PDA

Ver Versão Completa : R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã



Rromagnani
10-02-2018, 12:15
Revisão dos 70k feita na oficina FS Motos.

A FS é uma oficina multimarcas que conheço desde a época da Vstrom, mas nunca havia usado os serviços que tem ótimos comentários, além de uma lavagem especial onde a moto é desmontada praticamente inteira e até a sujeira futura é limpa! kkk

Deixei a moto na segunda feira, dia 5 e peguei agora a pouco. O que foi feito...

Amortecedor de direção que havia vazado - Foi substituído à base de troca por outro. Problema resolvido!


Sensor de pressão do pneu traseiro que não funcionava - Trocado a bateria e tudo está funcionando corretamente.


Cardã - Este foi o ponto assustador... pelos vários relatos que li a respeito, pedi que abrissem e lubrificassem o eixo cardã e hoje vi o vídeo da desmontagem que logo logo estará no youtube... Muito assustador... Minha sugestão aos proprietários de motos com cardã é que peçam para abrir e verificar o sistema pelo menos cada 10/20k. O custo é baixo e evitará um problema bem mais sério. Para vcs. terem uma idéia não tinha nenhuma graxa e estava bem oxidado, além de água no interior e ferrugem. Tudo foi lubrificado e devidamente engraxado. Esta é uma manutenção que farei em todas as revisões.


Embreagem - com a primeira engatada e a embreagem totalmente acionada, eu sentia um "pulsar" quando acelerava... Com a troca do óleo e lubrificação do sistema, tudo voltou ao normal.


Pastilhas - As dianteiras havia trocado aos 50k e estavam novas. As traseiras que havia trocado aos 10k foram substituídas. Duraram 60k e ainda rodariam mais um pouco.


Óleo - Foi colocado o Motul 7100 e tocado o filtro.

Filtro de Ar - Estava ótimo. Apenas limpou.


Foi ainda trocado o fluído de freio, de embreagem, óleo do cardã.


Lavagem - aqui é um capítulo à parte... Fiz a chamada "Lavagem pós expedição" onde a moto é desmontada e até os escapes ficam brilhando. Essa lavagem é bem carinha (R$ 600,00), mas nada me foi cobrado de mão de obra da revisão (que seria R$ 300,00). No fim, acho que foi muito vantajoso.

A conta final...

Óleo Motul 700 - 4 litros x R$ 98,00 = 392,00
Filtro HF - R$ 75,00
Lavagem + Revisão - R$ 600,00
Cardã - limpeza/manutenção - R$ 200,00
Fluídos Freios / Embreagem - R$ 105,00
Óleo Cardan - R$ 70,00
Amortecedor de Direção - R$ 1.050,00
Sensor roda traseira - R$ 120,00
Pastilha traseira - EBC - R$ 190,00
Total - 2.802,00!


Criei este album compartilhado para as imagens, já que estranhamente tudo ficou de ponta cabeça...

Clique aqui (https://photos.app.goo.gl/EqET9UiwDUN5pwIH3)

E aí, o que acham?

Eraldo Tel
10-02-2018, 13:07
Oi Roberto. Mas não abriram o cardan pra ver o estado geral de rolamentos e retentores. O óleo do cardan costumo trocar a cada 10000 km sempre (pela quantidade de óleo que vai e a força que faz) aproveito pra lavar a coifa e limpar e engraxar a Cruzeta do cardan. Fiz isso desde os primeiros 10k após a compra da r 1200 Vermelha e esta praticamente novo aos 76000km. Na gsa preta tb. Já fiz ao completar os 20k o óleo do cardan estava bem ruim, fino e escuro.
Eraldo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

pedaleiro
10-02-2018, 13:08
Que limpeza nota 10!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Rromagnani
10-02-2018, 13:48
Oi Roberto. Mas não abriram o cardan pra ver o estado geral de rolamentos e retentores. O óleo do cardan costumo trocar a cada 10000 km sempre (pela quantidade de óleo que vai e a força que faz) aproveito pra lavar a coifa e limpar e engraxar a Cruzeta do cardan. Fiz isso desde os primeiros 10k após a compra da r 1200 Vermelha e esta praticamente novo aos 76000km. Na gsa preta tb. Já fiz ao completar os 20k o óleo do cardan estava bem ruim, fino e escuro.
Eraldo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Não sei te dizer o que mais foi feito Eraldo... sei que foi lubrificado, limpo e engraxado! Eles fizeram um vídeo de quando abriram o cardã é assim que disponibilizarem, postarei aqui. Fiquei impressionado e ao mesmo tempo aliviado de ter mandado abrir... com a quantidade de ferrugem era questão de tempo para ter algum problema sério!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Rromagnani
10-02-2018, 13:49
Que limpeza nota 10!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Tb achei incrível... ok, o preço não é barato, mas aproveitando as revisões fica bem mais em conta!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Eraldo Tel
10-02-2018, 13:56
Então tiraram a tampa flange e abriram a cx de engrenagens do cardan??? Ainda não fiz isso ainda mas se sentir algo diferente barulho ou folga excessiva que da pra ver movendo a roda com a articulação do eixo cardan aberta vou fazer.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

P.ALMEIDA
10-02-2018, 14:43
Revisão dos 70k feita na oficina FS Motos.

A FS é uma oficina multimarcas que conheço desde a época da Vstrom, mas nunca havia usado os serviços que tem ótimos comentários, além de uma lavagem especial onde a moto é desmontada praticamente inteira e até a sujeira futura é limpa! kkk

Deixei a moto na segunda feira, dia 5 e peguei agora a pouco. O que foi feito...

Amortecedor de direção que havia vazado - Foi substituído à base de troca por outro. Problema resolvido!


Sensor de pressão do pneu traseiro que não funcionava - Trocado a bateria e tudo está funcionando corretamente.


Cardã - Este foi o ponto assustador... pelos vários relatos que li a respeito, pedi que abrissem e lubrificassem o eixo cardã e hoje vi o vídeo da desmontagem que logo logo estará no youtube... Muito assustador... Minha sugestão aos proprietários de motos com cardã é que peçam para abrir e verificar o sistema pelo menos cada 10/20k. O custo é baixo e evitará um problema bem mais sério. Para vcs. terem uma idéia não tinha nenhuma graxa e estava bem oxidado, além de água no interior e ferrugem. Tudo foi lubrificado e devidamente engraxado. Esta é uma manutenção que farei em todas as revisões.


Embreagem - com a primeira engatada e a embreagem totalmente acionada, eu sentia um "pulsar" quando acelerava... Com a troca do óleo e lubrificação do sistema, tudo voltou ao normal.


Pastilhas - As dianteiras havia trocado aos 50k e estavam novas. As traseiras que havia trocado aos 10k foram substituídas. Duraram 60k e ainda rodariam mais um pouco.


Óleo - Foi colocado o Motul 7100 e tocado o filtro.

Filtro de Ar - Estava ótimo. Apenas limpou.


Foi ainda trocado o fluído de freio, de embreagem, óleo do cardã.


Lavagem - aqui é um capítulo à parte... Fiz a chamada "Lavagem pós expedição" onde a moto é desmontada e até os escapes ficam brilhando. Essa lavagem é bem carinha (R$ 600,00), mas nada me foi cobrado de mão de obra da revisão (que seria R$ 300,00). No fim, acho que foi muito vantajoso.

A conta final...

Óleo Motul 700 - 4 litros x R$ 98,00 = 392,00
Filtro HF - R$ 75,00
Lavagem + Revisão - R$ 600,00
Cardã - limpeza/manutenção - R$ 200,00
Fluídos Freios / Embreagem - R$ 105,00
Óleo Cardan - R$ 70,00
Amortecedor de Direção - R$ 1.050,00
Sensor roda traseira - R$ 120,00
Pastilha traseira - EBC - R$ 190,00
Total - 2.802,00!


Criei este album compartilhado para as imagens, já que estranhamente tudo ficou de ponta cabeça...

Clique aqui (https://photos.app.goo.gl/EqET9UiwDUN5pwIH3)

E aí, o que acham?Roma obrigado por compartilhar. Espero pelo seu vídeo. Me interessa em especial o pulsar da embreagem pois convivo com isso faz tempo. Explica mais o que fizeram. Achei que tinha que trocar os discos.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

P.ALMEIDA
10-02-2018, 14:48
Então tiraram a tampa flange e abriram a cx de engrenagens do cardan??? Ainda não fiz isso ainda mas se sentir algo diferente barulho ou folga excessiva que da pra ver movendo a roda com a articulação do eixo cardan aberta vou fazer.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando TapatalkNão tenho conhecimento mas vi o meu desmontado duas vezes por vazamento....penso que pra chegar nas engrenagens do diferencial tem que tirar o retentor e ele estraga na retirada e como não foi trocado penso que trabalharam só no cardan externamente.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Rromagnani
10-02-2018, 15:12
Roma obrigado por compartilhar. Espero pelo seu vídeo. Me interessa em especial o pulsar da embreagem pois convivo com isso faz tempo. Explica mais o que fizeram. Achei que tinha que trocar os discos.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Paulo, exatamente na embreagem não foi feito nada além da substituição do fluído. Não sei se me expressei bem, mas o que sentia era... a moto parada, com a 1a. engatada e embreagem totalmente acionada. Eu acelerava e sentia ela querendo andar. Esse sintoma sumiu totalmente.

O que vc. sente é isso tb?

P.ALMEIDA
10-02-2018, 15:15
Paulo, exatamente na embreagem não foi feito nada além da substituição do fluído. Não sei se me expressei bem, mas o que sentia era... a moto parada, com a 1a. engatada e embreagem totalmente acionada. Eu acelerava e sentia ela querendo andar. Esse sintoma sumiu totalmente.

O que vc. sente é isso tb?Exatamente. Com motor quente principalmente. Saída de Semafaros e pedágio. Não pátina e anda normal mas incomoda ...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Rromagnani
10-02-2018, 15:26
Exatamente. Com motor quente principalmente. Saída de Semafaros e pedágio. Não pátina e anda normal mas incomoda ...

Enviado de meu Moto G (5) usando TapatalkSe vc não liga de levar a moto em um lugar digamos... feio (Kkkk) manda lá para a FS Motos. Fala com o Ítalo que eles resolvem!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

P.ALMEIDA
10-02-2018, 15:31
Se vc não liga de levar a moto em um lugar digamos... feio (Kkkk) manda lá para a FS Motos. Fala com o Ítalo que eles resolvem!

Enviado de meu SM-G935F usando TapatalkKkkk conheço eles da época da vstrom também ....campana.... chegando nos 70k vamos ver. Obrigado [emoji106]

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

cerqueira
10-02-2018, 18:01
Beleza de dica, Beto!!

Mas pergunto aos amigos que tem conhecimento de mecânica...porque diachos a BMW "embutiu" esse cardã?

Cardã e cruzeta são peças grosseiras, robustas, trabalham ao tempo desde que inventaram o sistema, pode pegar areia, chuva, terra, oxidar um pouco...lavou, lubrificou tá novo...não é uma homocinética ou diferencial.

Dá impressão que se tirar o túnel do cardã resolve a questão...claro que devo estar enganado, senão seria assim...mas não compreendo.

Abçs
Luiz

P.ALMEIDA
10-02-2018, 18:26
Beleza de dica, Beto!!

Mas pergunto aos amigos que tem conhecimento de mecânica...porque diachos a BMW "embutiu" esse cardã?

Cardã e cruzeta são peças grosseiras, robustas, trabalham ao tempo desde que inventaram o sistema, pode pegar areia, chuva, terra, oxidar um pouco...lavou, lubrificou tá novo...não é uma homocinética ou diferencial.

Dá impressão que se tirar o túnel do cardã resolve a questão...claro que devo estar enganado, senão seria assim...mas não compreendo.

Abçs
LuizConcordo é assim com caminhão e ônibus.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Eraldo Tel
10-02-2018, 19:23
Boa noite Cerqueira o problema é que é uma moto e o risco de causar acidente com o eixo girando é grande. Pois gira lateralmente se enrolar em alguma coisa pode derrubar a moto e condutor. Já a corrente gira no sentido do deslocamento da moto e risco e menor. Se a posição do cardan fosse na mesma direção da roda(central) talvez fosse aberto. Nas motos mais antigas era uma haste mais fina e sem o túnel.
Eraldo


Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Marcelo DC
10-02-2018, 22:07
Muito bacana essa revisão. Fiquei com algumas dúvidas, pois estou estudando para eu fazer a manutenção da moto e dos cardãs. Achei grave a questão da agua junto ao cardã, relevando que essa infiltração deve acontecer de novo. Já o cardã, apesar de sujo e pequenas manchas de ferrugem achei em bom estado.


- Olhando os cardãs das LC 1200 na net, vi que geralmente são pintadas de cinza escuro ou cinza. Posteriormente, nas fotos do Roberto vi o cardã limpo e brilhando. Fiquei pensando se eles não jatearam de areia ou algum outro processo de limpeza que deixou brilhando todo na cor metalica e se isso não deixa mais exposto ao clima, afinal agora deve ter apenas a camada de graxa ( sabão de litio? Alguém sabe ? Heraldo? )

Fiquei pensando tb como funciona a vida útil do amortecedores com regulagem eletrônica, já que nos carros os amortecedores são trocados com 60k.

De resto achei o custo da revisão muito bom, quando comparado ao da concessionária, tendo em vista todo o serviço que foi realizado. A motoca parece realmente zerada.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Eraldo Tel
11-02-2018, 06:12
Realmente a tinta original de proteção foi removida no jateamento ou lavagem com produto químico. Poderiam ter repintado a peça somente pra proteção mesmo, mas como não vai fazer diferença pois a oxidação não compromete a peça, só esteticamente. Nada que uma graxa azul de lítio não proteja. A poeira adere a graxa mas fica do lado de fora.
Eraldo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

MarcioT
11-02-2018, 09:46
Beleza de dica, Beto!!

Mas pergunto aos amigos que tem conhecimento de mecânica...porque diachos a BMW "embutiu" esse cardã?

Cardã e cruzeta são peças grosseiras, robustas, trabalham ao tempo desde que inventaram o sistema, pode pegar areia, chuva, terra, oxidar um pouco...lavou, lubrificou tá novo...não é uma homocinética ou diferencial.

Dá impressão que se tirar o túnel do cardã resolve a questão...claro que devo estar enganado, senão seria assim...mas não compreendo.

Abçs
Luiz

Tens razão, mas creio ser por estética e segurança. Porém, o que acho curioso nesta "novela" dos cardãs, é por quê eles tem quebrado?
É que em função disso, muita gente abre, vê uma oxidação superficial e se assusta. Mas, vamos lá, se oxida é porque entra água ou humidade. O que eu questionaria a Bmw se tivesse uma 1200 é, aquele compartimento é estanque ou não? Se for por quê e onde há falha na estanqueidade?
Se não for o caso, uma oxidação superficial então é aceitável e certamente não causaria a quebra. Daí novamente a pergunta, por quê quebra? É muito fácil diante de uma peça quebrada ver se quebrou por fadiga (ficou algum tempo no processo de falha) ou quebrou por colapso pontual, travou e rompeu por exemplo. Aí foi uma causa pontual que precisa ser conhecida!
Enfim, essa paranóia no cardã deve ser rastreada e o modo de falha identificado corretamente! Senão, as vantagens do cardã que são propagadas como maciez na tocada, CONFIABILIDADE, e durabilidade foram para o espaço. Pois vejo colegas falando em lubrificar, desmontar etc,,,, regularmente.
Bem, espero ter ajudado.

Rromagnani
11-02-2018, 10:42
Penso que existe um equívoco conceitual de que cardã não exige manutenção!

Como tudo em todas as máquinas, a manutenção é a alma do negócio! Abrir uma vez cada 20k ao menos considero essencial para uma vida longa e feliz! Kkkk

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

leandroper
11-02-2018, 16:31
Tb gostaria de mais informações sobre os motivos reais de quebra, como o Marcio colocou acima.

Perez

Eraldo Tel
11-02-2018, 17:05
Simplesmente eles querem grana cada vez mais as coisas fabricadas hoje em dia projetam até a vida útil da peça então nao existe mais nada que seja eterno. São feitas para determinada kmtragem e uso. Se vc tem consciência que tudo tem de ter manutenção e o faz acaba estendendo sua vida útil. Um primeiro ex. Disso vi a uns 25 anos atrás logo que comecei a trabalhar com refrigeração. Tinha de ter uma bomba de vácuo para fazer um serviço próximo ao de fábrica. Só que naquela época era um absurdo tal bomba. É fui a um alemão que recondicionava compressores e ele me disse de um compressor rotativo inventado na década de 50 que as geladeiras enferrujavam inteira e o compressor não quebrava de jeito nenhum. Resultado a fábrica faliu pois produtos duravam demais. Tenho um desses compressores rotativos que foi minha primeira bomba de vácuo retirado de uma geladeira no ferro velho. So tive de trocar o relé. Tem uns 50 anos e ainda funciona. Isso deve ser regra no planejamento do produto de qualquer fábrica hoje em dia . Só não fica explícito para os consumidores. Quando compramos uma BMW achamos que junto ao elevado valor que pagamos está implícito uma qualidade excepcional. Só que não cada vez mais os processos industriais reduzem custos e materiais e é exatamente por isso que tudo quebra. O controle de qualidade antigamente era caríssimo. Hoje vem a esfarrapada garantia pós fabricação vc se lasca atrás dos direitos para consertar o que não deveria ter quebrado precocemente e os fabricantes embolsam grana do controle de qualidade e enganam o consumidor fazendo propaganda que seus produtos tem garantia. Se não quebrassem não precisavam ter garantia.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Eraldo Tel
11-02-2018, 17:07
E quanto mais antiga for sua BMW se bem cuidada a chance de ter uma quebra e menor em comparação com as novas
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Marcelo DC
11-02-2018, 19:19
Lembro de um documentário sobre saga do desenvolvimento do cvt pela Nissan com conversor de torque se não me engano. Levaram 20 anos, com o mesmo chefe da equipe. Era pane atras de pane. Em uma delas, um disco de aço ou ferro fundido de 1,5 cm de espessura simplesmente quebrava no meio e eles não entendiam o porquê. Daí, com um microscópio, perceberam um unico atomo de algum elemento entrava em contato com o oxigenio, causando oxidação no processo de moldagem da peça em altas temperaturas. Começaram a fazer num sistema a vacuo, e a quebra acabou, pois a peça não entrava mais em contato com o oxigênio.

Dito isso, fico pensando em lotes de peças fundidas em não conformidades. Quando trabalhei na Gm isso acontecia muito. Alguns clientes nossos, pois vendiamos para todas as montadoras, devolviam o lote todo de peças....outros naum.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Possenti
12-02-2018, 07:42
Olá pessoal...

A questão da quebra no cardã ocorre na parte mais vulnerável, a cruzeta...nela temos elementos móveis, que por sí só já apresentam desgaste, somando a oxidação e falta de inspeção, aí temos estes resultados.

Como a BMW tinha fama de ser uma moto indestrutível, lógico que a turma cai de pau em cima.

Como já falado pelo outro colega, uma revisão anual está de bom tamanho e resolve o problema. Tem vários vídeos na net de como inspecionar. Qualquer um pode inspecionar. Se apresentar problemas, aí, sim vai pra oficina...

Saudações

AD-1512
12-02-2018, 17:40
Revisão dos 70k feita na oficina FS Motos.

A FS é uma oficina multimarcas que conheço desde a época da Vstrom, mas nunca havia usado os serviços que tem ótimos comentários, além de uma lavagem especial onde a moto é desmontada praticamente inteira e até a sujeira futura é limpa! kkk

Deixei a moto na segunda feira, dia 5 e peguei agora a pouco. O que foi feito...

Amortecedor de direção que havia vazado - Foi substituído à base de troca por outro. Problema resolvido!


Sensor de pressão do pneu traseiro que não funcionava - Trocado a bateria e tudo está funcionando corretamente.


Cardã - Este foi o ponto assustador... pelos vários relatos que li a respeito, pedi que abrissem e lubrificassem o eixo cardã e hoje vi o vídeo da desmontagem que logo logo estará no youtube... Muito assustador... Minha sugestão aos proprietários de motos com cardã é que peçam para abrir e verificar o sistema pelo menos cada 10/20k. O custo é baixo e evitará um problema bem mais sério. Para vcs. terem uma idéia não tinha nenhuma graxa e estava bem oxidado, além de água no interior e ferrugem. Tudo foi lubrificado e devidamente engraxado. Esta é uma manutenção que farei em todas as revisões.


Embreagem - com a primeira engatada e a embreagem totalmente acionada, eu sentia um "pulsar" quando acelerava... Com a troca do óleo e lubrificação do sistema, tudo voltou ao normal.


Pastilhas - As dianteiras havia trocado aos 50k e estavam novas. As traseiras que havia trocado aos 10k foram substituídas. Duraram 60k e ainda rodariam mais um pouco.


Óleo - Foi colocado o Motul 7100 e tocado o filtro.

Filtro de Ar - Estava ótimo. Apenas limpou.


Foi ainda trocado o fluído de freio, de embreagem, óleo do cardã.


Lavagem - aqui é um capítulo à parte... Fiz a chamada "Lavagem pós expedição" onde a moto é desmontada e até os escapes ficam brilhando. Essa lavagem é bem carinha (R$ 600,00), mas nada me foi cobrado de mão de obra da revisão (que seria R$ 300,00). No fim, acho que foi muito vantajoso.

A conta final...

Óleo Motul 700 - 4 litros x R$ 98,00 = 392,00
Filtro HF - R$ 75,00
Lavagem + Revisão - R$ 600,00
Cardã - limpeza/manutenção - R$ 200,00
Fluídos Freios / Embreagem - R$ 105,00
Óleo Cardan - R$ 70,00
Amortecedor de Direção - R$ 1.050,00
Sensor roda traseira - R$ 120,00
Pastilha traseira - EBC - R$ 190,00
Total - 2.802,00!


Criei este album compartilhado para as imagens, já que estranhamente tudo ficou de ponta cabeça...

Clique aqui (https://photos.app.goo.gl/EqET9UiwDUN5pwIH3)

E aí, o que acham?

Muito bom o alerta, Roberto!
Não sei se há alguma diferença para as GS ar/óleo, mas o princípio geral da manutenção vale pra tudo.
Agora, me lembro de vários relatos aqui no Fórum sobre problemas na coifa. Será que isso não aconteceu com a sua tb, ainda que em menor extensão? Enfim.
Sobre a lavagem pós expedição, embora seja uma providência cara, acho que deve ser feita periodicamente. Acho que é investimento, desde que bem feita, com confiança e reapertos medidos no torquímetro, etc.
Fiz uma na minha em julho do ano passado foi detectada a perda de um parafuso que prende o motor, bem como o desgaste excessivo em outros dois, que estavam sem aperto adequado. Isso só foi constatado pq tiraram o tanque e verificaram. A solução foi fazer um helicoil, uma molinha que serve pro parafuso ter aperto. Sem querer mudar o rumo do tópico, dou esse exemplo concreto da importância de uma lavagem mais detalhada, de vez em quando, a menos que baixe o mesmo santo do Eraldo (rsrs!!! Eu chego lá...) aqui e essas paradas apareçam pra gente resolver ...
Abs!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

profCarlos
12-02-2018, 18:20
Que maravilha de trabalho!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

cerqueira
12-02-2018, 19:00
Boa noite Cerqueira o problema é que é uma moto e o risco de causar acidente com o eixo girando é grande. Pois gira lateralmente se enrolar em alguma coisa pode derrubar a moto e condutor. Já a corrente gira no sentido do deslocamento da moto e risco e menor. Se a posição do cardan fosse na mesma direção da roda(central) talvez fosse aberto. Nas motos mais antigas era uma haste mais fina e sem o túnel.
Eraldo



Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Legal Eraldo!!

Até meu Chevette 74 tinha cardã e não enchia tanto o saco.

Essa coifa deveria ser removível com facilidade.

Abçs
Luiz

cerqueira
12-02-2018, 19:05
Tens razão, mas creio ser por estética e segurança. Porém, o que acho curioso nesta "novela" dos cardãs, é por quê eles tem quebrado?
É que em função disso, muita gente abre, vê uma oxidação superficial e se assusta. Mas, vamos lá, se oxida é porque entra água ou humidade. O que eu questionaria a Bmw se tivesse uma 1200 é, aquele compartimento é estanque ou não? Se for por quê e onde há falha na estanqueidade?
Se não for o caso, uma oxidação superficial então é aceitável e certamente não causaria a quebra. Daí novamente a pergunta, por quê quebra? É muito fácil diante de uma peça quebrada ver se quebrou por fadiga (ficou algum tempo no processo de falha) ou quebrou por colapso pontual, travou e rompeu por exemplo. Aí foi uma causa pontual que precisa ser conhecida!
Enfim, essa paranóia no cardã deve ser rastreada e o modo de falha identificado corretamente! Senão, as vantagens do cardã que são propagadas como maciez na tocada, CONFIABILIDADE, e durabilidade foram para o espaço. Pois vejo colegas falando em lubrificar, desmontar etc,,,, regularmente.
Bem, espero ter ajudado.

Valeu Márcio!!

Em um post mais a frente, um amigo comenta que o maior índice de quebra e na cruzeta, que em geral é uma peça de fácil reconhecimento quando no fim da vída útil, seja por vibração, folga ou barulho.

Penso que deveria ter uma inspeção mais fácil quanto ao desgaste...ainda que desmontar o "diferencial" traseiro para uma checagem não seja o fim do mundo.

Abração!!
Luiz

Eraldo Tel
12-02-2018, 19:27
A primeira vez demorou uns 25 minutos. Agorá em 10 minutos desmonta tudo. Demora um pouco para encher com óleo novo o diferencial pra não escorrer nada pra fora. Para remontar tudo depois de limpo e engraxado mais uns 20 minutos para apertar com atenção no torque correto usando o bits certo pra não estragar os parafusos. A cada 10000 km em toda troca de óleo do motor.
Eraldo.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

danilo4820
12-02-2018, 21:42
O tipo de problema que eu vi foi a quebra da cruzeta, lado oposto ao cambio, era uma gs 2012 com 107 mil km. A tocada do piloto é meio forte (off, corre muito e umas empinadas). Só acho que essas cruzetas deveriam ter um bico para engraxar.

Sobre a oxidação externa eu vejo como normal, quando faço manutenção na minha passo uma mão bem fina de graxa eu toda extensão do cardã, nunca mais tive oxidação. A minha é uma gs 2012 com 97k km.

cerqueira
14-02-2018, 07:46
Mas no fim das contas, quem teve problema precoce com o cardã, cruzeta ou diferencial no Fórum??

Quem eu lembre a do Krânio, que teve desgaste importante na peça que acopla ao "diferencial".

No mais, infiltração pela coifa ou oxidação, que deixa a coisa mais feia do que parece.

Chequei a minha com 50.000 kms, estava OK...na próxima troca de pneu abro novamente.

Trocar uma cruzeta aos 80.000, 100.000 kms não me parece tão grave assim.

Abçs
Luiz

sal silva
14-02-2018, 09:28
Quando abrir o meu te falo e posto fotos aqui.Estes que apareceram cheios de agua tenho duvidas que as motos nao foram lavadas a locais apropriados.Pense em um peão jogando um jato de alta pressão na coifa,retirando a graxa e fazendo a agua penetrar com muita facilidade.

Rromagnani
14-02-2018, 10:57
Quando abrir o meu te falo e posto fotos aqui.Estes que apareceram cheios de agua tenho duvidas que as motos nao foram lavadas a locais apropriados.Pense em um peão jogando um jato de alta pressão na coifa,retirando a graxa e fazendo a agua penetrar com muita facilidade.

Acho que vc. está certo! Na minha opinião os lava-jato são os responsáveis por isso.

Que eu me lembre, atravessei dois riachos um pouco mais fundos (um deles na praia de Castelhanos), e uns 3 ou 4 bem mais rasos que não poderiam infiltrar nada.

Fora isso só chuva!

Rromagnani
14-02-2018, 10:59
Mas no fim das contas, quem teve problema precoce com o cardã, cruzeta ou diferencial no Fórum??

Quem eu lembre a do Krânio, que teve desgaste importante na peça que acopla ao "diferencial".

No mais, infiltração pela coifa ou oxidação, que deixa a coisa mais feia do que parece.

Chequei a minha com 50.000 kms, estava OK...na próxima troca de pneu abro novamente.

Trocar uma cruzeta aos 80.000, 100.000 kms não me parece tão grave assim.

Abçs
Luiz

Concordo com vc. Cerqueira!

O problema que vejo é a cc NUNCA fazer essa manutenção! Basta abrir, lubrificar e a peça terá vida útil muito prolongada!

Se deixar a umidade se transformar em ferrugem e a peça ficar sem nenhuma lubrificação, certamente a vida útil será muito diminuída.

P.ALMEIDA
14-02-2018, 11:01
Não tenho conhecimento mecânico, sou apenas curioso, já peço desculpas aqui. Tenho moto BMW a pouco tempo e não conheço ninguém que teve o cardan quebrado pra contar detalhes - vejo um caso ou outro na net. Penso que ter ferrugem externa no cardan é "normal" - desculpem a ignorância - igual caminhão e onibus são peças externas e de força. Limpar e lubrificar a cruzeta sim me parece que pode ajudar realmente por ter algum atrito ali. Eu tive problema com retentor do diferencial e foram duas vezes. A primeira por excesso de óleo colocado na CC. Quando reclamei na CC acredito que eles não trocaram o retentor como foi recomendado na outra CC (comentei aqui em fev 2017) - simplesmente porque não vazou mais. Na volta da Bolivia recentemente, vazou de novo, a coifa deslocou na Argentina - peguei muita chuva e terra, arrumei a coifa, segui viagem. Em Campo Grande substitui o retentor por um genérico da mesma medida e resolveu até agora. Então eu vi meu cardan ser desmontado duas vezes e na mesma CC em Campo Grande com o mesmo mecânico. Note que apesar disto nunca chegaram a tocar nas engrenagens que ficam no final do diferencial. Eu sei que esse mecanismo não é eterno como dizem e precisa de inspeção a cada 10-20k. A cruzeta e o diferencial da motoca estão em boas condições e agora lubrificado de tanto óleo que vazou, pude ver em C.Grande. Quanto a entrada de água, se vocês olharam ou colocarem a mão por baixo do tubo do cardan vão perceber que existe um belo orifício por onde pode entrar e escoar a água e terra. A coifa mais visivel e também aquela perto do motor se estiver deslocada ou danificada também permite entrar água e terra. Acho que a questão toda e mais importante é esta mistura de água e terra chegar no retentor e o danificar fazendo vazar o óleo do diferencial e com isto danificando as engrenagens, além claro de não trocar o oleo do diferencial corretamente. Desculpe o textão....

Marcelo DC
14-02-2018, 21:03
Concordo com vc. Cerqueira!

O problema que vejo é a cc NUNCA fazer essa manutenção! Basta abrir, lubrificar e a peça terá vida útil muito prolongada!

Se deixar a umidade se transformar em ferrugem e a peça ficar sem nenhuma lubrificação, certamente a vida útil será muito diminuída.

Tb acho que poderia ter no plano de manutenção ...nem que fosse a cada 50k km, ainda mais tendo em vista que não é algo assim tão demorado como alguns colegas já observaram.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Possenti
15-02-2018, 07:35
Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar.

Com certeza terás um sistema duradouro.

Estarei em breve pintando o cardã com uma tinta bi-componente usada para reparos no submarinos. Ela adere em qualquer superfície. Postarei os resultados na sequência.

Saudações...

sal silva
15-02-2018, 13:14
Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar.

Com certeza terás um sistema duradouro.

Estarei em breve pintando o cardã com uma tinta bi-componente usada para reparos no submarinos. Ela adere em qualquer superfície. Postarei os resultados na sequência.

Saudações...

Valeu Possenti,tambem vou dar uma pintada na minha:rolleyes:,mas espero que o WD resolva.

sal silva
15-02-2018, 13:20
Não tenho conhecimento mecânico, sou apenas curioso, já peço desculpas aqui. Tenho moto BMW a pouco tempo e não conheço ninguém que teve o cardan quebrado pra contar detalhes - vejo um caso ou outro na net. Penso que ter ferrugem externa no cardan é "normal" - desculpem a ignorância - igual caminhão e onibus são peças externas e de força. Limpar e lubrificar a cruzeta sim me parece que pode ajudar realmente por ter algum atrito ali. Eu tive problema com retentor do diferencial e foram duas vezes. A primeira por excesso de óleo colocado na CC. Quando reclamei na CC acredito que eles não trocaram o retentor como foi recomendado na outra CC (comentei aqui em fev 2017) - simplesmente porque não vazou mais. Na volta da Bolivia recentemente, vazou de novo, a coifa deslocou na Argentina - peguei muita chuva e terra, arrumei a coifa, segui viagem. Em Campo Grande substitui o retentor por um genérico da mesma medida e resolveu até agora. Então eu vi meu cardan ser desmontado duas vezes e na mesma CC em Campo Grande com o mesmo mecânico. Note que apesar disto nunca chegaram a tocar nas engrenagens que ficam no final do diferencial. Eu sei que esse mecanismo não é eterno como dizem e precisa de inspeção a cada 10-20k. A cruzeta e o diferencial da motoca estão em boas condições e agora lubrificado de tanto óleo que vazou, pude ver em C.Grande. Quanto a entrada de água, se vocês olharam ou colocarem a mão por baixo do tubo do cardan vão perceber que existe um belo orifício por onde pode entrar e escoar a água e terra. A coifa mais visivel e também aquela perto do motor se estiver deslocada ou danificada também permite entrar água e terra. Acho que a questão toda e mais importante é esta mistura de água e terra chegar no retentor e o danificar fazendo vazar o óleo do diferencial e com isto danificando as engrenagens, além claro de não trocar o oleo do diferencial corretamente. Desculpe o textão....

Legal Almeida,vou procurar esse dreno(buraco) no braço do Cardã.

cerqueira
15-02-2018, 13:53
Pessoal...não há necessidade de ser a cada 10 mil km não. Não alimentem isso. Na minha opinião, uma vez ao ano se você viaja, caso contrário a cada 30 mil km é o suficiente. Nem há necessidade de remover o cardã para uma preventiva, caso ele não apresente nenhum início de oxidação. Basta você pulverizar WD40 e fechar.

Com certeza terás um sistema duradouro.

Estarei em breve pintando o cardã com uma tinta bi-componente usada para reparos no submarinos. Ela adere em qualquer superfície. Postarei os resultados na sequência.

Saudações...

Caraca, tinta prá submarino é coisa de profissional...pode entrar agua à vontade agora!!

Possenti,

se tiver, posta uma foto da tua Elefantré 30.0...maquinão!!

Abçs
Luiz

PauloLopes
08-04-2018, 12:06
Caraca, tinta prá submarino é coisa de profissional...pode entrar agua à vontade agora!!

Possenti,

se tiver, posta uma foto da tua Elefantré 30.0...maquinão!!

Abçs
Luiz


Fiz a pouco minha revisão de 20k na minha GS e pedi para o mecânico revisar a coifa!
O mesmo falou que estava intacta, sem nenhuma fissura ou coisa do gênero!
Pretendo viajar para MP e SPA, postei no grupo o roteiro da viagem; porém vou fazer uma revisão geral antes de viajar, para não ter surpresa desagradável, descartando a imponderabilidade, espero assim não me aborrecer!
Acha que o procedimento está correto?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rromagnani
08-04-2018, 12:58
Fiz a pouco minha revisão de 20k na minha GS e pedi para o mecânico revisar a coifa!
O mesmo falou que estava intacta, sem nenhuma fissura ou coisa do gênero!
Pretendo viajar para MP e SPA, postei no grupo o roteiro da viagem; porém vou fazer uma revisão geral antes de viajar, para não ter surpresa desagradável, descartando a imponderabilidade, espero assim não me aborrecer!
Acha que o procedimento está correto?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sua moto está novíssima... na minha mandei abrir o cardã na revisão de 70k, mas concordo que uma inspeção antes de uma viagem é muito prudente!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Miranda
10-04-2018, 20:46
Sua moto está novíssima... na minha mandei abrir o cardã na revisão de 70k, mas concordo que uma inspeção antes de uma viagem é muito prudente!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Minha moto completou 10 mil km agora, gs 1200 2015, ta tudo di boa, exceto os merejos naquele furo da bomba de agua...hehehe....coisa que ate postei no outro post, mais minha pergunta aqui é....completou 10 mil km....ja ta fora da garantia...nao vou levar la para revisar porque cobram absurdo, o que sera que eu preciso revisar? oleo e filtros estao em dia, uso o recomendado no manual, castrol sintetico 5w40

Rromagnani
10-04-2018, 22:02
Minha moto completou 10 mil km agora, gs 1200 2015, ta tudo di boa, exceto os merejos naquele furo da bomba de agua...hehehe....coisa que ate postei no outro post, mais minha pergunta aqui é....completou 10 mil km....ja ta fora da garantia...nao vou levar la para revisar porque cobram absurdo, o que sera que eu preciso revisar? oleo e filtros estao em dia, uso o recomendado no manual, castrol sintetico 5w40

10000? A moto está zero!

Não tem muito o que fazer... óleo, filtros, fluido de freio, óleo do cardã, verifica as pastilhas , reaperto, veja os aros das rodas e vá rodar!

Para uma revisão completa, leva em alguma boa oficina... Falei em outro post da Beto Motos que gostei bastante, ou na Motopoint em Rio Claro!

As revisões pares (20, 40...) são mais caras... é necessário verificar as válvulas!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Possenti
11-04-2018, 07:40
O que a moto necessita e já falamos sobre isso, é uma inspeção visual anual apenas articulando o "diferencial". Caso apresente algum pontinho de corrosão ou de oxidação, desmonte tudo incluindo o braço articulado. A cada 2 anos retirar tudo para lubrificar as articulação é o suficiente.

Este problema de corrosão em cardã não é um mal somente da BMW. As ST já estão apresentando problemas de corrosão e rompimento de retentores. Como há um número infinitamente menor do que as BM, logicamente não aparece.

Este final de semana recebi uma ST com falha na lenta e estourando. A moto é 2015. Diagnóstico: falha na ignição. Ao retirar as bobinas duas apresentavam fugas devido ao processo de corrosão. Causa: entrada de água pela vedação. Dei um trato geral em todas elas e usei a graxa NBU 30 PTM que devemos usar nos cardã da BMW. Limpeza geral e alinhamento do sistema de injeção e substituição das velas. Resultado: moto perfeita. Achei pertinente compartilhar com vocês...

Saudações e boa sorte.

sal silva
11-04-2018, 08:13
10000? A moto está zero!

Não tem muito o que fazer... óleo, filtros, fluido de freio, óleo do cardã, verifica as pastilhas , reaperto, veja os aros das rodas e vá rodar!

Para uma revisão completa, leva em alguma boa oficina... Falei em outro post da Beto Motos que gostei bastante, ou na Motopoint em Rio Claro!

As revisões pares (20, 40...) são mais caras... é necessário verificar as válvulas!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Nao sei porque estou pulando as pares na CC.See Well,estou levando na SS Multi Marcas,lá la garantia soy Jo kkkkkk

sal silva
11-04-2018, 08:17
O que a moto necessita e já falamos sobre isso, é uma inspeção visual anual apenas articulando o "diferencial". Caso apresente algum pontinho de corrosão ou de oxidação, desmonte tudo incluindo o braço articulado. A cada 2 anos retirar tudo para lubrificar as articulação é o suficiente.

Este problema de corrosão em cardã não é um mal somente da BMW. As ST já estão apresentando problemas de corrosão e rompimento de retentores. Como há um número infinitamente menor do que as BM, logicamente não aparece.

Este final de semana recebi uma ST com falha na lenta e estourando. A moto é 2015. Diagnóstico: falha na ignição. Ao retirar as bobinas duas apresentavam fugas devido ao processo de corrosão. Causa: entrada de água pela vedação. Dei um trato geral em todas elas e usei a graxa NBU 30 PTM que devemos usar nos cardã da BMW. Limpeza geral e alinhamento do sistema de injeção e substituição das velas. Resultado: moto perfeita. Achei pertinente compartilhar com vocês...

Saudações e boa sorte.

Possenti,a coifa de trás eu me arrisco, já a da frente,complica rs.

PS.Digamos que a inspeção deve ser pós- chuva ou pós lava- jato.Lava-jato?:eek:

cezariomai
11-04-2018, 10:32
Beleza de dica, Beto!!

Mas pergunto aos amigos que tem conhecimento de mecânica...porque diachos a BMW "embutiu" esse cardã?

Cardã e cruzeta são peças grosseiras, robustas, trabalham ao tempo desde que inventaram o sistema, pode pegar areia, chuva, terra, oxidar um pouco...lavou, lubrificou tá novo...não é uma homocinética ou diferencial.

Dá impressão que se tirar o túnel do cardã resolve a questão...claro que devo estar enganado, senão seria assim...mas não compreendo.

Abçs
Luiz

Pelo simples motivo que esse "túnel do cardã" é a balança da suspensão trazeira! Simples assim!

Possenti
11-04-2018, 11:06
Não fale em Lava Jato...kkkkkkk

Sim, girar o sistema desacoplando o "diferencial" é simples, pois não requer grandes conhecimentos. Apenas a preocupação maior com o o sensor do abs. De resto é intuitivo...

Uma dica...Se acaso tiver muito oxidado, é possível que você não consiga articular e será necessário remover tudo, pois ele pode se desacoplar na parte dianteira do braço e você vai ter dificuldade de encaixar. Nestes casos não tem jeito, é desmontar tudo...

sal silva
11-04-2018, 11:28
Não fale em Lava Jato...kkkkkkk

Sim, girar o sistema desacoplando o "diferencial" é simples, pois não requer grandes conhecimentos. Apenas a preocupação maior com o o sensor do abs. De resto é intuitivo...

Uma dica...Se acaso tiver muito oxidado, é possível que você não consiga articular e será necessário remover tudo, pois ele pode se desacoplar na parte dianteira do braço e você vai ter dificuldade de encaixar. Nestes casos não tem jeito, é desmontar tudo...

Xiiii complico,final de semana vc dá outra aula.rs

Possenti
11-04-2018, 11:37
Não posso estarei na estrada....Gostou dos vídeos né Sal??? Pense na corneteação em cima do dono da ST lá em casa....E ontem quando eu entreguei a moto prontinha...kkkk

sal silva
11-04-2018, 14:08
Não posso estarei na estrada....Gostou dos vídeos né Sal??? Pense na corneteação em cima do dono da ST lá em casa....E ontem quando eu entreguei a moto prontinha...kkkk

kkkkkkk,sem problema,bons ventos.

P.ALMEIDA
19-12-2018, 16:18
Compartilhando informação com o grupo, fiz hoje a revisão de 80k da minha GSA 14-15 no Beto Motos Sp.
Encontrei o amigo Roma por lá.
Saiu R$ 1800 - o valor ficou acima do previsto por causa de um sensor de embreagem com defeito.... não esperava isto .... e como minha manopla estava gasta também dei um mimo pra menina (protetor de manopla de espuma), de resto tudo ok e pronta pra mais 10k de alegrias. Segue detalhe:

Defeito/Reclamação
REVISÃO DE 80.000KM
VERIFICAR MODO DE PILOTAGEM NÃO MUDA
VERIFICAR EIXO CARDAN


Laudo Técnico


Valores do Orçamento
Peças a substituir QTD Valor
MOTO OLEO POWER 1 RACING 5W40 12X1L 4 R$ 280,00
MOTO SYNTRAX LONG LIFE 75W90 12X1L 1 R$ 60,00
DOT 3&4 (12X0,5) 1 R$ 60,00
FILTRO DE OLEO K1200 / K1300 1 R$ 160,00
VELA DE IGNIÇÃO R1200 GS 2 R$ 240,00
SENSOR DE EMBREAGEM 1 R$ 380,00
PROTETOR DE MANOPLA 1 R$ 100,00
Serviços a executar Horas Valor
MÃO DE OBRA 1,00x R$ 480,00
LIMPEZA DO FILTRO DE AR 1,00x R$ 40,00


Totais
Mão de obra/Serv. R$ 520,00
Peças R$ 1.280,00
Serviço Guincho R$ 0,00
Outros R$ 0,00
TOTAL R$ 1.800,00

Rromagnani
19-12-2018, 17:13
Compartilhando informação com o grupo, fiz hoje a revisão de 80k da minha GSA 14-15 no Beto Motos Sp.
Encontrei o amigo Roma por lá.
Saiu R$ 1800 - o valor ficou acima do previsto por causa de um sensor de embreagem com defeito.... não esperava isto .... e como minha manopla estava gasta também dei um mimo pra menina (protetor de manopla de espuma), de resto tudo ok e pronta pra mais 10k de alegrias. Segue detalhe:

Defeito/Reclamação
REVISÃO DE 80.000KM
VERIFICAR MODO DE PILOTAGEM NÃO MUDA
VERIFICAR EIXO CARDAN


Laudo Técnico


Valores do Orçamento
Peças a substituirQTDValor
MOTO OLEO POWER 1 RACING 5W40 12X1L4R$ 280,00
MOTO SYNTRAX LONG LIFE 75W90 12X1L1R$ 60,00
DOT 3&4 (12X0,5)1R$ 60,00
FILTRO DE OLEO K1200 / K13001R$ 160,00
VELA DE IGNIÇÃO R1200 GS2R$ 240,00
SENSOR DE EMBREAGEM1R$ 380,00
PROTETOR DE MANOPLA1R$ 100,00
Serviços a executarHorasValor
MÃO DE OBRA1,00xR$ 480,00
LIMPEZA DO FILTRO DE AR1,00xR$ 40,00


Totais
Mão de obra/Serv. R$ 520,00
Peças R$ 1.280,00
Serviço GuinchoR$ 0,00
Outros R$ 0,00
TOTAL R$ 1.800,00

Nem deram desconto pelo café da manhã??? Kkkkkkkkk

As revisões ímpares são mais caras mesmo!

A minha ficou bem mais em conta, aliás ficaria se não tivesse mandado trocas as pastilhas de freio...

No fim não fui buscar a moto hj! Amanhã pela manhã eu pego!

Foi um prazer te encontrar por lá! Na próxima papeamos mais!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Gnegraes
19-12-2018, 20:17
Nem deram desconto pelo café da manhã??? Kkkkkkkkk

As revisões ímpares são mais caras mesmo!

A minha ficou bem mais em conta, aliás ficaria se não tivesse mandado trocas as pastilhas de freio...

No fim não fui buscar a moto hj! Amanhã pela manhã eu pego!

Foi um prazer te encontrar por lá! Na próxima papeamos mais!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Beto Motos SP,
Sou fã deles, competentes, oficina limpa (o que para mim mostra o estilo de trabalho - o chão é branco...), mecânicos atenciosos, discussões técnicas de alto nível, gente que frequentou muito tempo CC BMW.Tem ferramental adequado e são muito transparentes na solução de problemas, orçamentos, etc.
Como não sou leigo (engenheiro mecânico com muitos anos de estrada), recomendo.

Marcelo DC
19-12-2018, 21:37
Nem deram desconto pelo café da manhã??? Kkkkkkkkk

As revisões ímpares são mais caras mesmo!

A minha ficou bem mais em conta, aliás ficaria se não tivesse mandado trocas as pastilhas de freio...

No fim não fui buscar a moto hj! Amanhã pela manhã eu pego!

Foi um prazer te encontrar por lá! Na próxima papeamos mais!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

80000 num é par??? [emoji848][emoji848][emoji848]

Essas pecinhas não são brincadeira naum.....é a gordurinha do mês pra fazer o que quer e de repente vai embora rapidinho. Quando levo a minha na Bmw eu faço revisão antes....[emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Rromagnani
19-12-2018, 21:52
Kkkkk. Embora 90 tb seja par, considerei como ímpar!

Na verdade inverti a ordem... as “pares” são as mais caras!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

P.ALMEIDA
10-06-2019, 12:17
Compartilhando com o grupo, fiz a revisão de 90k da minha GSA ADV 14-15 hoje na Beto motos em Sp, abertura de cardan para inspeção, tudo ok, saiu R$ 1.100,00 incluso nesse valor a coifa traseira que estava furada e troquei (R$440).....agora mais 10k de alegrias.

Miranda
20-06-2019, 22:28
Minha moto ta parada na concessionaria, pedi para fazer uma manutenção no cardan e nao conseguiram nem desmontar, o cardan ta travado no diferencial....moto 2018/18, com 13 mil km....todas revisoes feitas...

Gnegraes
21-06-2019, 09:24
Minha moto ta parada na concessionaria, pedi para fazer uma manutenção no cardan e nao conseguiram nem desmontar, o cardan ta travado no diferencial....moto 2018/18, com 13 mil km....todas revisoes feitas...

Se a junta cardã não se solta do eixo estriado do pinhão cônico, provavelmente está oxidado e travou.
Água deve ter entrado dentro da balança monobraço. As coifas estão íntegras? Estavam na posição correta? Havia graxa na parte interna das conexões das coifas?

Miranda
21-06-2019, 19:52
Se a junta cardã não se solta do eixo estriado do pinhão cônico, provavelmente está oxidado e travou.
Água deve ter entrado dentro da balança monobraço. As coifas estão íntegras? Estavam na posição correta? Havia graxa na parte interna das conexões das coifas?

Coifas zeras......sem nenhum detalhe...nao sei se tinha graxa, nao foi possivel desmontar...conforme havia falado as peças estao unidas uma a outra...

André M.
22-06-2019, 11:28
Coifas zeras......sem nenhum detalhe...nao sei se tinha graxa, nao foi possivel desmontar...conforme havia falado as peças estao unidas uma a outra...

A garantia vai cobrir ??

Gnegraes
22-06-2019, 14:10
Coifas zeras......sem nenhum detalhe...nao sei se tinha graxa, nao foi possivel desmontar...conforme havia falado as peças estao unidas uma a outra...

Pelo que se vê no procedimento de desmontagem, há necessidade de se fazer alavanca com uma chave de fenda para expulsar o pinhão cônico de dentro da junta cardã. O eixo estriado no conjunto macho/fêmea é justo, mas não deveria haver interferência e estar travado.

P.ALMEIDA
24-06-2019, 10:18
Acho que o Sal aqui do Forum teve problema semelhante e com a ajuda do Possenti também do forum resolveu, procura dicas com eles.

Finger
24-06-2019, 13:30
Acho que o Sal aqui do Forum teve problema semelhante e com a ajuda do Possenti também do forum resolveu, procura dicas com eles.

E com bem menor quilometragem!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
24-06-2019, 14:14
Coifas zeras......sem nenhum detalhe...nao sei se tinha graxa, nao foi possivel desmontar...conforme havia falado as peças estao unidas uma a outra...

Eliton,

Havia marcas de oxidação na parte interna da balança monobraço, no eixo, nas juntas cardã???

Reiner
27-06-2019, 17:36
Boa tarde,
Desmontei a balança para verificar o cardan. Pequenas marcas de oxidação no eixo.
As juntas estavam perfeitas.
GS2015 20KKM.
Passei uma camada de graxa branca marítima nas estrias e nas juntas e graxa de silicone branca alfalaval na coifa e fechei. Daqui a 12 meses desmonto novamente para checar...


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
27-06-2019, 17:37
Foto da junta.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190627/8433d8c979352d439e44785f327a7c7c.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
27-06-2019, 19:04
Boa tarde,
Desmontei a balança para verificar o cardan. Pequenas marcas de oxidação no eixo.
As juntas estavam perfeitas.
GS2015 20KKM.
Passei uma camada de graxa branca marÃ*tima nas estrias e nas juntas e graxa de silicone branca alfalaval na coifa e fechei. Daqui a 12 meses desmonto novamente para checar...


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Desculpe a pergunta, mas o que é "graxa marítima"??? Desconheço...
Temos falado aqui longamente sobre o eixo e juntas cardã, assim como o diferencial traseiro e a balança monobraço.

Existe graxa especifica que foi desenvolvida pela Klüber da Alemanha para ser usada na parte interna das coifas de borracha. O colega aqui Possenti e que é de Curitiba, vende esta graxa fracionada em potes de poucas gramas. É a graxa Staburags NBU 30 PTM, é a única que deve ser usada nas coifas. procure no mercado Livre, lá você compra a graxa com ele.
A graxa a ser usada nos estriados de acoplamento entre eixos e juntas cardã é a Optimoly TA.

Já foi amplamente divulgado aqui para que façam download do manual RSD da BMW, disponibilizado aqui para os associados.
Nele além de todos os procedimentos de desmontagem e montagem, há os torques de aperto, lubrificantes, óleos, graxas, trava roscas, etc.

Reiner
27-06-2019, 19:37
Boa noite Guilherme,

Como já teve ter notado, em outros posts meus, que não sou muito afeito à "unanimidades" . Gosto de experimentar. Graxa marítima é uma graxa branca de uso geral um pouco mais resistentes à água ou pressão de água....
Usei todos os procedimentos mecanicos normais e tabelas de torque para o serviço.
Não consigo abrir o arquivo postado, vem com erro.
Se for possível me enviar, agradeço muito.
A graxa da coifa utilizei uma que tinha em mãos, até mais cara que a recomendada. É utilizada pela alfa laval em ordenhas, não agride a borracha e não é solúvel.
Vou desmontar novamente em 12 meses e certificar a qualidade do servico e material e posto novamente.
Só acho que quem está fora dos grandes centros deve ter alternativas válidas .
Em tempo, o eixo não é padrão BMW. Falta um acabamento anticorrosivo de qualidade.
E torno a afirmar que o uso de produtos inadequados e jato de água forte são os maiores inimigos do eixo de transmissão. Além do mal uso e maresia....
Espero estar cooperando com o fórum de alguma maneira.
É a minha sincera intenção...




Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
27-06-2019, 20:06
Boa noite Guilherme,

Como já teve ter notado, em outros posts meus, que não sou muito afeito à "unanimidades" . Gosto de experimentar. Graxa marítima é uma graxa branca de uso geral um pouco mais resistentes à água ou pressão de água....
Usei todos os procedimentos mecanicos normais e tabelas de torque para o serviço.
Não consigo abrir o arquivo postado, vem com erro.
Se for possível me enviar, agradeço muito.
A graxa da coifa utilizei uma que tinha em mãos, até mais cara que a recomendada. É utilizada pela alfa laval em ordenhas, não agride a borracha e não é solúvel.
Vou desmontar novamente em 12 meses e certificar a qualidade do servico e material e posto novamente.
Só acho que quem está fora dos grandes centros deve ter alternativas válidas .
Em tempo, o eixo não é padrão BMW. Falta um acabamento anticorrosivo de qualidade.
E torno a afirmar que o uso de produtos inadequados e jato de água forte são os maiores inimigos do eixo de transmissão. Além do mal uso e maresia....
Espero estar cooperando com o fórum de alguma maneira.
É a minha sincera intenção...




Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Hoje com a web não tem desculpa. Se os Correios ou um Courier chega na tua casa, você compra qualquer coisa no mundo. Pode demorar, mas chega....

O eixo em sí ter a superfície oxidada não acarreta nenhum problema. Veja eixos de caminhões, tratores ou de Land Rovers... Sei o que estou falando, estou na marca LR há muitos e muitos anos. Além do que, está dentro da manga da balança monobraço, só os mecânicos vêem o eixo....rs,rs,rs,rs. Se fosse da cadeira rodas HD, seria até cromado...rs,rs,rs,rs,
O que não pode estar oxidado são as juntas cardã, os eixos estriados (para não colarem), etc. A graxa Optimoly TA da Castrol é usada pela Porsche e BMW, sua função é esta, evitar que roscas e eixos estriados engripem. Temos um colega aqui no grupo que não consegue soltar o eixo estriado da junta cardã e o pinhão cônico do diferencial, provavelmente colou por falta desta graxa.
A graxa Staburags 30 PTM você compra com o Possenti no Mercado Livre, custa baratinho e vem com o Correio...

Segue o link para fazer o download o manual RSD da BMW:

https://1drv.ms/f/s!AtiZ5VhZnVBGgZBMMhJS5kb7kAwZGA
10227

Miranda
06-07-2019, 09:21
Minha moto ta la ate hj, parada na concessionaria eurobike de ribeirao preto, penso o seguinte, ali, alem de haver um plano de manutenção, (o que nao existe pela bmw), ali tambem deveria ser totalmente isolado, igual a tenere, explorer, ter o dreno e nao deixar ficar agua.
Porem na bmw é mais complicado ali, e ja sabemos que essa coifa nao segura agua nao, nem de chuva.

Gnegraes
06-07-2019, 10:34
Minha moto ta la ate hj, parada na concessionaria eurobike de ribeirao preto, penso o seguinte, ali, alem de haver um plano de manutenção, (o que nao existe pela bmw), ali tambem deveria ser totalmente isolado, igual a tenere, explorer, ter o dreno e nao deixar ficar agua.
Porem na bmw é mais complicado ali, e ja sabemos que essa coifa nao segura agua nao, nem de chuva.

As coifas vedam sim, basta que estejam: 1) íntegras, 2) montadas corretamente e 3) lubrificadas com a graxa indicada.
Se neste quesito está tudo em ordem, somente a falta do uso de graxa adequada nos eixos estriados pode explicar terem colado. Ela deve ser usada exatamente para evitar isto.

Finger
06-07-2019, 13:43
Minha moto ta la ate hj, parada na concessionaria eurobike de ribeirao preto, penso o seguinte, ali, alem de haver um plano de manutenção, (o que nao existe pela bmw), ali tambem deveria ser totalmente isolado, igual a tenere, explorer, ter o dreno e nao deixar ficar agua.
Porem na bmw é mais complicado ali, e ja sabemos que essa coifa nao segura agua nao, nem de chuva.

A ciclística superior, eficiência da suspensão, aí incluído o conforto, passa pelo fato da balança traseira ser articulada. Dai a necessidade da coifa e a ausência desse “isolamento”. É uma opção técnica com as consequências inerentes, como um cuidado extra de manutenção.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tuco10
06-07-2019, 13:54
semana passada abri um cardan de um amigo, uma 2015 com 60.000, cardan estava zero !!!

EvertonM
06-07-2019, 22:01
Pessoal, a partir de qual km devo me preocupar com a manutenção do cardã ? (desculpem-me se essa pergunta já foi feita anteriormente)

Reiner
06-07-2019, 22:29
Caro Everton,

No meu entendimento, o local de uso da moto, o domicílio da moto e o modo de como é lavada, é mais importante que a quilometragem. A questão se torna de quanto em quanto tempo deve ser feita a verificação do eixo cardan.

Sds



Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Tuco10
07-07-2019, 06:08
um tempo que acho bom é 1 ano ou 10k km.com isso nunca tera problema

Reiner
07-07-2019, 11:18
Só não pode achar que o sistema é blindado...
Foi à praia, andou na areia com água salgada....tem obrigação de abrir, limpar e lubrificar...

Assim terá um equipamento em dia por muitos anos.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
07-07-2019, 12:07
Minha moto está com 10.800 km, mas está na garantia até agosto/2020.
Rodo "tiozão", praticamente só asfalto, então vou aguardar o final da garantia, haja vista que não é a melhor escolha abrir fora da CC nesse período.
Agradeço as dicas.

Rromagnani
07-07-2019, 13:01
Minha moto está com 10.800 km, mas está na garantia até agosto/2020.
Rodo "tiozão", praticamente só asfalto, então vou aguardar o final da garantia, haja vista que não é a melhor escolha abrir fora da CC nesse período.
Agradeço as dicas.

Concordo com vc... espere acabar a garantia...

No meu caso, abro em todas as revisões!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

P.ALMEIDA
13-12-2019, 11:04
Galera, aproveitando o tópico e como o assunto cardan da GS é recorrente, apenas para compartilhar informação, essa semana fui no Beto motos e fiz a revisão de 100k da minha GSA LC 14-15 custou R$ 1.550,00 (uso filtro de ar K&N, então limpa e não troca). Um pouco do histórico dela - peguei a moto em 2016 com 17k, segundo dono. Depois que ela saiu da garantia (com uns 30 ou 40k) passei a fazer revisão no Beto e o cardan sempre foi aberto e feita a manutenção a cada revisão. Minha moto roda basicamente em estradas e ligo a moto pelo menos 2x na semana se não for rodar. Nesse tempo em que estou com ela o problema mais importante foi vazamento de óleo pelo retentor do cardan (foi colocado excesso de oleo na CC e tive que trocar o retentor), troca da bateria original por uma Yusa (hoje com 2 anos de uso), e o famigerado "pulsar" da embreagem quando engato primeira (acontecendo isso desde uns 50k e não fiz nada a respeito ainda). Tirei umas fotos do cardan.
10321
10322
10321
10323

cerqueira
13-12-2019, 11:53
Paulo,
estrias zeradas...alguma folga nas cruzetas??

Abraco!!
Luiz

P.ALMEIDA
13-12-2019, 12:19
Paulo,
estrias zeradas...alguma folga nas cruzetas??

Abraco!!
Luiz

Nadinha Luiz, entrou de volta no martelo kkkkk de borracha ....

cerqueira
13-12-2019, 18:24
Venham então os próximos 100K!!

Mas RS 1500,00 de custo da revisão??...trocou o câmbio??!!

Abcs
Luiz

P.ALMEIDA
14-12-2019, 19:10
Venham então os próximos 100K!!

Mas RS 1500,00 de custo da revisão??...trocou o câmbio??!!

Abcs
LuizEssas pares são mais caras até troca vela....entre outras coisinhas

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Gnegraes
15-12-2019, 09:37
Essas pares são mais caras até troca vela....entre outras coisinhas

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Sem fazer muita conta: troca de velas (são 4), filtro de óleo, filtro de ar, troca de óleo do motor (4 litros), troca de óleo do câmbio (0,8 litro), troca de óleo da caixa de redução traseira (0,2 litro), graxas especiais, e muita, mas muita mão de obra.
E isso se não encontrar um monte pequenas coisinhas como retentores, coifas, etc.

Marcelo DC
15-12-2019, 23:35
Recentemente vivi uma experiência interessante como fuçador de motoca. O óleo da bengala começou a vazar e o orçamento da Eurobike foi de 800 e poucos reais. No Beto, o Romagnani pagou uns 600 acho na troca dos retentores......depois ele confirma ou não. Comprei o par original na Lituânia por 100 reais. Os correios tiveram problema e devolveram os retentores e o vendedor está reenviando....daí fui pesquisar e Li nos sites americanos de motocross que os retentores geralmente não muito rodados vazam por sujeira e não por estarem danificados. Por isso usam uma ferramenta especifica de limpeza, de plástico. Então desmontei a bengala da bm e fiz a limpeza deles, troquei o óleo e reinstalei eles, com dúvidas se teria sucesso. O resultado foi exatamente o que os sites falam. Ficou zerado, sem qualquer sinal de vazamento e tô me achando o maior mechanico do mundo..... :)

Gnegraes
16-12-2019, 10:06
Sem fazer muita conta: troca de velas (são 4), filtro de óleo, filtro de ar, troca de óleo do motor (4 litros), troca de óleo do câmbio (0,8 litro), troca de óleo da caixa de redução traseira (0,2 litro), graxas especiais, e muita, mas muita mão de obra.
E isso se não encontrar um monte pequenas coisinhas como retentores, coifas, etc.

Dei uma busca rápida sobre preços no ML:

- Motul 5100 4 litros: 150,00
- Motul 75W90 1 litro: 170,00
- filtro de ar Fram: 50,00
- filtro de óleo Fram: 40,00
- 4 velas NGK: 240,00
- óleo freio Varga DOT4: 60,00

Total destes itens: R$710,00

Isso se não houve necessidade de troca de pastilhas de freio, coifas da balança, coifa central do telever, junta de tampa do cabeçote (devido a ajuste de válvulas), etc.

Sinceramente: mais barato e com qualidade só se você fizer tudo isso em casa, desde que tenha conhecimento técnico para tal. E ainda tem de providenciar a compra de graxa Staburags para as coifas da balança, Graxa Optimoly TA para as juntas estriadas, trava química para vários parafusos, etc.

P.ALMEIDA
16-12-2019, 14:40
Galera, eu não tenho o dom nem conhecimento técnico, nem ferramentas e nem lugar pra fazer as revisões em casa. Eu considero um mecânico de confiança algo como o seu bom dentista de confiança ou um bom advogado de confiança. Compartilho a conta pra dividir informação:
10324

Barra
16-12-2019, 18:13
Até que foi um preço justo perto do que a Eurobike me cobrou pela revisão de um ano da minha GS, 1000 reais e ficaram com a moto uma meia hora apenas para fazer os serviços. Não vejo a hora de acabar a garantia e partir para meu mecânico de confiança e parar de ser roubado pela concessionária. Nunca resolveram meu problema de aquecimento excessivo do meu catalisador, resolvi gastando uma pequena fortuna em um coletor akrapovic sem catalisador que valeu cada centavo, finalmente tenho prazer de andar na moto.

joaosantos
02-01-2020, 16:32
Em relação a cruzeta, acredito que estão dormindo na montagem das motos na plantaforma de Manaus, pois as motos chegam na concessionária montadas, a minha 3B 2016, cai na travessia do Zé Carlinhos na Serra da Canastra, estava com 500k, zerada. Quando voltei e fui fazer a revisão de 1k, abriram o cardan pq tinha água e lubrificaram, por isso acredito que seja na montagem em Manaus o erro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

buziosexpl
24-07-2021, 13:36
Boa tarde, por favor poderia postar o contato do Possenti, .. pois não acho fracionada no Mercado Livre
Muito Obrigado


Reiner,

Desculpe a pergunta, mas o que é "graxa marítima"??? Desconheço...
Temos falado aqui longamente sobre o eixo e juntas cardã, assim como o diferencial traseiro e a balança monobraço.

Existe graxa especifica que foi desenvolvida pela Klüber da Alemanha para ser usada na parte interna das coifas de borracha. O colega aqui Possenti e que é de Curitiba, vende esta graxa fracionada em potes de poucas gramas. É a graxa Staburags NBU 30 PTM, é a única que deve ser usada nas coifas. procure no mercado Livre, lá você compra a graxa com ele.
A graxa a ser usada nos estriados de acoplamento entre eixos e juntas cardã é a Optimoly TA.

Já foi amplamente divulgado aqui para que façam download do manual RSD da BMW, disponibilizado aqui para os associados.
Nele além de todos os procedimentos de desmontagem e montagem, há os torques de aperto, lubrificantes, óleos, graxas, trava roscas, etc.

Boa tarde, por favor poderia postar o contato do Possenti, .. pois não acho fracionada no Mercado Livre
Muito Obrigado