PDA

Ver Versão Completa : Sul de Minas



julianogar
31-01-2017, 08:57
Algum passeio planejado para região do sul de minas/serra da Mantiqueira?

P.ALMEIDA
31-01-2017, 12:27
Agora estou de ressaca pós viagem.....mas se gostar de curvas não deixa de ir pra Itamonte (entrada pela Dutra) e Caxambu....

mdmsilva
02-02-2017, 09:07
Algum passeio planejado para região do sul de minas/serra da Mantiqueira?
Eu indicaria ir pela 381, via Monte Verde. Ou até Caxambu.

Estive na primeira semana de janeiro.

Em Itatiaia o pedágio foi 6,90 por moto.

A entrada no Parque Nacional Itatiaia custou 16,00.

Tem muita coisa pra ver naqueles lados de Itamonte/Itatiaia.

Pesquise sobre a Volta dos 80.9296

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

luiz baum
15-07-2021, 00:34
Agora estou de ressaca pós viagem.....mas se gostar de curvas não deixa de ir pra Itamonte (entrada pela Dutra) e Caxambu....

Casualmente hoje andei aí.
Saí de São Lourenço e fui até a Dutra para em seguida subir até a rampa de voo livre de Visconde de Mauá.
Aí retornei para São Lourenço.
Deu quase 300 km.
Curva, curva e curva.

Em 1977 fui até o abrigo Rebouças de RD 350...
Dormi 2 noites em barraca com temperaturas negativas.

Desde então só hoje retornei a esta lindíssima região.

Luiz Baum

luiz baum
16-07-2021, 01:01
Dando continuidade ao rolê, hj fui ao parque Itatiaia.

A moto estava na melhor condição para ir até lá: pneus novos!

Chamar de estrada o acesso ao parque não reflete a realidade.
Num mapa topográfico o caminho seria classificado como um "leito carroçável".

Ir de carro comum é algo a ser pensado.

A verdade é que o visual e a energia do local superam as dificuldades!

Luiz Baum

Reiner
16-07-2021, 07:28
Bom dia Luiz, belo passeio, mas, cadê as fotos????

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
16-07-2021, 07:38
Dando continuidade ao rolê, hj fui ao parque Itatiaia.

A moto estava na melhor condição para ir até lá: pneus novos!

Chamar de estrada o acesso ao parque não reflete a realidade.
Num mapa topográfico o caminho seria classificado como um "leito carroçável".

Ir de carro comum é algo a ser pensado.

A verdade é que o visual e a energia do local superam as dificuldades!

Luiz Baum


Olá Luiz,

Você está se referindo à estradinha que sai da Garganta do Registro na BR-354 e vai até o Abrigo Rebouças nas Prateleiras?

Gnegraes
16-07-2021, 15:13
Há uns anos atrás com um grupo de amigos, todos de Land Rover Defender, fizemos a volta ao maciço das Agulhas Negras.
Estávamos baseados em um hotel em Maringá, Distrito de Visconde de Mauá, às margens do Rio Preto que faz a divisa MG-RJ.
Maringá por sinal é muito mais aprazível e com mais coisas para conhecer, visitar e passear do que Visconde de Mauá, mais cheia dos trelelés e de gente.

Essa volta ao maciço durou um dia inteiro, pois há trechos bem acidentados e com exceção da Via Dutra e da BR-354 que liga a Dutra a Itamonte, só estradinha de terra e muita pedra.
É um passeio muito bonito, entrando em rincões de difícil acesso, entrando e cruzando fazendas e fora do radar da maioria, lugar meio perdido no mundo.

Saindo de Maringá, estrada de terra passando por Vale das Flores, Mirantão, Santo Antonio, Campo Grande, Capivara, Fragaria, Brejo da Lapa e chegando ao asfalto da BR-354.
Sai-se à esquerda em direção ao passo da serra na Garganta do Registro para em seguida entrar no Parque de Itatiaia. Estrada de pedra pesada, muita rocha solta, tem de se andar muito devagar, até chegar ao ponto de estacionamento de veículos e ir a pé até o Abrigo Rebouças para quem vai subir nas Prateleiras. O Platô do Abrigo Rebouças está a 2.350m de altitude.
Daí volta-se ao asfalto na BR-354 e se desce até a Dutra, em seguida Itatiaia e subida da serra para Visconde de Mauá e Maringá.

Saindo de Maringá em direção a Mirantão há um maravilhoso Museu 2 Rodas, em muita coisa interessante de se ver.

Excelente passeio para se fazer em grupo.

Rromagnani
16-07-2021, 18:39
Dando continuidade ao rolê, hj fui ao parque Itatiaia.

A moto estava na melhor condição para ir até lá: pneus novos!

Chamar de estrada o acesso ao parque não reflete a realidade.
Num mapa topográfico o caminho seria classificado como um "leito carroçável".

Ir de carro comum é algo a ser pensado.

A verdade é que o visual e a energia do local superam as dificuldades!

Luiz Baum

[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]. Excelente passeio…. Umas fotos cairiam bem no post… [emoji849][emoji849][emoji849]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

luiz baum
16-07-2021, 20:43
Olá Luiz,

Você está se referindo à estradinha que sai da Garganta do Registro na BR-354 e vai até o Abrigo Rebouças nas Prateleiras?

Exatamente!

Luiz Baum

Gnegraes
17-07-2021, 10:30
Há uns anos atrás com um grupo de amigos, todos de Land Rover Defender, fizemos a volta ao maciço das Agulhas Negras.
Estávamos baseados em um hotel em Maringá, Distrito de Visconde de Mauá, às margens do Rio Preto que faz a divisa MG-RJ.
Maringá por sinal é muito mais aprazível e com mais coisas para conhecer, visitar e passear do que Visconde de Mauá, mais cheia dos trelelés e de gente.

Essa volta ao maciço durou um dia inteiro, pois há trechos bem acidentados e com exceção da Via Dutra e da BR-354 que liga a Dutra a Itamonte, só estradinha de terra e muita pedra.
É um passeio muito bonito, entrando em rincões de difícil acesso, entrando e cruzando fazendas e fora do radar da maioria, lugar meio perdido no mundo.

Saindo de Maringá, estrada de terra passando por Vale das Flores, Mirantão, Santo Antonio, Campo Grande, Capivara, Fragaria, Brejo da Lapa e chegando ao asfalto da BR-354.
Sai-se à esquerda em direção ao passo da serra na Garganta do Registro para em seguida entrar no Parque de Itatiaia. Estrada de pedra pesada, muita rocha solta, tem de se andar muito devagar, até chegar ao ponto de estacionamento de veículos e ir a pé até o Abrigo Rebouças para quem vai subir nas Prateleiras. O Platô do Abrigo Rebouças está a 2.350m de altitude.
Daí volta-se ao asfalto na BR-354 e se desce até a Dutra, em seguida Itatiaia e subida da serra para Visconde de Mauá e Maringá.

Saindo de Maringá em direção a Mirantão há um maravilhoso Museu 2 Rodas, em muita coisa interessante de se ver.

Excelente passeio para se fazer em grupo.


Mapa da região do maciço de Itatiaia - ponta leste da Serra da Mantiqueira.

Penedo está a 5km da Dutra, depois mais 28km de serra asfaltada até Visconde Mauá.

10918