PDA

Ver Versão Completa : Viagem para o Nordeste ???



André M.
22-03-2018, 23:55
Olá pessoal,

pesquisando tópicos aqui no forum, percebi que não há tópicos sobre viagens para o Nordeste.(pelo menos tópicos recentes) Eu sei que a violência explodiu também nessa região, fora as péssimas condições das estradas e isso desistimula qualquer um.

Então pergunto :

Está tão complicado assim ao ponto de ninguém aqui do forum das regiões mais distantes (Sul e Sudeste por ex) planejar uma viagem para lá ?

Vocês preferem realmente ir para fora do Brasil para não se arriscar tanto por aqui ?

Optando pelo Nordeste, seria melhor desviar das capitais sempre que possível ?? (devido a violência )

Gostaria muito de um dia fazer uma viagem solo do RJ para o Pará, indo pelo Centro Oeste, e voltar para o RJ passando pelo litoral nordestino. Por enquanto é um sonho distante, mas as opinões dos colegas são sempre validas, para construirmos futuras viagens.

Seria interessante termos um tópico com dicas de turismo e roteiros da região Nordeste atualizado.


Abraços a todos

leandroper
23-03-2018, 05:24
André, essa questão também faz parte das minhas dúvidas, ótima iniciativa em abrir esse tópico. To acompanhando.

Perez

Rromagnani
23-03-2018, 07:20
Em 2014 eu fui de SP até Fortaleza... a rota foi... SP-Ipatinga-Vitoria da Conquista-Aracaju-Joao Pessoa-Fortaleza e volta voltei por Fortaleza-Paulo Afonso-Vitoria da Conquista-Montes Claros-SP.

Não fazia parte deste fórum e fui com uma Vstrom 650.

Não tive nenhum tipo de problema com violência ou algo parecido... o grande problema que tive foi o trânsito nas estradas e a imprudência generalizada, mas nada que fosse tão perturbador. É preciso muito mais cuidado principalmente na BR 101.

A região do Vale do Jequitinhonha é perturbadora... trata-se de uma região miserável que faz vc agradecer fervorosamente a Deus pela vida que tem... Senhoras na beira da estrada implorando por uma esmola é uma cena constante.

Em toda viagem parar para abastecer era um evento... sempre faziam uma rodinha na moto e queriam saber mais e mais... o povo nordestino é nota 10 no quesito simpatia!

Resumindo, foi muito legal! Se pretender ir, apenas acrescente mais cautela na pilotagem, de resto é só alegria!

No meu blog relatei dia a dia. Este é o post do primeiro dia... http://www.aventuraeliberdade.com.br/?p=18

Se precisar de alguma coisa é só falar!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Abreu
23-03-2018, 08:44
Já fui duas vezes ao nordeste. Ambas de HD. A primeira fiz Brasília-Barreiras (BA)-Floriano (PI)-Crateús (CE)-Natal-João Pessoa-Maragogi-Maceió-Penedo (AL)-Sauípe (BA)-Ilhéus-Sta Maria da Vitória-Brasília.
A segunda, em 2016, fiz Brasília-Barreiras-Chapada Diamantina-Guarajuba-Aracaju-Maceió-Garanhuns-Serra Talhada-Icó (CE)-Independência (CE), Picos (PI), Floriano, Barreiras e Brasília.
Em nenhuma tive problemas de violência ou de estradas. No litoral, prefiro SEMPRE QUE POSSÍVEL as rodovias litorâneas. Nem com polícia tive qualquer problema. Como sempre viajo sem planejamento rígido, os maiores problemas que tive foram com acomodação e alimentação, especialmente em cidades menores, do sertão. No mais, é tranquilíssimo.

sal silva
23-03-2018, 10:04
Ano passado estive na Chapada Diamantina e postei aqui no forum.Atrativos lindos,sempre vale a pena conhecer e voltar pois é muito grande.O caminho foi tranquilo,as estradas de Minas cheias de caminhões e mal conservadas já era esperado.Lá eu e minha esposa fomos em todos os lugares de GS,as estradas asfaltadas estão bem novas e as de chão com pedras grandes,mas nada que assuste um fera no Off Road como voce rs.Sempre procuro evitar cidades grandes,quer pelo transito caótico, violência e gente desequilibrada. Perco por nao conhecer os atrativos das cidades mas ....Violência no Nordeste está fogo,basta ver as cidades mais violentas do Brasil.Nao tive problemas,na Chapada fomos parados por policiais que nos falaram que alguns turistas tinham sido assaltados,coisas do Brasil.Tambem escapei do ataque de Uma Pintada Diamantina,mas o torque e 125 cvs da mi nha moto me salvaram rs
.:rolleyes:.Este ano farei a expedição denominada The encontro a Pintada,vamos eu e minha esposa rodar pela Traspantaneira e a Br319 na Amazonia a bordo de uma Antiga Sahara 1992.O Pais está muito violento,mas nao temos tempo a perder,ou arrisca ou fica no sofá.Bons ventos.

amsbetinho
23-03-2018, 11:00
Do lado de cá (moro em Salvador-BA) escuto histórias de violência e muitos casos de assalto a motos no sudeste e sul, de uma maneira que não vemos aqui no nordeste. Essa questão de violência é muito relativa... Sem dúvidas os maiores índices de violência estão concentrados aqui no nordeste e norte, contudo os números por si só não falam muita coisa. Por exemplo, nas cidades mais violentas daqui os casos de homicídios estão em sua maioria relacionados a crimes em função do tráfico de drogas e com a utilização de armas brancas, geralmente em comunidades periféricas. F800GS e R1200GS, que são motos proibitivas em algumas cidades do sudeste, por conta do alto índice de roubo (por consequência subindo seu valor de seguro), aqui têm seguros menores que alguns modelos de 250 cilindradas. Viajo por algumas regiões daqui da Bahia e não vejo problema quanto a violência nas estradas. As capitais também são bem tranquilas com relação ao trânsito e opções de passeios seguros. Só Salvador e Recife que têm mais movimento que as demais, mas não chega a ser um problema.
Uma boa dica é se munir de informações do trajeto e evitar estradas menos movimentadas à noite. Um mínimo de planejamento é uma questão de prudência.

RicBoris
23-03-2018, 12:28
Também do lado de cá... rs

Olá amigo, não posso falar com muita propriedade sobre como está a questão das estradas, já que minha ultima viagem foi há longínquos 5 anos, quando, em meados de 2013, fui pro Moto capital, em Brasília.

A rota de ida foi show de bola, saindo de minha pacata Ipu/CE, passando por Fortaleza e Natal, seguindo pela 101 até Sergipe, quando peguei a Estrada do Coco (Linha Verde), de Estância/SE a Camaçari/BA, estrada que indico pra qualquer um que venha ao Nordeste, sobretudo a Costa do Sauipe e Praia do Forte. Mas venha com tempo e grana pra desfrutar dos belíssimos hotéis e restaurantes maravilhosos, embora tenha pousadas e restaurantes bem em conta também.

Dando sequência à aventura, segui pelo litoral baiano (Porto Seguro, Itabuna, Ilhéus) até o sul do estado, cuja mata atlântica e fazendas de cacau (algumas são hoteis-fazenda) tornam a viagem agradabilíssima. Em Teixeira de Freitas segui pra Minas (Teófilo Otoni, Valadares...), mas aí já é outra história.

Vale a pena as praias do meu Ceará, "onde o coqueiro tem palma bem verde, balançando ao vento, pertinho do céu", Canoa Quebrada, Porto das Dunas, Jericoacoara, Fleixeiras e tantas outras. Querendo adentrar o interior, já a caminho pro Norte, venha conhecer a Serra da Ibiapaba, belíssima região de mata atlântica e clima maravilhoso, descendo até meu torrão, Ipu/CE, para conhecer a Bica do Ipu e desfrutar da hospitalidade deste locutor que vos fala.

Estaremos por aqui [emoji16][emoji106]

sal silva
23-03-2018, 13:32
Se for para defender o lugar onde moro fica suspeito.O Brasil todo está tomado pela violência, é claro que Sao Paulo e Rio de Janeiro sao recordistas em roubo de motos,mas isso tambem devido ao maior numero de habitantes.Hoje em dia nao tem lugar tranquilo no Brasil,todas as capitais e até cidadezinhas estão dominadas pelo trafico de drogas e os roubos,assaltos sao consequências disso.Nao gosto de rodar com a GS em Sao Paulo e evito,mas isso nao impede que seja assaltado na minha cidade a qualquer momento.Só estou relatando que as cidades do Norte e Nordeste tem sido classificadas como as mais violentas,so isso,quando vou para o Sul evito Porto Alegre tambem.
Vamos falar de viagens,se ligasse para isso nao iria a Chapada Diamantina e Porto de Galinhas,este ano vou a Manaus.Sorte, fé em Deus e vamo que vamo.

André M.
23-03-2018, 14:59
Bem interessante os relatos dos colegas, quem é do Nordeste tem uma visão aterrorizada do Sudeste e vice versa. Isso me lembrou aquele colega aqui do forum que mora na divisa do Brasil com a Venezuela, ao relatar que se sente mais seguro em ir de moto para Venezuela do que para o RJ ou SP.

Abreu
23-03-2018, 15:37
Bem interessante os relatos dos colegas, quem é do Nordeste tem uma visão aterrorizada do Sudeste e vice versa. Isso me lembrou aquele colega aqui do forum que mora na divisa do Brasil com a Venezuela, ao relatar que se sente mais seguro em ir de moto para Venezuela do que para o RJ ou SP.

Eu moro em Brasilia, já morei em Limeira, estava lá nos acontecimentos e ataques do PCC, fui assaltado só em São Paulo e confesso: tomei pavor de passar por São Paulo e Rio. Mas passo, mesmo sem entrar. De preferência em grupo e com algum nativo...

Rromagnani
23-03-2018, 17:58
Eu já escrevi aqui algumas vezes que sou um tanto “desligado” com a questão da violência... tenho seguro da moto e rezo para meu anjo da guarda!

Rodo em SP diariamente e graças ao bom Deus, sem nenhum problema quer referente à violência, quer referente ao trânsito!

Não gosto dessa visão aterrorizada de lugar nenhum... rodei pelo Nordeste (incluindo estradas secundárias e cidades pequenas) e o que vi foram pessoas ótimas, amáveis e muito prestativas... lugares muito pobres, mas com pessoas de coração enorme! No Nordeste uma coisa me chamou a atenção... nos postos, o café simples não é cobrado! Uma surpresa para quem vive em SP e por vezes paga mais de 5 Reais por um café!

Rodei pelo Sul e fui sempre muito bem acolhido... resumindo... vamos esquecer um pouco o problema da violência e curtir esse maravilhoso Brasil, com suas lindas paisagens e pessoas maravilhosas!

Vamos l morar da lei da atração... pensamentos positivos atraem coisas positivas, enquanto os negativos...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

RicBoris
23-03-2018, 18:13
Eu já escrevi aqui algumas vezes que sou um tanto “desligado” com a questão da violência... tenho seguro da moto e rezo para meu anjo da guarda!

Rodo em SP diariamente e graças ao bom Deus, sem nenhum problema quer referente à violência, quer referente ao trânsito!

Não gosto dessa visão aterrorizada de lugar nenhum... rodei pelo Nordeste (incluindo estradas secundárias e cidades pequenas) e o que vi foram pessoas ótimas, amáveis e muito prestativas... lugares muito pobres, mas com pessoas de coração enorme! No Nordeste uma coisa me chamou a atenção... nos postos, o café simples não é cobrado! Uma surpresa para quem vive em SP e por vezes paga mais de 5 Reais por um café!

Rodei pelo Sul e fui sempre muito bem acolhido... resumindo... vamos esquecer um pouco o problema da violência e curtir esse maravilhoso Brasil, com suas lindas paisagens e pessoas maravilhosas!

Vamos l morar da lei da atração... pensamentos positivos atraem coisas positivas, enquanto os negativos...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk ProResumiu bem... vamos aproveitar nosso grande e belo Brasil, pensando positivo e "agarrado" ao nosso mentor espiritual.

sal silva
24-03-2018, 11:09
Bem interessante os relatos dos colegas, quem é do Nordeste tem uma visão aterrorizada do Sudeste e vice versa. Isso me lembrou aquele colega aqui do forum que mora na divisa do Brasil com a Venezuela, ao relatar que se sente mais seguro em ir de moto para Venezuela do que para o RJ ou SP.

So faltou o Andre falar que o Rio de Janeiro é o lugar mais sussa do mundo.:pkkkkkkkkk.Brincadeira colega.Haja pensamento positivo e fé em Deus,mas se a gente se acovardar eles vencem.Lembrando que todo o Brasil está complicado,mas vai melhorar:rolleyes::cool:

jmferreira
25-03-2018, 19:26
E não esqueça, deixe de assistir o "Datena"!

André M.
25-03-2018, 21:58
E não esqueça, deixe de assistir o "Datena"!

Muito bem lembrado KKKKK

sal silva
26-03-2018, 07:03
E não esqueça, deixe de assistir o "Datena"!

Que?Haaaaaaaa,me ajuda ai.PÔ kkkkk

Verdade colegas,a violência pode até ser uma Paranóia,mas o Brasil está entre os Países mais violentos do mundo,e isso a gente nao pode ignorar.Uma eleição foram os Marajás,outro a Inflação,outro a fome,outra estava tudo bom e o próximo vai ser a violência.Vai vendo rs

Ps.Mas vamos viajar sim para o Norte e Nordeste do Brasil,lugares lindíssimos,otima culinária e um povo acolhedor.Esse ano estarei por lá.:cool:

Henri
27-03-2018, 13:13
Este tópico está me dando água na boca pois, a despeito de ter cruzado o Brasil e seis outros países sul-americanos de moto, não fiz ainda o litoral nordestino.

Tai uma boa pedida: iniciar em Itacaré -BA, e subir até os Lençóis Maranhenses, voltando pelo interior do Piauí, passando pelo PN Sete Cidades e S Capivara.

Há muitas pousadas agradáveis no caminho, fora a comida típica. Agora vocês entendem o que eu quis dizer...
Abs,

Eduryke
07-06-2018, 18:11
Já fui duas vezes ao nordeste. Ambas de HD. A primeira fiz Brasília-Barreiras (BA)-Floriano (PI)-Crateús (CE)-Natal-João Pessoa-Maragogi-Maceió-Penedo (AL)-Sauípe (BA)-Ilhéus-Sta Maria da Vitória-Brasília.
A segunda, em 2016, fiz Brasília-Barreiras-Chapada Diamantina-Guarajuba-Aracaju-Maceió-Garanhuns-Serra Talhada-Icó (CE)-Independência (CE), Picos (PI), Floriano, Barreiras e Brasília.
Em nenhuma tive problemas de violência ou de estradas. No litoral, prefiro SEMPRE QUE POSSÍVEL as rodovias litorâneas. Nem com polícia tive qualquer problema. Como sempre viajo sem planejamento rígido, os maiores problemas que tive foram com acomodação e alimentação, especialmente em cidades menores, do sertão. No mais, é tranquilíssimo.

Abreu, quando tu fizesse o trajeto Maceió (AL) à Sauípe (BA) fosse pelo litoral? ou chegasse a andar na BR-101? Moro em Recife e estou querendo ir até a Costa do Sauípe (BA) com minha esposa, só que estou querendo ir pelo litoral pra ir curtindo as paisagens e praias.

amsbetinho
08-06-2018, 15:56
Abreu, quando tu fizesse o trajeto Maceió (AL) à Sauípe (BA) fosse pelo litoral? ou chegasse a andar na BR-101? Moro em Recife e estou querendo ir até a Costa do Sauípe (BA) com minha esposa, só que estou querendo ir pelo litoral pra ir curtindo as paisagens e praias.

Não sei como são as estradas pelo litoral de Recife a Aracaju, mas de Aracaju a Salvador, sem dúvidas, o melhor é ir pelo litoral (Linha Verde e Estrada do Coco).

Eduryke
08-06-2018, 16:58
Não sei como são as estradas pelo litoral de Recife a Aracaju, mas de Aracaju a Salvador, sem dúvidas, o melhor é ir pelo litoral (Linha Verde e Estrada do Coco).

Valeu Alberto! :cool:

JP DF
21-08-2019, 11:13
Reativando esse tópico, estou agora em outubro, estreando minha GS 12Adventure HP, "a Mamute", na estrada e irei com a esposa daqui de Brasília até Maragogi. Serão 10 dias e, em princípio, será esse roteiro abaixo. Se tiverem dicas, só postar aqui.
https://goo.gl/maps/6x3CJxAF18uS8VdJA

P.ALMEIDA
21-08-2019, 16:32
Interessado no assunto e vou acompanhar o tópico. Principalmente condições da estrada.
Em janeiro 2020 pretendo fazer algo parecido e já estou no rascunho, uns 6k.
Pensei em subir solo e rápido por dentro fazendo SP, DF, Picos, Fortaleza, encontrar a mulher em Fortaleza para descer devagar e curtindo pelo litoral até BA e entrar para MG chegando em SP.

André M.
21-08-2019, 20:46
Reativar esse tópico é sempre valido..

Apareceu uma dúvida

Praias como Jericoacoara da para ir de 1200 gs ou é muita areia para uma moto tão pesada ? (Considerando o uso de pneus 50/50 e pouca bagagem)

Eu fico com receito de ir até lá e não poder explorar algumas praias..

P.ALMEIDA
21-08-2019, 22:08
Reativar esse tópico é sempre valido..

Apareceu uma dúvida

Praias como Jericoacoara da para ir de 1200 gs ou é muita areia para uma moto tão pesada ? (Considerando o uso de pneus 50/50 e pouca bagagem)

Eu fico com receito de ir até lá e não poder explorar algumas praias..Estive em jeri de férias mas com 4x4 . Os locais usam motos pequenas na areia até com garupa mas acho que uma GS não vai sair do lugar mesmo com pneus off pelo peso.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

André M.
22-08-2019, 10:41
Estive em jeri de férias mas com 4x4 . Os locais usam motos pequenas na areia até com garupa mas acho que uma GS não vai sair do lugar mesmo com pneus off pelo peso.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Já estava desconfiado disso, acho que para uma viagem dessa, uma moto monocilíndrica com aro 21 acaba sendo uma melhor escolha. Infelizmente as 600cc com essas características não são mais produzidas.

jrsalomao
22-08-2019, 17:48
Reativar esse tópico é sempre valido..

Apareceu uma dúvida

Praias como Jericoacoara da para ir de 1200 gs ou é muita areia para uma moto tão pesada ? (Considerando o uso de pneus 50/50 e pouca bagagem)

Eu fico com receito de ir até lá e não poder explorar algumas praias..André, ano passado fui a Jericoacoara de Triumph Tiger 1200. Acho q seria o mesmo desafio o acesso por BMW 1200. Optei por deixar a moto no Estacionamento Central, na
Av. Manoel Marques Albuquerque, 87 - Centro, Jijoca de Jericoacoara - CE, 62598-000
(88) 99700-8100
https://maps.app.goo.gl/HjtoW93oJs6YhXkf9). Fechado e coberto, deixei tranquilo minha moto. Ao lado do estacionamento tem um posto BR e as 4x4 para te levar até Jeri.

André M.
22-08-2019, 19:04
José Rodrigues

vou deixar arquivado no meu PC essas informações que você colocou.. Provavelmente farei uma viagem solo para Lima Peru, antes de fazer o nordeste.

sei que Jericoacoara tem alternativas para chegar, o problema são outras praias mais isoladas no Nordeste. Não conheço quais são mais complicadas para visitar, porém deixar de visitar estando perto, é frustrante.

Obrigado pelas dicas !!

André M.
23-08-2019, 18:47
André, ano passado fui a Jericoacoara de Triumph Tiger 1200. Acho q seria o mesmo desafio o acesso por BMW 1200. Optei por deixar a moto no Estacionamento Central, na
Av. Manoel Marques Albuquerque, 87 - Centro, Jijoca de Jericoacoara - CE, 62598-000
(88) 99700-8100
https://maps.app.goo.gl/HjtoW93oJs6YhXkf9). Fechado e coberto, deixei tranquilo minha moto. Ao lado do estacionamento tem um posto BR e as 4x4 para te levar até Jeri.

José, mais uma dúvida.. Você foi em qual época do ano ? Usou conjunto de cordura ? Pergunto isso devido ao calor da região..

Abraços

P.ALMEIDA
06-09-2019, 09:43
A pergunta não foi pra mim....mas penso que cordura e nosso Nordeste não combina em nenhuma época.

Eu fui para o Peru via Acre num janeiro e usei uma jaqueta daquelas ventiladas da Riffel, quando chovia colocava a capa e quando passei para maiores altitudes no Peru usei o forro da jaqueta, foi suficiente.

Gnegraes
06-09-2019, 11:01
A pergunta não foi pra mim....mas penso que cordura e nosso Nordeste não combina em nenhuma época.

Eu fui para o Peru via Acre num janeiro e usei uma jaqueta daquelas ventiladas da Riffel, quando chovia colocava a capa e quando passei para maiores altitudes no Peru usei o forro da jaqueta, foi suficiente.

Eu penso que o material da jaqueta é extremamente importante no caso de queda, o Cordura é perfeito para resistir à abrasão do asfalto.
Se não houver preocupação com a abrasão e esfolar a pele até ficar em carne viva, qualquer coisa serve....
Muitas jaquetas confeccionadas de Cordura tem aberturas frontais e traseira para ventilar, nas axilas, etc.

Abreu
09-12-2019, 12:49
Olá pessoal,

pesquisando tópicos aqui no forum, percebi que não há tópicos sobre viagens para o Nordeste.(pelo menos tópicos recentes) Eu sei que a violência explodiu também nessa região, fora as péssimas condições das estradas e isso desistimula qualquer um.

Então pergunto :

Está tão complicado assim ao ponto de ninguém aqui do forum das regiões mais distantes (Sul e Sudeste por ex) planejar uma viagem para lá ?

Vocês preferem realmente ir para fora do Brasil para não se arriscar tanto por aqui ?

Optando pelo Nordeste, seria melhor desviar das capitais sempre que possível ?? (devido a violência )

Gostaria muito de um dia fazer uma viagem solo do RJ para o Pará, indo pelo Centro Oeste, e voltar para o RJ passando pelo litoral nordestino. Por enquanto é um sonho distante, mas as opinões dos colegas são sempre validas, para construirmos futuras viagens.

Seria interessante termos um tópico com dicas de turismo e roteiros da região Nordeste atualizado.


Abraços a todos

André, já fiz umas quatro viagens para o Nordeste. A última em julho de 2018. Nunca tive qualquer problema com violência e as estradas sempre foram de qualidade igual ou melhor que as do centro-oeste ou sudeste, excluindo as pedagiadas de São Paulo, é claro. Já viajei de couro e de cordura. A última com um casaco dry BMW. Não ferveu, ventilou bem e protegeu quando necessário.

Abraços!