PDA

Ver Versão Completa : Problemas gerais



Marcelo F.
27-09-2017, 14:53
Boa tarde .

Sou novo no forum, Moro em Blumenau SC. Tenho uma g650 gs 2012. De uns dias pra ca notei um tipo de calo ao virar o guidon, e como se o pneu dianteiro estivesse em uma pequena vala, troquei rolamento da caixa de direção e óleo das bengalas. O " calo" ao virar o guidon sumiu, ele esta extremamente leve para pilotar.A questão é que ao tirar as mãos do guidon por um estante nota-se que ele balança para os lados " tipo de uma turbulência, chaqualha". e quanto estou a 160 é mais forte e a moto balança. Lembro que ela não era assim. O pneu esta calibrado 32, acredito que o mesmo rode mais alguns milhares de km ainda. Alguém sabe me informar o que pode ser? até porque ficar trocando as peças erradas que além de caras não estão solucionando o problema.

At. Marcelo

Iceman
27-09-2017, 16:13
Ou os rolamentos da caixa de direção estão muito "frouxos" ou a roda/pneu dianteiro está desbalanceada.

Mas é só palpite...

leandroper
28-09-2017, 08:01
Pode ocorrer também com alguns pneus, eu tinha esse problema na gs 800, se não me falha a memória o metzeler tourance tinha esse comportamento.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

sal silva
28-09-2017, 14:23
A caixa pode estar com folga,geralmente quando se troca os rolamentos é necessário um reajuste..Pode ser Pneu,ou um ajuste na suspensão traseira.

MarcioT
28-09-2017, 15:16
Todos os pontos ressaltados fazem sentido, outro ponto é que para cada moto há uma certa velocidade que tem o problema de "shymming" onde a frente fica muito leve e como costumam dizer "shyma". Nunca andei com a GS650 mas veja se 160 km/ h não é um pouco demasiado para ela!?
Ou quem sabe é um aviso do seu anjo da guarda!
Kkkk
Não leve a mal a brincadeira.

Rromagnani
28-09-2017, 17:58
Ou quem sabe é um aviso do seu anjo da guarda!
Kkkk
Não leve a mal a brincadeira.

Kkkkkk. Eu ia falar exatamente isso... nunca pilote mais rápido do que seu anjo da guarda pode voar! Kkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

MarcioT
28-09-2017, 18:13
O meu é quem manda!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

rodpcastro
28-09-2017, 19:34
Lista para verificar:

1. Torque correto na caixa de direção

2. Balanceamento da roda dianteira

3. Desgaste irregular do pneu dianteiro

Já tive que trocar pneu antes do "fim teórico" por desgaste irregular. A moto trepidava a frente e parecia tombar subitamente nas curvas lentas.

Marcelo F.
29-09-2017, 09:17
Lista para verificar:

1. Torque correto na caixa de direção

2. Balanceamento da roda dianteira

3. Desgaste irregular do pneu dianteiro

Já tive que trocar pneu antes do "fim teórico" por desgaste irregular. A moto trepidava a frente e parecia tombar subitamente nas curvas lentas.


Bom dia !!
Fiz o balanceamento e não resolveu, o pneu é um metzeler notei algumas irregularidades que podem estar causando as vibrações, para cima e para baixo, porém não para as laterais. Notei um pequeno amassado no aro na lateral. Mandarei corrigir e verificar novamente o rolamento caso não seja o aro o causador do problema.

wodson
14-11-2018, 13:17
Boa tarde .

Sou novo no forum, Moro em Blumenau SC. Tenho uma g650 gs 2012. De uns dias pra ca notei um tipo de calo ao virar o guidon, e como se o pneu dianteiro estivesse em uma pequena vala, troquei rolamento da caixa de direção e óleo das bengalas. O " calo" ao virar o guidon sumiu, ele esta extremamente leve para pilotar.A questão é que ao tirar as mãos do guidon por um estante nota-se que ele balança para os lados " tipo de uma turbulência, chaqualha". e quanto estou a 160 é mais forte e a moto balança. Lembro que ela não era assim. O pneu esta calibrado 32, acredito que o mesmo rode mais alguns milhares de km ainda. Alguém sabe me informar o que pode ser? até porque ficar trocando as peças erradas que além de caras não estão solucionando o problema.

At. Marcelo

Olá amigos . também sou novo. Estou com mesmo problema do "Calo" vou trocar a caixa de direção (rolamentos). Não estou encontrando o guarda-pó (vedação) que tem que ser trocada. Alguem sabe onde posso encontrar? JA vi em va´rias lojas pela NET..

Antes de trocar os rolamentos ja estou com o "balanço". Achei que iria resolver isto também.. Marcelo, Voce ja conseguiu resolver o balanço na direção??

Helvécio
16-06-2019, 15:23
Boa tarde pessoal, também sou novo no fórum, meu nome é Helvécio,sou de BH/MG, possuo uma BMW g 650 sertão 2012, acompanho o fórum a uns 2 anos ,comprei a moto justamente pelos relatos que li aqui.
Porém esse final de semana fui dar uma conferida geral na moto e para minha surpresa vi que o óleo do motor está espumando muito,tenho algum conhecimento em mecânica e estou na dúvida se o motivo é o fluído de refrigeração que está passando para o motor(Retentor da bomba d´agua) ou a qualidade do óleo, porque o óleo não está esbranquiçado, mais está com muita espuma,quando esfria volta ao normal. será que alguém aqui poderia me dar uma opinião a respeito?
Ficaria muito grato.

rodpcastro
16-06-2019, 15:39
Boa tarde pessoal, também sou novo no fórum, meu nome é Helvécio,sou de BH/MG, possuo uma BMW g 650 sertão 2012, acompanho o fórum a uns 2 anos ,comprei a moto justamente pelos relatos que li aqui.
Porém esse final de semana fui dar uma conferida geral na moto e para minha surpresa vi que o óleo do motor está espumando muito,tenho algum conhecimento em mecânica e estou na dúvida se o motivo é o fluído de refrigeração que está passando para o motor(Retentor da bomba d´agua) ou a qualidade do óleo, porque o óleo não está esbranquiçado, mais está com muita espuma,quando esfria volta ao normal. será que alguém aqui poderia me dar uma opinião a respeito?
Ficaria muito grato.Bom, eu posso.

Tive esse problema em duas F800R seguidas e estudei bastante para descobrir o que era.

Não tem nada a ver com passagem de água para o óleo. Também pensei nisso e cheguei a comprar todas as juntas de motor possível.

É simples mas tem que cuidar - quando essas motos andam frequentemente em trechos curtos em que o motor nem chega a aquecer direito, o sistema de circulação dos vapores do óleo para o airbox não abre. Com isso os vapores, em conjunto com a umidade que vem do combustivel sempre um pouco batizadinho, permanecem no motor e formam essa 'maionese' (aliás, você pode pesquisar justamente por esse nome em inglês - maionnaise on oil).

A solução é bem simples - dê um pau nessa moto pelo menos uma vez por semana. Uma horinha de estrada resolve.

Mas... Se não cuidar isso acumula, forma uma borra e bloqueia os circuitos internos. Vai perceber que deu isso quando a vareta ficar difícil de retirar com o motor quente. Vai surgir um vazamento nos parafusos da tampa de válvulas também.

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

ravelli66
19-06-2019, 13:54
Bom, eu posso.

Tive esse problema em duas F800R seguidas e estudei bastante para descobrir o que era.

Não tem nada a ver com passagem de água para o óleo. Também pensei nisso e cheguei a comprar todas as juntas de motor possível.

É simples mas tem que cuidar - quando essas motos andam frequentemente em trechos curtos em que o motor nem chega a aquecer direito, o sistema de circulação dos vapores do óleo para o airbox não abre. Com isso os vapores, em conjunto com a umidade que vem do combustivel sempre um pouco batizadinho, permanecem no motor e formam essa 'maionese' (aliás, você pode pesquisar justamente por esse nome em inglês - maionnaise on oil).

A solução é bem simples - dê um pau nessa moto pelo menos uma vez por semana. Uma horinha de estrada resolve.

Mas... Se não cuidar isso acumula, forma uma borra e bloqueia os circuitos internos. Vai perceber que deu isso quando a vareta ficar difícil de retirar com o motor quente. Vai surgir um vazamento nos parafusos da tampa de válvulas também.

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem


Como sempre, mais uma aula. Parabéns Rods!

rodpcastro
19-06-2019, 14:23
Como sempre, mais uma aula. Parabéns Rods!Essa questão me intrigou por meses. Nem meu professor de mecânica sabia a que se devia aquela gosminha na vareta de óleo. Troquei óleo duas vezes seguidas com só 1000km para testar se era ele. Testei os circuitos do radiador água/óleo para ver se ali tinha passagem. Nada.

Foi só depois de muita pesquisa em fóruns internacionais que descobri o que era. Aí a moto já estava nesse estágio de entupimento e vazamento na tampa de válvulas. Eu estava programado a abrir o motor todo pra dar jeito nisso quando tive um acidente e deu PT na Alemoa. A seguradora levou ela e o problema junto.

A Blackie chegou a apresentar a mesma gosminha. Mas logo depois eu descobri a causa e tratei antes de qualquer entupimento.



---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Helvécio
01-07-2019, 22:23
Bom, eu posso.

Tive esse problema em duas F800R seguidas e estudei bastante para descobrir o que era.

Não tem nada a ver com passagem de água para o óleo. Também pensei nisso e cheguei a comprar todas as juntas de motor possível.

É simples mas tem que cuidar - quando essas motos andam frequentemente em trechos curtos em que o motor nem chega a aquecer direito, o sistema de circulação dos vapores do óleo para o airbox não abre. Com isso os vapores, em conjunto com a umidade que vem do combustivel sempre um pouco batizadinho, permanecem no motor e formam essa 'maionese' (aliás, você pode pesquisar justamente por esse nome em inglês - maionnaise on oil).

A solução é bem simples - dê um pau nessa moto pelo menos uma vez por semana. Uma horinha de estrada resolve.

Mas... Se não cuidar isso acumula, forma uma borra e bloqueia os circuitos internos. Vai perceber que deu isso quando a vareta ficar difícil de retirar com o motor quente. Vai surgir um vazamento nos parafusos da tampa de válvulas também.

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Boa noite a todos , obrigado RodpCastro, também me adiantei e troquei os retentores da bomba e do óleo pra já eliminar essa dúvida ,coloquei retentores de viton, troquei óleo ,filtros , militec, porém ainda sim espuma um pouco, troquei fluído de refrigeração, só não troquei as juntas porque não vazaram, mais vou rodar mais com ela agora e ficar de olho no óleo e fluído do radiador, porque não baixa nível de nada, somente o sabão, li que tem muitos donos da g 310 gs que estão tendo essa mesma situação e os mecânicos autorizados dizem que é normal, nada a preocupar.
obrigado a todos.

rodpcastro
02-07-2019, 21:27
Dá-lhe pau nessa moto e para de andar trechos curtos onde o motor nem.aquece. É só o que precisa.

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

brunor_fer
04-12-2019, 18:44
Boa tarde amigo, sou novo aqui e novo com BMW... peguei minha primeira dia 2/12, escolhi a 650 pelo preço e pra me adaptar a uma moto Bigtrail TB.
Na primeira viagem que fiz de sp a minha casa, no interior, veia ótima, ágil, veloz, responde super bem... Na manhã seguinte tinha uma poça de óleo embaixo, já me apavorei. Deitei e vi que era do amortecedor, não do motor. Levei num bom mecânico da cidade e o mesmo falou que era mesmo o amortecedor e que não tem reparo, apenas troca.
Pergunto: é normal? Não tem reparo mesmo? Sabe onde consigo com preço acessível, pois original novo é muito caro.
Desde já agradeço se puder me ajudar.

Reiner
05-12-2019, 17:03
caro Bruno,

tem diversas empresas que recuperam seu amortecedor.
pesquise e encontrará.
não tenho maiores informações pois nunca precisei.

sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

rodpcastro
07-12-2019, 07:27
Madeira Performance em SP tem mexido bastante com suspensão, aparece muito nos vídeos dele. Talvez ele recupere, liga lá (não sei o tel, mas Dr. Google informa).

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

cerqueira
07-12-2019, 11:41
Bruno,
Zelão, na Av. do Cursino, SP, recupera.

Abçs
Luiz

Vieirafef
24-01-2020, 17:27
Prezados, boa tarde!
Há algum tempo notei que qnd paro no posto, após o abastecimento a minha G 650 não liga. Ela só pega após alguns minutos e se eu deixá-la ‘descansando’. Hj aconteceu novamente. Algum de vcs sabe o q pode ser? Ou já passaram por algo parecido?

toffy
24-01-2020, 22:12
Que coisa mais estranha.....

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Cladocera
25-01-2020, 07:53
Prezados, boa tarde!
Há algum tempo notei que qnd paro no posto, após o abastecimento a minha G 650 não liga. Ela só pega após alguns minutos e se eu deixá-la ‘descansando’. Hj aconteceu novamente. Algum de vcs sabe o q pode ser? Ou já passaram por algo parecido?Tive a G650 por 4 anos e nunca passei por isso. Ela só morria na marcha lenta até fazer uma atualização em um recall.
Isso só acontece especificamente depois de abastecer? Em qualquer outra situação depois de andar e desligar a moto, ela pega normalmente?

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Vieirafef
25-01-2020, 19:59
Não não! Esses dias eu fui buscar uns salgadinhos pro chá de bebê do meu filho. E assim q cheguei na casa da moça dos salgadinhos, desliguei a moto. Resultado, passei raiva até ela querer ligar(levou uns 10 min. O curioso é q eu normalmente vou treinar de moto e toda vez q tento ligar a magrela depois de treinar(tipo 1hr e meia depois) já com ela fria. Liga sem titubear. Já estou ficando com medo de abastecer da próxima vez, tô cogitando até levar o bom e velho galão ao posto de carro e abastecer a moto desligada na garagem kkkkkk’

Cladocera
27-01-2020, 10:01
Imagino que o motor de arranque esteja sendo acionado. Já vi relatos semelhantes em que o problema era o estator/retificador. Não estava enviando a tensão correta para carregar a bateria durante o funcionamento.
Depois que desligava a moto a bateria depois de alguns minutos recuperava sua capacidade de conseguir girar o motor de arranque. Então não tinha a ver com o motor estar quente ou frio, mas sim do correto carregamento da bateria.
Desculpem os mais entendidos se os conceitos estão incorretos rsss Peguei isso de um relato de usuário.


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Vieirafef
27-01-2020, 10:56
Imagino que o motor de arranque esteja sendo acionado. Já vi relatos semelhantes em que o problema era o estator/retificador. Não estava enviando a tensão correta para carregar a bateria durante o funcionamento.
Depois que desligava a moto a bateria depois de alguns minutos recuperava sua capacidade de conseguir girar o motor de arranque. Então não tinha a ver com o motor estar quente ou frio, mas sim do correto carregamento da bateria.
Desculpem os mais entendidos se os conceitos estão incorretos rsss Peguei isso de um relato de usuário.


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Boa! Já vou pedir pra darem uma olhada. Eu li uma vez sobre o descompressor(apesar de nem saber q existe essa peça rs’) tbm poderia ser?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cladocera
27-01-2020, 11:28
Boa! Já vou pedir pra darem uma olhada. Eu li uma vez sobre o descompressor(apesar de nem saber q existe essa peça rs’) tbm poderia ser?


Enviado do meu iPhone usando TapatalkVale verificar Fellipe. Também li relatos de problema com o descompressor causar exatamente o problema que você está enfrentando.

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Gnegraes
27-01-2020, 18:55
Imagino que o motor de arranque esteja sendo acionado. Já vi relatos semelhantes em que o problema era o estator/retificador. Não estava enviando a tensão correta para carregar a bateria durante o funcionamento.
Depois que desligava a moto a bateria depois de alguns minutos recuperava sua capacidade de conseguir girar o motor de arranque. Então não tinha a ver com o motor estar quente ou frio, mas sim do correto carregamento da bateria.
Desculpem os mais entendidos se os conceitos estão incorretos rsss Peguei isso de um relato de usuário.


Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Bateria não se recupera sozinha, a não ser se houver fonte de energia para carregá-la.
Me parece ser o regulador de tensão....
O alternador, que muitos chamam (???)de estator e que é composto por este e mais um rotor, ou funciona, ou não.

Vieirafef
27-01-2020, 20:04
Bateria não se recupera sozinha, a não ser se houver fonte de energia para carregá-la.
Me parece ser o regulador de tensão....
O alternador, que muitos chamam (???)de estator e que é composto por este e mais um rotor, ou funciona, ou não.
Mas qnd o motor esfria ela pega sem problemas! Observei hj q a buzina tbm ‘me deixou na mão’ algumas vezes. Depois de andar alguns kms funcionou normalmente



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

AAmorim
29-01-2020, 01:12
Comece pelo mais simples. Abra o compartimento da bateria e verifique se os parafusos estão bem presos. E já que vai estar aberto aproveita e verifica o nível do fluído da bateria.

Vieirafef
29-01-2020, 11:39
Comece pelo mais simples. Abra o compartimento da bateria e verifique se os parafusos estão bem presos. E já que vai estar aberto aproveita e verifica o nível do fluído da bateria.

O fluído eu sempre verifico. Completei tem umas 3 semanas. Mas os parafusos vou olhar, de fato não verifico.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
29-01-2020, 16:37
O fluído eu sempre verifico. Completei tem umas 3 semanas. Mas os parafusos vou olhar, de fato não verifico.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Desculpe a pergunta: tua bateria não é selada?

Vieirafef
29-01-2020, 22:17
Desculpe a pergunta: tua bateria não é selada?

Não não! Qnd troquei caí na asneira de colocar a original, essa da yuasa! Todo mês tenho q verificar o fluído


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
30-01-2020, 07:43
Não não! Qnd troquei caí na asneira de colocar a original, essa da yuasa! Todo mês tenho q verificar o fluído


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Deveria ter comprado a selada. E Yuasa é a mais tradicional bateria para moto.
Nem sabia que ainda se fazia bateria para moto "aberta"...

Cladocera
30-01-2020, 09:05
Pois é, me pareceu antiquado também quando comprei a moto. As g650gs vinham de fábrica com baterias assim.
Contudo a minha bateria original durou 3 anos e 6 meses. Considero aceitável, visto que baterias são meio imprevisíveis quanto a durabilidade. Algumas duram mais que isso e outras bem menos.
Por curiosidade segue a foto da bateria original.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200130/29ecef5a2a63379311a85657ef81b084.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20200130/019dc20b2a110d7cbf8aa3c9ed380463.jpg

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Reiner
30-01-2020, 13:31
Esta é uma bateria '"selada",
ela vem com a solucao em involucro separado por segurança. para o uso adiciona a solucao e fecha " para sempre". nao tem manutenção, e nem deve ser aberta....
Sao muito boas....tem mais modernas, mas nao vale o preço.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Cladocera
30-01-2020, 14:44
Esta é uma bateria '"selada",
ela vem com a solucao em involucro separado por segurança. para o uso adiciona a solucao e fecha " para sempre". nao tem manutenção, e nem deve ser aberta....
Sao muito boas....tem mais modernas, mas nao vale o preço.

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkOi Reiner
Caramba, pensava até hoje que não era considerada selada por ter que ativar quando nova misturando a solução de ativação.
Lembro que o manual pedia para verificar o nível do electrólito a cada 3 meses, e se necessário completar com água destilada.
Pra mim isso era característica de bateria que não é "selada".

Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

AAmorim
31-01-2020, 15:46
A original da G650GS não é selada. Mas dura bastante. Só que tem o inconveniente de ficar completando o fluído. Inclusive já fiquei na mão por isso.

Quando precisei trocar coloquei de outra marca justo por ser selada e não ter este inconveniente. Mas vendi a moto pouco tempo depois.

Vieirafef
30-10-2020, 09:16
Prezados, boa tarde!
Há algum tempo notei que qnd paro no posto, após o abastecimento a minha G 650 não liga. Ela só pega após alguns minutos e se eu deixá-la ‘descansando’. Hj aconteceu novamente. Algum de vcs sabe o q pode ser? Ou já passaram por algo parecido?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vieirafef
30-10-2020, 09:25
Bom dia amigos! Logo qnd minha moto deu este problema veio a pandemia. Meu mecânico já tinha testado o estator e não era ele o problema. Porém ele garantiu q após uma revisão completa o problema desapareceria. Não levei mta fé e foi qnd a quarentena começou. Na última segunda feira, levei a G para ele fazer a tal revisão. Eu quase não estava utilizando a moto msm é só abastecia com galão rs’
E não é q o problema foi resolvido? Ele deu aquela geralzinha no sistema de injeção, trocou as velas, óleo e filtro, fluido de arrefecimento, fluido de freios, pastilhas dianteiras e traseiras, limpou a corrente com C1 e lubrificou a mesma com C4, enfim uma revisão comum. E relacionado ao problema q a moto apresentava, só foram trocadas as velas e o sistema de injeção eletrônica foi limpo. A moringa está o aço novamente! Filtro de ar não foi trocado, pois segundo ele estava limpo e todo o restante feito, já estava nas últimas msm. E a minha bateria q é a original da YUASA ele disse q ainda roda um pouco. Então vou aguardar até o início do ano q vem para trocá-la.
É isso amigos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

luiz baum
24-05-2021, 20:53
Semana passada, após rodar 4 anos e 60 mil km, a g650gs deu um tilt na estrada ao voltar de Piracicaba.
Desligou repentinamente.
Dava partida normalmente.
Só não ligava o motor.
(Moto ano 2010 com 90 mil km no odômetro)

O guincho da concessionária chegou em minutos e logo eu estava em São Pedro.

Um teste rápido de continuidade apontou circuito da bomba de gasolina aberto.
Poderia ser os cabos internos ou a bomba.

Para minha sorte um dos cabos estava rompido no terminal da bomba.
Percebi que o mesmo reparo já havia sido feito pelo dono anterior por causa do terminal que foi usado.

Sempre soube de ocorrências deste defeito causadas pelo comprimento justo demais dos cabos.
Comprei um conector novo e interliguei nos cabos originais deixando uma folga adequada.

Problema resolvido e moto rodando no mesmo dia!

Luiz Baum

Reiner
24-05-2021, 21:05
Semana passada, após 4 anos e 60 mil km rodados, a g650gs deu um tilt na estrada ao voltar de Piracicaba.
Desligou repentinamente.
Dava partida normalmente.
Só não ligava o motor.

O guincho da concessionária chegou em minutos e logo eu estava em São Pedro.

Um teste rápido de continuidade apontou circuito da bomba de gasolina aberto.
Poderia ser os cabos internos ou a bomba.

Para minha sorte um dos cabos estava rompido no terminal da bomba.
Percebi que o mesmo reparo já havia sido feito pelo dono anterior por causa do terminal que foi usado.

Sempre soube de ocorrências deste defeito causadas pelo comprimento justo demais dos cabos.
Comprei um conector novo e interliguei nos cabos originais deixando uma folga adequada.

Problema resolvido e moto rodando no mesmo dia!

Luiz BaumLuiz, obrigado por compartilhar.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

rodpcastro
24-05-2021, 21:06
Semana passada, após 4 anos e 60 mil km rodados, a g650gs deu um tilt na estrada ao voltar de Piracicaba.
Desligou repentinamente.
Dava partida normalmente.
Só não ligava o motor.

O guincho da concessionária chegou em minutos e logo eu estava em São Pedro.

Um teste rápido de continuidade apontou circuito da bomba de gasolina aberto.
Poderia ser os cabos internos ou a bomba.

Para minha sorte um dos cabos estava rompido no terminal da bomba.
Percebi que o mesmo reparo já havia sido feito pelo dono anterior por causa do terminal que foi usado.

Sempre soube de ocorrências deste defeito causadas pelo comprimento justo demais dos cabos.
Comprei um conector novo e interliguei nos cabos originais deixando uma folga adequada.

Problema resolvido e moto rodando no mesmo dia!

Luiz BaumGostei do diagnóstico e solução!!

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Rromagnani
25-05-2021, 18:50
Semana passada, após 4 anos e 60 mil km rodados, a g650gs deu um tilt na estrada ao voltar de Piracicaba.
Desligou repentinamente.
Dava partida normalmente.
Só não ligava o motor.

O guincho da concessionária chegou em minutos e logo eu estava em São Pedro.

Um teste rápido de continuidade apontou circuito da bomba de gasolina aberto.
Poderia ser os cabos internos ou a bomba.

Para minha sorte um dos cabos estava rompido no terminal da bomba.
Percebi que o mesmo reparo já havia sido feito pelo dono anterior por causa do terminal que foi usado.

Sempre soube de ocorrências deste defeito causadas pelo comprimento justo demais dos cabos.
Comprei um conector novo e interliguei nos cabos originais deixando uma folga adequada.

Problema resolvido e moto rodando no mesmo dia!

Luiz BaumProblemas bobos mas que são um saco... Ainda bem que achou rápido o problema!

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

EvertonM
29-05-2021, 19:17
Aproveitando para compartilhar a experiência.
Eu e um amigo fizemos uma viagem de 1900 km (GO, MG, MS e SP). Quando paramos na divisa de MG e MS, a GS 1200 (2017) dele não quis dar partida. Girava, mas não pegava.
A primeira suposição foi gasolina, pois ele sempre usou comum e, no último abastecimento, o posto só tinha aditivada - poderia ter soltado alguma sujeira ou algo assim.
Colocamos mais gasolina comum e não resolveu. Levamos para a cidade mais próxima e uma oficina de motos (não especializada) tentou ajudar.
Para resumir os procedimentos, fizemos a retirada da bateria e colocamos uma de 10 A apenas para testar - deu partida normal. Como não havia bateria de 12 A na cidade e tinha sido dada uma pequena carga na bateria "original", recolocamos ela e funcionou tudo ok.
Conclusão: ainda não sabemos o que ocorreu. Algumas possibilidades, além da questão da gasolina:
1) a retirada da bateria pode ter resetado a ECU e/ou sensores e voltaram ao status normal.
2) problema no sensor de descanso, agravado pela gasolina. A moto dele vinha apresentando algum problema nesse sensor. Mas fizemos todos os "procedimentos" para resolver o mau contato do descanso e o problema persistiu.
Após tudo isso, a moto está funcionando normalmente. Concluímos a viagem sem qualquer outro imprevisto.
Algum palpite do que pode ser ?

Benicio
29-05-2021, 21:57
Aconteceu isso comigo na aduana do Paso de Jama.
A moto não pegou, então desliguei a chave e a virei novamente, esperei a checagem eletrônica terminar e dei a partida, aí a moto funcionou normalmente.
O mecânico da Euroville disse que isso pode acontecer, como desliguei a moto quente e estava muito frio e muito vento, o sensor refez a leitura de temperatura do motor, que deveria ter esfriado rapidamente.
Sempre espero essa checagem inicial terminar para dar a partida, talvez pelo frio extremo e vento fortíssimo tenha dado a partida antes de terminar a checagem.

Gnegraes
30-05-2021, 08:12
Aproveitando para compartilhar a experiência.
Eu e um amigo fizemos uma viagem de 1900 km (GO, MG, MS e SP). Quando paramos na divisa de MG e MS, a GS 1200 (2017) dele não quis dar partida. Girava, mas não pegava.
A primeira suposição foi gasolina, pois ele sempre usou comum e, no último abastecimento, o posto só tinha aditivada - poderia ter soltado alguma sujeira ou algo assim.
Colocamos mais gasolina comum e não resolveu. Levamos para a cidade mais próxima e uma oficina de motos (não especializada) tentou ajudar.
Para resumir os procedimentos, fizemos a retirada da bateria e colocamos uma de 10 A apenas para testar - deu partida normal. Como não havia bateria de 12 A na cidade e tinha sido dada uma pequena carga na bateria "original", recolocamos ela e funcionou tudo ok.
Conclusão: ainda não sabemos o que ocorreu. Algumas possibilidades, além da questão da gasolina:
1) a retirada da bateria pode ter resetado a ECU e/ou sensores e voltaram ao status normal.
2) problema no sensor de descanso, agravado pela gasolina. A moto dele vinha apresentando algum problema nesse sensor. Mas fizemos todos os "procedimentos" para resolver o mau contato do descanso e o problema persistiu.
Após tudo isso, a moto está funcionando normalmente. Concluímos a viagem sem qualquer outro imprevisto.
Algum palpite do que pode ser ?

Everton,

Meus palpites:

- dificilmente acho que foi gasolina. A comum tem apenas octanagem ruim, refletindo no baixo desempenho e a médio longo prazo na carbonização de cabeças de pistão e sede de válvulas.
- a retirada da bateria (= falta de energia) não reseta sensores e parâmetros. Estes só se modificam com alterações via scanner.
- me parece ter sido um problema de baixa carga na bateria.
- pode ter a ver com o sensor do descanso lateral.

Reiner
30-05-2021, 10:59
Pessoal,

Caso tenham problemas com o sensor do descanso, que podem causados por infiltração de água ou mesmo temperatura muito baixa, como no paso de jama. Vcs podem solucionar de forma provisória com uma chave de fenda, canivete ou mesmo uma moeda para soltar a trava do conector, retirá-lo do sensor e inserir um jamper feito com um pedaço de fio....use uma fita para fixar o jamper. Evitando ficar em lugares ermos à espera do socorro.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Benicio
30-05-2021, 12:35
Pessoal,

Caso tenham problemas com o sensor do descanso, que podem causados por infiltração de água ou mesmo temperatura muito baixa, como no paso de jama. Vcs podem solucionar de forma provisória com uma chave de fenda, canivete ou mesmo uma moeda para soltar a trava do conector, retirá-lo do sensor e inserir um jamper feito com um pedaço de fio....use uma fita para fixar o jamper. Evitando ficar em lugares ermos à espera do socorro.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Isso mesmo Reiner, obrigado!

EvertonM
30-05-2021, 12:39
Boa dica, Reiner. Muito importante, principalmente em locais de difícil acesso. Valeu !

SergioG650
06-12-2021, 17:14
Boa tarde!!

Sou novo por aqui e na G650GS. A minha é 2012, e comprei ela com 150Km rodados e após 220km rodados o Reservatório de Óleo do motor abriu, causando um vazamento bruto, que mela a moto toda.
O mecânico propôs soldar a peça e transforma-la em um monobloco, segurou a onda por 100km e voltou a vazar.
Existe uma peça de qualidade que substitua essa?
Onde posso comprar essa peça que não custe R$2.000,00?
Abs

Reiner
06-12-2021, 17:50
Boa tarde Sérgio, seja bem vindo...
Logo algum participante vai trazer alguma orientação à respeito. Mas, desde já oriento a não comprar peças seminovas sem a nota fiscal. Para não incentivar a indústria do crime.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk