PDA

Ver Versão Completa : Protetores Indispensáveis



cschiavo
16-07-2018, 22:29
Olá! Sou novo com a GS 1200.
Quais seriam os protetores que não posso deixar de instalar?

rmaniglia
16-07-2018, 22:57
Boa noite.
Sempre achei que protetor era bobagem até tomar o primeiro tombo. Caí parado e, por sorte, o dano se limitou a um pequeno risco na tampa do cabeçote.
Acho que o essencial é o protetor dos cilindros.
Eu optei por um mais em conta (veja o link abaixo).
http://www.motopointrc.com.br/inc_acessorios_detalhes.php?id=72


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

profCarlos
16-07-2018, 23:02
Bem vindo!
Meu caro, tentarei iniciar por aquilo que eu creio ser importante, assim estou entrando no mundo da subjetividade e estou sujeito a toda a sua força.
Considerando como iria utilizar a moto, coloquei:
i. Protetores laterais que envolvem o tanque e pistões. Em seguida que tirei da loja, aqui em Uberlândia, onde moramos atualmente.
ii. Protetor do farol. Meses depois quando um ventilador do farol queimou e fiquei sabendo do valor do farol completo.
Já fiz duas viagens longas; Santiago e San Pedro de Atacama e sempre vou para Curitiba, onde morávamos.
Estou certo que muitas dicas melhores virão.
Abs

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

cschiavo
16-07-2018, 23:05
Obrigado! Já li em algum lugar que o protetor de carenagem é desnecessário. O que acham?

André M.
16-07-2018, 23:38
O protetor do cilindro e o protetor de mão devem segurar uns 90% dos impactos nas pequenas quedas com a 1200 gs. Se for fazer um off road leve por aí, é melhor investir no protetor de carenagem. Caso você tenha dificuldades com a altura e/ou peso da Gs, o protetor de carregarem também acabará valendo a pena.

Iceman
17-07-2018, 01:08
Obrigado! Já li em algum lugar que o protetor de carenagem é desnecessário. O que acham?

Cassio, a R1200GS, quando tomba, encosta a cabeça dos cilindros no chão e não encosta a carenagem.
Assim, na minha modesta opinião, os protetores de cabeçote são realmente FUNDAMENTAIS e os de carenagem dispensáveis (a menos que goste do visual e tenha $$ sobrando).
Eu coloquei o original BMW (cabeçote), que comprei usado de um amigo do fórum. Pelo menos sei que seguram o tranco e ninguem vai poder alegar perda de garantia por acessório não original.

Os de carenagem, eu acho que somente se for abndar no meio do mato, pois protegem mais contra riscos causados por galhos do que em tombos, a menos que tome um CAPOTE DAQUELES (*bate 3x na madeira*), ai não tem protetor que segure kkk :p
Eu tinha na minha e tirei, pq achava muito feio.
Mas é questão de gosto.

cschiavo
17-07-2018, 03:45
Muito obrigado! Ajudou (am) muito!

cschiavo
17-07-2018, 17:07
Boa tarde! Alguém sabe se a colocação de protetor de motor não original interfere na garantia!
Ou conhece alguém confiável que negocia originais seminovos? Minha moto é 2018.
Ps.: o modelo 2018 é diferente dis de outros anos?
Obrigado

P.ALMEIDA
17-07-2018, 18:00
Acho que não.
Mas seria melhor vc confirmar com sua CC já que entendi que sua moto ainda está na garantia.

Paulork
17-07-2018, 18:37
Boa tarde! Alguém sabe se a colocação de protetor de motor não original interfere na garantia!
Ou conhece alguém confiável que negocia originais seminovos? Minha moto é 2018.
Ps.: o modelo 2018 é diferente dis de outros anos?
Obrigado

Não pode interferir na garantia, pois o protetor não afeta nada que possa dar problema coberto pela garantia.
Na minha 2017/18 eu coloquei um Touratech que (dizem) fabricam os originais e também fabricam um tal reforço para os originais que podem dobrar em caso de queda.

JRCS
18-07-2018, 20:32
Não pode interferir na garantia, pois o protetor não afeta nada que possa dar problema coberto pela garantia.
Na minha 2017/18 eu coloquei um Touratech que (dizem) fabricam os originais e também fabricam um tal reforço para os originais que podem dobrar em caso de queda.

Não interferem não, eu perguntei na CC onde tirei a minha.
Eu particularmente costumo andar off road, dai optei pelos de carter, de motor, de carenagem e de farol. Pretendo instalar outros, como o de cardan.

Iceman
19-07-2018, 07:48
Já houve relatos aqui de casos em que o camarada instalou protetores não originais em uma F800GS, caiu, quebrou o bloco do motor porque o protetor foi fixado em um ponto que não foi projetado para isso e a garantia foi negada.
Resultado: O colega ficou num baita prejuizo.

A posição ofical da BMW é de que a instalação de qualquer acessório não original ou homologado (Touratech) acarreta perda da garantia.
Isso inclui, GPS, faróis de milha, protetores, etc.
Se não me falha a memória, isso está inclusíve escrito no manual da moto.

Muito cuidado com informações fornecidas por "vendedores" ou "mecanicos" de concessionárias que nem sempre representam a posição oficial da montadora.
Infelizmente, tem muitas pessoas que, ao invés de admitirem que não sabem, dizem qualquer coisa, sem pensar nas conseqüências.
É fácil o cara falar alguma bobagem e na hora que acontece um problema não adianta dizer -"Ah... Mas fulano falou que podia".
O que vale é a posição oficial da montadora.
Na dúvida, eu recomendo entrar em contato com o SAC da BMW e obter uma resposta OFICIAL.
Assim, se der BO, pelo menos está documentado para uma eventual intervenção judicial.

Miranda
21-07-2018, 15:23
Perde garantia sim....caso voce precise acionar a garantia nao leva com nada nao original, perde sim...comprei a minha dia 19 agora...gs 1200 premium....o vendedor novo...sem saber mandou trocar da minha antiga e colocou na nova pra mim, da marca chapam...usei por 2 anos na minha antiga, o gerente da loja fez tirar....tive ate que assinar um laudo....perde garantia sim...

MarcioT
22-07-2018, 22:29
Perde garantia sim....caso voce precise acionar a garantia nao leva com nada nao original, perde sim...comprei a minha dia 19 agora...gs 1200 premium....o vendedor novo...sem saber mandou trocar da minha antiga e colocou na nova pra mim, da marca chapam...usei por 2 anos na minha antiga, o gerente da loja fez tirar....tive ate que assinar um laudo....perde garantia sim...

Isso apenas mostra a falta de padrão entre as CC uma diz que pode outra não, as reações são diversas. Instalei faróis auxiliares na minha, fora da CC e fiz as revisões ainda no período de garantia e nunca falaram nada. Enfim segue o dito popular "dois pesos e uma medida".

Iceman
23-07-2018, 08:08
Isso apenas mostra a falta de padrão entre as CC uma diz que pode outra não, as reações são diversas. Instalei faróis auxiliares na minha, fora da CC e fiz as revisões ainda no período de garantia e nunca falaram nada. Enfim segue o dito popular "dois pesos e uma medida".

Infelizmente é bem isso mesmo Marcio.

CC deveria representar a marca e seguir procedimentos recomendados por esta. Mas nem sempre é assim.

No final das contas, o que vale para efeito jurídico é a posição oficial da montadora, não a informação de algum funcionário de alguma concessionária.

Deveria ser uma questão de bom senso, ou seja, se me provarem que o meu acessório "não original" foi o que causou o problema, então perde a garantia.
Mas do jeito que é, se eu trocar o banco original por um outro e fundir o motor, podem alegar perda da garantia por uso de acessório não original.
Absurdo, mas judicialmente é assim que funciona.
Acho até que num caso extremo como esse de uma boa briga na justiça. mas para que arriscar?

sal silva
23-07-2018, 09:33
É só colocar um preço justo nos acessórios que a gente compra os originais:p.Sonhar nao custa nada :(

profCarlos
25-07-2018, 16:52
Infelizmente é bem isso mesmo Marcio.

CC deveria representar a marca e seguir procedimentos recomendados por esta. Mas nem sempre é assim.

No final das contas, o que vale para efeito jurídico é a posição oficial da montadora, não a informação de algum funcionário de alguma concessionária.

Deveria ser uma questão de bom senso, ou seja, se me provarem que o meu acessório "não original" foi o que causou o problema, então perde a garantia.
Mas do jeito que é, se eu trocar o banco original por um outro e fundir o motor, podem alegar perda da garantia por uso de acessório não original.
Absurdo, mas judicialmente é assim que funciona.
Acho até que num caso extremo como esse de uma boa briga na justiça. mas para que arriscar?Perfeito!
A montadora deveria ter que provar a relação causal, para não dar a garantia, simples assim!

Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk

r.stroppa
27-07-2018, 13:56
Em se tratando de protetores para a R1200, eu iria de itens originais apenas.
O barato pode sair caro...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180727/3042a8efcee79e465de3e970e99474e5.jpg

Paulork
27-07-2018, 16:46
Em se tratando de protetores para a R1200, eu iria de itens originais apenas.
O barato pode sair caro...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180727/3042a8efcee79e465de3e970e99474e5.jpg

Quem é o fabricante desse da foto?

EvertonM
28-07-2018, 00:19
Poisé, nessa questão de usar acessórios originais ou não vai uma caixa de cerveja e não se chega à conclusão. Nesse caso, voto no "cada um com seu cada qual".
Minha opinião - acessórios originais nem sempre são os melhores, mas sempre são os mais caros. Pelo que tive de informação, o original da GS1200 carece de uma "travessa" para ter o quarto apoio. No Givi há quatro pontos de fixação. Se é melhor, não sei - e espero não ter que testar.
Acredito que o protetor de motor/carenagem serve bem para quedas paradas e aí quase todos cumprem sua obrigação (mas também tem o imponderável do quanto é azarado o vivente, fato que não cabe discutir). Queda "dinâmica" vai muito da sorte.
Parece-me - por hipótese, tendo em vista a extensão, a forma e o tamanho dos "ralados" nas fotos - que no caso da moto acima o tombo foi em movimento. Se foi isso, pode ser que o estrago tenha sido pequeno.
Bons ventos e boas estradas !

Rromagnani
28-07-2018, 07:25
Poisé, nessa questão de usar acessórios originais ou não vai uma caixa de cerveja e não se chega à conclusão. Nesse caso, voto no "cada um com seu cada qual".
Minha opinião - acessórios originais nem sempre são os melhores, mas sempre são os mais caros. Pelo que tive de informação, o original da GS1200 carece de uma "travessa" para ter o quarto apoio. No Givi há quatro pontos de fixação. Se é melhor, não sei - e espero não ter que testar.
Acredito que o protetor de motor/carenagem serve bem para quedas paradas e aí quase todos cumprem sua obrigação (mas também tem o imponderável do quanto é azarado o vivente, fato que não cabe discutir). Queda "dinâmica" vai muito da sorte.
Parece-me - por hipótese, tendo em vista a extensão, a forma e o tamanho dos "ralados" nas fotos - que no caso da moto acima o tombo foi em movimento. Se foi isso, pode ser que o estrago tenha sido pequeno.
Bons ventos e boas estradas !

Ia comentar exatamente isso...

Note que a parte superior do protetor está ralada por cima, ou seja, a moto deve ter ficado com inclinação negativa o que indica uma queda considerável.

No meu caso, no primeiro tombo que tomei com a moto (na terra a 20 kms/h) a cabeça do cilindro sofreu arranhões na parte de baixo... quer dizer... bastava uma pedra maior e o estrago estaria feito!

Por mais protetores que tenha, a moto foi projetada para ficar em pé! Kkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

sal silva
28-07-2018, 10:18
Já tinha visto um caso desse,por isso coloquei protetores da tampa do cilindro,sao chineses mas sao melhores que nada.

MarcioT
28-07-2018, 17:32
Ia comentar exatamente isso...

Note que a parte superior do protetor está ralada por cima, ou seja, a moto deve ter ficado com inclinação negativa o que indica uma queda considerável.

No meu caso, no primeiro tombo que tomei com a moto (na terra a 20 kms/h) a cabeça do cilindro sofreu arranhões na parte de baixo... quer dizer... bastava uma pedra maior e o estrago estaria feito!

Por mais protetores que tenha, a moto foi projetada para ficar em pé! Kkkkkk


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

É isso aí "the shinny parts up, rubbers down" é a melhor política rsrsrs

profCarlos
30-07-2018, 09:41
Prezados, creio que são três os pontos :
i. a qualidade e eficiência de acessórios de fábrica ou homologados por ela;
ii. todo equipamento de segurança tem seu ponto crítico e de ruptura (os amigos eng. do fórum podem utilizar os melhores termos)
iii. o estrago que a foto apresenta foi tão sério que um equipamento original teria pouca efetividade a mais.

Abs



Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk

rcardoso
30-08-2018, 21:02
Cschiavo tenho o protetor de cilindro original bmw 1200 gs para vender. Tirei da gs 1200 ano 2016. Sem nenhum detalhe. Comprei a adventure rallye 2018. R$1K. Moro em Santos.