PDA

Ver Versão Completa : Caixa de direção da GS 800 mal projetada?



Henri
07-08-2018, 10:48
Caros,

Na revisão de 80 mil km de minha GS800, os rolamentos da caixa de direção serão trocados pela 2a. vez (a primeira foi com 30 mil km). Segundo o mecânico, o problema pode ser o pequeno ângulo de caster do chassi, fazendo com que os dois rolamentos absorvam os impactos de forma desigual, danificando-os prematuramente. Todas as GS 800 que ele revisa apresentam o mesmo problema (havia 3 hoje). No meu caso, os rolamentos trocados foram peças originais. Segundo o mecânico, rolamentos gastos causam chime e desalinhamento da direção, com riscos à pilotagem.

Pergunta: Pode isso? É um problema de projeto? Com a palavra, a BMW (será que eles leem este fórum?)

Recomendação 1: Considerando que é um componente sensível (em termos de segurança), a BMW deveria avaliar e, se for o caso, fazer um recall específico.

Recomendação 2: Os colegas que tenham a moto devem avaliar os rolamentos da caixa de direção quando fizerem suas revisões. Considerando a frequência que o problema ocorre nas GS 800, as CCs deveriam incluir esse item em suas revisões. Quando as fazia na CC, este item nunca foi analisado.

Consideração final: As revisões (completas) são importantes. Sem elas, a moto poderia ter me deixado na mão nas 3 viagens internacionais que fiz. Com elas devidamente feitas, foi só alegria.

Abs,
Henri

cerqueira
07-08-2018, 12:52
Henri,

trocamos os rolamentos da caixa de direção em geral por folga e/ou "calo"...sabe o qual se aplica a seu caso??

Considerando a utilização que você faz de tua moto, uma troca não parece exagerado, já duas...

Por curiosidade, das rodas precisou trocá-los também?

Abçs
Luiz

Henri
07-08-2018, 12:56
Henri,

trocamos os rolamentos da caixa de direção em geral por folga e/ou "calo"...sabe o qual se aplica a seu caso??

Considerando a utilização que você faz de tua moto, uma troca não parece exagerado, já duas...

Por curiosidade, das rodas precisou trocá-los também?

Abçs
Luiz

Caro Cerqueira,
O anel do rolamento tinha desgaste desigual (calo?),e está sendo trocado preventivamente, antes da folga.
Abs,

Tuco10
07-08-2018, 14:47
Problema da original é que vem com pouca graxa e a parte de baixo que estraga não tem proteção contra po e agua, ai sem lubrificação ou com areia estraga rapido, nao tem nada com o angulo...

Henri
07-08-2018, 16:38
Problema da original é que vem com pouca graxa e a parte de baixo que estraga não tem proteção contra po e agua, ai sem lubrificação ou com areia estraga rapido, nao tem nada com o angulo...

Pode ser isso...

cerqueira
07-08-2018, 19:16
Henri,

por aqui chamamos de "calo" marcas que ficam dentro da capa do rolamento, feito pelas esferas ou roletes, de modo a perder a suavidade da caixa. Pode acontecer repentinamente, por um impacto frontal da roda dianteira, do tipo que até deformaria o aro...também deixaria uma marca dentro da capa do rolamento.

Folga seria um desgaste geral decorrente do uso, e há a possibilidade de se corrigir o desgaste por um aperto da caixa de direção.

Marcas internas na capa sem causa concreta, de forma precoce, pode dar idéia de material com baixa resistência.

Como não havia ouvido nada antes no modelo da tua moto, fiquei curioso...mas o amigo Carlos no post acima já deu uma dica de conhecedor.

Em tempo, alguma trip saindo do forno??

Abçs
Luiz

Henri
07-08-2018, 19:59
Henri,

por aqui chamamos de "calo" marcas que ficam dentro da capa do rolamento, feito pelas esferas ou roletes, de modo a perder a suavidade da caixa. Pode acontecer repentinamente, por um impacto frontal da roda dianteira, do tipo que até deformaria o aro...também deixaria uma marca dentro da capa do rolamento.

Folga seria um desgaste geral decorrente do uso, e há a possibilidade de se corrigir o desgaste por um aperto da caixa de direção.

Marcas internas na capa sem causa concreta, de forma precoce, pode dar idéia de material com baixa resistência.

Como não havia ouvido nada antes no modelo da tua moto, fiquei curioso...mas o amigo Carlos no post acima já deu uma dica de conhecedor.

Em tempo, alguma trip saindo do forno??

Abçs
Luiz

Caro Cerqueira,

Sua descrição foi correta, pois houve desgaste desigual no anel do rolamento, provavelmente resultado de choques. Se houvesse contaminação por areia, etc, o desgaste seria homogêneo, sem falar que vestígios de areia ainda deveriam estar lá, o que não ocorreu.

Sobre as viagens, depois da Ruta 40 e Ushuaia no início deste ano, tenho que pontuar milhagens novas com a patroa. A próxima talvez será subir até Fortaleza e descer pelo litoral do NE até P. Seguro. Vamos?

cerqueira
08-08-2018, 07:56
Valeu Henri,

também ando pontuando por aqui prá ver se arrumo alvará para novembro, mas esse ano sei não, já fiquei uns 15 dias fora agora em maio.

Tem data definida prá ir pro NE??

Há uns 20 anos, fui de Santos a Natal, de carro, uns 20 dias, bem legal!!

Abçs
Luiz

Tuco10
08-08-2018, 08:33
O desgaste em caixa de direção nunca sera homogenio, pois ela so fica em uma posição, já abri mais de 30 caixas de direção de F800 GS e F800R, sempre o mesmo problema, ate em algumas coloquei um anel para vedar a parte de baixo e usei graxa de montagem com alta resistencia a temperatura e solventes, algumas já etão com mais de 30k km e ate agora estão como novas, e algumas que não foram feitos o anel ja deram problema.

André M.
08-08-2018, 09:35
Já expirentaram mudar a marca do rolamento ?

PabloTiago
08-08-2018, 10:22
A minha GS800 teve o ralamento original da caixa de direção trocado com 10k rodados.
Foi colocado um SKF com bastante graxa e aperto exato.
Já está com 60k rodados e ainda esta perfeito. sendo que mais de 60% desses kms foram de off não muito católico!! kkkkk.
Acredito que um dos problemas seja a falta de qualidade dos rolamentos originais e o outro seja a falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas para a correta montagem desses rolamentos, visto que não é difícil encontrar oficinas que não possuem torquimetro.

sal silva
08-08-2018, 12:13
Eu acho que é erro de projeto,muita gente trocando estes rolamentos mais de 2 ou 3 vezes,basta ficar com a moto um tempo.Agora se trocar de moto todo ano e andar até a padaria nao vao ter problemas.


Ps.A GS 800 importada 2010,2011 tinham problemas de rolamentos das rodas,os fornecedores foram trocados e os problemas acabaram.

Ps.Cerqueira,fui checar a milhagem que tinha no meu CC,deu para comprar um bilhete de ida para uma pescaria na Praia do Goes.:(

cerqueira
08-08-2018, 14:43
Sal,

caraca, não chega nem na Ilha das Palmas??...tá mal mesmo!!

Mas já que tá no Goes, dá uma esticadinha até Sangava...bem legal a trilha, se é que você ainda não fez.

Abçs
Luiz

sal silva
08-08-2018, 21:33
Sal,

caraca, não chega nem na Ilha das Palmas??...tá mal mesmo!!

Mas já que tá no Goes, dá uma esticadinha até Sangava...bem legal a trilha, se é que você ainda não fez.

Abçs
Luiz

Eu ia na remada(caiaque) até o Saco do Major,mas pela trilha nao arrisco nao,já teve gente que foi assaltada,nao sei se é verdade.

Henri
08-08-2018, 21:49
O desgaste em caixa de direção nunca sera homogenio, pois ela so fica em uma posição, já abri mais de 30 caixas de direção de F800 GS e F800R, sempre o mesmo problema, ate em algumas coloquei um anel para vedar a parte de baixo e usei graxa de montagem com alta resistencia a temperatura e solventes, algumas já etão com mais de 30k km e ate agora estão como novas, e algumas que não foram feitos o anel ja deram problema.

Tuco, achei legal este anel de vedação. Vc tem o modelo dele?
Abs

Henri
08-08-2018, 21:53
Valeu Henri,

também ando pontuando por aqui prá ver se arrumo alvará para novembro, mas esse ano sei não, já fiquei uns 15 dias fora agora em maio.

Tem data definida prá ir pro NE??

Há uns 20 anos, fui de Santos a Natal, de carro, uns 20 dias, bem legal!!

Abçs
Luiz

Cerqueira,
Estou pensando em janeiro, que acha?

MarcioT
08-08-2018, 21:57
Sobre os rolamentos, troquei da minha com 42k km. Tinha o calo, que como descreveu o Cerqueira, é um desgaste localizado na capa do rolamento. Minha teoria é a seguinte, esses rolamentos trabalham em condição diferente dos das rodas por exemplo, eles giram em cerca de 1/3 ou um pouco mais de sua circunferência, daí o fato de desgastarem num ponto específico. Se girassem 360 graus, desgastariam quase nada. Outra questão quanto a entrada de sujeira etc, também creio não ser problema pois pelo que me lembro eles são blindados.
Enfim, mais um pitaco na conversa.
Cerqueira, quando volta por esses lados?!?!

cerqueira
09-08-2018, 08:46
Cerqueira,
Estou pensando em janeiro, que acha?

Janeiro é embaçado prá mim, Henri,

tenho férias de 15/12 a 15/01 e vou pra Terrinha (tenho irmãos e uma sobrinhada lá).

Em geral em maio e novembro consigo sair por uns 10/12 dias também.

Abçs
Luiz

cerqueira
09-08-2018, 08:54
Cerqueira, quando volta por esses lados?!?!

Márcio,

vou até São Mateus do Sul em setembro, passo em Curitiba para o almoço/ou janta se você estiver por aí.

E se quiser acompanhar, só amigos por lá.

Abçs
Luiz

MarcioT
09-08-2018, 20:52
Cerqueira, quando volta por esses lados?!?!

Márcio,

vou até São Mateus do Sul em setembro, passo em Curitiba para o almoço/ou janta se você estiver por aí.

E se quiser acompanhar, só amigos por lá.

Abçs
Luiz

Vai mandando noticias, no mínimo um almoço/ jantar vai acontecer!