PDA

Ver Versão Completa : Aro de liga leve restaura?



PauloLopes
26-06-2017, 21:43
Cai em um buraco indo para Santa Rita de Jacutinga - MG, no qual minha GS 1.2 quase perdeu o controle!
Eu estava com minha esposa !
Ocorre que o aro fez um beiço e fissurou em 3 mm, com isso perdendo a pressão!
Para sair da estrada, um companheiro do MC foi a um borracheiro e fez um gatilho de durepoxi, no qual ficou até bom, mas não para sempre!
Pra evitar maiores problemas reboquei a moto de volta para o Rio!
Detalhe: a moto não perdeu a pressão com o gatilho!
Fui a uma mecânica especializada em BMW, BM Rio Motorrad, no qual o dono ex chefe de mecânica da BMW, falou que do jeito que o aro está dá para restaurar sem nenhum problema e sem que haja perda de eficiência e estabilidade, pois o empeno foi muito pequeno!
Falou que vai utilizar uma solda mig, para a fissura e que é a mesma utilizada para os quadros das motos!
Detalhe: preço de um novo aro na BMW, fica torno de R$ 7500,00!
Alguém acha que ele falou alguma inverdade?
Será que terei problema com esse reparo?
Preciso dos companheiros para dar opinião!
Desde já agradeço!





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
26-06-2017, 22:36
Complicado,ja ouvi dizer que rodas de liga não tem conserto.

arrighi
27-06-2017, 04:41
Aro de liga leve tem reparo sim. Procura o Zé da roda em Petrópolis que ele faz. Já empenei os dois aros da minha Versys. Também bati forte num buraco e estava com minha esposa e a roda dianteira empenou tanto que esvaziou o pneu.

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

sal silva
27-06-2017, 08:50
Ze da roda?kkkk.Reparo tudo tem,aqui é a terra da gambiarra,mas com segurança não se brinca,ai é por conta$$$ e risco do motociclista.Boa sorte.

Henri
27-06-2017, 13:07
Não vale a pena, por questões de segurança.
A solução é rodar com pneus calibrados corretamente e rezar para não pegar buracos.
ABS,

MarcioT
27-06-2017, 19:17
Numa roda de liga a solda se não me engano deve ser TIG e não MIG. Porém como já falado, cuidado com reparo em roda de liga.
Pode tentar uma roda usada se for o caso.

PauloLopes
09-07-2017, 12:55
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170709/20c8edda54e4f5ce94323707692a2100.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20170709/7cc195e7153fadc7701b73ba5cf7ab9d.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20170709/8a2595e3a279b891b0f578035ca40f9d.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20170709/a6eed5cf9bd787fe543cff80ace5cdd3.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

PauloLopes
09-07-2017, 12:57
Foi restaurada e ficou muito boa!
O que vcs acham?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Iceman
10-07-2017, 07:49
Paulo, visualmente ficou boa.
Porém, visual é uma coisa e estrutural é outra.

Na 2a foto, após desamassada, se vê nitidamente que houve uma rachadura, até bem extensa no aro.
Passar uma tinta, resolve o visual, mas a rachadura continua lá, enfraquecendo a estrutura da roda como um todo.
Com tempo de uso (vibração, força centrífuga, outras batidas, etc.) esse pedaço pode vir a se soltar em alta velocidade, onde a força centrifuga aumenta.
As consequencias podem ser desastrosas e até fatais.

Além da rachadura visível, ocorrem ainda micro-fissuras, imperceptíveis a olho nú, mas que também enfraquecem a estrutura da roda.

Eu entendo a sua situação, gastar 7K numa roda nova é PUNK, mas segurança é coisa séria.

Se não me engano, o certo é esquentar a roda, para evitar o aparecimento destas rachaduras e micro-fissuras.

Para falar a verdade, a minha está com uma amassado parecido (um pouco menor) e eu simpesmente não fiz nada.
Não está perdendo pressão nem vibrando. Então, resolvi deixar assim mesmo. Ainda acho melhor do que tentar desentortar.

sal silva
10-07-2017, 08:49
Paulo, visualmente ficou boa.
Porém, visual é uma coisa e estrutural é outra.

Na 2a foto, após desamassada, se vê nitidamente que houve uma rachadura, até bem extensa no aro.
Passar uma tinta, resolve o visual, mas a rachadura continua lá, enfraquecendo a estrutura da roda como um todo.
Com tempo de uso (vibração, força centrífuga, outras batidas, etc.) esse pedaço pode vir a se soltar em alta velocidade, onde a força centrifuga aumenta.
As consequencias podem ser desastrosas e até fatais.

Além da rachadura visível, ocorrem ainda micro-fissuras, imperceptíveis a olho nú, mas que também enfraquecem a estrutura da roda.

Eu entendo a sua situação, gastar 7K numa roda nova é PUNK, mas segurança é coisa séria.

Se não me engano, o certo é esquentar a roda, para evitar o aparecimento destas rachaduras e micro-fissuras.

Para falar a verdade, a minha está com uma amassado parecido (um pouco menor) e eu simpesmente não fiz nada.
Não está perdendo pressão nem vibrando. Então, resolvi deixar assim mesmo. Ainda acho melhor do que tentar desentortar.

Vira essa boca pra lá.kkkkkkkk

PauloLopes
10-07-2017, 12:03
Quem fez a restauração foi um ex chefe de oficina da BMW, no Rio e no Espírito Santo, atual dono da BM Rio Motorrad, que me afiançou que a minha roda não houve perda de estrutura e nem consistência!
Afirmou que minha roda era virgem e original!
O processo utilizado foi o TIG, que é a gás, cfe figura abaixo!
Mas mesmo assim, vou importar uma roda, que sai pela metade do preço da CC!




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

PauloLopes
10-07-2017, 12:05
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170710/4c19af1d7f7c4e961d436993c9ce74fc.pnghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20170710/4c19af1d7f7c4e961d436993c9ce74fc.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

PauloLopes
10-07-2017, 12:15
O problema não é o preço e sim a carestia da CC!
Acho que eles perderam a noção!
Essa roda sai lá fora por mais ou menos uns U$ 600!
Quem souber de alguém que possa trazer a roda em viagem para os EUA ou Europa, eu compro!
Só não pago 7k numa roda!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MarcioT
10-07-2017, 15:02
Quem fez a restauração foi um ex chefe de oficina da BMW, no Rio e no Espírito Santo, atual dono da BM Rio Motorrad, que me afiançou que a minha roda não houve perda de estrutura e nem consistência!
Afirmou que minha roda era virgem e original!
O processo utilizado foi o TIG, que é a gás, cfe figura abaixo!
Mas mesmo assim, vou importar uma roda, que sai pela metade do preço da CC!




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

TIG conforme eu havia dito!