PDA

Ver Versão Completa : Rolamento Da Caixa de Direção



abseng
18-02-2017, 05:43
Bom dia
Tenho uma F800GSA 2015, todas as revisões feitas em concessionária BMW e ainda na Garantia de fábrica.
Na última revisão que eu fiz, comentei que a direção dava umas "travadas" quando esterçava de um lado ao outro com ela parada. Quando digo "travada" me refiro a sentir pequenas endurecidas durante o movimento, mas nada que impeça girar o guidão.
O mecânico desmontou a direção e detectou que as paredes dos rolamentos da caixa de direção estão danificadas. Ele falou "mais adiante teremos que trocar", mas não era uma condição grave.
Gostaria de saber se esse tipo de defeito não deveria ser corrigido dentro da GARANTIA, sem custos para mim?
Obs: Eu nunca fiz offroad, nem muito menos atravesso rios com a moto...

ftavares
18-02-2017, 06:32
Bom dia
Tenho uma F800GSA 2015, todas as revisões feitas em concessionária BMW e ainda na Garantia de fábrica.
Na última revisão que eu fiz, comentei que a direção dava umas "travadas" quando esterçava de um lado ao outro com ela parada. Quando digo "travada" me refiro a sentir pequenas endurecidas durante o movimento, mas nada que impeça girar o guidão.
O mecânico desmontou a direção e detectou que as paredes dos rolamentos da caixa de direção estão danificadas. Ele falou "mais adiante teremos que trocar", mas não era uma condição grave.
Gostaria de saber se esse tipo de defeito não deveria ser corrigido dentro da GARANTIA, sem custos para mim?
Obs: Eu nunca fiz offroad, nem muito menos atravesso rios com a moto...
Manda o cara trocar. Diga que isso afeta a condução e que pode provocar um acidente.
Quando acabar a garantia vai te custar umas 900 pilas.
A minha deu fora da garantia.
Agora, pelamordedeus! O cara abre, diz que tá ruim e não troca o rolamento?!?!

Um abraco

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

sal silva
18-02-2017, 08:19
Claro que tem que trocar,mas tudo vai depender da CC,se eles alegarem mau uso nao tem xurumelas.É um absurdo mesmo uma CC BMW abrir a caixa e falar que dá para rodar mais um pouco kkkk,isso é brasil.

Alex Oli
18-02-2017, 09:07
Talvez nem digam que é mal uso e sim desgaste natural da peça e não troquem pela garantia. Aconteceu isso com minha citycom.

sal silva
18-02-2017, 10:13
Talvez nem digam que é mal uso e sim desgaste natural da peça e não troquem pela garantia. Aconteceu isso com minha citycom.

Desgaste natural? Até os rolamentos de uma Bike chinesa duram mais que isso.O problema é que tudo custa muito caro e estamos nos acostumando com a baixa qualidade da maioria das peças destas montadoras.Nada como um Toyota Corolla,pena que eles não fazem motos.Tenho um com mais de 8 anos de uso,nao queimou nem uma lâmpada de pisca heheh,somente uma bomba de combustível,por causa da nossa gasolina de péssima qualidade.

rodpcastro
18-02-2017, 17:29
Gente, rolamentos, mesmo os da mesa, não tem nenhum motivo de pagar 900 reais! São facílimos de encontrar tendo o código. E inclusive se pode comprar de marcas melhores que os que a BMW usa, como SKF e NTK.

Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk

ftavares
18-02-2017, 17:46
Gente, rolamentos, mesmo os da mesa, não tem nenhum motivo de pagar 900 reais! São facílimos de encontrar tendo o código. E inclusive se pode comprar de marcas melhores que os que a BMW usa, como SKF e NTK.

Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk
Sim, mas é o que cobram na CC. Eu fiz fora e gastei 400 pilas: 250 do rolamento e 150 da mão de obra.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

rodpcastro
18-02-2017, 19:27
Paguei menos de 100 pila pelos 2 rolamentos, se bem lembro. Inclusive comprei errado e acabei com os rolamentos da mesa da 1200GS, que depois vendi. Mas tanto os da 1200GS quanto os da 800R não chegaram nem na metade dos 250 pilas que te cobraram.

Fiz o serviço com amigos. É trabalhoso e requer local e suportes para a moto ficar sem as bengalas.

Alex Oli
19-02-2017, 07:43
Desgaste natural? Até os rolamentos de uma Bike chinesa duram mais que isso.O problema é que tudo custa muito caro e estamos nos acostumando com a baixa qualidade da maioria das peças destas montadoras.Nada como um Toyota Corolla,pena que eles não fazem motos.Tenho um com mais de 8 anos de uso,nao queimou nem uma lâmpada de pisca heheh,somente uma bomba de combustível,por causa da nossa gasolina de péssima qualidade.

No meu caso a city tava com uns 9kkm e disseram ser desgaste natural, se estivesse com menos de 3kkm talvez tivessem trocado pela garantia. O fato foi que eu acabei trocando só com 27kkm e com 32 já estava com calo. A suspensão dela é muito curta, a moto meio pesadinha e a ruas esburacadas não ajudam.
Minha f800gsa está com 15kkm e caixa de direção perfeita.

Lemão BM
20-02-2017, 12:46
pessoal recentemente eu troquei o Rolamento da caixa de direção, minha moto esta com 50 mil km, comprei SKF paguei nos dois rolamento R$ 170,00 da Marca SKF, no caso da minha moto é 2013/2014 a medida do rolamento 28 x 52 x 16, comprei aqui em Campinas na RS Queiros telefone 19 - 3236 4999, como meu mecânico esta trocando outras peças não sei exatamente o valor só para trocar o rolamento mas acredito que seja por volta de uns R$ 150 a R$ 200,00 no máximo, detalhe o mecânico comentou que as vezes esse rolamento vem muito apertado da montadora e que isso ocasiona um desgaste prematuro já que o mesmo está trabalhando fora do recomendado.9312

danilo4820
03-03-2017, 12:14
Ja tive problemas com caixa de direção numa harley, mas independente da marca o que estraga rolamento é agua e também falta de lubrificação, na maioria dos rolamentos vem com pouca graxa ou as vezes nem vem, somente um gel para não enferrujar. Na minha gs tirei a tampa da mesa tinha muita ferrugem, mas as esferas estavam secas. mesmo sem remover o rolamento, como não havia indícios de danos, lavei com wd-40 para remoção da graxa velha, deixei secar e apliquei graxa grafitada até vazar, limpei a blindagem e montei a tampa novamente.

Na harley dava pequenas travadas, ao desmontar o anel que limita os roletes estava quebrado e os roletes livres travaram, ao abrir o rolamento tava seco, não tinha nada de graxa.

sal silva
03-03-2017, 13:32
Ja tive problemas com caixa de direção numa harley, mas independente da marca o que estraga rolamento é agua e também falta de lubrificação, na maioria dos rolamentos vem com pouca graxa ou as vezes nem vem, somente um gel para não enferrujar. Na minha gs tirei a tampa da mesa tinha muita ferrugem, mas as esferas estavam secas. mesmo sem remover o rolamento, como não havia indícios de danos, lavei com wd-40 para remoção da graxa velha, deixei secar e apliquei graxa grafitada até vazar, limpei a blindagem e montei a tampa novamente.

Na harley dava pequenas travadas, ao desmontar o anel que limita os roletes estava quebrado e os roletes livres travaram, ao abrir o rolamento tava seco, não tinha nada de graxa.

Danilo,é fácil fazer essa manutenção ou complicado?

danilo4820
03-03-2017, 17:31
Danilo,é fácil fazer essa manutenção ou complicado?

Da harley foi porque eu saquei o rolamento. Não é que seja difícil, é trabalhoso.

Quando vou mexer na moto numa manutenção como essa eu tiro toda a carenagem, para se caso escapar alguma ferramenta não ter chance de risco.
Confiro se tenho na mão todas as ferramentas que vou precisar.

Da minha GS, eu só tirei o emblema da bmw, tirei o anel de pressão, tirei o retentor de borracha, "lavei"com wd-40 dexei secar, tirei qualquer residuo liquido com ar comprimido, lavei com gasolina, novamente ar comprimido.
Depois de limpo e seco, apliquei graxa grafitada, empurrei o máximo possível para dento. e antes de colocar a blindagem de novo coloquei uma camada generosa de graxa. coloquei a blindagem, o anel de pressão. Espalhei um pouco de graxa sobre tudo (o que acho bom da graxa grafitada é que ela repele a agua, diminuindo risco de infiltração.

Se voce for trocar os rolamentos, como ele é cônico, a parte de dentro sai fácil, ruim é tirar o anel externo. Eu tirei fácil com uma maquina de solda, fiz um risco com a solda em torno do anel todo, o metal encolhe o rolamento sai fácil fácil.
Para colocar o anel externo novo, meleca ele inteiro com graxa, posiciona ele, coloca o anel velho em cima e bate só no anel velho para não danificar o novo.

Se tiver alguma duvida só chamar

sal silva
03-03-2017, 19:15
Da harley foi porque eu saquei o rolamento. Não é que seja difícil, é trabalhoso.

Quando vou mexer na moto numa manutenção como essa eu tiro toda a carenagem, para se caso escapar alguma ferramenta não ter chance de risco.
Confiro se tenho na mão todas as ferramentas que vou precisar.

Da minha GS, eu só tirei o emblema da bmw, tirei o anel de pressão, tirei o retentor de borracha, "lavei"com wd-40 dexei secar, tirei qualquer residuo liquido com ar comprimido, lavei com gasolina, novamente ar comprimido.
Depois de limpo e seco, apliquei graxa grafitada, empurrei o máximo possível para dento. e antes de colocar a blindagem de novo coloquei uma camada generosa de graxa. coloquei a blindagem, o anel de pressão. Espalhei um pouco de graxa sobre tudo (o que acho bom da graxa grafitada é que ela repele a agua, diminuindo risco de infiltração.

Se voce for trocar os rolamentos, como ele é cônico, a parte de dentro sai fácil, ruim é tirar o anel externo. Eu tirei fácil com uma maquina de solda, fiz um risco com a solda em torno do anel todo, o metal encolhe o rolamento sai fácil fácil.
Para colocar o anel externo novo, meleca ele inteiro com graxa, posiciona ele, coloca o anel velho em cima e bate só no anel velho para não danificar o novo.

Se tiver alguma duvida só chamar

Valeu Danilo,mas pelo que entendi essa manutenção sem desmontar a mesa no máximo vai lubrificar o rolamento de cima,mas o outro vai continuar seco.De qualquer maneira já é alguma coisa.Obrigado.

rodpcastro
03-03-2017, 20:08
Não seria um grande drama lubrificar os dois. Só que vai requerer a desmontagem da mesa superior, e alguma forma de suportar a moto com a frente erguida e "solta".

Para soltar a mesa superior da minha F800R basta soltar dois parafusos em cada ponta lateral da mesa, mais um no centro dela (na lateral) e o principal no centro, debaixo do símbolo.

Solta a mesa, basta elevar a moto, suportando o motor por baixo, para que o todo o conjunto dianteiro possa descer, expondo o rolamento cônico inferior para lubrificação.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

danilo4820
04-03-2017, 21:59
Para liberar a frente da GS eu coloco ela no cavalete central e um macaco (garrafa) e uma peça de madeira, posiciono bem, na parte da frente do protetor de cárter. Consegui deixar bem firme, não é o ideal, mas funcionou.

As vezes é porque eu gosto de ficar mexendo na moto, mas pra mim isso não é serviço é terapia