PDA

Ver Versão Completa : Dúvida / Curiosidade - Alguém já usou o Lubrax Feroces?



ravelli66
03-05-2018, 10:47
Bom dia galera, tudo certo? Estava dando uma pesquisada nos óleos, e me deparei com o Feroces da Petrobras. Segue o descritivo dele:

Óleo lubrificante premium sintético multiviscoso para uso em motores 4 tempos de alta rotação de motocicletas de elevado desempenho. Contém Titanium Technology, que proporciona a redução do atrito garantindo proteção do motor e da transmissão nas condições mais críticas de uso. Proporciona excelente desempenho do sistema de embreagem, evita a patinação nas trocas maximizando a transmissão da potência do motor.

Classificação:API SN e JASO MA2.
Viscosidade: SAE 15W-50

alguém já usou / recomenda?

Estou pensando seriamente em experimentar o dito cujo, afinal, apesar da corrupção, a Petrobras é uma empresa bastante competente, e ese óleo está com um valor bem atrativo, entre 40 e 50 reais o litro.

PS. Se postei no lugar errado, peço a gentileza dos moderadores para que movam para o local certo...

Fabbri
03-05-2018, 11:04
Ravelli, se o óleo atende às especificações do manual, a questão é só de simpatia. Tem gente que só usa Motul, outros usam Castrol, para mim é tudo igual.

ravelli66
03-05-2018, 13:05
Ravelli, se o óleo atende às especificações do manual, a questão é só de simpatia. Tem gente que só usa Motul, outros usam Castrol, para mim é tudo igual.

Boa! É que devido a grande diferença de valores entre marcas, dá um certo receio... sei lá. Pesquisando mais um pouco, encontrei também como opção o Ipiranga Top Rider 15w50, atende todas as especificações também, 100% sintético, e também com valores abaixo do Motul.

Vou acabar testando uma dessas duas marcas, e com o tempo posto novamente minhas considerações.

Iceman
03-05-2018, 17:33
O problema com "arriscar" ou "testar" outros óleos é que se der m... o prejuízo é grande.

Não estou dizendo que só MOTUL ou CASTROL (os dois já foram de recomendação da BMW em períodos distintos) funcionam.

O problema é que considerando uma troca a cada 6 meses , ou duas trocas por ano, e uma diferença de valor de R$ 200,00 / troca, estamos falando de R$ 400,00 / ano, para "dormir tranquilo".
Se um motor desses der pau devido a um óleo inadequado, o valor do reparo deve ficar perto de uns 20~25k (estou chutando).
Dá para cobrir a diferença de umas 125 trocas, ou seja, uns 62 anos de troca de óleo kkkkk
Eu sou cagão e prefiro não arriscar.

Rromagnani
03-05-2018, 17:40
O problema com "arriscar" ou "testar" outros óleos é que se der m... o prejuízo é grande.

Não estou dizendo que só MOTUL ou CASTROL (os dois já foram de recomendação da BMW em períodos distintos) funcionam.

O problema é que considerando uma troca a cada 6 meses , ou duas trocas por ano, e uma diferença de valor de R$ 200,00 / troca, estamos falando de R$ 400,00 / ano, para "dormir tranquilo".
Se um motor desses der pau devido a um óleo inadequado, o valor do reparo deve ficar perto de uns 20~25k (estou chutando).
Dá para cobrir a diferença de umas 125 trocas, ou seja, uns 62 anos de troca de óleo kkkkk
Eu sou cagão e prefiro não arriscar.

Concordo com a conta, mas não com a lógica... acredito que tratando-se de marcas conhecidas e renomadas e seguindo-se as especificações do fabricante não há nenhum problema!

Se seguir essa lógica do “recomendado pela BMW” estaríamos usando apenas o Anakee 3 nos pneus e importando gasolina já que o manual fala em apenas 10% de etanol na mistura... kkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

MarcioT
03-05-2018, 18:14
O que conta são as especificações do óleo, tipo, classificação e viscosidade devem atender o que a BMW recomendou.
Desde que comprei minha moto especificaram óleo da Motul e depois "apareceu" um óleo BMW nas CC!? A BMW nunca fabricou ou fabricará óleo, portanto........ Na revisão que fiz semana passada na CC colocaram esse óleo BMW, e agora inventaram que tem que colocar aditivos, troca de arruelas do bujão de óleo (sei que há o processo de deformação com o torque para vedação mas não é necessário a cada troca) etc....

Eraldo Tel
03-05-2018, 20:17
Por esse valor vai de Castro ou motul sintético
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

sr.orelha
05-05-2018, 19:43
Tenho uma F800 R - pode por sem medo troco de 1000 em 1000. Vai na fé e seja feliz. Oleo excelente e esta acima das recomendações de API. Ja estou na 5 troca, todas com filtro. Lembrando que vez ou outra um condicionador de metais tambem e bom. O resto você ja sabe, 1º pra baixo e o resto para cima.

sr.orelha
05-05-2018, 19:48
Tenho uma F800 R - pode por sem medo troco de 1000 em 1000. Vai na fé e seja feliz. Oleo excelente e esta acima das recomendações de API. Ja estou na 5 troca, todas com filtro. Lembrando que vez ou outra um condicionador de metais tambem e bom. O resto você ja sabe, 1º pra baixo e o resto para cima.

So mais um detalhe que faltou. A Lubrax vinha a tempos esquecida do mercado devido a grandes nomes como Motul, Mobil, Elf e Castrol. Ainda mais agora que a Motul esta com preços otimos. Esse Oleo veio para colocar a Empresa novamente no eixo dos lubrificantes mais famosos no pais.
Repito, estou na 5 troca e nao vejo nenhuma diferença no motor para mais ou para menos. O produto e bom sim pode confiar

Paulork
05-05-2018, 21:42
Hoje fiz a troca de óleo pelo Castrol, nunca o usei. A moto estava com o original da bmw advantec.
Amanhã pego uma estrada e depois escrevo sobre as primeiras impressões.

Rromagnani
05-05-2018, 21:51
Tenho uma F800 R - pode por sem medo troco de 1000 em 1000. Vai na fé e seja feliz. Oleo excelente e esta acima das recomendações de API. Ja estou na 5 troca, todas com filtro. Lembrando que vez ou outra um condicionador de metais tambem e bom. O resto você ja sabe, 1º pra baixo e o resto para cima.

1000 em 1000????


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Eraldo Tel
05-05-2018, 21:51
Tenho uma F800 R - pode por sem medo troco de 1000 em 1000. Vai na fé e seja feliz. Oleo excelente e esta acima das recomendações de API. Ja estou na 5 troca, todas com filtro. Lembrando que vez ou outra um condicionador de metais tambem e bom. O resto você ja sabe, 1º pra baixo e o resto para cima.De 1000 em 1000 km não é cg para trocar com essa quilometragem. Fica caro praticamente troca o óleo todo mês se andar um pouco.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Eraldo Tel
05-05-2018, 21:53
De 1000 em 1000 km não é cg para trocar com essa quilometragem. Fica caro praticamente troca o óleo todo mês se andar um pouco.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando TapatalkSe andar que nem o Roma troca uma semana sim outra tb. Kkkkk
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Rromagnani
05-05-2018, 22:31
Se andar que nem o Roma troca uma semana sim outra tb. Kkkkk
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Hahahahah. Pior é que vc tem razão... 1000 kms é pouco mais que um bate e volta!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

ravelli66
07-05-2018, 15:53
Bom, no final das contas, acabei não encontrando o Lubrax pra vender, adquiri o Ipiranga Top Rider 15w50, 100% sintético. Paguei 49 reais o litro, coloquei na moto hoje. De bate pronto, posso dizer que senti o engate das marchas bem mais suave, mas claro que pode ser pelo fato de o óleo antigo já estar no fim de sua vida útil. Enfim, postarei mais pra frente minhas impressões... ressaltando que uso a moto para ir trabalhar diariamente.

Henri
08-05-2018, 13:33
Tenho uma F800 R - pode por sem medo troco de 1000 em 1000. Vai na fé e seja feliz. Oleo excelente e esta acima das recomendações de API. Ja estou na 5 troca, todas com filtro. Lembrando que vez ou outra um condicionador de metais tambem e bom. O resto você ja sabe, 1º pra baixo e o resto para cima.

1000 km? Numa viagem p Ushuaia vc trocaria 15 vezes?
A grande vantagem das motos modernas é a manutenção a cada 10 k km. Uso motul sintético e esqueço. A moto tem 80 k e está como nova.
Abs,

sr.orelha
17-07-2018, 21:31
1000 em 1000????


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Ola amigos do Forum. Desculpe pela demora. Trabalho, faculdade...Enfim, Final desse mes devo viajar (moro em Uberaba - MG) devo ir a Brasilia na moto. Dessa vez Coloquei Motul 10W-40 (5100) Nessa troca vou andar uns 500KM a mais. Mas tirando a duvida dos amigos, troco de 1000 em 1000. Filtro uma sim outra não. Ando muito pouco na moto. As vezes passo 2 semanas sem olhas pra ela. Mas não confio em trocas muito longas de oleo, desde minha antiga CB500 (carburada - 20W50), SRAD 750 e hoje a F800R 2012, troco com no maximo 1500km. Quando vejo no manual 5.000km para troca fico louco. Prefiro não arriscar.
Estou com 17.000km nela hoje vou em Brasilia e volto pra trocar.
Aproveitando o gancho, queria um protetor para o filtro de oleo. Alguem tem ou recomenda com um preço justo?

Rromagnani
17-07-2018, 21:50
Ola amigos do Forum. Desculpe pela demora. Trabalho, faculdade...Enfim, Final desse mes devo viajar (moro em Uberaba - MG) devo ir a Brasilia na moto. Dessa vez Coloquei Motul 10W-40 (5100) Nessa troca vou andar uns 500KM a mais. Mas tirando a duvida dos amigos, troco de 1000 em 1000. Filtro uma sim outra não. Ando muito pouco na moto. As vezes passo 2 semanas sem olhas pra ela. Mas não confio em trocas muito longas de oleo, desde minha antiga CB500 (carburada - 20W50), SRAD 750 e hoje a F800R 2012, troco com no maximo 1500km. Quando vejo no manual 5.000km para troca fico louco. Prefiro não arriscar.
Estou com 17.000km nela hoje vou em Brasilia e volto pra trocar.
Aproveitando o gancho, queria um protetor para o filtro de oleo. Alguem tem ou recomenda com um preço justo?

Bom, como diz o ditado, cada louco com sua mania!

Minha moto fez 80k neste final de semana... já imaginou se eu trocasse cada 1000 kms? Teria que ser sócio de uma oficina! Kkkkk

Troco de 10k em 10k, inclusive filtros! Moto redondinha!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

diogomail
17-07-2018, 22:22
Bom, como diz o ditado, cada louco com sua mania!

Minha moto fez 80k neste final de semana... já imaginou se eu trocasse cada 1000 kms? Teria que ser sócio de uma oficina! Kkkkk

Troco de 10k em 10k, inclusive filtros! Moto redondinha!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk ProConcordo Roberto. Se o fabricante estruturou todo o conjunto mecânico e estipulou trocas a cada 10k quem sou eu para dizer que ele está errado....
Infelizmente o achismo é uma "ciência" irracional que leva as pessoas a essas atitudes.

Diogo Emanuel Maia | Tapatalk Pro

Mem
17-07-2018, 23:43
Pelo que sei 1000 km é para as 125cc.
Nem na Falcon trocava com essa quilometragem.

Entendo que o fabricante fez todos os testes antes de indicar quilometragem adequada para troca.
Só tem que ficar atento ao tempo entre as trocas, pois na maioria das vezes é a cada 6 meses ou 1 ano.
Assim, se vc não atingiu a quilometragem recomendada mas já passou o tempo da ultima troca, voce tem que trocar.

Abs,
Mem

Tuco10
18-07-2018, 09:42
Vamos por parte pessoal... trabalho com isso, primeira coisa do lubrificante é atender a spec do fabricante ou superar, se esta dentro ou superior pode usar, veja muita gente colocando 15w40 em gs1200, que nao pode, fala que fica com motor mais silencioso, mas é devido a viscosidade maior, pode ocasionar falta de lubrificação.

Um grande ponto é o intervalo de troca, se voce usa a moto com trajetos menores que 30 - 40 km e desliga a moto, ou usa em estradas de terra ou usa em altas velocidades vc deve considerar uso severo, com isso se reduz pela metade a vida do oleo, ou seja precisa trocar com 5000km, agora se voce usa a moto em final de semana com trajetos maiores, não usa em trasito pesado, pode trocar com 10.000 que nao tem problema, 10.000 ou 1 ano.

Outro ponto, já usei muito lubrificante de carro na moto, lubrificante de carro é superior o da moto, pode em casos extremos fazer a embreagem patinar, ele não ataca a embreagem, mas sim faz ela patinar por ser muito ´´liso´´, quem é mais velho de moto vai lembrar, não faz muito tempo que temos essa diferenca de oleo no brasil, antes era tudo igual....

P.ALMEIDA
18-07-2018, 10:39
Sigo o Manual = 5w40.

sr.orelha
18-07-2018, 12:48
Concordo.
Porem prefiro continuar com minhas doiduras ou achismo. Deixa pra quando tiver uma 1200 eu trocar com 10.000.
Como disse, ando muito pouco e vou na tabela de 1000 ou 6 meses. Sempre respeitando a viscosidade. Quando morei na Europa usava uma fazer 600 la colocava Gulf 10w 50 gostava desse oleo. Recentemente chegou ao Brasil

Barra
18-07-2018, 18:58
Na minha ex S1000xr fiz uma troca de óleo fora da concessionária e usei o Castrol Power 1 racing 5w40 que é o mesmo indicado para as GS LC.

Gostei muito desse óleo.

Na minha GS fiz a revisão dos 1000 kms e senti a moto mais suave, principalmente o quick shifter, eu nem tava usando o quick trocando de primeira para segunda marcha e até a terceira pois tava dando um pequeno coice chato, na revisão dos 1000 vi que com a troca do óleo esse coice melhorou bem e passei a usar o quick nessas situações que relatei.

Na S1000 o funcionamento do quick era perfeito, na GS após a revisão melhorou muito.

Marcelo DC
28-07-2018, 20:03
Por mais estranho que pareça e mesmo não acreditando muito nessas coisas, quando troco o óleo bmw da concessionária pelo castrol tb sinto diferença. Troco a cada 5k tendo em vista nosso combustível. Com a greve dos caminhõeshttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20180728/ee17af1c17f8a909f26b2aebbe4ea133.jpg teve tanque que fiz 13kml andando devagar. O segundo ponto é que não existe o combustível indicado no manual no nosso país, que é gasolina com no max 10% de alcool conforme contra capa do manual. Com frequência ele já está bem sujo com 5k. Mas é uma preocupação boba, baseada em achismo onde imagino que não fizeram testes com amplitude de gasolina batizada que temos.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

bybecker
23-10-2018, 15:20
Qualquer óleo que atenda a especificação do fabricante pode ser usado, sim.
A classificação API SF, SG, ...SJ, SL ou SN é dada pelo American Petroleum Institute após severos testes de laboratório, e ninguém pode classificar seu óleo ou usar a sigla APIxx sem ter passado pelo teste de instituto.