PDA

Ver Versão Completa : Proibição dos bauletos?



FCRUZ17
17-05-2017, 11:31
Reproduzindo o conteúdo do fórum TROL... (http://www.triumphonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=114&t=7823)

Seria o fim de viagens com motocicletas? No dia 27 de abril, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a portaria 60/2017, que dispõe sobre das modificações permitidas em veículos. Para quem usa motocicletas, pode aparecer um novo problema, pois no item número 17, a instituição exige alteração de documento para qualquer moto que use “dispositivo de transporte de carga”, abrindo brecha para a exigência de tal modificação em qualquer baú, bauleto ou alforje de motocicleta.

Ao final do artigo, o Conselho explica que por “dispositivo de carga”, enquadra-se qualquer equipamento do tipo baú ou grelha. Em parte alguma o Contran explica o motivo da exigência e nem se os baús pequenos, comuns de serem vistos em motos, serão ilegais sem a alteração de documento. As novas regras passam a valer a partir de 27 de maio.

A tal portaria:

http://www.denatran.gov.br/images/Porta ... 602017.pdf

Só faltava essa...

Henri
17-05-2017, 12:43
É o que sempre falo:
Menos (carga) é mais. Em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos (como o nosso).
Lembro-me de que o 1o. motociclista a dar a volta ao mundo, há quase 100 anos, levava na bagagem apenas 1 camisa, 1 pasta e escova de dentes, e 1 revólver (além do tanque extra na garupa e algumas ferramentas).

Aventura não requer muita bagagem. Basta um coração aventureiro.
Abs,

9499

sal silva
17-05-2017, 14:43
Pelo amor de Deus,isso é uma ignorância,e as pessoas que viajam com garupa.Só pode ser ideia de um idiota que não anda de moto.Pais de merda.:mad:

Rromagnani
17-05-2017, 19:44
Pessoal tenho a impressão que se trata de "carga" no sentido comercial da palavra e não os próprios pertences... acredito que somente se enquadra nessa legislação as motocicletas de uso comercial... vamos aguardar que deve vir regulamentação por aí...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
17-05-2017, 20:26
Pessoal tenho a impressão que se trata de "carga" no sentido comercial da palavra e não os próprios pertences... acredito que somente se enquadra nessa legislação as motocicletas de uso comercial... vamos aguardar que deve vir regulamentação por aí...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Deve ser,só me faltava essa.

Barra
17-05-2017, 21:28
É o que sempre falo:
Menos (carga) é mais. Em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos (como o nosso).
Lembro-me de que o 1o. motociclista a dar a volta ao mundo, há quase 100 anos, levava na bagagem apenas 1 camisa, 1 pasta e escova de dentes, e 1 revólver (além do tanque extra na garupa e algumas ferramentas).

Aventura não requer muita bagagem. Basta um coração aventureiro.
Abs,

9499

Também sou adepto de pouca carga.

Eraldo Tel
17-05-2017, 21:47
O esclarecimento a baixo tira qq dúvida
Boa noite.
Consultei o DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito sobre a portaria 60/2017 publicada dia 27 de abril de 2017, leiam com atenção a resposta do DENATRAN.

Acredito que tudo esteja esclarecido, embora o descrito na portaria diga ao contrário, mas vale o que esta definido pelo DENATRAN. Vida que segue e vamos para as estradas mais tranquilos.

----------------------------------------------------------------------------------------
A/C DENATRAN

No dia 27 de abril, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a portaria 60/2017, que dispõe sobre das modificações permitidas em veículos. Para quem usa motocicletas, pode aparecer um novo problema, pois no item número 17, a instituição exige alteração de documento para qualquer moto que use “dispositivo de transporte de carga”, abrindo brecha para a exigência de tal modificação em qualquer baú ou alforje de motocicleta.

A princípio este tipo de alteração no documento só era pedido para motocicletas que são usadas para o trabalho de transporte, com esta alteração na resolução, me parece que são para todas as motocicletas que possuem "baú" ou "alforges" e que os utilizam para transporte de pertences (bagagem).

Gostaria de uma parecer deste órgão esclarecendo esta dúvida, tendo em vista que milhares de motociclistas serão afetados, tendo que solicitar a alteração de documentos.

Atenciosamente,
CELSO S. CÔRTES
Diretor Steel Goose Moto Group - Niterói/RJ
Niterói - RJ
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`

----------------------------------------------------------------------------------------

Resposta do DENATRAN:

Sr. Celso S. Côrtes,
Em relação ao seu questionamento, informo que o item 17 do Anexo da Portaria DENATRAN nº 60/2017 trata da emissão de Certificado de Segurança Veicular (CSV), para as motocicletas e motonetas em que houver a modificação: inclusão de dispositivo para transporte de carga, para fins de transporte remunerado de carga (motofrete), conforme previsto na Resolução CONTRAN nº 356, de 02 de agosto de 2010.

Departamento Nacional de Trânsito - Denatran
Ministério das Cidades
Endereço
Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Bloco H, 5º andar, CEP 70070-010, Brasília-DF
E-mail: denatran@cidades.gov.br

Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Rromagnani
17-05-2017, 21:58
Esclarecido! Era o que achava mesmo, felizmente!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
18-05-2017, 09:27
Pelo amor de Deus,isso é uma ignorância,e as pessoas que viajam com garupa.Só pode ser ideia de um idiota que não anda de moto.Pais de merda.:mad:
Desculpem a agressividade,retiro o Pais de merda e troco por um Pais COCO rs.Brincadeira:rolleyes:

Iceman
18-05-2017, 11:09
Desculpem a agressividade,retiro o Pais de merda e troco por um Pais COCO rs.Brincadeira:rolleyes:

Diante dos fatos de ontem, pode tranquilamente manter o "país de merda", sem medo de errar.

Se bem que, por outro lado, pelo menos estamos começando a limpar a sujeira.

Por mais doloroso que este processo possa ser, ainda é melhor que continuar tendo os cofres públicos saqueados a exaustão por uma classe de bandidos sem escrúpulos (independente de partido político).

É como quando entope o esgoto e tem que chamar os caras para desentupir.
Quando abrem a tampa da caixa, sai aquele monte de barata prá todo lado.
O que não quer dizer que as baratas já não estivessem lá há muito tempo.
Somente não estavam visíveis, mas com certeza entravam em sua casa sem você perceber.

sal silva
18-05-2017, 14:50
Diante dos fatos de ontem, pode tranquilamente manter o "país de merda", sem medo de errar.

Se bem que, por outro lado, pelo menos estamos começando a limpar a sujeira.

Por mais doloroso que este processo possa ser, ainda é melhor que continuar tendo os cofres públicos saqueados a exaustão por uma classe de bandidos sem escrúpulos (independente de partido político).

É como quando entope o esgoto e tem que chamar os caras para desentupir.
Quando abrem a tampa da caixa, sai aquele monte de barata prá todo lado.
O que não quer dizer que as baratas já não estivessem lá há muito tempo.
Somente não estavam visíveis, mas com certeza entravam em sua casa sem você perceber.

Isso mesmo Ice,nessa ultima viagem que fiz tive que ouvir muita piadinha de Peruanos e Chilenos sobre a corrupção do Pais liderada pelo Sapo Boi e a Anta esperta, Lula e Dilma.Até parece que eles não tem corruptos(fugimori),mas este está preso.Fomos extorquidos na divisa do Perú em 50 dólares,caso contrário não entraríamos no "Pais".É nestas horas que eu gostaria de ter um pais mais Honesto e bater no peito que sou brasileiro.Vamos ser otimistas,temos tudo,muito mais que estas republiquetas de banana vizinhas.

Rromagnani
18-05-2017, 17:50
Diante dos fatos de ontem, pode tranquilamente manter o "país de merda", sem medo de errar.

Se bem que, por outro lado, pelo menos estamos começando a limpar a sujeira.

Por mais doloroso que este processo possa ser, ainda é melhor que continuar tendo os cofres públicos saqueados a exaustão por uma classe de bandidos sem escrúpulos (independente de partido político).

É como quando entope o esgoto e tem que chamar os caras para desentupir.
Quando abrem a tampa da caixa, sai aquele monte de barata prá todo lado.
O que não quer dizer que as baratas já não estivessem lá há muito tempo.
Somente não estavam visíveis, mas com certeza entravam em sua casa sem você perceber.
Perfeito! Tenho a impressão que só saiu metade das baratas... vamos tentar limpar 100%

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

CarlosEdu3
14-06-2017, 02:17
Reproduzindo o conteúdo do fórum TROL... (http://www.triumphonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=114&t=7823)

Seria o fim de viagens com motocicletas? No dia 27 de abril, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a portaria 60/2017, que dispõe sobre das modificações permitidas em veículos. Para quem usa motocicletas, pode aparecer um novo problema, pois no item número 17, a instituição exige alteração de documento para qualquer moto que use “dispositivo de transporte de carga”, abrindo brecha para a exigência de tal modificação em qualquer baú, bauleto ou alforje de motocicleta.

Ao final do artigo, o Conselho explica que por “dispositivo de carga”, enquadra-se qualquer equipamento do tipo baú ou grelha. Em parte alguma o Contran explica o motivo da exigência e nem se os baús pequenos, comuns de serem vistos em motos, serão ilegais sem a alteração de documento. As novas regras passam a valer a partir de 27 de maio.

A tal portaria:

http://www.denatran.gov.br/images/Porta ... 602017.pdf

Só faltava essa...
Pois e agora?

Eu tenho um par lateral de Hepcko & Becker, porém sofri um acidente e o esquerdo amassou.
Não amassou muito, mas não encontro quem possa consertar. Alumínio é complicado.
Agora estou morando na Alemanha e fico até setembro.
Meu plano era de comprar o baú esquerdo, já que a fábrica é aqui.
Com essa notícia, infelizmente, abortou o plano.
O Brasil é realmente uma piada.

Pesquisa: Motivações para viajar com uma motocicleta
Link da pesquisa: https://goo.gl/forms/KUAOeR1cF26GG3uo2

Von meinem CaDu Handy gesendet

AD-1512
14-06-2017, 05:34
Prezados, Cadu em especial,
Parece que a restrição é pra motos usadas no transporte (motoboys, courriers, etc), não atingindo o nosso caso.
O Roberto estava correto ao prever que somente se direcionaria a veículos de carga. Além disso, houve uma resposta do Contran, citada alguns posts acima.
De qualquer forma, peguei a notícia abaixo.
Por isso, acho que essa resolução não é impeditivo à compra do baú, smj.
Abs!

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/nova-legislacao-do-contran-nao-vai-proibir-baus-nas-motos-117697.amp



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

CarlosEdu3
14-06-2017, 06:23
Prezados, Cadu em especial,
Parece que a restrição é pra motos usadas no transporte (motoboys, courriers, etc), não atingindo o nosso caso.
O Roberto estava correto ao prever que somente se direcionaria a veículos de carga. Além disso, houve uma resposta do Contran, citada alguns posts acima.
De qualquer forma, peguei a notícia abaixo.
Por isso, acho que essa resolução não é impeditivo à compra do baú, smj.
Abs!

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/nova-legislacao-do-contran-nao-vai-proibir-baus-nas-motos-117697.amp



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Opa... Valeu, obrigado... Abs...

Pesquisa: Motivações para viajar com uma motocicleta
Link da pesquisa: https://goo.gl/forms/KUAOeR1cF26GG3uo2

Von meinem CaDu Handy gesendet

sal silva
14-06-2017, 09:29
Prezados, Cadu em especial,
Parece que a restrição é pra motos usadas no transporte (motoboys, courriers, etc), não atingindo o nosso caso.
O Roberto estava correto ao prever que somente se direcionaria a veículos de carga. Além disso, houve uma resposta do Contran, citada alguns posts acima.
De qualquer forma, peguei a notícia abaixo.
Por isso, acho que essa resolução não é impeditivo à compra do baú, smj.
Abs!

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/nova-legislacao-do-contran-nao-vai-proibir-baus-nas-motos-117697.amp



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Entao fiquei P antes do tempo.Nesse pais não duvido de mais nada,lá no Rio até o cadeirante carregando a Tocha era falso.:mad: