PDA

Ver Versão Completa : Rota Sul - Los Hermanos



Prof. Kadu
08-01-2018, 18:15
Brasil / Uruguai / Argentina / Paraguai - 15 dias - aprox. 5.500 km

Roteiro

Sampa saída pela Rod. Régis Bittencourt
Curitiba/PR - BR 116 Sampa X Lages - 770 km
Lages/SC - BR 116 (Hotel - pernoite)
Urubici/SC
Serras (Corvo Branco e Rio do Rastro) Lages X Gramado (286km + 200km Serras) - 486 km
Gramado/RS (Hotel - pernoite)
Porto Alegre/RS
Pelotas/RS Gramado X Chuí - 611 km
Rio Grande/RS
Chuí/RS (Hotel - pernoite) Chuí x Punta del Este - 225 km
Punta del Este/Uruguai (Hotel - 2 dias) Punta del Este X Montevidéu - 131 km
Montevidéu/Uru (Hotel - 3 dias)
Colônia de Sacramento/Uru Col X Bue - 100km/1h via Ferry Boat Buquebus, Seacat ou Colônia Express
Buenos Aires/Argentina (Hotel - 3/4 dias)
Rosário/Arg - RN 11 Buenos Aires X Santa Fé - 468 km
Santa Fé/Arg - RN 11 (Hotel - pernoite)
Reconquista/Arg - RN 11 Santa Fé x Resistência - 540 km
Resistência/Arg - RN 11 (Hotel - pernoite)
Formosa/Arg - RN 11 Resistência X Assunção - 328 km
Assunção/Paraguai - RN 2 (Hotel - pernoite)
San Lourenço/Par - RN 2
Caacupe/Par - RN 2
Itacurubi/Par - RN 2
San José/Par - RN 2 Assunção X Foz do Iguaçu - 332 km
Caraguazu/Par - RN 7
Juan Emílio/Par - RN 7
Colônia Iguazu/Par - RN 7
Puerto Iguazu/Par
Foz do Iguaçu/PR (Hotel - pernoite, mas se não conhece Foz, 3 dias serão legais - cidade/cataratas/Itaipu)
Cascavel/PR - PR 277 Foz do Iguaçu X Londrina - 508 km
Maringá/PR - PR 369
Londrina/PR (Hotel - pernoite) Londrina X Sampa - 536 km
Sampa chegada pela Rod. Castello Branco

* - muitos motociclistas fazem até 1.000 km em um dia, mas para isto, precisam andar muito forte e, se o objetivo, como no meu caso, é apreciar a natureza e se identificar com cada lugar, 500 ou 600 km em um dia, não cansa e torna sua viagem bastante prazerosa. Não precisa sair tão cedo do Hotel e dá para tomar um bom café da manhã.

** - não arrisque em sair sem ter os Hotéis reservados. Pesquise bem e somente escolha os que tem garagem fechada.

*** - se você der uma esticada em km e não tiver Hotel, quando sentir cansaço e sono, pode ter complicações (procure não viajar à noite). Mesma coisa com o abastecimento. A autonomia da sua moto pode não bater com certos Postos de combustível, então, procure manter seu tanque sempre cheio. Mesmo que tenha andando 100 km, ao ver um Posto, encha o tanque. A gasolina dos Hermanos é melhor que a nossa e você vai se surpreender com o desempenho e autonomia da sua moto. Postos com má aparência, mas com combustível de primeira e, mais barato que no Brasil.

Gastos

Alimentação (R$ 100,00 por dia por pessoa) - R$ 1.500,00
Gasolina (11 tanques de 33 litros - meu caso) - R$ 1.550,00
Pedágio - R$ 80,00
Hotéis (15 diárias x R$ 200,00 média/casal) - R$ 3.000,00
Extras - R$ 1.000,00
Total - R$ 7.130,00 (excelente investimento)

Documentos

RG original (menos de 10 anos da emissão);
Passaporte se tiver;
Carta Verde - seguro (faça a aquisição nas fronteiras, pois é mais barato que no Brasil. Valores entre R$ 140,00 e R$ 250,00 aprox.);
CNH;
CRLV em nome de um dos ocupantes (se não estiver em seu nome, vai ter problemas. Leasing também, mas você pede carta deles);
Levar Peso Argentino, Peso Uruguaio e Guarani - você pode pagar as contas em R$ e US$, mas receberá o troco na moeda local e na conversão, sairá perdendo.

Acessórios


Água mineral Dinheiro e cartões Objetos de higiene pessoal
Balaclava 3 Elásticos para moto Óculos de sol
Barrinhas de cereais (ou frutas secas) Ferramentas para a moto Pomada para assadura
1 Bermuda Flanela Protetor labial
Botinas Jaqueta de Verão Protetor solar
Bolsa para moto Kit de primeiros socorros Relação de hotéis
2 Calças Lanterna Remédios
5 Camisetas Lenço ou tubo de pescoço Segunda pele
Capa de chuva 2 pares de Luvas Silver tape
Capacete Manual do proprietário 1 Sunga ou calção de banho
Chinelos Mapa do percurso ou GPS Tênis
Jaqueta e calça de cordura Máquina fotográfica 4 Tie-Up
5 Cuecas 5 pares de Meias 2 tubos de Reparador de pneu
Fonte: Rômulo Provetti



Itens IMPORTANTES que podem fazer MUITA falta!!!


Chave reserva da moto;
Se você usa óculos, leve mais um, além do óculos de Sol;
Óleo e filtro de sua preferência;
Pastilhas de freios;
Papel Higiênico;
Toalha de rosto;
Lacres de plástico (tipo malote) - chamo de engasga gato;
Detergente neutro;
Sacos plásticos (tipo de supermercado, para lixo e roupas sujas);
Se a moto tiver pneu com câmara, leve uma para cada roda;
Par de manetes e cabos do acelerador/embreagem;
Pedal do câmbio;
Dinheiro extra para eventual compra de pneu (R$ 800,00 aprox.);
Dois ou três esticadores para prender a moto em carretinha e/ou caminhão;
Cadeado ou trava para a moto (aqueles de disco de freio, por exemplo);
Par de espelhos retrovisores;
Recarregador para o smartphone;
Adaptador de tomada tipo benjamin;
Telefones de emergência e tipo sanguíneo, na carteira e, dentro de cada baú (fixado na tampa interna);
Assento em gel para banco;
Bolsa de gelo;
Reservatório extra (apropriado), para 3 ou 5 litros de gasolina.

Obs.: se não usar, pode ajudar algum irmão das estradas.

Comentário extra: se for filmar, fixe a câmera na moto, nunca no capacete (questão de segurança). Procure mostrar as placas de sinalização, distâncias entre as cidades, fachadas e nomes de Hotéis e Restaurantes. Muitos filmes somente tem trilhas sonoras e poucas informações para o moto turista interessado no trecho. O ideal é a garupatroa filmar e tirar fotos. Lembrando que na hora da foto, ela estará sem as luvas e consequentemente assumindo mais riscos, então Amigo, prudência até nesta hora.

Cuidados extras: não dê carona ao sono, procure não pilotar à noite, mantenha-se concentrado o TEMPO TODO, seja prudente, tenha paciência, não fique longe da moto em Postos de Abastecimento (sempre no seu visual), mantenha-se hidratado, atenção na garupatroa quanto ao sono dela.

Dicas:

Detergente na viseira (por dentro), para não embaçar;
Na chuva, procure fixar (apertar para baixo), os pés nas pedaleiras e prenda os joelhos no tanque o tempo todo;
No vento, procure não virar a cabeça para os lados;
Ao passar em lombadas e/ou valetas com a garupatroa, procure frear apenas com o freio traseiro (confortável para ela);
Na neblina (dia ou noite), use os óculos escuros (faz diferença), e NUNCA pare no acostamento;
Somente acelere nas curvas, quando enxergar a reta (areia, terra, óleo e água podem te levar ao chão);
No rípio, procure andar na linha dos pneus de carros e quanto mais tempo em pé, melhor;
Atenção nas curvas para a direita (fazemos melhor as curvas para a esquerda);
Mantenha ao menos 50 metros do veículo à sua frente;
Com outras motos, procure manter distância (50 metros pelo menos), e andar em posições alternadas (um mais a esquerda da faixa e o outro mais a direita);
Em comboio, preocupe-se sempre com o piloto que vem atrás. Quando andamos em grupo, damos sempre atenção para quem vem atrás, pois se alguém parar, o piloto da dianteira, que está preocupado com quem vem atrás, dá sinal para o da frente parar (este, está preocupado com quem vem atrás);
Se estiver pilotando e for ultrapassado por várias motos, não saia da sua posição em hipótese alguma. Ninguém vai bater em você, pois calcularam a sua posição;
Em trânsito pesado, procure andar com o farol alto ou faróis de milha;
Capacete de cor clara chama mais a atenção de outros motoristas (visibilidade);
Duzentos ou trezentos gramas à menos de peso em um capacete, faz MUITA diferença na pilotagem de longas distâncias. Um bom capacete, leve e que tenha boa vedação para o barulho do vento, torna a pilotagem bem menos tensa e cansativa;
Não limpe a viseira com pano, apenas papel fino, tipo higiênico;
Botas e luvas totalmente impermeáveis também são de extrema importância. Muitos destes equipamentos, depois de 200 ou 300km rodando na chuva, não retem mais a água e se você começar a passar frio, vai transformar seu passeio em grande desconforto;
Não ande com o pisca alerta ligado;
Procure saber como funciona o contra-esterço na posição de pilotagem;
Olhe sempre para onde quer ir e nunca para o chão;
Procure não acompanhar o piloto da frente com os seus olhos (isto pode fazer você cometer o mesmo erro que ele);
Siga o líder!!! Em viagens, é importante definir quem vai na frente;
Mantenha o seu ritmo e não siga pilotos que andam mais velozes que você, NUNCA!!!
Se você for levar a sua garupatroa, sugiro que ela leia um texto bem legal da Cecília Mendes Barros, sobre "17 dicas para mulheres em viagens na garupa de moto" - (viagemdemoto.com/dicas-para-viagens/3165-dicas-mulheres-viagem-garupa-moto).

Bons trechos

Carlos Eduardo de Magalhães Nunes
Moto Turismo e Apaixonado por motos
São Paulo/SP - janeiro/2018

LINEU JR
08-01-2018, 22:18
Excelente trabalho.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Iceman
09-01-2018, 00:15
Muito bom!!!

Obrigado por compartilhar :)

Esse é o espírito do fórum.

Rudy
09-01-2018, 16:43
Pessoal
somente um centavo de pitaco , na viseira de capacetes eu passo cera pastosa de carro , por dentro e por fora deixar secar e remover com flanela , desta forma realmente não embaça, a água da chuva escorre só com o vento .
Abraços.

sal silva
09-01-2018, 19:49
Gostei da Bermuda de Flanela kkkk.Eu com algumas viagens longas achei suas dicas ótimas.VLW.

marciof
09-01-2018, 20:08
Santo papel higiênico... esse é indispensável..kkk

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

sal silva
10-01-2018, 07:14
Santo papel higiênico... esse é indispensável..kkk

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk

Indispensável,eu e a mulher pegamos uma intoxicação alimentar no Uruguay.OH povo porco rs.

BJumperBR
10-01-2018, 07:15
Comprei recentemente uma película anti-embaçante universal marca Sky por R$65. Funciona pelo mesmo princípio dos pinlocks. Coloquei ela à prova voltando de Morretes-PR pela estrada da Graciosa e Serra da Macaca debaixo de chuva e neblina e funcionou muito bem, a viseira não embaçou nada na região onde a película foi instalada.

Acho que vale a pena o investimento.

Abs



Pessoal
somente um centavo de pitaco , na viseira de capacetes eu passo cera pastosa de carro , por dentro e por fora deixar secar e remover com flanela , desta forma realmente não embaça, a água da chuva escorre só com o vento .
Abraços.

Prof. Kadu
10-01-2018, 12:53
risos...quanto ao papel higiênico, mas lembrei de mais uma.
Parece piada, mas um alicate de cutícula ou um simples cortador de unha, salva a viagem.
Aquela lasquinha de unha...risos...que fica e começa a doer, não há outra maneira de sanar a dor, que não seja cortar ou lixar...ops...lixa de unha...risos

leandroper
17-01-2018, 07:25
risos...quanto ao papel higiênico, mas lembrei de mais uma.
Parece piada, mas um alicate de cutícula ou um simples cortador de unha, salva a viagem.
Aquela lasquinha de unha...risos...que fica e começa a doer, não há outra maneira de sanar a dor, que não seja cortar ou lixar...ops...lixa de unha...risosRapaz, eu sofro desse mau tb, meus dedos ressecam com o vento e um alicate de unha salva kkkk

Perez

sal silva
17-01-2018, 08:34
Rapaz, eu sofro desse mau tb, meus dedos ressecam com o vento e um alicate de unha salva kkkk

Perez

Cada um,cada um.Eu não uso o cortador de unha durante a viagem,tenho que usa-lo no mínimo uma semana antes da viagem,pois qualquer ferimento causado pelo cortador junto com o uso das luvas causam uma pequena inflamação e uma dorzinha bem chata.Agora alicate eu nunca usei,nao é isso que a mulherada usa para fazer cutícula?Aiaiai uiui.rs

Ps.Já sei o que dar de amigo secreto para meu colega Perez.:rolleyes::)
https://www.dicasdemulher.com.br/como-montar-um-kit-para-fazer-unhas/