PDA

Ver Versão Completa : Protetor e bolha eu mesmo fiz



Pablo
15-03-2017, 21:18
Como sou designer de produto, fui lá e eu mesmo fiz minhas peças. Comecei pelo protetor de farol e bolha.

Nas fotos vcs verão os protótipos como estão ficando. Assim vejo a furação, os encaixes, as medidas e se tá batendo com os desenhos que fiz no solidworks. Confesso que isso é uma cachaça. Já somos apaixonados por motos e quando é construído e feito com exclusividade e personalizada, é melhor ainda. Não achei em lugar algum a marca da F700GS pronta em vetor. Aí fui lá e tirei uma foto do meu celular memo, da marca que está na moto, ajustei e redesenhei a marca. Ficou muito legal. Depois dos ajustes vou fazer o corte a laser em policarbonato de 3mm ou 4mm da bolha, vou moldar por calor e depois vou testar a 130km/h. Com o protetor do farol devo fazer também em policarbonato de 4mm. E com corte a laser da pra personalizar. A bolha por exemplo coloquei meu nome e a placa da moto, bem como o estado e o país. O tamanho dela ficou muito alta, já diminui pra ficar mais ou menos na altura dos retrovisores. Ficou parecendo um aliem. Lógico que o protótipo fiz numa chapa preta de PS só pra ver o volume e a forma curva.93659366936793689369937093719372937393749375 937693779378


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
15-03-2017, 22:28
Mandou bem, poderia até fabricar para venda.

marciof
15-03-2017, 22:40
Ei Pablo, primeiro de tudo parabéns pelo capricho e competência. A qualidade é digna de um produto comercial de mercado.
Sobre a bolha, seguem algumas dicas pra ajudar teu projeto.
Na F800GS o pessoal que pega muita estrada costuma comprar a bolha da Criativa.. é tão grande que dá pra chamar de parabrisa. Só que somente a bolha mais alta fica muito instável e causa turbulência.. então é necessário um suporte metálico preso na base do farol pra dar sustentação...algo como a GS Adv tem de fábrica.
Quando eu tinha a G650 comprei uma bolha alta produzida artesanalmente por um parceiro do fórum.. ele mesmo ja avisava que equacionar a altura da bolha com inclinação e altura do piloto são coisas de tentativa e erro.. já que numa empresa de grande porte se pode investir em teste dinâmico de resistência ao vento e etc.
Então a sugestão dele (Rafael) era pra não exagerar na altura.. melhor uma mais baixa e estável do que uma muito alta e flexível.
Mande bala cara... desse hobby pode sair um bom negócio.



Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Pablo
15-03-2017, 23:21
Ei Pablo, primeiro de tudo parabéns pelo capricho e competência. A qualidade é digna de um produto comercial de mercado.
Sobre a bolha, seguem algumas dicas pra ajudar teu projeto.
Na F800GS o pessoal que pega muita estrada costuma comprar a bolha da Criativa.. é tão grande que dá pra chamar de parabrisa. Só que somente a bolha mais alta fica muito instável e causa turbulência.. então é necessário um suporte metálico preso na base do farol pra dar sustentação...algo como a GS Adv tem de fábrica.
Quando eu tinha a G650 comprei uma bolha alta produzida artesanalmente por um parceiro do fórum.. ele mesmo ja avisava que equacionar a altura da bolha com inclinação e altura do piloto são coisas de tentativa e erro.. já que numa empresa de grande porte se pode investir em teste dinâmico de resistência ao vento e etc.
Então a sugestão dele (Rafael) era pra não exagerar na altura.. melhor uma mais baixa e estável do que uma muito alta e flexível.
Mande bala cara... desse hobby pode sair um bom negócio.



Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Pois é Marcio. Estou percebendo isso. Já diminui no desenho que vou cortar na laser. Amanhã devo comprar um retalho de policarbonato de 3mm pra que possa fazer o teste de modelação curva com calor e depois o da velocidade e como o vento vai bater em mim. Mas valeu muito pelas sugestões. Quanto mais experiências receber mais bacana o resultado. E se depender do padrão que quero obter e ficar legal posso pensar em produzir sob demanda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rromagnani
16-03-2017, 06:45
Posso dar uma sugestão? Um defletor resolve totalmente a turbulência e a bolha não precisa ser tão alta! Veja o modelo de bolha da KtM 1290... o próprio formato dela cria um defletor em peça única e embora nunca tenha andado em uma, tenho certeza que a turbulência da moto é bem baixa! https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170316/4eb6616069ee722f59ca7f19e7679c6a.jpg


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Pablo
16-03-2017, 07:44
Posso dar uma sugestão? Um defletor resolve totalmente a turbulência e a bolha não precisa ser tão alta! Veja o modelo de bolha da KtM 1290... o próprio formato dela cria um defletor em peça única e embora nunca tenha andado em uma, tenho certeza que a turbulência da moto é bem baixa! https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170316/4eb6616069ee722f59ca7f19e7679c6a.jpg


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Vou fazer isso então. Vou criar essa forma reta na parte superior, assim ficará tipo essa da KTM.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Guiraldeli
29-03-2017, 07:49
Opa.. estou de olho, assim que desemvolver e testar posta para nós dar uma olhada... abraços.....

