PDA

Ver Versão Completa : Raios da GS 1200



Reiner
18-02-2018, 19:17
Boa noite amigos, após ler sobre quebras de raios da GS, fui verificar os raios da minha. Fiz como se faz em bicicletas, bati com uma ferramenta metálica em cada raio, o som deve ser metálico agudo. E encontrei um único raio totalmente bambo. Vi que em cada porca do raio tem um pequeno parafuso Halen como trava. Reapertei e travei. Sendo assim, recomendo a verificação antes de qualquer viagem. Pois um raio solto provoca o enfraquecimento de todos. Sds

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Marcelo DC
18-02-2018, 20:15
Boa noite amigos, após ler sobre quebras de raios da GS, fui verificar os raios da minha. Fiz como se faz em bicicletas, bati com uma ferramenta metálica em cada raio, o som deve ser metálico agudo. E encontrei um único raio totalmente bambo. Vi que em cada porca do raio tem um pequeno parafuso Halen como trava. Reapertei e travei. Sendo assim, recomendo a verificação antes de qualquer viagem. Pois um raio solto provoca o enfraquecimento de todos. Sds

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Vlw Reiner, boa dica... [emoji4]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Finger
19-02-2018, 08:17
Boa noite amigos, após ler sobre quebras de raios da GS, fui verificar os raios da minha. Fiz como se faz em bicicletas, bati com uma ferramenta metálica em cada raio, o som deve ser metálico agudo. E encontrei um único raio totalmente bambo. Vi que em cada porca do raio tem um pequeno parafuso Halen como trava. Reapertei e travei. Sendo assim, recomendo a verificação antes de qualquer viagem. Pois um raio solto provoca o enfraquecimento de todos. Sds

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

É uma das coisas que eu sempre peço para olhar nas revisões, junto com as coifas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
19-02-2018, 10:00
É uma das coisas que eu sempre peço para olhar nas revisões, junto com as coifas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Obrigado Reiner,vou verificar os meus.

profCarlos
22-02-2018, 13:21
Excelente dica, descendo para garagem em 4 3 2 1...

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

marco polo
23-02-2018, 14:34
farei essa verificação!

Maringa
10-05-2018, 16:47
Rapaz, taí uma coisa que nunca fiz. Valeu pela dica. Tive um G650GS 2010, que acabei de vender para o upgrade, e nunca fiz esta verificação, digamos que tive sorte. Mas é bom não abusar.

Fabiano K
11-05-2018, 16:24
A minha, quando peguei, tinha dois raios frouxos na roda da frente.

Mcolnagosp
04-06-2018, 09:24
Acho que não é tão simples assim: apertar e pronto.

Tem que tomar cuidado, aplicar o torque correto, senão pode empenar a roda. Tudo bem que apenas um raio não causará isso, mas se forem varios raios pode dar problema. Tem toda uma sequencia pra fazer esse serviço.

Reiner
04-06-2018, 09:43
Se não houve acidente ou pancada. É simples; só chegar a porca e apertar um 1/4 de volta. E conferir sempre.

Marcos.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

sal silva
04-06-2018, 10:11
No caso de uma viagem,se notar um raio frouxo é bom tentar tirar essa folga mas nao dando muita pressão.Esse serviço tem que ser realizado por profissionais experientes,uma roda mal alinhada pode roper todos os raios.

Reiner
04-06-2018, 10:14
Isto. Mas é o que tenho escrito.


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Possenti
05-06-2018, 08:08
Reapertar os raios é apenas retirar a folga dele. Passar deste ponto aí sim pode comprometer o alinhamento, mas acreditem, as rodas das bmw são duras mesmos e não é qualquer volta no aperto que irá desalinhar.

MarcioT
06-06-2018, 20:14
É só "tocar piano"" batendo uma chave de fenda em cada um, e "regular de ouvido"!

Zudomon
22-09-2019, 13:38
Lendo, verifiquei que faltou um ponto importante, porque o raio está frouxo? Foi algum acidente, buraco etc, ou saiu da loja desta forma.... alguém já verificou, pois percebi isso ontem ao limpar as rodas vi 2 raios frouxos apos a revisão do 1000 km. Desta forma estou desconfiado se tudo foi mesmo revisado conforme manual e conforme o preço cobrado.....
Vou levar novamente na CC espero que nao me cobrem para corrigir. Alerto a todos que verifiquem suas motos, abraço.

Reiner
22-09-2019, 21:10
Hércules, a revisão de 1kkm é justamente pra isso, colocar o veículo pronto para o uso , após um período de adaptação das peças. No seu caso e também no meu à época foi uma revisão mal feita....ou mau ( com u mesmo) intencionada...tem que voltar e pedir para repassar o serviço...


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
22-09-2019, 22:00
A checagem dos raios faz parte das revisões - e, por óbvio, devem ser bem feita (caro sempre é !).
Todavia, nunca achei uma CC que trabalhe bem.
Penso que todos os serviços mal feitos pelas CC têm que ser objeto de publicação e reclamação (inclusive para o fabricante) - talvez assim consigamos "incentivar" as CC a nos oferecer algo melhor.
Dias atrás um amigo "perdeu" uma das pinças dianteiras da GS 1200, após uma troca de pneus na CC. Esqueceram de apertá-la no torque correto e com a trepidação os parafusos se soltaram. Por muita sorte não aconteceu algo pior.

Gnegraes
23-09-2019, 21:07
No caso de uma viagem,se notar um raio frouxo é bom tentar tirar essa folga mas nao dando muita pressão.Esse serviço tem que ser realizado por profissionais experientes,uma roda mal alinhada pode roper todos os raios.

Não seria o caso de usar Loctite nas roscas?

Iceman
24-09-2019, 08:35
Não seria o caso de usar Loctite nas roscas?

Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p

Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais. :D

A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.

Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.

Gnegraes
24-09-2019, 09:44
Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p

Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais. :D

A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.

Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.

Obrigado Thomas, você tem toda a razão.
Esquecí de mencionar Trava Rosca... quando penso em Loctite, na minha cabeça é a linha de travamento da Henkel.
Aproveitando o gancho, a linha deles é grande, sugeriria o Loctite 241 Threadlocker, de média resistência, para quebrar com ferramenta manual.
O bacana nas informações técnicas da Henkel é que há inclusive o torque necessário para romper o filme do adesivo. Bastante interessante na hora de decidir o quanto as uniões roscada precisam resistir antes de se soltarem...

A propósito: este trava rosca é azul, a embalagem é que é vermelha...:cool:

LOCTITE 241 THREADLOCKER
10274

Cor: Azul
Viscosidade(cP): 125
Folga Diametral max.(mm): 0,12
Resist. Quebra Residual(3/8" X 16 Aço/Aço): 11/10 Nm
Faixa de Temperatura: -54 a 150°C
Tempo de Cura Parcial/Total(Aço/Aço): 10min / 24h

Reiner
24-09-2019, 12:08
Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
24-09-2019, 13:52
Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Perfeito, ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.

sal silva
24-09-2019, 17:42
Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p

Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais. :D

A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.

Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.

Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.;)Surgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .:rolleyes:

P.ALMEIDA
24-09-2019, 17:52
Na última revisão no Beto motos aqui em Sp pedi para o mecânico olhar (eu achava que tinha uns 2 ou 3 soltos depois de 'tocar piano nos raios') e ele disse que estava tudo ok e se eu estivesse incomodado ainda recomendou levar numa troca de pneus / balanceamento para verificar corretamente, o que ainda não fiz.

Gnegraes
24-09-2019, 22:42
Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.;)Surgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .:rolleyes:

Sal,

Não precisa de trava rosca, veja o que o Reiner nos informou abaixo:


Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


E ainda verifiquei: ....ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.

Marcelo DC
10-10-2019, 22:11
Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Gnegraes
11-10-2019, 14:46
Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Talvez seja o unico parafuso Allen em toda a moto.... curioso....

Reiner
18-01-2021, 08:29
Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
18-01-2021, 08:57
Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Na realidade há a distribuição de fotos de um segundo caso, idêntico ao dos videos da moto de BH.

O que foi aventado por amigos aqui nos dois casos, foi a pinça do freio ter-se soltado e destruído os raios da roda.
Parafusos mal torqueados devem ter sido a causa da soltura da pinça.
Nos dois casos relatados, a pinça estava pendurada pela mangueira de fluido de freio.
A hipótese faz todo o sentido.

Reiner
18-01-2021, 12:05
Está parecendo que alguém deixou o caliper do freio traseiro sem aperto ...ele se soltou e estourou os raios .....
Pois ele está fora do lugar....suposição.


Guilherme, veja meu comentário no wattzapp hoje cedo.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
18-01-2021, 13:44
Está parecendo que alguém deixou o caliper do freio traseiro sem aperto ...ele se soltou e estourou os raios .....
Pois ele está fora do lugar....suposição.


Guilherme, veja meu comentário no wattzapp hoje cedo.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

WhatsApp???
Cáliper e pinça são sinônimos.

Reiner
18-01-2021, 14:27
Guilherme, recebi o vídeo pelo Wattzapp logo cedo e fiz o comentário que te passei....
Coincidentemente tive a mesma opinião de caliper solto....


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk