PDA

Ver Versão Completa : Filtro de combustivel auxiliar.



sal silva
07-11-2018, 13:23
Pessoal,alguem ja usou esse filtro na Gs ?
https://bestrestproducts.com/shop/guglatech-fuel-and-air-filters/guglatech-honda/honda-crf-1000-africa-twin-fuel-filter-m22006/?fbclid=IwAR2HYCUxADhzzFHoAOMP5xjMa9vZA2uPqhYifk_z sTBT-qdteLMTYeKKpwU
https://bestrestproducts.com/shop/guglatech-fuel-and-air-filters/guglatech-bmw/bmw-r1200gs-13-16-lc-fuel-filter-m07006/

Gnegraes
07-11-2018, 14:41
Parece bastante interessante...
Curioso as BMWs não terem um filtro de combustível na linha de alimentação, principalmente para evitar danos nos bicos injetores.
E este filtro protege também a bomba de combustível...

Rudy
07-11-2018, 14:54
Parece bastante interessante...
Curioso as BMWs não terem um filtro de combustível na linha de alimentação, principalmente para evitar danos nos bicos injetores.
E este filtro protege também a bomba de combustível...

>>Guilherme , boa tarde , as Bm´s tem filtro de combustivel sim , porém ele é acoplado na bomba e submerso no tanque . E qualquer filtro adicionado "não original" na linha depois da bomba é uma bomba relogio.
Abraços .

sal silva
07-11-2018, 16:55
Nao tenho certeza, mas acho que as 1200 LC nao tem filtro,pelo menos nunca vi para vender,ja as antigonas 1100 com certeza tem.De qualquer maneira acho que para quem viaja muito o filtro auxiliar seria de muita utilidade,ja que conheci a qualidade da gasolina na Bolivia e Norte do Brasil.

Onde esta o filtro?https://www.boonstraparts.com/en/part/bmw-r-1200-gs-adventure-2014-r1200gsa-lc-k51-fuel-pump-2015&ID=B10000HZGH

Gnegraes
07-11-2018, 18:01
Olá Rudy,
OK, mas filtro fixo e que não se tem acesso para limpeza rotineira, para mim não é filtro. Parece ser mais uma tela para segregar partes "maiores" que por acaso estejam no tanque e possam danificar a bomba. Que por sinal custa caro.... No jargão de engenharia, parece que esse filtro faz um gradeamento primário.
Falo de filtro efetivo, de malha fina, descartável, para proteger os bicos injetores, que são extremamente sensíveis.

Eraldo Tel
08-11-2018, 10:26
Nao tenho certeza, mas acho que as 1200 LC nao tem filtro,pelo menos nunca vi para vender,ja as antigonas 1100 com certeza tem.De qualquer maneira acho que para quem viaja muito o filtro auxiliar seria de muita utilidade,ja que conheci a qualidade da gasolina na Bolivia e Norte do Brasil.

Onde esta o filtro?https://www.boonstraparts.com/en/part/bmw-r-1200-gs-adventure-2014-r1200gsa-lc-k51-fuel-pump-2015&ID=B10000HZGH

Falei com o Val da Dínamo motores em Rio Claro ex motopoint e me confirmou que não tem apenas uma tela de nylon que é montada junto com a bomba de combustível, peguntei se a gs 2007 1200 e a gsa 1200 2012, me confirmou que as gs a partir de 2005 já não tinham mais filtro de combustível dentro do tanque e as 1150 tem o mahle 145 ou similar. Deem uma confirmada com ele e entende muito de BMW e certamente dirá o melhor para sua moto, gente muito boa esse Val.

Eraldo

Rudy
08-11-2018, 10:53
Guilherme , oi sem querer criar polêmicas ...........
1) Vc escreveu que a BM 1200 não tinha filtro de combustivel , tem .
2) Vc gostaria de poder ter um sistema de filtragem adicional , perfeito visto nossas experiencias neste pais tupiniquim onde a gasolina deveria ser tratada pela Sabesp ......, mas no conceito dos engenheiros de desenvolvimento das GS , aquela peneira com o filtro de carvão ativado é o suficiente.... claro né eles passam da premissa que a gasolina a ser utilizada será no minimo aceitavel para padrões deles.....???? E não como a nossa que é pior que a gasolina Paraguaia , Boliviana etc .
Sinceramente não sei como nossas motos andam , e eu ponho 180 na minha F800GS , com essa latrina de gasolina que pagamos a R$ 4,60 ( Out/18).
3) Deve haver kit de filtragem adicional no mercado de aventura , este saco mencionado é um quebra-galho , que deve ter sua serventia e validade.
Resumindo , só respondi devido ao fato de vc dizer que NÃO tinha filtro ...............mas valem as reflexões e troca de experiencias .

Rudy
08-11-2018, 11:12
Guilherme , só complementando ....
No Brasil , nosso maior problema na gasolina não são os corpos estranhos que vem nela , onde esse saco filtrante resolveria , mas sim os liquidos que são misturados indiscriminadamente sem critério técnico e pior não aprovados com a simples explicação de multiplicar o volume e maximizar os lucros/sonegação .
Enfim falta mesmo é pedigree .

Gnegraes
08-11-2018, 13:46
Guilherme , só complementando ....
No Brasil , nosso maior problema na gasolina não são os corpos estranhos que vem nela , onde esse saco filtrante resolveria , mas sim os liquidos que são misturados indiscriminadamente sem critério técnico e pior não aprovados com a simples explicação de multiplicar o volume e maximizar os lucros/sonegação .
Enfim falta mesmo é pedigree .

Sei disso Rudy, mas vamos tratar uma desgraça de cada vez.... rs,rs,rs,rs...
Continuo achando um absurdo não ter filtro descartável.
Um dos motivos que tão cedo não largo os motores diesel nos carros, é que diesel não tem como ser "batizado"....

Gnegraes
08-11-2018, 13:49
Guilherme , oi sem querer criar polêmicas ...........
1) Vc escreveu que a BM 1200 não tinha filtro de combustivel , tem .
2) Vc gostaria de poder ter um sistema de filtragem adicional , perfeito visto nossas experiencias neste pais tupiniquim onde a gasolina deveria ser tratada pela Sabesp ......, mas no conceito dos engenheiros de desenvolvimento das GS , aquela peneira com o filtro de carvão ativado é o suficiente.... claro né eles passam da premissa que a gasolina a ser utilizada será no minimo aceitavel para padrões deles.....???? E não como a nossa que é pior que a gasolina Paraguaia , Boliviana etc .
Sinceramente não sei como nossas motos andam , e eu ponho 180 na minha F800GS , com essa latrina de gasolina que pagamos a R$ 4,60 ( Out/18).
3) Deve haver kit de filtragem adicional no mercado de aventura , este saco mencionado é um quebra-galho , que deve ter sua serventia e validade.
Resumindo , só respondi devido ao fato de vc dizer que NÃO tinha filtro ...............mas valem as reflexões e troca de experiencias .

Rudy, continuo afirmando que não há filtro de combustível, há gradeamento primário para retenção de partículas sólidas.

sal silva
08-11-2018, 16:09
Poxa,uma moto que tem propaganda rodando o mundo,que é abastecida com gasolina em galões no meio do nada, é no mínimo estranho nao ter um filtro.Gostaria de uma explicação dos Engengeiros da BMW.

Marcelo DC
08-11-2018, 19:50
Conforme o Manual Raynes de manutenção, o filtro de combustível é integrado a bomba de combustivel. Observe item 7. Isso para r1200 lc. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181108/4f1e6692bc2dc38a7f3f991cb3cf55ca.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

sal silva
09-11-2018, 13:47
Conforme o Manual Raynes de manutenção, o filtro de combustível é integrado a bomba de combustivel. Observe item 7. Isso para r1200 lc. https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181108/4f1e6692bc2dc38a7f3f991cb3cf55ca.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Entao o jeito é usar esse funil Hitec capivara rs
https://www.ebay.de/itm/272958800799?fbclid=IwAR0r63kCJm5-J-Fut0FuYLe46A-ws0HoOSKfYZmNjhOlnPvm2ZYyLmBp0ss

Filtrinho bem pequeno,será que da para trocar,limpar ou tem que comprar uma bomba nova ou refil.;);)

Gnegraes
09-11-2018, 13:50
Entao o jeito é usar esse funil Hitec capivara rs
https://www.ebay.de/itm/272958800799?fbclid=IwAR0r63kCJm5-J-Fut0FuYLe46A-ws0HoOSKfYZmNjhOlnPvm2ZYyLmBp0ss

Só que não entregam para o Brasil.... nossa imagem tá feia lá fora....

Versand: Kein Versand nach Brasilien | Weitere Details
Artikelstandort:
Cuxhaven, Deutschland

Versand nach:
Europa Ausschlussliste anzeigen

sal silva
09-11-2018, 13:56
Só que não entregam para o Brasil.... nossa imagem tá feia lá fora....

Versand: Kein Versand nach Brasilien | Weitere Details
Artikelstandort:
Cuxhaven, Deutschland

Versand nach:
Europa Ausschlussliste anzeigen

Estou brincando,mas seria uma boa e engraçado levar esse funil quando for abastecer,os frentistas ficariam p da vida.rs

Marcelo DC
09-11-2018, 19:12
Estou brincando,mas seria uma boa e engraçado levar esse funil quando for abastecer,os frentistas ficariam p da vida.rsQuando acabar de abastecer se pergunta se tem um lixo perto pra jogar a sujeira do funil....[emoji1787]

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Possenti
12-11-2018, 06:29
Olá pessoal...Toda R1200GS, seja K25 ou as K50/51 possuem filtro interno acoplado junto a bomba de combustível. Diga-se de passagem, é o mesmo desde as R1100...Porém, com a peneira que vem acoplado a bomba, este filtro ficou a partir de 2005 isento de manutenção preventiva, o que não impede de ser substituído se o proprietário quiser.

Porque você quer trocar o filtro Sal? sua moto apresenta alguma anomalia?

sal silva
12-11-2018, 11:07
Olá pessoal...Toda R1200GS, seja K25 ou as K50/51 possuem filtro interno acoplado junto a bomba de combustível. Diga-se de passagem, é o mesmo desde as R1100...Porém, com a peneira que vem acoplado a bomba, este filtro ficou a partir de 2005 isento de manutenção preventiva, o que não impede de ser substituído se o proprietário quiser.

Porque você quer trocar o filtro Sal? sua moto apresenta alguma anomalia?

Nao Possenti,a moto esta ótima, mas outro dia tive que trocar o refil da bomba de combustivel do carro da minha esposa,o mecânico me mostrou como ele estava e fiquei assustado em ver tanta sujeira.Ela só roda na cidade e abastecemos sempre em postos famosos por ser confiáveis.Imagino a GS que roda o Brasil e a America Latrina,por isso gostaria de fazer a preventiva.Bons ventos.

Possenti
13-11-2018, 13:25
Acontece que o sistema da moto possui um filtro na entrada da bomba que não deixa passar nada...

Gnegraes
13-11-2018, 15:00
Acontece que o sistema da moto possui um filtro na entrada da bomba que não deixa passar nada...

Nada? Se existir algum corpo estranho, por menor que seja no combustível, vai ficar preso no filtro. Com o tempo vai comatar (entupir)o filtro e dificultar a passagem de combustível.

Ah, mas a gasolina é limpa... então pra que filtro???

Filtros universalmente ou são laváveis ou descartáveis, que é o caso da maioria dos veículos.
A tela existente no bocal de sucção da bomba faz uma limpeza grossa, de partículas sólidas de algum tamanho, como grãos de areia, pedrinhas e outras sujeiras que com certeza às vezes vem junto com o combustível. Coisas muito pequenas devem passar direto pela tela....

Ter de remover a carenagem, sacar a bomba fora e remover o filtro tipo tela para fazer limpeza, é um absurdo. Deveria ter um filtro descartável de fácil acesso para troca rotineira.

Gnegraes
13-11-2018, 15:01
Nao Possenti,a moto esta ótima, mas outro dia tive que trocar o refil da bomba de combustivel do carro da minha esposa,o mecânico me mostrou como ele estava e fiquei assustado em ver tanta sujeira.Ela só roda na cidade e abastecemos sempre em postos famosos por ser confiáveis.Imagino a GS que roda o Brasil e a America Latrina,por isso gostaria de fazer a preventiva.Bons ventos.

Sal, o correto é trocar o filtro de combustível a cada 10k, como também o de ar, etc. Mas tudo depende de onde se trafega (poeira...)e onde se abastece...

sal silva
14-11-2018, 09:24
Sal, o correto é trocar o filtro de combustível a cada 10k, como também o de ar, etc. Mas tudo depende de onde se trafega (poeira...)e onde se abastece...

Guilherme,nunca vi esse filtro de combustivel para vender.Isso troca mesmo,ou é só limpeza?VC deve ter acompanhado a mancada que a BMW(CCs) de em nao fazer a lubrificação periódica das conexões do eixo cardã.Com nossa gasolina tao mal falada,nao vejo porque nao prestarmos atenção a bomba de combustivel e filtros principalmente,já que em minhas viagens por ai tenho visto varias BTs paradas na estrada com a bomba entupida ou queimada.Prevençao é tudo,pode evitar alguma dor de cabeça.Bons ventos.

Gnegraes
14-11-2018, 11:18
Guilherme,nunca vi esse filtro de combustivel para vender.Isso troca mesmo,ou é só limpeza?VC deve ter acompanhado a mancada que a BMW(CCs) de em nao fazer a lubrificação periódica das conexões do eixo cardã.Com nossa gasolina tao mal falada,nao vejo porque nao prestarmos atenção a bomba de combustivel e filtros principalmente,já que em minhas viagens por ai tenho visto varias BTs paradas na estrada com a bomba entupida ou queimada.Prevençao é tudo,pode evitar alguma dor de cabeça.Bons ventos.

Sal,
quando falei em trocar o filtro de combustível, estava me referindo ao carro de tua esposa.

No caso das nossas BMWs, em anexo vai o desenho de catálogo oficial BMW da bomba e sensor de nível, onde o item 4 é o "filtro de rede" existente. Este desenho é para a minha R1200GS. Modelos após 2010(?)tem um sensor de nível tipo bóia, já que o anterior deu muitos problemas.
Como o texto em português já diz, é uma tela para fazer o gradeamento de partículas sólidas maiores.

04 Filtro de rede Part number 16 14 2 305 974

10088

Gnegraes
14-11-2018, 12:16
nos modelos atuais a bomba é como abaixo, o filtro de tela mudou, assim como a sua denominação.
Kit de reparação do filtro. Tirem suas conclusões....

02 Kit de reparação do filtro 1 07/16 Part Number 16 14 8 543 001

10089

sal silva
14-11-2018, 13:24
nos modelos atuais a bomba é como abaixo, o filtro de tela mudou, assim como a sua denominação.
Kit de reparação do filtro. Tirem suas conclusões....

02 Kit de reparação do filtro 1 07/16 Part Number 16 14 8 543 001

10089

Muito obrigado Guilherme.Quanto ao filtro do automóvel,sempre efetuo a troca do filtro de 10 em 10 mil kms,como voce falou.Bons ventos.

Gnegraes
09-04-2019, 18:29
All,

No site alemão de BMWs do qual faço parte há pouco tempo, consegui a informação que há muito tempo me intrigava: Filtro de Combustível.
Ele existe sim, mas não está visível e também não é possível trocá-lo. A informação da Alemanha é que ele é life-time, mas nossos colegas de lá são sarcásticos ... yes, it's life-time, but the life is too short....

Na foto abaixo vocês vêem um bomba fora do tanque:

10172

O filtro se localiza dentro da cabeça da bomba, a parte preta da peça. Após passar pelo filtro preenchem o reservatório branco de combustível que está abaixo. Do fundo dele sai a mangueira espiralada que se conecta com a sucção da bomba de pressurização de combustível.

Na foto abaixo vai a foto dessa bomba desmontada: o filtro parece ser confeccionado em lã de rocha, com inúmeras dobras de forma circular para aumentar a área de passagem da gasolina. A gasolina entra pelo lado externo , passa pelo filtro e entra no tubo central:

10173

Muitos já devem ter tido problemas de falta de combustível no motor, parecendo ser um defeito da bomba, mas se este filtro comatar (entupir), não haverá gasolina nos bicos injetores.

Mas há uma boa notícia: é possível limpar este filtro sem retirá-lo da carcaça da bomba.
A limpeza é feita através de retro-lavagem, utilizando-se uma mistura de 75ml de solvente para limpeza de bico injetor, dissolvido em 500ml de gasolina premium.
Primeiro se deixa o corpo da bomba completa imersa nessa solução por uns 15 minutos, para amolecer a sujeira.
Depois com o auxílio de uma seringa grande, se faz a retro-lavagem do filtro, repetindo 3 vezes a operação.
O sentido de injeção da mistura é o oposto do fluxo normal da gasolina. A cada retro-lavagem usar uma nova mistura de solvente e gasolina.

Aqui vai um pequeno filme mostrando toda a operação: https://www.youtube.com/watch?v=v7w6d6YrWv0

Acho que deveríamos fazer a limpeza a cada 50k. Não vale a pena esperar comatar o filtro.....

Acredito que esta operação de limpeza possa ser feita em vários modelos de motores, onde não existe filtro de combustível de linha e descartável.

Gosto muito da idéia deste filtro da Guglatec. Monta-se no bocal do tanque e a gasolina é filtrada assim que abastecemos. Tem a grande vantagem que podemos inspecionar e trocar caso esteja muito sujo.

https://guglatech.it/en/

rodpcastro
10-04-2019, 20:16
Boa dica. Deve ser um trabalhinho interessante de fazer essa retrolavagem.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Gnegraes
10-04-2019, 21:06
Boa dica. Deve ser um trabalhinho interessante de fazer essa retrolavagem.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Rod,
Se entupir, teu motor para. Muita gente já deve ter trocado bomba por esse motivo.
Sabe quanto custa o corpo da bomba lá fora? US$ 460 na Max BMW.
Aqui deve ser pelos meus cálculos R$4.500,00.
Deixar entupir por que ??? Meu $$$ não acho em árvore...

Gnegraes
11-04-2019, 08:27
Boa dica. Deve ser um trabalhinho interessante de fazer essa retrolavagem.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Rod,
Taí uma excelente dica para o teu próximo Rods na Garagem....
Acho que a tua F800 tem o mesmo sistema de corpo de bomba...

rodpcastro
11-04-2019, 11:14
Sugestão muito boa. Infelizmente vai demorar porque a Milana tem só 10.000 km rodados. Vai para a lista de vídeos a fazer um dia.

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

sal silva
11-04-2019, 11:16
All,

No site alemão de BMWs do qual faço parte há pouco tempo, consegui a informação que há muito tempo me intrigava: Filtro de Combustível.
Ele existe sim, mas não está visível e também não é possível trocá-lo. A informação da Alemanha é que ele é life-time, mas nossos colegas de lá são sarcásticos ... yes, it's life-time, but the life is too short....

Na foto abaixo vocês vêem um bomba fora do tanque:

10172

O filtro se localiza dentro da cabeça da bomba, a parte preta da peça. Após passar pelo filtro preenchem o reservatório branco de combustível que está abaixo. Do fundo dele sai a mangueira espiralada que se conecta com a sucção da bomba de pressurização de combustível.

Na foto abaixo vai a foto dessa bomba desmontada: o filtro parece ser confeccionado em lã de rocha, com inúmeras dobras de forma circular para aumentar a área de passagem da gasolina. A gasolina entra pelo lado externo , passa pelo filtro e entra no tubo central:

10173

Muitos já devem ter tido problemas de falta de combustível no motor, parecendo ser um defeito da bomba, mas se este filtro comatar (entupir), não haverá gasolina nos bicos injetores.

Mas há uma boa notícia: é possível limpar este filtro sem retirá-lo da carcaça da bomba.
A limpeza é feita através de retro-lavagem, utilizando-se uma mistura de 75ml de solvente para limpeza de bico injetor, dissolvido em 500ml de gasolina premium.
Primeiro se deixa o corpo da bomba completa imersa nessa solução por uns 15 minutos, para amolecer a sujeira.
Depois com o auxílio de uma seringa grande, se faz a retro-lavagem do filtro, repetindo 3 vezes a operação.
O sentido de injeção da mistura é o oposto do fluxo normal da gasolina. A cada retro-lavagem usar uma nova mistura de solvente e gasolina.

Aqui vai um pequeno filme mostrando toda a operação: https://www.youtube.com/watch?v=v7w6d6YrWv0

Acho que deveríamos fazer a limpeza a cada 50k. Não vale a pena esperar comatar o filtro.....

Acredito que esta operação de limpeza possa ser feita em vários modelos de motores, onde não existe filtro de combustível de linha e descartável.

Gosto muito da idéia deste filtro da Guglatec. Monta-se no bocal do tanque e a gasolina é filtrada assim que abastecemos. Tem a grande vantagem que podemos inspecionar e trocar caso esteja muito sujo.

https://guglatech.it/en/

Guilherme,para as LCs será que sao iguais?Bem bacana .

Gnegraes
11-04-2019, 11:35
Guilherme,para as LCs será que sao iguais?Bem bacana .

Sal,

Eu acredito que sim. Dei uma busca nas bombas das F800 e o conjunto pareceu igual. Para ter certeza, tem de entrar no site ETK1 (Eletronische Teilen Katalog 1) da BMW e com os últimos 7 dígitos do teu VIN, verificar o componente da tua moto.
A informação que tenho é que nos últimos anos todas as 12XX GSX tem esse modelo, mas precisa verificar no catálogo de peças.
O video do cara está bem detalhado, com todos os cuidados necessários. Acho que é só seguir o roteiro....

sal silva
12-04-2019, 10:21
Sal,

Eu acredito que sim. Dei uma busca nas bombas das F800 e o conjunto pareceu igual. Para ter certeza, tem de entrar no site ETK1 (Eletronische Teilen Katalog 1) da BMW e com os últimos 7 dígitos do teu VIN, verificar o componente da tua moto.
A informação que tenho é que nos últimos anos todas as 12XX GSX tem esse modelo, mas precisa verificar no catálogo de peças.
O video do cara está bem detalhado, com todos os cuidados necessários. Acho que é só seguir o roteiro....

Obrigado,vou tomar coragem e ver se consigo limpar isso.:rolleyes:

danilo4820
23-04-2019, 19:15
Tive alguns problemas de afogamentos com a gs1200 (ar), com a moto depois de quente, quando a rotação caia a moto desligava.
Há algum tempo eu tirei os injetores e pedi para um amigo mecânico que fizesse uma limpeza neles. Melhorou muito, mas ainda tinha algumas oscilações em lenta com motor quente. Pela lógica o problema é relacionado com alguma parte do sistema de admissão de combustível.

Esse post me motivou a desmontar tudo e fazer a limpeza do filtro, a moto esta com 95 mil km podia ser que o filtro que obstruiria a passagem de combustível.

Nas primeiras fotos foi a sujeira que saiu do primeiro ciclo de retro lavagem. Usando gasolina e aqueles aditivos para limpeza de bicos injetores, que são vendidos em posto de combustível.

Aproveitando tirei o tanque fiz a limpeza interna dele para tirar a sujeira de fundo. O fundo de tanque coloquei numa garrafa pet e deixei decantar, com um imã era possível manipular a sujeira dentro da garrafa, da mesma forma que era possível mexer a sujeira que saiu do filtro retro lavado.

A terceira foto é o pré-filtro da bomba, que por atrito com o próprio tanque corroeu a malha e fiz a troca. Tem um modelo de filtro de carro que da certo, da Chevrolet Blazer Pick Up / S10 anos 95 A 98, é o mesmo encaixe, mesmo formato, a diferença é o comprimento 16mm maior e custa em torno de 14 reais.

Ao todo demorei 3 dias para fazer toda a limpeza, pois enquanto não parou de sair sujeira não parei de repetir os ciclos. Sempre deixando o sistema com a solução de limpeza dentro por algum tempo, inclusive deixava de um dia para o outro com o liquido dentro para ir soltando a sujeira.

Todo o procedimento teve custo de 48 reais.

Ainda não tive tempo de rodar para ver se parou de afogar, quando souber responder posto aqui.



101861018510187