PDA

Ver Versão Completa : Equipamentos de manutenção, o que levar?



marcio_gri
21-04-2018, 15:58
Quando se faz uma viagem onde sabemos que não encontraremos assistência perto quais itens são essenciais e o quanto precisamos conhecer da mecânica da moto?

marcio_gri
21-04-2018, 16:16
Em um grupo do face um parceiro já me orientou a levar remendo tipo macarrão, uma bomda de.biblioteca e uma chave cachimbo T50 para caso seja necessário tirar a roda trazeira. Creio que esta lista deve ser bem maior, um item que penso ser legal seria uma fita autofusão, quase um curinga, assim como abraçadeiras de nylon. O que acham?

André M.
21-04-2018, 18:24
As motos de hoje em dia são cobertas de eletrônica, se ela quebrar, não há o que fazer, a não ser chamar um guincho. Uma boa revisão da moto antes de sair, é a melhor maneira de evitar transtornos.

Levar as ferramentas para retirar as rodas da moto, saber desmontar e montar as rodas, também pode te tirar de uma furada. (não conte que o borracheiro vá saber fazer o serviço e que terá todas as ferramentas necessárias ) De resto só reparos de pneu (macarrão e Motul tyre Repair) e mini compressor 12V. Quanto menos coisas levar em uma viagem melhor.. Se tiver com muita paranoia, leve uma câmara de ar aro 18, que na emergência, vai funcionar tanto na roda traseira quanto dianteira. Ferramentas originais, um canivete com chaves torks e um alicate já bastam.


Uma dica simples, compre um porta placa, é barato e pode evitar uma dor de cabeça... Já imaginou se sua placa quebra em outro país e enrosca na roda traseira danificando ela toda ?

Se a moto está 100% em dia e com pneus novos, relaxe e curta a viagem sem preocupações com quebra.

MarcioT
21-04-2018, 22:36
Quase perdi minha placa quando cheguei em Resistencia na Argentina. A velha e indispensável silver tape salvou a viagem. Rs.

Henri
22-04-2018, 00:20
Uso o kit compacto de ferramentas (completas) da Adventure Design, que cabem debaixo do banco da GS 800. Pau p toda a obra. Levo também um kit compacto de remendo macarrão com cilindros de CO2.
Usei algumas das ferramentas em minhas 3 viagens p America do Sul, para aperto de alguns parafusos, regulagens de guidom etc.

https://m.youtube.com/watch?v=-B528CdXS30

rodpcastro
22-04-2018, 07:15
Eu levo essas ferramentas do vídeo abaixo sempre comigo. E mais um kit de remendo de pneus com garrafinhas de CO2 em viagens. Mas eu sou mecânico amador e gosto de mexer na moto.

https://youtu.be/w2tc_gpVbNA

Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk

rodpcastro
22-04-2018, 07:20
Na F800R essas são as ferramentas necessárias e seus usos. Obviamente algumas nunca serão utilizadas na estrada, caso da chave combinada 16 que retira a coroa ou da 15 que retira o amortecedor traseiro.

TORX
T20 - comandos punho direito
T25 - carenagens, manetes
T30 - capa pinhão, motor, protetor da corrente
T40 - farol, pinças freio dianteiro
T45 - bengalas, pinças freio, bacalhau
T50 - quadro
T55 - peso guidon

ALLEN
H10 - bujão óleo
H22 - eixo dianteiro

COMBINADA
17 mm - espelhos, tampa bengala
16 mm - coroa, quadro
15 mm - amortecedor traseiro
13 mm - regulagem corrente, escapamento, pedal marchas
11 mm - placa, bleeder traseiro
8 mm - bleeder dianteiro, manetes

SOQUETE ESTRIADO
24 mm - eixo traseiro
22 mm - eixo dianteiro (c/adap. H22)

TORX-Fêmea
E10 - paralama dianteiro

Barra
22-04-2018, 08:07
Amigo meu ficou sem pneu na volta do atacama, sorte que estávamos chegando em Corrientes e conseguimos comprar o pneu mas quem falou que a loja se dispôs a trocar, apenas venderam o pneu pois quando viram BMW na moto falaram que não iam desmontar. Falei pra ele que a gente se virava e dava um jeito, por isso que tem que ter alguma noção e algum ferramental para pneus principalmente.
Por sorte achamos um borracheiro ao lado da loja da Michelin que trocou para a gente e fez um ótimo serviço.

MarcioT
22-04-2018, 14:45
Na F800R essas são as ferramentas necessárias e seus usos. Obviamente algumas nunca serão utilizadas na estrada, caso da chave combinada 16 que retira a coroa ou da 15 que retira o amortecedor traseiro.

TORX
T20 - comandos punho direito
T25 - carenagens, manetes
T30 - capa pinhão, motor, protetor da corrente
T40 - farol, pinças freio dianteiro
T45 - bengalas, pinças freio, bacalhau
T50 - quadro
T55 - peso guidon

ALLEN
H10 - bujão óleo
H22 - eixo dianteiro

COMBINADA
17 mm - espelhos, tampa bengala
16 mm - coroa, quadro
15 mm - amortecedor traseiro
13 mm - regulagem corrente, escapamento, pedal marchas
11 mm - placa, bleeder traseiro
8 mm - bleeder dianteiro, manetes

SOQUETE ESTRIADO
24 mm - eixo traseiro
22 mm - eixo dianteiro (c/adap. H22)

TORX-Fêmea
E10 - paralama dianteiro

Lista muito boa, valeu por compartilhar. Apenas sugiro acrescentar um rolo de silver tape, faz milagres, podem acreditar. Rsrsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

André M.
22-04-2018, 15:05
Lista muito boa, valeu por compartilhar. Apenas sugiro acrescentar um rolo de silver tape, faz milagres, podem acreditar. Rsrsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


MárcioT,

Da uma olhada nesse link abaixo, é um fórum de Portugal que listaram as ferramentas para F800 gs.. bem completo e com fotos.

http://www.gsoffroad.com/forum/index.php?topic=54.0

rodpcastro
22-04-2018, 15:21
Lista muito boa, valeu por compartilhar. Apenas sugiro acrescentar um rolo de silver tape, faz milagres, podem acreditar. Rsrsrs


Enviado do meu iPhone usando TapatalkO kit que eu levo tem mais coisa. Fita isolante, fita tape, lixa de unhas, enforca-gato, kit para pneus, kit de chave Allen... Mostro no vídeo mais acima!

Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk

MarcioT
22-04-2018, 15:38
MárcioT,

Da uma olhada nesse link abaixo, é um fórum de Portugal que listaram as ferramentas para F800 gs.. bem completo e com fotos.

http://www.gsoffroad.com/forum/index.php?topic=54.0

Link muito legal, vlw!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

drluipe
22-04-2018, 18:28
penso igualmente. não sei se está certo mas penso igual.

As motos de hoje em dia são cobertas de eletrônica, se ela quebrar, não há o que fazer, a não ser chamar um guincho. Uma boa revisão da moto antes de sair, é a melhor maneira de evitar transtornos.

Levar as ferramentas para retirar as rodas da moto, saber desmontar e montar as rodas, também pode te tirar de uma furada. (não conte que o borracheiro vá saber fazer o serviço e que terá todas as ferramentas necessárias ) De resto só reparos de pneu (macarrão e Motul tyre Repair) e mini compressor 12V. Quanto menos coisas levar em uma viagem melhor.. Se tiver com muita paranoia, leve uma câmara de ar aro 18, que na emergência, vai funcionar tanto na roda traseira quanto dianteira. Ferramentas originais, um canivete com chaves torks e um alicate já bastam.


Uma dica simples, compre um porta placa, é barato e pode evitar uma dor de cabeça... Já imaginou se sua placa quebra em outro país e enrosca na roda traseira danificando ela toda ?

Se a moto está 100% em dia e com pneus novos, relaxe e curta a viagem sem preocupações com quebra.

marcio_gri
28-04-2018, 22:52
Valeu pessoal pela ajuda, o vídeo do Rodrigo Castro é muito legal, ajuda na escolha, como guardar e onde acomodar as ferramentas. Top