MarcioT
29-03-2017, 22:19
Posso dar uma sugestão? Um defletor resolve totalmente a turbulência e a bolha não precisa ser tão alta! Veja o modelo de bolha da KtM 1290... o próprio formato dela cria um defletor em peça única e embora nunca tenha andado em uma, tenho certeza que a turbulência da moto é bem baixa! https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170316/4eb6616069ee722f59ca7f19e7679c6a.jpg


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Caramba, que moto bonita este modelo da KTM!,,

MarcioT
29-03-2017, 22:30
[QUOTE=MarcioT;91309]Caramba, que moto bonita este modelo da KTM 1290 adventure!
Nunca havia prestado muito atenção nela, mas vendo esta foto, reconsiderei meu pensamento de que não teria intenção de trocar minha moto por uma 1200....
Interessante que a KTM não se rende ao eixo cardãn mesmo para esse modelo!?
Outra coisa custa € 16700,00 uns r$ 60.000,00 na europa......

sal silva
29-03-2017, 23:01
[QUOTE=MarcioT;91309]Caramba, que moto bonita este modelo da KTM 1290 adventure!
Nunca havia prestado muito atenção nela, mas vendo esta foto, reconsiderei meu pensamento de que não teria intenção de trocar minha moto por uma 1200....
Interessante que a KTM não se rende ao eixo cardãn mesmo para esse modelo!?
Outra coisa custa € 16700,00 uns r$ 60.000,00 na europa......

Anda muito,mas é um trambolho,dizem que não é tao boa de off.Quanto a corrente,ela é mais apropriada para off road e o custo do cardã para a montadora é maior,elevando o preço da moto.

Rromagnani
30-03-2017, 07:02
[QUOTE=MarcioT;91309]Caramba, que moto bonita este modelo da KTM 1290 adventure!
Nunca havia prestado muito atenção nela, mas vendo esta foto, reconsiderei meu pensamento de que não teria intenção de trocar minha moto por uma 1200....
Interessante que a KTM não se rende ao eixo cardãn mesmo para esse modelo!?
Outra coisa custa € 16700,00 uns r$ 60.000,00 na europa......

Vi essa moto ao vivo outro dia no Shopping Serra Azul e a achei bonita, mas bem mais magra que a ADV. Pediam 95k... se depender de mim, vai continuar onde está!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

MarcioT
30-03-2017, 08:11
[QUOTE=MarcioT;91310]

Vi essa moto ao vivo outro dia no Shopping Serra Azul e a achei bonita, mas bem mais magra que a ADV. Pediam 95k... se depender de mim, vai continuar onde está!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

O preço é esse mesmo na FIPE. O fato de ser mais magra que a ADV é que eu considero um dos fatores que me atraíram nela. Apesar de ser fã da BM, esteticamente e sob alguns critérios de uso, não me acostumo com o boxer. Não discuto as características dele mas o volume dele. Questão de gosto.

shw
01-04-2017, 19:13
muito bom adoro os trabalhos faça vc mesmo!!!

Pablo
09-04-2017, 02:08
Aí vai mais um que finalizei na sexa-feira. Depois posto o vídeo do protetor de farol. Que gostei bastante do resultado. E que ainda vou trocar a lâmina de acrílico por uma de policarbonato. O protetor de radiador fiz em aço inox de 1mm. Ficou muito bom, Bem fixado e com ótima ventilação. Andei neste sábado com caolha no transito bem quente e não notei alteração no funcionamento do sistema de arrefecimento. Ou seja, está igual quando estava sem o protetor. Ou seja, a peça não interferiu na função.

https://www.youtube.com/watch?v=iFsUEyfrNto

Pablo
10-04-2017, 00:37
Agora o vídeo prometido do protetor de farol.

https://youtu.be/1qBK3zw1Xmk

Ronaldogyn
09-10-2020, 14:50
As fotos não estão abrindo aqui pra mim, alguém sabe o porquê?

QuinnBr
09-10-2020, 20:57
Como sou designer de produto, fui lá e eu mesmo fiz minhas peças. Comecei pelo protetor de farol e bolha.

Nas fotos vcs verão os protótipos como estão ficando. Assim vejo a furação, os encaixes, as medidas e se tá batendo com os desenhos que fiz no solidworks. Confesso que isso é uma cachaça. Já somos apaixonados por motos e quando é construído e feito com exclusividade e personalizada, é melhor ainda. Não achei em lugar algum a marca da F700GS pronta em vetor. Aí fui lá e tirei uma foto do meu celular memo, da marca que está na moto, ajustei e redesenhei a marca. Ficou muito legal. Depois dos ajustes vou fazer o corte a laser em policarbonato de 3mm ou 4mm da bolha, vou moldar por calor e depois vou testar a 130km/h. Com o protetor do farol devo fazer também em policarbonato de 4mm. E com corte a laser da pra personalizar. A bolha por exemplo coloquei meu nome e a placa da moto, bem como o estado e o país. O tamanho dela ficou muito alta, já diminui pra ficar mais ou menos na altura dos retrovisores. Ficou parecendo um aliem. Lógico que o protótipo fiz numa chapa preta de PS só pra ver o volume e a forma curva.93659366936793689369937093719372937393749375 937693779378


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Caro Pablo, adoraria ver mas nao consegui. Tentei no meu MAC e PC mas nao consegui ver...infelizmente