PDA

Ver Versão Completa : Estator (do alternador gs 1200 13/14)



Alfonso
07-08-2017, 17:13
BOA TARDE PARCEIROS.
O MEU ESTATOR QUEIMOU COM 31MIL KM, E TIVE DE VOLTAR DE BRASÍLIA DE GUINCHO ATÉ RIO PRETO (720KM, MAS NÃO ABANDONO A PARCERONA!!!), E CHEGAR EM CASA DE TAXI DEPOIS DE MAIS 60KM - TUDO DISPONIBILIZADO PELA SEGURADORA PORTO ,SEM MERCHANDISING GRATUITO, MAS PELO BOM ATENDIMENTO.
MAS NÃO PERDI A 6ª FEIRA E SÁBADO DO MOTO CAPITAL (rrsss).
O COMPLICADO É QUE O ORÇAMENTO DA BMW PARA TROCA DA PEÇA É DE R$840 DE MÃO DE OBRA E (PASMEM!!!) R$ 10.000,00 PELO ALTERNADOR COMPLETO, POIS NÃO FORNECEM SÓ O ESTATOR, E MAIS UNS 60 DIAS DE ESPERA PARA CHEGADA DA PEÇA.
A ALTERNATIVA FOI O COMPETENTE MECÂNICO EDUARDO PIAGGIO DE RIO PRETO QUE ADQUIRIU O MANUAL TÉCNICO E TERÁ QUE "DESCER" O MOTOR DO CHASSI PARA PODER TER ACESSO AO ALTERNADOR E AÍ TROCAR O ESTATOR, QUE EU JÁ ENCONTREI, USADO, CONFIÁVEL E DE FONTE LÍCITA (É BOM QUE SER FRISE!), POR R$ 800,00.
TEM "GENTE" QUY AMAHAM, PELO PEQUENO NÚMERO DE VENDAS, E POR ISTO "NÃO DÁ NEM TRAÇO" NAS ESTATÍSTICAS, E FICAM ZOANDO COM AS OCORRÊNCIAS DAS BMW GS 1200 !!! LIGA NÃO (rrrsss).
FINALMENTE, QUERIA SABER SE ALGUÉM TEM NOTÍCIAS REFERENTES A ESTE PROBLEMA DE QUEIMA DE ESTATOR NESTE ANO/MODELO, OU NOUTRAS.
ABRAÇOS BEMEIROS.

sal silva
07-08-2017, 23:51
Aqui no forum nunca ouvi nenhum relato de estator da LC queimado.Tenho um colega que trabalha com a recuperação deles,ele me falou que a maior causa de queima do estator é nível de oleo baixo .

Alfonso
10-08-2017, 23:36
Aqui no forum nunca ouvi nenhum relato de estator da LC queimado.Tenho um colega que trabalha com a recuperação deles,ele me falou que a maior causa de queima do estator é nível de oleo baixo .

Boa noite Sal Silva.
O nivel de oleo está normal, até no limite máx.
Já ouvi até que a especificação do oleo mais adequada para nosso clima seria o 10/50, pois a temperatura do oleo original estaria comprometendo o verniz de isolamento das bobinas do estator.
No momento estou em busca de mecânico com o ferramental para a 13/14 (LC) para poder trocar o estator, de preferência na região de Rio Preto / Ribeirão Preto.
Obrigado.

Alfonso
16-08-2017, 12:16
Na sexta-feira passada 11/08/17, fui à Concessionária Euro Motors de Rio Preto para fazer um apelo, diante da minha dificuldade de encontrar oficina habilitada para a troca do estator que eu já tinha conseguido, de fonte lícita e confiável (friso novamente!!!), quando tive a felicidade de receber a informação do chefe de oficina que o meu caso seria atendido, em função de uma mudança na postura da concessionária para resgate da clientela e do prestígio da marca no mercado. Realmente há muitos de "nós" perdidos face à dificuldade de viabilizar, por vários motivos, as manutenções através da própria oficina da BMW. Agradeço muito à administração da Euro Motors pela compreensão e parabenizo pela iniciativa em favor dos proprietários, a qual trará uma grande clientela para a marca BMW, que estava "reprimida" por falta desta relação mais "humanizada". Parabéns e obrigado.

zepedro
24-08-2017, 09:50
Estator ou REGULADOR DE VOLTAGEM ?

zepedro
24-08-2017, 09:52
Falem com Alexandre .... 11 95152506

Recondiciona tudo.

Ale GS1200
20-02-2018, 01:24
Olá galera, sou novo aqui. Neste final de semana, mais precisamente na sexta dia 16/02/18. Minha R1200GS 13/14 acendeu a luz de advertência (triângulo vermelho) e tbm a luz da bateria. Neste momento selecionei a função do Painel onde mostra a voltagem da bateria, notei que a mesma estava entre 12,5 a 13volts. Guardei a motoca em casa e me organizei para levar para oficina na segunda feira. Chegando nos meu mecânicos de confiança (moto e cia) de Campinas o SÉRGIO me atendeu e me informou que este problema pode ser o estator queimado, ele irá fazer os testes para me dar o diagnóstico, estou aguardando. O problema é que caso seja , terá que descer o motor e trocar o estator.
Vi que tem um outro amigo que teve este problema tbm. Será crônico isto? Neste ano ? Alguém sabe dizer se as mais novas apresentaram alguma ocorrência desta?

Luiz Arrud
12-09-2018, 22:38
Boa noite Alfonso, tenho uma BMW gs13/14 com.40 km, tem que trocar o alternador estão cobrando 14.000.00 reais ,todas revisões feita na eurobike essa moto veio bichada foi trocado com 17000km kit da embreagem deram cortesia não ficou bom embreagem dura de engatar ai abriram o cambio cortesia de novo agora essa alternador sera aque vão me dar cortesia desanimei com a marca alguém tem alguma ideia ai

Luiz Arrud
13-09-2018, 16:09
Ale , boa tarde quero trocar ideias sobre esse defeito, vc mora onde.

Luiz Arrud
21-09-2018, 21:52
Boa noite estou tentando trocar idéias sobre estator queimado moto BMW 1200gs mas não tive resposta

sal silva
21-09-2018, 22:25
Boa noite estou tentando trocar idéias sobre estator queimado moto BMW 1200gs mas não tive resposta

Amigo ,se quiser tenho um amigo que é fera na recuperação de estatores.O cara trabalha com verniz de alta qualidade.

Cauã
06-01-2019, 08:43
Amigo ,se quiser tenho um amigo que é fera na recuperação de estatores.O cara trabalha com verniz de alta qualidade.Bom dia, estou com o mesmo problema com o estator da minha GS 1200 13/14 no Rio tem um cara que recupera e custa 700,00 o valor mais alto é descer o motor do quadro.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk

Gnegraes
06-01-2019, 10:32
Bom dia, estou com o mesmo problema com o estator da minha GS 1200 13/14 no Rio tem um cara que recupera e custa 700,00 o valor mais alto é descer o motor do quadro.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk

Em segundo lugar em dificuldade, está a troca da embreagem.... precisa desmontar até a lâmpada do pisca-pisca dianteiro direito... rsrsrsrs

Tuco10
09-01-2019, 16:44
Em segundo lugar em dificuldade, está a troca da embreagem.... precisa desmontar até a lâmpada do pisca-pisca dianteiro direito... rsrsrsrs

Nas novas a embreagem é na frente, bem mais facil que as antigas, nas novas o problema é o altenador.

Tuco10
09-01-2019, 16:47
To vendo muitas com esse ano dando esse problema, já escutei que o problema é o volume de oleo, que esta baixo e nao refrigera e o verniz nao aguenta

Gnegraes
10-01-2019, 10:45
To vendo muitas com esse ano dando esse problema, já escutei que o problema é o volume de oleo, que esta baixo e nao refrigera e o verniz nao aguenta

Nunca ouvi falar em alternador imerso em óleo, ainda mais no óleo de cárter do motor.
Há alguma informação errada aí....

PabloTiago
10-01-2019, 17:03
Na verdade, quem tinha alternador eram as refrigeradas a ar, hj todas, 310, 650, 800 e 1200 tem estator que é banhado no óleo do carter para ser refrigerado. Tanto que as 800 até 2012 tinham muitos problemas com a queima do estator porque a lubrificação era falha.
de 2013 em diante a BMW aumento os furos que levavam óleo ate o estator e o problema foi solucionado.

Leandrine
17-02-2020, 14:40
A minha 13/14 tbm apresentou o mesmo problema a queima do estator 50mkm..... Estanho esse ano tantos problemas

vagner_uni
18-02-2020, 19:17
Boa noite amigo, final de semana, tive o mesmo problema com a minha GS 1200 Premium ano 2014 ... me deixou na mao e parou de carregar a bateria, LEANDRINE .. vi que é de Londrina, somos vizinhos, sou de Ibiporã, onde arrumou a sua ?? abraços a todos

Gnegraes
19-02-2020, 09:14
Na verdade, quem tinha alternador eram as refrigeradas a ar, hj todas, 310, 650, 800 e 1200 tem estator que é banhado no óleo do carter para ser refrigerado. Tanto que as 800 até 2012 tinham muitos problemas com a queima do estator porque a lubrificação era falha.
de 2013 em diante a BMW aumento os furos que levavam óleo ate o estator e o problema foi solucionado.

Para colocar ordem nos termos técnicos usados: TODOS os motores possuem um gerador de energia elétrica denominado Alternador como fonte energia para carregar a bateria do veículo, e que é composto de duas partes: estator e rotor. Como os nomes bem dizem, um é girante e ou outro fixo.
Não existe apenas estator como sistema elétrico, o mesmo vale para o rotor.

Reiner
19-02-2020, 19:12
A confusao vem da provável queima do estator ou seja das bobinas que o compõe.




Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

witer
26-02-2020, 12:38
BOA TARDE PARCEIROS.
O MEU ESTATOR QUEIMOU COM 31MIL KM, E TIVE DE VOLTAR DE BRASÍLIA DE GUINCHO ATÉ RIO PRETO (720KM, MAS NÃO ABANDONO A PARCERONA!!!), E CHEGAR EM CASA DE TAXI DEPOIS DE MAIS 60KM - TUDO DISPONIBILIZADO PELA SEGURADORA PORTO ,SEM MERCHANDISING GRATUITO, MAS PELO BOM ATENDIMENTO.
MAS NÃO PERDI A 6ª FEIRA E SÁBADO DO MOTO CAPITAL (rrsss).
O COMPLICADO É QUE O ORÇAMENTO DA BMW PARA TROCA DA PEÇA É DE R$840 DE MÃO DE OBRA E (PASMEM!!!) R$ 10.000,00 PELO ALTERNADOR COMPLETO, POIS NÃO FORNECEM SÓ O ESTATOR, E MAIS UNS 60 DIAS DE ESPERA PARA CHEGADA DA PEÇA.
A ALTERNATIVA FOI O COMPETENTE MECÂNICO EDUARDO PIAGGIO DE RIO PRETO QUE ADQUIRIU O MANUAL TÉCNICO E TERÁ QUE "DESCER" O MOTOR DO CHASSI PARA PODER TER ACESSO AO ALTERNADOR E AÍ TROCAR O ESTATOR, QUE EU JÁ ENCONTREI, USADO, CONFIÁVEL E DE FONTE LÍCITA (É BOM QUE SER FRISE!), POR R$ 800,00.
TEM "GENTE" QUY AMAHAM, PELO PEQUENO NÚMERO DE VENDAS, E POR ISTO "NÃO DÁ NEM TRAÇO" NAS ESTATÍSTICAS, E FICAM ZOANDO COM AS OCORRÊNCIAS DAS BMW GS 1200 !!! LIGA NÃO (rrrsss).
FINALMENTE, QUERIA SABER SE ALGUÉM TEM NOTÍCIAS REFERENTES A ESTE PROBLEMA DE QUEIMA DE ESTATOR NESTE ANO/MODELO, OU NOUTRAS.
ABRAÇOS BEMEIROS.

estou passando pelo mesmo problema e preciso de ajuda para conseguir uma nova peca.

Gnegraes
27-02-2020, 10:30
Falei ontem com o Roberto Garante e ele me informou que o custo de reenrolar o estator é algo em torno de R$300,00.
Qualquer boa oficina de manutenção de motores elétricos faz o serviço com um pé nas costas.

Me parece valer muito a pena recuperar o estator com um custo tão baixo, já que a peça nova tem um preço exorbitante.

trophy_df
26-07-2020, 06:51
Bom dia pessoal, comprei uma R1200GS LC 12/13 Premium de 2o dono em Junho/2020 e para minha infelicidade agora as bombas relógio começaram a estourar na minha mão. ESA travado em 2 capacetes e registro aqui também o problema de carga da bateria com insuficiência de voltagem na casa de 12.5V no painel com luz vermelha de advertência e desenho da bateria ativado. Troquei a bateria mas não solucionou e devo ter mais esse grande preju com a troca das bobinas do estator. Achei um manual de check interessante da parte elétrica. Nesse manual relata problemas de estator com motos R 1200 GS LC fabricadas antes de Abril 2014, infelizmente é o meu caso 11/2012. Nos motores LC integraram o alternador junto com a caixa de marcha e ai para a substituição do mesmo tem que desmontar a moto toda com a retirada do motor. Vou arrumar a minha LC e vou voltar para uma AC.

10569

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Gnegraes
26-07-2020, 08:33
Bom dia pessoal, comprei uma R1200GS LC 12/13 Premium de 2o dono em Junho/2020 e para minha infelicidade agora as bombas relógio começaram a estourar na minha mão. ESA travado em 2 capacetes e registro aqui também o problema de carga da bateria com insuficiência de voltagem na casa de 12.5V no painel com luz vermelha de advertência e desenho da bateria ativado. Troquei a bateria mas não solucionou e devo ter mais esse grande preju com a troca das bobinas do estator. Achei um manual de check interessante da parte elétrica. Nesse manual relata problemas de estator com motos R 1200 GS LC fabricadas antes de Abril 2014, infelizmente é o meu caso 11/2012. Nos motores LC integraram o alternador junto com a caixa de marcha e ai para a substituição do mesmo tem que desmontar a moto toda com a retirada do motor. Vou arrumar a minha LC e vou voltar para uma AC.

10569

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Bom dia Cristiano,

Pergunta inicial: você passou scanner na moto?
Antes de pensar em falha no alternador, pode ser que o regulador de tensão esteja com problema.
Acho que um diagnóstico detalhado pode dissipar um monte de dúvidas e nuvens negras talvez inexistentes.

Sair da LC e voltar para AC não faz sentido, o sistema de resfriamento do motor não tem relação alguma com as falhas informadas.
Com o scanner é possível ver em detalhes tudo e em muitos casos basta um reset para eliminar um aviso de painel.
Quanto ao acesso ao alternador ser difícil, em outros modelos existem também problemas, como por exemplo nos modelos AC. A troca do disco de embreagem é uma operação onde só não se desmonta os garfos dianteiros (kkk...) e algo que fatalmente ocorrerá mais dia, menos dia, embreagem é item de desgaste.

trophy_df
26-07-2020, 16:57
Bom dia Cristiano,

Pergunta inicial: você passou scanner na moto?
Antes de pensar em falha no alternador, pode ser que o regulador de tensão esteja com problema.
Acho que um diagnóstico detalhado pode dissipar um monte de dúvidas e nuvens negras talvez inexistentes.

Sair da LC e voltar para AC não faz sentido, o sistema de resfriamento do motor não tem relação alguma com as falhas informadas.
Com o scanner é possível ver em detalhes tudo e em muitos casos basta um reset para eliminar um aviso de painel.
Quanto ao acesso ao alternador ser difícil, em outros modelos existem também problemas, como por exemplo nos modelos AC. A troca do disco de embreagem é uma operação onde só não se desmonta os garfos dianteiros (kkk...) e algo que fatalmente ocorrerá mais dia, menos dia, embreagem é item de desgaste.Olá Guilherme, obrigado pelo seu retorno. Estou com essas bombas estourando nessa minha LC 12/13. Não passei o scanner, só realizei os testes padrões usuais para isolar o problema nos componentes: bateria, retificador/regulador e o alternador. Achei um mecânico fora da minha cidade para verificar e caso necessite a troca das bobinas do estator, retirar o motor e realizar o serviço. Comprar moto usada é sempre uma loteria. Já tive uma Triple Black AC e era feliz e não sabia.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

LDROQUAINI
14-10-2020, 18:57
boa tarde parceiros.
O meu estator queimou com 31mil km, e tive de voltar de brasília de guincho até rio preto (720km, mas não abandono a parcerona!!!), e chegar em casa de taxi depois de mais 60km - tudo disponibilizado pela seguradora porto ,sem merchandising gratuito, mas pelo bom atendimento.
Mas não perdi a 6ª feira e sábado do moto capital (rrsss).
O complicado é que o orçamento da bmw para troca da peça é de r$840 de mão de obra e (pasmem!!!) r$ 10.000,00 pelo alternador completo, pois não fornecem só o estator, e mais uns 60 dias de espera para chegada da peça.
A alternativa foi o competente mecânico eduardo piaggio de rio preto que adquiriu o manual técnico e terá que "descer" o motor do chassi para poder ter acesso ao alternador e aí trocar o estator, que eu já encontrei, usado, confiável e de fonte lícita (é bom que ser frise!), por r$ 800,00.
Tem "gente" quy amaham, pelo pequeno número de vendas, e por isto "não dá nem traço" nas estatísticas, e ficam zoando com as ocorrências das bmw gs 1200 !!! Liga não (rrrsss).
Finalmente, queria saber se alguém tem notícias referentes a este problema de queima de estator neste ano/modelo, ou noutras.
Abraços bemeiros.

amigo, sou novo aqui, sou do rs e estou com minha moto gs 2014 parada com o mesmo problema, gostaria do contato onde comprou a peça? Era recondicionada? Tinha garantia? Agradeço de coração as informações, aqui no rs o que tenho achado é muito caro e sem garantia, a não ser na concessionária que se torna inviável...

trophy_df
14-12-2020, 06:07
amigo, sou novo aqui, sou do rs e estou com minha moto gs 2014 parada com o mesmo problema, gostaria do contato onde comprou a peça? Era recondicionada? Tinha garantia? Agradeço de coração as informações, aqui no rs o que tenho achado é muito caro e sem garantia, a não ser na concessionária que se torna inviável...A minha R 1200 GS LC 2013 deu problema de estator queimado assim que comprei de 2o dono. Encontrei no ML um estator em excelente estado de uma moto 2019 de leilão e fui até o Piu Motorrad para a troca.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk