PDA

Ver Versão Completa : Porca do eixo traseiro



Sicário13
11-04-2018, 16:35
Galera,

Vocês usam uma chave L ou combinada para folgar a porca do eixo traseiro?

Pergunto, porque a combinada que tenho (ou talvez todas) não entra totalmente até a base da porca.

Acho que fica uns 3 ou 4mm para poder encaixar toda e há o risco de espanar a porca, se a chave não ficar rente a balança.

Talvez possa existir uma chave mais fina nas bordas e que encaixe completamente.

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Iceman
11-04-2018, 17:32
O ideal é usar duas chaves "cachimbo", com ou sem catraca.

Sicário13
11-04-2018, 17:39
Tipo assim "soquete"? Seria melhor Estriado ou Sextavado? https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180411/0bf9b2f7ef7d1a51b27e4969aa1bb6ad.jpg

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

rodpcastro
11-04-2018, 17:44
Galera,

Vocês usam uma chave L ou combinada para folgar a porca do eixo traseiro?

Pergunto, porque a combinada que tenho (ou talvez todas) não entra totalmente até a base da porca.

Acho que fica uns 3 ou 4mm para poder encaixar toda e há o risco de espanar a porca, se a chave não ficar rente a balança.

Talvez possa existir uma chave mais fina nas bordas e que encaixe completamente.

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Uso um soquete 24mm e mão de força de 1/2 sem catraca.

Sicário13
11-04-2018, 17:49
Uso um soquete 24mm e mão de força de 1/2 sem catraca.

Isso que me veio a cabeça...

vou providenciar.

grato

Fabbri
11-04-2018, 17:57
Sicário, se for comprar o soquete, sugiro o sextavado. Ele apoia melhor a face da porca.

Sicário13
11-04-2018, 17:59
Sicário, se for comprar o soquete, sugiro o sextavado. Ele apoia melhor a face da porca.Ok. Obrigado

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

rodpcastro
11-04-2018, 18:13
Soquetes estriados dão maior flexibilidade e controle no uso, eu sempre prefiro eles aos sextavados.

Sicário13
11-04-2018, 19:48
Soquetes estriados dão maior flexibilidade e controle no uso, eu sempre prefiro eles aos sextavados.Ok. Também prefiro.

Quanto a marca, os mais em conta que achei foram:
Stanley (10,00)
Tramontina (12.99)
Gedore (17,99)

Será que esse da Stanley aguenta?

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

rodpcastro
11-04-2018, 20:01
Meu é Tramontina.

sal silva
11-04-2018, 20:30
Chave catraca nao é para isso.Quando tinha a 800 usava o jogo de ferramentas da minha Sahara,mas hoje tem que ter torquimetro etc, é a maior maricagem rs

Sicário13
11-04-2018, 20:31
Meu é Tramontina.Eu possuo diversas ferramentas aqui de diversas marcas e às vezes ficamos receosos se uma ferra de determinado fabricante aguenta ou encaixa perfeitamente.

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Sicário13
11-04-2018, 20:31
Chave catraca nao é para isso.Quando tinha a 800 usava o jogo de ferramentas da minha Sahara,mas hoje tem que ter torquimetro etc, é a maior maricagem rsCom certeza.

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

rodpcastro
11-04-2018, 20:32
Chave catraca nao é para isso.Quando tinha a 800 usava o jogo de ferramentas da minha Sahara,mas hoje tem que ter torquimetro etc, é a maior maricagem rsRapaz, eu tenho um torquimetro eletrônico. Nunca uso. Aí dia desses inventei de usar, a pilha tinha acabado.

Sicário13
11-04-2018, 20:45
Lembrei de uma coisa: estriado, se as bordas de uma porção estiverem gastas, o estriado talvez não tire. Já o sextavado tira

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

sal silva
11-04-2018, 22:55
Rapaz, eu tenho um torquimetro eletrônico. Nunca uso. Aí dia desses inventei de usar, a pilha tinha acabado.

KKK,comprei um de estalo só por causa da BMW,mas ainda nao usei.

sal silva
11-04-2018, 22:59
Lembrei de uma coisa: estriado, se as bordas de uma porção estiverem gastas, o estriado talvez não tire. Já o sextavado tira

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk
Porca miséria,Dio cane:mad:;)

Eu tenho um jogo ching ling com soquetes estriados,funcionam bem a mais de 20 anos,nunca tive problema, é muito difícil.Vai tranquilo com qualquer um.

Sicário13
11-04-2018, 23:22
KKK,comprei um de estalo só por causa da BMW,mas ainda nao usei.Tenho 2 aqui, um pra bike de 3 - 15Nm e um 28 - 210Nm

Você já mandou calibrar alguma vez o seu torquímetro?

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Sicário13
11-04-2018, 23:25
Porca miséria,Dio cane:mad:;)

Eu tenho um jogo ching ling com soquetes estriados,funcionam bem a mais de 20 anos,nunca tive problema, é muito difícil.Vai tranquilo com qualquer um.Acabei de comprar um soquete estriado de 24mm, pois o jogo de soquetes que tenho aqui não tem nessa medida.
A barra de força T 1/2 eu já tinha e nem lembrava kkkkkkk.

Só me falta o manual de serviço da BMW pra saber os toques específicos.

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

rodpcastro
12-04-2018, 02:49
O manual de serviços tinha link para download aqui no fórum mesmo, só não lembro o tópico.

rodpcastro
12-04-2018, 03:15
Lembrei de uma coisa: estriado, se as bordas de uma porção estiverem gastas, o estriado talvez não tire. Já o sextavado tira

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando TapatalkAs bordas internas de um soquete desses só vão gastar se você cometer a bobagem de forçar um soquete maior que a porca. Tipo usar o 24mm para tirar porcas 23 ou 22. De outra forma, não tem como haver esse desgaste.

O meu conjuntinho Tramontina já perdi a conta do tempo que tem de uso, e tá como novo. Mas eu sou chatinho com ferramenta, gosto de usar a certa para cada tarefa.

Sicário13
12-04-2018, 08:01
As bordas internas de um soquete desses só vão gastar se você cometer a bobagem de forçar um soquete maior que a porca. Tipo usar o 24mm para tirar porcas 23 ou 22. De outra forma, não tem como haver esse desgaste.

O meu conjuntinho Tramontina já perdi a conta do tempo que tem de uso, e tá como novo. Mas eu sou chatinho com ferramenta, gosto de usar a certa para cada tarefa.Sim, mas você não entendeu. Saiu a palavra "porção" na minha resposta anterior.
Se as bordas da porca já estiverem muito gastas e arredondadas, o soquete estriado que justamente se encaixam nessas bordas, não conseguirá rodar a mesma.
Já com o sextavado não. Ele se encaixa nas laterais da porca.
Eu já passei por isso

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Sicário13
12-04-2018, 08:03
O manual de serviços tinha link para download aqui no fórum mesmo, só não lembro o tópico.Vou procurar novamente pois eu não achei...
Você não tem em pdf não?

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

sal silva
12-04-2018, 08:10
Tenho 2 aqui, um pra bike de 3 - 15Nm e um 28 - 210Nm

Você já mandou calibrar alguma vez o seu torquímetro?

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

O meu é novo,chegou fazem 2 semanas.VC deve mandar calibrar de 6 em 6 meses,isso para quem faz uso profissional, imagino que nao seja seu caso.Ou se ele cair no chão.

Sicário13
12-04-2018, 08:29
O meu é novo,chegou fazem 2 semanas.VC deve mandar calibrar de 6 em 6 meses,isso para quem faz uso profissional, imagino que nao seja seu caso.Ou se ele cair no chão.Eu uso só em casa mesmo.

Todo ano eu envio para calibrar, principalmente o de baixo torque, pois utilizo nas peças de carbono da bike.

Geralmente os instrumentos de medição vem com os ajustes de fábrica, mas na realidade, não sabemos se realmente ao chegarem em nossas mãos, ainda vão estar marcando certo os valores. Por isso que a calibração é importante.

Sou meio sistemático pra algumas coisas rsrs

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

rodpcastro
12-04-2018, 08:52
Sim, mas você não entendeu. Saiu a palavra "porção" na minha resposta anterior.
Se as bordas da porca já estiverem muito gastas e arredondadas, o soquete estriado que justamente se encaixam nessas bordas, não conseguirá rodar a mesma.
Já com o sextavado não. Ele se encaixa nas laterais da porca.
Eu já passei por isso

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando TapatalkEntendo. Bom, para a porca estar desgastada assim precisa ter passado pelo mesmo erro - ser colocada/retirada com ferramenta inadequada.

De todo modo, se eu encontrasse uma porca ou parafuso desgastado assim nas minhas motos substituiria imediatamente.

rodpcastro
12-04-2018, 08:53
Vou procurar novamente pois eu não achei...
Você não tem em pdf não?

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando TapatalkÉ um DVD, não uma série de PDFs.

Eu inclusive prefiro usar o Manual Haynes online. Assinatura de 35 dólares/ano. Cada tarefa é acompanhada de fotos coloridas bem detalhadas. Veja em www.haynes.com

Sicário13
12-04-2018, 08:59
Entendo. Bom, para a porca estar desgastada assim precisa ter passado pelo mesmo erro - ser colocada/retirada com ferramenta inadequada.

De todo modo, se eu encontrasse uma porca ou parafuso desgastado assim nas minhas motos substituiria imediatamente.Com certeza. Também substituo
O que aconteceu foi que uma chave combinada estriada entrou de mal jeito e danificou a porca.

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Sicário13
12-04-2018, 09:01
É um DVD, não uma série de PDFs.

Eu inclusive prefiro usar o Manual Haynes online. Assinatura de 35 dólares/ano. Cada tarefa é acompanhada de fotos coloridas bem detalhadas. Veja em www.haynes.comObrigado. Eu achei lá o tópico mas é para a 2014. Será que serve para 2013?

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

Iceman
12-04-2018, 23:56
Cara, ai é questão de go$$$to. eu prefiro não economizar em ferramentas. Ferramenta não é uma coisa que se compre todo dia.
Uma boa ferramenta dura décadas e ao meu ver, econimizar nisso é uma bobagem.
Ferramentas de má qualidade podem acabar danificando um produto de custo infinitamente suporior ao da própria ferramenta.
Das marcas que você citou, a GERDORE é a única que tradicionalmente sempre fabricou ferramentas.
Stanley é muito boa em trenas e equipamentos de medição em geral, não sei quanto a ferramentas.
Tramontina nasceu fazendo panelas e talheres. também não sei quanto a ferramentas, pq nunca me atrevi a comprar.
Pessoalmente eu prefiro as importadas (USA ou Germany) ou BELZER, no caso de nacionais.
De qualquer modo, de preferência às de cromo-vanadium, pois são muito mais resistentes.

sal silva
13-04-2018, 07:52
Cara, ai é questão de go$$$to. eu prefiro não economizar em ferramentas. Ferramenta não é uma coisa que se compre todo dia.
Uma boa ferramenta dura décadas e ao meu ver, econimizar nisso é uma bobagem.
Ferramentas de má qualidade podem acabar danificando um produto de custo infinitamente suporior ao da própria ferramenta.
Das marcas que você citou, a GERDORE é a única que tradicionalmente sempre fabricou ferramentas.
Stanley é muito boa em trenas e equipamentos de medição em geral, não sei quanto a ferramentas.
Tramontina nasceu fazendo panelas e talheres. também não sei quanto a ferramentas, pq nunca me atrevi a comprar.
Pessoalmente eu prefiro as importadas (USA ou Germany) ou BELZER, no caso de nacionais.
De qualquer modo, de preferência às de cromo-vanadium, pois são muito mais resistentes.

Meu jogo ching Ling funciona muito bem por 26 anos:mad:,só a chave catraca que quebrou pouco tempo atras:p,a única diferença é que comprei ele em Barcelona:p,lá fora os Ching sao de muito melhor qualidade:cool.Ferramentas de qualidade sao caras,acho que vale o investimento quando se usa profissionalmente.Ultimamente investi 250 reais em ferramentas para GS,acho que para meu uso está bom.

Sicário13
13-04-2018, 08:08
Aqui no Brasil as pessoas acham que carro é só VW e moto é Honda.
É como as ferramentas. Não há de negar que Gedore, Mitutoyo sempre ficaram no topo em qualidade de ferramentas, mas há muitos anos que outros fabricantes estão melhorando a qualidade dos seus produtos, justamente para não ficarem pra trás.
Eu tenho ferramentas aqui que nem nome tem e eram do meu pai. Até hoje tão tomando força e porrada e estão firmes.
Também é questão de saber usar e ter senso ... Tem gente que compra uma chave Gedore e espana uma porca ou parafuso rsrs

Enviado do meu Galaxy Note 4 usando Tapatalk

pedaleiro
15-04-2018, 23:06
Stanley não faz só serras e trenas. Além de instrumentos de medição fabrica excelentes chaves.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Sicário13
16-04-2018, 16:54
Hoje fui dar uma regulada na corrente pois estava achando um pouco folgada e na hora que coloco o soquete na porca com o cabo de força, nem precisei fazer esforço e a porca folgou.
A porco do mecânico que fez a revisão com o ex dono nem apertou direito.
É por isso que hoje em dia a gente não pode depender de ninguém.
Tenho meu mecânico que é um excelente profissional. Trabalha só ele na oficina pois ele não quer colocar o nome dele em jogo, por causa de funcionário saco de merda e por isso muitas oficinas perdem clientes por causa de erros assim
Aí eu pergunto: o cara que apertou a porca ele achava que estava apertando a tampa de uma Coca-Cola?

sal silva
16-04-2018, 21:38
Hoje fui dar uma regulada na corrente pois estava achando um pouco folgada e na hora que coloco o soquete na porca com o cabo de força, nem precisei fazer esforço e a porca folgou.
A porco do mecânico que fez a revisão com o ex dono nem apertou direito.
É por isso que hoje em dia a gente não pode depender de ninguém.
Tenho meu mecânico que é um excelente profissional. Trabalha só ele na oficina pois ele não quer colocar o nome dele em jogo, por causa de funcionário saco de merda e por isso muitas oficinas perdem clientes por causa de erros assim
Aí eu pergunto: o cara que apertou a porca ele achava que estava apertando a tampa de uma Coca-Cola?

Funcionários fieis e dedicados se contam nos dedos.Já sai da CC com o nível de oleo baixo,se nao olho poderia simplesmente perder o motor.

Sicário13
16-04-2018, 21:59
Funcionários fieis e dedicados se contam nos dedos.Já sai da CC com o nível de oleo baixo,se nao olho poderia simplesmente perder o motor.Pois é parceiro....