PDA

Ver Versão Completa : Problema de Cardan resolvido



Germek
28-05-2018, 18:04
Quem tiver problemas com o cardan da GS 1200 é só levar na SP CARDANS em Piracicaba
(019) 3421.7973 Rua Augusto de Lello 26 Bairro Santa Rosa Piracicaba SP.

gervasio
14-03-2020, 11:39
Sai de uma GS800 e comprei uma GS 1200 (meu sonho) ano2015 PREMIUM COM 35.000KM. fazendo uma pequena viagem de fim de semana de repente a roda traseira travou feio... quase aconteceu uma tragédia. o CARDAN QUEBROU.
Um alerta pra todos os proprietários de GS1200. Faça manutenção regular do cardan....
reboquei a moto pra Brasilia. levei no Ulisses NINJA MOTOS no Sudoeste. graças a Deus ele fez uma adaptação de uma junta universal nova e mais resistente. ficou zerado. ficou um trauma e ainda tô pegando confiança devagarinho.
alerta..... quem tem gs1200, faça manutenção do cambio regularmente. já vi inúmeros relatos de problemas de cardan.

fabinho GS
29-11-2020, 18:49
Germek boa noite. Estou com as estrias da luva do meu cardã bem finas. Vc saberia dizer se eles fazem a troca da luva do cardã?

Gnegraes
29-11-2020, 20:07
Germek boa noite. Estou com as estrias da luva do meu cardã bem finas. Vc saberia dizer se eles fazem a troca da luva do cardã?

Fábio,

O estriado está danificado apenas na junta cardan?
Com estão os eixos de saída do câmbio e eixo de entrada da caixa de redução traseira, estão em ordem?

Nei_Gomes
09-12-2020, 10:01
Germek boa noite. Estou com as estrias da luva do meu cardã bem finas. Vc saberia dizer se eles fazem a troca da luva do cardã?

Bom dia.
Eu fiz uma manutenção preventiva do cardã no Val (Dinamo Motos em Rio Claro/SP), amigos que já tem GS quase me bateram até fazer tal manutenção...kkk Depois fiz a revisão de 30mil km com eles, e gostei muito do serviço e do atendimento deles.
Pelo que entendi do pessoal da Dínamo, conseguem reparar muita coisa no cardã, pra evitar a troca da peça toda. (19)997092343

Abraço!

Rromagnani
09-12-2020, 18:30
Bom dia.
Eu fiz uma manutenção preventiva do cardã no Val (Dinamo Motos em Rio Claro/SP), amigos que já tem GS quase me bateram até fazer tal manutenção...kkk Depois fiz a revisão de 30mil km com eles, e gostei muito do serviço e do atendimento deles.
Pelo que entendi do pessoal da Dínamo, conseguem reparar muita coisa no cardã, pra evitar a troca da peça toda. (19)997092343

Abraço!

O Val é na minha opinião, o melhor mecânico BMW que conheço. Confio nele de olhos fechados!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Gnegraes
10-12-2020, 15:14
O Val é na minha opinião, o melhor mecânico BMW que conheço. Confio nele de olhos fechados!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Beto,

Por que você não indica a oficina dele na Lista de Oficinas Recomendada" ????
Ajuda a quem está procurando....

Rromagnani
10-12-2020, 17:10
Beto,

Por que você não indica a oficina dele na Lista de Oficinas Recomendada" ????
Ajuda a quem está procurando....

Feito!

Aliás, coloquei meu nome na indicação tb do Piu e do Beto Motos.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Gnegraes
10-12-2020, 18:55
Feito!

Aliás, coloquei meu nome na indicação tb do Piu e do Beto Motos.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Perfeito .... :)

Quanto mais colegas opinarem e indicarem novas referências, mais útil a todos será e melhor a credibilidade da oficina.
Afinal de contas, não é possível enganar todo mundo o tempo todo...

Gnegraes
10-12-2020, 21:25
Quem tiver problemas com o cardan da GS 1200 é só levar na SP CARDANS em Piracicaba
(019) 3421.7973 Rua Augusto de Lello 26 Bairro Santa Rosa Piracicaba SP.

Marcos,

Ele utiliza peças originais, como por exemplo juntas cardan BMW?

Sisti
31-05-2022, 13:23
Aqui em Campinas tem esse fornecedor que arruma cardan da BMW também
https://www.facebook.com/pg/NPCardans/posts/
Caso de uso: https://www.youtube.com/watch?v=p4AGFpqAAx0

Reiner
31-05-2022, 18:35
Aqui em Campinas tem esse fornecedor que arruma cardan da BMW também
https://www.facebook.com/pg/NPCardans/posts/
Caso de uso: https://www.youtube.com/watch?v=p4AGFpqAAx0Sisti, obrigado pela contribuição.
Mas, fazendo apologia as emissoras de TV, sempre tem um mas. Eu vi um ponto do solda ao invés da trava na capa do rolamento da cruzeta. Eu acho errado, mas, novamente o mas, isso não quer dizer que eu estou certo.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
01-06-2022, 07:35
Sisti, obrigado pela contribuição.
Mas, fazendo apologia as emissoras de TV, sempre tem um mas. Eu vi um ponto do solda ao invés da trava na capa do rolamento da cruzeta. Eu acho errado, mas, novamente o mas, isso não quer dizer que eu estou certo.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Outra observação muito importante: desmontagem da cruzeta cardan feita no martelo apoiado na morça, argh.....

Péssima maneira de se desmontar algo....

O correto é utilizar prensa hidráulica manual para retirada correta dos eixos. Qualquer oficina pequena tem. Ou deveria ter...

Marivaldo
22-07-2022, 13:35
https://www.motonline.com.br/noticia/cardan-vai-levar-400-mil-bmw-gs-a-oficina-veja-se-a-sua-esta-na-lista/?_gl=1*1m8sh38*_ga*OGplQmhJMl9ZTTZDTEVYUVV6MUg2N29 HOUhvV3J1c0dzLWdubFpMYVB2SUlMOEUtX0Y2d2lmN2pTNjJXe WFpcQ..

Boa tarde.
Revisão da transmissão de todas as GS 1200 e 1250 fabricadas a partir de 2013. Li a notícia e não vi lista alguma.

Reiner
22-07-2022, 13:47
Acho que um recall branco, como já vi escrito....
A minha 2015, ao agendar a troca do fluído de freios, relatou esse serviço na confirmação de agendamento.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Rromagnani
29-07-2022, 13:15
Um amigo meu levou a moto na CC para a tão falada verificação... Ficou decepcionado.

Eles fazem uma simples medição de vibração e somente em caso do resultado ser acima de tal nível, abrem o cardã para verificação. E mesmo sem abrir, fazem o famigerado furo...

Meu conhecido bateu o pé para que abrissem e o resultado foi um orçamento de R$ 2.800 para fazer isso...

Resultado... não permitiu que fizesse nada e veio embora para fazer a abertura e lubrificação em oficina particular.

Continuo achando isso lamentável.

Gnegraes
29-07-2022, 15:33
Um amigo meu levou a moto na CC para a tão falada verificação... Ficou decepcionado.

Eles fazem uma simples medição de vibração e somente em caso do resultado ser acima de tal nível, abrem o cardã para verificação. E mesmo sem abrir, fazem o famigerado furo...

Meu conhecido bateu o pé para que abrissem e o resultado foi um orçamento de R$ 2.800 para fazer isso...

Resultado... não permitiu que fizesse nada e veio embora para fazer a abertura e lubrificação em oficina particular.

Continuo achando isso lamentável.


Beto,

Concordo contigo.
Essa história está muito estranha.....

En passant: ainda estou aguardando postarem aqui o tal Boletim de Fábrica ....

Reiner
29-07-2022, 16:12
Um amigo meu levou a moto na CC para a tão falada verificação... Ficou decepcionado.

Eles fazem uma simples medição de vibração e somente em caso do resultado ser acima de tal nível, abrem o cardã para verificação. E mesmo sem abrir, fazem o famigerado furo...

Meu conhecido bateu o pé para que abrissem e o resultado foi um orçamento de R$ 2.800 para fazer isso...

Resultado... não permitiu que fizesse nada e veio embora para fazer a abertura e lubrificação em oficina particular.

Continuo achando isso lamentável.Roberto, eu acho que deram munição para o Procon. Logo, logo vão ter visitas....rsrsrs...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Kinha
29-07-2022, 16:51
Um amigo meu levou a moto na CC para a tão falada verificação... Ficou decepcionado.

Eles fazem uma simples medição de vibração e somente em caso do resultado ser acima de tal nível, abrem o cardã para verificação. E mesmo sem abrir, fazem o famigerado furo...

Meu conhecido bateu o pé para que abrissem e o resultado foi um orçamento de R$ 2.800 para fazer isso...

Resultado... não permitiu que fizesse nada e veio embora para fazer a abertura e lubrificação em oficina particular.

Continuo achando isso lamentável.

Roberto.

Fui até a concessionária aqui na minha cidade e recebi do mecânico chefe resposta muito similar ao relato do teu amigo. A concessionária estava aguardando o ferramental para executar os testes e foi falado no tal furo do cardan. Mas o que me assustou e reafirmou minha convicção de que a marca está mantendo a mesma postura é o fato de que o cardan da moto BMW era LIVRE DE MANUTENÇÃO! De minha parte, tomei como decisão, se a concessionária insistir em apenas fazer o furo, em fazer a manutenção em oficina de extrema confiança.

Desconheço decisões judiciais especificamente sobre esse problema, mas acho que em algum momento isso irá parar no Judiciário.

Rromagnani
29-07-2022, 17:17
Sinceramente acho que não vale a pena stressar por isso...
Continuo mandando abrir e lubrificar cada 10 ou 20k kms. .. O Val em Rio Claro cobra pouco mais de 200 Reais... Compensa bem mais do que a dor de cabeça!

EvertonM
29-07-2022, 21:55
Cadum.... cadum, mas concordo com o Roberto. Minha moto é justamente para desopilar, então não quero dor de cabeça por causa dela.
Vou fazer a revisão de 10K nos próximos dias e provavelmente vão fazer o furo e mais nada.
Quando possível, farei o engraxamento. De todo modo, ainda tenho mais 2 anos de garantia.
PS: para quem quiser o perrengue, esse procedimento que passou a ser feito pode ser entendido como uma "confissão tácita" de que algo não está adequado no cardã.

EvertonM
29-07-2022, 21:56
Uma pergunta para quem já teve a moto "furada": após fazerem o furo, colocam o bico de borracha ? As 2022 vêm com esse treco.

Reiner
30-07-2022, 07:45
Justamente, por causa dessa "confissão tática " quem teve o cardam partido e teve que enfiar a mão no bolso por isso, tem que tentar reaver a prejuízo, eu acho.
Para quem não teve problemas, não tem porque fazer algo na justiça. Até porque mesmo com o procedimento de análise e correção com o furo, deverá continuar com as manutenções periódicas.

Everton, segundo o gerente da CC, eles fazem o furo e instalam o dreno de borracha.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
30-07-2022, 11:24
Roberto.

Fui até a concessionária aqui na minha cidade e recebi do mecânico chefe resposta muito similar ao relato do teu amigo. A concessionária estava aguardando o ferramental para executar os testes e foi falado no tal furo do cardan. Mas o que me assustou e reafirmou minha convicção de que a marca está mantendo a mesma postura é o fato de que o cardan da moto BMW era LIVRE DE MANUTENÇÃO! De minha parte, tomei como decisão, se a concessionária insistir em apenas fazer o furo, em fazer a manutenção em oficina de extrema confiança.

Desconheço decisões judiciais especificamente sobre esse problema, mas acho que em algum momento isso irá parar no Judiciário.

Kinha et All,

Eu também acho que o eixo cardã é isento de manutenção.
Se as coifas estiverem intactas e montadas corretamente nos seus alojamentos, não há o que fazer internamente,
Se não entrar água, não há necessidade de limpeza e lubrificar nada, inclusive os eixos estriados.
As juntas cardã são seladas, não há que fazer manutenção e nem lubrificá-las. Algumas juntas cardã apresentam problemas? Sim, pelos mesmos motivos que juntas homocinéticas nos autos. Uma pancada exagerada cria uma pequena marca na pista e que com o funcionamento vai aumentando até colapsar.

O Reiner abriu algumas vezes a balança monobraço da ex-1200 dele e deve ter encontrado tudo em ordem.

O Piu comenta a mesma situação nas motos de seus clientes: abre, olha, inspeciona e fecha.
O Piu me disse que na mudança de lado da balança, fizeram um novo projeto das coifas e do alojamento delas, o restante é igual. A não ser a balança esquerda que é idêntica à direita anterior mas "espelhada" (em alemão spiegelgleich = como vista por espelho).

Reiner
30-07-2022, 12:47
No fim das contas, acho que fizeram meleca nas coifas e tipo de graxa utilizada....fizeram economia de escala. Pois. Estive verificando o material das coifas e percebo um material mais encorpado. E o tipo de graxa utilizado foi trocado, confirme o gerente da CC. E no manual, não existe menção ao eixo ou cardan. Somente a troca do óleo da engrenagem à cada 20kkm.
E é bem claro em afirmar que o uso da moto em alagados, anula a garantia.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
30-07-2022, 14:26
Poisé, Reiner. E nos manuais das motos novas, que já vem com o dreno de borracha "original", também não há qualquer menção ao uso desse treco.
Além disso, é meio contraditório uma moto trail, com "DNA todo terreno", não poder passar em locais alagados (ainda que a água só chegue na altura do cardã).

Kinha
31-07-2022, 15:37
Kinha et All,

Eu também acho que o eixo cardã é isento de manutenção.
Se as coifas estiverem intactas e montadas corretamente nos seus alojamentos, não há o que fazer internamente,
Se não entrar água, não há necessidade de limpeza e lubrificar nada, inclusive os eixos estriados.
As juntas cardã são seladas, não há que fazer manutenção e nem lubrificá-las. Algumas juntas cardã apresentam problemas? Sim, pelos mesmos motivos que juntas homocinéticas nos autos. Uma pancada exagerada cria uma pequena marca na pista e que com o funcionamento vai aumentando até colapsar.

O Reiner abriu algumas vezes a balança monobraço da ex-1200 dele e deve ter encontrado tudo em ordem.

O Piu comenta a mesma situação nas motos de seus clientes: abre, olha, inspeciona e fecha.
O Piu me disse que na mudança de lado da balança, fizeram um novo projeto das coifas e do alojamento delas, o restante é igual. A não ser a balança esquerda que é idêntica à direita anterior mas "espelhada" (em alemão spiegelgleich = como vista por espelho).

Guilherme, concordo.

Aliás, quem compra moto com transmissão por eixo cardan quer se livrar da lubrificação da corrente em longas viagens. Se o aparato mecânico fosse tão bem feito quanto nas versões refrigeradas a ar, não estaríamos discutindo esse assunto. Mas há um problema a ser resolvido, pois são inúmeros relatos de motos em idêntica situação.

Hoje mesmo (31/07) estou vendo um vídeo no face de uma moto com dois meses de uso e nove mil quilômetros (sem uso off, segundo o proprietário) com o eixo estriado em nítido processo de engripamento (já estava havendo "colagem" das peças). A moto é 22/22 e já tem a tal válvula de borracha acoplada ao furo que já feio na fábrica. Aliás, a pequena válvula caiu (segundo o relato) e a fábrica (imagino que a concessionária) disse para tocar o barco. Depois foi substituída por outra válvula e colada (e não apenas encaixada) no braço. A desmontagem mostrou que havia água entrando pela coifa traseira.

Vou ter que abrir o cardan da minha moto mais cedo do que eu pensava...

Kinha
31-07-2022, 15:38
Kinha et All,

Eu também acho que o eixo cardã é isento de manutenção.
Se as coifas estiverem intactas e montadas corretamente nos seus alojamentos, não há o que fazer internamente,
Se não entrar água, não há necessidade de limpeza e lubrificar nada, inclusive os eixos estriados.
As juntas cardã são seladas, não há que fazer manutenção e nem lubrificá-las. Algumas juntas cardã apresentam problemas? Sim, pelos mesmos motivos que juntas homocinéticas nos autos. Uma pancada exagerada cria uma pequena marca na pista e que com o funcionamento vai aumentando até colapsar.

O Reiner abriu algumas vezes a balança monobraço da ex-1200 dele e deve ter encontrado tudo em ordem.

O Piu comenta a mesma situação nas motos de seus clientes: abre, olha, inspeciona e fecha.
O Piu me disse que na mudança de lado da balança, fizeram um novo projeto das coifas e do alojamento delas, o restante é igual. A não ser a balança esquerda que é idêntica à direita anterior mas "espelhada" (em alemão spiegelgleich = como vista por espelho).

Guilherme, concordo.

Aliás, quem compra moto com transmissão por eixo cardan quer se livrar da lubrificação da corrente em longas viagens. Se o aparato mecânico fosse tão bem feito quanto nas versões refrigeradas a ar, não estaríamos discutindo esse assunto. Mas há um problema a ser resolvido, pois são inúmeros relatos de motos em idêntica situação.

Hoje mesmo (31/07) estou vendo um vídeo no face de uma moto com dois meses de uso e nove mil quilômetros (sem uso off, segundo o proprietário) com o eixo estriado em nítido processo de engripamento (já estava havendo "colagem" das peças). A moto é 22/22 e já tem a tal válvula de borracha acoplada ao furo que já feio na fábrica. Aliás, a pequena válvula caiu (segundo o relato) e a fábrica (imagino que a concessionária) disse para tocar o barco. Depois foi substituída por outra válvula e colada (e não apenas encaixada) no braço. A desmontagem mostrou que havia água entrando pela coifa traseira.

Vou ter que abrir o cardan da minha moto mais cedo do que eu pensava...

Rromagnani
31-07-2022, 17:44
Guilherme, concordo.

Aliás, quem compra moto com transmissão por eixo cardan quer se livrar da lubrificação da corrente em longas viagens. Se o aparato mecânico fosse tão bem feito quanto nas versões refrigeradas a ar, não estaríamos discutindo esse assunto. Mas há um problema a ser resolvido, pois são inúmeros relatos de motos em idêntica situação.

Hoje mesmo (31/07) estou vendo um vídeo no face de uma moto com dois meses de uso e nove mil quilômetros (sem uso off, segundo o proprietário) com o eixo estriado em nítido processo de engripamento (já estava havendo "colagem" das peças). A moto é 22/22 e já tem a tal válvula de borracha acoplada ao furo que já feio na fábrica. Aliás, a pequena válvula caiu (segundo o relato) e a fábrica (imagino que a concessionária) disse para tocar o barco. Depois foi substituída por outra válvula e colada (e não apenas encaixada) no braço. A desmontagem mostrou que havia água entrando pela coifa traseira.

Vou ter que abrir o cardan da minha moto mais cedo do que eu pensava...Não deixe de abrir e lubrificar... As motos vem sem nenhum tipo de lubrificacao e a "colagem" não demora a acontecer...

Se não estiver colado, em 15 minutos está resolvido!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Benicio
31-07-2022, 20:09
Parece que o defeito é nas coifas das LC’s, permitindo entrada de água. Há que se considerar o controle de qualidade na fábrica de Manaus para que o conjunto saia sempre lubrificado.
Penso que a BMW deveria fazer as coifas como nos modelos refrigerados a ar e, também, manter a qualidade da fábrica de Berlim, pois não lembro deste assunto sobre problemas nos cardãs antes de 2013…
A BMW deveria se pronunciar e encerrar de vez este desgastante assunto.
Nunca abri um cardã das minhas motos, tendo rodado mais de 200 mil km.
Claro que isso tudo, considerando-se que as peças sejam simétricas ou “espelhadas” como mencionado por outro colega.

Benicio
31-07-2022, 20:24
Digo: peças simétricas e de mesma qualidade.

Gnegraes
01-08-2022, 11:26
Kinha,

Você mencionou que no CC ... "Eles fazem uma simples medição de vibração e somente em caso do resultado ser acima de tal nível abrem ..."

Sinceramente: eixo cardã vibrando só se estiver empenado ou as borrachas internas estiverem colapsadas.

En passant para quem não sabe como é eixo: é uma peça confeccionada por dois eixos: um de diâmetro menor maciço que se encaixa dentro de outro eixo oco de diâmetro maior.
O torque é transmitido por conjunto de anéis de borracha que unem o eixo menor ao eixo maior e funcionam como um amortecedor de torsão, para proteção do câmbio.
Abaixo vai foto de um eixo aberto que apresentou defeito nas borrachas:

11349

Verificar alinhamento da balança, braço tensor e parafusos me parece razoável, mas não é necessário equipamento para esta inspeção: basta ver se os furos estão ovalizados e os parafusos íntegros.

Em resumo: bull shit.

Marcelo DC
01-08-2022, 19:46
Ainda acho que a melhor solução para o cardan é a verificação periodica por km ou tempo tendo em vista o histórico. O meu ta com 105k e tudo certo.

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk