PDA

Ver Versão Completa : Conector auxiliar de power can-bus



buzios
21-05-2017, 11:31
Vi neste forum referencias ao conector auxiliar de power que existe nas motos BMW com can-bus.

Não vi nenhuma descrição do conector.

Fiz um documento mostrando o conector, pinagem e localização na F800GS.

A pinagem é a mesma em qquer moto. A localização varia com o modelo.

Segue o link para um pdf com a descrição: F800GS_auxcon_descricao.pdf (http://www.ttrix.com/downloads/F800GS_auxcon_descricao.pdf)

shw
21-05-2017, 13:26
Em qual aplicação poderíamos usar?

buzios
21-05-2017, 14:14
Em qual aplicação poderíamos usar?

Ligar acessorios tipo GPS, farol auxiliar, roupa com aquecimento eletrico, tomada USB fixada ao guidom ....

Todas as BMW novas usam can-bus o que dificulta e muito a instalação de qquer equipamento que necessite de 12V ligado ao chicote original da moto (para ser desligado quando a moto é desligada).

Uma alternativa é ligar o equipamento direto à bateria que bypassa totalmente o can-bus.
O problema é que se voce desliga a chave da moto o equipamento continua ligado e eventualmente a carga da sua bateria vai embora.
Mesmo voce lembrando de desligar o acessorio, algum engraçadinho pode re-ligar a chave de um farol de milha por exemplo e sua bateria ...

Usando este conector auxiliar voce pode ligar um acessorio qquer que vai estar atrelado à chave da moto.

O unico senão é que quando tentei comprar o conector no Rio de Janeiro a Autokraft disse que não existia e eu tive que importar.

No meu caso usei o conector auxiliar para ligar um GPS e farol de milha.

PS: existem alternativas tipo o CLS connect (https://www.advmotorrad.com/cls-connect) porem custa 10 x mais que o conector BMW e ocupa mais espaço.

sal silva
21-05-2017, 14:51
Legal,eu uso o gps direto na bateria, é fato que se não se ligar a bateria vai arriar.Será que serve na LC?

buzios
21-05-2017, 15:01
Legal,eu uso o gps direto na bateria, é fato que se não se ligar a bateria vai arriar.Será que serve na LC?

O conector auxiliar existe em todas as BMWs com can-bus e a pinagem é a mesma. A localização varia de modelo para modelo.

sal silva
21-05-2017, 15:08
O conector auxiliar existe em todas as BMWs com can-bus e a pinagem é a mesma. A localização varia de modelo para modelo.

E esse aqui sera que é bom?
http://www.maxbmwmotorcycles.com/fiche/PartsDetails.aspx?source=catalog&category=Electrical&brand=BMW&diagram=EL_POWER_SOCKET

PabloTiago
21-05-2017, 19:07
Então, o que pode ser usado como alternativa ao conector do can-bus, que é impossível de ser achado no Brasil, é a utilização de um relé auxiliar recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto.
Sem conflito nenhum com a can-bus na utilização de GPS e faróis auxiliares. E toda vez q se desliga a chave o sistema é desligado em seguida.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

buzios
22-05-2017, 12:42
Então, o que pode ser usado como alternativa ao conector do can-bus, que é impossível de ser achado no Brasil, é a utilização de um relé auxiliar recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto.
Sem conflito nenhum com a can-bus na utilização de GPS e faróis auxiliares. E toda vez q se desliga a chave o sistema é desligado em seguida.


Não é bem assim.
Tudo na BMW esta ligado via can-bus e o microcontrolador esta calibrado para a carga de cada dispositivo.
Se voce ligar um relé a qquer ponto do can-bus ("recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto") voce estara mudando a impedancia do circuito e o computador de bordo pode reclamar e sua moto não ligar mais.

Voce pode tentar ligar um rele com impedancia muito grande em paralelo ou em serie com impedancia muito pequena e rezar para o computador ficar feliz.

Outra opção é ligar em qquer ponto do can-bus e REPROGRAMAR o computador para a nova carga, o que exigiria acesso ao software da BMW (ou uma hackeada braba).

Note que o conector auxiliar está ligado ao can-bus e é até aonde eu sei a unica forma garantida de voce ligar algum acessorio que necessite de 12V acoplado a chave de ignição.

Como ja comentei em post anterior eu usei o conector auxiliar para ligar meu GPS e farois auxiliares que inicialmente eram de lampada comum de 55W cada.
Como eu não sei qual é o limite de carga do conector auxiliar eu usei um relé.
Assim a carga em si esta direto na bateria via relé e um fusível.
O power de ativar/desativar o relé esta ligado ao conector auxiliar.

Eu não sei se outras concessionarias BMW no Brasil teriam o conector auxiliar.
Eu sei que tentei comprar na Autokraft do RJ e fui informado que não existia no Brasil (ou porque não tem mesmo ou porque eles não tinham e não queriam ter)

Comprar nos EUA ou na Europa porem é facil.

PabloTiago
22-05-2017, 12:48
Não é bem assim.
Tudo na BMW esta ligado via can-bus e o microcontrolador esta calibrado para a carga de cada dispositivo.
Se voce ligar um relé a qquer ponto do can-bus ("recebendo o sinal d e qualquer energia pós chave da moto") voce estara mudando a impedancia do circuito e o computador de bordo pode reclamar e sua moto não ligar mais.

Voce pode tentar ligar um rele com impedancia muito grande em paralelo ou em serie com impedancia muito pequena e rezar para o computador ficar feliz.

Outra opção é ligar em qquer ponto do can-bus e REPROGRAMAR o computador para a nova carga, o que exigiria acesso ao software da BMW (ou uma hackeada braba).

Note que o conector auxiliar está ligado ao can-bus e é até aonde eu sei a unica forma garantida de voce ligar algum acessorio que necessite de 12V acoplado a chave de ignição.

Como ja comentei em post anterior eu usei o conector auxiliar para ligar meu GPS e farois auxiliares que inicialmente eram de lampada comum de 55W cada.
Como eu não sei qual é o limite de carga do conector auxiliar eu usei um relé.
Assim a carga em si esta direto na bateria via relé e um fusível.
O power de ativar/desativar o relé esta ligado ao conector auxiliar.

Eu não sei se outras concessionarias BMW no Brasil teriam o conector auxiliar.
Eu sei que tentei comprar na Autokraft do RJ e fui informado que não existia no Brasil (ou porque não tem mesmo ou porque eles não tinham e não queriam ter)

Comprar nos EUA ou na Europa porem é facil.
Correto!
No meu caso pego o sinal que chega a tomada 12v.
Até hoje zero problemas. Talvez eu seja muito sortudo né!! Kkkkkk.
Mas o melhor mesmo é importar tais conectores originais Bmw.
Abraço a todos.


Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

buzios
22-05-2017, 13:47
Correto!
No meu caso pego o sinal que chega a tomada 12v.
Até hoje zero problemas. Talvez eu seja muito sortudo né!! Kkkkkk.
Mas o melhor mesmo é importar tais conectores originais Bmw.
Abraço a todos.


Realmente ligar na tomada externa de 12V é uma opção porem para esconder os fios voce tem que descarcar a fiação original.

Para exemplificar o que eu fiz na minha moto segue um esquema de ligações:

9512

PabloTiago
22-05-2017, 13:58
Realmente ligar na tomada externa de 12V é uma opção porem para esconder os fios voce tem que descarcar a fiação original.

Para exemplificar o que eu fiz na minha moto segue um esquema de ligações:

9512
Exatamente o que fiz, a diferença é q usei o sinal da tomada 12v e não via conector original.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

sal silva
22-05-2017, 14:44
Caraca,vou pelo simples meu gps é ligado diretemente na bateria,quando saio da moto desconecto e tiro ele,assim vagabundo não leva rs. Mas se tem can-bus é para ser usado,manda o link ai de onde comprar,por favor.

rpizzio
22-05-2017, 14:55
Procurei o can-bus na G650 e não encontrei. Alguns sites gringos relatam que esta seria a única bmw que não usa o can-bus. Procede essa informação? Estou pensando em ligar os acessórios direto na tomada 12v da moto, só que a posição dela é pra matar.

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

buzios
22-05-2017, 15:19
Caraca,vou pelo simples meu gps é ligado diretemente na bateria,quando saio da moto desconecto e tiro ele,assim vagabundo não leva rs. Mas se tem can-bus é para ser usado,manda o link ai de onde comprar,por favor.

Eu comprei aqui:

Sierra BMW (http://www.sierrabmwonline.com/product_info.php/bmw-motorcycles-can-bus-gpsgadget-power-pigtail-electrical-83300413585-p-1378?osCsid=v23hidrjn7qctse4ooc1u00k64)

buzios
22-05-2017, 15:25
Procurei o can-bus na G650 e não encontrei. Alguns sites gringos relatam que esta seria a única bmw que não usa o can-bus. Procede essa informação? Estou pensando em ligar os acessórios direto na tomada 12v da moto, só que a posição dela é pra matar.


Eu tive uma G650GS 2010 e ela não usava can-bus.
A 2010 tinha roda raiada e painel antigo.

Me parece que as novas G650GS usam can-bus.

Eu não sei em que ano a BMW passou a usar can-bus nas 650 porem foi depois de 2010.
Meu chute é que começaram a usar nos modelos com painel novo e roda de liga leve.

rpizzio
22-05-2017, 16:16
A minha é 2016. Procurei manual de manutenção e não encontrei. Vou pesquisar um pouco mais.

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

Iceman
23-05-2017, 00:42
Caraca,vou pelo simples meu gps é ligado diretemente na bateria,quando saio da moto desconecto e tiro ele,assim vagabundo não leva rs. Mas se tem can-bus é para ser usado,manda o link ai de onde comprar,por favor.

O Sal é tão pão-duro, que a moto dele não tem Can-BUS, tem Can-TREM_DA_CPTM :p

buzios
23-05-2017, 08:34
A minha é 2016. Procurei manual de manutenção e não encontrei. Vou pesquisar um pouco mais.


Olhe o manual, se falar em caixa de fusíveis não tem can-bus.

Motos com can-bus não tem fusível.

