PDA

Ver Versão Completa : Cardã R1200GS ADVENTURE 2015



Possenti
01-10-2017, 16:03
Segue as fotos do estado do cardã e o devido conserto. Uma vergonha uma moto de quase 90 mil Reais apresentar uma "patologia" dessas. Mas tudo tem solução966996709671967296739674

Possenti
01-10-2017, 16:05
96759676

Possenti
01-10-2017, 16:10
A manutenção requer um certo conhecimento, pois devem ser retirados: 2 parafusos que sustentam o amortecedor; braço de referência do ESA; roda traseira, braço oscilante, cilindro de freio e sensor do ABS traseiro, " desnucar" o diferencial traseiro, com a ajuda de um macaco hidráulico erguer a balança traseira onde o cardã está, afastar a coifa dianteira para com a ajuda de uma espatula retirar o cardã.

Após a devida manutenção, remontar tudo e ser feliz por mais um tempo.

Possenti
01-10-2017, 16:21
Só lembrando que o manual de serviço recomenda conectar o computador para avaliar se ficou alguma anomalia. Fiz isso utilizando o SOFTWARE MOTOSCAN através de uma conexão em bluetooth após remontar tudo na ordem inversa.

O manual é o mesmo interativo da BMW via DVD.

Possenti
01-10-2017, 16:25
Ao meu ver o principal causador é a condensação de água no sistema "hermético". O cardã tem um tratamento muito porco contra corrosão. Estou pensando em adaptar um respiro no braço oscilante ou fazer uma saída na própria coifa. Ainda vou pensar.

O manual manda utilizar uma graxa da KLUBER nas coifas e apesar de eu ter conseguido através de um outro amigo que também tem bmw, ela é temporária, pois na montagem da fábrica eles utilizam e está aí o resultado.]

Colar a coifa seria uma opção, mas numa manutenção corremos o risco de rasgar.

Então, acho ainda melhor fazer uma manutenção preventiva uma vez ao ano e ser feliz.

Saudações...

P.ALMEIDA
02-10-2017, 18:37
Belo trabalho....a preventiva acho melhor também...a minha vai para a revisao de 60k em breve e vou pedir pra fazer algo parecido.

sal silva
02-10-2017, 21:13
Ao meu ver o principal causador é a condensação de água no sistema "hermético". O cardã tem um tratamento muito porco contra corrosão. Estou pensando em adaptar um respiro no braço oscilante ou fazer uma saída na própria coifa. Ainda vou pensar.

O manual manda utilizar uma graxa da KLUBER nas coifas e apesar de eu ter conseguido através de um outro amigo que também tem bmw, ela é temporária, pois na montagem da fábrica eles utilizam e está aí o resultado.]

Colar a coifa seria uma opção, mas numa manutenção corremos o risco de rasgar.

Então, acho ainda melhor fazer uma manutenção preventiva uma vez ao ano e ser feliz.

Saudações...

Voce pintou a peça toda ?

Possenti,quero abrir só para ver se tem ferrugem(retirar o eixo é mais complicado),qual o procedimento?

Possenti
04-10-2017, 07:17
Oi Sal...Basta você "desnucar" o "diferencial" para uma breve inspeção:
- retire a roda, o quebra neve, o sensor do ABS, o cilindro de freio, a capa do duto do líquido de freio e o cabo do sensor, o braço anti-torção. Ao retirar o parafuso do braço o diferencial tenderá a girar para trás.

Neste momento você deverá inserir uma segurança com uma cinta, por exemplo e ir afrouxando devagar. Além disso, com cuidado você soltará a coifa pele lado do braço e não do diferencial. Neste momento você já verá o cardã e acompanhará o desconexão dele do diferencial. Pronto, a partir daí você já terá a visão da fera.

Para remontar, basta seguir a ordem ao contrário.

Caso opte por já retirar o cardã, aí já descrevi acima como fazer.

Saudações

sal silva
04-10-2017, 08:55
Oi Sal...Basta você "desnucar" o "diferencial" para uma breve inspeção:
- retire a roda, o quebra neve, o sensor do ABS, o cilindro de freio, a capa do duto do líquido de freio e o cabo do sensor, o braço anti-torção. Ao retirar o parafuso do braço o diferencial tenderá a girar para trás.

Neste momento você deverá inserir uma segurança com uma cinta, por exemplo e ir afrouxando devagar. Além disso, com cuidado você soltará a coifa pele lado do braço e não do diferencial. Neste momento você já verá o cardã e acompanhará o desconexão dele do diferencial. Pronto, a partir daí você já terá a visão da fera.

Para remontar, basta seguir a ordem ao contrário.

Caso opte por já retirar o cardã, aí já descrevi acima como fazer.

Saudações

Possenti,nao entendi o que é essa cinta de segurança rs.Estava pensando em jogar um WD-40 lá,mas fico com medo de que ele agrida as borrachas e retentores.Posso abrir sem trocar o oleo?Que tipo de graxa usou na borda da coifa para fechar?Obrigado e um grande abrax.

Possenti
04-10-2017, 17:11
Segue o vídeo explicativo

Possenti
04-10-2017, 17:14
Segue o link do vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=OxP09hGvGFw&feature=youtu.be

Rromagnani
04-10-2017, 19:48
Tirar tudo é fácil! Quero ver montar de novo! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

ftavares
05-10-2017, 15:34
Possenti,

Vc é parecido comigo. Gosta das coisas em perfeito estado.
Por causa disso, eu sofri um pouco com o vazamento da bomba d'água da F800GS que eu tive. Gastei tempo e dinheiro para resolver algo que não era um problema.
Tenho uma R1200GS agora e acredito que o cardã enferrujado seja a mesma situação. A corrosão é superficial e só é percebida se vc abrir as coisas para olhar. Mas, e se vc nunca olhar? Vai quebrar?
Acredito que foi avaliado pelos alemães. Afinal, não sei se há relatos frequentes de quebra do cardã devido à corrosão. Alguém sabe?
Para quem tem tempo e habilidade ou dinheiro, pintar o cardã é uma opção. Não acredito que seja obrigatório.
Mas concordo que deveria tem um acabamento decente para não levantar essas dúvidas e preocupações.
Um abraço,
Felipe

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Antonio
05-10-2017, 15:53
Tive a felicidade (?) de ter a coifa furada com 28 mil km . Na concessionaria vi quando o mecânico abriu e o cardã estava zerado . A unica coisa que ele fez foi colocar graxa e trocar pelo novo modelo de coifa que vem com uma estrutura metálica que não deixa ela baixar e enroscar no cardã .abs

Possenti
07-10-2017, 08:02
Ontem realizamos a inspeção em mais 4 motos de amigos, 3 ADV e uma GS Premium. Somente uma delas era 2016. todas entre 2014 a 2015. As fotos e os vídeos falam por sí só.

A mais nova, uma 2016 com apenas 10 mil km não apresentou problemas no cardã, pois a graxa NBU 30 PTM estava ainda ativa nas coifas. AS demais, não havia mais graxa.

Desta forma, concluo que a entrada de água ocorre por ausência da graxa que vai aos poucos sumindo e permitindo a entrada de água, obviamente depositando e por evaporação interna devido ao calor, causa o problema.

Esta graxa é exclusiva da KLUBER e custa muito caro, creio que nem existe no Brasil para comprarmos. Consegui através de uma amigo da manutenção de uma grande empresa agroindustrial.

Estas motos das fotos são todas de amigos e não houve custo algum para eles, pois não sou mecânico profissional que ganha a vida com isso.

Possenti
07-10-2017, 08:05
Não consigo mais enviar fotos? alguém sabe dizer se há algum limite por tópico?

Possenti
07-10-2017, 08:08
https://www.youtube.com/watch?v=Psnt-5R3euE&feature=youtu.be

Possenti
07-10-2017, 08:09
https://www.youtube.com/watch?v=sIV6IFsRgsI&feature=youtu.be

Possenti
07-10-2017, 08:22
Graxa que deverá ser utilizada.

9685

sal silva
07-10-2017, 16:46
Oi Sal...Basta você "desnucar" o "diferencial" para uma breve inspeção:
- retire a roda, o quebra neve, o sensor do ABS, o cilindro de freio, a capa do duto do líquido de freio e o cabo do sensor, o braço anti-torção. Ao retirar o parafuso do braço o diferencial tenderá a girar para trás.

Neste momento você deverá inserir uma segurança com uma cinta, por exemplo e ir afrouxando devagar. Além disso, com cuidado você soltará a coifa pele lado do braço e não do diferencial. Neste momento você já verá o cardã e acompanhará o desconexão dele do diferencial. Pronto, a partir daí você já terá a visão da fera.

Para remontar, basta seguir a ordem ao contrário.

Caso opte por já retirar o cardã, aí já descrevi acima como fazer.

Saudações

Beleza Possenti,obrigado pelas informações.Deve ter uma graxa substituta para essa importada que voce indicou,será que aquelas usadas na pinça de freio(não agride a borracha) não funciona? Abrax.

willrod81
07-10-2017, 21:05
Uma graxa a base de Teflon acho que poderia resolver isso, pois irá expelir água, existe uma empresa no Brasil que chama Autoplast e tem uma graxa muito boa com baixo custo...


Sent from my iPhone using Tapatalk

sal silva
07-10-2017, 22:04
Uma graxa a base de Teflon acho que poderia resolver isso, pois irá expelir água, existe uma empresa no Brasil que chama Autoplast e tem uma graxa muito boa com baixo custo...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Boa dica Willian,pode ser.Eu achei essa,pode ser que sirva.https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-901862034-02-graxa-p-vedaco-de-anel-oring-compativel-borracha-20-gr-_JM

Possenti
08-10-2017, 07:35
Olha pessoal...A graxa Kluber realmente é uma bem pastosa, quase a ponto de uma cola, com a vantagem de lubrificar, algo que não precisamos neste caso.

No ebay tem ofertas bem acessíveis.

O importante são as revisões periódicas, pois estou convencido numa falha grave de projeto por parte da BMW, inaceitável pelo valor do bem. Se de tempos em tempos inspecionarmos, teremos longevidade ao conjunto todo, assim como demais itens e componentes da moto.

Saudações

sal silva
08-10-2017, 09:18
Olha pessoal...A graxa Kluber realmente é uma bem pastosa, quase a ponto de uma cola, com a vantagem de lubrificar, algo que não precisamos neste caso.

No ebay tem ofertas bem acessíveis.

O importante são as revisões periódicas, pois estou convencido numa falha grave de projeto por parte da BMW, inaceitável pelo valor do bem. Se de tempos em tempos inspecionarmos, teremos longevidade ao conjunto todo, assim como demais itens e componentes da moto.

Saudações

Valeu Possenti,se souber de alguma marca passa o nome pra gente.Por falar em E-bay,estou quase 2 meses esperando chegar uma pastilha de freio e bateria do intercomunicador,até agora nada rs.Abrax
Ps.O ching do Alienexpress chegou rapidinho,etá Chinesada danada heheh.Comprei um protetor da tampa de válvula,slider de cardã e um cachimbo com saída Usb,tudo com preço justo e razoável qualidade heheh.

Antonio
08-10-2017, 11:13
Olha pessoal...A graxa Kluber realmente é uma bem pastosa, quase a ponto de uma cola, com a vantagem de lubrificar, algo que não precisamos neste caso.

No ebay tem ofertas bem acessíveis.

O importante são as revisões periódicas, pois estou convencido numa falha grave de projeto por parte da BMW, inaceitável pelo valor do bem. Se de tempos em tempos inspecionarmos, teremos longevidade ao conjunto todo, assim como demais itens e componentes da moto.

Saudações

Possenti desculpe a ignorância mas essa água que você filmou é de chuva ou de algum rio que a moto passou ? abs .

sal silva
08-10-2017, 11:40
Pois possenti é de se revoltar que uma moto com esse preço tenha umas falhas ridículas como essa,mas agora não adianta chorar,vou torcer para que a minha aguente firme e forte pois não troco ela tao cedo,ja perdi muito dinheiro trocando de moto.Nao é só a BMW,vejo outras marcas e todas já não tem a mesma qualidade de antigamente.Mas o preço kkkkk.

sal silva
08-10-2017, 11:44
Possenti desculpe a ignorância mas essa água que você filmou é de chuva ou de algum rio que a moto passou ? abs .

Nao, é agua de bica.Me ajuda ai irmão Tony kkkkkkkkkk

Antonio
08-10-2017, 12:08
KKK se for de rio a mamutinho vai ter água por ter passado no riacho do caminho de Castelhanos , ou foi com a Saharita rsrs ....

sal silva
08-10-2017, 12:31
KKK se for de rio a mamutinho vai ter água por ter passado no riacho do caminho de Castelhanos , ou foi com a Saharita rsrs ....

Não, foi com a Ratazana, quase bebi agua naquele riacho kkkk, mas para ir com a Mamute, obrigatoriamente terá que calça-la com pneus no mínimo 50% off.
Tem um video que um mecânico mostra agua dentro do Cardã, deve ser esse da foto, mas vai saber aonde o cara meteu a moto. De qualquer maneira, como disse o Possenti, com manutenção e uma graxinha dá para controlar esse problema.Abrax

Antonio
08-10-2017, 13:47
È isso ai mas uma moto aventureira que não pode entrar na água é muita coxinhada .

Mcolnagosp
08-10-2017, 15:57
Possenti, salvo engano esse eixo é de metal fundido, quase certo que seja ferro. Esse aspecto feio não traz problemas maiores se for ferro mesmo.

Por outro lado, nas estrias dos eixos essa ferrugem pode detoná-las.

Nesse feriado vou abrir o meu e ver como está, aproveitar e trocar o óleo do diferencial.

Minha moto é 2015 e está com 28.500 Km.

sal silva
08-10-2017, 16:11
Possenti, salvo engano esse eixo é de metal fundido, quase certo que seja ferro. Esse aspecto feio não traz problemas maiores se for ferro mesmo.

Por outro lado, nas estrias dos eixos essa ferrugem pode detoná-las.

Nesse feriado vou abrir o meu e ver como está, aproveitar e trocar o óleo do diferencial.

Minha moto é 2015 e está com 28.500 Km.

Mesmo assim, se a agua ficar acumulada como a da foto, não tem desculpa .Já passei em vários riachos com a minha,peguei uma chuva torrencial na Argentina que cobria pontos da estrada, por isso estou ansioso para olhar o estado da minha.

kkbatera
08-10-2017, 17:16
Na minha opinião pode colocar graxa nacional mesmo de boa qualidade. Ja que usuário tem seus dons de mecânico vale a pena abrir de novo depois de poucos quilômetros rodados E verificar A entrada de água no eixo. Se entrou agua uma vez pode entrar de novo.Foi na lavagem da moto? foi uma imersão da moto no rio?offroad?
acho também que não vale a pena pintar a peça pois a tinta vai se soltar ao entrar em contato com o atrito,temperatura e elementos químicos. EU Não pintaria a peça não. Abraço a todos. Carlos Bh


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
08-10-2017, 18:14
Na minha opinião pode colocar graxa nacional mesmo de boa qualidade. Ja que usuário tem seus dons de mecânico vale a pena abrir de novo depois de poucos quilômetros rodados E verificar A entrada de água no eixo. Se entrou agua uma vez pode entrar de novo.Foi na lavagem da moto? foi uma imersão da moto no rio?offroad?
acho também que não vale a pena pintar a peça pois a tinta vai se soltar ao entrar em contato com o atrito,temperatura e elementos químicos. EU Não pintaria a peça não. Abraço a todos. Carlos Bh


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Concordo com o colega,mas não pode ser qualquer graxa,tem que ser uma que não agrida a borracha e vede bem a coifa.

Possenti
08-10-2017, 19:02
A pintura é para satisfazer o ego do dono. A graxa NBU não agride a coifa e por ser bem grossa, faz a vedação. No entanto, não é uma cola eterna, apenas um vedante temporário.

A água acumulada é de todas as formas, chuva, lavagem, condensação, menos atravessar rios ou riachos. Isso, creio que o dono não o fez.

Manutenção preventiva, este é o segredo...

Mcolnagosp
08-10-2017, 20:06
Acho que a coifa cumpre o papel de vedar areia e pedrinhas. Água, como ela é instalada, não impede de entrar.

Por isso acho que o aspecto não é tão importante. A ferrugem não ataca o ferro, apenas o deixa com visual feio. Mas é só supunhetação :)

MarcioT
10-10-2017, 23:49
Essa graxa tem no Brasil
https://www.klueber.com/br/pt/lubrificantes_especiais/

sal silva
11-10-2017, 08:39
Achei a graxa NBU 15 no site All Track e recebi esta resposta.




Sr Saul graxa da marca Kluber só podemos vender para pessoa jurídica

Quanto a aplicação ela agride borracha e não conheço ninguém que use essa graxa para essa aplicação

Geralmente é para uso industrial, rolamentos de alta rotação

Que parte da moto será lubrificada?

Nosso segmento são Lubrificantes especiais

De alta performance

sal silva
11-10-2017, 08:44
Essa graxa tem no Brasil
https://www.klueber.com/br/pt/lubrificantes_especiais/

Marcio,essa graxa deve ter pó de ouro na composição, é uma viadagem para comprar,já estou desistindo e voltando para boa e velha Vasola kkkkkk

Barra
11-10-2017, 10:22
Já tentaram comprar essa graxa aqui: http://www.pizzanilubrificantes.com.br/web/

sal silva
11-10-2017, 11:05
Pelo que estou vendo essa graxa especifica só é vendida em grande quantidade.Portanto,para quem gosta de meter a mao na graxa, poderíamos fazer uma vaquinha e depois distribuir um pouco para quem quiser(cada um paga seu frete).

Possenti
11-10-2017, 12:17
Sal...A graxa é a NBU 30 PTM...e não a 15.

Tem no ebay e não é tão cara assim. Tu vais utilizar uma vez por ano nas duas coifas, creio que usarás menos que 30g por vez.

Como eu disse, esta graxa tem uma viscosidade muito maior que as outras e é mais pegajosa. É utilizada na indústria de alimentos, pois foi de lá que consegui através de uns ex-alunos que atuam na manutenção. Segundo eles, ela é caríssima.

Eu duvido que as concessionárias possuem isso. Arriscaria a apostar...(kkkkk). Por isso, nestas 4 que abri apenas uma estava com a graxa em bom estado. As demais, todas sem nada e com início de corrosão.

Quando forem fazer a inspeção, aproveitem e troquem o óleo do diferencial, afinal são apenas 190ml para lubrificar e refrigerar toda a força da moto...Trocar uma vez ao ano não custa quase nada. Utilizei um Valvoline 75W90 e desta vez sem o Molykote, pois já havia adicionado. Tem que ser o Molykote na bisnaga amarela, próprio para isso. O Militec é ativado por temperatura, e como lá não se atinge temperaturas acima de 60C, creio que sua ação fica limitada...mas...

Forte abraço a todos.

sal silva
11-10-2017, 13:40
Sal...A graxa é a NBU 30 PTM...e não a 15.

Tem no ebay e não é tão cara assim. Tu vais utilizar uma vez por ano nas duas coifas, creio que usarás menos que 30g por vez.

Como eu disse, esta graxa tem uma viscosidade muito maior que as outras e é mais pegajosa. É utilizada na indústria de alimentos, pois foi de lá que consegui através de uns ex-alunos que atuam na manutenção. Segundo eles, ela é caríssima.

Eu duvido que as concessionárias possuem isso. Arriscaria a apostar...(kkkkk). Por isso, nestas 4 que abri apenas uma estava com a graxa em bom estado. As demais, todas sem nada e com início de corrosão.

Quando forem fazer a inspeção, aproveitem e troquem o óleo do diferencial, afinal são apenas 190ml para lubrificar e refrigerar toda a força da moto...Trocar uma vez ao ano não custa quase nada. Utilizei um Valvoline 75W90 e desta vez sem o Molykote, pois já havia adicionado. Tem que ser o Molykote na bisnaga amarela, próprio para isso. O Militec é ativado por temperatura, e como lá não se atinge temperaturas acima de 60C, creio que sua ação fica limitada...mas...

Forte abraço a todos.

Cassilds não é a 15?Valeu Possenti ,estou esperando mercadoria do E-bay já fazem 2 meses,do jeito que demora vai estourar o cardã kkkkk.Abrax

Mcolnagosp
11-10-2017, 13:46
No caso de usar nas coifas para vedação, não seria melhor vaselina?

sal silva
11-10-2017, 14:26
No caso de usar nas coifas para vedação, não sereia melhor vaselina?

Ouvi dizer que a vaselina pode deteriorar a borracha.Será?

Mcolnagosp
11-10-2017, 14:43
Bem, amanhã vou desmontar meu cardã, trocar o óleo, fazer a limpeza, engraxar.

Depois posto fotos aqui ;)

sal silva
11-10-2017, 15:43
Bem, amanhã vou desmontar meu cardã, trocar o óleo, fazer a limpeza, engraxar.

Depois posto fotos aqui ;)

Bom divertimento.:D

MarcioT
11-10-2017, 20:47
Ouvi dizer que a vaselina pode deteriorar a borracha.Será?

Tem uma regrinha geral que diz que se for da mesma base não há problema. Ou seja se for derivado de petróleo com derivado de petróleo tudo bem. Se for derivado de petróleo com uma base sintética vai dar problema . Sei que não ajuda ou esclarece muito mas eventualmente pode dar uma luz!
Hehe


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

mgusmao
12-10-2017, 23:24
Parece que o problema é genérico.
Na F800 eram os discos de freio.
Eles falam que por ser litoral, enferruja !!!
Sem comentários.
Sugiro que envie estas fotos para a direção da BMW na Alemanha.
Os caras são sérios.
No meu caso trocaram os discos, sem custo.




Segue as fotos do estado do cardã e o devido conserto. Uma vergonha uma moto de quase 90 mil Reais apresentar uma "patologia" dessas. Mas tudo tem solução966996709671967296739674

Mcolnagosp
13-10-2017, 08:57
Feito!

https://s1.postimg.org/3e4ktsqrof/foto_1.jpg (https://postimages.org/)

https://s1.postimg.org/43alrzailb/foto_2.jpg (https://postimages.org/)

https://s1.postimg.org/1j4rfcgk0v/foto_3.jpg (https://postimages.org/)

https://s1.postimg.org/52qp55kzj3/foto_4.jpg (https://postimages.org/)

https://s1.postimg.org/18hxm791nj/foto_5.jpg (https://postimages.org/)

https://s1.postimg.org/792v5380bj/foto_6.jpg (https://postimages.org/)

Mcolnagosp
13-10-2017, 09:03
O mais complicado e confesso que quase pedi ajuda aos universitários, foi encaixar o eixo estriado na montagem,

Foi mais de uma hora tentando - moto no cavalete central, mesmo assim a posição não ajudava, além da idade avançada ;) - depois esfriei a cabeça, dei uma olhada num video e pronto: muito fácil, é mais questão de jeito.

O eixo encaixa num ângulo aproximado de 45 graus. Só entender o mecanismo!

Alguns detalhes:

O óleo estava em ótimo estado, perto do que tenho assistido em videos. Deu pra perceber nas últimas gotas que caíram no chão.

Minha moto está com 28.000 Km. Não lembro se trocaram esse óleo com 20.000. Pelo manual a primeira é com 10000, depois de 20 e 20 mil km, ou seja, deveria trocar com 30 mil km.

A quantidade recomendada é de 180 ml, porém o óleo que saiu tinha uns 200 ml, no mínimo. Eu fiquei na média, coloquei 190 ml ;)

OBS: a primeira troca é com 1.000 km, não 10.000. Agora faz sentido: Trocaram da minha com 20.000 e ela está com 28.000, por isso o óleo estava ainda bom.

P.ALMEIDA
13-10-2017, 09:48
Muito bom.....fico com medo somente de olhar..... Tive um vazamento na minha e quando foi retirado o oleo do diferecial sairam 200ml fora o que vazou pelo caminho....o recomendado é 180ml conforme mecânico BMW.

Mcolnagosp
13-10-2017, 21:20
Descobri o porquê do óleo estar semi-limpo: a primeira troca é com 1.000 e não 10.000 Km. Depois aos 20 mil, 40 mil, etc... ou a cada dois anos.

sal silva
13-10-2017, 23:03
Descobri o porquê do óleo estar semi-limpo: a primeira troca é com 1.000 e não 10.000 Km. Depois aos 20 mil, 40 mil, etc... ou a cada dois anos.

Legal,nao sei porque mas achei que estes parafusos do dreno desapertam no sentido horário.Foi fácil tirar esse parafuso que segura a parte articulada?Mais uma vez,e a graxa? rs.Dá para abrir sem retirar o oleo?Sem querer acabei fazendo o certo, troquei o oleo do meu depois de uma longa viagem aos 40mil k,estava bem mais escuro que o seu mas tinha uma certa transparência.Obrigado por compartilhar.

Mcolnagosp
15-10-2017, 20:45
Sal, o parafuso do braço anti-torção é tranquilo. Salvo engano, é Torx 45 ou 55, o mesmo da roda traseira.

O torque a aplicar é de 56 Nm. Tudo tranquilo, mas a montagem é com certo jeitinho.

sal silva
15-10-2017, 22:28
Sal, o parafuso do braço anti-torção é tranquilo. Salvo engano, é Torx 45 ou 55, o mesmo da roda traseira.

O torque a aplicar é de 56 Nm. Tudo tranquilo, mas a montagem é com certo jeitinho.

Obrigado Marcelo,estou comprando um torquímetro e anotei o torque.Dá para fezer a verificação sem drenar o oleo?Troquei o oleo faz pouco tempo.Abrax

Possenti
18-10-2017, 06:49
Isso aí Marcelo...Não é dificil não, só ter um pouco de habilidade. O encaixe para não dizer outra coisa, é muito fácil, desde que tu erga um pouco o cardã e faça o ângulo certo...Se achaste dificil encaixá-lo, imagine quando você retira ele do lugar. Aí dá trabalho, mas nada complicado.

Tente utilizar a graxa correta da próxima, pois esta que usaste a base de "sabão de lítio" (ao que parece) sairá rápido. Ajuda, mas não veda o suficiente.

Forte abraço a todos.

sal silva
18-10-2017, 07:31
Isso aí Marcelo...Não é dificil não, só ter um pouco de habilidade. O encaixe para não dizer outra coisa, é muito fácil, desde que tu erga um pouco o cardã e faça o ângulo certo...Se achaste dificil encaixá-lo, imagine quando você retira ele do lugar. Aí dá trabalho, mas nada complicado.

Tente utilizar a graxa correta da próxima, pois esta que usaste a base de "sabão de lítio" (ao que parece) sairá rápido. Ajuda, mas não veda o suficiente.

Forte abraço a todos.

Acho que ele está usando a boa e velha vasola kkkkkk.

Pergunta não respondida.Posso abrir sem escoar o oleo ?

Estava pesquisando torquimetro,ai minha bateria foi pro saco $$$$$:mad:.Vai ficar para o mês que vem:(

AMCARVALHO
18-10-2017, 18:43
Olá Marcelo....foi tranquilo fazer a troca...estou pensando em fazer eu mesmo na minha 1200 GS 2008...pode me passar qual graxa vc uso na lubrificação da engrenagem do cardan, essa de cor azul?

sal silva
18-10-2017, 19:17
Tá difici achar essa graxa.Ai vai a lista para os mais técnicos.
http://schmierstoffe.onlineversandkatalog.de/pt/produtos/WOLFRAKOTE.html

Mcolnagosp
21-12-2017, 12:47
Desculpas pela demora! ;)

Dá pra mexer no cardã sem perder óleo. Eles trocam a coifa e não mexem no óleo, mas pode ser que vaze um pouquinho.

Sobre a graxa, eu não esquentei a cabeça e mandei uma a base de lítio mesmo. Como o serviço é fácil, daqui um ano eu faço novamente.

Eu tive sorte, pois não havia sinais de "ferrugem" no eixo, mas como disse, é só aparência. O problema da ferrugem é atacar o eixo estriado, isso sim preocupa.

sal silva
21-12-2017, 17:45
Desculpas pela demora! ;)

Dá pra mexer no cardã sem perder óleo. Eles trocam a coifa e não mexem no óleo, mas pode ser que vaze um pouquinho.

Sobre a graxa, eu não esquentei a cabeça e mandei uma a base de lítio mesmo. Como o serviço é fácil, daqui um ano eu faço novamente.

Eu tive sorte, pois não havia sinais de "ferrugem" no eixo, mas como disse, é só aparência. O problema da ferrugem é atacar o eixo estriado, isso sim preocupa.

Valeu Marcelo,acabei de trocar o oleo,vou esperar mais um pouco e dar uma olhada no meu.Agora fiquei preocupado com a ferrugem na outra ponta do eixo rs.

Rromagnani
07-02-2018, 20:21
Vou aproveitar o tópico para dar continuidade no assunto...

Minha moto fez 70k e levei para revisão na FS Motos, oficina que conheço desde a época da Vstrom e confio plenamente. (Quando pegar a moto faço um post sobre a revisão em si)

Dentre os serviços solicitados, comentei que gostaria de abrir o cardã para verificar, o que foi feito...

Hoje recebi as fotos do cardã recém aberto... vejam como estava...
98169817

Como vc. Podem ver o cardã em si não estava ruim, mas o túnel estava literalmente alagado! Felizmente abri a tempo de evitar possíveis futuros problemas e bastou uma limpeza e lubrificação.

Na minha opinião falta um mecanismo para escoar água naquele lugar, já que água e metal não combinam muito bem.

O que me deixa P... da vida é o fato das CCS não abrirem o cardã para verificação e lubrificação... na última revisão feita na Eurobike, falei sobre isso é a resposta foi que não havia necessidade, já que o conjunto era selado e não necessitava de manutenção...

Não entendo como um problema que pode trazer sérias consequências, que conta com vários relatos de defeitos é simplesmente ignorado pelas “maravilhosas” CCS!


Sugiro aos amigos proprietários da R1200 que exijam a abertura e lubrificação do cardã pelo menos a cada 20k.

Só para comparação, a FS Motos me cobrou R$200,00 para essa verificação, o que considerei um valor baixíssimo em face do problema evitado!




Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
07-02-2018, 22:00
Vou aproveitar o tópico para dar continuidade no assunto...

Minha moto fez 70k e levei para revisão na FS Motos, oficina que conheço desde a época da Vstrom e confio plenamente. (Quando pegar a moto faço um post sobre a revisão em si)

Dentre os serviços solicitados, comentei que gostaria de abrir o cardã para verificar, o que foi feito...

Hoje recebi as fotos do cardã recém aberto... vejam como estava...
98169817

Como vc. Podem ver o cardã em si não estava ruim, mas o túnel estava literalmente alagado! Felizmente abri a tempo de evitar possíveis futuros problemas e bastou uma limpeza e lubrificação.

Na minha opinião falta um mecanismo para escoar água naquele lugar, já que água e metal não combinam muito bem.

O que me deixa P... da vida é o fato das CCS não abrirem o cardã para verificação e lubrificação... na última revisão feita na Eurobike, falei sobre isso é a resposta foi que não havia necessidade, já que o conjunto era selado e não necessitava de manutenção...

Não entendo como um problema que pode trazer sérias consequências, que conta com vários relatos de defeitos é simplesmente ignorado pelas “maravilhosas” CCS!


Sugiro aos amigos proprietários da R1200 que exijam a abertura e lubrificação do cardã pelo menos a cada 20k.

Só para comparação, a FS Motos me cobrou R$200,00 para essa verificação, o que considerei um valor baixíssimo em face do problema evitado!




Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Meu Deus,com essa epidemia de Febre Amarela e dengue.:eek:

Concordo com o colega Roma,a CC nao fazer manutenção do Cardã é uma palhaçada.
Acumular agua ali também é um erro de engenharia bem feio,nem parece uma Trail.

willrod81
07-02-2018, 22:26
@Rromagnani, veja sua coifa do cardã, vale trocar por uma 2016 em diante (que tenha mola), essa coifa nas antigas até 2015 são modes o que pode raspar no cardã e gerar pequenos furos ou rasgos e entrar água, depois de 2016 a BMW trocou por uma coifa com mola que não deixa a mesma encostar no cardã, aí você pode conferir vendo e apertando a coifa de uma moto 2015 e outra nova de 2017...

A BMW deveria ter feito um recall dessa coifa...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Possenti
08-02-2018, 06:40
Já postei umas fotos de motos 15, 16 e 17, creio que neste tópico...Também concordo que é uma falha gravíssima da BMW, mas nada que uma revisão anual para evitar maiores problemas.

Adquirir uma coifa nova na BMW de asuncion-PY sendo modelo já 2017, mas não notei nenhuma diferença de material. De qualquer forma, vou verificar novamente.

A vedação esperada pela engenharia alemão seria no uso da graxa, que também já comentamos. Ela não se dissolve ou é removida com água. O fato é que nenhuma concessionária no país tem a gruber, nem mesmo a montagem em Manaus, pois já abri uma 2017 e já apresentava inicio de corrosão e sem nada de graxa na coifa.

Saudações...

Barra
08-02-2018, 07:35
O que me deixa P... da vida é o fato das CCS não abrirem o cardã para verificação e lubrificação... na última revisão feita na Eurobike, falei sobre isso é a resposta foi que não havia necessidade, já que o conjunto era selado e não necessitava de manutenção...

Não entendo como um problema que pode trazer sérias consequências, que conta com vários relatos de defeitos é simplesmente ignorado pelas “maravilhosas” CCS!


Sugiro aos amigos proprietários da R1200 que exijam a abertura e lubrificação do cardã pelo menos a cada 20k.

Só para comparação, a FS Motos me cobrou R$200,00 para essa verificação, o que considerei um valor baixíssimo em face do problema evitado!




Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Eurobike na minha opinião tem um atendimento bem falho nas oficinas, vc chega lá e é atendido por umas moças que não sabem nem o que é um parafuso, não tem conhecimento técnico nenhum. Minha moto eu só levo no Tato Racing aqui de Ribeirão e sempre bem atendido, cara sério que não fica inventando moda. Quando eu tinha a VStrom eu só levava na Official de Limeira, baita oficina e uma pena que fechou, o Primo e toda a galera lá além de gente boa eram excelentes mecânicos. Eu nunca fiz questão de carimbo em manual, só quando a moto está na garantia mesmo, acabou a garantia eu corro de concessionária, a rotatividade de mecânicos nessas concessionárias é alta, altos preços de peças e mão de obra, ficam empurrando coisas desnecessárias, até recall tenho medo de fazer e cagarem em alguma coisa na moto mas eu faço rezando para não acontecer nada.
FS eu nunca levei mas tem um excelente conceito, lembro que a primeira vez que li sobra a oficina foi no forum do vstrombrasil e sempre ouvi falar muito bem de lá.

sal silva
08-02-2018, 07:43
Quanto saiu a revisão na FS ?

Possenti,la coifa Paraguaja la garantia soy Jo. kkkkkkkkk

Outra pergunta,porque os modelos Ar e anteriores nao apresentam esse problema de infiltração de agua no Braço do cardã? Vou fazer um furinho de drenagem ali heheheh.

Rromagnani
08-02-2018, 07:55
Eurobike na minha opinião tem um atendimento bem falho nas oficinas, vc chega lá e é atendido por umas moças que não sabem nem o que é um parafuso, não tem conhecimento técnico nenhum. Minha moto eu só levo no Tato Racing aqui de Ribeirão e sempre bem atendido, cara sério que não fica inventando moda. Quando eu tinha a VStrom eu só levava na Official de Limeira, baita oficina e uma pena que fechou, o Primo e toda a galera lá além de gente boa eram excelentes mecânicos. Eu nunca fiz questão de carimbo em manual, só quando a moto está na garantia mesmo, acabou a garantia eu corro de concessionária, a rotatividade de mecânicos nessas concessionárias é alta, altos preços de peças e mão de obra, ficam empurrando coisas desnecessárias, até recall tenho medo de fazer e cagarem em alguma coisa na moto mas eu faço rezando para não acontecer nada.
FS eu nunca levei mas tem um excelente conceito, lembro que a primeira vez que li sobra a oficina foi no forum do vstrombrasil e sempre ouvi falar muito bem de lá.

Todas as ccs são ruins e algumas (como a Caltabiano) são piores! kkk

Tb. fujo das ccs e prefiro levar em oficinas confiáveis, mesmo muitas vezes, custando mais caro do que a própria cc, mas pelo menos o serviço é muito bem feito.

Rromagnani
08-02-2018, 07:56
@Rromagnani, veja sua coifa do cardã, vale trocar por uma 2016 em diante (que tenha mola), essa coifa nas antigas até 2015 são modes o que pode raspar no cardã e gerar pequenos furos ou rasgos e entrar água, depois de 2016 a BMW trocou por uma coifa com mola que não deixa a mesma encostar no cardã, aí você pode conferir vendo e apertando a coifa de uma moto 2015 e outra nova de 2017...

A BMW deveria ter feito um recall dessa coifa...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Minha coifa já foi trocada... não sei te dizer se há essa estrutura interna.

Rromagnani
08-02-2018, 07:57
Ainda não sei o preço final, já que fiz um "combo" com eles. quando pegar a moto (provavelmente sábado), posto os preços aqui. O trato no cardã custou R$ 200,00 extras.

sal silva
08-02-2018, 08:24
Ainda não sei o preço final, já que fiz um "combo" com eles. quando pegar a moto (provavelmente sábado), posto os preços aqui. O trato no cardã custou R$ 200,00 extras.

200 pilas:eek:?Entao vou comprar um Torquimetro:).Lá garantia soy Jo.rs

Ps.Foi verificado todo cardã,inclusive a primeira coifa perto do motor?Ai já é um serviço mais trabalhoso e que requer um conhecimento mais técnico.VLW

Possenti
08-02-2018, 08:39
sí...la garantia soy yo!!!

Elas também apresentam problemas sim. Muita gente nem sabe que está com o cardã enferrujado...(uns nem funciona mais...kkkk...só com o azulzinho).

Mas falando sério, a coifa dianteira das antigas é mais vulnerável que as das novas (>2013). Já a traseira das nossas é mais complicada, não a coifa em sí, mas a vedação.

Insisto em dizer que o problema está no ressecamento da graxa ou graxa inadequada. Usem a Gruber que vai resolver...

sal silva
08-02-2018, 08:53
sí...la garantia soy yo!!!

Elas também apresentam problemas sim. Muita gente nem sabe que está com o cardã enferrujado...(uns nem funciona mais...kkkk...só com o azulzinho).

Mas falando sério, a coifa dianteira das antigas é mais vulnerável que as das novas (>2013). Já a traseira das nossas é mais complicada, não a coifa em sí, mas a vedação.

Insisto em dizer que o problema está no ressecamento da graxa ou graxa inadequada. Usem a Gruber que vai resolver...

Possenti,me ajuda ai.Tive pesquisando esta graxa Gruber,mas só vende para industrias e em grande quantidade, para uma manutenção caseira nao compensa.Tentei no Ebay também,mas estou para receber mercadorias a 50 dias e nada,estou desanimando em comprar lá.Tambem nao é fácil encontrar pequenas quantidades no EBAY.Lá garantia soy Jo,nao Yo heheheh.Abrax

Rromagnani
08-02-2018, 11:34
200 pilas:eek:?Entao vou comprar um Torquimetro:).Lá garantia soy Jo.rs

Ps.Foi verificado todo cardã,inclusive a primeira coifa perto do motor?Ai já é um serviço mais trabalhoso e que requer um conhecimento mais técnico.VLWDesmontou tudo... aliás, depois conto da lavagem... kkkk

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Paulork
08-02-2018, 11:49
Roberto, as fotos do que você encontrou dentro do cardã são preocupantes, serve de alerta para todos. Valeu.

sal silva
08-02-2018, 12:48
Desmontou tudo... aliás, depois conto da lavagem... kkkk

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Já sei,deve ter encontrado larva de mosquito,girino,lambari e um sapinho .rs

Aproveitando o assunto,gostaria de saber aonde o colega Roberto Roma manda lavar sua moto?VLW

Possenti
08-02-2018, 14:40
Sal...

https://www.ebay.com/itm/60g-BMW-K100-K75-K-100-75-R-80-Staburags-NBU-30-PTM-spline-lube-assembly-grease/273059682324?hash=item3f93a01814:g:JrUAAMXQVs1Rl4q 8&vxp=mtr

segue o link onde vc encontra. Cadastre-se no IDCORREIOS para ser mais rápido, ou peça o envio por FEDEX. Não será tão caro assim.

A graxa é a NBU 30 PTM.

sal silva
08-02-2018, 15:56
Sal...

https://www.ebay.com/itm/60g-BMW-K100-K75-K-100-75-R-80-Staburags-NBU-30-PTM-spline-lube-assembly-grease/273059682324?hash=item3f93a01814:g:JrUAAMXQVs1Rl4q 8&vxp=mtr

segue o link onde vc encontra. Cadastre-se no IDCORREIOS para ser mais rápido, ou peça o envio por FEDEX. Não será tão caro assim.

A graxa é a NBU 30 PTM.

Obrigadao Possenti.Esse tal ID correios acho que o governo fez pra carca na gente rs.Mas lá esta escrito Moto Guzzi kkkkk.Cara chato rs.

RicBoris
16-02-2018, 18:03
Vou aproveitar o tópico para dar continuidade no assunto...

Minha moto fez 70k e levei para revisão na FS Motos, oficina que conheço desde a época da Vstrom e confio plenamente. (Quando pegar a moto faço um post sobre a revisão em si)

Dentre os serviços solicitados, comentei que gostaria de abrir o cardã para verificar, o que foi feito...

Hoje recebi as fotos do cardã recém aberto... vejam como estava...
98169817

Como vc. Podem ver o cardã em si não estava ruim, mas o túnel estava literalmente alagado! Felizmente abri a tempo de evitar possíveis futuros problemas e bastou uma limpeza e lubrificação.

Na minha opinião falta um mecanismo para escoar água naquele lugar, já que água e metal não combinam muito bem.

O que me deixa P... da vida é o fato das CCS não abrirem o cardã para verificação e lubrificação... na última revisão feita na Eurobike, falei sobre isso é a resposta foi que não havia necessidade, já que o conjunto era selado e não necessitava de manutenção...

Não entendo como um problema que pode trazer sérias consequências, que conta com vários relatos de defeitos é simplesmente ignorado pelas “maravilhosas” CCS!


Sugiro aos amigos proprietários da R1200 que exijam a abertura e lubrificação do cardã pelo menos a cada 20k.

Só para comparação, a FS Motos me cobrou R$200,00 para essa verificação, o que considerei um valor baixíssimo em face do problema evitado!




Enviado do meu iPad usando Tapatalk ProTemerosa essa falta de cuidado da rede autorizada com uma engrenagem tão importante.

Quer dizer então, Robertão, que, se vc não tivesse pedido pra abrir, iria ficar assim? Até quando?

[emoji848]

Rromagnani
16-02-2018, 19:10
Temerosa essa falta de cuidado da rede autorizada com uma engrenagem tão importante.

Quer dizer então, Robertão, que, se vc não tivesse pedido pra abrir, iria ficar assim? Até quando?

[emoji848]

Resposta simples... até moer de vez! Kkkkkkkkk.

Conversando com um amigo que tem uma TEX , ele me contou que o plano de revisão da Triumph é pior ainda... troca de óleo do cardã na revisão de 1000 kms e depois apenas completar se necessário. Resumindo... na opinião deles óleo e também o cardã, são eternos! Kkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
16-02-2018, 19:17
Temerosa essa falta de cuidado da rede autorizada com uma engrenagem tão importante.

Quer dizer então, Robertão, que, se vc não tivesse pedido pra abrir, iria ficar assim? Até quando?

[emoji848]

Acho que até quando o sapo começasse a coaxar rs:mad:.Essas CCs estão soda.

RicBoris
16-02-2018, 20:21
Resposta simples... até moer de vez! Kkkkkkkkk.

Conversando com um amigo que tem uma TEX , ele me contou que o plano de revisão da Triumph é pior ainda... troca de óleo do cardã na revisão de 1000 kms e depois apenas completar se necessário. Resumindo... na opinião deles óleo e também o cardã, são eternos! Kkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk ProPuts [emoji32]

Os caras das cc's querem é que arrebente mesmo. Serviço e peças é o que os mantém.

marco polo
23-02-2018, 18:12
98989899

fiz a manutenção preventiva, minha moto tem 38 mil km e o cardã está em perfeito estado.

Antonio
23-02-2018, 18:31
98989899

fiz a manutenção preventiva, minha moto tem 38 mil km e o cardã está em perfeito estado.

Marco esta zerado ainda mais ai no litoral . Na minha tambem 2015 , abriu com 32 mil km pra trocar a coifa tambem estava zerado . Show .

caudebes
28-02-2018, 15:23
Trabalho muito bem feito! Tenho o manual de serviço mas não observei se tem a manutenção do eixo cardã. Vou ver se consta essa manutenção.E referente á troca do óleo do diferencial fizeram a troca com 1000 Km e com 20.000 Km e prevista a próxima troca com 40.000 km (portanto á cada 20.000 Km).

Parabéns pelo post.