PDA

Ver Versão Completa : Bateria



Sicário13
17-04-2018, 20:36
Galera,

É o seguinte: sempre tive moto para dar uns passeios, mas como ás vezes eu saía bem pouco, eu desligava o negativo da bateria, pois sempre tinham rastreador ou alarme.

Sempre também, eu conectava um carregador de carga lenta que tenho, estando a bateria na própria moto.

Na GS, infelizmente a bateria fica debaixo daquelas carenagens chatas de tirar.

Não sei se a bateria que tá na moto é nova ou quanto tempo já tem, mas receio dela ir pro vinagre.

Estava pensando em puxar dois fios, um de cada pólo, isolar bem as pontas com algum conector e deixar por baixo das carenagens, para quando eu quisesse dar carga lenta ou medir a carga.

O que me dizem?

André M.
17-04-2018, 21:31
Eu uso esse do link, ligo direto na saída 12v da moto, já vem com o adaptador para BMW, funciona muito bem,

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706895330-carregador-de-bateria-para-moto-bmw-triumph-e-importadas-_JM

Vídeo


http://www.youtube.com/watch?v=LjLUbrzwxbE

Sicário13
17-04-2018, 21:34
Rpz, quase tive uma desinteria quando vi o preço...

A gambitech que penso em fazer não deve custar 10,00 rsrs

André M.
17-04-2018, 21:51
E tem uns mais caro... Como o preço da bateria também é uma fortuna, preferi não arriscar.. Certa vez eu deixei a bateria da minha antiga F 800 gs arriar, e usei o MegaAmper, resultado, a bateria novinha foi para o saco e queimei a antena interna que liga a chave de ignição, e mensagem no painel AWS (É essa a sigla ?)... Não arrisco mais.

Sicário13
17-04-2018, 22:00
Não conheço esse MegaAmper... Ele carrega com carga lenta ou normal?
Tem carregador que detona tudo

Estava vendo os preços da bateria e a melhor custo benefício foi a Moura, por 296,00

Sicário13
17-04-2018, 22:12
Não conheço esse MegaAmper.
Tem carregador que esfola tudo.
Estava vendo os preços das bateriad pra GS e não achei caro.
Tem da Moura por 296, 00

MarcioT
17-04-2018, 23:08
Na minha F800 a bateria é original Moura. Toc, toc toc (batida na madeira) minha moto é 2013!

André M.
17-04-2018, 23:17
Não conheço esse MegaAmper.
Tem carregador que esfola tudo.
Estava vendo os preços das bateriad pra GS e não achei caro.
Tem da Moura por 296, 00

O Mega Amper é utilizado em emergência, quando a bateria descarrega e vc não tem um segundo veículo para fazer a “chupeta”, ele faz o papel de bateria auxiliar.

A Última bateria que eu comprei foi a Yuasa, por isso achei caro, mas concordo com vc há preços de outras marcas bem em conta.

Sicário13
18-04-2018, 07:58
O Mega Amper é utilizado em emergência, quando a bateria descarrega e vc não tem um segundo veículo para fazer a “chupeta”, ele faz o papel de bateria auxiliar.

A Última bateria que eu comprei foi a Yuasa, por isso achei caro, mas concordo com vc há preços de outras marcas bem em conta.Então esse foi o problema.
Carga rápida dá mais certo em moto que tem menos tecnologia

Sicário13
18-04-2018, 08:01
Na minha F800 a bateria é original Moura. Toc, toc toc (batida na madeira) minha moto é 2013!A minha é 2013 mas não sei se é original a bateria dela.

Minha 660 que comprei 0km em 2015 e que vendi final do ano passado com menos de 5000km, a bateria era original. A moto ainda tinha rastreador e alarme

sal silva
18-04-2018, 08:18
Moura,boa para carros e motos.Heliar,boa para carros e péssima para motos.

sal silva
18-04-2018, 08:23
Então esse foi o problema.
Carga rápida dá mais certo em moto que tem menos tecnologia

Chego a conclusão que estas motos nao servem para aventura,a nao ser que seja acompanhado por um ônibus de apoio com Cozinheiro,medico,massagista,podologo,mecanico,aux iliar de mecânico,piloto reserva e uma Enfermeira gostosa.Logicamete.:p

Sicário13
18-04-2018, 08:31
Moura,boa para carros e motos.Heliar,boa para carros e péssima para motos.Sal,

Nunca tive problemas com ambas as marcas..

Hoje vou por a mão na massa e fazer esse jumper.

Nunca fiz um gambitech desse em moto minha mas creio que não aconteça nada de errado. Mas vou ser forçado a fazer.

O carregador lento que tenho tem as seguintes especificações:

- Bivolt Automático - 127/220 V - Baixo Consumo De Energia -
- 2 Amperes Por Hora,
- Carga De Repouso 200 Ma
- Carrega Baterias Até 150a
- Saída Variável 13,8 Vcc
- Led De Indicação (Carregando)
- Led De Indicação De Carga Ok

Depois posto fotos

MarcioT
18-04-2018, 09:21
A minha é 2013 mas não sei se é original a bateria dela.

Minha 660 que comprei 0km em 2015 e que vendi final do ano passado com menos de 5000km, a bateria era original. A moto ainda tinha rastreador e alarme

As únicas coisas que "pendurei" a mais foram base para gps e faróis auxiliares de led.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sicário13
18-04-2018, 16:04
Tirei a bateria fora e é uma Yuasa, com data de fabricação em 10/08/2016

Problema resolvido quanto ao carregamento.
Comprei uns conectores, fio e pronto.
Agora não é preciso se preocupar. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180418/9405fa0b85505fe0b0d16146718d62cd.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20180418/32b2fb4295c906bd2b79fd2088ed279f.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20180418/aca31d61c9341181ae9f3606942dc7dd.jpg

Memeh
23-05-2019, 17:45
Sal,

Nunca tive problemas com ambas as marcas..

Hoje vou por a mão na massa e fazer esse jumper.

Nunca fiz um gambitech desse em moto minha mas creio que não aconteça nada de errado. Mas vou ser forçado a fazer.

O carregador lento que tenho tem as seguintes especificações:

- Bivolt Automático - 127/220 V - Baixo Consumo De Energia -
- 2 Amperes Por Hora,
- Carga De Repouso 200 Ma
- Carrega Baterias Até 150a
- Saída Variável 13,8 Vcc
- Led De Indicação (Carregando)
- Led De Indicação De Carga Ok

Depois posto fotos

O carregador original de BMW (que custa 118 euros na Alemanha) tem como especificação a tensão máxima de 2,5 A e 14,4 V, logo esse seu deve resolver sem fritar os circuitos da moto. Estive pesquisando carregadores no Mercado Livre e tem uns eletrônicos que atendem essa faixa de potencia a partir de R$ 65,00. Esse seu dá foto tá na lista. Sugiro você comprar um pino padrão BMW e carregar direto na tomada da moto (ao lado da chave) e esquecer essa gambiarra toda e ainda ter que desmontar a tampa da bateria. O carregador original BMW já vem com esse plug e vc encontra pra vender no ML. O meu comprei no ebay e foi baratinho, somente demorou dois meses para chegar.

Gnegraes
24-05-2019, 12:53
Existem dois tipos de carregadores de bateria, assim como de alternadores veiculares:
- 2 estágios e
- 3 estágios (conhecidos como inteligentes).

2 Estágios
A grande maioria dos alternadores veiculares e carregadores baratos de baterias são de 2 estágios, são conhecidos como Curva UI.
A tensão do carregador é constante em 13,8V e após a bateria atingir esta tensão, entra em floating, mantendo a tensão neste nível e a corrente vai a zero. Este tipo de carregador / alternador atinge no máximo 70% da capacidade de carga da bateria. Abaixo vai a curva de carga:

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY7WlsDzKPUK4sPbw

3 Estágios
Neste carregador /alternador, também conhecido como Curva UUI, na 1a fase a corrente é constante até que se atinja 80% da carga a uma tensão de 14,4V.
Na 2a fase, a tensão fica constante em 14,4V com a corrente decrescendo e é atingida 100% da carga. A partir deste ponto entra em floating com 100% da carga da bateria. Abaixo vai a curva de carga:

https://1drv.ms/w/s!AtiZ5VhZnVBGhfY63_tqrNVWWFOeuA

Carregadores baratos dificilmente são de 3 estágios. Mas para te tirar do sufoco, quebram o galho...

Uma observação importante é que baterias veiculares / tracionárias são construídas para fazer descargas rápidas em alta corrente. Se a tua bateria tem uma capacidade de 14Ah, ela no máximo vai disponibilizar 7Ah, pois nesse nível de carga a tensão já estará abaixo dos 12V. O ideal para a vida da uma bateria é mantê-la em floating.
Se você sabe que não vai usar a moto por um período longo, o melhor a fazer é deixá-la no carregador e fora da moto. Incêndios em baterias são muito comuns e é melhor que ela esteja fora da moto, o prejuízo será mínimo....