PDA

Ver Versão Completa : Alongar a relação da g310 GS



Gonçalves
08-12-2018, 21:28
Recentemente comprei uma G310 GS, estou gostando muito da moto e gostaria de saber se alguém daqui já fez o procedimento de alongar a relação? Caso positivo poste sua experiencia e onde adquiriu o pinhão e(ou)coroa para substituição.

cerqueira
09-12-2018, 11:01
Osmar,

não é o que você esta perguntando, mas tenho uma sugestão...

Pilotei uma por uns 3.500 kms, misto de autoestradas e estradas vicinais, e a moto me pareceu "bem justa", de modo que não alteraria a relação, a não ser para encurtar caso fizesse um pouco mais de off.

Alongar a relação me dá impressão que a primeira ficaria fraca e a a sexta, que já é um Overdrive, talvez trabalhasse forçada, principalmente dentro da proposta de viagem, com malas e garupa.

Já dentro da tua pergunta, talvez a G310 R seja um pouco mais longa...daí talvez seja copiar a solução para a irmã mais esportiva.

Abçs
Luiz

bybecker
18-12-2018, 21:25
Alongar a relação prá que? Pra andar mais? SE tem uma 310 que não anda muito, compre uma 500. Se a 500 ainda anda pouco compre uma 800, ou uma 1000 ou uma 1200.
Não se cria potência trocando a relação, especialmente se quer andar "mais". Por isso uma 125 com apenas 12 hp chega a 100kmh mas para para 200kmh voce precisa 80, 100HP ou mais. A fábrica fez centenas de milhares de km para achar a melhor relação possível, qualquer troca sempre será prejudicial ao desempenho original. Dezenas, talvez centenas de engenheiros mecânicos ficaram anos na faculdade para fazer o melhor possível na sua 310 e voce quer fazer mágica?

CarlosB
24-03-2019, 13:03
Creio que o Gonçalvez esteja procurando a mesma coisa que eu, viajar com a GS310 com uma rotação menor, com maior conforto e economia, e não necessariamente a giros altos de uma forma mais esportiva, explorando melhor as 6 marchas.
Informação que escutei é que na Índia a GS possui um dente a mais no pinhão, deixando-a ligeiramente mais alongada.
Caso alguem tenha mais informações para compartilhar seria ótimo. Obrigado!

israel pp
14-05-2019, 01:56
Olá amigos, sou novo por aqui, pretendo alongar minha baby GS, não pra correr mais.... objetivo principal é suavidade aos 120 km h, com o beneficio de economizar gasolina nas longas viagens, e proporcionar vida longa pro motor, pelo baixo atrito de funcionamento.
se vai ficar mais lenta na saída, não me importo... não curto racha a cada semáforo. Com a potencia e tork da moto iria melhorar e muito a final caso necessite.
por tanto quem souber uma forma de alongar, favor comente aí.
abraço a todos

Iceman
14-05-2019, 08:17
Alongar a relação prá que? Pra andar mais? SE tem uma 310 que não anda muito, compre uma 500. Se a 500 ainda anda pouco compre uma 800, ou uma 1000 ou uma 1200.
Não se cria potência trocando a relação, especialmente se quer andar "mais". Por isso uma 125 com apenas 12 hp chega a 100kmh mas para para 200kmh voce precisa 80, 100HP ou mais. A fábrica fez centenas de milhares de km para achar a melhor relação possível, qualquer troca sempre será prejudicial ao desempenho original. Dezenas, talvez centenas de engenheiros mecânicos ficaram anos na faculdade para fazer o melhor possível na sua 310 e voce quer fazer mágica?

Amigo Lauro, antes de tecer qualquer comentário sobre alongar a relação, seria preciso entender a motivação por trás da solicitação.
Nem sempre o objetivo final é "andar mais". Aliás, no universo dos participantes deste fórum, raramente é.
Sim, a fábrica faz milhões de km de testes, mas não tem como saber o uso específico que cada um irá fazer da moto.
Então é possível sim, e até normal, fazermos algumas "customizações", a fim de adequar a moto mais às nossas necessidades específicas.

Veja o caso da minha R1200GS.
Com certeza os testes e otimizações foram feitas visando um compromisso entre o uso on e off road.
Eu no entanto, nunca uso a moto no off road. Então por que eu deveria usar um pneu de uso misto, definido pelos engenheiros da BMW como "ideal" para esta moto, se só ando no asfalto?

Pessoas diferentes tem necessidades diferentes.
Enquanto uns só se preocupam com desempenho e que se dane o consumo, outros não estão nem ai para o desempenho e estão mais preocupados com conforto e autonomia.
Então é possível sim fazer modificações no projeto original e efetivamente "fazer mágica", no sentido de deixar a moto mais adequada para o nosso uso específico. :)

DanielAdv
07-12-2019, 09:45
Também estava pensando nisso esses dias... justamente pra uso em viagens para que o motor não trabalhe em altas rotações o tempo todo (falando em velocidade de 110km/h pra cima), mas acho que ninguém fez ainda..

Nerone
28-07-2020, 00:42
Troquei o pinhao da minha pelo 17d...fica bem melhor a tocada...e tambem mais economica...faz 2 km por litro a mais em qualquer situacao...recomendo!

M_S_F_N
28-07-2020, 02:49
Troquei o pinhao da minha pelo 17d...fica bem melhor a tocada...e tambem mais economica...faz 2 km por litro a mais em qualquer situacao...recomendo!

Onde comprou?

shw
28-07-2020, 12:26
Na F800 muita gente alongava a relação a moto vibrava menos na faixa de de 140km/h fica melhor para viajar longas distancias

Nerone
28-07-2020, 23:01
https://www.vaz.com.br/

Monjardim
06-12-2020, 08:27
Bom dia.

A 310 GS vendida no Brasil é o único modelo no mundo que vem com a COROA 16/42. nos demais paises, a coroa é de 40 e ainda alguns países como China, me parece que o pinhão é de 17.

Em foruns gringos o pessoal já reclama muito da moto na estrada, devido ao alto giro para se manter uma velocidade de cruzeiro de 110km/h, imagina aqui no modelo brasileiro então.

Eles relatam que a moto com 17/40 vira outra moto, para quem não faz offroad pesado e usa muito a moto na estrada, essa configuração seria a ideal.

Comprei o pinhão 17 e a coroa 40, semana que vem vou fazer a revisão de mil km e logo depois irei fazer a troca da relação.

Tão logo eu faça a troca e teste, eu retorno para relatar como ficou a moto.

para quem tiver interesse, segue o catalogo de peças da bmw aonde mostra a versão brasileira da 310 gs e sua coroa 42 .

opção 33.81 (CHAINDRIVE).
https://www.bmwbike.com/index.php?e=mhs&fbclid=IwAR0NAq4rSX3PhNPJIT1hMuQ6rWfxr4SsmbSocZusM IHtj5mYv503E4-gBNs

luiz baum
06-12-2020, 15:14
Bom dia.

A 310 GS vendida no Brasil é o único modelo no mundo que vem com a COROA 16/42. nos demais paises, a coroa é de 40 e ainda alguns países como China, me parece que o pinhão é de 17.

Em foruns gringos o pessoal já reclama muito da moto na estrada, devido ao alto giro para se manter uma velocidade de cruzeiro de 110km/h, imagina aqui no modelo brasileiro então.

Eles relatam que a moto com 17/40 vira outra moto, para quem não faz offroad pesado e usa muito a moto na estrada, essa configuração seria a ideal.

Comprei o pinhão 17 e a coroa 40, semana que vem vou fazer a revisão de mil km e logo depois irei fazer a troca da relação.

Tão logo eu faça a troca e teste, eu retorno para relatar como ficou a moto.

para quem tiver interesse, segue o catalogo de peças da bmw aonde mostra a versão brasileira da 310 gs e sua coroa 42 .

opção 33.81 (CHAINDRIVE).
https://www.bmwbike.com/index.php?e=mhs&fbclid=IwAR0NAq4rSX3PhNPJIT1hMuQ6rWfxr4SsmbSocZusM IHtj5mYv503E4-gBNs

Eu tenho uma G650GS e não uso fora de estrada.
E, na estrada, sempre sem garupa.
A relação original é 16/47.
Coloquei um pinhão de 17 dentes.

A quinta marcha na estrada ficou exatamente como eu queria.
A primeira marcha, que na relação de fábrica é bem dimensionada,ficou um pouco mais longa que o desejado.
Mas no contexto geral a mudança foi positiva.

Particularmente eu acho que mudar pinhão E coroa para alongar a relação numa moto de 310 cc será uma alteração bastante significativa a ponto do resultado não ser satisfatório.
Eu mudaria primeiro só pinhão ou só a coroa para avaliar, antes de trocar o conjunto de uma só vez.

Luiz Baum

Monjardim
07-12-2020, 20:53
Eu tenho uma G650GS e não uso fora de estrada.
E, na estrada, sempre sem garupa.
A relação original é 16/47.
Coloquei um pinhão de 17 dentes.

A quinta marcha na estrada ficou exatamente como eu queria.
A primeira marcha, que na relação de fábrica é bem dimensionada,ficou um pouco mais longa que o desejado.
Mas no contexto geral a mudança foi positiva.

Particularmente eu acho que mudar pinhão E coroa para alongar a relação numa moto de 310 cc será uma alteração bastante significativa a ponto do resultado não ser satisfatório.
Eu mudaria primeiro só pinhão ou só a coroa para avaliar, antes de trocar o conjunto de uma só vez.

Luiz Baum
Então, o problema que a relação dela já é curta com coroa 40, pois no mundo todo ela é vendida assim e mesmo assim o pessoal l fora reclama e coloca pinhão 17.
Existe um dos modelos da 310 gs que é já vendido com relação 17/40 (modelo vendido na China e Índia por exemplo) então eu acredito que por projeto a moto aceita tranquilamente 17/40.
Porém eu recomendaria para quem não for usar ela no off road

Monjardim
16-12-2020, 19:32
Passando para avisar que fiz a troca da relação, colocando pinhão 17 e coroa 40.
Adorei o resultado, peguei estrada e a moto aos 110km/h manteve 6000 rpm.
Era exatamente oque eu procurava, não perdeu tanto o torque, ainda continua esperta em marchas menores, porém parou o berreiro de rodar a 7000 rpm na estrada.
Para quem pega offroad pesado eu não recomendo, pois aí precisa de muito torque rápido. Agora para quem quer usar a moto na estrada, recomendo 110%, virou outra moto.

Monjardim
19-12-2020, 17:47
Relato da troca da relação para 17/40.
Rodei 250 km hoje por estradas e realmente recomendo 150% para quem roda em estrada com ela.
Rodei grande parte do tempo a 110km/h e os RPMs ficaram em 6100.
Dá até gosto de andar na estrada assim, não fica aquele berreiro e tremedeira de mais de 7 mil RPMS.
Fiz alguns vídeos com a GOPRO, depois se der eu tiro alguns screens do velocimetro e RPMS.
CONSUMO FINAL ficou em 28km/L

Reiner
19-12-2020, 18:39
Relato da troca da relação para 17/40.
Rodei 250 km hoje por estradas e realmente recomendo 150% para quem roda em estrada com ela.
Rodei grande parte do tempo a 110km/h e os RPMs ficaram em 6100.
Dá até gosto de andar na estrada assim, não fica aquele berreiro e tremedeira de mais de 7 mil RPMS.
Fiz alguns vídeos com a GOPRO, depois se der eu tiro alguns screens do velocimetro e RPMS.
CONSUMO FINAL ficou em 28km/LBom trabalho Fábio e obrigado por compartilhar.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Monjardim
23-12-2020, 20:49
conforme combinado, segue imagens.
Rodei com a moto a 110km/h e agora fica em 6100 rpm, praticamente não treme.
10760
10761

um abraço a todos

OBS: Importante FRIZAR também que a velocidade apresentada no painel permanece a mesma, ou seja, como o sensor de velocidade fica lá na roda e junto do abs, não tem variação da indicação da mesma, mostrando uma não real, como de algumas motos que mede a velocidade no pinhão.

Monjardim
26-12-2020, 13:05
Pessoal, segue pequeno vídeo de exemplo de como ficou a moto na estrada com o pinhão 17 e a coroa 40.
Tentei focar o velocímetro, mas se não conseguirem ver, agora consigo manter 6100 rpm para andar a 110km/h sem quase nenhuma vibração.
Antes, com a relação original, teria que manter uns 7200, deixando praticamente inviável para viajar nessa velocidade, pois o motor berrando e a grande vibração tornava a viagem estressante e cansativa.

https://youtu.be/jdgLiQ1I0PU

Marcelo DC
02-01-2021, 08:08
Uma sugestão que pode funcionar é colocar um pneu maior ou mais off road como um Mitas por exemplo. Eles são meio "fora de medida" e mesmo um 120/80 que é a medida original tem uma circunferência maior, o que alonga a relação no final. Uso na minha Tenere 250 e o interessante é que ele zera o erro de velocímetro quando comparado ao GPS. Para rodar em estradas, a rotação cai 500rpm mais ou menos e dura 20000km mais ou menos. É um pneu muito forte mas é caro também.

Reiner
02-01-2021, 17:15
Acho essa idéia pouco interessante, pois aumenta o peso suspenso e o arrasto, aumentando assim o esforço da transmissão e motor com consequente aumento de combustível.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

M_S_F_N
18-05-2021, 15:28
Passando para avisar que fiz a troca da relação, colocando pinhão 17 e coroa 40.
Adorei o resultado, peguei estrada e a moto aos 110km/h manteve 6000 rpm.
Era exatamente oque eu procurava, não perdeu tanto o torque, ainda continua esperta em marchas menores, porém parou o berreiro de rodar a 7000 rpm na estrada.
Para quem pega offroad pesado eu não recomendo, pois aí precisa de muito torque rápido. Agora para quem quer usar a moto na estrada, recomendo 110%, virou outra moto.

Usou pinhão e coroa VAZ? Como está o desgaste?

A.Noronha
21-05-2021, 15:09
Onde comprou?

No site da VAZ tem opção do Pião 16 ou 17 dentes na cor preta ou cinza, a mesma coisa se aplica a Coroa que pode ser de 42 ou 40 dentes.

M_S_F_N
15-06-2021, 09:13
Acabei colocando pinhão 17 e coroa 40 também. Minhas considerações: Gostei para uso "tranquilo". É notável a perda de torque em baixa mas pra quem anda tranquilo na cidade, não incomoda. Na estrada, até 120-130Km/h fica ótimo, tanto para chegar na velocidade quanto para manter, porém, acima disso ou tem que esticar muito na quinta marcha para desenvolver na sexta (que virou um overdrive de verdade) ou tem que pegar uma descida para embalar, já que a falta de torque na sexta marcha também é bem perceptível. E isso levando em consideração que sou leve (64Kg), sem garupa e as estradas aqui da minha região são planas. Acredito que alguém mais pesado ou com garupa numa estrada com muitas subidas ou serras deva sofrer um pouco. Talvez a configuração pinhão 16 (original) e coroa 40 seja ideal, não deve matar tanto o torque.