Veja no manual da 2010 diz:

9513

sal silva
23-05-2017, 09:59
O Sal é tão pão-duro, que a moto dele não tem Can-BUS, tem Can-TREM_DA_CPTM :p

kkk:mad:

Eraldo Tel
25-05-2017, 21:46
Instalei os faróis de led e gps direto da bateria com dois botoes, um fica sob o banco bem escondido e o outro no guidão. Quando a moto fica na rua desligo o botão sob o banco. No dia dia desligo so no guidão. Vai chegar um acessório de tomadas usb e mais 2 saídas uma 5 volts e outra 12 V que vou ligar através da fiação do plug 12 V e um rele para acionar todas essa cargas. Como a carga estará ligada direto na bateria, o chicote da tom. 12 V da moto terá apenas como carga a bobina do relé que não deve dar nem 1 Ampére de corrente. Portanto dentro da faixa de corrente da tomada que deve ser 5 Amperes
Eraldo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

JuCesar
30-07-2020, 10:58
Bom dia.
Alguém sabe qual o código desse terminal ou onde eu poderia encontrar?

Enviado de meu XT1097 usando o Tapatalk

DSMFOO
15-10-2020, 16:32
Amigos, as fotos, links e informações sobre este conector auxiliar não estão mais disponíveis (pelo menos não consigo acessar).

Poderiam confirmar se o conector da foto abaixo é o qual estão falando?

E se for, onde posso comprar um plug pra utilizá-lo? Gostaria de ligar meu gps direto nele.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201015/c61911d4e67469ea8736dce9d3e6a61d.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

luiz baum
15-10-2020, 19:16
A corrente necessária para acionar a bobina de um relé típico automotivo é da ordem de algumas poucas dezenas de miliamperes. (20 ou 30 mA dependendo do relé)
Nada que vá sobrecarregar algum circuito pós chave de iluminação!

Luiz Baum

Gnegraes
16-10-2020, 07:02
Diego,

Na ZFE tem saída de energia para alimentar algumas coisas, entre elas um GPS por exemplo.
Fiz a ligação do meu GPS na oficina, ficou muito bom, ligo/desligo a moto e o GPs acompanha.

DSMFOO
16-10-2020, 11:11
Diego,

Na ZFE tem saída de energia para alimentar algumas coisas, entre elas um GPS por exemplo.
Fiz a ligação do meu GPS na oficina, ficou muito bom, ligo/desligo a moto e o GPs acompanha.

Interessante! Nunca mexi na ZFE dessa moto. Como foi o esquema, plug and play ou teve que adaptar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
16-10-2020, 12:56
Interessante! Nunca mexi na ZFE dessa moto. Como foi o esquema, plug and play ou teve que adaptar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sem adpatações.
Existem saídas de energia para se usar.
Para ver o que fizeram na minha, tenho de retirar o tanque, mais fácil perguntar para quem fez.
Semana que vem posto aqui.

DSMFOO
16-10-2020, 13:01
Sem adpatações.
Existem saídas de energia para se usar.
Para ver o que fizeram na minha, tenho de retirar o tanque, mais fácil perguntar para quem fez.
Semana que vem posto aqui.

Show! Posta aí qnd puder. Não quero ligar nada direto na bateria, nem cortar fios e etc. Muita gente faz dessa forma e talvez, assim como eu, nem saibam que é possível ligar no ZFE. Já que há essa possibilidade, vamos utilizar.

Vou desmontar as carenagens hoje e descobrir onde fica na minha moto (F800gs) pra dar uma olhada.

A tua é a 1200?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

QuinnBr
16-10-2020, 13:07
Amigos, a melhor solução para adicionar acessórios nas motos com can-bus são dois produtos: um é o HexEzcan e o outro é da Denali, fabricante de faróis.
Acredito que os dois são feitos pela própria HExEzcan, que tbm fabrica o Scanner GS911.
Tenho instalado na minha 1200 GS Adv LC 2015 é faz tudo ficar mais fácil, é um super produto.

https://www.hexezcan.com

DSMFOO
16-10-2020, 13:59
Amigos, a melhor solução para adicionar acessórios nas motos com can-bus são dois produtos: um é o HexEzcan e o outro é da Denali, fabricante de faróis.
Acredito que os dois são feitos pela própria HExEzcan, que tbm fabrica o Scanner GS911.
Tenho instalado na minha 1200 GS Adv LC 2015 é faz tudo ficar mais fácil, é um super produto.

https://www.hexezcan.com

Interessante tbm, este produto.

Que mal lhe pergunte, qual a bagatela final dele aproximadamente?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
16-10-2020, 15:01
Amigos, a melhor solução para adicionar acessórios nas motos com can-bus são dois produtos: um é o HexEzcan e o outro é da Denali, fabricante de faróis.
Acredito que os dois são feitos pela própria HExEzcan, que tbm fabrica o Scanner GS911.
Tenho instalado na minha 1200 GS Adv LC 2015 é faz tudo ficar mais fácil, é um super produto.

https://www.hexezcan.com

Ricardo,

Na realidade o produto da HEX Code é um chicote para você instalar acessórios, como faróis auxiliares, e customizar funções de lanterna traseira, etc.
O chicote deles se conecta na ZFE e vem com um monte de terminais para acessórios.
O produto é maravilhoso, mas como tudo, tem seu preço: Euro 203 na Europa.

https://www.mft-shop.de/marken/hex/ezcan/172/hex-ezcan-gen-2-fuer-bmw-r1200?c=91

10681

Se for o caso de apenas energizar de modo adequado um carregador de celular, uma fonte de GPS Garmin, etc. acredito que saia muito mais barato fazer a ligação de modo adequado na ZFE com um par de fios, aproveitando-se inclusive das proteções internas de circuito.

A empresa sulafricana Hex-Code fabrica os scanners GS-911 e estes acessórios EzCAN (cada modelo de BMW tem o seu)

Gnegraes
16-10-2020, 15:05
Show! Posta aí qnd puder. Não quero ligar nada direto na bateria, nem cortar fios e etc. Muita gente faz dessa forma e talvez, assim como eu, nem saibam que é possível ligar no ZFE. Já que há essa possibilidade, vamos utilizar.

Vou desmontar as carenagens hoje e descobrir onde fica na minha moto (F800gs) pra dar uma olhada.

A tua é a 1200?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim, tenho uma R1200GS AC.

QuinnBr
16-10-2020, 19:04
Guilherme obrigado, eu sei exatamente o que é, venho usando na minha moto desde 2017. Claro que tudo tem custos na vida, mas a vantagem do produto é a segurança e a garantia que não vai atingir o can-bus em nenhum caso. Um curto circuito por uma instalação mal feita, pode sair bem mais caro e até danificar o can-bus.
A maravilha deste produto é que vc determina a amperagem para cada acessório que vc quer instalar, tudo pelo computador, além de fazer uma instalação limpíssima.

DSMFOO
16-10-2020, 19:09
Não reparem a poeira mas por onde devo começar a procurar pelo ZFE na 800 gs?

Tirei a tampa do falso tanque mas parece que tem que desmontar mais alguma coisa.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201016/4193e379bae35480df9a637ce968dbf2.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

QuinnBr
18-10-2020, 01:00
Interessante tbm, este produto.

Que mal lhe pergunte, qual a bagatela final dele aproximadamente?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu comprei nos USA, na época ficou em US$125, acho que hoje em dia está uns 155 Euros mais o problema Brazil, que acaba ficando caro....esse é o tipo de coisa que tem que pedir ao um amigo/familiar viajando para trazer, muito pequeno e não vai dar problema....

Gnegraes
18-10-2020, 11:20
Eu comprei nos USA, na época ficou em US$125, acho que hoje em dia está uns 155 Euros mais o problema Brazil, que acaba ficando caro....esse é o tipo de coisa que tem que pedir ao um amigo/familiar viajando para trazer, muito pequeno e não vai dar problema....

Ricardo,

O preço de Euro 203 peguei em distribuidor na Alemanha, onde comprei o meu scanner.
O preço nos dois distribuidores nos USA é de US$199, um pouco mais caro que na Europa (US$1,00 = Euro 1,18).
Acho que subiram os preços....

Gnegraes
18-10-2020, 11:22
Não reparem a poeira mas por onde devo começar a procurar pelo ZFE na 800 gs?

Tirei a tampa do falso tanque mas parece que tem que desmontar mais alguma coisa.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201016/4193e379bae35480df9a637ce968dbf2.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego,

Não conheço as 800, mas pela quantidade de cabos e chicotes, creio que deva estar debaixo deste suporte metálico no centro da foto.

QuinnBr
18-10-2020, 15:06
Ricardo,

O preço de Euro 203 peguei em distribuidor na Alemanha, onde comprei o meu scanner.
O preço nos dois distribuidores nos USA é de US$199, um pouco mais caro que na Europa (US$1,00 = Euro 1,18).
Acho que subiram os preços....

Verdade, preços sobem sempre, até no norte.....mesmo com o nosso real tão baixo, ainda acho que é a melhor solução, afinal vc esta comprando segurança.

yuripulga
21-10-2020, 19:56
Pelo que pesquisei aqui então teoricamente seria comprar esse conector (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1409113205-conector-mod-bmw-1200-gs-p-gps-milha-carregador-_JM#position=4&type=item&tracking_id=6b7b9af1-03cf-44a7-ab08-c45873bbbd37) e ligar o farol auxiliar e um com USB (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1583585096-carregador-usb-com-plug-modelo-bmw-g-310-_JM#position=5&type=item&tracking_id=6b7b9af1-03cf-44a7-ab08-c45873bbbd37) pra ligar Celular/GPS.... pelo que notei tanto pra 1200 qto pra 310 o conector é o mesmo, será que isso perde a garantia da moto?

Gnegraes
21-10-2020, 23:20
Pelo que pesquisei aqui então teoricamente seria comprar esse conector (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1409113205-conector-mod-bmw-1200-gs-p-gps-milha-carregador-_JM#position=4&type=item&tracking_id=6b7b9af1-03cf-44a7-ab08-c45873bbbd37) e ligar o farol auxiliar e um com USB (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1583585096-carregador-usb-com-plug-modelo-bmw-g-310-_JM#position=5&type=item&tracking_id=6b7b9af1-03cf-44a7-ab08-c45873bbbd37) pra ligar Celular/GPS.... pelo que notei tanto pra 1200 qto pra 310 o conector é o mesmo, será que isso perde a garantia da moto?

Yuri,

Você perde a garantia se este conector e um circuito causarem algum dano na ZFE por exemplo.
Poderão alegar que esse circuito não foi instalado por eles e poderia ter danificado, etc....
Mas perda da garantia da moto não vejo como.

yuripulga
22-10-2020, 20:01
Saquei, bom, essa tomada da moto deve estar protegida disso creio eu, e como aparentemente é tudo meio plug-and-play acho que não vai ter muito problema, caso eu faça essa compra vou revisar bem as conexões dos plugs... aproveitando o o tema, esse farol u7 com angel eyes vocês recomendam? Acho bonito demais e acho que ele vai dar uma boa visibilidade da moto de dia, a galera por aqui em Floripa é meio lesada n trânsito... kkkk

Eramar
30-11-2020, 11:14
Bom dia, onde fica o conector reserva na R1200 GS 2016?
Obrigado.

FCRUZ17
16-12-2020, 13:06
Tenho uma GSA 2011 e vou tentar utilizar o conector auxiliar que tem na frente da moto.

Andei pesquisando na internet e notei que se trata de um conector 3 pinos, ligado no pós chave. O conector da moto é fêmea, então localizei o código do conector macho e cotei na concessionária. O valor seria R$ 106,00, mas não tem no Brasil e teria que importar, com no mínimo 30 dias úteis de espera, segundo eles.

Pesquisei mais um pouco e localizei o mesmo conector no Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/33001426829.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.36d7117 7SzccqM&algo_pvid=cf045672-9a5c-453a-ac81-a5ff29ca145f&algo_expid=cf045672-9a5c-453a-ac81-a5ff29ca145f-23&btsid=0bb0623d16081283681897610e409d&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb 201603_) por menos da metade do preço cobrado pela concessionária.

Já encomendei um e vou aguardar a chegada para instalar.

A minha ideia é ligar uma tomada USB com esse conector diretamente no plug sobressalente da moto. Preciso apenas identificar o posito e o negativo no conector que está lá para ligar direitinho com o da tomada USB. Ainda não sei como identificar mas na internet devo encontrar isso.

Corro algum risco de fazer alguma trapahada e causar algum curto circuito na parte elétrica da moto ou esse é um procedimento relativamente tranquilo?

Não sou completamente leigo em mecânica, mas não quero correr o risco de estragar a moto por conta de uma bobagem.

Abs.

Felipe

DSMFOO
16-12-2020, 13:32
Tenho uma GSA 2011 e vou tentar utilizar o conector auxiliar que tem na frente da moto.

Andei pesquisando na internet e notei que se trata de um conector 3 pinos, ligado no pós chave. O conector da moto é fêmea, então localizei o código do conector macho e cotei na concessionária. O valor seria R$ 106,00, mas não tem no Brasil e teria que importar, com no mínimo 30 dias úteis de espera, segundo eles.

Pesquisei mais um pouco e localizei o mesmo conector no Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/33001426829.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.36d7117 7SzccqM&algo_pvid=cf045672-9a5c-453a-ac81-a5ff29ca145f&algo_expid=cf045672-9a5c-453a-ac81-a5ff29ca145f-23&btsid=0bb0623d16081283681897610e409d&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb 201603_) por menos da metade do preço cobrado pela concessionária.

Já encomendei um e vou aguardar a chegada para instalar.

A minha ideia é ligar uma tomada USB com esse conector diretamente no plug sobressalente da moto. Preciso apenas identificar o posito e o negativo no conector que está lá para ligar direitinho com o da tomada USB. Ainda não sei como identificar mas na internet devo encontrar isso.

Corro algum risco de fazer alguma trapahada e causar algum curto circuito na parte elétrica da moto ou esse é um procedimento relativamente tranquilo?

Não sou completamente leigo em mecânica, mas não quero correr o risco de estragar a moto por conta de uma bobagem.

Abs.

Felipe

Você está se referindo à 1200 GSA, certo?

Tbm queria fazer esse esquema para ligar o gps na 800 GSA.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
16-12-2020, 14:44
Tenho uma GSA 2011 e vou tentar utilizar o conector auxiliar que tem na frente da moto.

Andei pesquisando na internet e notei que se trata de um conector 3 pinos, ligado no pós chave. O conector da moto é fêmea, então localizei o código do conector macho e cotei na concessionária. O valor seria R$ 106,00, mas não tem no Brasil e teria que importar, com no mínimo 30 dias úteis de espera, segundo eles.

Pesquisei mais um pouco e localizei o mesmo conector no Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/33001426829.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.36d7117 7SzccqM&algo_pvid=cf045672-9a5c-453a-ac81-a5ff29ca145f&algo_expid=cf045672-9a5c-453a-ac81-a5ff29ca145f-23&btsid=0bb0623d16081283681897610e409d&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb 201603_) por menos da metade do preço cobrado pela concessionária.

Já encomendei um e vou aguardar a chegada para instalar.

A minha ideia é ligar uma tomada USB com esse conector diretamente no plug sobressalente da moto. Preciso apenas identificar o posito e o negativo no conector que está lá para ligar direitinho com o da tomada USB. Ainda não sei como identificar mas na internet devo encontrar isso.

Corro algum risco de fazer alguma trapahada e causar algum curto circuito na parte elétrica da moto ou esse é um procedimento relativamente tranquilo?

Não sou completamente leigo em mecânica, mas não quero correr o risco de estragar a moto por conta de uma bobagem.

Abs.

Felipe

Felipe,

Para identificar nos bornes do conector qual é o (+) e o (-), você vai precisar de um multímetro.

Primeiro selecione o tipo de tensão no multímetro, que deverá ser o Vcc (tensão em corrente contínua), caso não esteja familiarizado, veja a foto abaixo. O V com um til em cima é a tensão em corrente alternada Vca.
Depois faça como segue:

- ligue a ignição da moto.
- coloque a ponta de prova preta no borne (-) da bateria.
- introduza a ponta de prova vermelha em um dos bornes do conector da moto: se você ler alguma tensão no multímetro, esse borne é o (+)
- se a tensão indicada for zero, este borne é o (-).

10755

Quando instalei meu GPS Garmin, foi neste borne que foi ligado.
A vantagem é que ao ligar a moto liga automaticamente o GPS e ao desligar a moto, também desliga o GPS.
Essa saída é protegida pelos circuitos internos da ZFE.

FCRUZ17
16-12-2020, 16:51
Felipe,

Para identificar nos bornes do conector qual é o (+) e o (-), você vai precisar de um multímetro.

Primeiro selecione o tipo de tensão no multímetro, que deverá ser o Vcc (tensão em corrente contínua), caso não esteja familiarizado, veja a foto abaixo. O V com um til em cima é a tensão em corrente alternada Vca.
Depois faça como segue:

- ligue a ignição da moto.
- coloque a ponta de prova preta no borne (-) da bateria.
- introduza a ponta de prova vermelha em um dos bornes do conector da moto: se você ler alguma tensão no multímetro, esse borne é o (+)
- se a tensão indicada for zero, este borne é o (-).

10755

Quando instalei meu GPS Garmin, foi neste borne que foi ligado.
A vantagem é que ao ligar a moto liga automaticamente o GPS e ao desligar a moto, também desliga o GPS.
Essa saída é protegida pelos circuitos internos da ZFE.

Guilherme, mais uma vez, muito obrigado pela rica explicação técnica. Eu tenho um multímetro. Vou seguir o que me falou e depois posto o resultado aqui.

FCRUZ17
16-12-2020, 16:52
Você está se referindo à 1200 GSA, certo?

Tbm queria fazer esse esquema para ligar o gps na 800 GSA.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego, veja o vídeo abaixo. Acredito que para sua moto seja igual...

https://www.youtube.com/watch?v=te1e-x8GVOM&t=373s

DSMFOO
16-12-2020, 17:17
Diego, veja o vídeo abaixo. Acredito que para sua moto seja igual...

https://www.youtube.com/watch?v=te1e-x8GVOM&t=373s

Sim, é igual. Na verdade já tinha visto este vídeo, que me ajudou muito. O problema tava em achar o plug. Mas vc compartilhou aquele link do ali e já vou comprar um proa mim.

Vlw mesmo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

JuCesar
17-12-2020, 11:31
Olá, o plug do link da Aliexpress é um pouco diferente ao que aparece no vídeo.
Alguém saberia dizer se são compatíveis?

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

FCRUZ17
17-12-2020, 12:20
Olá, o plug do link da Aliexpress é um pouco diferente ao que aparece no vídeo.
Alguém saberia dizer se são compatíveis?

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

Amigo, veja a foto que está na página 3 desse tópico. O plug da minha moto é idêntico a ele. No caso, o que manda é a conexão de 3 pinos. Eu pesquisei bastante e acredito que esse do link seja o compatível. Estou arriscando. Se não der certo, paciência, mas certeza mesmo só quando o plug chegar.

JuCesar
17-12-2020, 12:36
Bom, eu uso o tapatalk e não vou saber qual é a página 3, por acaso é esse?
Coloquei a imagem do pino do Aliexpress pra poder comparar.
Se sim, vou providenciar também, as compras da Aliexpress tem chegado rápido por aqui.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201217/e85c21c11ca3e5b89ffa04cf0874d310.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20201217/b089ce0fb5970dec64717168f369b07d.jpg

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

FCRUZ17
17-12-2020, 15:21
Exato! Essa imagem mesmo.

Como falei, estou arriscando porque o valor é muito baixo se considerado o valor e prazo passados pela concessionária.

Acredito que vá dar certo sim...

Abs.

Felipe

DSMFOO
01-01-2021, 12:25
Tenho uma GSA 2011 e vou tentar utilizar o conector auxiliar que tem na frente da moto.

Andei pesquisando na internet e notei que se trata de um conector 3 pinos, ligado no pós chave. O conector da moto é fêmea, então localizei o código do conector macho e cotei na concessionária. O valor seria R$ 106,00, mas não tem no Brasil e teria que importar, com no mínimo 30 dias úteis de espera, segundo eles.

Pesquisei mais um pouco e localizei o mesmo conector no Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/33001426829.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.36d7117 7SzccqM&algo_pvid=cf045672-9a5c-453a-ac81-a5ff29ca145f&algo_expid=cf045672-9a5c-453a-ac81-a5ff29ca145f-23&btsid=0bb0623d16081283681897610e409d&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb 201603_) por menos da metade do preço cobrado pela concessionária.

Já encomendei um e vou aguardar a chegada para instalar.

A minha ideia é ligar uma tomada USB com esse conector diretamente no plug sobressalente da moto. Preciso apenas identificar o posito e o negativo no conector que está lá para ligar direitinho com o da tomada USB. Ainda não sei como identificar mas na internet devo encontrar isso.

Corro algum risco de fazer alguma trapahada e causar algum curto circuito na parte elétrica da moto ou esse é um procedimento relativamente tranquilo?

Não sou completamente leigo em mecânica, mas não quero correr o risco de estragar a moto por conta de uma bobagem.

Abs.

Felipe

E aí amigo, chegou seu pedido do AliExpress?

Qnd puder, de um feedback se deu certo a instalação.

Abs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

JuCesar
01-01-2021, 15:54
Não aguentei esperar o resultado, comprei o conector e estou esperando chegar. Rs

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

JuCesar
16-01-2021, 20:05
Olá pessoal, espero que estejam todos bem e que tenhamos todos um ótimo 2021.
O meu conector chegou e hoje tirei a tarde para testar. Diferente do original ele não tem as guias e o encaixe e fácil, optei em usar a tomada para alimentar um relê que por sua vez fará o papel de interruptor ligado à bateria.
Fiz um teste ligando uma lâmpada direto na tomada, mas estranhamente ao desligar a chave a lâmpada não desligou, diferente de quando liguei o relê.
Espero ter ajudado.
Até mais.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

FCRUZ17
19-01-2021, 17:40
Olá pessoal, espero que estejam todos bem e que tenhamos todos um ótimo 2021.
O meu conector chegou e hoje tirei a tarde para testar. Diferente do original ele não tem as guias e o encaixe e fácil, optei em usar a tomada para alimentar um relê que por sua vez fará o papel de interruptor ligado à bateria.
Fiz um teste ligando uma lâmpada direto na tomada, mas estranhamente ao desligar a chave a lâmpada não desligou, diferente de quando liguei o relê.
Espero ter ajudado.
Até mais.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

Amigo, quanto tempo você aguardou após desligar a chave? Pergunto pois geralmente a energia não corta de imediato. No caso, tenho um GPS Zumo ligado em um pós chave da moto, e somente cerca de 1min depois que desligo a moto é que ele corta completamente a energia do GPS.

FCRUZ17
19-01-2021, 17:44
E aí amigo, chegou seu pedido do AliExpress?

Qnd puder, de um feedback se deu certo a instalação.

Abs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego, meu conector chegou ontem e para minha enorme alegria o vendedor enviou um conector diferente do modelo das fotos. Fiquei puto, mas enfim, não vou efetuar a devolução pq vai dar mais trabalho. O conector que recebi é bem parecido com o conector que vai na moto, só que tem uma guia a mais. Dei uma leve esmerilhada nele com a Dremmel e está encaixando, só que antes de finalizar a instalação, vou aguardar chegar um outro par que eu comprei pra ver se vem certo dessa vez.

FCRUZ17
19-01-2021, 18:18
Felipe,

Para identificar nos bornes do conector qual é o (+) e o (-), você vai precisar de um multÃ*metro.

Primeiro selecione o tipo de tensão no multÃ*metro, que deverá ser o Vcc (tensão em corrente contÃ*nua), caso não esteja familiarizado, veja a foto abaixo. O V com um til em cima é a tensão em corrente alternada Vca.
Depois faça como segue:

- ligue a ignição da moto.
- coloque a ponta de prova preta no borne (-) da bateria.
- introduza a ponta de prova vermelha em um dos bornes do conector da moto: se você ler alguma tensão no multÃ*metro, esse borne é o (+)
- se a tensão indicada for zero, este borne é o (-).

10755

Quando instalei meu GPS Garmin, foi neste borne que foi ligado.
A vantagem é que ao ligar a moto liga automaticamente o GPS e ao desligar a moto, também desliga o GPS.
Essa saÃ*da é protegida pelos circuitos internos da ZFE.

Guilherme, boa tarde!

Acabei de realizar os testes na moto e fiquei completamente confuso.
Em linhas gerais, consegui identificar os polos + e -, contudo, as medicoes estaoo muito estranhas.
Com a moto completamente desligada, o multimetro indica a leitura 1.04
Com a ignicaoo ligada, essa medicao sobre pra 12.4
Apos a partida, sobe pra 14.4

Fiz o mesmo teste nos conectores do GPS e com a moto completamente desligada e medicao fica em 0.0

Minha duvida e a seguinte: se seu conectar a tomada USB nesse plug e deixar ela fixa la¡, mesmo nao estando em uso, ela nao ira¡ drenar a bateria por causa desses 1.04 que aparece mesmo com a moto completamente desligada?

PS: me desculpe a falta de acentuacao mas meu teclado deu algum pau aqui

DSMFOO
19-01-2021, 20:53
Diego, meu conector chegou ontem e para minha enorme alegria o vendedor enviou um conector diferente do modelo das fotos. Fiquei puto, mas enfim, não vou efetuar a devolução pq vai dar mais trabalho. O conector que recebi é bem parecido com o conector que vai na moto, só que tem uma guia a mais. Dei uma leve esmerilhada nele com a Dremmel e está encaixando, só que antes de finalizar a instalação, vou aguardar chegar um outro par que eu comprei pra ver se vem certo dessa vez.

Putz! Que azar! O meu está pra chegar. Tomara que dê certo.

Estou acompanhando os relatos aqui.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

JuCesar
19-01-2021, 21:13
Amigo, quanto tempo você aguardou após desligar a chave? Pergunto pois geralmente a energia não corta de imediato. No caso, tenho um GPS Zumo ligado em um pós chave da moto, e somente cerca de 1min depois que desligo a moto é que ele corta completamente a energia do GPS.Olá, fica em torno de 1 minuto mesmo.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

JuCesar
19-01-2021, 21:17
Diego, meu conector chegou ontem e para minha enorme alegria o vendedor enviou um conector diferente do modelo das fotos. Fiquei puto, mas enfim, não vou efetuar a devolução pq vai dar mais trabalho. O conector que recebi é bem parecido com o conector que vai na moto, só que tem uma guia a mais. Dei uma leve esmerilhada nele com a Dremmel e está encaixando, só que antes de finalizar a instalação, vou aguardar chegar um outro par que eu comprei pra ver se vem certo dessa vez.O que eu comprei não existem as guias, o que achei muito bom.
Segue o link da peça, caso mais alguém tenha interesse:
https://a.aliexpress.com/_m0y8tHx

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

FCRUZ17
20-01-2021, 18:32
Amigos, deu certo !!!

Hoje recebi o outro plug que havia comprado no Aliexpress. A entrega foi muito rápida.

Fiz todas as ligações e testes e ficou perfeito. Realmente é plug and play e quando desliga a moto a corrente corta completamente.

O plug que recebi hoje comprei desse link: https://pt.aliexpress.com/item/4000873971871.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3d08b90a5 60j8S

Lembrando que o primeiro era praticamente igual, mas veio errado. Esse segundo que comprei encaixa perfeitamente sem nenhuma adapatação.

Depois farei um tutorial completo para compartilhar com o pessoal do fórum.

Agradeço aos colegas pelo suporte.

Abraço!

Felipe

JuCesar
20-01-2021, 21:50
Amigos, deu certo !!!

Hoje recebi o outro plug que havia comprado no Aliexpress. A entrega foi muito rápida.

Fiz todas as ligações e testes e ficou perfeito. Realmente é plug and play e quando desliga a moto a corrente corta completamente.

O plug que recebi hoje comprei desse link: https://pt.aliexpress.com/item/4000873971871.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3d08b90a5 60j8S

Lembrando que o primeiro era praticamente igual, mas veio errado. Esse segundo que comprei encaixa perfeitamente sem nenhuma adapatação.

Depois farei um tutorial completo para compartilhar com o pessoal do fórum.

Agradeço aos colegas pelo suporte.

Abraço!

FelipeEstranho no meu caso leva em torno de 1 minuto para desligar.
Segui como no vídeo ligando o terminal 3 positivo e o terminal 1 negativo.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

Gnegraes
21-01-2021, 07:18
Estranho no meu caso leva em torno de 1 minuto para desligar.
Segui como no vídeo ligando o terminal 3 positivo e o terminal 1 negativo.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk


Se você está usando a tomada para alimentar o GPS, não se esqueça que ele tem bateria interna, por este motivo há esse delay ao desligar.
Ocorre o mesmo comigo.

JuCesar
21-01-2021, 07:25
Se você está usando a tomada para alimentar o GPS, não se esqueça que ele tem bateria interna, por este motivo há esse delay ao desligar.
Ocorre o mesmo comigo.Bom dia à todos.
Estou usando para alimentar um suporte usb e um acessório da Shad, uma lanterna que vai fixada ao suporte do baú.
Mas, quem sabe não seja pelo fato de ser a moto outro modelo, a minha é uma F700.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

FCRUZ17
21-01-2021, 09:29
José, desculpe. Não fui claro na minha resposta....

Sim, a minha só desliga completamente cerca de 1min após desligar o contato.

Abs

JuCesar
21-01-2021, 10:35
José, desculpe. Não fui claro na minha resposta....

Sim, a minha só desliga completamente cerca de 1min após desligar o contato.

AbsJóia!

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk

FCRUZ17
21-01-2021, 12:32
Segue o link do tutorial.
https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/8855-Tomada-auxiliar-com-conex%C3%83%C2%A3o-plug-and-play-GS1200

Só o título que ficou desconfigurado depois que editei, mas não sei como faço para arrumar.

Abs,

Felipe

shw
04-02-2021, 09:40
Sera que tem este conector livre nas R1200GS LC, preciso criar uma conexão para ligar o Celular

shw
04-02-2021, 10:01
Se liga só nesta solução para motos BMW


https://www.youtube.com/watch?v=ywSSZXqTO_M&feature=emb_logo

Gnegraes
04-02-2021, 12:12
Se liga só nesta solução para motos BMW


https://www.youtube.com/watch?v=ywSSZXqTO_M&feature=emb_logo

E um chicote "engenheirado" muito bom para várias funções e coisas: faróis auxiliares, tomadas de força, etc.
Custa na Europa Euro 125, aqui para trazer +/- R$1.600 - R$2.000,00.
É do fabricante do scanner GS-911.

shw
04-02-2021, 14:16
E um chicote "engenheirado" muito bom para várias funções e coisas: faróis auxiliares, tomadas de força, etc.
Custa na Europa Euro 125, aqui para trazer +/- R$1.600 - R$2.000,00.
É do fabricante do scanner GS-911.

Sim, para quem vai preparar uma moto que precisa de tomada de compressor, mais faróis de neblina, gps, carregar gopro, bateria de cameras, carregar drone, acho bem massa pq vc tem um gerenciador com segurança e programa as saídas com cada amperagem

FCRUZ17
04-02-2021, 16:28
Sera que tem este conector livre nas R1200GS LC, preciso criar uma conexão para ligar o Celular

SHW, acredito que sim. É só umas questão de descobrir onde ele fica. Precisa dar uma fuçada ali na parte frontal da moto pq pela lógica deveria estar ali.