PDA

Ver Versão Completa : Dificuldade para ligar a GS1200 2012 depois que o motor está quente



JoaoLuiz
01-05-2018, 08:56
Prezados colegas,

Estou incomodado com a dificuldade para a moto ligar depois que o motor esquenta.

Já substitui a bateria (12v, 14ah, CCA 200 - conforme consta no manual do proprietário), troquei as velas e foi feita uma verificação do motor de arranque, cujo único problema foi uma leve oxidação no terminal positivo.

A moto está chegando aos 40.000 km, está com revisões em dia (óleo, filtros de óleo e ar, pastilhas, pneus, etc).

Ao que parece o motor 100% refrigerado a ar não possui um componente que reduz a pressão do motor e isso torna a partida mais pesada quando esquenta (calor eleva a pressão interna).

Vi uma dica de virar levemente o acelerador ao ligar. Isso funciona, porém pode afogar o motor.

Ao que parece precisaria verificar o alinhamento das válvulas, que poderia estar produzindo pressão em excesso no motor.

Me informaram também que isso é uma característica da moto (eu a comprei a pouco tempo, por esse motivo não sei como funcionava quando mais nova).

Se alguém tem alguma sugestão, queiram por gentileza colaborar comigo. Desde já, muito obrigado.

Fabbri
01-05-2018, 20:02
João, tenho uma nineT, que usa motor refrigerado a ar, com 19 mil km e nunca tive dificuldade para ligar o motor, quente ou frio. Pode ser a gasolina. Eu uso aditivada ou comum, sem preocupação. Experimente trocar de posto. Mas logo os participantes que conhecem bem o assunto te ajudarão.

André M.
01-05-2018, 21:58
Não sou mecânico, mas apostaria na folga das válvulas.. Não sei qual é o intervalo de regulagem das válvulas da GS, mas 40 mil já deve ser uma quilometragem bem considerável para fazer uma verificação. Se o antigo dono gostava de andar em alto giro, a verificação se torna mais necessária ainda.

JoaoLuiz
02-05-2018, 08:14
João, tenho uma nineT, que usa motor refrigerado a ar, com 19 mil km e nunca tive dificuldade para ligar o motor, quente ou frio. Pode ser a gasolina. Eu uso aditivada ou comum, sem preocupação. Experimente trocar de posto. Mas logo os participantes que conhecem bem o assunto te ajudarão.

Obrigado pela sugestão, mas sempre utilizo gasolina Podium.

JoaoLuiz
02-05-2018, 08:15
Não sou mecânico, mas apostaria na folga das válvulas.. Não sei qual é o intervalo de regulagem das válvulas da GS, mas 40 mil já deve ser uma quilometragem bem considerável para fazer uma verificação. Se o antigo dono gostava de andar em alto giro, a verificação se torna mais necessária ainda.

Obrigado André. Vou mandar verificar o alinhamento. Se der certo, publico a solução aqui no site para colaborar com outros colegas que venham a ter um problema similar.

Possenti
02-05-2018, 10:08
Você poderia esclarecer se a dificuldade é no girar o motor (gira pesado) ou dificuldade em entrar em funcionamento?

São vários fatores em ambos os casos. folga de válvula (pequeno desajuste por desgaste) não causa isso de forma nenhuma. O motor para entrar em combustão necessita de duas coisas básicas: faisca e combustível, claro no tempo certo. Se algum destes itens não se faz presente tem que entrar na uti...


Passe mais informações para que possamos ajudá-lo...

sal silva
02-05-2018, 11:12
Retificador,estator,podem estar com problema,fazendo o motor de arranque girar lentamente.Isso é facil de testar.

JoaoLuiz
02-05-2018, 11:27
Você poderia esclarecer se a dificuldade é no girar o motor (gira pesado) ou dificuldade em entrar em funcionamento?

São vários fatores em ambos os casos. folga de válvula (pequeno desajuste por desgaste) não causa isso de forma nenhuma. O motor para entrar em combustão necessita de duas coisas básicas: faisca e combustível, claro no tempo certo. Se algum destes itens não se faz presente tem que entrar na uti...


Passe mais informações para que possamos ajudá-lo...

Fica fazendo aquele barulho de tentar fazer funcionar. Deixo o botão do star pressionado até ele ligar. Troquei as velas (segundo o mecânico estavam bem desgastadas). E esse problema se evidência quando o motor está quente.

Desde já, muito obrigado pela sua contribuição.

JoaoLuiz
02-05-2018, 11:31
Obrigado Sal, vou sugerir ao mecânico. Os componentes do motor de arranque foram revisados, mas vai que ainda estão com problemas. Abs !

Fabbri
02-05-2018, 17:43
João, pode parecer coincidência mas, nas vezes em que usei pódium, tanto na nineT como na 700gs, obtive as piores médias de consumo. Com a comum costumo fazer 24/25 na gs e 20 na nineT, sempre na mesma tocada.

Paulork
02-05-2018, 17:51
Já tive esse problema de dificuldade de ligar a moto quando muito quente (se bem que era uma HD), e os mecânicos alegavam que era assim mesmo, e tal, que esfriando pouca coisa pegaria normalmente, e de fato isso ocorria. Acredito que seja por segurança.
Quanto ao comentário do Elizeu, tive a mesma experiência quando usei a gasolina Podium, aumento de consumo (e gasto).

JoaoLuiz
02-05-2018, 18:29
Paulo,

As Harleys que não contam com apoio de refrigeração líquida, quando ocorre um aquecimento excessivo (rodar no verão, anda e para, baixa velocidade) ela tem um dispositivo que não deixa ligar até que o motor retorne a um nível de temperatura aceitável.

No caso da minha GS, basta rodar um pouco e já apresenta o problema. O motor boxer não conta, segundo informações que obtive, com a válvula de descompressão. Tanto que a bateria para motos até 2012 requerem um CCA maior que nas novas, com apoio a refrigeração líquida.

Obrigado pela sua contribuição.

Possenti
03-05-2018, 07:40
Faça um vídeo amigo, aí posso ter uma ideia concreta, pois sua descrição ainda não é boa para lhe ajudar. Toda moto deve ser acionada a embreagem para aliviar a carga ao sistema de partida.

Isso ajuda muito mesmo. Neste teu caso, se for problema elétrico você notará a diferença.

Mas faça um vídeo que apresente o ruído do motor na hora da partida.

Saudações

JoaoLuiz
03-05-2018, 09:33
Possenti, deixei a moto hoje pela manhã na oficina. Ele irá verificar o alinhamento das válvulas. Quando eu pegar a moto faço o vídeo.
Obrigado.

Fabbri
03-05-2018, 11:02
Possenti, além de acionar a embreagem, na primeira partida, costumo colocar em segunda marcha e, com embreagem acionada, empurrar a moto por uns dois metros para descolar os discos. Sempre faço isso e nem me lembro quando troquei a última bateria. Na 883 que usei de 1996 a 2003 precisei trocar uma vez.

Rromagnani
03-05-2018, 17:28
Possenti, além de acionar a embreagem, na primeira partida, costumo colocar em segunda marcha e, com embreagem acionada, empurrar a moto por uns dois metros para descolar os discos. Sempre faço isso e nem me lembro quando troquei a última bateria. Na 883 que usei de 1996 a 2003 precisei trocar uma vez.

Aprendi isso com o bolso... sempre dava partida com a primeira engatada e troquei duas vezes a bateria em 3 anos e 75k... a última sábado passado!

Partida preferencialmente com o câmbio em Neutro!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

MarcioT
03-05-2018, 19:17
Aprendi isso com o bolso... sempre dava partida com a primeira engatada e troquei duas vezes a bateria em 3 anos e 75k... a última sábado passado!

Partida preferencialmente com o câmbio em Neutro!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Dou partida sempre no Neutro, e a bateria é a original. Minha moto é 2013. Vamos rodar gente, sem criar neuras!

sal silva
04-05-2018, 13:19
Dou partida sempre no Neutro, e a bateria é a original. Minha moto é 2013. Vamos rodar gente, sem criar neuras!

Marcio,tive uma 800 e reparei que ela exige menos da Bateria,portanto deve durar mais.Vamos fazer o certo e com certeza rodar.

JoaoLuiz
04-05-2018, 22:22
Prezados colegas,

Finalmente a moto está 100%. O mecânico Ramom (aqui de Floripa) verificou a regulagem e o alinhamento das válvulas e já estavam corretos. Deu nova carga na bateria (que era nova). Como o problema não era solucionado, abriu novamente o motor de arrangue e levou para testes em uma empresa especializada. Foi onde identificaram que, embora aparentemente não demonstrava stress de seus componentes, havia de fato, alguns ítens que apresentavam aquecimento anormal. Foram substituídos e o problema foi resolvido. O custo do reparo do motor de arranque foi de R$ 190,00.

Mais uma vez, obrigado a todos que dedicaram parte do seu tempo em me ajudar.

Agora vamos rodar, que é para isso que temos nossas motos !!

Eraldo Tel
05-05-2018, 20:36
Boa noite João Luiz comprei uma GSA ano passado em agosto de 3017 com 13000 km. Já na casa do ex dono quando fui ligar a moto a partida era bem pesada e parecia que não ia ligar, ele me falou que a bateria já tinha 2 anos e talvez tivesse de trocar. Cheguei em casa desmontei o acesso para bateria e medi a tensão. 12.5 V.
Desvinetei os bornes da moyo e pluguei o carregador de bateria. Mais tarde fui verificar e chegará a 13, 8 V.
Montei tudo de novo e estava do mesmo jeito. Fui ver o manual e tinha um item que recomendava mover vem pouco o acelerador na hora de ligar a moto. Pois abria a borboleta do início do escapamento para saida dos gases da primeira virada do motor. Fiz isso é o motor partiu livre. No seu caso a partida a frio é normal??? Depois de uns 1000km osrtua nornal sem ter de acionar o acelerador. Acho que como o antigo dono não andava Wyler bsds com a moto devia estar meio preza a borboleta. No seu caso pode ser o sensor de temperatura que não deixa ligar normal. Precisa passar o scanner com o motor quente e verificar leitura de falhas e se for possível apagar esse código de falha.
ERALDO

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Alessandro
04-02-2021, 10:09
Prezados colegas,

Finalmente a moto está 100%. O mecânico Ramom (aqui de Floripa) verificou a regulagem e o alinhamento das válvulas e já estavam corretos. Deu nova carga na bateria (que era nova). Como o problema não era solucionado, abriu novamente o motor de arrangue e levou para testes em uma empresa especializada. Foi onde identificaram que, embora aparentemente não demonstrava stress de seus componentes, havia de fato, alguns ítens que apresentavam aquecimento anormal. Foram substituídos e o problema foi resolvido. O custo do reparo do motor de arranque foi de R$ 190,00.

Mais uma vez, obrigado a todos que dedicaram parte do seu tempo em me ajudar.

Agora vamos rodar, que é para isso que temos nossas motos !!

Bom dia!

João Luiz, estou tendo a mesma dificuldade que você relatou ao ligar a minha GSA 2012 com o motor quente. Estava pensando em trocar a bateria, mas de fato o problema pode ser outro, já que a moto tem dado partida normalmente a frio.

A manutenção no motor de arranque resolveu mesmo o problema? Quais componentes foram substituídos? Você poderia dar mais detalhes a respeito, por gentileza? Quem sabe o contato da oficina já me ajude.

Desde já, agradeço!

Abraços!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk