PDA

Ver Versão Completa : Sobre o eixo cardã



Zanini1200
31-10-2018, 16:01
Salve, colegas motociclistas

Eu possuía uma CB 1300 Superfour, vendi há um tempo e tenho pensado muito em adquirir uma Big Trail. Estou inclinado pela BMW R 1200 GS. Apesar de ler e escutar maravilhas sobre a moto, gostaria que vcs me informassem sobre eventuais problemas no cardã dessa bruta. Tenho lido e assistido vídeos com proprietários "revoltados" com esse tipo de problema, relatando que a peça retorceu, que a assistência técnica (cc) dificultou a reposição, alegando que o problema teria sido de mau uso, e não de projeto... enfim, vcs poderiam clarear as ideias pra mim sobre o assunto? Existe mesmo esse defeito recorrente? (Se sim, em quais anos/a partir de quando foi sanado?)

Fmscherer
31-10-2018, 16:44
Boa tarde, alguns usuarios reclamam de entrar humidade na coifa e com os anos a ferrugem se desenvolve, podendo travar etc e a peça é muito cara, e aparentemente as cc nao tem como item de revisao abrir e checar, muitos usuarios fazem de 10k em 10, de 20 em 20, lubrificacao e limpeza mas no manual nao exibe nada sobre essa necessidade. Aparentemente dos modelos 2014 pra frente a coifa é mais resistente, mas se entrar agua e a agua for deixada la, com o tempo estraga sim. É uma discussão sem tamanho isso, gente saindo da bm gente reclamando sem sequer ter tido uma e por ai vai. A moto é uma das mais vendidas no mundo então os defeitos log lo viram manchete. Eu particularmente não me preocupo muito, ate agora nenhum problema com a moto. Mas vale mencionar, pois se a agua entra de alguma forma, não tem como sair sozinha. Tenho uma 1200gs 2017 quase nova, mas se fosse comprar uma usada, pegaria ou com garantia ou faria uma revisao logo em seguida. Vale mencionar que cada parafuso da moto é extremamente caro, e é tem muita eletronica, mas em geral é uma moto facil de lidar e acessar o basico.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rromagnani
31-10-2018, 16:59
Zanini antes e mais nada seja muito bem vindo por aqui e desde já parabéns pela bela moto que está comprando.

O problema do cardã da R 1200 não está no cardã em si, mas sim nas coisas e na (ausência de) manutenção.

Tenho uma ADV 2015 que tirei zero em Fev/15 e hoje está com 87k sem problemas significativos. Gosto de rodar na terra e uso a moto em todas as situações.

Sempre me preocupei com o cardã e em todas as revisões pedia para a CC abrir e sempre me foi informado que não fariam isso de jeito nenhum, é que só era necessário trocar o óleo cada 20k.

Aquilo sempre me preocupou e na revisão de 60k, fiz em uma oficina conhecida e pedi para abrir... resultado... ferrugem é uma poça d’água que só faltou ter um peixe lá dentro.

Por sorte o problema era superficial e foi facilmente resolvido. Tudo engraxado novamente e montado.

Com a manutenção preventiva ele irá durar a vida inteira, mas a enorme falha no programa de manutenção da moto me tirou do sério. Hoje faço minhas revisões fora da rede autorizada e em todas as revisões peço para abrir e lubrificar.

Na minha moto troquei ambas as coifas, mas as novas são muito melhores e contam com um arame interno. Se pretende comprar a moto zero, não terá problema com isso. Se for comprar usada, verifique coifas e cardã.

Lembre-se... se te falarem “ fiz todas as revisões nas CCS” significa que NUNCA lubrificaram o cardã!

Boa sorte na compra e não deixe de apresentar a moto nova!

Alias, se apresente tb no tópico APRESENTAÇÕES Assim o pessoal te da boas vindas!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

Marcelo DC
31-10-2018, 17:27
Salve Zanini, bem vindo.
Delicia de moto essa cb1300....sempre curti muito ela.
Com relação a r1200gs eu ficaria bem tranquilo. Tenho uma 2017 com quase 30k e zero problema. Faco a manutenção dela inclusive o cardã como o Roberto falou. Na minha quando abro não há sinal nem de poeira. Ele tambem possui uma proteção com tinta preta nas mais novas mas a questão não é essa pois tudo estraga e a manutenção do cardã é simes de fazer. Quando troco o oleo aproveito e já dou uma limpada na graxa antiga e vistorio tudo.
E use pois a vida tá passando. Abraço e boa sorte.
Tô na praia com ela agora. Amanhã pego estrada de novo. Abs.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181031/50fefe91a6c7b74f03f05242fa72ec9e.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Fmscherer
31-10-2018, 17:36
Marcelo DC, que bolha é essa?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
02-11-2018, 08:53
Olá Zanini,
Concordo com o Roberto. Conce$$ionária no Brasil não significa serviço com qualidade de fábrica.
Prefiro um mecânico de confiança a qualquer outra coisa. Comprei a minha R1200GS usada com 45k e notei que as duas coifas estavam ressecadas, troquei imediatamente. Meu mecânico relatou que o cardã está perfeito, apenas lubrificou tudo, além da troca de óleo do diferencial.
Fazer as manutenções de rotina são a vida de qualquer máquina ou equipamento.
Boa sorte na compra e seja feliz!!!
Guilherme

Marcelo DC
04-11-2018, 06:23
Marcelo DC, que bolha é essa?


Enviado do meu iPhone usando TapatalkFmscherer, essa é uma bolha Puig 6486w que significa que ela é cristal. Tem a escura também e tem a escura com defletor também. Essa última o Roberto Romagnani aqui tem uma. No geral ela é otima.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

sal silva
04-11-2018, 12:09
Salve Zanini, bem vindo.
Delicia de moto essa cb1300....sempre curti muito ela.
Com relação a r1200gs eu ficaria bem tranquilo. Tenho uma 2017 com quase 30k e zero problema. Faco a manutenção dela inclusive o cardã como o Roberto falou. Na minha quando abro não há sinal nem de poeira. Ele tambem possui uma proteção com tinta preta nas mais novas mas a questão não é essa pois tudo estraga e a manutenção do cardã é simes de fazer. Quando troco o oleo aproveito e já dou uma limpada na graxa antiga e vistorio tudo.
E use pois a vida tá passando. Abraço e boa sorte.
Tô na praia com ela agora. Amanhã pego estrada de novo. Abs.
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181031/50fefe91a6c7b74f03f05242fa72ec9e.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Ta na praia é?Entao cuidado com a maresia no cardã.rs:cool:

MPaegle
08-11-2018, 22:30
Aproveitando o gancho do assunto cardã, estou programando ir a serra do Rio do Rastro saindo de paulo afonso na Bahia e se conseguir mais tempo na agenda quem.sabe fazer a primeira travessia de fronteira indo até o Uruguai, já que não tenho experiência e aqui mesmo no fórum já me orientaram que seria um bom começo.... Mas enfim, minha GSA ADV 2016 esta com 25 k e pretendo fazer a revisão do cardã durante a viagem já que aqui na minha região não tem quem faça e sou zero de mecânica a ponto de me aventurar em abrir. Gostaria de indicações na região sudeste e/ou sul de mecânicos de confiança de vcs, para aproveitar durante a viagem.
Abç 's.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181109/03b00249519abd0a9913c22017fd6b1d.jpg

Rromagnani
09-11-2018, 07:55
Se for passar por SP procure a Beto Motos que o pessoal é nota 10. Agende com antecedência!

Viagem muito legal essa... a SRR é muito interessante.

Boa viagem!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Gnegraes
09-11-2018, 08:42
Aproveitando o gancho do assunto cardã, estou programando ir a serra do Rio do Rastro saindo de paulo afonso na Bahia e se conseguir mais tempo na agenda quem.sabe fazer a primeira travessia de fronteira indo até o Uruguai, já que não tenho experiência e aqui mesmo no fórum já me orientaram que seria um bom começo.... Mas enfim, minha GSA ADV 2016 esta com 25 k e pretendo fazer a revisão do cardã durante a viagem já que aqui na minha região não tem quem faça e sou zero de mecânica a ponto de me aventurar em abrir. Gostaria de indicações na região sudeste e/ou sul de mecânicos de confiança de vcs, para aproveitar durante a viagem.
Abç 's.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181109/03b00249519abd0a9913c22017fd6b1d.jpg

Marcus,
Já que vai passar por São Paulo, como disse o Roberto, recomendo a BM Motos. Como parece que não há muito suporte para as BMWs aí, aproveite e veja a tabela de manutenção da BMW em anexo, talvez aproveite e faço outros serviços previstos.

https://www.bmwgsbrasil.com.br/attachment.php?attachmentid=10070&d=1539127340

PabloTiago
09-11-2018, 17:02
Boa tarde Amigo,
Não sei se terá necessidade de passar em São Paulo capital.
Se não tiver extrema necessidade de fazer isso, não o faça.
Na cidade de Monte Alto no interior paulista tem a Piu Motorrad.
O Alexandre Piu é especializado em GS e pode te dar total suporte na revisão da sua moto.
Qualquer coisa entre em contato com ele (16)99727-6804

Marcelo DC
09-11-2018, 18:51
Como vim da praia semana passada aproveitei e troquei o oleo do carda e limpei e lubrifiquei o cardã. Com 30k ele continua limpo e sem sujeira. Inspecionando o cardã reparei em algumas marcas estranhas no pneu. Mandei as fotos para o Varella e ver o que ele diz. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181109/49c1bc0af77da8e016b65afaafc0ed4f.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20181109/4efc9ed6ba65b135c008accfe1e98e64.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20181109/fdfd24b01fb5f76efb455511f22efaf8.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20181109/5c7bc637cbffc655293b3dd4d6cc9aa8.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

MPaegle
09-11-2018, 21:25
Boa tarde Amigo,
Não sei se terá necessidade de passar em São Paulo capital.
Se não tiver extrema necessidade de fazer isso, não o faça.
Na cidade de Monte Alto no interior paulista tem a Piu Motorrad.
O Alexandre Piu é especializado em GS e pode te dar total suporte na revisão da sua moto.
Qualquer coisa entre em contato com ele (16)99727-6804Obrigado a todos pelas valiosas dicas.
Agora é programar a viagem.
Valeu.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Prof. Kadu
10-02-2019, 22:31
Zanini antes e mais nada seja muito bem vindo por aqui e desde já parabéns pela bela moto que está comprando.

O problema do cardã da R 1200 não está no cardã em si, mas sim nas coisas e na (ausência de) manutenção.

Tenho uma ADV 2015 que tirei zero em Fev/15 e hoje está com 87k sem problemas significativos. Gosto de rodar na terra e uso a moto em todas as situações.

Sempre me preocupei com o cardã e em todas as revisões pedia para a CC abrir e sempre me foi informado que não fariam isso de jeito nenhum, é que só era necessário trocar o óleo cada 20k.

Aquilo sempre me preocupou e na revisão de 60k, fiz em uma oficina conhecida e pedi para abrir... resultado... ferrugem é uma poça d’água que só faltou ter um peixe lá dentro.

Por sorte o problema era superficial e foi facilmente resolvido. Tudo engraxado novamente e montado.

Com a manutenção preventiva ele irá durar a vida inteira, mas a enorme falha no programa de manutenção da moto me tirou do sério. Hoje faço minhas revisões fora da rede autorizada e em todas as revisões peço para abrir e lubrificar.

Na minha moto troquei ambas as coifas, mas as novas são muito melhores e contam com um arame interno. Se pretende comprar a moto zero, não terá problema com isso. Se for comprar usada, verifique coifas e cardã.

Lembre-se... se te falarem “ fiz todas as revisões nas CCS” significa que NUNCA lubrificaram o cardã!

Boa sorte na compra e não deixe de apresentar a moto nova!

Alias, se apresente tb no tópico APRESENTAÇÕES Assim o pessoal te da boas vindas!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro


Excelente comentário e mandou muito bem ao falar "fiz todas as revisões nas CCs" significa que NUNCA lubrificaram o cardã"
Minha rainha vai chegar aos 100.000km e, por enquanto, tudo OK.
Revisar o cardã a cada revisão entre 10 e 20K.

Marivaldo
23-06-2022, 09:04
Recebi em um grupo a informação de que a BMW finalmente assumiu a necessidade de se fazer um ajuste técnico relacionado ao cardã.
Trata-se de furo para drenagem de água.
"Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.

Também recomendam utilizar a graxa Klueber LFT 71-402 para as engrenagens. Outro ponto que eles falam e de não substituir mais o parafuso do paralever e reutilizar o original, com Loctite 2701, apos limpeza cuidadosa do parafuso e da rosca."
Também alteraram a graxa para o estriado.
A publicação parece ser mesmo da BMW e está em alemão.
Não verifiquei se procede.

Reiner
23-06-2022, 11:46
Muito interessante Marivaldo....obrigado por compartilhar.
Você tem cópia do documento,?


Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
23-06-2022, 18:22
Recebi em um grupo a informação de que a BMW finalmente assumiu a necessidade de se fazer um ajuste técnico relacionado ao cardã.
Trata-se de furo para drenagem de água.
"Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.

Também recomendam utilizar a graxa Klueber LFT 71-402 para as engrenagens. Outro ponto que eles falam e de não substituir mais o parafuso do paralever e reutilizar o original, com Loctite 2701, apos limpeza cuidadosa do parafuso e da rosca."
Também alteraram a graxa para o estriado.
A publicação parece ser mesmo da BMW e está em alemão.
Não verifiquei se procede.


Olá Marivaldo,

Qual grupo divulgou as informações citadas por você? Esse grupo é daqui ou da Alemanha?
Participo de 2 fóruns alemães e não lí nada a respeito.

- Trocar eixo cardã com 60.000km????:eek: O ISTA citado é software para diagnóstico para ser usado com scanner, produto inglês.

- A graxa da Klüber LFT 71-402 é para ser usado onde? É uma graxa para engrenagens, quais engrenagens?
Este tipo de uso em engrenagens era comum até os anos 50 do século passado. Haviam até câmbios de motos que eram lubrificados assim e não com óleo.

- A inclusão do dreno com borracha bico de pato veio da total indiferença dos usuários em verificar o estado e posição correta das coifas de borracha na manga do eixo cardã estrutura / monobraço da suspensão, o que fatalmente leva a entrada de água. Evita muita encheção de saco nas CCs.....
Como referência, vejam os videos do Piu no Youtube, com inúmeros casos.
Pessoalmente cito dois amigos: uma R1100GS 1991 com 360.000km e um R1150R 1996 com 240.000km e cardãs perfeitos....

- A BMW continua usando a graxa Optimol TA da Castrol para os eixos estriados, assim como para as roscas de sondas Lambda e junções tipo ponta e bolsa do sistema de escapamento. Essa graxa possui Part Number BMW e está disponível nos CCs.

rodrigobor
29-06-2022, 05:02
Olá Marivaldo,

Qual grupo divulgou as informações citadas por você? Esse grupo é daqui ou da Alemanha?
Participo de 2 fóruns alemães e não lí nada a respeito.

- Trocar eixo cardã com 60.000km????:eek: O ISTA citado é software para diagnóstico para ser usado com scanner, produto inglês.

- A graxa da Klüber LFT 71-402 é para ser usado onde? É uma graxa para engrenagens, quais engrenagens?
Este tipo de uso em engrenagens era comum até os anos 50 do século passado. Haviam até câmbios de motos que eram lubrificados assim e não com óleo.

- A inclusão do dreno com borracha bico de pato veio da total indiferença dos usuários em verificar o estado e posição correta das coifas de borracha na manga do eixo cardã estrutura / monobraço da suspensão, o que fatalmente leva a entrada de água. Evita muita encheção de saco nas CCs.....
Como referência, vejam os videos do Piu no Youtube, com inúmeros casos.
Pessoalmente cito dois amigos: uma R1100GS 1991 com 360.000km e um R1150R 1996 com 240.000km e cardãs perfeitos....

- A BMW continua usando a graxa Optimol TA da Castrol para os eixos estriados, assim como para as roscas de sondas Lambda e junções tipo ponta e bolsa do sistema de escapamento. Essa graxa possui Part Number BMW e está disponível nos CCs.

O colega Marivaldo está correto, existe de fato tal orientação, ademais, caso queiram o arquivo me mandem mensagem no privado que eu posso enviar. Só está em alemão, porém facilmente pode-se traduzir.

EvertonM
29-06-2022, 20:55
Acredito que o Guilherme (Gnegraes) conhece alemão, então, por gentileza, talvez pudesse fazer uma resumo para a gente... :o

Gnegraes
30-06-2022, 08:44
Acredito que o Guilherme (Gnegraes) conhece alemão, então, por gentileza, talvez pudesse fazer uma resumo para a gente... :o


Everton,

Já enviei ao Rodrigo meu e-mail para que me envie o texto, estou aguardando.

Ainda acho esta informação muito absurda:

"Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.

Só fazer um furo? Por onde sai, entra também... acho que aumenta e muito o problema, já que não mencionam válvula de borracha tipo bico de pato.
Trocar cardã com 60.000km?????
O citado ISTA é um software inglês para scanners. Como pode um software fazer um teste em um mecanismo que não possui sensores e não está conectado a nenhum módulo eletrônico da moto????


Minha opinião pessoal a respeito deste "problema" chamado eixo cardã:

As motos BMW a partir do momento que instalaram amortecedores traseiros, tiveram de introduzir juntas tipo cardã nas extremidades do eixo de transmissão e dotadas de coifas de borracha, devido ao movimento da suspensão e de sua caixa de redução de engrenagens instalada na roda traseira, na década de 30 do século passado. Isso em 1937, há 85 anos atrás. Antes, como não havia suspensão traseira, o eixo de transmissão permanecia alinhado entre a saída do câmbio e a caixa de redução de engrenagens montada na roda traseira.

Nunca se relatou no passado problemas com as juntas cardã como ocorre nos últimos recentes anos. Isso depois de terem produzido milhões de motos...

Mudou a tecnologia mecânica para pior? Caiu a qualidade da BMW? A BMW insiste em um erro por pura teimosia por 8 décadas? Tenho absoluta certeza que não, mas exatamente o contrário, tudo melhorou.

O que mudou drasticamente é que a geração atual de motociclistas tem outra percepção sobre o que é uma motocicleta.
Hoje ele sobe na moto, dá a partida e saiu rodando.
Antigamente todos faziam inspeções frequentes no estado geral da moto e muitos a própria manutenção, seja por gosto sobre mecânica, seja por obrigação, dada a falta de oficinas. Eu pessoalmente me apaixonei por mecânica aos 15 anos de idade quando tive minha primeira moto.
Hoje os motociclistas mal calibram os pneus, que devem ser verificados semanalmente (variação da temperatura do ar = variação da pressão).

Sem querer ofender ninguém, por favor (já tirando o pino da granada...), mas hoje é a tal propalada "geração Nutella", que nasceu manuseando botões de controle de alguma coisa, desde a TV, passando por videogames, computadores, até o celular de hoje, num mundo totalmente virtual.
Motos são um veículo ainda primitivo, onde nos sentamos ou deitamos sobre um motor e que se mantém de pé em movimento pelo efeito giroscópico das suas rodas...
Queiramos ou não, é um veículo que necessita de cuidados e manuseio totalmente diferentes de um automóvel.
E isso passa por entender sobre o que é uma moto sobre a qual nos sentamos e pilotamos em alta velocidade.
Para saber se há algo de errado, é necessário saber como funciona e por que as coisas são assim.
O brasileiro ainda tem uma característica cultural especial: ignora solenemente todo e qualquer Manual de Produto, desde um liquidificador até um automóvel. Isso explica uma parte dos problemas também.

EvertonM
30-06-2022, 21:14
Já enviei ao Rodrigo meu e-mail para que me envie o texto, estou aguardando.

Valeu, Guilherme !

alberto dy
01-07-2022, 11:46
Oi Guilherme,
Veja o video do Piu, para mim o melhor em BMW, ele mostra a circular em alemão.

https://www.facebook.com/PIUMOTORRAD/videos/706221653813231

Abraços

Gnegraes
01-07-2022, 14:39
Oi Guilherme,
Veja o video do Piu, para mim o melhor em BMW, ele mostra a circular em alemão.

https://www.facebook.com/PIUMOTORRAD/videos/706221653813231

Abraços


Oi Alberto,

Eu vi o vídeo do Piu, mas não dá para ver nada do documento.
Pedí a ele que me mande por e-mail, mas até agora nada....

Rromagnani
01-07-2022, 19:59
Everton,

Já enviei ao Rodrigo meu e-mail para que me envie o texto, estou aguardando.

Ainda acho esta informação muito absurda:

"Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.

Só fazer um furo? Por onde sai, entra também... acho que aumenta e muito o problema, já que não mencionam válvula de borracha tipo bico de pato.
Trocar cardã com 60.000km?????
O citado ISTA é um software inglês para scanners. Como pode um software fazer um teste em um mecanismo que não possui sensores e não está conectado a nenhum módulo eletrônico da moto????


Minha opinião pessoal a respeito deste "problema" chamado eixo cardã:

As motos BMW a partir do momento que instalaram amortecedores traseiros, tiveram de introduzir juntas tipo cardã nas extremidades do eixo de transmissão e dotadas de coifas de borracha, devido ao movimento da suspensão e de sua caixa de redução de engrenagens instalada na roda traseira, na década de 30 do século passado. Isso em 1937, há 85 anos atrás. Antes, como não havia suspensão traseira, o eixo de transmissão permanecia alinhado entre a saída do câmbio e a caixa de redução de engrenagens montada na roda traseira.

Nunca se relatou no passado problemas com as juntas cardã como ocorre nos últimos recentes anos. Isso depois de terem produzido milhões de motos...

Mudou a tecnologia mecânica para pior? Caiu a qualidade da BMW? A BMW insiste em um erro por pura teimosia por 8 décadas? Tenho absoluta certeza que não, mas exatamente o contrário, tudo melhorou.

O que mudou drasticamente é que a geração atual de motociclistas tem outra percepção sobre o que é uma motocicleta.
Hoje ele sobe na moto, dá a partida e saiu rodando.
Antigamente todos faziam inspeções frequentes no estado geral da moto e muitos a própria manutenção, seja por gosto sobre mecânica, seja por obrigação, dada a falta de oficinas. Eu pessoalmente me apaixonei por mecânica aos 15 anos de idade quando tive minha primeira moto.
Hoje os motociclistas mal calibram os pneus, que devem ser verificados semanalmente (variação da temperatura do ar = variação da pressão).

Sem querer ofender ninguém, por favor (já tirando o pino da granada...), mas hoje é a tal propalada "geração Nutella", que nasceu manuseando botões de controle de alguma coisa, desde a TV, passando por videogames, computadores, até o celular de hoje, num mundo totalmente virtual.
Motos são um veículo ainda primitivo, onde nos sentamos ou deitamos sobre um motor e que se mantém de pé em movimento pelo efeito giroscópico das suas rodas...
Queiramos ou não, é um veículo que necessita de cuidados e manuseio totalmente diferentes de um automóvel.
E isso passa por entender sobre o que é uma moto sobre a qual nos sentamos e pilotamos em alta velocidade.
Para saber se há algo de errado, é necessário saber como funciona e por que as coisas são assim.
O brasileiro ainda tem uma característica cultural especial: ignora solenemente todo e qualquer Manual de Produto, desde um liquidificador até um automóvel. Isso explica uma parte dos problemas também.

Guilherme, nessa não vou concordar contigo…

Não entendo absolutamente nada de mecânica e a coisa mais complexa que já fiz na moto foi calibrar os pneus… kkkkkkk

Sempre segui o manual em todos os detalhes e em tese, a moto deveria estar perfeita.

A primeira vez que abri o carda me assustei com o estado que ele estava. Mesmo na minha ignorância sei que o atrito de metal com metal não costuma dar certo. Desde então mando abrir e lubrificar cada 10 ou no máximo 20k.

Quando comprei a 1250, abri com 20k e não tinha absolutamente nenhuma graxa… zero…

Nesta semana mostrei as fotos para o consultor da Gran Brasil e aparentemente ficou abismado com a falta de graxa.

Na minha opinião, há um erro talvez na montagem e com certeza no plano de manutenção da moto.

Não acho,razoável exigir que o proprietário verifique.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

EvertonM
01-07-2022, 23:17
Poisé, Roberto. Penso como você. Teria que haver essa previsão no plano de manutenção.
Dias atrás a CC de Goiânia estava anunciando a manutenção do cardã por R$ 400. Pedi informações acerca da perda da garantia (por fazer esse serviço na própria concessionária), mas não tive uma resposta satisfatória. Acabei não fazendo - minha moto está com 9.000 kms (GSA 1250, 2021/2022, sem o "furo").
Estou ansioso para saber o que vão dizer na revisão de 10.000 kms, pois vou solicitar que façam a manutenção do cardã.
Eita história comprida !!

Gnegraes
02-07-2022, 08:36
Guilherme, nessa não vou concordar contigo…

Não entendo absolutamente nada de mecânica e a coisa mais complexa que já fiz na moto foi calibrar os pneus… kkkkkkk

Sempre segui o manual em todos os detalhes e em tese, a moto deveria estar perfeita.

A primeira vez que abri o carda me assustei com o estado que ele estava. Mesmo na minha ignorância sei que o atrito de metal com metal não costuma dar certo. Desde então mando abrir e lubrificar cada 10 ou no máximo 20k.

Quando comprei a 1250, abri com 20k e não tinha absolutamente nenhuma graxa… zero…

Nesta semana mostrei as fotos para o consultor da Gran Brasil e aparentemente ficou abismado com a falta de graxa.

Na minha opinião, há um erro talvez na montagem e com certeza no plano de manutenção da moto.

Não acho,razoável exigir que o proprietário verifique.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk


Oi Roberto,

Existem duas falhas na Fábrica de Manaus: as 1200 / 1250 mais recentes tem sido montadas sem graxa nas coifas e sem graxa nos estriados.
Estas falhas são a meu ver GRAVES, pois "danificam" o sistema de transmissão das motos.

A falta de graxa nas coifas já foi comunicada a fábrica pela CC MacLarty Maia (ex-Caltabiano) através do Gerente de Pós Venda.
Mencionei a ele a falta de graxa nos estriados, não sabia desta falha e me disse que iria abrir chamado na fábrica. Não sei se o fez e se surtiu efeito.

Você está coberto de razão em afirmar que exigir que o usuário deva verificar, é um absurdo. Mas é o que está ocorrendo.

O ponto que quero chegar é que uma falha no procedimento de montagem na fábrica aliado a falhas nas manutenções preventivas são os culpados pelos problemas, não o sistema mecânico em sí.
Como disse anteriormente, eixo com juntas cardã e coifas de borracha estão em uso nas BMWs há mais de 8 décadas sem problemas, a não ser mais recentemente.

diogomail
02-07-2022, 09:11
Guilherme, nessa não vou concordar contigo…

Não entendo absolutamente nada de mecânica e a coisa mais complexa que já fiz na moto foi calibrar os pneus… kkkkkkk

Sempre segui o manual em todos os detalhes e em tese, a moto deveria estar perfeita.

A primeira vez que abri o carda me assustei com o estado que ele estava. Mesmo na minha ignorância sei que o atrito de metal com metal não costuma dar certo. Desde então mando abrir e lubrificar cada 10 ou no máximo 20k.

Quando comprei a 1250, abri com 20k e não tinha absolutamente nenhuma graxa… zero…

Nesta semana mostrei as fotos para o consultor da Gran Brasil e aparentemente ficou abismado com a falta de graxa.

Na minha opinião, há um erro talvez na montagem e com certeza no plano de manutenção da moto.

Não acho,razoável exigir que o proprietário verifique.


Enviado do meu iPad usando TapatalkExcelentes colocações Roberto. Concordo em 100%.
Nada como sentir na pele para ter a real noção do problema. Meu cardã quebrou comigo rodando dentro da cidade (Dei graças a Deus, pois se tivesse sido numa viagem o stress seria muito maior) e a moto com 100% das revisões em dia. A marca recolheu e fez a troca do conjunto em garantia. Gosto muito da moto mas idolatrar a marca como se fosse perfeita passa longe de minhas pretensões.
Depois que a moto saiu da garantia fiz todas as revisões em oficina de confiança e sempre solicitando a inspeção do cardã.
Na próxima revisão a balança do cardã já seria furada por opção minha e agora com essa nova normativa da marca só me resta dar boas risadas [emoji1782].

Diogo Maia [emoji1054]

Rromagnani
02-07-2022, 14:38
O que me intriga é a teimosia em resolver algo extremamente simples... Basta engraxar corretamente na montagem e colocar no plano de manutenção.

Qdo fiz a manutenção do cardã da minha lá no Val em Rio Claro, o processo inteiro levou pouco mais de 10 minutos... algo muito simples.

A BMW prefere essa discussão do que colocar no plano de manutenção... Vai entender a lógica...

luiz baum
02-07-2022, 17:38
O que me intriga é a teimosia em resolver algo extremamente simples... Basta engraxar corretamente na montagem e colocar no plano de manutenção.

Qdo fiz a manutenção do cardã da minha lá no Val em Rio Claro, o processo inteiro levou pouco mais de 10 minutos... algo muito simples.

A BMW prefere essa discussão do que colocar no plano de manutenção... Vai entender a lógica...

Simples, e muito.
E depois que um cardan com poucos mil km der zica vai dar trabalho para o dono.

Entendo assim: é uma mudança radical do procedimento até então seguido pela fábrica.

É como se fosse uma admissão de que o procedimento anterior estava errado.
Para algumas empresas isto é difícil.

Luiz Baum

Gnegraes
02-07-2022, 18:30
O que me intriga é a teimosia em resolver algo extremamente simples... Basta engraxar corretamente na montagem e colocar no plano de manutenção.

Qdo fiz a manutenção do cardã da minha lá no Val em Rio Claro, o processo inteiro levou pouco mais de 10 minutos... algo muito simples.

A BMW prefere essa discussão do que colocar no plano de manutenção... Vai entender a lógica...


Beto,

Com certeza absoluta:

a) houve falha no procedimento de montagem na fábrica Manaus.
b) as informações do mercado/usuários não chegam na fábrica ou no board da empresa aqui.

O que eu acho é que se a fábrica souber da falha no procedimento do engraxamento, corrige na hora.
Como em toda empresa, eles não tem interesse em criar problemas para sí mesmos e com algo que chega a ser estúpido de tão simples....

Típico problema de comunicação. Já procurei no site da BMW aqui e na Alemanha, mas não há um canal de Comunicação com o Cliente.
Tudo remete sempre aos CCs, que aqui no Brasil via de regra são um lixo.

O site da BMW aqui tem travas que na Europa não existem, isso é decisão local Brasil. Não permitem que se acesse de terminadas informações.
Há informações que eu busco lá e para isso tenho de dar um jeitinho, pois de outra forma jogam você no site brasileiro.

Gnegraes
02-07-2022, 18:35
A respeito da famosa "circular da BMW", pedi ao Rodrigo, que trouxe a notícia aqui e que se ofereceu a enviar aos interessados, que me mandasse a mesma por e-mail.
O mesmo ocorreu com o Piu.
Nenhum dos dois se manifestou até o momento.

Já estou chamando-a de Cabeça de Bacalhau, nunca ninguém viu...

Gnegraes
02-07-2022, 18:40
Simples, e muito.
E depois que um cardan com poucos mil km der zica vai dar trabalho para o dono.

Entendo assim: é uma mudança radical do procedimento até então seguido pela fábrica.

É como se fosse uma admissão de que o procedimento anterior estava errado.
Para algumas empresas isto é difícil.

Luiz Baum



Luiz,

Gostaria muito de ler essa "circular da BMW"......

Reiner
02-07-2022, 18:46
O que me intriga é a teimosia em resolver algo extremamente simples... Basta engraxar corretamente na montagem e colocar no plano de manutenção.

Qdo fiz a manutenção do cardã da minha lá no Val em Rio Claro, o processo inteiro levou pouco mais de 10 minutos... algo muito simples.

A BMW prefere essa discussão do que colocar no plano de manutenção... Vai entender a lógica...Roberto, 10 minutos é pouco. Mas um bom mecânico desmonta, limpa, engraxa e monta com tranquilidade em menos de 45 minutos....e não tem a menor complexidade.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

luiz baum
02-07-2022, 19:44
Luiz,

Gostaria muito de ler essa "circular da BMW"......

Não me refiro ao furo e às graxas, mas sim à lubrificação do cardan de modo diferente ao que a fábrica estipula e já ficou claro que tem falha.

Luiz Baum

Gnegraes
02-07-2022, 22:10
Não me refiro ao furo e às graxas, mas sim à lubrificação do cardan de modo diferente ao que a fábrica estipula e já ficou claro que tem falha.

Luiz Baum


Luiz,

O eixo de transmissão com juntas cardã é isento de lubrificação.
As juntas cardan são herméticas, não sendo possível lubrificá-las.

As conexões dotadas de eixos estriados na saída do câmbio e na entrada da caixa de engrenagens traseira é que devem ser lubrificadas na sua montagem, para evitar que se colem e dificultem o seu desacoplamento em futura desmontagem.

As especificações de fábrica estão corretas. Há falha na fábrica de Manaus que não está e/ou não estava lubrificando os eixos estriados.

Reiner
03-07-2022, 07:37
Luiz,

O eixo de transmissão com juntas cardã é isento de lubrificação.
As juntas cardan são herméticas, não sendo possível lubrificá-las.

As conexões dotadas de eixos estriados na saída do câmbio e na entrada da caixa de engrenagens traseira é que devem ser lubrificadas na sua montagem, para evitar que se colem e dificultem o seu desacoplamento em futura desmontagem.

As especificações de fábrica estão corretas. Há falha na fábrica de Manaus que não está e/ou não estava lubrificando os eixos estriados.Guilherme,

O problema não é só no Brasil, pois voce pode ver no YouTube, diversos vídeos de manutenção com o mesmo problema de estriados secos e difíceis de sacar. Inclusive já postei aqui que não fazem manutenção corretamente , deixando de usar a graxa nas coifas.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

EvertonM
03-07-2022, 20:20
Para colocar mais pimenta no assunto, uma informação "interessante": um amigo acabou de pegar sua GSA 1250, zero km. Veio com o buraco e o bico, mas o manual não faz qualquer menção a esse novo "acessório", seja quanto à sua função ou utilização.
Pareceu-me uma solução "apressada" da montadora, o que pode denotar que tem algo "pegando" em relação ao cardã... ou não !!

Rromagnani
03-07-2022, 21:03
TB achei que isso é uma gambiarra braba! Kkkkkkkk

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

luiz baum
03-07-2022, 22:16
Luiz,

O eixo de transmissão com juntas cardã é isento de lubrificação.
As juntas cardan são herméticas, não sendo possível lubrificá-las.

As conexões dotadas de eixos estriados na saída do câmbio e na entrada da caixa de engrenagens traseira é que devem ser lubrificadas na sua montagem, para evitar que se colem e dificultem o seu desacoplamento em futura desmontagem.

As especificações de fábrica estão corretas. Há falha na fábrica de Manaus que não está e/ou não estava lubrificando os eixos estriados.

Sim...
Quando falo em "cardan" me refiro às partes que devem ser lubrificadas...no caso os eixos estriados.

Luiz Baum