PDA

Ver Versão Completa : Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas?



sal silva
09-08-2017, 12:54
Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas?

MarcioT
09-08-2017, 16:20
Boa questão. Na realidade acho que não afeta as pastilhas, mas certamente irá afetar retentores e juntas que houver pelo sistema.
O fluído estando entre o máximo e mínimo proporciona frenagens iguais. Enfim, com excesso de fluído a moto não irá frear com mais eficiência, apenas o circuito sofrerá mais pressão.

sal silva
09-08-2017, 18:49
Boa questão. Na realidade acho que não afeta as pastilhas, mas certamente irá afetar retentores e juntas que houver pelo sistema.
O fluído estando entre o máximo e mínimo proporciona frenagens iguais. Enfim, com excesso de fluído a moto não irá frear com mais eficiência, apenas o circuito sofrerá mais pressão.

Legal Marcio,quando trocar as pastilhas vou dar uma sangrada e tirar um pouco.

CiroHG
10-08-2017, 16:01
Acho que não precisa sangrar, não. Abre o reservatório e tira o excesso com uma seringa.
Com 5 temers e uma chave philips você mesmo resolve....

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Eraldo Tel
10-08-2017, 17:52
Melhor ver logo nisso se for reservatorio com tampa de rosca vai vazar e estragar a pintura ou o que tiver em baixo.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

sal silva
10-08-2017, 19:38
Boa ideia Ciro,simples,nao tinha pensado nisso.

Valeu Eraldo,é isso mesmo,vou ver isso o mais rápido possível.

luiztrovao
11-08-2017, 19:04
Sal, o se o nível estiver acima, isto nem prejudica as pastilhas nem causa nenhum dano a retentores ou juntas. A pressão exercida pelo pistão no sistema é a mesma - independente se o reservatório está mais cheio ou mais vazio. O risco que você tem é de vazar este fluido adicional e te danificar várias partes pintadas, pois o fluido arrebenta tudo....

MarcioT
11-08-2017, 22:00
É um circuito fechado com volume apropriado de fluído que acionado gera uma pressão e preenche o circuito. O excesso de fluído terá que ir para algum lugar quando o sistema for acionado. Das duas uma, ou saí pela tampa causando vazamento ou encontrará um "elo" fraco que pode ser um retentor junta ou o que ceder primeiro.

sal silva
11-08-2017, 23:47
Sal, o se o nível estiver acima, isto nem prejudica as pastilhas nem causa nenhum dano a retentores ou juntas. A pressão exercida pelo pistão no sistema é a mesma - independente se o reservatório está mais cheio ou mais vazio. O risco que você tem é de vazar este fluido adicional e te danificar várias partes pintadas, pois o fluido arrebenta tudo....

Obrigado Luiz,já comprei a seringa e vou retirar um pouco.

Eraldo Tel
12-08-2017, 18:54
Se retirar com fluido frio e na marca de Max. Do reservatório. fluido aquecido uns 2 mm a menos
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

sal silva
12-08-2017, 21:49
Se retirar com fluido frio e na marca de Max. Do reservatório. fluido aquecido uns 2 mm a menos
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Obrigado Eraldo.

sal silva
18-08-2017, 22:37
Pessoal,hoje fui retirar o fluido de freio que achei que estava em excesso,mas para minha surpresa a borracha de dentro do reservatório estava mal colocada impedindo a leitura correta do nível do fluido.Recoloquei-a corretamente e o nível do fluido ficou certo,entre o máximo e mínimo,o que indica troca de pastilhas.Nessa tiro a responsabilidade da concessionaria,achei que tinham colocado fluido a mais,somente a borracha ficou mal posicionada, isso acontece.

PabloTiago
20-08-2017, 23:03
Pra saber se o nivel está no ideal, retire um pouco do fluido com a seringa para não correr o risco de derramar e com uma chave de fenda force os cilindros da sapata de freio até a sua completa abertura. Nessa posição o nível de óleo deve estar na marca MAX. Se estiver abaixo, complete até o MAX, se estiver acima retire até a marca.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

sal silva
20-08-2017, 23:58
Pra saber se o nivel está no ideal, retire um pouco do fluido com a seringa para não correr o risco de derramar e com uma chave de fenda force os cilindros da sapata de freio até a sua completa abertura. Nessa posição o nível de óleo deve estar na marca MAX. Se estiver abaixo, complete até o MAX, se estiver acima retire até a marca.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Boa dica,vivendo e aprendendo.Obrigado.

Olive
29-08-2017, 19:01
Permitam uma pequena "atravessura" neste tópico, aproveitando os bons fluidos desse pessoal bacana e perguntar: se entendi bem, o manual recomenda a troca do fluido dos freios com um ano de uso, independentemente da quilometragem, é isso mesmo? Vou levar a moto para revisão dos 20 mil e ela já vai fazer um ano de uso mês que vem.O pessoal da css não falou nada sobre isso...

PabloTiago
29-08-2017, 20:22
Permitam uma pequena "atravessura" neste tópico, aproveitando os bons fluidos desse pessoal bacana e perguntar: se entendi bem, o manual recomenda a troca do fluido dos freios com um ano de uso, independentemente da quilometragem, é isso mesmo? Vou levar a moto para revisão dos 20 mil e ela já vai fazer um ano de uso mês que vem.O pessoal da css não falou nada sobre isso...O fluido de freio é higroscópico e tende a se contaminar com água. Uma vez contaminado perde a capacidade de não entrar em ebulição a determinada temperatura. Uma vez em ebulição perde capacidade de compreensão dos pistões na pinça de freio. Por isso a recomendação da troca de tempos em tempos.
É muito barato e simples a troca. Trocar fora da concessionária não acarreta perda de garantia. Só se atente para o uso do fluido correto.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Olive
30-08-2017, 14:27
Explicação mais que convincente e dica preciosa. Muito obrigado.

luiztrovao
30-08-2017, 18:47
Uma pequena adição ao tópico:
- Como disse o Pablo, o fluido de freio absorve a umidade do ar. É por isso que na maioria dos carros, o reservatório está localizado do lado do motor em que fica o coletor de escape, exatamente para “morar” no lugar mais quente do motor e, por consequência, com menor índice de umidade.
- Quando o fluido está contaminado pela água, normalmente o sintoma mais comum (seja em automóveis ou motos) é o seguinte: de manhã, com o veículo ainda frio, ele freia bem, sem problemas. Porém, conforme o conjunto vai se aquecendo com o uso do veículo, a água que contaminou o fluido vai se separando, gerando micro bolhas no circuito. Estas bolhas reagem à pressão do cilindro de freio de forma diferente do resto do fluido, resultando em baixa capacidade de frenagem e é fácil de sentir que o veículo já não está mais freando com a mesma eficiência.

Resumo: ainda que a Km rodada seja baixa, eu sempre recomendo a substituição completa do fluido de freio pelo menos 1 vez por ano pois a absorção da umidade do ar se dá independente da Km. O fluido é um ítem barato e a sua troca não deve ser negligenciada.
Abs

sal silva
30-08-2017, 19:29
Uma pequena adição ao tópico:
- Como disse o Pablo, o fluido de freio absorve a umidade do ar. É por isso que na maioria dos carros, o reservatório está localizado do lado do motor em que fica o coletor de escape, exatamente para “morar” no lugar mais quente do motor e, por consequência, com menor índice de umidade.
- Quando o fluido está contaminado pela água, normalmente o sintoma mais comum (seja em automóveis ou motos) é o seguinte: de manhã, com o veículo ainda frio, ele freia bem, sem problemas. Porém, conforme o conjunto vai se aquecendo com o uso do veículo, a água que contaminou o fluido vai se separando, gerando micro bolhas no circuito. Estas bolhas reagem à pressão do cilindro de freio de forma diferente do resto do fluido, resultando em baixa capacidade de frenagem e é fácil de sentir que o veículo já não está mais freando com a mesma eficiência.

Resumo: ainda que a Km rodada seja baixa, eu sempre recomendo a substituição completa do fluido de freio pelo menos 1 vez por ano pois a absorção da umidade do ar se dá independente da Km. O fluido é um ítem barato e a sua troca não deve ser negligenciada.
Abs

Legal,o automóvel da minha esposa já tem 9 anos e esta com o fluido de fabrica.Sempre esqueço da manutenção do carro dela,ainda bem que continua comos freios bons,mas preciso ver isso.