PDA

Ver Versão Completa : Manutenção do cardanm



Eraldo Tel
06-05-2018, 18:57
Pela ordem retirada da roda traseira, remoção do sensor do abs, drenagem do óleo, retirada da pinça do freio e Desmontagem do cardan.
De novo pela ordem limpeza e lubrificação e montagem do cardan.
Plugar o dreno. Abastecer de óleo 75w90 semisintetico com 180 ml. Montar o sensor do abs (cuidado para não espanar esses parafusos pois a maioria cóloca cola no parafuso inteiro. E ao tirar detona a rosca do diferencial (alumínio) se for colocar cola só no encosto da cabeça do parafuso. Montagem da pinça de freio, da roda e cortar neve. Torques de aperto roda 60 NM, CORTA NEVE
8 NM, PINÇA DO FREIO TRASEIRO 24NM, PARAFUSO DO FECHAMENTO CARDAM PARALEVER 46NM.

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

joaosantos
06-05-2018, 19:09
Bacana Eraldo, muito bem explicado. Manutenção de cardã parecia um trauma, mas é simples.

Enviado de meu XT1069 usando o Tapatalk

Eraldo Tel
06-05-2018, 19:58
Sim mas tem de ser naquela ordem pois senão se inverter o abastecimento do óleo e depois abrir o cardan vaza tudo o óleo novo. Ou abrir o cardan antes de drenar o óleo velho vaza tudo no chão tb.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Marcelo DC
07-05-2018, 06:53
Qual graxa vc usou Eraldo?? Litio?? Abri o meu 2xs. A primeira fiz como vc e a segunda nao tirei o oleo e vazou um pouco....aprendi a lição.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

sal silva
07-05-2018, 08:51
Agora sim,fiz a mesma pergunta para um membro aqui do forum;perguntei se era possível a verificação do cardã sem a drenagem do oleo e ele me falou que nao tinha problema :mad:.Agora com a bucha retirada vejo que ali tem um bujao de drenagem(peça de borracha),provavelmente o oleo saia por ali . Resumindo , entao nao dá para verificar o cardã sem drenar o oleo antes né?Estou falando da LC,mas deve ser igual.

Mcolnagosp
07-05-2018, 09:24
Sal, já vi abrirem meu cardã pra trocar a coifa e aproveitei pra solicitar uma verificação. Não drenaram o óleo, mas vaza uma merreca. Basta completar.

Possenti
07-05-2018, 09:52
Pessoal...O óleo irá sair pelo buraco do sensor do ABS. Basta fazer uma pequena buxinha com papel higiênico (macio e maleável) que ir
a estancar. Não irá vazar pelo respiro se você articular normalmente o diferencial. Se retirar todo o sistema e deitá-lo, por exemplo, aí sim pode sair.

Do ponto de vista operacional, o melhor mesmo é retirar todo o óleo e já substituí-lo, pois são apenas 180ml e você deve ter em casa o óleo. O indicado é o 75W90, mas pode ser usado o SAE90 GL-5 qualquer.

O maior cuidado do ponto da fragilidade é a correta fixação do sensor do ABS, bem como cola travante nos parafusos do "corta neve", que eventualmente costuma se soltar.

De resto, é mandar ver...e torcer para não chegar no ponto do cardã do Sal...(da moto)...kkkkkkkk

Boa sorte aí...

André M.
07-05-2018, 16:39
Uma curiosidade minha,

Paga quem for comprar um gs 1200 okm, é melhor desmontar e lubrificar o eixo interno do cardã com a moto ainda zero, ou da para esperar e fazer mais pra frente, quando a moto completar um ano de uso ?

Eraldo Tel
07-05-2018, 17:34
Qual graxa vc usou Eraldo?? Litio?? Abri o meu 2xs. A primeira fiz como vc e a segunda nao tirei o oleo e vazou um pouco....aprendi a lição.

Enviado de meu SM-G935F usando o TapatalkFaz muito tempo que uso essa graxa de sabão de lítio de Alta temperatura, usei nas corrente da falcon, XT 660R NA GS VERMELHA E AGORA NA GSA TB. DO jeito que passei a graxa na outra vez que abri o cardan estava não escorreu nenhuma gota.
Eraldo


Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Antonio
07-05-2018, 18:07
Uma curiosidade minha,

Paga quem for comprar um gs 1200 okm, é melhor desmontar e lubrificar o eixo interno do cardã com a moto ainda zero, ou da para esperar e fazer mais pra frente, quando a moto completar um ano de uso ?
Vou chutar mas acho que se você abrir e der algum problema você perde a garantia .A minha abriu com 32 mil/km e 22 meses de uso ( furo na coifa ) estava zerado , parecia que tinham tirado da embalagem mas quase sem graxa .Complicado ...

Antonio
07-05-2018, 18:33
Faz muito tempo que uso essa graxa de sabão de lítio de Alta temperatura, usei nas corrente da falcon, XT 660R NA GS VERMELHA E AGORA NA GSA TB. DO jeito que passei a graxa na outra vez que abri o cardan estava não escorreu nenhuma gota.
Eraldo


Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Parabéns Eraldo bela manutenção , gostaria de ter essa habilidade também mas nem tento que sei que vou quebrar alguma coisa .

Rromagnani
07-05-2018, 20:10
Parabéns Eraldo bela manutenção , gostaria de ter essa habilidade também mas nem tento que sei que vou quebrar alguma coisa .

Para eu fazer igual ao Eraldo me faltam 5 coisas...

1- tempo
2- espaço
3- ferramental
4- habilidade/conhecimento técnico
5- alguém que ofereça a moto porque na minha não me atrevo nem a pau! [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Eraldo Tel
07-05-2018, 20:53
É só ir com calma e ter um bom manual de serviço que com certeza o trabalho sairá bem feito. Se precisar de alguma ajuda so chamar...
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

André M.
07-05-2018, 23:40
Vou chutar mas acho que se você abrir e der algum problema você perde a garantia .A minha abriu com 32 mil/km e 22 meses de uso ( furo na coifa ) estava zerado , parecia que tinham tirado da embalagem mas quase sem graxa .Complicado ...

Eu não tenho dúvidas que a garantia será perdida, é a coisa que eles mais querem que aconteça. Será que dois anos sem verificar a graxa já não pode ser tarde ? Eis o dilema :confused:

Eraldo Tel
08-05-2018, 06:45
Não tem como ser identificado que vc abriu a não ser que espane parafusos ou coisa pior. A minha GSA é 2012 É com 4 anos quando comprei em agosto de 2017 não tinha trocado óleo do câmbio ou diferencial. O que já fiz 2 vezes uma com 18000 km e agora com 27700km. Pode ter certeza que assim vai passar dos 150000 km sem trocar nada. No máximo a Correia do alternador e uns jogos de vela além do kit de pastilha para regulagem de válvulas coisa simples. Somente filtros e óleo constantemente a cada 10k. É bora rodar que moto parada estraga.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Possenti
08-05-2018, 07:22
Olá pessoal...

No caso de nossas motos BMW, a manutenção preventiva se mostra pela história ser muito mais barata...

É isso aí e ponto final

FCRUZ17
08-05-2018, 13:07
Fiz a revisão de 20k da minha GS na semana passada. Após os diversos alertas, solicitei uma manutenção do cardan. Meu mecânico abriu toda a peça e me mandou as fotos. Para minha felicidade o conjunto estava muito íntegro, sem nenhum ponto de ferrugem e bem lubrificado. Foi realizada a limpeza e troca de óleo. Minha moto é ano 2011 e certamente essa vai ser uma manutenção que farei com maior frequência. Agradeço aos colegas do fórum pelo alerta.

Finger
08-05-2018, 23:09
Eu sempre troco o óleo do diferencial com 10 mil km. Sei que a troca e com 20 mil, mas é tão barato e o óleo sai tão escuro que acabo mandando fazer no mecanico de confiança quando não está no plano de manutenção.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eraldo Tel
09-05-2018, 06:40
Uso o óleo 75w90 semi-sintetico da tutela e nunca saiu muito diferente do oleo novo apenas uma pequena quantidade de material escuro preso ao plug imantado. Bem ínfima se pensasse num dava nem 0, 01 g uma poeira escura proveniente do desgaste pelo atrito das engrenagens. Só observando bem mesmo e passando um cotonete para limpar. Provavelmente única diferença seria a degradação da viscosidade.
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

sal silva
09-05-2018, 07:58
Eu uso um sintético da Motul,mas como tudo da Motul paguei bem caro,mais 100 reais um litro,o bom é que sao só 180ml que dará para fazer mais trocas.Na europa vende a quantidade certa em um pequeno frasco,acho melhor,a certeza de estar colocando sempre oleo novo.Quanto a troca,fiz com 10 mil kms e saiu bem claro,acho que chega a 20 mil tranquilamente sem necessidade de troca-lo.

sal silva
09-05-2018, 08:21
Parabéns Eraldo bela manutenção , gostaria de ter essa habilidade também mas nem tento que sei que vou quebrar alguma coisa .

Deve ser um Nutela de primeira:p

sal silva
09-05-2018, 08:30
Eu não tenho dúvidas que a garantia será perdida, é a coisa que eles mais querem que aconteça. Será que dois anos sem verificar a graxa já não pode ser tarde ? Eis o dilema :confused:

André depende do uso,eu por exemplo peguei um diluvio na Argentina,foram 4 horas sob forte chuva,com alguns trechos da estrada alagada ,minha bota parecia um aquário e as roupas rs.Fiz uns offs atravessei rios e peguei muita chuva durante esse período.Agora se for usar a moto de boa sem muita aventura(provavelmente voce :p) a lubrificação de fabrica com certeza aguenta 2 anos.Voce pode mandar fazer a vistoria e lubrificação do cardã na CC antes dos 2 anos, é só pagar.Bons ventos.


Ps.The fox filmes has a Pleasure to Present;The encontro a Pintada.Em breve....em breve,nos melhores cinemas da sua cidade:rolleyes::cool::cool:

Antonio
09-05-2018, 08:56
André depende do uso,eu por exemplo peguei um diluvio na Argentina,foram 4 horas sob forte chuva,com alguns trechos da estrada alagada ,minha bota parecia um aquário e as roupas rs.Fiz uns offs atravessei rios e peguei muita chuva durante esse período.Agora se for usar a moto de boa sem muita aventura(provavelmente voce :p) a lubrificação de fabrica com certeza aguenta 2 anos.Voce pode mandar fazer a vistoria e lubrificação do cardã na CC antes dos 2 anos, é só pagar.Bons ventos.


Ps.The fox filmes has a Pleasure to Present;The encontro a Pintada.Em breve....em breve,nos melhores cinemas da sua cidade:rolleyes::cool::cool:

Quem não conhece até acredita . Com o mamutinho nem o rio de Castelhanos você passava , larga mão de ser cascateiro , coxinha creme , hehehe

sal silva
09-05-2018, 21:25
Quem não conhece até acredita . Com o mamutinho nem o rio de Castelhanos você passava , larga mão de ser cascateiro , coxinha creme , hehehe

Logico,lá eu fui com a ratazana,a Mamutinho estava na revisao:p
https://s7.postimg.cc/mm7p1lrm3/castelhanos_011.jpg (https://postimg.cc/image/nbqhdys5j/)

Rromagnani
09-05-2018, 22:15
Logico,lá eu fui com a ratazana,a Mamutinho estava na revisao:p
https://s7.postimg.cc/mm7p1lrm3/castelhanos_011.jpg (https://postimg.cc/image/nbqhdys5j/)

Parece que estava caindo! Kkkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
09-05-2018, 22:45
Parece que estava caindo! Kkkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Quase...quase,ali dei uma pernada que me salvou,ja estava me vendo no fundo do rio rs.Na volta foi pela ponte rs:p

Possenti
10-05-2018, 08:45
Que legal esta sua "bmw" Sal...

Antonio
10-05-2018, 09:59
Que legal esta sua "bmw" Sal...

O Sal colocar a BMW na água , só no sonho mesmo ...9957

sal silva
10-05-2018, 13:52
O Sal colocar a BMW na água , só no sonho mesmo ...9957

Que nada,olha a prova ai.rs

sal silva
10-05-2018, 13:54
Que legal esta sua "bmw" Sal...

Sem fazer isso já deu essa ferrujeira,imagine se eu fizer rs

Rromagnani
10-05-2018, 18:06
http://youtu.be/ulj0N-Xncag

Tai a prova... Petrobras e Castelhanos com a ADV com direito à cruzar o rio e tudo! Nada que uma graxa no cardã depois não resolva! Kkkkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
10-05-2018, 21:25
http://youtu.be/ulj0N-Xncag

Tai a prova... Petrobras e Castelhanos com a ADV com direito à cruzar o rio e tudo! Nada que uma graxa no cardã depois não resolva! Kkkkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Show de roda,muita coisa para fazer em um dia só.Quando fui a Castelhanos o Rio estava mais fundo,peguei uma pedras grandes perto da margem que quase me fizeram cair.

Rromagnani
10-05-2018, 21:46
Show de roda,muita coisa para fazer em um dia só.Quando fui a Castelhanos o Rio estava mais fundo,peguei uma pedras grandes perto da margem que quase me fizeram cair.

Esse dia foi bem cansativo mesmo... quando cheguei em Ilhabela já estava morto. Fui até Castelhanos, voltei e ao sair da balsa descobri que a Tamoios estava interditada devido a m acidente.

Voltei pela Mogi Bertioga, debaixo de chuva e à noite! Beeem cansativo.

A Castelhanos estava tranquila... só uma descida já no final que haviam passado o trator e as pedras enormes estavam soltas foi tenso... não podia nem pensar em frear ou parar... tirando isso, a estrada estava boa.

Ouvi que não pode mais cruzar o rio com carro/moto... sabe de alguma coisa?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
11-05-2018, 07:36
Esse dia foi bem cansativo mesmo... quando cheguei em Ilhabela já estava morto. Fui até Castelhanos, voltei e ao sair da balsa descobri que a Tamoios estava interditada devido a m acidente.

Voltei pela Mogi Bertioga, debaixo de chuva e à noite! Beeem cansativo.

A Castelhanos estava tranquila... só uma descida já no final que haviam passado o trator e as pedras enormes estavam soltas foi tenso... não podia nem pensar em frear ou parar... tirando isso, a estrada estava boa.

Ouvi que não pode mais cruzar o rio com carro/moto... sabe de alguma coisa?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Nao sei nada sobre isso,mas nao duvido que façam isso para beneficiar a mafia do turismo(Jipeiros):mad:.Se for verdade lamento,descobri que tem outros lugares a conhecer depois dos restaurantes que dá para ir de moto.

cerqueira
11-05-2018, 09:41
Show Roma!!

Abçs
Luiz

Tersio
05-06-2018, 17:36
Sou proprietário de uma motocicleta BMW R 1200 GS Adventure, ano 2014, adquirida em 10 de julho de 2014, numa concessionária da marca em Campinas – SP, com todas as revisões/ manutenções executadas nessa mesma concessionária, desde sua retirada como veículo 0 KM.
Na última revisão que fiz nessa motocicleta, procurei uma oficina especializada em motocicletas dessa marca e similares, primeira revisão executada fora da rede credenciada BMW, revisão de 90.000 KM. O serviço foi executado conforme se prepõem a um veículo com essa quilometragem, onde para surpresa minha e do mecânico, constatou-se uma oxidação extremamente avançada no eixo de transmissão, popularmente conhecido como eixo cardã, já comprometendo inclusive seu uso, pois no encaixe desse eixo ao sistema diferencial já havia folga, podendo esse sistema vir a quebrar a qualquer momento.
Diante desse fato, procurei a concessionária que havia, até então, efetuado todas as revisões nesta motocicleta, solicitando uma providência para reparação dos danos causados neste componente, pois o custo para seu reparo, orçado pela BMW é de R$ 7.690,66.
A BMW do Brasil e sua concessionária, num primeiro momento, se negou a entender o problema afirmando a todo momento que a motocicleta não estava mais em garantia e que eu deveria assumir todo o custo para seu reparo.
Bem, resumindo, só consegui a atenção da BMW Brasil depois que formalizei, pôr e-mail, o ocorrido, para o SAC da BMW aqui no Brasil e também para à Alemanha, onde após alguns dias fui informado que a BMW iria assumir 50% do valor orçado para o reparo da motocicleta.
Quero deixar evidente, neste texto, minha indignação e insatisfação com uma empresa como a BMW, pois com todas as evidências referentes ao cumprimento do solicitado no manual do proprietário do veiculo atendidas, inclusive as revisões/ manutenções feitas na mesma concessionária da marca, a MBI Motors em Campinas, e mesmo assim me imputaram pagar 50% do prejuízo que eles mesmos causaram, pela omissão nas revisões, por não terem verificado o eixo de transmissão.
Outro fator que me causa estranheza é o fato de uma motocicleta considerada de categoria “Premium”, com custo de aquisição em torno de R$ 90.000,00, possuir um componente, que, com três anos e alguns meses de uso, possa oxidar ao ponto de ser inutilizado.
Deixo aqui também meu alerta para os proprietários, desse modelo de motocicleta, que solicitem a verificação do eixo de transmissão nas revisões, para não serem surpreendidos com sua quebra numa rodovia, ou mesmo terem que substituí-lo por oxidação.
Nota: Apesar de divulgado, pela marca, de que a motocicleta pode ser utilizada em todo terreno, essa só rodou em asfalto.

Benicio
05-06-2018, 19:09
Obrigado pelo relato.
De fato, postura inaceitável da marca.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Possenti
06-06-2018, 07:37
Olá Tersio...

Se tiveres interesse, estamos recuperando cardãs. Entre em contato que lhe passo mais informações. Meu telefone é 46-999117017.

Obs. Tem sido nosso hobye consertar cardãs, pois meu ofício é outro.

Forte abraço

bybecker
12-06-2018, 20:05
Infelizmente nem todos tem tempo, e principalmente habilidade, para fazer a própria manutenção de sua moto. Por causa de relatos como esse é que fujo, como o Diabo da cruz, de concessionárias. Não confio em NENHUMA DELAS, seja de que marca for. O desrespeito ao consumidor é comum a todas elas, que via de regra contratam "mechânicos" por salários vis e sem qualquer qualificação. Qualquer um que saiba diferenciar uma chave Allen de uma Torx já vira doutor em motores....

sal silva
13-06-2018, 10:23
Bom pessoal, terminei o serviço que me custou pouco mais de R$150.00, mas deu um bom trabalho, mesmo porque nao tenho experiência em mecânica, só sou um fuçador rs. Valeu muito a pena conseguir terminar o serviço, aproveitei e lubrifiquei os rolamentos do braço articulado(estavam secos),fiz uma limpeza detalhada, inclusive limpeza e lubrificação da pinça de freio traseira, que para quem nao sabe leva graxa heheh. Demorei por vários motivos, tive que comprar ferramentas e torquimetro,encomendar coifa e graxa do exterior(obrigado Eraldo)e só terminei ontem porque fiz com calma e tive a grande ajuda nao só técnica do nosso colega Possenti que me emprestou uma coifa usada e me enviou a graxa. Ontem rodei com a moto e esta perfeita, basta ficar de olho se nao haverá vazamento, pois mantive o retentor original e este pode ter danificado com o calor que foi dado na peça.


Gostaria e agradecer meu amigo Niger que conseguiu soltar o eixo sem danificar nada,Eraldo aqui do forum que me indicou locais para comprar a coifa,mas o grande incentivador e professor dessa empreita,foi o nosso colega Possenti,sem ele nao teria começado e terminado o serviço,o cara foi e é nota 10.


Pessoal,só tenho a falar bem do Possenti,o cara entendi muito de mecanica de moto, é professor Universitario e agora esta empreendendo na fabricaçao de eixos-cardã para nossas BMWs, desde as mais antigas e as mais modernas.Uma otima opção para nos Brasileiros que teremos um produto tao bom ou melhor por um preço honesto.


PS.Obrigado a todos do forum que se solidarizaram com meu problema(um erro grotesco da BMW) e espero ,junto com nosso colega Possenti ter alertado e ajudado os colegas que este problema pode ser resolvido com uma simples e facil manutençao.Bons ventos,somos nos fazendo nossa parte.;)

Paulork
13-06-2018, 19:08
Sal, parabéns pela persistência e aprendizado.

sal silva
14-06-2018, 10:42
Sal, parabéns pela persistência e aprendizado.

Obrigado Paulo.

Eraldo Tel
14-06-2018, 12:55
se vc. plugar com um tampão o orifício do abs e o respiro da caixa do eixo cardan não deve vazar nada. Pluguei com uma chave de caximbo com uma boa camada de teflon da primeira vez, agora tenho um plug de borracha deste de compressor de refrigeração na medida e não vaza nada se quiser abrir o cardan antes da troca de oleo.
Eraldo.

Eraldo Tel
14-06-2018, 13:26
se vc. plugar com um tampão o orifício do abs e o respiro da caixa do eixo cardan não deve vazar nada. Pluguei com uma chave de caximbo com uma boa camada de teflon da primeira vez, agora tenho um plug de borracha deste de compressor de refrigeração na medida e não vaza nada se quiser abrir o cardan antes da troca de oleo.
Eraldo.

sal silva
14-06-2018, 14:14
Certo,é por ali que vaza o oleo então.Bom saber,obrigado Eraldo.

leoPiment
20-06-2018, 09:07
Bom dia, referente a Graxa utilizada pra lubrificar o cardã, dando uma olhda no manual de serviço vi que para o encaixe estriado do cardã recomendam graxa com molibidenio, e para a borracha sanfonada a graxa Staburags NBU 30 PTM , voces sabem me informar qual graxa é essa pois procurei e não achei no Brasil, tem outra graxa que substitui essa Staburags NBU 30 PTM e que não cause nenhum dano a borracha do cardã?

Barra
20-06-2018, 10:19
Quem tem essa graxa é o @possenti e ela é difícil mesmo de conseguir e muito cara.

leoPiment
21-06-2018, 08:46
vou usar a Graxa Br 2 Plus Molykote Bissulfato De Molibidênio, ela tambem pode ser utilizada na borracha tambem?

sal silva
21-06-2018, 09:16
vou usar a Graxa Br 2 Plus Molykote Bissulfato De Molibidênio, ela tambem pode ser utilizada na borracha tambem?

Leo,Molykote só no cardã.Uma opção mais barata é a graxa Italiana de indústria alimentícia da marca Rocol food lube. A que a BMW usa tem que ser imnportada e é bem cara , demora para vir.

leoPiment
22-06-2018, 14:18
seria a graxa Rocol GLC346 ?

Marcelo DC
22-06-2018, 14:57
Tem no ml.....bem carinha.....1kg....300 conto.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

pedaleiro
06-07-2018, 19:33
Abri o da minha (ano 2012/2013) já que iria trocar o óleo. Está com apenas 30.000 km, mas como não se sabe a procedência e seguro morreu de velho, nada como verificar.
O óleo parecia estar novo, foi usado sintético. E o cardan estava zerado, parecia novinho em folha. Foi trocado o óleo da transmissão e do final drive e colocado graxa no estriado do eixo.

Coloquei o óleo Putoline GP10 75W sintético.

http://motoexplorer.com.br/wp-content/uploads/2018/07/IMG_1699-e1530916210462.jpg

leoPiment
12-09-2018, 13:51
fiz um video da manutenção do cardan
https://www.youtube.com/watch?v=rNahiJgyuhs&lc=z233gv0rbmf4x5gxf04t1aokgnwqvszbt0mnsm32jpiqrk0 h00410.1536770621005862

Marcelo DC
27-12-2018, 22:05
fiz um video da manutenção do cardan
https://www.youtube.com/watch?v=rNahiJgyuhs&lc=z233gv0rbmf4x5gxf04t1aokgnwqvszbt0mnsm32jpiqrk0 h00410.1536770621005862

Excelente video Leo. Essa semana estou limpando e lubrificando a minha mas a sua manutenção está num nível acima. Muito bom.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Sapi
29-12-2018, 12:20
Assisti seu video, gostei muito!! Parabens pelo video e pelo excelente trabalho!!! Ja que voce esta um pouco longe......, vou me basear em seu video para fazer minha manutencao aqui em casa. Obrigado!!

Gnegraes
04-01-2019, 10:49
Olá a todos,
A graxa NBU 30 TPM utilizada pela BMW na Alemanha e aqui, é fabricada pela Klüber da Alemanha.
Para obtê-la, basta entrar em contato com:

customerservice@br.klueber.com

Outros dados de contato:

Klüber Lubrication Lubrificantes Especiais Ltda.
Rua São Paulo, 345
06465-902 - Dist. Indl. Alphaville - Barueri - SP
Brasil

Tel: +55 11 4166 9048 / 3555 9048
Fax: +55 11 4166 9088 / 3555 9088
Email: suportetecnico@br.klueber.com

No momento o estoque está zero, mas basta solicitar que eles trazem da Alemanha.
Não sei o tamanho da embalagem, mas se for algo tipo 1 kgf, sugiro reunir um pequeno grupo para dividir, senão terão graxa para o cardã até 2067...

No ML tem esse fornecedor do Paraná, que fraciona, o pote com 100gr (é muita graxa..) custa R$160

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1142573298-graxa-kluber-staburags-nbu-30-ptm-pote-de-110gr-_JM?quantity=1

Abraços

Gnegraes
05-01-2019, 15:07
vou usar a Graxa Br 2 Plus Molykote Bissulfato De Molibidênio, ela tambem pode ser utilizada na borracha tambem?

Leo, veja meu post do dia 04/01
Abraço

kerlen
07-07-2019, 19:29
Qual graxa vc usou Eraldo?? Litio?? Abri o meu 2xs. A primeira fiz como vc e a segunda nao tirei o oleo e vazou um pouco....aprendi a lição.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Boa noite Marcelo.
Sobre as graxas utilizadas para fechamento do cardãn e lubrificação interna do mesmo. Quais as graxas vc utilizou??? Se puder me envie a especificação que estou com o meu aberto aguardando somente este detalhe. E se alguém puder me orientar como soltar a outra ponta do cardãn para verificação total do mesmo e manutenção!!!!!

Eraldo Tel
07-07-2019, 21:02
Oi sempre usei e vou continuar usando graxa azul de lítio de alto ponto de gota, ela isola o eixo extriado e a cruzeta e não deixa nem água ou poeira entrar em contato com o cardan, a mesma uso na coifa pois faz uma vedação por contato sem prender ou colar a coifa como a graxa branca original, ela não ataca a borracha...E faz, o papel de vedar a poeira e deixa sair a água e vapor d'água caso entre, boa barata e eficiente...
ERALDO

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Finger
07-07-2019, 21:54
Oi sempre usei e vou continuar usando graxa azul de lítio de alto ponto de gota, ela isola o eixo extriado e a cruzeta e não deixa nem água ou poeira entrar em contato com o cardan, a mesma uso na coifa pois faz uma vedação por contato sem prender ou colar a coifa como a graxa branca original, ela não ataca a borracha...E faz, o papel de vedar a poeira e deixa sair a água e vapor d'água caso entre, boa barata e eficiente...
ERALDO

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Com lítio é bom pq se o piloto é bipolar já fica numa boa... [emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eraldo Tel
07-07-2019, 22:13
O relato é por experiência própria com o uso dessa graxa, não usava óleo pra lubrificar a corrente nas motos que tive com corrente, usava essa graxa azul e todas as relações inclusive da Xt 60R, passaram de 35 k, quando comprei a BMW R 1200 gs premium vermelha 2007,com 20 k, com 25k fiz a primeira manutenção onde foi trocado óleo do motor, câmbio diferencial é de quebra abri o diferencial que tinha graxa branca e estava intacto, limpei tudo e passei a graxa azul de lítio e foi assim até os 83k ,a cada 10k fiz essa manutenção e as peças cruzeta e eixo estriado estavam intactos sem desgaste ou qualquer folga(perdi essa moto numa batida, o seguro deu pt), mas já tinha a GSA 1200 2012 a mais de um ano essa tb favo regularmente a cd 10 k essa mesma manutenção e já está com 50 k tudo como novo...
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Benicio
08-07-2019, 07:34
Com lítio é bom pq se o piloto é bipolar já fica numa boa... [emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

Eraldo Tel
08-07-2019, 08:28
[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]Só se tiver o costume de dar uma lambida na coifa e no cardan [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
ERALDO

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Finger
08-07-2019, 13:11
Só se tiver o costume de dar uma lambida na coifa e no cardan [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]
ERALDO

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gervasio
14-03-2020, 11:34
Sai de uma GS800 e comprei uma GS 1200 (meu sonho) ano2015 PREMIUM COM 35.000KM. fazendo uma pequena viagem de fim de semana de repente a roda traseira travou feio... quase aconteceu uma tragédia. o CARDAN QUEBROU.
Um alerta pra todos os proprietários de GS1200. Faça manutenção regular do cardan....
reboquei a moto pra Brasilia. levei no Ulisses NINJA MOTOS no Sudoeste. graças a Deus ele fez uma adaptação de uma junta universal nova e mais resistente. ficou zerado. ficou um trauma e ainda tô pegando confiança devagarinho.
alerta..... quem tem gs1200, faça manutenção do cambio regularmente. já vi inúmeros relatos de problemas de cardan.

Reiner
19-03-2020, 15:19
Gervásio, tenho uma 2015 Premium. E tenho dito aqui, que o maior veneno para as transmissões com cardan, além da falta de manutenção é o lavar com máquina de pressão.....ou mesmo o excesso de ducha....
Hoje desmontei a minha e vou te enviar umas fotos....
Sds103781037910380

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
19-03-2020, 16:04
Sai de uma GS800 e comprei uma GS 1200 (meu sonho) ano2015 PREMIUM COM 35.000KM. fazendo uma pequena viagem de fim de semana de repente a roda traseira travou feio... quase aconteceu uma tragédia. o CARDAN QUEBROU.
Um alerta pra todos os proprietários de GS1200. Faça manutenção regular do cardan....
reboquei a moto pra Brasilia. levei no Ulisses NINJA MOTOS no Sudoeste. graças a Deus ele fez uma adaptação de uma junta universal nova e mais resistente. ficou zerado. ficou um trauma e ainda tô pegando confiança devagarinho.
alerta..... quem tem gs1200, faça manutenção do cambio regularmente. já vi inúmeros relatos de problemas de cardan.

Gervásio,

Como assim.... ele fez uma adaptação de uma junta universal nova e mais resistente.....???
Acho que deveria ter usado uma peça original, ao invés de adaptações suspeitas.
Como ele sabe que a junta cardã é mais resistente? Ninguém possui dados de torque da peça, a não ser a Engenharia da BMW.
Adaptações são sempre temerárias e os "especialistas" no mercado continuam agindo na boa fé dos outros.
Teria sido mais honesto te indicar colocar uma peça original.
Se você quase teve uma acidente, não vejo motivos para que não tenha outro.
Esta parte da moto necessita MO especializada (que sabe o que está fazendo, como muitos aqui no fórum), além de usar graxas corretas tanto nas uniões estriadas da junta cardã com o eixo e lubrificando as coifas internamente para impedir a entrada de água dentro da manga.

QuinnBr
20-06-2020, 23:28
Caros, acabei de fazer hoje, eu mesmo, a verificação do cardan, para a minha felicidade total, parecia virgem, depois de 27 mil km e muita estrada, estava preocupado. A parte dianteira ainda brilhava, desmontei dos dois lados e uma generosa lubrificada, tenho certeza de pelo menos mais 27 mil sem dores de cabeça...Abraços

105421054110540

QuinnBr
20-06-2020, 23:41
É verdade que estava seco mas zero ferrugem e nenhuma água na "case" do cardan, muito feliz...

QuinnBr
20-06-2020, 23:49
Gervásio, tenho uma 2015 Premium. E tenho dito aqui, que o maior veneno para as transmissões com cardan, além da falta de manutenção é o lavar com máquina de pressão.....ou mesmo o excesso de ducha....
Hoje desmontei a minha e vou te enviar umas fotos....
Sds103781037910380

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk Nossa! O seu esta impecável, parabéns

Reiner
21-06-2020, 08:49
Ricardo, que ótimo, parabéns.
Verifique 01 vez ao ano, mantém lubrificado e vedado, e terá cardam pra muito tempo...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
21-06-2020, 11:28
É verdade que estava seco mas zero ferrugem e nenhuma água na "case" do cardan, muito feliz...

Ricardo,

Ótimo que estava tudo seco, assim deve estar sempre.
Graxa apenas nas juntas estriadas (que você não vê, só no caso de desacoplar) e na parte interna das coifas.

Nas duas juntas universais (conhecidas como junta cardã) montadas nas extremidades do eixo não há necessidade de se usar graxa, até por que que as superfícies dos mancais internos estão inacessíveis.
Algumas juntas cardã de alguns veículos possuem bicos graxeiros, onde a graxa flue através de canais internos e chega às superfícies dos mancais da junta.

QuinnBr
21-06-2020, 13:10
Obrigado Guilherme, infelizmente não fiz fotos do final do trabalho depois de lubrificar, mas foi exatamente isso que fiz...tive a sorte de uma sobrinha estar vindo para o Brasil, então usei a graxa original.
Agora, não sei se todos perceberam mas a coifa dianteira tem uma algema, não sei se é colocada de fabrica mas isso sem dúvida nenhuma ajuda a manter o sistema protegido, coloquei uma nova depois de retirar a que estava lá.

Reiner
13-04-2021, 16:09
Nossa! O seu esta impecável, parabénsBoa tarde,
Acabei de fazer a revisão anual do cardam, aos 31400 km.
Estava tudo limpo e seco, somente a estria um pouco seca, tinha usado graxa para homocinetica, não vou usar mais...a graxa usada para vedação foi a Delaval grase
silicon GLK112. Que atendeu perfeitamente as necessidades.

Lavei as coifas com antigordurante de cozinha e muita água....

Fiz a montagem utilizando graxa ECOGRAX PTFE, inclusive nas estrias...depois de entendimento com o fabricante....me parece uma graxa muito capaz de atender os requisitos....
Mas, vamos ver ano que vem....
As coifas, estrias, e as folgas estão como estavam quando nova. Se cuidar, uma vez por ano, tem para o resto da vida.
Posto algumas fotos abaixo...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/8d2aba72c6be2655544e05343c895720.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/20511ce0f47b13f7e2214c59f2811dc9.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/9676182177cc1eb175a1a011fbac34fa.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/36b59302aa4ef600667ca4b18d2adafc.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/3c2450373a488ec367b16775622f9e1c.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/b75a61da3421a8936547525af2f8a378.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/0f785ccf807443369118ad2c1d107230.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Eraldo Tel
13-04-2021, 19:14
Boa tarde,
Acabei de fazer a revisão anual do cardam, aos 31400 km.
Estava tudo limpo e seco, somente a estria um pouco seca, tinha usado graxa para homocinetica, não vou usar mais...a graxa usada para vedação foi a Delaval grase
silicon GLK112. Que atendeu perfeitamente as necessidades.

Lavei as coifas com antigordurante de cozinha e muita água....

Fiz a montagem utilizando graxa ECOGRAX PTFE, inclusive nas estrias...depois de entendimento com o fabricante....me parece uma graxa muito capaz de atender os requisitos....
Mas, vamos ver ano que vem....
As coifas, estrias, e as folgas estão como estavam quando nova. Se cuidar, uma vez por ano, tem para o resto da vida.
Posto algumas fotos abaixo...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/8d2aba72c6be2655544e05343c895720.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/20511ce0f47b13f7e2214c59f2811dc9.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/9676182177cc1eb175a1a011fbac34fa.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/36b59302aa4ef600667ca4b18d2adafc.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/3c2450373a488ec367b16775622f9e1c.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/b75a61da3421a8936547525af2f8a378.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210413/0f785ccf807443369118ad2c1d107230.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkSó cuidar que dura pra sempre!! Parabéns pelo serviço, garanto que nem levou uma hora e ficou em menos de 100 reais o serviço.
Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Reiner
13-04-2021, 19:26
Só cuidar que dura pra sempre!! Parabéns pelo serviço, garanto que nem levou uma hora e ficou em menos de 100 reais o serviço.
Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o TapatalkServiço eu mesmo fiz, não vou colocar preço porque sou danado de careiro.....kkkkk
Mas, foi graxa e óleo do cardam, uns 60,00....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Eraldo Tel
13-04-2021, 19:30
Serviço eu mesmo fiz, não vou colocar preço porque sou danado de careiro.....kkkkk
Mas, foi graxa e óleo do cardam, uns 60,00....

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkÉ isso aí, rodar com a certeza que está tudo correto é tranquilidade que poucos podem ter, além de ser muito barato a manutenção.
Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Reiner
17-09-2021, 17:07
Pessoal,
8 meses depois de fazer a manutenção do cardan utilizando a graxa ecograx PTFE tanto no eixo como na coifa, depois de cerca de 6 Kkm e viajar sob chuva torrencial por cerca de 11 horas, desmontei para verificação e estava tudo conforme aguardado....rsrsr
Sem umidade, sem ferrugem e engraxado. Poderia ficar mais 1 ano tranquilo.
Vou enviar algumas fotos, e entre elas tem uma foto com uma tampa de borracha de vidro de remédio, uma chapa e 2 porcas de calço. Uso isto para vedar o furo do sensor do ABS. Para não me preocupar com o óleo que poderia vazar. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/531d3e40b8725758fe8181be27f45220.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/9222a52343afd90f2bf1e3b6c1b90539.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/96f6fe1e23e7e8db3939e5debd5c7e85.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/272a2366b3163980c6f81bca6365ec51.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/cd533ace81f7dfaf2a095884ce303aa7.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/5d5fc7f318a65a7e5a156b697e165ffc.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/5e27a2ed8051c81be7d2f44a6813db67.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/b1109aa8a8c8caca82c63c7a4ef3e438.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Eraldo Tel
17-09-2021, 17:42
Pessoal,
8 meses depois de fazer a manutenção do cardan utilizando a graxa ecograx PTFE tanto no eixo como na coifa, depois de cerca de 6 Kkm e viajar sob chuva torrencial por cerca de 11 horas, desmontei para verificação e estava tudo conforme aguardado....rsrsr
Sem umidade, sem ferrugem e engraxado. Poderia ficar mais 1 ano tranquilo.
Vou enviar algumas fotos, e entre elas tem uma foto com uma tampa de borracha de vidro de remédio, uma chapa e 2 porcas de calço. Uso isto para vedar o furo do sensor do ABS. Para não me preocupar com o óleo que poderia vazar. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/531d3e40b8725758fe8181be27f45220.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/9222a52343afd90f2bf1e3b6c1b90539.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/96f6fe1e23e7e8db3939e5debd5c7e85.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/272a2366b3163980c6f81bca6365ec51.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/cd533ace81f7dfaf2a095884ce303aa7.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/5d5fc7f318a65a7e5a156b697e165ffc.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/5e27a2ed8051c81be7d2f44a6813db67.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20210917/b1109aa8a8c8caca82c63c7a4ef3e438.jpg

Enviado de meu SM-A530F usando o TapatalkBelo trabalho, pra tampar o alojamento do sensor do ABS, uso um plug de borracha de compressor de ar condicionado, nunca vazou uma gota, mas não tem segredo, fazendo o serviço a cada troca de óleo não terá problemas por muito mais de 150k. Na GS 1200 2007 vermelha, aos 85 k estava zerado, sem folga ou desgaste.( Essa o seguro me levou, PT num acidente simples). Na Gsa 2012 aos 67k tudo ok.
O melhor de nossas motos é manter pessoalmente em dia as manutenções que se fizerem necessárias.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Nei_Gomes
17-09-2021, 23:50
Na última revisão a minha tbm manteve o cardã assim: lindo e maravilhoso! sequinho, sequinho - apenas lubrificado com a graxa.

Gnegraes
19-09-2021, 20:20
Belo trabalho, pra tampar o alojamento do sensor do ABS, uso um plug de borracha de compressor de ar condicionado, nunca vazou uma gota, mas não tem segredo, fazendo o serviço a cada troca de óleo não terá problemas por muito mais de 150k. Na GS 1200 2007 vermelha, aos 85 k estava zerado, sem folga ou desgaste.( Essa o seguro me levou, PT num acidente simples). Na Gsa 2012 aos 67k tudo ok.
O melhor de nossas motos é manter pessoalmente em dia as manutenções que se fizerem necessárias.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Reiner e Eraldo,

Não entendi o por que de tampar o alojamento do sensor ABS.
Qual o risco que ele sofre? Vazamento de óleo da caixa de redução traseira?

Eraldo Tel
19-09-2021, 21:07
Reiner e Eraldo,

Não entendi o por que de tampar o alojamento do sensor ABS.
Qual o risco que ele sofre? Vazamento de óleo da caixa de redução traseira?Se vc for somente fazer uma limpeza após rodar em muita chuva ou atravessar rios, sem trocar o óleo do Cardan, tem de tampar pois ao desmontar pra limpar e lubrificar a cruzeta e o entalhado, tem de tampar do contrário ao articular o cardan para limpa-lo vai vazar o óleo. A minha Gsa 2012 ainda tem um respiro pra evaporar qualquer água que entre.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Reiner
19-09-2021, 21:12
Reiner e Eraldo,

Não entendi o por que de tampar o alojamento do sensor ABS.
Qual o risco que ele sofre? Vazamento de óleo da caixa de redução traseira?Guilherme,

Ao desmontar o cardam e retirar o eixo para limpeza, análise e lubrificação, Vc tem que soltar a caixa de redução (coroa e pinhão) e nela está fixado o sensor do ABS, que deve ser retirado. Ficando uma abertura, que permitir a saída do óleo da caixa. E como não troquei o óleo pois não venceu o prazo, é necessário vedar a abertura....
No caso do óleo, procuro respeitar os prazos de troca, para minimizar os efeitos de um possível mal descarte, cooperando assim com a natureza.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk