PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com roteiro (Ushuaia em abril de 2018)



FCRUZ17
12-09-2017, 10:53
Caros colegas,

Eu e mais um colega estamos planejando uma viagem para Ushuaia em Abril de 2018. Estamos realizando várias pesquisas para montar o roteiro, mas nada melhor do que ouvir a opinião de quem já esteve lá e manja dos paranauê do fim do mundo ...rsrsrs!

Uma informação importante: nosso prazo máximo na estrada são 30 dias, já contando com um tempo para eventual imprevisto. Queremos fazer os trechos com calma e rodar com segurança, sem pressa. Vou com uma GS 1200 e meu amigo com uma F700GS. Temos experiência razoável no asfalto, mas o rípio sempre deixa a gente apreensivo.

Eis o ponto: Inicialmente pensamos em descer pela Argentina (Ruta 3) e subir pelo Chile, via Carretera Austral, acessando por Puerto Guadal e subindo até os limites de Puerto Varas, cruzando novamente para a Argentina, acessando a Ruta 40 e seguindo até Mendoza para depois retornar ao Brasil. O trecho de Pucón até Santigo pela 5 eu já conheço pq fiz de carro. Não achei muito atraente, daí o motivo de tentar voltar pela Ruta 40.

Primeira dúvida: vi relatos de outros colegas em outro tópico dizendo que Ushuaia e Carretera Austral é muito para uma viagem só. Ficaria muito corrido. O que acham?

Segunda dúvida: descer pela Ruta 3 e subir somente pela Ruta 40 (excluindo o trecho da Carretera Austral) é viável com esse prazo? Alguém saberia me dizer como está a Ruta 40 em toda sua extensão em relação ao pavimento? Li em alguns lugares que existem vários trechos pavimentados, mas até agora não encontrei nenhuma informação muito precisa em relação a isso.

Terceira dúvida: Carretera Austral e Ruta 40. Para uma primeira viagem, qual estrada tem o maior nível de dificuldade em relação ao rípio?

Última dúvida: GPS. Tenho aplicativos do celular e um Garmin NUVI do carro. Pretendo levar tmb mapas físicos e usar o celular como GPS principal e o Garmin como backup. Vale a pena investir em um Zumo ou é besteira? Preciso saber se vale a pena investir pois farei uma viagem pra fora no final do ano e se for o caso já compro lá.

Agradeço aos amigos que conhecem os trechos e puderem colaborar com o esclarecimento dessas dúvidas.

Grande abraço e muito obrigado!

Felipe

MarcioT
12-09-2017, 14:07
Ainda não fiz, mas já estudei e planejei este percurso e na minha opinião é que deve ser dividido em duas viagens, se quer ir com calma e segurança. Veja bem, será algo em torno de 12.000 km. Considero viajar 600 km por dia em estradas normais. Isso daria 20 dias rodando. Porém em trechos de rípio /aduanas e ferrys, roda-se menos então coloque mais uns 3 dias. Te "sobrariam" 7 dias em 30 para ficar, conhecer e curtir os lugares.
Quanto ao gps, o seu atual, não pode pegar chuva e nem "aceita" toque na tela com luvas. Resumindo, só servira para um sufoco qualquer. SEMPRE, leve mapas físicos, tenho uns da National Geographic que não molham e não rasgam facilmente, muito úteis em horas de decisões importantes.

sal silva
12-09-2017, 14:49
Ainda não fiz, mas já estudei e planejei este percurso e na minha opinião é que deve ser dividido em duas viagens, se quer ir com calma e segurança. Veja bem, será algo em torno de 12.000 km. Considero viajar 600 km por dia em estradas normais. Isso daria 20 dias rodando. Porém em trechos de rípio /aduanas e ferrys, roda-se menos então coloque mais uns 3 dias. Te "sobrariam" 7 dias em 30 para ficar, conhecer e curtir os lugares.
Quanto ao gps, o seu atual, não pode pegar chuva e nem "aceita" toque na tela com luvas. Resumindo, só servira para um sufoco qualquer. SEMPRE, leve mapas físicos, tenho uns da National Geographic que não molham e não rasgam facilmente, muito úteis em horas de decisões importantes.

Eu faria Ushuaia e deixaria a C.Austral para outra viagem.Tem muita coisa para ver na Argentina,fora que o vento e a Aduana Chilena são um pé no saco.Qualquer duvida dá um grito.Voltei pela 3.
Ps.O Marcio tem razão,perdemos muito tempo com isso.

P.ALMEIDA
12-09-2017, 18:48
Felipe, fiz em janeiro trecho parecido, olha aqui: http://meuprojetoushuaia2017.blogspot.com.br/
Muita coisa pra ver, pouco tempo, tem que ser seletivo e fazer os passeios imperdíveis ou acaba morando lá, eu gostei mais da Carretera e vou voltar.
GPS e Aplicativo é bom, mas mapa e perguntar aos locais não pode faltar.
Ripio é bom, com calma e no seu limite vai tranquilo.
No mais.....não deixe de ir.

