mecânica e conhecer muito sua moto e seus macetes,ai fica mais bem mais fácil não entrar em roubadas.Em alguns videos na internete vemos esses aventureiros desmontando o motor no meio do nada,acho que o cara sabe o que esta fazendo rs.

Po Sal, desmontar o moto inteira não é difícil! Difícil mesmo é montar novamente! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
18-12-2016, 13:50
Esse chinês deu a volta no mundo de GS 1200... apostou no conforto e segurança



http://youtu.be/GSb6uArECS0

Bem,faltou bastante para dar a volta ao mundo,mas fico feliz pela minha GS 1200lc ter aguentado bem essa etapa sem problemas.Gs é uma P moto,mas para dar a volta ao mundo(bem dada),acho que pelo custo de peças e manutenção é uma moto muito cara.Pela pinta o Ching Ling tem bala na agulha rs

sal silva
18-12-2016, 13:57
Po Sal, desmontar o moto inteira não é difícil! Difícil mesmo é montar novamente! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
Roma,foi esse Australiano que abriu o motor da Harley no meio do mato .Ai vem um mala e fala,mas faltou a Groelândia e um pedaço da Russia kkkkkkk
http://viagemdemoto.com/index.php?option=com_content&view=article&id=579:volta-ao-mundo-numa-harley-davidson&catid=111:volta-ao-mundo-de-moto&Itemid=254

Henri
18-12-2016, 14:31
Outros aspectos importantes, como foi dito, além do bom preparo físico e psicológico do piloto, sao a confiança na moto e nos equipamentos, ter uma marca/modelo que tenha boa assistência mundial (a BM tem), e, 'last but not least', sorte.

9244

Canon de Colca, Peru

sal silva
18-12-2016, 14:56
Eu sou da antiga,nao tenho nada contra as novas BMW,Triumphs,Hondas,Yamahas ETC,mas essa parafernalha eletrônica e dependência de concessionaria não me passam nenhuma confiança.Quanto mais simples melhor,mais liberdade,esse é o jeito que as coisas funcionam.

André M.
18-12-2016, 16:23
A Honda XR 650L com um tanque maior, talvez seja uma boa moto para rodar o planeta..

sal silva
18-12-2016, 17:51
A Honda XR 650L com um tanque maior, talvez seja uma boa moto para rodar o planeta..

Muito boa moto,mesmo ultrapassada ainda vende muito nos EUA.Infelizmente nem a KLR nem a XR 650l não estão disponíveis em nosso mercado.

André M.
18-12-2016, 18:23
Pois é Sal,

Uma pena essas motos não venderem aqui...A única representante dessa classe 600 cc (motos congeladas no tempo)aqui no Brasil seria a Trexx Dunna 650, porém a confiabilidade mecânica dela seria uma enorme loteria..

As principais vantagens da Kawa em relação a XR 650L seria ao meu ver, a proteção aerodinâmica e o tanque maior...Eu imagino que a confiabilidade mecânica da XR seja algo invejável.

Petrel
18-12-2016, 18:58
Eitaaaa mundão grande sôoooo!!!!!

Grande abraço!!!
Petrel

sal silva
18-12-2016, 20:11
[QUOTE=André M.;88782]Pois é Sal,

Uma pena essas motos não venderem aqui...A única representante dessa classe 600 cc (motos congeladas no tempo)aqui no Brasil seria a Trexx Dunna 650, porém a confiabilidade mecânica dela seria uma enorme loteria..

As principais vantagens da Kawa em relação a XR 650L seria ao meu ver, a proteção aerodinâmica e o tanque maior...Eu imagino que a confiabilidade mecânica da XR seja algo invejável.[/QUOTE

Sorte dos gringos que tem oportunidade para escolher entre a tecnologia e a confiabilidade destas lendas do passado.Na Argentina vi a KLR para vender e algumas rodando,mas o preço é proibitivo,nao acreditei.].Essa trecoxx Dunna que voce falou eu vi no salao duas rodas do ano passado,com certeza não tem condição.

Rromagnani
18-12-2016, 22:00
Trexx Dunna 650, porém a confiabilidade mecânica dela seria uma enorme loteria.

Errado André... loteria vc. Tem chance de ganhar! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Henri
18-12-2016, 22:06
A GS 800 é uma boa candidata, com pequenas modificações:

1. bolha touring, p reduzir a fadiga
2. kit outex tubeless, para facilitar conserto de furos
3. banco baixo com almofada de gel - quem já fez viagens superiores a 10 mil km sabe o que estou falando
4. pneu 50-50 on-off road, como o tkc 70 conti ou heidenau Scout
5. pouca bagagem: menos é mais...

9245

Rota do Che, Bolivia

André M.
18-12-2016, 22:17
Errado André... loteria vc. Tem chance de ganhar! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro


E não é que você tem razão... rsrsrs


P.ALMEIDA
19-12-2016, 16:05
Suzuki DR650, resistente, simples, carburada, muitas peças Honda, mas o problema é achar uma inteira ainda......

André M.
19-12-2016, 16:28
Pensei na tenere 660... mas acho que as carenagents dela desmontariam no meio do caminho...
Se a corrente dela quebrar igual as das XTs 660... :rolleyes::rolleyes:

Petrel
19-12-2016, 20:15
Falando sério, eu confiaria na Vstrom pra essa missão!!!

Grande abraço!!!
Petrel

André M.
19-12-2016, 21:33
O problema da V Strom seria nos lugares mais off road...Aí dependeria muito da habilidade do condutor.. isso considerando a V strom XT.

Petrel
20-12-2016, 09:49
Isso aí André, porém em termos de confiabilidade mecânica e conforto entre as médias cc, ela é na minha opinião a moto!!!!

Grande abraço!!!
Petrel

PabloTiago
20-12-2016, 10:58
Henri, bom dia
Vc utiliza esse kit outex tubeless??
Qual a sua opinião?

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Henri
20-12-2016, 14:16
Henri, bom dia
Vc utiliza esse kit outex tubeless??
Qual a sua opinião?

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Oi Pablo,
O kit é ótimo. Não vaza e o aro fica sem câmara.
Para uma vedação melhor, esmerilhei a cabeça dos raios antes de aplicar as fitas.
Pesquise outex tubeless gs800 no Google.
ABS,