PDA

Ver Versão Completa : Anel de vedação do bujão de cárter da F800GS.



Aprubem
16-04-2018, 09:19
Alguém teve que trocar esse anel fora da CC? Qual alternativa?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rudy
16-04-2018, 09:35
Alex , bom dia . Pelo que pesquisei vai ter que mandar fazer . Quando procurei , nada similar achei . A medida diamentro interno = ok mas o externo Não.

sascencio
16-04-2018, 11:59
Já ví opções no ML.

Mas sempre troquei nas revisões nas CC's...

rodpcastro
16-04-2018, 12:28
Procurei alternativas até cansar, mas como o colega falou, os diâmetros não batem. É fora de padrão.

O duro é que uma arruela de cobre similar (com diâmetro um pouco maior) custa centavos, enquanto a concessionária me cobrou 11 reais.

Um amigão que tem uma empresa de refrigeração industrial comentou comigo que não precisa trocar toda hora, só se estiver danificada. Ele usa muito esse tipo de arruela nas máquinas que projeta e instala.

sal silva
16-04-2018, 14:05
Pois é, muito tempo atras quando paguei 15 reais em uma fiz a mesma pergunta.Ninguem respondeu,mas pelo que vejo a BM caprichou nas medidas rs.Eu sempre reutilizo ,sempre de olho nos vazamentos.

rodpcastro
16-04-2018, 14:30
Pois é, muito tempo atras quando paguei 15 reais em uma fiz a mesma pergunta.Ninguem respondeu,mas pelo que vejo a BM caprichou nas medidas rs.Eu sempre reutilizo ,sempre de olho nos vazamentos.Eu também. Troquei uma vez só quando ainda não sabia disso.

Aprubem
16-04-2018, 20:43
Alguém teve que trocar esse anel fora da CC? Qual alternativa?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Entao, consegui achar na CC, 28 reais cada. Como moro a 80KM da CC, um amigo comprará pra mim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
16-04-2018, 22:04
Entao, consegui achar na CC, 28 reais cada. Como moro a 80KM da CC, um amigo comprará pra mim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Esse mundo BMW é meio carinho,a arruela de vedação da Minha Sahara é a mesma a 25 anos.Fazer oque?

Sicário13
17-04-2018, 08:52
Eu fiquei preocupado quando fui trocar o óleo da moto nesse fds, ou seja, se precisasse trocar.

Geralmente eu sempre troco o anel de vedação das minhas motos, na troca de óleo.

Por incrível que pareça, o mesmo lixo de mecânico que deixou a porca do eixo folgada, descontou no aperto do bujão de óleo. Tive que pegar um pedaço de cano de ferro, para dar mais apoio a chave allen e assim soltar o bujão.

Pensei logo que o anel estivesse todo desgraçado. Mas olhei e ainda tava bom.

Minha pergunta é: não existe de outra moto que sirva nela?

sal silva
17-04-2018, 09:20
Eu fiquei preocupado quando fui trocar o óleo da moto nesse fds, ou seja, se precisasse trocar.

Geralmente eu sempre troco o anel de vedação das minhas motos, na troca de óleo.

Por incrível que pareça, o mesmo lixo de mecânico que deixou a porca do eixo folgada, descontou no aperto do bujão de óleo. Tive que pegar um pedaço de cano de ferro, para dar mais apoio a chave allen e assim soltar o bujão.

Pensei logo que o anel estivesse todo desgraçado. Mas olhei e ainda tava bom.

Minha pergunta é: não existe de outra moto que sirva nela?

Acho que eles apertam com maquina,como a cara deles.

Sicário13
17-04-2018, 09:24
Acho que eles apertam com maquina,como a cara deles.Rsrsrs. Verdade

Aprubem
17-04-2018, 13:45
Eu fiquei preocupado quando fui trocar o óleo da moto nesse fds, ou seja, se precisasse trocar.

Geralmente eu sempre troco o anel de vedação das minhas motos, na troca de óleo.

Por incrível que pareça, o mesmo lixo de mecânico que deixou a porca do eixo folgada, descontou no aperto do bujão de óleo. Tive que pegar um pedaço de cano de ferro, para dar mais apoio a chave allen e assim soltar o bujão.

Pensei logo que o anel estivesse todo desgraçado. Mas olhei e ainda tava bom.

Minha pergunta é: não existe de outra moto que sirva nela?

Pesquisei. Nem de moto e nem de carro. O bujão da BMW é bem maior do que os demais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Marcelo DC
17-04-2018, 15:46
É semelhante a carros diesel e pequenos caminhoes. A minha é em torno de 19-20mm. O diametro externo nao e muito importante. A original é mais fina mas tenho usado algumas um pouco mais grossas sem nenhum problema. Geralmente pego de graça mesmo.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Aprubem
17-04-2018, 16:30
É semelhante a carros diesel e pequenos caminhoes. A minha é em torno de 19-20mm. O diametro externo nao e muito importante. A original é mais fina mas tenho usado algumas um pouco mais grossas sem nenhum problema. Geralmente pego de graça mesmo.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Excelente notícia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sicário13
17-04-2018, 17:33
Tenho um amigo que é torneiro dos bons. Por uma cerveja ele faz uma pra mim.
Agora só na próxima troca

rodpcastro
17-04-2018, 18:16
Essas são as medidas dela:

Diâmetro interno 24 mm
Diâmetro externo 30 mm
Espessura 1,5 mm

Material: cobre

Provavelmente arruela de alumínio também serve. O importante é que seja um metal razoavelmente macio.

Aprubem
17-04-2018, 18:28
Essas são as medidas dela:

Diâmetro interno 24 mm
Diâmetro externo 30 mm
Espessura 1,5 mm

Material: cobre

Provavelmente arruela de alumínio também serve. O importante é que seja um metal razoavelmente macio.

Exatamente


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sicário13
17-04-2018, 18:30
Bom saber

MiguelReis
22-05-2023, 17:51
Essas são as medidas dela:

Diâmetro interno 24 mm
Diâmetro externo 30 mm
Espessura 1,5 mm

Material: cobre

Provavelmente arruela de alumínio também serve. O importante é que seja um metal razoavelmente macio.

Ótimo! Anotado!

A propósito: conhecem alguma opção para o bujão? Li que é M24 x 2mm de passo, mas não achei um que me parecesse de boa qualidade.

Por sinal... acho que o fato de eu reaproveitar a arroela de cobre foi que lascou com meu bujão. Pra dar vedação, dei mais um apertinho... o anel de cobre já devia estar devidamente "compactado", e não estava dando a mesma vedação... e no arroxo, a flange do bujão quebrou. Como um bujão é muito mais caro que uma arroela de R$15,00... e que eventualmente pode ser conseguida até bem mais em conta... olha... recomendo trocar.

rodpcastro
22-05-2023, 17:54
Uma arruela dessas custa bem menos de 15 pila fora da rede BMW. Encontra-se fácil no Aliexpress por merreca ou, mais próximo, nas concessionárias Toyota:

Anel de vedação - 9043024003
(Diferencial dianteiro da Hilux)

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Benicio
22-05-2023, 18:17
Oi Rodrigo, estava sumido!
Bom vê-lo novamente.
Abraço

Gnegraes
22-05-2023, 18:32
Ótimo! Anotado!

A propósito: conhecem alguma opção para o bujão? Li que é M24 x 2mm de passo, mas não achei um que me parecesse de boa qualidade.

Por sinal... acho que o fato de eu reaproveitar a arroela de cobre foi que lascou com meu bujão. Pra dar vedação, dei mais um apertinho... o anel de cobre já devia estar devidamente "compactado", e não estava dando a mesma vedação... e no arroxo, a flange do bujão quebrou. Como um bujão é muito mais caro que uma arroela de R$15,00... e que eventualmente pode ser conseguida até bem mais em conta... olha... recomendo trocar.


Arruelas de cobre devem ser trocadas toda vez que forem desmontadas. Elas se deformam plasticamente para que o aperto seja gradual.
Como o material se deforma plasticamente, não retorna a forma original.
Manual da BMW recomenda a troca a cada desaperto.

O mesmo se passa nas velas de ignição, elas são ocas e se deformam para garantir um aperto gradual e que impede a sua quebra.

Uma arruela dessas deve custar uns R$30,00 no CC, Euro2,20 na Europa. Vale a pena ir lá e comprar a peça correta, o tempo gasto na busca de outra mais barata não paga a diferença de custo.

O bujão não é um simples parafuso Allen sem cabeça, possui um imã permanente na sua ponta.