PDA

Ver Versão Completa : Afinal, como é que se estica a corrente da moto?



MarcioT
18-01-2017, 20:41
Tenho lido tantos comentários em vários lugares e algo que deveria ser uma operação simples como esticar a corrente da moto tem várias metodologias que me deixam intrigado. Daí resolvi lançar este tópico.
Pelo manual da F800GS:(resumidamente)
1 - Coloca a moto no cavalete central, solta as porcas
2 - Desce a moto para o apoio lateral (pezinho)
3 - Faz o ajuste da corrente pelos parafusos de ajustes em cada lateral
4 - verifica se a corrente ficou com a folga de até 40mm
5 - Aperta os parafusos da guia, coloca no cavalete e aperta a porca da roda

Acontece que já li que o correto é fazer o ajuste com o piloto montado na moto?! Então seriam necessário 02 pessoas para fazer o ajuste da corrente!!!!??.
Outro dizem ainda que se for andar com garupa, o ajuste devería ser com o piloto e o garupa montados na moto!!!!??? Nesse caso seriam então 03 pessoas para essa operação!!,.?.
Devo então presumir que quando estiver sem garupa devo reajustar a corrente? Absurdo é claro.....
Afinal, qual a maneira correta?!!?.?

PabloTiago
18-01-2017, 21:14
A folga de 35 a 45mm ja contempla todo o curso da suspensão. Então o correto é seguir o manual.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Alex Oli
19-01-2017, 08:44
Eu entendo que essa folga do manual é suficiente para não deixar a corrente esticada demais quando tiver alguém montado. Pode ver que é uma folga grande, a corrente chega muito perto de bater no braço da suspensão. Então tudo pode ser feito por uma única pessoa.

sal silva
19-01-2017, 09:51
Complicado,pior que tem as bagagens e a garupa pode variar de 50 a 120 arrobas kkkkkk.Melhor seguir o manual,ou comprar uma moto com cardã rs

MarcioT
19-01-2017, 11:00
Na realidade não é complicado, é claro que o correto é seguir o que o manual diz.
É que fico admirado sobre como as vezes situações simples tornam-se complexas, apenas por especulações que vão sendo criadas, e por "mecânicos" que criam métodos sem qualquer razão ou coerência que justifiquem isso.
Valeu pela participação e ajuda na elucidação deste quase mistério!

sascencio
19-01-2017, 11:19
Sem mistério, só seguir o manual e deixar a folga especificada... não tem erro.

sal silva
19-01-2017, 12:29
Uma vez vi um mecânico de CC colocar o cabo de uma chave catraca entre a coroa e a corrente (GS 800),isso dava a folga correta, depois apertava a porca.Cada um tem um macete,mas melhor mesmo é seguir o manual e com experiência e observaçao ir dando ajustes para melhorar.

PabloTiago
19-01-2017, 19:24
Sal, esse macete da chave entre a coroa e a corrente e usado pra forçar a roda nos batentes, dessa forma vc te certeza q os dos lados estão encostados nos batentes. Muito pratico, não tem q ficar chutando a roda!!! Kkkkkkkkkk!!

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

lgbarcelos
22-01-2017, 16:44
Alguém tem uma foto desse macete??


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mpolatti
23-01-2017, 05:22
Uma vez vi um mecânico de CC colocar o cabo de uma chave catraca entre a coroa e a corrente (GS 800),isso dava a folga correta, depois apertava a porca.Cada um tem um macete,mas melhor mesmo é seguir o manual e com experiência e observaçao ir dando ajustes para melhorar.
Sal, isso de colocar a chave serve para garantir que o eixo mantenha alinhado com os parafusos do esticador enquanto é apertado. Tem gente que desalinha a roda durante esse processo.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

sal silva
23-01-2017, 10:14
Pessoal,vi o mecânico fazendo isso,mas foi tao rápido que não percebi os detalhes.Talvez,o Polatti tenha uma foto.

Mpolatti
23-01-2017, 14:49
Não tenho foto, mas não tem segredo! Quando for reapertar a porca do eixo (100 nm de torque), é recomendável colocar 1 chave entre a corrente e a coroa traseira, pela parte de baixo. Isso evita que o torque na porca desalinhe a roda, pois trava a corrente e acaba fazendo o torque empurrar o eixo contra as cabeças dos parafusos de regulagem, garantindo que não haja folgas. É muito importante medir os 2 parafusos que devem estar com exatamente a mesma medida para que a roda traseira fique alinhada com a moto.


Enviado de meu D6643 usando Tapatalk