PDA

Ver Versão Completa : Modos de Condução.



alexandrej
23-12-2017, 22:44
Olá amigos. Desde já peço desculpas caso exista algum tópico a esse respeito. Ocorre que procurei aqui é não encontrei. Daí fazendo o tópico. Igualmente procurei estas informações no manual da minha moto e também não encontrei.

Minha dúvida são qto aos modos de condução da r 1200 gsa. Minha moto, salvo engano, possui os modos rain, dynamic, road, enduro e enduro pro. Os amigos saberiam me dizer qual a característica de cada modo e o que exatamente elas mudam na moto.

Notei por exemplo que o modo road pede que as marchas sejam passadas por volta de 3000 a 3500 giros. Fora este detalhe não sei muito mais. Tenho algumas suposições... Mas queria informações mais técnicas a este respeito.

Quem pode me ajudar?

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

Mcolnagosp
23-12-2017, 22:59
Enduro deixa ABS e CT no mínimo e Enduro Pro desliga tudo.

No Rain, ABS e CT estão 100% ativados. Dinamic, 100% desligados.

Quanto a Rain, Road e Dinamic em relação ao acelerador: Rain tem um certo delay e Dinamic a relação é direta ao enrolar o cabo, Road está no meio termo. ;)

willrod81
24-12-2017, 01:12
Minha dúvida são qto aos modos de condução da r 1200 gsa. Minha moto, salvo engano, possui os modos rain, dynamic, road, enduro e enduro pro. Os amigos saberiam me dizer qual a característica de cada modo e o que exatamente elas mudam na moto.
Notei por exemplo que o modo road pede que as marchas sejam passadas por volta de 3000 a 3500 giros. Fora este detalhe não sei muito mais. Tenho algumas suposições... Mas queria informações mais técnicas a este respeito.
Quem pode me ajudar?

Segue informações no manual da Premium 2017:
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171224/3139b307fad2282e7624d22c402fb6d9.jpg
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171224/c4f226490ba08d1ba19c189da8f90b51.jpg
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171224/006ac2ac2db5f1e2043eec604b3041ca.jpg
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171224/08c4f49ef18e4a84003d93254a93cbc2.jpg


Sent from my iPhone using Tapatalk

alexandrej
24-12-2017, 09:04
Segue informações no manual da Premium 2017

Show. Obrigado meu Mestre!

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk

bybecker
23-05-2018, 21:07
Voltei com minha GS 1200 LC de SP para o RS (1200km) no mesmo dia em que comprei. 550 km na tarde do primeiro dia, com quase 200km a noite e uns 700km no segundo dia, no período de sol.
Foi uma experiência com muita "emoção" descer a serra do Paraná a noite sem conhecer a estrada e com uma noto com potência assustadora...
Como ainda não conhecia adequadamente todos os controles vim com o modo ROAD até Porto Alegre.
Chegando aqui depois de uns poucos km resolvi colocar em modo RAIN, mesmo com tempo bom. Ficou uma maravilha. Como gosto de andar suavemente ela ficou menos "nervosa", bem ou meu estilo.
Acho que não vou tirar mais do modo RAIN.
Correr pra que, se o que menos quero é chegar ao destino? Se minha LC não for o paraíso deve estar bem próximo....

Iceman
24-05-2018, 15:42
O modo "Enduro Pro" é mais conhecido por modo "FODA-SE! Espero que saiba o que está fazendo" kkkkk :p

Se não me engano, no modo RAIN a potência da moto fica limitada a 95 CV.
Nos modos ROAD e DYNA, libera os 125CV.
No modo ROAD entrega com parcimônia, no modo DYNA entrega de vez, de acordo com a mão do piloto.

bybecker
20-06-2018, 15:27
O modo "Enduro Pro" é mais conhecido por modo "FODA-SE! Espero que saiba o que está fazendo" kkkkk :p

Se não me engano, no modo RAIN a potência da moto fica limitada a 95 CV.
Nos modos ROAD e DYNA, libera os 125CV.
No modo ROAD entrega com parcimônia, no modo DYNA entrega de vez, de acordo com a mão do piloto.

Também já "ouvi falar" que o modo RAIN reduz a potência das LC, mas não consegui comprovar isso até agora em nenhuma das muitas pesquisas que fiz sobre o assunto.
Para quem gosta de passear e curtir a paisagem, como eu, se isso for verdade, digo que estes 30HP a menos não fazem a menor falta, mesmo em ultrapassagens mais críticas acima de 120kmh.
E parece que o modo RAIN também dá um auxílio na economia. Faço 22km litro a 90 e +- 19km litro a 115/120kmh, não que isso importe muito para quem compra um "monstro de duas cabeças" como essa maravilhosa máquina...

willrod81
20-06-2018, 16:37
Que eu saiba não tem nenhuma redução de potência nos modos de pilotagem e sim muda a resposta do acelerador, ou seja, no modo rain a curva do acelerador fica mais linear deixando a resposta ao acelerar mais suave, aumentando um pouco no modo road e no modo dyna totalmente rápido.
Se vc fizer um teste prático verá que a moto tem bons desempenhos em ambos modos de pilotagem, o que sentira diferença é que a moto fica bem mais arisca no dyna e bem mais suave no rain...


Sent from my iPhone using Tapatalk

sal silva
20-06-2018, 16:46
Eu uso o Rain porque a gasolina esta muito cara.;)

Rromagnani
20-06-2018, 20:35
Que eu saiba não tem nenhuma redução de potência nos modos de pilotagem e sim muda a resposta do acelerador, ou seja, no modo rain a curva do acelerador fica mais linear deixando a resposta ao acelerar mais suave, aumentando um pouco no modo road e no modo dyna totalmente rápido.
Se vc fizer um teste prático verá que a moto tem bons desempenhos em ambos modos de pilotagem, o que sentira diferença é que a moto fica bem mais arisca no dyna e bem mais suave no rain...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Até onde sei é exatamente isso!

Não gosto do Dyna na cidade... a moto fica difícil de pilotar!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

EvertonM
06-08-2018, 20:43
Senhores, permitam-me ressuscitar o assunto.
Inicialmente relato que por mais de 3 anos tive uma TEX 1200 e confesso que ainda sinto saudade do tricilíndrico arisco da Triumph (sem desmerecer as várias e boas características da BMW, aspectos que me fizeram vir para a marca). Ou seja, acho o motor da TEX muito divertido.
Peguei a GS1200 há umas 3 semanas e hoje fiz a revisão dos 1000 km (950 km, na minha moto). Depois de eu lembrar a concessionária, ativaram o tal "chip". Por conseguinte, apareceram os modos Dynamic Pro e Enduro Pro.
Considerando minha experiência na Triumph, estou em dúvida sobre qual o melhor modo de condução.
Acabei colocando no Dynamic Pro, por achar que iria se aproximar da TEX. Ainda no amaciamento estava usando a moto no Dynamic, pois no Rain e Road achei que ficava "lenta" demais.
Alguma objeção, orientação ou sugestão em usar a moto nesse modo ?
Como puderam perceber, sou inexperiente em BMW (essa é minha primeira) e, apesar de não andar muito rápido (a idade e a consciência não permitem !!), gosto da "diversão" que um motor arisco proporciona (descarto o Enduro Pro, pois rodo mais em asfalto).
Grato pelas dicas.
PS: ainda não entendi a diferença entre resposta do acelerador dinâmica e direta, a qual o manual define para os modos Dynamic e Road/Enduro Pro, respectivamente.

Rromagnani
06-08-2018, 21:09
O que muda é basicamente a sensibilidade do acelerador e os níveis de atuação do Abs e do controle de tração!

No modo Dyna a moto fica bem mais arisca... particularmente só uso esse modo na estrada. Na cidade gosto dela mais dócil!

O Enduro Pro como outro dia bem definiu o Ice é o modo “Foda-se. Espero que vc. saiba o que está fazendo!”... já que todos os controles eletrônicos são desligados!

No Rain ela fica bem mais “amarrada” mesmo.

Não sei te dizer sobre o Dynamic Pro, já que a minha não tem essa opção!

Cada modo personaliza a altura, maciez da suspensão, atuação do ABS e do controle de tração!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

alexandrej
06-08-2018, 21:49
O que muda é basicamente a sensibilidade do acelerador e os níveis de atuação do Abs e do controle de tração!

No modo Dyna a moto fica bem mais arisca... particularmente só uso esse modo na estrada. Na cidade gosto dela mais dócil!

O Enduro Pro como outro dia bem definiu o Ice é o modo “Foda-se. Espero que vc. saiba o que está fazendo!”... já que todos os controles eletrônicos são desligados!

No Rain ela fica bem mais “amarrada” mesmo.

Não sei te dizer sobre o Dynamic Pro, já que a minha não tem essa opção!

Cada modo personaliza a altura, maciez da suspensão, atuação do ABS e do controle de tração!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk ProFaço de suas palavras as minhas.

Acrescento tbm q esses modos não interferem no abs. Então numa situação de off road q vc queira desativar o abs e poder cantar pneus vc coloca no enduro pro e desativa o abs...

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

EvertonM
06-08-2018, 22:25
Agradeço as informações.
Aos poucos vou aprendendo a usar os recursos da máquina - e tem um monte deles !!

bybecker
31-10-2018, 16:14
Redução de potência? Sim existe.
A resposta está no próprio manual.
Aparentemente só existe nas "completas" e reduz de 125HP para aproximadamente 108HP quando em situação de curvas, pelo que entendi. (A minha é "incompleta"...)

10074

P.ALMEIDA
03-11-2018, 09:54
Galera, desde que peguei minha ADV LC 14-15 com 17k, e agora com quase 80k, sempre troquei os Modos de pilotagem (Rain, Dyna, etc) com a moto rodando, apenas selecionava o modo, desacelerava, apertava a embreagem e pronto. De uns tempos pra cá só consigo mudar com a moto parada. Será que fiz alguma merd...ou alguém já passou por isto e tem uma dica? Não achei seleção disto no painel e queria resolver antes da revisão dos 80k.

MarcioT
03-11-2018, 12:14
Redução de potência? Sim existe.
A resposta está no próprio manual.
Aparentemente só existe nas "completas" e reduz de 125HP para aproximadamente 108HP quando em situação de curvas, pelo que entendi. (A minha é "incompleta"...)

10074

Essa redução de potência creio ter relação com a opção que existe na Europa de ter a moto com potência limitada devido experiência/ tempo de habilitação e categoria de licença do piloto. Creio ser isso.

Rromagnani
03-11-2018, 13:18
Galera, desde que peguei minha ADV LC 14-15 com 17k, e agora com quase 80k, sempre troquei os Modos de pilotagem (Rain, Dyna, etc) com a moto rodando, apenas selecionava o modo, desacelerava, apertava a embreagem e pronto. De uns tempos pra cá só consigo mudar com a moto parada. Será que fiz alguma merd...ou alguém já passou por isto e tem uma dica? Não achei seleção disto no painel e queria resolver antes da revisão dos 80k.

Estranho isso... na minha troco com ela em marcha sem problemas! Só não consegui ajustar o horário... ela insiste em considerar o horário de verão. Eu ajusto e fica ok. Basta desligar a moto e quando religo, lá está o horário errado novamente... desisti e vou esperar até amanhã! Kkk

Essa Eletronica vive nos pregando peças...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Marcelo DC
04-11-2018, 13:03
Galera, desde que peguei minha ADV LC 14-15 com 17k, e agora com quase 80k, sempre troquei os Modos de pilotagem (Rain, Dyna, etc) com a moto rodando, apenas selecionava o modo, desacelerava, apertava a embreagem e pronto. De uns tempos pra cá só consigo mudar com a moto parada. Será que fiz alguma merd...ou alguém já passou por isto e tem uma dica? Não achei seleção disto no painel e queria resolver antes da revisão dos 80k.

A minha troco em movimento também. Não conheço outra opção. Se achar algo manual dou um alô.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

sal silva
04-11-2018, 16:14
A minha troco em movimento também. Não conheço outra opção. Se achar algo manual dou um alô.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Eu troco com ela parada e aciono o manete da embreagem.

sal silva
04-11-2018, 16:17
Estranho isso... na minha troco com ela em marcha sem problemas! Só não consegui ajustar o horário... ela insiste em considerar o horário de verão. Eu ajusto e fica ok. Basta desligar a moto e quando religo, lá está o horário errado novamente... desisti e vou esperar até amanhã! Kkk

Essa Eletronica vive nos pregando peças...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Hahaha,faz como eu,nao troca que o Horário,logo estará correto outra vez.

Fmscherer
04-11-2018, 22:08
Bom reviverem esse topico, aparentemente tem regulagem do dtc nos modos pro.. vou checar isso..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

P.ALMEIDA
05-11-2018, 15:52
Eu troco com ela parada e aciono o manete da embreagem.Então Sal, sempre troquei rodando mas devo ter alterado algum ajuste sem querer, acho mais prático alterar rodando pra não perder tempo.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

willrod81
05-11-2018, 16:07
Na minha da pra trocar rodando tanto modos de pilotagem como suspensão, porém na suspensão não da pra trocar rodando os submodos automático para mínimo ou máximo, esses modos só com a moto parada. Outro item que somente da pra mexer com a moto parada é o enter setup do painel.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Leandrine
12-11-2018, 09:25
Galera, desde que peguei minha ADV LC 14-15 com 17k, e agora com quase 80k, sempre troquei os Modos de pilotagem (Rain, Dyna, etc) com a moto rodando, apenas selecionava o modo, desacelerava, apertava a embreagem e pronto. De uns tempos pra cá só consigo mudar com a moto parada. Será que fiz alguma merd...ou alguém já passou por isto e tem uma dica? Não achei seleção disto no painel e queria resolver antes da revisão dos 80k.

A minha GS LC 2014 Premium tb começou a apresentar esse defeito ... Vc conseguiu solucionar ?

P.ALMEIDA
17-11-2018, 16:19
A minha GS LC 2014 Premium tb começou a apresentar esse defeito ... Vc conseguiu solucionar ?Nada, tudo igual ainda, vou esperar a revisão de 80k pra ver falta pouco

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Fmscherer
18-11-2018, 21:39
Sobre modos de condução, esse manual que postaram é de qual? li o meu da gs 1200 premium e nao eh tao detalhado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

P.ALMEIDA
19-12-2018, 16:13
A minha GS LC 2014 Premium tb começou a apresentar esse defeito ... Vc conseguiu solucionar ?

Galera, fiz a revisão de 80k agora na Beto Motos Sp. O defeito era o sensor da embreagem, estava pifado e logo afeta também o piloto automático (esse eu não notei porque não usei). Paguei R$ 380,00 num novo e tudo ok agora.

Rromagnani
19-12-2018, 17:14
Coisinhas bestas que devem ser arrumadas!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro