PDA

Ver Versão Completa : Qual a melhor bateria para substituir a original da gs 1200 lc?



Fabiano K
28-08-2018, 16:42
Boa tarde pessoal. Gostaria de saber, de acordo suas experiência, qual seria a marca de bateria mais indicada para substituir a bateria original da Gs 1200 Lc. Minha moto é 2014. Tenho olhado na internet baterias da Motobatt e achei interessante, mas nunca usei. Qual é a amperagem correta? E qual seria o código correto de acordo com as marcas para não comprar a bateria errada. Obrigado

Vermelho
28-08-2018, 22:37
Fabiano, estou no mesmo dilema..a minha é 2016, mas a bateria já está ratiando, me deixou na mão duas vezes já.
No meu caso é que ando pouco e o cara de quem eu comprei, menos ainda
Ontem tirei a bateria para dar uma carga e fazer teste se está segurando carga, antes de morrer com a grana em uma nova.
Para minha surpresa a modelo original dela era Heliar... pelo que tenho lido, achava que era Yuasa ou Moura.
Como acho que vai miar a minha, também vou ter que decidir qual comprar.


Enviado de meu SM-A510M usando o Tapatalk

Possenti
29-08-2018, 09:18
Olá amigos...a Motobatt já estamos utilizando por aqui a tempos nas motos que atendemos e são as melhores, tanto no funcionamento como na relação custo beneficio.

Motobatt Mbtx12u

No ML tem vários preços para ela...Boa sorte

Rudy
29-08-2018, 10:06
Pessoal , bom dia , baterias ohhhh .
Na minha F800 a original Moura foi-se ( 21 de Maio 18) e por sugestão de um mecanico ( Macaco véio) aqui em São Jose dos Campos comprei a de marca Route na amperagem adequada e até a presente data só alegria , custo foi de R$ 255,00.

Na minha Sahara a novela é um pouco mais longa , em Agosto de 2017 comprei uma bateria Yuasa R$ 168,00 a famosa bateria das motos ! ......em Janeiro 2018( 6 meses) troquei em garantia a famosa Yuasa por outra , em Agosto 2018 joguei esta MERDA Yuasa no lixo e comprei uma Route , custo R$ 150,00 .
Então muitas vezes vamos pela marca e a outra não tão famosa é a bateria . Se me pergunta qual bateria , certamente voces ja sabem minha resposta .
Fui .

Fabiano K
29-08-2018, 13:59
Possenti, a amperagem da bateria original é 12 amperes ou 14 amperes?

dsaturnino
29-08-2018, 17:22
No final do ano passado, troquei a bateria ainda original (Yuasa) da minha 1200 2013 por uma MA12-E da Moura. Na época, paguei 290,00 pq não quis gastar 710,00 numa Yuasa.
Por enquanto, só alegria e nenhuma reclamação! Nem quando ela passou quase 2 meses parada e pegou de primeira.

Trabalho em uma loja que vende peças e acessórios e tem saído muito bem as Moura e sem reclamação. As Motobatt tem saído mais para motos custom.

Valores hoje de baterias 12 ah (apenas para avaliação):
MA12-E (Moura): R$ 319,90
YTX14-BS (Yuasa): R$ 710,60
MBTX12U (Motobatt): R$ 331,00

Abraços

Eraldo Tel
29-08-2018, 20:54
Compre uma de lithium mesmo rodando pouco demora 10 vezes mais para descarregar. Pode ficar tranquilo sem rodar por meses. Corrente de partida superior e em condições extremas mais que o dobro da original, ela é menor mais leve em torno de 1/3 do peso das chumbo ácido não mais que 1.3 kg e 30 % menor em tamanho. Tem no mercado livre na faixa de 750.00. Tenho uma da Bosch tecnologia de gel em estoque se não a
proxima seria uma dessas. Talvez daqui uns sete anos. Até essa original BMW FICAR RUIM VAI mais uns 4 anos isso que ela é 2014. É a Bosch ficar ruim mais uns 5 anos.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Fabiano K
30-08-2018, 12:23
Eraldo, será que essas de lithium não pegam fogo, igual ao que está acontecendo com algumas baterias de celulares? Não sei se usam a mesma tecnologia em ambas as baterias

Eraldo Tel
30-08-2018, 15:32
Eraldo, será que essas de lithium não pegam fogo, igual ao que está acontecendo com algumas baterias de celulares? Não sei se usam a mesma tecnologia em ambas as bateriasAcho que não pois não há relatos para baterias de motos. A tecnologia já tem mais de 5 anos. Vou ver se acho alguma notícia do gênero.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Queirozjh
30-08-2018, 22:08
pra mim bateria é Yuasa. minha moto eh 14/15 mas quando comprei ela em 16, ou seja com 1 ano de uso, estava com 2.000km. e claro, por nao andar a bateria foi pro saco. troquei entao em 2016 por uma Yuasa e esta la ate agora, ja foram 2 anos sem nenhum minimo problema.

THIAGOMT
16-11-2019, 03:23
Olá amigos...a Motobatt já estamos utilizando por aqui a tempos nas motos que atendemos e são as melhores, tanto no funcionamento como na relação custo beneficio.

Motobatt Mbtx12u

No ML tem vários preços para ela...Boa sortePara R1200GS 2010 vcs usam a amarela ou preta?

Enviado de meu SM-G928G usando o Tapatalk

Gnegraes
16-11-2019, 08:05
Yuasa.
E para qualquer moto....

THIAGOMT
16-11-2019, 18:10
Yuasa.
E para qualquer moto....Só que a K25 tem que ter um CCA alto... 120 de CCA só da uma partida... E se eu parar com ela ligada por mais de 60seg. Ela não dá mais partida... pois uso uma da bosch 120CCA 14V

Enviado de meu SM-G928G usando o Tapatalk

Eraldo Tel
16-11-2019, 18:45
Só que a K25 tem que ter um CCA alto... 120 de CCA só da uma partida... E se eu parar com ela ligada por mais de 60seg. Ela não dá mais partida... pois uso uma da bosch 120CCA 14V

Enviado de meu SM-G928G usando o TapatalkTem alguma coisa errada no sistema elétrico da moto, pois o gerador dela e muito forte e as baterias ficam sempre carregadas ao máximo, se nao tiver problema elétrico, pode ser atribuído falta de uso da moto, pois não é pra ser assim, mesmo porque com ela parada ligada tá gerando óleo menos 13,5 volts em marcha lenta, e o cca das baterias e a capacidade de partida a baixas temperaturas, tem de dar uma Conferida mas são temperaturas de inverno europeu..., é importante é a capacidade de corrente sem sofrer queda na tensão nominal da bateria. Baterias com tensão na partida inferior a 10 V vão ficar registradas na ecu como falha e a própria ecu impede a partida pra proteger o sistema elétrico,, nessa condição as baterias estão sulfatando e perdendo capacidade de corrente disponível pra partida, pelo aumento da corrente interna, passe o scanner e veja os códigos de falha pra ter ideia da condição da bateria. Quanto ao uso da Bosch gel, ela retarda esse efeito de dilatação, mesmo com pouco uso da moto. Pra uso esporádico usar um carregador flutuante que desliga quando atinge o valor máximo e religar após atingir um valor mínimo de 12,5 volts na maioria.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Gnegraes
17-11-2019, 17:29
Eraldo e Thiago,
Medi hoje as tensões: ligada em marcha lenta 14,2V e com motor desligado e chave "on" 13,6V.
O correto para se manter baterias que estejam em descanso é realmente deixá-las em floating.
O problema é o risco de curto circuito interno na bateria e início de incêndio. Reafirmando o que já publiquei aqui, 90% das causas de incêndios em salas de equipamentos de TI ocorre nas salas de baterias das UPSs. Baterias são coisa do demônio, instáveis, sensíveis à temperatura ambiente e caras. Melhoraram bastante nos últimos anos (seladas) mas mesmo assim são mal humoradas....
Minha experiência: se passar de 2 semanas sem ligar, não dá partida. Estou pensando em instalar uma chave geral tipo knob com rosca no polo positivo, para desligá-la do circuito quando estiver na garagem.

Eraldo Tel
17-11-2019, 18:56
Eraldo e Thiago,
Medi hoje as tensões: ligada em marcha lenta 14,2V e com motor desligado e chave "on" 13,6V.
O correto para se manter baterias que estejam em descanso é realmente deixá-las em floating.
O problema é o risco de curto circuito interno na bateria e início de incêndio. Reafirmando o que já publiquei aqui, 90% das causas de incêndios em salas de equipamentos de TI ocorre nas salas de baterias das UPSs. Baterias são coisa do demônio, instáveis, sensíveis à temperatura ambiente e caras. Melhoraram bastante nos últimos anos (seladas) mas mesmo assim são mal humoradas....
Minha experiência: se passar de 2 semanas sem ligar, não dá partida. Estou pensando em instalar uma chave geral tipo knob com rosca no polo positivo, para desligá-la do circuito quando estiver na garagem.Pra mim isso só ocorria nas motos Honda, xlx350, falcon 400, pois a bateria e o gerador da Honda são projetados no limite mínimo, se deixada 10 minutos de farol acesso já tinha ido a bateria, na XT 660R 2006, vendida em 2013 com bateria original, na gs 1200 2007 chegou a ficar 25 dias parada na garagem e mesmo assim pegou na primeira(foi uma partida um pouco mais pesada, mas pegou, depois de 10 minutos ligada, já estava revigorada. Na gsa preta 2012, período maior foi 18 dias parada e partida normal, com a bateria original BMW 2012 ainda, que está muito boa sem qualquer sinal de perda na capacidade de corrente e tensão ( até a bateria do wds, módulo do alarme e rdc, que cheguei a comprar as baterias de lithiun pra substituir pois as vezes aparecia no check do painel low bat. e ja a mais de um ano sem essa indicação). Mas a diferença é que ando uns 22k por ano, no mínimo, normalmente uns 350 400 km por semana, fds que faço alguma viagem curta mais 500 km. Mensalmente limpo os bornes e reaperto sempre, pulverizado Wd. Próxima semana troca dos fluidos freio, óleo motor e câmbio, filtros de ar e de óleo, limpeza do cardan, andei atravessando uns riachos com ela, última troca em 20 de junho com 45600 km.
Eraldo

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

drluipe
17-11-2019, 23:59
troquei pela motobat sem pestanejar. 50% da cca. troquei sem mao de obra. motocas raiz renascendo.... sempre fiz tudo nas minhas motocas. cca never more... desprendam-se

THIAGOMT
22-11-2019, 01:30
Eraldo e Thiago,
Medi hoje as tensões: ligada em marcha lenta 14,2V e com motor desligado e chave "on" 13,6V.
O correto para se manter baterias que estejam em descanso é realmente deixá-las em floating.
O problema é o risco de curto circuito interno na bateria e início de incêndio. Reafirmando o que já publiquei aqui, 90% das causas de incêndios em salas de equipamentos de TI ocorre nas salas de baterias das UPSs. Baterias são coisa do demônio, instáveis, sensíveis à temperatura ambiente e caras. Melhoraram bastante nos últimos anos (seladas) mas mesmo assim são mal humoradas....
Minha experiência: se passar de 2 semanas sem ligar, não dá partida. Estou pensando em instalar uma chave geral tipo knob com rosca no polo positivo, para desligá-la do circuito quando estiver na garagem.Amanhã vou fazer novamente as medições de voltagem...e vou publicar.
Obrigado pelas dicas parceiros.

Enviado de meu SM-G928G usando o Tapatalk

THIAGOMT
26-11-2019, 10:48
Amanhã vou fazer novamente as medições de voltagem...e vou publicar.
Obrigado pelas dicas parceiros.

Enviado de meu SM-G928G usando o Tapatalk12.85 chave desligada
12.50 chave ligada
10.80 partida
14.4 a 14.5 motor ligado
O problema é minha bateria(foto anexo). Vou comprar uma motobatt de 200cca.

Tenho uma plaquinha solar que mantém a carga da bateria...acho muito seguro pois não fica ligado em tomada e só carrega de dia com a luz do dia... Tem a foto do voltimetro e de um anúncio. Pois aqui no Mato Grosso temos sol 340 dias no ano...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20191126/c37d9344cd2338ee0b173b3ebd20ec27.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20191126/f8405fdabebd0ced2e5ca77aaa2fa2cf.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20191126/f9f650b3a79ad4b56725f4cf8f436542.jpg

Gnegraes
26-11-2019, 12:01
Thiago,

O problema de manter a bateria ligada ao carregador, não é a alimentação elétrica em 127V ou 220V.
O risco maior é a bateria em sí. Do nada elas entram em curto-circuito interno e iniciam um incêndio.
Baterias não oferecem risco apenas quando estão desconectadas.

THIAGOMT
26-11-2019, 15:48
Thiago,

O problema de manter a bateria ligada ao carregador, não é a alimentação elétrica em 127V ou 220V.
O risco maior é a bateria em sí. Do nada elas entram em curto-circuito interno e iniciam um incêndio.
Baterias não oferecem risco apenas quando estão desconectadas.Entendi...
Obrigado.

Enviado de meu SM-G928G usando o Tapatalk

Flamarion
15-12-2019, 15:46
Olá amigos...a Motobatt já estamos utilizando por aqui a tempos nas motos que atendemos e são as melhores, tanto no funcionamento como na relação custo beneficio.

Motobatt Mbtx12u

No ML tem vários preços para ela...Boa sorte

Boa tarde !!!
Comprei uma Motobatt em 08/04/19. Em 13/12/19 tive problemas de carga com a bateria. Ao verificar, notei que a bateria estava estufada.
A garantia é de 06 meses. Motobatt nunca mais !!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mottar1200
12-03-2020, 18:57
Boa noite, comprei uma de Litium, com uma semana de instalação descarregou, foi a 3,6V. O vendedor me mandou outra e com três semanas de instalação (moto parada)descarregou, foi a 3,2V. O vendedor desistiu e me devolveu o dinheiro.
Não havia nenhuma fuga de corrente na moto, foi verificado em oficina.
Hoje uso a Motobatt 12V 14Ah

THIAGOMT
14-05-2020, 20:58
Desfecho do meu problema... fios da escova do motor de partida estava torrado... quando ele esquentava não passava corrente suficiente para dar partida... levei o motor em uma autoeletrica e trocaram a escora... partida como nova agora... assim q lembrar vou tirar foto da escova velha...

Enviado de meu SM-G928G usando o Tapatalk

Reiner
14-05-2020, 21:13
Obrigado pelo retorno Thiago,
Que bom que resolveu a contento...

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
15-05-2020, 11:32
Boa tarde !!!
Comprei uma Motobatt em 08/04/19. Em 13/12/19 tive problemas de carga com a bateria. Ao verificar, notei que a bateria estava estufada.
A garantia é de 06 meses. Motobatt nunca mais !!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Em se tratando de baterias para moto, não comprem gato por lebre.
A melhor ainda é a Yusa.
O barato sempre sai caro.....

THIAGOMT
15-05-2020, 23:14
Desfecho do meu problema... fios da escova do motor de partida estava torrado... quando ele esquentava não passava corrente suficiente para dar partida... levei o motor em uma autoeletrica e trocaram a escora... partida como nova agora... assim q lembrar vou tirar foto da escova velha...

Enviado de meu SM-G928G usando o TapatalkAí está...https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200516/2632ac8811732f5e78742148ac503dcb.jpg

Enviado de meu SM-G928G usando o Tapatalk

Vermelho
03-08-2020, 11:31
Bom dia pessoal!
Algo raro aconteceu comigo agora... hoje pela manhã dei partida na moto que estava já há uns 20 dias parada, pegou de primeira, desci até a praia (150km) parei na portaria para liberar o acesso e desliguei por uns 5 min... não ligou mais, a bateria morreu :(
Tudo bem que a bateria ainda é a de 2016 (original) e inclusive já precisei dar uma carga nela uns dois anos atrás, mas morrer assim depois de ter andado 1h30min achei um pouco estranho.
Isso pode acontecer ou dever ser algo além da bateria?
Abração

Gnegraes
03-08-2020, 11:59
Bom dia pessoal!
Algo raro aconteceu comigo agora... hoje pela manhã dei partida na moto que estava já há uns 20 dias parada, pegou de primeira, desci até a praia (150km) parei na portaria para liberar o acesso e desliguei por uns 5 min... não ligou mais, a bateria morreu :(
Tudo bem que a bateria ainda é a de 2016 (original) e inclusive já precisei dar uma carga nela uns dois anos atrás, mas morrer assim depois de ter andado 1h30min achei um pouco estranho.
Isso pode acontecer ou dever ser algo além da bateria?
Abração

Bom dia Marcelo,

Durou o normal, cerca de 4 anos. Dificilmente vai mais longe que isso.
As melhores que conheço para motos são as Yusa

Iceman
04-08-2020, 01:15
Bom dia pessoal!
Algo raro aconteceu comigo agora... hoje pela manhã dei partida na moto que estava já há uns 20 dias parada, pegou de primeira, desci até a praia (150km) parei na portaria para liberar o acesso e desliguei por uns 5 min... não ligou mais, a bateria morreu :(
Tudo bem que a bateria ainda é a de 2016 (original) e inclusive já precisei dar uma carga nela uns dois anos atrás, mas morrer assim depois de ter andado 1h30min achei um pouco estranho.
Isso pode acontecer ou dever ser algo além da bateria?
Abração

Na boa? Bateria é igual fralda de recem-nascido, nunca se sabe o que esperar.

Infelizmente elas pifam assim, do nada, sem dar avaiso prévio.

Talvez tenha entrado em curto com a vibração da viagem, devido à idade avançada (da bateria é claro kkkkk :p )

A minha é 2014, mas em 2016 houve um recall e trocaram minha bateria na faixa.
Uso a moto quase que diariamente, então deve ajudar na conservação dela.
Mas mesmo assim, a minha já deve estar no bico-do-corvo.
Só estou esperando a hora que me deixará na mão. :(

Rromagnani
05-08-2020, 15:12
Na 1200 a média era uma bateria a cada 1,5 anos... foram 3 baterias em 5 anos e qdo vendi a moto avisei o comprador que ele teria que trocar em breve, já que a partida estava pesada...

Não sei se é normal ou se tinha alguma pequena fuga de corrente por algum lugar, mas o fato é que as baterias não duravam nada.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

M@uro
05-08-2020, 23:31
Melhor bateria na minha opinião Yuasa modelo YTX-14BS para R1200GS.

Vermelho
06-08-2020, 11:53
Na boa? Bateria é igual fralda de recem-nascido, nunca se sabe o que esperar.

Infelizmente elas pifam assim, do nada, sem dar avaiso prévio.

Talvez tenha entrado em curto com a vibração da viagem, devido à idade avançada (da bateria é claro kkkkk :p )

A minha é 2014, mas em 2016 houve um recall e trocaram minha bateria na faixa.
Uso a moto quase que diariamente, então deve ajudar na conservação dela.
Mas mesmo assim, a minha já deve estar no bico-do-corvo.
Só estou esperando a hora que me deixará na mão. :(

O mais esquisito é que depois de duas horas parada, voltei lá com um cabo para dar a partida, mas antes fui tentar mais uma vez.... vai que!?! e não é que pegou?!
estacionei aqui na garagem e só hoje fui tentar ligar outra vez... pegou de primeira
De qualquer forma pela idade avançada (kkkk) vou trocar mesmo assim, mas depois preciso ver o que pode ter acontecido, talvez possa ser o mesmo problema que o Thiago relatou aqui para nós
Valeu pelos comentários pessoal!

Sergio Som
25-08-2020, 18:24
O mais esquisito é que depois de duas horas parada, voltei lá com um cabo para dar a partida, mas antes fui tentar mais uma vez.... vai que!?! e não é que pegou?!
estacionei aqui na garagem e só hoje fui tentar ligar outra vez... pegou de primeira
De qualquer forma pela idade avançada (kkkk) vou trocar mesmo assim, mas depois preciso ver o que pode ter acontecido, talvez possa ser o mesmo problema que o Thiago relatou aqui para nós
Valeu pelos comentários pessoal!

Estou tendo esse problema na minha. Domingo tive que chamar o seguro. Alguém pode me informar se tem algum problema trocar a bateria em casa? Na última vez que troquei foi na BMW e custou uma o dobro do que deveria. Ela desconfigura ou algo assim? Nas minhas outras motos eu trocava sem problema, mas essa alemoa é cheia de coisa.

Sergio Som
25-08-2020, 18:30
Estou pensando em comprar uma Moura. A minha acho que é Heliar. Não me lembro e não acho que vale a pena pagar o dobro ou mais pela Yuasa.

https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwjcg5P9pbfrAhWKC5EKHRVNBvcYABAoGgJjZQ&ohost=www.google.com&cid=CAESQOD2gSqYZmZwWNFOn_shbaA2XQrDnkTuAr8YPPwnRd xtVpQAMVO35m2YpMtFLHQKCNDkpCmwpuzfLUPji5v0ZvI&sig=AOD64_1jKXM00wGEO_40jF51DLQkr4mIww&ctype=5&q=&ved=2ahUKEwj9gob9pbfrAhVaH7kGHZu3CPIQ9aACegQIDhBi&adurl=

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.

Reiner
25-08-2020, 19:38
Sérgio

Eu troquei por uma Moura...
Está funcionando muito bem há 2 anos e meio.
Eu mesmo fiz a troca sem problemas. É muito importante aplicar o torque correto nos bornes.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Sergio Som
25-08-2020, 20:04
Sérgio

Eu troquei por uma Moura...
Está funcionando muito bem há 2 anos e meio.
Eu mesmo fiz a troca sem problemas. É muito importante aplicar o torque correto nos bornes.

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Legal Reiner, porém lendo o anúncio da Bateria Moura R 1200 Gs R1200 Bmw Selada Ytx14-bs Ma12-e, que me parece ser a similar da Yuasa, vi um comentário de que ela não vem ativada, sendo necessário levar a uma oficina para dar a 1a carga. Isso procede?

Em tempo, vi um vídeo muito legal de um português trocando a bateria. Muito fácil.

https://www.youtube.com/watch?v=-EjHh4WFPp8

Reiner
25-08-2020, 20:21
Não procede. ...
O líquido, que é a solução da bateria, por motivos de segurança, vem separado.
Ao aplicar à bateria, ela tem carga suficiente para as primeiras partidas.
Então, após a instalação, é bom dar uma boa volta com a moto, se possível em rodovia.....

Sds

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

Sergio Som
25-08-2020, 20:37
Legal. Valeu muito sua informação.

EvertonM
25-08-2020, 21:42
Uma vez eu "ativei" uma em casa, ou seja, coloquei o líquido. Depois coloquei no batery tender por 12 horas e instalei na moto. Funciona bem também.

Sergio Som
28-08-2020, 14:44
Após pesquisa aqui em Floripa e pela internet, comprei a Moura, instalada em casa, por R$340,00.

Só para informação, a concessionária pediu R$2.100,00 pela "original"(a original, que troquei depois de 2 anos e meio, era Heliar), ou Motobatt por R$650,00.

Reiner
28-08-2020, 15:13
Um amigo trocou a bateria original(BY heliar) Mitsubish do carro dele por, se não me engano, 4100,00. Troquei da minha Camionete Toyota, Heliar 2 anos de garantia, com capacidade de partida maior, por 550,00....
Tem que raciocinar, senão.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner
29-09-2020, 15:25
Pessoal,
Gostaria de ler uma explicação técnica para as afirmações que tenho lido em alguns artigos "especializados " que é:
"Coloque uma madeira no pezinho da moto e prolongue a durabilidade da bateria da moto "
Evitando assim a fuga de corrente da bateria....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
29-09-2020, 16:36
Pessoal,
Gostaria de ler uma explicação técnica para as afirmações que tenho lido em alguns artigos "especializados " que é:
"Coloque uma madeira no pezinho da moto e prolongue a durabilidade da bateria da moto "
Evitando assim a fuga de corrente da bateria....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Reiner,

Isso realmente é verdadeiro se (sempre há um "se") houver qualquer cabo, ou conector de cabo, por menor que seja com sua capa isolante cortada/trincada e expondo o condutor a ter contato com eventual umidade, água, graxa com poeira, etc. na sua superfície externa, o que leva a surgir corrente elétrica de baixa amperagem e que acaba drenando energia da bateria do veículo.

O descanso central e o lateral por serem metálicos, ao se apoiarem no piso fazem uma excelente ligação elétrica com o terra, se há alguma fuga de corrente de algum cabo que está ligado no circuito do polo positivo da bateria, o circuito está feito e a corrente por menor que seja vai circular.

Se tua bateria é relativamente nova e começar a descarregar de um dia para o outro, tem contato de cabo mal encapado com o chassis da moto em algum lugar. E a merda é achar o maldito. Só tem um jeito: isolar circuito por circuito e testar.
E as modernas motos tem multicabos planos para o sistema CAN-Bus, por onde circula tudo dentro de um chicote principal e de onde saem os chicotes secundários e terciários. Resta procurar problemas nos conectores, soquetes de lâmpadas, chave de partida, etc. Recomendo Ioga, Budismo ou Meditação para encarar a tarefa...

Se alguém possuir melhor interpretação do fenômeno, por favor, compartilhe conosco.

Lá fora há umas pecinhas plásticas bem acabadas e bonitinhas para se colocar embaixo do descanso lateral e isolar da terra.
Afinal nun péga bein carregá pracima i prabaixu un pedacin di taubinha nu borso...

N.B.: odeio elétrica veicular...

Reiner
29-09-2020, 16:50
Guilherme,
Não tenho problemas na moto, só não concordo com a afirmativa
Do texto. ..portanto gostaria de ouvir alguém técnico, se houver algum no fórum.
Um cabo descascado em contato com o chassi da moto, vai provocar um curto, com a conseguente queima do fusível ou abertura do circuito eletrônico. ....

Valeu amigo....

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

Iceman
29-09-2020, 17:58
Guilherme,
Não tenho problemas na moto, só não concordo com a afirmativa
Do texto. ..portanto gostaria de ouvir alguém técnico, se houver algum no fórum.
Um cabo descascado em contato com o chassi da moto, vai provocar um curto, com a conseguente queima do fusível ou abertura do circuito eletrônico. ....

Valeu amigo....

Sent from my SM-T700 using Tapatalk

Rainer, se o cabo estiver de fato descascado e o condutor entrar em contato direto com o chasis, sim, teremos um curto-circuito e irá acionar algum dispositivo de segurança.

O que pode ocorrer são trincas no isolamento, que não chega a encostar o condutor no chassis, mas penetra poeira nessa trinca e com umidade chega a haver fuga de corrente.
Essa fuga é tão baixa que não ativa os dispositivos de proteção, pois é só fuga e não um curto, mas com o tempo certamente poderá descarregar a bateria aos poucos.
O mesmo se aplica a cabos com baixa isolação. Não chega a dar curto, mas permite a fuga de micro correntes.
Existe um aparelho chamado Megômetro, que mede a isolação dos condutores exatamente para detectar baixa isolação, coisa que multímetros comuns não detectam.

O problema que eu vejo com essa teoria do pezinho é que, até onde eu sei, o chassis da moto também é ligado no polo negativo (ou aterrado).
Então, a fuga de corrente ocorreria de qualquer forma, sem precisar do pezinho. Mais ainda, isolar o pezinho não resolveria.
Agora, se eu estiver enganado e o chassis não for ligado ao negativo, ai sim faz sentido.

Reiner
29-09-2020, 19:25
Thomas,
Realmente, a fuga dentro do circuito é possível, soquete de lâmpada com entrada de água é um outro exemplo....e normalmente o chassi, tanto da moto, do carro e da maioria dos veículos automotores são utilizados como o condutor negativo do circuito....
Vou tentar passar o vídeo que recebi em um outro grupo....
Obrigado pelas respostas e pela oportunidade de aprender mais um pouco....

Sds

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

THIAGOMT
08-10-2020, 12:00
Bom dia pessoal!
Algo raro aconteceu comigo agora... hoje pela manhã dei partida na moto que estava já há uns 20 dias parada, pegou de primeira, desci até a praia (150km) parei na portaria para liberar o acesso e desliguei por uns 5 min... não ligou mais, a bateria morreu :(
Tudo bem que a bateria ainda é a de 2016 (original) e inclusive já precisei dar uma carga nela uns dois anos atrás, mas morrer assim depois de ter andado 1h30min achei um pouco estranho.
Isso pode acontecer ou dever ser algo além da bateria?
AbraçãoIsso aconteceu comigo na trilha... já voltando da trilha... a moto apagou... bateria morreu... placa colada o mecânico falou...

Enviado de meu SM-G988B usando o Tapatalk

THIAGOMT
08-10-2020, 12:03
O mais esquisito é que depois de duas horas parada, voltei lá com um cabo para dar a partida, mas antes fui tentar mais uma vez.... vai que!?! e não é que pegou?!
estacionei aqui na garagem e só hoje fui tentar ligar outra vez... pegou de primeira
De qualquer forma pela idade avançada (kkkk) vou trocar mesmo assim, mas depois preciso ver o que pode ter acontecido, talvez possa ser o mesmo problema que o Thiago relatou aqui para nós
Valeu pelos comentários pessoal!Revisa o motor de partida... se tiver ferramentas é tranquilo p tirar em casa msm...

A minha quando estava quente... ela não pegava... após 15...20 minutos esfriando... pegava engasgando... após 40 minutos pegava como se nada tinha acontecido... passei muita vergonha...

Enviado de meu SM-G988B usando o Tapatalk

THIAGOMT
08-10-2020, 12:09
Estou pensando em comprar uma Moura. A minha acho que é Heliar. Não me lembro e não acho que vale a pena pagar o dobro ou mais pela Yuasa.

https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwjcg5P9pbfrAhWKC5EKHRVNBvcYABAoGgJjZQ&ohost=www.google.com&cid=CAESQOD2gSqYZmZwWNFOn_shbaA2XQrDnkTuAr8YPPwnRd xtVpQAMVO35m2YpMtFLHQKCNDkpCmwpuzfLUPji5v0ZvI&sig=AOD64_1jKXM00wGEO_40jF51DLQkr4mIww&ctype=5&q=&ved=2ahUKEwj9gob9pbfrAhVaH7kGHZu3CPIQ9aACegQIDhBi&adurl=

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.Recomendo bateria motobatt, pois tem uma boa descarga (CCA 160 - 200)

Tecnologia americana.

Enviado de meu SM-G988B usando o Tapatalk

Gnegraes
10-10-2020, 17:00
Recomendo bateria motobatt, pois tem uma boa descarga (CCA 160 - 200)

Tecnologia americana.

Enviado de meu SM-G988B usando o Tapatalk


Thiago,

Fiquei um pouco espantado desta bateria ter uma descarga quase 50% maior que uma Yuasa, sem falar nas outras.
Buscando dados lá fora, mostra um CCA de 190A. Não deveria ter uma faixa de 160 a 200A, o que mostraria ser um produto que a performance varia...

Entrei no site deles e não mencionam quais as condições de teste e sob qual norma.
Para conseguir o que eles afirmam, teriam de ter uma superfície de placas muito maior, com a colocação de uma placa adicional, o que obrigaria a que todas as placas tenham uma espessura menor para que caibam no mesmo volume da caixa, já que possui as mesmas dimensões de outras baterias neste modelo.
Isto tornaria a bateria extremamente frágil.
There is no free lunch...

Nos USA me informaram que a única que segue uma norma e protocolo de teste é a Hawker, que segue os procedimentos de teste previstos na MIL (Military Standards) já que fornecem baterias para as forças armadas. As baterias Hawker são bastante conhecidas na Europa.
A de capacidade 12Ah tem um CCA de 150, e mencionam seguir a SAE.

Como a Motobatt não mostra as condições de seus resultados de performance, fica difícil de acreditar....

THIAGOMT
11-10-2020, 08:06
Thiago,

Fiquei um pouco espantado desta bateria ter uma descarga quase 50% maior que uma Yuasa, sem falar nas outras.
Buscando dados lá fora, mostra um CCA de 190A. Não deveria ter uma faixa de 160 a 200A, o que mostraria ser um produto que a performance varia...

Entrei no site deles e não mencionam quais as condições de teste e sob qual norma.
Para conseguir o que eles afirmam, teriam de ter uma superfície de placas muito maior, com a colocação de uma placa adicional, o que obrigaria a que todas as placas tenham uma espessura menor para que caibam no mesmo volume da caixa, já que possui as mesmas dimensões de outras baterias neste modelo.
Isto tornaria a bateria extremamente frágil.
There is no free lunch...

Nos USA me informaram que a única que segue uma norma e protocolo de teste é a Hawker, que segue os procedimentos de teste previstos na MIL (Military Standards) já que fornecem baterias para as forças armadas. As baterias Hawker são bastante conhecidas na Europa.
A de capacidade 12Ah tem um CCA de 150, e mencionam seguir a SAE.

Como a Motobatt não mostra as condições de seus resultados de performance, fica difícil de acreditar....Bom dia...
Eu ainda não fiz teste de bancada na minha bateria...
Em relação a yuasa, teria um ótimo custo beneficio.
Eu usava Bosch q era até 120 cca e me atendia...
Optei por um maio cca pq eu ia p atacama... frio das cordilheiras...

Enviado de meu SM-G988B usando o Tapatalk

Gnegraes
11-10-2020, 11:25
Bom dia...
Eu ainda não fiz teste de bancada na minha bateria...
Em relação a yuasa, teria um ótimo custo beneficio.
Eu usava Bosch q era até 120 cca e me atendia...
Optei por um maio cca pq eu ia p atacama... frio das cordilheiras...

Enviado de meu SM-G988B usando o Tapatalk


A Yuasa não é tão cara assim, a YTX-14BS está R$696 no site deles.
A Motobatt equivalente achei por R$433 no ML.

Só acho que os dados deles estão muito acima de outras baterias no mundo todo, continuo achando estranho.
There is no free lunch.....

Gnegraes
11-10-2020, 11:34
Rainer, se o cabo estiver de fato descascado e o condutor entrar em contato direto com o chasis, sim, teremos um curto-circuito e irá acionar algum dispositivo de segurança.

O que pode ocorrer são trincas no isolamento, que não chega a encostar o condutor no chassis, mas penetra poeira nessa trinca e com umidade chega a haver fuga de corrente.
Essa fuga é tão baixa que não ativa os dispositivos de proteção, pois é só fuga e não um curto, mas com o tempo certamente poderá descarregar a bateria aos poucos.
O mesmo se aplica a cabos com baixa isolação. Não chega a dar curto, mas permite a fuga de micro correntes.
Existe um aparelho chamado Megômetro, que mede a isolação dos condutores exatamente para detectar baixa isolação, coisa que multímetros comuns não detectam.

O problema que eu vejo com essa teoria do pezinho é que, até onde eu sei, o chassis da moto também é ligado no polo negativo (ou aterrado).
Então, a fuga de corrente ocorreria de qualquer forma, sem precisar do pezinho. Mais ainda, isolar o pezinho não resolveria.
Agora, se eu estiver enganado e o chassis não for ligado ao negativo, ai sim faz sentido.

Thomas,

Você escreveu...."o chassis da moto também é ligado no polo negativo (ou aterrado)"...

Uma coisa é a fase negativa do circuito (-), outra é o Aterramento (Terra).
O Aterramento é a segurança de um circuito elétrico, para onde é drenada toda a corrente não "normal", ou curto-circuito.
Óbvio que a corrente flui para ele por haver uma diferença de potencial, mas o negativo da bateria não é um aterramento....

Veículos não possuem terra, a energia que circula não é grande quando comparada a circuitos de baixa tensão de corrente alternada, como 127V, 220V, 380V, etc.
O terra existe para proteção de vida humana e não de equipamentos. A proteção de equipamentos se faz via relés disruptivos, disjuntores termomagnéticos, fusíveis, etc.

Vermelho
15-10-2020, 17:00
Pessoal, para contribuir com a discussão, acabei trocando a minha pela Heliar HTX14 CCA 120A > 135s / 200A (SAE -18ºC), substituindo a original que estava em minha moto, também Heliar XTX-M / CCA 100A > 180s, e paguei R$400. Ela é blindada e já vem ativada de fábrica.
Quanto a durabilidade, vamos ver se aguenta o mesmo que a antiga.
Abraço!

10679

Barra
26-11-2020, 16:53
Minha bateria que veio na moto tava pedindo arrego faz tempo e eu insistindo nela ainda, finalmente hoje fiz a troca, meti uma motobatt lá no Piu e a moto ficou outra, melhorou demais a ignição da moto rodando em alta.
Paguei 450 pila instalada.

Rafaelmec
21-06-2021, 23:48
A Yuasa não é tão cara assim, a YTX-14BS está R$696 no site deles.
A Motobatt equivalente achei por R$433 no ML.

Só acho que os dados deles estão muito acima de outras baterias no mundo todo, continuo achando estranho.
There is no free lunch.....

Qual o site oficial da representação da yuasa?
Hoje em dia há falsificações para todo lado, por isso o receio.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eraldo Tel
22-06-2021, 06:19
Boa tarde pessoal. Gostaria de saber, de acordo suas experiência, qual seria a marca de bateria mais indicada para substituir a bateria original da Gs 1200 Lc. Minha moto é 2014. Tenho olhado na internet baterias da Motobatt e achei interessante, mas nunca usei. Qual é a amperagem correta? E qual seria o código correto de acordo com as marcas para não comprar a bateria errada. ObrigadoBom dia, realmente impreciona os dados de placa da motobatt, mas pode ter certeza que é uma excelente bateria, comprei uma Tiger 955i 2005 e veio com essa bateria, fui conferir o ano de fabricação e é 2012, não sei como ficou essa bateria na moto, já que o dono que vendeu a moto disse que ela ficou 7 anos sem usar ( inclusivé os pneus que vieram na moto, anake II são de 2012 e estão novos), deve ter sido encapsulada numa bolha. Reformei a moto toda, está com 12500 milhas e a bateria firme, como tenho a Gsa e com a pandemia não tenho usado muito as duas. Devo vender a Tiger.
Mas a bateria sem dúvida é muito boa, chega a ficar 20 dias sem ligar e pega na hora, partida forte.

Eraldo Telles.

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Gnegraes
22-06-2021, 07:43
Qual o site oficial da representação da yuasa?
Hoje em dia há falsificações para todo lado, por isso o receio.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

https://www.yuasa.com.br/

Nei_Gomes
22-06-2021, 07:45
Sobre bateria e afins, minha moto está com alguns "sintomas"...kkk
Acredito que a bateria é original(2016).
Muito em breve irei me preocupar com isso também.
Bom dia a todos!

diogomail
22-06-2021, 08:14
Bom dia, realmente impreciona os dados de placa da motobatt, mas pode ter certeza que é uma excelente bateria, comprei uma Tiger 955i 2005 e veio com essa bateria, fui conferir o ano de fabricação e é 2012, não sei como ficou essa bateria na moto, já que o dono que vendeu a moto disse que ela ficou 7 anos sem usar ( inclusivé os pneus que vieram na moto, anake II são de 2012 e estão novos), deve ter sido encapsulada numa bolha. Reformei a moto toda, está com 12500 milhas e a bateria firme, como tenho a Gsa e com a pandemia não tenho usado muito as duas. Devo vender a Tiger.
Mas a bateria sem dúvida é muito boa, chega a ficar 20 dias sem ligar e pega na hora, partida forte.

Eraldo Telles.

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o TapatalkAssino em baixo sobre a qualidade das baterias motobatt. A original em minha moto durou apenas 1 ano e foi substituída pela motobatt e já se vão 3 anos com ela funcionando muito bem.

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Barra
22-06-2021, 09:13
Galera botei uma motobatt ano passado e estou com a moto parada desde janeiro por motivos de trabalho, dei partida nela semana passada apenas e a moto pegou normalmente, nem parece que ficou esse tempo todo parada, bateria muito boa, acho que esse CCA alto dela ajuda demais na partida da GS.

Rafaelmec
23-06-2021, 08:40
https://www.yuasa.com.br/

Aparentemente o site está fora. Encerraram a distribuição no Brasil?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eraldo Tel
23-06-2021, 10:13
Aparentemente o site está fora. Encerraram a distribuição no Brasil?


Enviado do meu iPhone usando TapatalkApesar que tenho uma route na Gsa (ganhei num sorteio) em Foz do Iguaçu e quando deu pau na bateria original BMW da Gsa, final de 2019, ( bateria BMW com 7 anos, veio na moto) usei a route que já tinha e vão fazer 2 anos e mesmo rodando metade que rodava com ela por causa da Tiger 955i, a bateria está firme, chega a ficar 20 dias sem ligar tbm e pega na hora, mesmo virando um motor pesado da 1200.
Não posso reclamar não pelo custo já provou ser uma excelente bateria.

Eraldo Telles

Enviado de meu ASUS_X00PD usando o Tapatalk

Aimar
26-06-2021, 19:45
Tenho usado Yuasa nos últimos >15 anos. São mais caras do que as nacionais, mas me parece que vale a pena, pois já teve uma que durou 5 anos. As outras duraram por volta de 4 a 4,5 anos. Tenho o carregador da BMW, que faz cargas lentas. Atribuo em parte a esse carregador a durabilidade das baterias. Teve apenas uma Yuasa que durou pouco menos de 4 anos, pois era dessas em que se tem de completar o nível de água e eu negligenciei isso, secando a bateria.

Gnegraes
27-06-2021, 08:31
Tenho usado Yuasa nos últimos >15 anos. São mais caras do que as nacionais, mas me parece que vale a pena, pois já teve uma que durou 5 anos. As outras duraram por volta de 4 a 4,5 anos. Tenho o carregador da BMW, que faz cargas lentas. Atribuo em parte a esse carregador a durabilidade das baterias. Teve apenas uma Yuasa que durou pouco menos de 4 anos, pois era dessas em que se tem de completar o nível de água e eu negligenciei isso, secando a bateria.

Recuperou teu tanque ???

Rromagnani
28-06-2021, 17:14
Tenho usado Yuasa nos últimos >15 anos. São mais caras do que as nacionais, mas me parece que vale a pena, pois já teve uma que durou 5 anos. As outras duraram por volta de 4 a 4,5 anos. Tenho o carregador da BMW, que faz cargas lentas. Atribuo em parte a esse carregador a durabilidade das baterias. Teve apenas uma Yuasa que durou pouco menos de 4 anos, pois era dessas em que se tem de completar o nível de água e eu negligenciei isso, secando a bateria.

Na 1200 troquei 3x a bateria…. A última foi a Yuasa e sinceramente não compensou…. Todas elas duraram por volta de 1.5 anos e assim que vendi a bateria teve que ser trocada novamente!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

EvertonM
29-06-2021, 08:58
Acho que tenho sorte. Apenas 1 vez troquei a bateria da minha moto, depois de 4 anos de uso (à época, uma HD Fat Boy). Nas demais motos - que ficaram comigo por cerca de 3 anos - nunca tive problema de bateria. Uma prática que adoto e que talvez tenha ajudado é, na garagem, manter o descanso da moto sobre um tapete de borracha.

Marcelo DC
29-06-2021, 21:37
A minha veio original Heliar. Troquei a pouco tempo antes dela acabar e me deixar na mão. Durou quase 4 anos e 80000km. Estou agora com a motobatt e estou gostando. Vamos ver quanto vai durar.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk