PDA

Ver Versão Completa : Óleo para R1200GS AC



Alxcastro
16-07-2017, 14:46
Boa tarde pessoal.

Segundo o manual da 1200GS-AC, o óleo recomendado é o 100% mineral (ex.: Motul 3000).
Quem possui a mesma moto usa este ou tem utilizado o semi-sintético (5400, 7100)?

Obrigado.
Alexandre.

Eraldo Tel
16-07-2017, 16:57
Uso o Mobil semi sintético 10W40 para o inverno ou se vou a lugares com temperatura no início do dia em torno de 10*C. É o 15W50 para o restante do ano. Pode ser o Mobil, o Ypiranga gp motos., ou o Castrol actevo todos semi sinteticos. Usando de acordo com a especificação do manual não importa muito a marca. As 1200 Ac vão bem com qq. um, só não pode misturar as marcas no cárter. Regra geral o cárter usa 4 litros, já compro logo 5 l. Pois por volta de 5. 000 km baixa uns 250 ml, que completo e com +3000 baixa uns 200 ml completo e aos 10k já é feita a troca do óleo e do filtro.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Alxcastro
16-07-2017, 18:12
Muito obrigado pela orientação, Eraldo.

Eraldo Tel
16-07-2017, 18:45
Dica do filtro de óleo, vai de Fran ph6114, bom e barato, 25 reais (em lojas de motopecas) é o mesmo usado nas BMW 800 e 1200. Só tem um detalhe ainda não tem a chave copo para tirar e por o filtro. Se comprar esse mando foto da chave que fiz. Já rodei 30.000 km com essa marca (3 trocas ) e daqui mais 4 meses mais ou menos a 4*
Eraldo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Alxcastro
16-07-2017, 20:20
Pessoal, me desculpem a ignorância, mas não há troca de óleo de cardam/diferencial?

A caixa de câmbio é banhada no mesmo óleo do motor?


Tks!
AC

Eraldo Tel
16-07-2017, 20:48
Oi Alex nas Ac o câmbio tem reservatório de óleo separado. O que não ocorre nas refrigeradas a água. Mas ambas tem troca do óleo do diferencial que foi mantido so trocado de lado pois a embreagem das refrigeradas a água e nA frente do lado direito.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Eraldo Tel
16-07-2017, 20:52
E a embreagem das Ac é seca bem similar a de uma Kombi ou fusca até em tamanho. Fica logo atrás da cx de câmbio.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Alxcastro
16-07-2017, 21:27
Obrigado Eraldo Tel pelas explicações.

Ac.

Eraldo Tel
16-07-2017, 21:52
Alex você tem o perfil que pode fazer vc mesmo todas manutenções de sua moto procure pelo Haynes manual de serviços para o ano e modelo de sua moto. Tem tudo que se refere as manutenções e problemas de várias marcas e motos. Tem o livro tipo brochura e tb tem assinatura digital anual via PC. É bem explicativo e fácil de aprender. Eu tenho o manual de serviço em cd original de minha moto e esse da haynes para BMW r 1200 gs de 2004 a 2009.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

leandroper
16-07-2017, 22:04
Uso o motul 5100,é como o Eraldo bem falou, verificar o nível de mil em mil, baixar é normal.
Eraldo, esse lance do filtro de óleo é interessante, lembro que o boko fez uma avaliação do modelo da k&n e do fran e mostrou uma diferença que foi significativa e mostrou que o k&n (ou o original) eram melhores. Vc parece ser "fuçado", chegou a realizar alguma análise de diferença mais profunda?

Perez

Alxcastro
16-07-2017, 22:08
Alex você tem o perfil que pode fazer vc mesmo todas manutenções de sua moto procure pelo Haynes manual de serviços para o ano e modelo de sua moto. Tem tudo que se refere as manutenções e problemas de várias marcas e motos. Tem o livro tipo brochura e tb tem assinatura digital anual via PC. É bem explicativo e fácil de aprender. Eu tenho o manual de serviço em cd original de minha moto e esse da haynes para BMW r 1200 gs de 2004 a 2009.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Eraldo, eu conheço os manuais da haynes e adoraria fazer eu mesmo, porém moro em um prédio em que não é permitido pela convenção do condomínio realizar manutenção na garagem. Desta forma, resta-me sempre acompanhar o serviço no mecânico.

Pelo que tenho lido até o momento, estes boxers parecem ser de manutenção bem simples e elementar.

Eraldo Tel
16-07-2017, 22:32
Sempre que troco os óleos de todas as partes deposito em uma bandeira de aluminio polido ou de plástico branco para ver se tem resíduos circulando pelo motor. A primeira troca quando a moto já vrio com óleo motul 5100 e filtro original tinha resíduo vermelho em fragmentos pequenos e um tipo de areia preta (óleo carbonizado ), no fundo da bandeija. A segunda troca sumiuvo resíduo vermelho e particular o bem fino escuro diminuio. Já com óleo Mobil mx4 15W50 e filtro kn164. Na 2 troca ja com filtro Fran ph6114 e mesmo oleo aoessr do óleo escuro com sempre ja não tinha mais resíduos. E a refrigeração do motor comparado com o motul da primeira troca é bem mais eficiente com motul 2 minutos de moto ligada e o motor já atingia metade da Barra de aquecimento, com o Mobil ou Castrol depois de 10 25 km vai atingir a faixa normal, praticamente baixa como relatei em outro tópico 250 a 300 ml até os 5000. Completa e com mais 300 baixa mais 200 ml. Ai há chega a troca de óleo com 10km. Conclusão em 10k não chega a 600 ml. É o motor não apresenta barulho estranho nenhum e olha que a moto há chegou aós 75000 km 55000 eu mesmo fazendo manutenção. A última vez que regule as válvulas e troquei as velas agira de iridium foi aos 44k. É ando bem na cidade e ns estrada. Acelero bem sem esmerilhar nem dar freadas bruscas ou reduzidas. As pastilhas de freio dianteiro que vieram quando comprei a moto estão instaladas ja com 55k rembum jogo que comprei a 2 anos esperando para trocar.
Eraldo.


Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Barra
16-07-2017, 22:57
Estranho, eu uso Motul 5100 e a minha AC não esquenta rápido como a sua.
Filtro eu comprei uma vez um monte de HIFLO no ebay e tenho um ainda comigo, paguei barato neles.

Alxcastro
16-07-2017, 23:00
Minha Varadero usa 5100 e troco a cada 4000km. Achei curioso no manual da 1200GS a recomendação por uso de óleo 100% mineral.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

AlfredGtr
17-07-2017, 10:22
Pessoal, muito bons os comentários!!
Gostaria de adicionar que participei de uma palestra da Motul e lá eles recomendam o uso de óleos sintéticos, embora fabriquem todos. Os sintéticos suportam melhor as variações de temperatura, e com isso chegam em melhores condições no limite da troca. Eu troco o óleo da minha GSA-LC a cada 5mil e uso só o sintético. Sei que é um gasto adicional, mas se vcs puderem arcar com isso, o motor vai sempre estar em perfeitas condições. Para as LC, é melhor ainda esta troca a cada 5k em função do câmbio/embreagem serem lubrificados com o mesmo óleo.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

sal silva
17-07-2017, 14:14
Pessoal, muito bons os comentários!!
Gostaria de adicionar que participei de uma palestra da Motul e lá eles recomendam o uso de óleos sintéticos, embora fabriquem todos. Os sintéticos suportam melhor as variações de temperatura, e com isso chegam em melhores condições no limite da troca. Eu troco o óleo da minha GSA-LC a cada 5mil e uso só o sintético. Sei que é um gasto adicional, mas se vcs puderem arcar com isso, o motor vai sempre estar em perfeitas condições. Para as LC, é melhor ainda esta troca a cada 5k em função do câmbio/embreagem serem lubrificados com o mesmo óleo.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Alfred,nao sei se voce usa sua moto no dia dia , Cidade,viagens,off road.Nestas condições vejo a necessidade de troca antes dos dez mil km,caso contrario acho desnecessário.Uso minha moto(LC) em viagens,entao fico com a troca recomendada pela montadora,já que estes oleos Sintéticos trabalham com uma boa margem.Se tivesse uma AC trocaria antes,já que o arrefecimento ar judia um pouco mais do Oleo,pricipalmente se for usar na cidade.

AlfredGtr
18-07-2017, 10:49
Sal, eu não uso no dia-a-dia, mas viajo e/ou ando todo final de semana.
A troca a cada 5mil ajuda muito na maciez do câmbio, principalmente. Durante as revisões de garantia eu troquei a cada 10mil, como manda o manual, mas mal não vai fazer....
É uma decisão bem individual, não é mandatória...,

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Alxcastro
22-07-2017, 20:38
O pessoal da BETO Motos colocou Motul 5100 com filtro HIFLO.
Vou manter a regra dos 5000, e, agora precisarei ter também atenção à reposição a cada 100km. Antes não me preocupava com isso.

Hoje fiz o maior percurso com ela até agora: Vila Mariana > Guarulhos > Vila Mariana. Kkkkkk... :-D

Gostei da ciclística e do motor com baixa giro.

Porém, ainda estou encanado com o tec-tec-tec-tec... e um pouco de vibração em marcha lenta.

Pode ser "cricagem" minha, mas fico de ouvido em pé tentando identificar barulhos e ruídos diferentes. Uma hora isso passa (daqui a alguns bons quilômetros).

cberta
25-07-2017, 14:52
Olá Alxcastro.
Como seria esse tec-tec-tec?
Observei algo semelhante na minha, na primeira partida, pela manhã. I moto começa a funcionar 100% macio e redondo, mas depois de alguns segundos apresenta um tec-tec-tec. Depois de alguns instantes esse barulho desaparece. Com o motor quente ou nas demais partidas, fica 100% normal.
Tive a impressão de que esse efeito começou depois que troquei o óleo na concessionária. O atendente disse que não estão mais usando o motul.
Alguém sabe algo a respeito do tec-tec-tec ?

Alxcastro
25-07-2017, 14:55
Como se fosse um motor diesel (quase isso). Mas não para em marcha lenta, seja frio ou quente.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Alxcastro
01-08-2017, 20:57
Na verdade o tec-tec-tec só aparece com motor quente.
Não me incomoda, eu apenas gostaria de saber se é algo normal. Não creio que aos 34k km as válvulas já precisem de calibração com troca de pastilhas.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

cberta
04-08-2017, 08:22
Bom dia, amigos.

ALEXANDRE CASTRO, acesse o link adiante e confira se o barulho não seria esse: https://www.youtube.com/watch?v=Gnoqgey80wc

Alxcastro
04-08-2017, 08:29
Exatamente.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

cberta
04-08-2017, 09:58
Então, fale com seu mecânico, mas acredito que não seja absolutamente nada.
Boa sorte.

leandroper
04-08-2017, 23:42
Interessante, el famoso ruido

Enviado de meu SM-T320 usando Tapatalk

sal silva
05-08-2017, 00:16
Como dizia a Senadora corrupta,relaxa e goza.

Alxcastro
14-08-2017, 21:25
Curioso.
Uma das primeiras coisas que ouvi falar sobre os Boxer AC foi o fato do nível de óleo baixar a cada ~1000km.
Fui a Curitiba e retornei à São Paulo, tendo andado quase 900km.
Não baixou absolutamente nada.


Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Alxcastro
14-08-2017, 21:39
Oi Alex nas Ac o câmbio tem reservatório de óleo separado. O que não ocorre nas refrigeradas a água. Mas ambas tem troca do óleo do diferencial que foi mantido so trocado de lado pois a embreagem das refrigeradas a água e nA frente do lado direito.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando TapatalkEraldo.
Reservatório de Câmbio separado nas AC ???
Ué, onde fica o acesso para a troca?

Tem certeza de que não é na LC?


Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Eraldo Tel
14-08-2017, 22:11
Costumam baixar com velocidades altas e altas temperaturas ambientes e óleo motul 10w40 e 15w50 semisintetico. Se for outro marca como os da Mobil e castrol actevo de mesma viscosidade e tb. Semisintetico baixam bem pouco 250 cada 5k +-
ERALDO

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

leandroper
14-08-2017, 23:27
Tava com esse medo tb, porém depois de 10 mil km e 2 trocas de óleo, não baixou nadaaa.

Perez

sal silva
14-08-2017, 23:37
Eraldo.
Reservatório de Câmbio separado nas AC ???
Ué, onde fica o acesso para a troca?

Tem certeza de que não é na LC?


Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Na LC nao,eles sao discos banhados a Oleo(o mesmo do motor) ,como os da 800.

Alxcastro
14-08-2017, 23:39
Ok Sal, mas... e nas AC?
Onde estão as tampas do reservatório, no caso dele existir? Eu não achei , nem in loco, nem no manual.
Xiiiiii. :O

Enviado de meu Motorola G2 usando Tapatalk
(+_+)

sal silva
15-08-2017, 00:52
Ok Sal, mas... e nas AC?
Onde estão as tampas do reservatório, no caso dele existir? Eu não achei , nem in loco, nem no manual.
Xiiiiii. :O

Enviado de meu Motorola G2 usando Tapatalk
(+_+)

Castro,peça ajuda aos universitários,mas acho que é esse aqui.A minha é LC.
https://www.youtube.com/watch?v=3wxkbcltY2g

Alxcastro
15-08-2017, 02:45
É esse mesmo, Sal.

Muito obrigado.

O pior é que eu olhei diversas vezes e não vi. Deve ser a idade. :rolleyes:

Fabbri
19-02-2018, 19:12
Uma dica que vi por aí: quando for trocar o óleo do cambio ou do diferencial retire primeiro o parafuso de abastecimento. Se tirar o de drenagem e depois nao conseguir tirar o de abastecimento, nao tem como repor o óleo.

Ltobias
14-08-2019, 11:53
É esse mesmo, Sal.

Muito obrigado.

O pior é que eu olhei diversas vezes e não vi. Deve ser a idade. :rolleyes:

Qual é o tipo de óleo para a caixa de marcha?

Usei o Semi-sintético 75w90 no diferencial.