Luis Plein
12-09-2017, 22:23
Como é bom este Fórum. Há contraditório, respeitando opinião diversa. Eu faria todo o trajeto , Ushuaia e carreteira, pois 30 dias é suficiente. E daqui um tempo, retorna para aquela que mais gostou.

cerqueira
13-09-2017, 08:25
Felipe,

na minha opinião, se você entende que em um futuro próximo poderá fazer outra viagem deste tipo, faria desta vez a ida pela Ruta 3 com destino a Ushuaia e volta pela Ruta 40...há muita coisa para ser vista nestes trechos que encaixará bem o tempo que você tem disponível.

Faria a Carretera em uma viagem "única"...dói de tão bonita. De repente ainda revê algo na 40 que tenha gostado anteriormente.

Agora, se é a viagem da vida, volte pela Carretera.

No trecho Centro/Sul, a Ruta 40 tinha apenas uns 60 kms de rípio em Bajo Caracoles em 11/16, quando passeio pela região. Como não havia sinal de obras, ainda deve estar no mesmo estado.

Leve um GPS se achar necessário, mas sinceramente, não dá para se perder para ir a Ushuaia...só embicar o nariz pro Sul até acabar a estrada.

Se tiver um tempinho e desejar conversar pessoalmente a respeito, passo aí no Graal 67 da Anhanguera para um café.

Abçs
Luiz

FCRUZ17
13-09-2017, 10:11
Felipe,

na minha opinião, se você entende que em um futuro próximo poderá fazer outra viagem deste tipo, faria desta vez a ida pela Ruta 3 com destino a Ushuaia e volta pela Ruta 40...há muita coisa para ser vista nestes trechos que encaixará bem o tempo que você tem disponível.

Faria a Carretera em uma viagem "única"...dói de tão bonita. De repente ainda revê algo na 40 que tenha gostado anteriormente.

Agora, se é a viagem da vida, volte pela Carretera.

No trecho Centro/Sul, a Ruta 40 tinha apenas uns 60 kms de rípio em Bajo Caracoles em 11/16, quando passeio pela região. Como não havia sinal de obras, ainda deve estar no mesmo estado.

Leve um GPS se achar necessário, mas sinceramente, não dá para se perder para ir a Ushuaia...só embicar o nariz pro Sul até acabar a estrada.

Se tiver um tempinho e desejar conversar pessoalmente a respeito, passo aí no Graal 67 da Anhanguera para um café.

Abçs
Luiz

Cerqueira,

Você tocou justamente no ponto que eu conversava ontem com meu amigo de viagem. Ele já tem dois filhos pequenos.Eu ainda não. Minha esposa quer filho para o ano que vem, então muito provável que eu não faça uma viagem tão longa nos próximos 3 anos. Por esse motivo acho que seria legal fazer a carretera.

Seria bacana se pudesse pegar umas dicas com vc sim. Faço questão de pagar o café. Vou te mandar um MP com meu telefone e podemos ir falando por whatsapp.

Aos amigos que estão colaborando, agradeço todo o suporte!

Abraço!

Luis Plein
13-09-2017, 10:33
Felipe, se tu olhares o meu blog (luisplein.blogspot.com) referente a viagem da Carretera Austral-2012, verá o que ela significa em termos de beleza, e daí compreenderá o que o Cerqueira falou. Não perca a oportunidade!

sal silva
13-09-2017, 10:46
Vejam como cada um pensa de uma forma e tem realidades,tempo,compromissos diferentes.Eu tive 45 dias para fazer o \Ushuaia,mesmo assim voltei o ano seguinte e fiz a Carretera em 30 dias.Suave na nave ,de boa,parando em locais pitorescos para tomar uma Sukita Portenha.

cerqueira
14-09-2017, 08:04
Cerqueira,

Você tocou justamente no ponto que eu conversava ontem com meu amigo de viagem. Ele já tem dois filhos pequenos.Eu ainda não. Minha esposa quer filho para o ano que vem, então muito provável que eu não faça uma viagem tão longa nos próximos 3 anos. Por esse motivo acho que seria legal fazer a carretera.

Seria bacana se pudesse pegar umas dicas com vc sim. Faço questão de pagar o café. Vou te mandar um MP com meu telefone e podemos ir falando por whatsapp.

Aos amigos que estão colaborando, agradeço todo o suporte!

Abraço!

Beleza Felipe!!

Assim como você que está buscando dicas por aqui, fiz o mesmo e tanto o Sal como o Plein ajudaram muito na formação do meu roteiro.

Não deixe de postar tuas dúvidas...com certeza poderão te ajudar muito também.

Abçs
Luiz

sal silva
14-09-2017, 10:00
Ripio é complicado,nunca sabemos o que se tem pela frente.As vezes a estrada esta boa de repente passamos em um monte de pedras soltas e a moto sai de frente.Muitas vezes eles vao asfaltar um trecho e colocam pedras soltas,ai meu amigo,tem que rezar,muito complicado andar ali com nossas Mamutes.A carretera é tranquila,alguns trechos de subida com pedras grandes e curvas fechadas foram a maior dificuldade.Fora as caminhonetes de locais que vem a milhão(cuidado nas curvas)ai temos que sair do trilho e jogar a moto no monte de pedras soltas.Bem tenso.

FCRUZ17
14-09-2017, 10:58
Ripio é complicado,nunca sabemos o que se tem pela frente.As vezes a estrada esta boa de repente passamos em um monte de pedras soltas e a moto sai de frente.Muitas vezes eles vao asfaltar um trecho e colocam pedras soltas,ai meu amigo,tem que rezar,muito complicado andar ali com nossas Mamutes.A carretera é tranquila,alguns trechos de subida com pedras grandes e curvas fechadas foram a maior dificuldade.Fora as caminhonetes de locais que vem a milhão(cuidado nas curvas)ai temos que sair do trilho e jogar a moto no monte de pedras soltas.Bem tenso.

Considero que eu tenho uma experiência razoável com motos, mas o toda essa história do rípio ainda me assusta. Pretendo fazer um curso off road antes da viagem para justamente pegar dicas para andar no rípio. Minha GS é a versão adventure. Com o tanque cheio, a moto pesa uma tonelada. Pra tombar é um segundo. Devo ir com um pneu Heidenau K60 para dar mais tração. Devo colocar ele novo na semana da viagem, mas temo que ele não vá durar os 12mil kms.

sal silva
14-09-2017, 12:40
Considero que eu tenho uma experiência razoável com motos, mas o toda essa história do rípio ainda me assusta. Pretendo fazer um curso off road antes da viagem para justamente pegar dicas para andar no rípio. Minha GS é a versão adventure. Com o tanque cheio, a moto pesa uma tonelada. Pra tombar é um segundo. Devo ir com um pneu Heidenau K60 para dar mais tração. Devo colocar ele novo na semana da viagem, mas temo que ele não vá durar os 12mil kms.

A durabilidade do pneu vai depender da sua tocada,quanto mais rápido,peso,mais rápido ele vai embora. Costumo rodar 120km/h garupa e bagagem,meus pneus sempre voltam quadrados mas com borracha de sobra.Um curso e um Heidenau k 60 sempre é bom,mas quando começamos rodar no ripio pegamos alguns macetes,só não pode freiar,ai é chão.Sempre mantendo a aceleração,baixando umas 10 libras nos pneus.

MarcioT
14-09-2017, 15:26
Felipe, se vc tem uma boa experiência com moto, pesquise bem que curso vais fazer. Na minha opinião a maioria deles te deixará frustrado se for honesto consigo mesmo. Por outro lado, se isso for te deixar mais confortável, vá em frente!
Pneus novos são ótimos para uma viagem dessas, mas coloque-os uns 15 dias antes, ande com eles, " tire a cera" e se habitue com os novos pneus.

sal silva
14-09-2017, 15:55
Acho que o curso melhorzinho é do Jean Azevedo,mas não é o suficiente para o cara partir para um Paris dakar kkkk,mas é melhor do que nada.Meter as caras,estudar algumas técnicas ajudam,mas tem nego que anda melhor de CG na areia ,lama que muito coxa adventure rs

robram
17-09-2017, 00:13
Este ano foi minha quinta vez na Patagonia, de carro ou moto, sendo 2x em julho.
Fiz a Carretera 2x inteira, ja sai por Chile Chico e por Passo Robalos.
Minha opçao é rodar inicialmente no interior e voltar pelo Atlantico, pois se nao ha + tempo, fica facil o retorno.
Como moro no PR, opto por sair por Foz do Iguaçu, cambio otimo, facil e seguro, opcao economica de carta verde, e aduana descomplicada e rapida.
Otimas estradas seguindo ate Posadas, depois ate proximo a Paso de Los Libres, dai começa a pista dupla ate Buenos Aires.
Eu prefiro seguir para Lujan, Santa Rosa, General Acha, Neuquem, Zapala, San Martin de los Andes, Ruta 7 lagos, aqui vc pode ir a Bariloche ou entrar seguir para o Chile, em direcao a Osorno, mas va ate Puerto Varas ( saltos petrohue, telefericos do vulcao osorno e frutillar).
Siga para caleta arena, prox a puerto montt, pegue a balsa, va ate hornopiren, ( balsa agendada), caleta gonzalo, Chalten, vc ja esta na carretera austral!!!! ( procure ventisquero colgante, catedral de marmol, glaciar exploradores)
Se nao quiser ate o fim dela, va para chile chico.
Na Argentina va pela rn40, conheca el chaiten, va ate a laguna del desierto e lago huemul.
A rn40 em 2014, tinha apenas 60 kms nao asfaltados, mas devido a desvios o trecho era se 120 kms, geralmente pedras grandes e soltas.
Em el calafate va nos glaciares e faça a caminhada no gelo.
Va para o chile por rio guillermo, entre em torres del paine, va ate o lago gray, durma em puerto natales.
Se sair bem cedo chega em Ushuaia no mesmo dia, puerto arenas se quiser conhecer tem bastante historia.
Ushuaia, 3 dias pra mim é mais q suficiente.
Ushuia a Rio Gallegos
Rio Gallegos a Rada Tilly
Rada Tilly a Puerto Madryn
Puerto Madryn em direcao a Santa Rosa, e segue pela 5 em direcao a lujan, e o caminho inverso da vinda.
Nao é o melhor caminho, apenas a minha preferencia.
Uso um garmin zumo com o mapa mapear, tem tudo que vc precisa, mas compre o mapa de papel do Chile no posto copec.
Eu troco todo meu dinheiro para usar na Argentina para ida e volta em Foz, mas se precisar no Ushuaia o cambio tambem é bom.
No Chile, o dolar é mais facil de trocar q o real.
Apenas uma ideia pra vc montar seu roteiro, faça sua viagem, estude, calcule, e tome suas decisoes, viaje na sua viagem, ela começa na criacao do roteiro!!!



www.fb.com/blogrobram

sal silva
17-09-2017, 08:53
O roteiro do colega Robran é ótimo,só que eu fiz em duas viagens.Como já foi dito por mim,uma Ushuaia e outra C.Austral.Pode até dar para fazer ,mas vai ficar meia boca.heheh

Do it,but do it right.

André M.
17-09-2017, 22:06
Robran,

Excelentes dicas, tudo anotado e separado para estudos. Obrigado por compartilhar.

........

A minha dúvida é na escolha dos pneus para fazer a Carreteira, já que irei no verão, período de chuvas. Irei para Ushuaia também, muitos km de asfalto para percorrer, dai não sei se vale a pena um par de pneus 50%/50% ou um mais on road.

Tô aceitando sugestões rsrsrs

Abs

sal silva
18-09-2017, 11:15
Robram,

Excelentes dicas, tudo anotado e separado para estudos. Obrigado por compartilhar.

........

A minha dúvida é na escolha dos pneus para fazer a Carreteira, já que irei no verão, período de chuvas. Irei para Ushuaia também, muitos km de asfalto para percorrer, dai não sei se vale a pena um par de pneus 50%/50% ou um mais on road.

Tô aceitando sugestões rsrsrs

Abs

Surgiro que vá com um para de Heidenaw K 60(muito duráveis).Para sua moto tambem tem o Mitas E -7 ,mas a durabilidade do dianteiro não era boa(não sei se melhorou).Pode também ir com um par de Pirelli Scorpion Trail II,exelentes pneus em grip e durabilidade.Se for rodar no Ripio é só ir com mais cuidado.Eu fiz a Carretera com garupa ,bagagem e um par de Anakee III .Foi e voltou sem tombos e furos.

Ps.Se voce não for um retardado que roda a 160 km/h não terá problemas com um bom pneu.Curta a viagem,suave na nave contemplando cada caminho.

cerqueira
18-09-2017, 11:29
Sabe tudo o Robran!!

André,

Pneu 50/50 talvez o único que aguente Ushuaia e Carretera seja o Mittas-07.

Nos 70/30, Met EXP é durável e bom de asfalto, vai e volta, mas no rípio acho o dianteiro muito "redondo" e sinto a moto um pouco "solta". Trecho curto, beleza, mas a Carretera toda sei não.

Ano passado fui com o Mittas-07 na frente, dá uma roncada no alfalto mas no rípio gruda que é o capeta, e Met EXP atrás...ótimo pacote para esse tipo de viagem.

Ainda não experimentei, mas a rádio peão diz que o Heidenau K 60 é bem legal...parece ser também 70/30.

Abçs
Luiz

André M.
18-09-2017, 13:20
Então,

Rodei no ripio na Bolívia com o Heidenau K 76, gostei do pneu, caso eu vá fazer a Carreteira com a F 800 gs irei com eles. O problema é que estou pensando em dar um UP na moto, partir para 1200cc, dai o K 76 não é disponível para essa moto no Brasil. ( não sei lá fora )

Se realmente eu pegar a 1200cc, vou acabar optando pelo Heidenau K 60, mesmo com pouco de receio de rodar com eles no asfalto molhado..



Ainda preciso estudar muito o roteiro, horário das barcas, turismo, etc..

Luis Plein
18-09-2017, 21:00
O Heidenau K60 é efetivamente um 50/50. Tem durabilidade. Ele vai e volta pra Carretera e Ushuaia. Estou no terceiro par...

sal silva
19-09-2017, 09:08
O Heidenau K60 é efetivamente um 50/50. Tem durabilidade. Ele vai e volta pra Carretera e Ushuaia. Estou no terceiro par...

Nao adianta falar nobre colega Plein,a gente fala fala mas parecemos cachorro mordendo o próprio rabo.heheheh.rs

FCRUZ17
19-09-2017, 13:09
Aproveitando apenas para registrar que nesse final de semana tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o amigo Cerqueira. Gente finíssima! Trocamos umas idéias boas sobre roteiro e dicas da viagem. Esse é o lado positivo do fórum. aproxima pessoas boas e com os mesmos interesses e muita experiência pra trocar.

Assim que tiver fechado meu roteiro, pretendo postar aqui para compartilhar com os amigos que auxiliaram.

Abraços!

Benicio
19-09-2017, 14:03
Felipe
Muito bacana esse relato!
Certamente, motiva a todos nós!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Henri
19-09-2017, 15:09
Sobre este tópico, estou planejando fazer a Rota 40 inteira, a partir da fronteira boliviana até Ushuaia e voltar p rota 3, no mês de Jan/fev.
Abs,

sal silva
19-09-2017, 15:56
Eu estou pensando em acompanhar umas etapas do Paris-Dakar,depois vou aproveitar os 30 dias e dar um Rolé pela Argentina,conhecer locais que não conheço.Vou abrir um tópico aqui,fim de ano já está ai.

robram
21-09-2017, 21:13
Sobre este tópico, estou planejando fazer a Rota 40 inteira, a partir da fronteira boliviana até Ushuaia e voltar p rota 3, no mês de Jan/fev.
Abs,

Ja fiz o trecho norte ate prox a Mendoza, tive sorte, pois janeiro pode haver maior incidencia de precipitacao, e aumentar muito o nivel dos rios, ou ainda passar depois de cabecas dagua q tenham levado a estrada.
Analise as medias pluviometricas dos trechos onde passara, depende do ano, podem ser piores ou minimas, como no meu caso.
Tempestades em altitude, em lugares q desconhecemos o caminho feito pela agua, podem ser muito perigoso, ou nao, mas é bom ter um plano B, e saber agir nestes casos.
Se vai solo: spot e um HT dual band pode ser providencial, ou ate um tel sat ( mas ja fiquei na mao).
Nao é impecilho para que nao va, pelo contrario, va, eu nao fiz o trecho La Quiaca ate susquez, q segundo varios amigos vale pela viagem inteira!!!!
Sabendo q pode encontrar adversidade, vc pode analisar melhor, quando a natureza comecar a te dar dicas do q pode encontrar a frente.




www.fb.com/blogrobram

Henri
21-09-2017, 22:11
Grato pela dica Robram


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

FCRUZ17
26-12-2017, 19:20
Amigos, depois de pesquisar um pouco e trocar umas ideias por ai, segue abaixo o que seria o esboço inicial do meu roteiro. Por favor, preciso de ajudar dos colegas para saber se as distâncias são realistas no sentido de ser possível ou não rodar os trecho indicados sem colocar em risco a segurança. Calculei uma média de 9h a 10h por dia de rodagem, mas temo q isso seja muito. Claro, isso é uma média, e estou considerando uns dias de descanso no meio da trip. O que acham? Preciso de opiniões sinceras, pq se for o caso vou encurtar a viagem.

DE PARA ESTRADA DISTÂNCIA
JUNDIAÍ CURITIBA BR-373 475
CURITIBA PORTO ALEGRE BR-101 742
PORTO ALEGRE MONTEVIDEO BR-116 863
DIA LIVRE - MONTEVIDEO
MONTEVIDEO BUENOS AIRES RUTA 1 + FERRY 280
DIA LIVRE - BUENOS AIRES
BUENOS AIRES PUNTA ALTA RN3 673
PUNTA ALTA PUERTO MADRYN RUTA 3 745
PUERTO MADRYN COMODORO RIVALDAVIA RUTA 3 440
COMODORO RIVALDAVIA PUERTO SAN JULIAN RUTA 3 427
PUERTO SAN JULIAN RIO GALEGOS RUTA 3 359
RIO GALEGOS USHUAIA RUTA 3 580

USHUAIA RIO GALEGOS RUTA 3 580
RIO GALEGOS EL CALAFATE RUTA 5 489
EL CALAFATE PERITO MORENO RN40 625
DIA LIVRE - PERITO MORENO
PERITO MORENO PUERTO CISNES RUTA 7 431
PUERTO CISNES PUERTO MONTT RUTA 7 + FERRY ? 515
DIA LIVRE - PUERTO MONTT
PUERTO MONTT PUCÓN RUTA5 338
DIA LIVRE - PUCÓN
PUCÓN SANTIAGO RUTA 5 787
DIA LIVRE - SANTIAGO
SANTIAGO MENDOZA RN7 370
MENDOZA ROSÁRIO RN7 881
ROSÁRIO RIVERA TRAJETO 26 660
DIA LIVRE - RIVERA
RIVERA PORTO ALEGRE BR-290 496
PORTO ALEGRE CURITIBA BR-101 742
CURITIBA JUNDIAI BR-373 475

alexandrej
27-12-2017, 16:38
Planejamento bastante exequível na minha opinião. Principalmente pelos dias de descanso q podem ser sacrificados para compensar qq atraso.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

cerqueira
28-12-2017, 06:42
Felipe,
bem legal!!...vou levantar algumas considerações pra você avaliar:

Planejou ficar alguns dias em Ushuaia?

Em El Calafate?

Pela Carretera?

O trecho de El Calafate/Perito Moreno tinha em novembro/16 um trecho de 60 kms bem chato de ripio alto com vento, antes de Governador Gregores...se estiver no mesmo estado considere umas duas a três horas pro trecho.
Dá uma checada no Ruta 0...em geral está atualizado o atual estado do trecho.

Abração!!
Luiz

FCRUZ17
28-12-2017, 12:19
Felipe,
bem legal!!...vou levantar algumas considerações pra você avaliar:

Planejou ficar alguns dias em Ushuaia?

Em El Calafate?

Pela Carretera?

O trecho de El Calafate/Perito Moreno tinha em novembro/16 um trecho de 60 kms bem chato de ripio alto com vento, antes de Governador Gregores...se estiver no mesmo estado considere umas duas a três horas pro trecho.
Dá uma checada no Ruta 0...em geral está atualizado o atual estado do trecho.

Abração!!
Luiz

Fala Cerqueira !!! TD bem? Obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada com calma. Reservei 2 dias livres em Ushuaia mas nenhum em El Calafate. Vou realizar esse ajuste. Convsersando com meu parceiro de viagem, ele sugeriu a gente inverter o roteiro, descendo pela Carretera e RN40 e voltando pela RN3. Em tese enfrentaríamos o pior trecho na ida, e depois voltaríamos pelo asfalto... vou explorar melhor essa ideia.

Teu guia até aqui comigo, guardadinho. Assim que vier tomar um café para esses lados de Jundiaí, me avisa q a gente marca.

GRande abraço.

Felipe

alexandrej
28-12-2017, 13:26
Fala Cerqueira !!! TD bem? Obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada com calma. Reservei 2 dias livres em Ushuaia mas nenhum em El Calafate. Vou realizar esse ajuste. Convsersando com meu parceiro de viagem, ele sugeriu a gente inverter o roteiro, descendo pela Carretera e RN40 e voltando pela RN3. Em tese enfrentaríamos o pior trecho na ida, e depois voltaríamos pelo asfalto... vou explorar melhor essa ideia.

Teu guia até aqui comigo, guardadinho. Assim que vier tomar um café para esses lados de Jundiaí, me avisa q a gente marca.

GRande abraço.

FelipeFarei trecho similar agora em Janeiro semelhante ao que seu colega sugeriu. Realmente o trecho tem um pouco mais de dificuldade, mas é onde tem os atrativos da viagem. Entendo que até psicologicamente faz mais sentido. Vai vendo os lugares mais interessante na ida, com mais disposição, empolgação, tranquilidade, deixando no meu caso o Ushuaia por último e o retorno, já com pressa, sem dinheiro, muita vezes com pouca paciência e com poucas paradas para a estrada mais fácil e com menos graça q é a Ruta3. Já vi relatos de vários colegas que foram pela 3 e retornaram pela 40 ou 9(chile) e disseram q Se pudessem inverteram, pois pegaram a parte boa é bonita já com o psicológico de querer voltar pra casa.

Eu no seu lugar toparia a sugestão de seu colega.

Sairei agora em 15 de janeiro de Salvador. Sairei do Brasil pelo Chui. Farei Uruguai. Acesso Buenos Aires dia Ferry. Sigo Buenos Aires, Santa Rosa, Neuquem, San Martin de Los Andes, Estrada dos Sete Lagos, Bariloche, El Calafate, Torres del Paine(Puerto Natales), Pinta Arenas e Ushuaia. Retorno provável pela RN3... Isso se tiver com muita necessidade. Se tiver bem, Volto por trecho alternativo beirando o Chile.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

FCRUZ17
28-12-2017, 14:29
Farei trecho similar agora em Janeiro semelhante ao que seu colega sugeriu. Realmente o trecho tem um pouco mais de dificuldade, mas é onde tem os atrativos da viagem. Entendo que até psicologicamente faz mais sentido. Vai vendo os lugares mais interessante na ida, com mais disposição, empolgação, tranquilidade, deixando no meu caso o Ushuaia por último e o retorno, já com pressa, sem dinheiro, muita vezes com pouca paciência e com poucas paradas para a estrada mais fácil e com menos graça q é a Ruta3. Já vi relatos de vários colegas que foram pela 3 e retornaram pela 40 ou 9(chile) e disseram q Se pudessem inverteram, pois pegaram a parte boa é bonita já com o psicológico de querer voltar pra casa.

Eu no seu lugar toparia a sugestão de seu colega.

Sairei agora em 15 de janeiro de Salvador. Sairei do Brasil pelo Chui. Farei Uruguai. Acesso Buenos Aires dia Ferry. Sigo Buenos Aires, Santa Rosa, Neuquem, San Martin de Los Andes, Estrada dos Sete Lagos, Bariloche, El Calafate, Torres del Paine(Puerto Natales), Pinta Arenas e Ushuaia. Retorno provável pela RN3... Isso se tiver com muita necessidade. Se tiver bem, Volto por trecho alternativo beirando o Chile.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Obrigado pela dica, Alexandre!

Vou considerar sim essa opção.

Abraços

Henri
28-12-2017, 16:02
Olá Alexandre,
Saio 5 de janeiro pela Bolívia, entrando na Argentina por Lá Quiaca e fazendo a Ruta 40 até Ushuaia.
Talvez a gente se encontre no caminho.
Abs,

alexandrej
29-12-2017, 02:00
Olá Alexandre,
Saio 5 de janeiro pela Bolívia, entrando na Argentina por Lá Quiaca e fazendo a Ruta 40 até Ushuaia.
Talvez a gente se encontre no caminho.
Abs,Sim Henri. A considerar as datas e distâncias é possível. ... Vamos mantendo contato. Iremos eu e um primo.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

alexandrej
29-12-2017, 02:02
Sim Henri. A considerar as datas e distâncias é possível. ... Vamos mantendo contato. Iremos eu e um primo.

Enviado de meu SM-G955F usando TapatalkJá começando organizar as bagagens....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171229/ec10abcabf7c721ae0679ff48510c2cc.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20171229/5f5a6e6686050b596d34c851d5c867f9.jpg

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

cerqueira
29-12-2017, 06:40
Combinado Felipe!!

Abçs
Luiz

Iceman
29-12-2017, 10:09
Já começando organizar as bagagens....https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171229/ec10abcabf7c721ae0679ff48510c2cc.jpg

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Gostei do bauleto modelo "Branca de neve" kkk
É da GIVI?
Onde comprou?
Quanto pagou?


Desculpe, mas sabe como é né...
...aqui a gente perde o amigo mas não perde a piada :p

alexandrej
29-12-2017, 10:20
Gostei do bauleto modelo "Branca de neve" kkk
É da GIVI?
Onde comprou?
Quanto pagou?


Desculpe, mas sabe como é né...
...aqui a gente perde o amigo mas não perde a piada :pKkkkk.... Tranquilo amigão..

É que minha filha viajou para a casa dos avós no interior e aí o quarto dela virou o QG da viagem....

Abracos Iceman

Dps mandarei uma da motoca arrumada. [emoji38][emoji38][emoji38][emoji38]

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Rromagnani
29-12-2017, 15:03
Gostei do bauleto modelo "Branca de neve" kkk
É da GIVI?
Onde comprou?
Quanto pagou?


Desculpe, mas sabe como é né...
...aqui a gente perde o amigo mas não perde a piada :p

Hahahahahahah. Ia falar isso!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

FlavioMelo
24-01-2018, 11:33
Caros colegas,

Eu e mais um colega estamos planejando uma viagem para Ushuaia em Abril de 2018. Estamos realizando várias pesquisas para montar o roteiro, mas nada melhor do que ouvir a opinião de quem já esteve lá e manja dos paranauê do fim do mundo ...rsrsrs!

Uma informação importante: nosso prazo máximo na estrada são 30 dias, já contando com um tempo para eventual imprevisto. Queremos fazer os trechos com calma e rodar com segurança, sem pressa. Vou com uma GS 1200 e meu amigo com uma F700GS. Temos experiência razoável no asfalto, mas o rípio sempre deixa a gente apreensivo.

Eis o ponto: Inicialmente pensamos em descer pela Argentina (Ruta 3) e subir pelo Chile, via Carretera Austral, acessando por Puerto Guadal e subindo até os limites de Puerto Varas, cruzando novamente para a Argentina, acessando a Ruta 40 e seguindo até Mendoza para depois retornar ao Brasil. O trecho de Pucón até Santigo pela 5 eu já conheço pq fiz de carro. Não achei muito atraente, daí o motivo de tentar voltar pela Ruta 40.

Primeira dúvida: vi relatos de outros colegas em outro tópico dizendo que Ushuaia e Carretera Austral é muito para uma viagem só. Ficaria muito corrido. O que acham?

Segunda dúvida: descer pela Ruta 3 e subir somente pela Ruta 40 (excluindo o trecho da Carretera Austral) é viável com esse prazo? Alguém saberia me dizer como está a Ruta 40 em toda sua extensão em relação ao pavimento? Li em alguns lugares que existem vários trechos pavimentados, mas até agora não encontrei nenhuma informação muito precisa em relação a isso.

Terceira dúvida: Carretera Austral e Ruta 40. Para uma primeira viagem, qual estrada tem o maior nível de dificuldade em relação ao rípio?

Última dúvida: GPS. Tenho aplicativos do celular e um Garmin NUVI do carro. Pretendo levar tmb mapas físicos e usar o celular como GPS principal e o Garmin como backup. Vale a pena investir em um Zumo ou é besteira? Preciso saber se vale a pena investir pois farei uma viagem pra fora no final do ano e se for o caso já compro lá.

Agradeço aos amigos que conhecem os trechos e puderem colaborar com o esclarecimento dessas dúvidas.

Grande abraço e muito obrigado!

Felipe

Felipe, eu e minha esposa fizemos esse roteiro, descemos pela 3 e subimos pela quarenta. Aqui o video que fizemos https://www.youtube.com/watch?v=s7SepQK-304&feature=youtu.be.

O problema da subida pela 40 é um trecho de 80KM de ripio entre El Calafate e Perito Moreno. Quando sair de El Calate, vai rodar mais ou menos 100KM e chegará na cidade de Tres Lagos. Se informe no posto policial, como esta esse trecho. Se chover forte, eles fecham. Entao, olho vivo.Abraços

FCRUZ17
24-01-2018, 13:10
Amigos, obrigado pelas dicas! Analisando os comentários do RUTA 0, notei que o trecho de rípio acerca de Três Lagos ainda persiste ruim. Faremos com o maior cuidado possível. As dicas foram bastante oportunas. Obrigado! Nos últimos dias finalizei meu roteiro de ida e acabei realizando algumas pequenas mudanças. Na ida, estou planejando um dia livre nas cidades de Rosário, Puerto Varas e El Calafate. Dessas, somente Rosário que estou em duvida, pq me parece que não há nada de muito especial por lá. Na verdade essa parada seria estratégica para poder descansar melhor antes do trecho maior que farei, que será Rosário - Mendoza. Dependendo do estado, talvez eu corte esse dia do roteiro e inclua El chaltén no roteiro, para fazer uma visita ao monte Fitz Roy. Vou postar abaixo como está meu roteiro atual de ida com as respectivas distâncias que calculei com o maps e ruta 0

FCRUZ17
24-01-2018, 13:30
DATA >> DE >> PARA >> KM
30/mar JUNDIAÍ -PONTA GROSSA -506
31/mar PONTA GROSSA - PASSO FUNDO - 541
01/abr PASSO FUNDO - URUGUAIANA - 564
02/abr URUGUAIANA – ROSÁRIO - 756
03/abr DIA LIVRE EM ROSÁRIO
INÍCIO DO TRECHO RUTA 40
04/abr ROSÁRIO – MENDOZA - 875
05/abr MENDOZA - CHOS MALAL - 624
06/abr CHOS MALAL – PUCÓN - 529
07/abr PUCÓN PUERTO – VARAS - 324
08/abr DIA LIVRE EM PUERTO VARAS
INÍCIO DO TRECHO CARRETERA AUSTRAL
09/abr PUERTO VARAS - CHAITÉN - 189
10/abr CHAITÉN – COYHAIQUE - 472
11/abr COYHAIQUE - PERITO MORENO – 407 (VIA PUERTO GUADAL)
FIM DO TRECHO CARRETERRA AUSTRAL E RETORNO PARA RUTA 40
12/abr PERITO MORENO - EL CALAFATE - 732
13/abr DIA LIVRE EM EL CALAFATE
14/abr EL CALAFATE - CERRO SOMBRERO – 459
FIM DO TRECHO RUTA 40
15/abr CERRO SOMBRERO – USHUAIA - 414
16/abr DIA LIVRE EM USHUAIA
17/abr DIA LIVRE EM USHUAIA

FlavioMelo
24-01-2018, 16:21
O posto de gasolina em Cerro Sombrero, fecha ás 15:30 e reabre ás 16:00, Se chegar as 15:25, o frentista , que é bem maroto, vai sair de fininho rs.

MarcioT
25-01-2018, 17:00
Hermanos!!! Kkkkkkk