PDA

Ver Versão Completa : Descanso Central + Manopla



Ivan Bini
25-01-2013, 09:23
Bom dia.

Dois detalhes que me chamaram atenção recentemente na motoca.

O descanso central, pelo fato de ser utilizado algumas vezes, apresentou muitas marcas de arranhado e pontos de ferrugem na parte dele que entra em contato com o solo, quando em uso. Alguém já notou isso tb? Alguma saída?

Outro detalhe é a manopla ali, ou manete, onde se coloca a mão para pilotar. Na minha, parece que está desmanchando a borracha. Tem solução? Alguém já notou isso?

Abraços
Ivan Bini

Geov
26-01-2013, 09:58
Não notei a ferrugem, mas risca muito mesmo o cavelete central nesse ponto. Quanto à manopla, a sulução é envolvê-la com aquelas fitas usadas na empunhadura das raquetes de tênis.

paulo800gs
26-01-2013, 20:09
Amigos, é de matar, mas na minha 800, com 7.500Km as manoplas simplesmente estão desmanchando, contatei a Euroville BH e após analisarem as fotos, informaram que era uso inadequado de luvas....
Detalhe.... raramente uso luvas.
E o preço delas?
Nem me pergunte

Crodao
26-01-2013, 22:15
Bom dia.

Dois detalhes que me chamaram atenção recentemente na motoca.

O descanso central, pelo fato de ser utilizado algumas vezes, apresentou muitas marcas de arranhado e pontos de ferrugem na parte dele que entra em contato com o solo, quando em uso. Alguém já notou isso tb? Alguma saída?

Outro detalhe é a manopla ali, ou manete, onde se coloca a mão para pilotar. Na minha, parece que está desmanchando a borracha. Tem solução? Alguém já notou isso?

Abraços
Ivan Bini

Ivan normalmente o cavalete por estar em contato com o chão e perto da roda, ele acaba riscando mesmo e ficando todo marcado de pedras que batem nele. Dificilmente o cavalete central fica bonito. Eu particularmente costumo usar o Ferrox de vez em quando. Pelo menos ele não deixa criar ferrugem.
Abc

Grandis
27-01-2013, 19:49
Abri um tópico sobre a manopla, a minha com 20.000 está surrada. não notei o cavalete vou ver e posto.

fborges27
27-01-2013, 23:28
O cavalete central da minha moto ja esta bem arranhado e com ferrugem... Ate comprei uma borracha para o chao onde costumo coca-la no cavalete para onservar um pouco. Pensei em passar um spray preto para dar uma disfarcada. Crodao, o que eh esse Ferrox?

Manoplas bem gastas com 8.600 km. Raramente ando sem luvas.

Ivan Bini
28-01-2013, 09:14
Poizé.

Minas manoplas estao com 7800 km agora, mas já venho notado elas desgastado desde uns 6000 km. Não faço uso de luvas, salvo em raras exceções. Vou ver se levo a minha na Euroville-BH tb, mesmo antes da revisão dos 10.000 km. Se não trocarem, vou mandar email para o SAC da BMW.

O descanso central meu tá meio feio, muito riscado. Tb pensei em mandar um spray preto nele as vezes, pra disfarçar.

Abraços
Ivan Bini

Mpolatti
16-02-2014, 07:05
Talvez seja melhor usar luvas. Sem ela nossas mão suam diretamente nas manoplas e o suor é corrosivo.

FPoli
16-02-2014, 07:31
Vi algumas GS iguais a minha anterior com km entre 12 e 20 mil (minha c/ 16mil) e com as manoplas completamente detonadas.
Cheguei a instalar a fita de raquete de tênis, mas ficou larga e logo tirei fora.

Me chamou a atenção o fato da minha com 16mil km estar com as manoplas em estado de zero, simplesmente como novas.

Como não consigo andar sem luvas nem p/ andar poucos metros, por ter perdido a ponta de dois dedos onde descobri que as mão são extremamente frágeis, cheguei a conclusão que isso fez as manoplas ficarem como novas.

Concluí que só pode ser o suor das mãos que detonam as mesmas.

Sempre usei luvas de couro macias pelo conforto e maleabilidade, nunca de cordura.

Quanto a enferrujar a base do pé de apoio ou cavalete onde encosta no solo, isso é normal seja na 800 ou 1200. Uso tapete de carro p/ não marcar o chão de casa.

manueljs
16-02-2014, 07:35
Já li em algum lugar que falta do um mês para acabar a garantia as manoplas foram trocadas e a moto estava acima de 20000. Parece não haver parâmetro.

JMCoelho
16-02-2014, 07:51
É o ácido úrico das mão. Só ando de luvas, acho muito corajoso quem anda sem. Quanto às manoplas, achei que são muito finas para mim, e coloquei os "custons" das raquetes de tenis. Detalhe, para as raquetes, existem os custons, que são de couro e que ja vem nas raquetes, e os torna grips, que são aquelas fitas que se colocam por cima dos custons, para evitar desgaste prematuro dos mesmos, e que custam mais caros. Ficou uma pegada bem mais confortável.

M.Fonseca
16-02-2014, 10:13
Considero manopla como item de desgaste, é como pneu, pneu macio = bom grip = pouca durabilidade.
Prefiro ter que trocar as manoplas com 10.000km e minhas mãos nunca escorregarem.

sascencio
16-02-2014, 10:47
O cavalete central é assim mesmo, não tem jeito, risca e se bobear, enferruja um pouco e fica feio.

A vantagem que vejo nesse cavalete é que ele tem uma área de contato com o solo bem maior que os cavaletes convencionais, que só tocam o solo com a ponta.

O que costumo fazer é passar um pouco do próprio óleo da corrente na parte riscada do cavalete para evitar a oxidação...

Quanto as manoplas, as da minha moto ainda estão novas, com 1 ano de uso. Raramente uso luvas...

FPoli
16-02-2014, 11:05
O cavalete central é assim mesmo, não tem jeito, risca e se bobear, enferruja um pouco e fica feio.

A vantagem que vejo nesse cavalete é que ele tem uma área de contato com o solo bem maior que os cavaletes convencionais, que só tocam o solo com a ponta.

O que costumo fazer é passar um pouco do próprio óleo da corrente na parte riscada do cavalete para evitar a oxidação...

Quanto as manoplas, as da minha moto ainda estão novas, com 1 ano de uso. Raramente uso luvas...

Quantos km rodados?

luiztrovao
16-02-2014, 11:57
O cavalete central da minha moto ja esta bem arranhado e com ferrugem... Ate comprei uma borracha para o chao onde costumo coca-la no cavalete para onservar um pouco. Pensei em passar um spray preto para dar uma disfarcada. Crodao, o que eh esse Ferrox?

Manoplas bem gastas com 8.600 km. Raramente ando sem luvas.

FBorges, talvez o Crodao não tenha visto a tua pergunta, então eu respondo: o Ferrox é um produto que elimina a oxidação em superfícies de ferro, através de um tratamento químico que, além de dissolver o óxido de ferro, cria um depósito sobre a peça, tipo uma fosfatização. Qualquer loja de materiais de construção tipo C&C, Leroy Merlin, etc, tem o produto, que é fabricado com diferentes nomes por vários fabricantes. Pergunte lá na loja (normalmente no setor de tintas e solventes), e o atendente certamente vai te indicar que marcas eles têm lá.

Prá você ter uma idéia de como é bom, uma vez eu mandei fazer umas cabeceiras de cama, de ferro, com alguns desenhos, só que minha mulher as queria com aspecto de antigo.... o que fiz foi deixar as peças no tempo (chuva, sol...) por uns 3 meses e de vez em quando ia lá e esfregava água com sal e limão, para piorar a ferrugem....
Depois que vi que estava bem enferrujada, no ponto que queríamos, limpei bem as peças, passei ferrox em tudo, esperei secar, pintei numa cor tipo ouro velho e joguei um verniz automotivo por cima, com pincel mesmo. Faz anos que elas estão lá nos quartos, sem nenhuma pinta de que a ferrugem progrediu.

sal silva
16-02-2014, 13:26
Minha moto esta com 15 mil km e não vejo quase nenhum desgaste da manopla.Nao uso luvas na cidade, somente na estrada.Quanto ao ferrugem no cavalete,acho que o óleo que espirra da lubrificação da corrente nele já ajuda a proteger.O ferroz é uma boa alternativa.

Grilo
16-03-2014, 21:15
Pessoal á mais de 5 meses coloquei no meu cavalete um isolante usado em cabos na industria, chamado de termocontráteis, além de proteger a pintura contra ferrugem e pancadas de pedras também melhora o gripe para colocar e tirar a moto do cavalete em locas lisos, pois no lugar dos riscos e ferrugem fica uma proteção de borracha na mesma cor do cavalete! Além de ser barato é de fácil instalação, eu mesmo coloquei usando um secador de cabelo! Segue link:

http://catalogo.hellermanntyton.com.br/viewitems/sistemas-de-isolacao-termocontrateis/tcn20-tfn21?&bc=100|1108

Estou pensando em colocar nas luvas, pois as minhas também estão gastas, depois posto comentários!

Iceman
17-03-2014, 10:45
Grilo, não aconselho colocar essa fita nas manoplas.

Pode gerar uma reação química e ferrar de vez com as manoplas.
O problema é que só irá descobrir quando for retirar, ai já será tarde.

Um bom overgrip para raquetes de tenis/squash resolve o problema, e são baratas, cerca de 20 Dilmas a cartela com 3 rolos.

Já os Cushion Grip são um pouco mais caros, e mais espessos, aumentando significativamente o diametro da manopla.
O problema é que os Cushin Grip tem uma cola, que somado ao aquecedor de manopla, não sei se vai prestar.

Na minha F800GS, por via das dúvidas, eu coloquei primeiro um overgrip, mais fino e sem cola, para proteger os mantes, e por cima coloquei um Cushion Grip, para aumentar o diametro, pois não me adapto bem a manoplas finas (antes que algum engraçadinho se manifeste: é eu gosto de coisa grossa, pq desgraça pouca é bobagem, agora podem zoar :p ).

Quanto às luvas, não tiro nem para ir ao banheiro...

Para mim, BOTA, LUVAS, JAQUETA e KP7 são como o motor da moto. Sem eles não tem rolê, não importa aonde vou ou quão quente esteja.
Se não tiver saco de por toda a "parafernália", vou de carro.

O único equipamento que abro mão no dia-a-dia, é a calça, mas sõ pq não dá parar ir trabalhar de calça de cordura, nem tenho saco de me trocar duas vezes por dia.
Mas nos roles de FDS, só 100% equipado.

Segurança acima de tudo.

Abraços,

Thomas.

Grilo
17-03-2014, 23:25
Muito obrigado Thomas, valeu muito a dica, vou procurar o overgrip! Abraço