PDA

Ver Versão Completa : Bateria - qual a durabilidade?



Rromagnani
02-12-2017, 19:02
Senhores a bateria da minha moto está dando sinais de que não irá durar muito mais...

A partida começou a ficar “pesada” o que é um indicativo de que a hora de trocar se aproxima!

A moto vai fazer 3 anos e esta é a segunda bateria. A primeira durou um pouco menos de 1,5 anos e morreu repentinamente.

Achei muito baixa essa durabilidade, mas sem querer descobri que a culpa pode ser minha...

Acontece que tenho uma mania... sempre paro a moto engatada e tenho a mania de ligar assim mesmo, com a embreagem acionada.

Hj fui fazer isso é o motor sequer virou. Coloquei no neutro e ela pegou... pesado, mas pegou!

O que acham a respeito? Essa mania pode mesmo forçar a bateria? Ou a bateria deveria ser mais potente?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

profCarlos
02-12-2017, 19:11
Acabei de trocar a da Frida, foram 2a10m. Porém, por morar muito perto da Universidade +- 1km sei que deveria ter mais atenção e andar mais kms semanais para poder manter a carga da bateria.


Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Eraldo Tel
02-12-2017, 19:35
Uma dica antes dela morrer de vez, sempre que possível ou a cada 3 meses desmonte os cabos de ligação limpe e lubrifique os bornes e terminais. Monte-os e aperte firme. Para certeza que sua bateria está em condições meça a tensão e se o valor for inferior a 12, 5 V coloque no carregador em carga lenta pelo tempo equivalente a corrente de carga do carregador x tempo em horas até atingir a capacidade nominal da bateria em Amperes hora. Meça com carga completa(deve estar acima dos 13, 5 V no minimo) a tensão max. Atingida se estiver quente da carga aguarde um tempo. Monte na moto e em ponto morto de a partida com multimetro medindo a queda de tensão no momento da partida. Se a leitura for inferior a 10V significa que sua bateria tem tensão mas não tem capacidade de corrente. Provavelmente devido ao aumento da resistência interna ocasionado pela corrosão entre os contatos vasos internos que por deposição de sulfato de cobre. Grande parte das baterias chega a esse ponto precocemente por mal contato e oxidação nos terminais. Se for esse o caso tem como recuperar. Outro jeito de constatar esse defeito pode ser medindo a tensão ao desligar a moto de um percurso de uns 30 minutos e medir a tensão e anotar. No dia seguinte medir antes de dar partida se a leitura for menor que 0, 1 volt por dia parado é um indicativo que a resistência interna ja está acima do normal e haverá declínio cada vez maior da tensão da bateria.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Rromagnani
02-12-2017, 22:15
Não sabía disso Eraldo! Nunca imaginei que bateria tb tivesse manutenção! Kkkk. Com a moto ligada o painel mostra entre 14.1 e 14.3, as mesmas leituras desde quando era nova. Não tenho certeza qual a voltagem com ela desligada, mas acho que está abaixo de 12.5. Vou verificar! Obrigado!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
02-12-2017, 22:17
Uma dica antes dela morrer de vez, sempre que possível ou a cada 3 meses desmonte os cabos de ligação limpe e lubrifique os bornes e terminais. Monte-os e aperte firme. Para certeza que sua bateria está em condições meça a tensão e se o valor for inferior a 12, 5 V coloque no carregador em carga lenta pelo tempo equivalente a corrente de carga do carregador x tempo em horas até atingir a capacidade nominal da bateria em Amperes hora. Meça com carga completa(deve estar acima dos 13, 5 V no minimo) a tensão max. Atingida se estiver quente da carga aguarde um tempo. Monte na moto e em ponto morto de a partida com multimetro medindo a queda de tensão no momento da partida. Se a leitura for inferior a 10V significa que sua bateria tem tensão mas não tem capacidade de corrente. Provavelmente devido ao aumento da resistência interna ocasionado pela corrosão entre os contatos vasos internos que por deposição de sulfato de cobre. Grande parte das baterias chega a esse ponto precocemente por mal contato e oxidação nos terminais. Se for esse o caso tem como recuperar. Outro jeito de constatar esse defeito pode ser medindo a tensão ao desligar a moto de um percurso de uns 30 minutos e medir a tensão e anotar. No dia seguinte medir antes de dar partida se a leitura for menor que 0, 1 volt por dia parado é um indicativo que a resistência interna ja está acima do normal e haverá declínio cada vez maior da tensão da bateria.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Perfeito Eraldo.Cara, o grande problema destas baterias originais seladas da Heliar é que elas acabam secando rápido demais e não tem o que fazer.Comprei uma Moura(selada),mas ela não é lacrada como a heliar,ela vem com a solução separada para ser ativada no momento da instalação.Achei melhor,pois assim posso tirar a tampa "lacre" e completar com agua.Tenho certeza que vai durar o dobro da outra,mas tem que ficar de olho,como nas baterias antigas.Sem manutenção Heliar é o carvalho,só nos automóveis que elas funcionam.Abrax

sascencio
02-12-2017, 22:34
Nas motos que já tive, a maioria teve durabilidade de 2 anos, independentemente do tipo de uso e da marca da bateria (Yuasa, Moura, etc..)

Na F800GS, está mantendo essa média. Atualmente estou usando uma bateria da Motobatt há 1 ano. Até agora, beleza...

Eraldo Tel
02-12-2017, 23:05
Sempre duraram mais de 5 anos as baterias das motos que tive (xt660 2006 comprada em 2010 com bateria original rodei 44. 000 km e vendi em 2013 sem trocar nada só mesmo velas e filtros e uma relação e a bateria firme e ainda tinha alarme da positron)a BMW 1200 2007 tb. Durou 5 anos foi trocado ano passado. A única que derretia uma bateria por ano foi a falcon. Se ficasse 5 minutos com a ignição ligada ja era a bateria ate que coloquei uma bateria selada de alarme de 9 Amperes e passei 2 anos sem pensar em bateria e vendi a moto com ela.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

André M.
03-12-2017, 01:12
Acabei de trocar a bateria original Moura da minha F 800 gs, durou 3 anos e 11 meses. Rodo com a moto 3 a 4 vezes por semana na cidade, porém distâncias curtas. Optei dessa vez pela bateria Yuasa.

P.ALMEIDA
03-12-2017, 13:26
Roma, a minha ADV é 14-15 e a bateria durou uns 3 anos, sempre dei a primeira partida no N e sem acionar a embreagem. Uso a moto 2 vezes por semana apenas. Paguei uns $ 600 na Yusa. Tudo normal agora.

luiztrovao
03-12-2017, 19:01
Troquei a minha agora em julho quando a moto completou 4 anos. So troquei porque fui viajar pra longe e não queria ter uma surpresa desagradável no meio da viagem. Mas ela nunca deu indicação de que estava fraca. Detalhe: como não uso a moto no dia a dia sempre usei o carregador/ mantenedor para não arriscar que a carga estivesse muito baixa. Faço o mesmo com os carros e minhas baterias nunca duram menos de 3 anos.

wcoliveira
03-12-2017, 22:11
Roma, a minha ADV é 14-15 e a bateria durou uns 3 anos, sempre dei a primeira partida no N e sem acionar a embreagem. Uso a moto 2 vezes por semana apenas. Paguei uns $ 600 na Yusa. Tudo normal agora.

sempre dou partida no N e ainda com a embreagem apertada, pois fica mais leve ainda para o motor girar. Ao acionar a embreagem o plato descola um pouco do disco.

outra coisa importante, seria tentar adar pelo menos 3 vezes por semana ou ligar a moto por 5 minutos.. com isso acredito que a bateria dure mais..

Rromagnani
03-12-2017, 22:18
sempre dou partida no N e ainda com a embreagem apertada, pois fica mais leve ainda para o motor girar. Ao acionar a embreagem o plato descola um pouco do disco.

outra coisa importante, seria tentar adar pelo menos 3 vezes por semana ou ligar a moto por 5 minutos.. com isso acredito que a bateria dure mais..

A primeira parte, de fato, tenho um péssimo hábito e vou mudar...

Quanto à andar com a moto isso não vou mudar, já que ando todos os dias! Kkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Olive
03-12-2017, 23:03
A minha original durou só um ano. Pifou comigo na estrada, depois de rodar 400km, parei num posto e ela não deu mais partida. Só ando no fim-de-semana e ela ficava a semana toda ligada naquele carregador/ mantenedor da BMW. Dou partida sempre com a embreagem acionada, às vezes engatada, às vezes no N. Na minha opinião, é um mal sinal bateria ter só 6 meses de garantia...

Eraldo Tel
04-12-2017, 07:16
Não sabía disso Eraldo! Nunca imaginei que bateria tb tivesse manutenção! Kkkk. Com a moto ligada o painel mostra entre 14.1 e 14.3, as mesmas leituras desde quando era nova. Não tenho certeza qual a voltagem com ela desligada, mas acho que está abaixo de 12.5. Vou verificar! Obrigado!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk ProEssa tensão que o painel indica é a tensão de saída do alternador que normalmente pode chegar até 14, 8 V. Com a moto desligada meça a tensão com multimetro. Se tiver tudo Ok deve dar acima dos 13V.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Fabbri
15-02-2018, 12:48
Sou novo aqui, mas gostaria de dar uma sugestao. Tive uma hARLEY 883 ANO 96 que dava tranco para engrenar a primeira com o motor ligado e frio. Aprendi com um motociclista mais antigo o seguinte: antes de ligar o motor, engrenar a primeira ou segunda e movimentar a moto com a embreagem apertada, para descolar os discos da embreagem. Aí, colocar em neutro e dar a partida com a embreagem apertada para o motor de arranque nao virar as engrenagens do cambio, só o motor mesmo. Andei 52 mil km com a 883, entre 1996 e 2003 e troquei a bateria uma única vez.

PauloLopes
08-04-2018, 11:16
Bom dia,

Tenho uma GS 1200 2016, e com exatos 1 ano e 7 meses a bateria Heliar original deu pau!
Troquei por uma Yuasa na CC e estou rodando pouco agora pois sai de um MC, que na verdade nunca deveria ter entrado, e 6 meses depois de instalada ele me deixou na mão!
Fui a CC para trocá-la e eles botaram em teste para ver se ela estava descarregando sozinha, mas não havia nenhum “ladrao de corrente”, ou seja não trocaram a bateria!
Falaram que pode ter acontecido por eu estar rodando pouco, ela tenha descarregada!
Até agora está normal!
Espero não ter problemas mais com a bateria!

PauloLopes
08-04-2018, 11:18
Bom dia,

Tenho uma GS 1200 2016, e com exatos 1 ano e 7 meses a bateria Heliar original deu pau!
Troquei por uma Yuasa na CC e estou rodando pouco agora pois sai de um MC, que na verdade nunca deveria ter entrado, e 6 meses depois de instalada ele me deixou na mão!
Fui a CC para trocá-la e eles botaram em teste para ver se ela estava descarregando sozinha, mas não havia nenhum “ladrao de corrente”, ou seja não trocaram a bateria!
Falaram que pode ter acontecido por eu estar rodando pouco, ela tenha descarregada!
Até agora está normal!
Espero não ter problemas mais com a bateria!

Agora estou tendo o cuidado de rodar mais com a moto!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
08-04-2018, 11:50
Agora estou tendo o cuidado de rodar mais com a moto!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Estas motos grandes exigem bastante das baterias,como estamos usando muito baterias"sem manutenção",nao nos ligamos e estas baterias acabam secando ,dando PT antes do tempo.Claro que deixar a moto sem uso compromete a Bateria,o ideal é investir em um carregador.

PauloLopes
08-04-2018, 11:57
Estas motos grandes exigem bastante das baterias,como estamos usando muito baterias"sem manutenção",nao nos ligamos e estas baterias acabam secando ,dando PT antes do tempo.Claro que deixar a moto sem uso compromete a Bateria,o ideal é investir em um carregador.


Onde compro este carregador?
Tenho que tirar a bateria da moto e carregá-la por quanto tempo?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
08-04-2018, 12:01
Acabei de trocar a da Frida, foram 2a10m. Porém, por morar muito perto da Universidade +- 1km sei que deveria ter mais atenção e andar mais kms semanais para poder manter a carga da bateria.


Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Professor,vai andando e compra um carregador.:pHaaaaaaaaaaaa,me ajuda ai.rs

sal silva
08-04-2018, 12:12
Onde compro este carregador?
Tenho que tirar a bateria da moto e carregá-la por quanto tempo?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tem vários modelos importados ,mas sao bem carinhos.O pessoal fala muito de um fabricado no Brasil,bem fácil de usar,nao precisa tirar a bateria da moto e é compatível com modelos BMW.Vou procurar e posto aqui.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706895330-carregador-de-bateria-para-moto-bmw-triumph-e-importadas-_JM

PauloLopes
08-04-2018, 12:13
Tem vários modelos importados ,mas sao bem carinhos.O pessoal fala muito de um fabricado no Brasil,bem fácil de usar,nao precisa tirar a bateria da moto e é compatível com modelos BMW.Vou procurar e posto aqui.

Vlw mermão!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

M@uro
09-04-2018, 00:19
Tem vários modelos importados ,mas sao bem carinhos.O pessoal fala muito de um fabricado no Brasil,bem fácil de usar,nao precisa tirar a bateria da moto e é compatível com modelos BMW.Vou procurar e posto aqui.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706895330-carregador-de-bateria-para-moto-bmw-triumph-e-importadas-_JM

Acho que é o carregador da WS Power... nacional que "conversa" com o sistema CAN da BMW.

rodpcastro
09-04-2018, 14:53
Se você vai apenas carregar, tem uma porção de carregadores de bateria por pouco mais de 100 reais no ML. Eu comprei um de 1A com flutuador por menos de 150 pila. Posso deixar a bateria nele na boa por quanto tempo for.

Sem ligar a moto, poderia carregar a bateria sem tirar ela da moto. Seria só ligar os contatos e deixar carregando. Mas não tenho tomada na vaga do condomínio, então sempre que vou fazer isso acabo retirando e depois recolocando a bateria.

Dia desses tinha um parceiro anunciando um carregador desses "compatíveis" no Facebook. Mais de 500 reais. Eu acho um flagrante desperdício de dinheiro pagar 4x mais pela mesma coisa, mas cada um com seu dinheiro. Ainda por cima o tal do carregador era carga rápida, o que eu acho pior.

fbrito
10-04-2018, 22:12
Pessoal embora acompanhe o fórum a um certo tempo nunca participei. Tinha uma f800 que 2014 que vendi em dezembro e nunca tive problema com bateria.
Contudo, como tenho HD e mais uma moto de trilha estou escolado no assunto. Comprei dois carregadores que são utilizados geralmente nas HDs . Inclusive a Fat ja vem até com o chicote de fábrica para plugar.
O nome do carregador é battery tender. La fora custa cerca de 30 doletas aqui R$ 290.00. O interessante é que vc coloca o adaptador na bateria e deixa o chicote para fora e depois é só plugar quando quiser carregar.
o Legal é que ainda da para plugar no chicote outra tomada. Coloquei também o chicote na GS


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Possenti
11-04-2018, 11:12
Pessoal...Em termos de carregador de bateria...vejam uns de computador de 14V 1A...São muito seguros e podem ser usados em nossa baterias, desde que eles não sejam para baterias de litium.

Eles possum muito mais qualidade e segurança, apesar de serem sistemas similares de "fontes chaveadas". Eu não usaria a tomada do sistema CAN, mas sim um par de conectores direto na bateria, algo mais simples e seguro também.

Coloquei na minha uma MOTOBATT, vejo que tem o melhor custo benefício, além de ser feita no EUA., possui os polos do jeito que precisamos (4 posições, 2 para cada polo).

sal silva
11-04-2018, 11:35
O meu carregador tem flutuador,mas é aquele de jacaré,entao tenho que retirar a bateria fora.Comprei uma Moura(sem manutençao:rolleyes:) que posso retirar a capinha e ver o nível da agua.Estava bem seca,por pouco nao perco outra em menos de 6 meses.

Rromagnani
03-05-2018, 17:35
Depois de algumas ressuscitações, resolvi trocar a bateria da moto. Fiz o serviço na Varella Motos em Piracicaba, trocando a Heliar (trocada na concessionária) pela Yuasa... 670 Reais instalada!

A diferença foi brutal! O motor gira forte, sem engasgos.

Espero que essa dure mais do que 1,5 anos como as outras duas anteriores!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Eraldo Tel
03-05-2018, 17:44
Se for a yuasa de 200 Amperes igual a original BMW que tenho na minha GSA dura tranquilo de 5 a 7 anos
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Rromagnani
03-05-2018, 17:50
Se for a yuasa de 200 Amperes igual a original BMW que tenho na minha GSA dura tranquilo de 5 a 7 anos
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Alias, arrumando uma injustiça com o Eraldo... e cintando a história inteira!

Quando começaram os problemas com a segunda bateria, nosso amigo Eraldo deu uma super ajuda me orientando em vários detalhes que nem sabia da existência.

Cogitei por uma bateria de lítio e ele se prontificou em fazer um suporte que “até a BMW aprovaria o projeto” kkk

Acabei não comprando a de lítio pela demora na entrega e pelo certo receio do desconhecido!

@Eraldo, valeu pela ajuda e pela ótima vontade em fazer o suporte que tenho certeza que ficaria excelente! Agora, a partida está perfeita como todo o resto da moto aliás!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Eraldo Tel
03-05-2018, 17:52
É isso ai tá resolvido agora só rodar....

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk