PDA

Ver Versão Completa : Filtro K&N - custo e consumo



rodpcastro
09-12-2018, 07:35
Será que o filtro K&N vale a pena pensando em custo e consumo? Você já teve essa dúvida? Eu já.

Nesse vídeo eu mostro o resultado de um comparativo de custos entre filtro K&N e filtros convencionais considerando o consumo.

Não abordo no vídeo a questão do desempenho da moto. Se você pretende usar K&N para aprimorar o desempenho essas considerações de custo e consumo são bobagem. Mas leve em consideração que só vai ter melhoria de desempenho mesmo se trocar também o escape e otimizar a injeção de combustível. O filtro sozinho não traz melhoria significativa de desempenho.

https://youtu.be/89kER9qC9YU

---------------------------------------------

Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

leandroper
10-12-2018, 06:37
Hummmmmmm, é de se pensar hein Rods.
Vou fazer um teste de consumo com o original, fiquei curioso.

Leandro Perez

Gnegraes
10-12-2018, 12:23
Os filtros K&N são conhecidos por propiciarem melhor "performance" do motor. São filtros mais abertos que os de papel, o que leva a um aumento na entrada de comburente na câmara de combustão. Mas.... sempre há um mas, se você aumente a entrada de comburente, necessita aumentar proporcionalmente a entrada de combustível, preferencialmente em uma relação mínimamente estequométrica, ou seja, a mistura não deve ficar nem pobre (=muito ar) e nem muito rica (muito combustível).
Em minha humilde opinião, usar filtros K&N sem alterar a injeção de combustível, em nada melhora o desempenho, minimamente piora pois aumenta o risco de furar cabeça de pistões, etc...
A vantagem destes filtros, além do propalado aumento de desempenho, fica por conta de ser lavável. E não se deve esquecer jamais de impregná-lo com o líquido dele.
Motores diesel podem ter aumento na entrada de ar sem problemas, pois não possuem borboleta na admissão e trabalham com misturas ricas na aceleração (daí a fumaça preta...), a entrada de ar é livre e quanto mais ar for admitido, melhor. Por isso todos os motores diesel modernos possuem turbo e intercooler (resfriando o ar, se admite mais massa de ar por volume aspirado, pelo aumento da densidade do ar).
Particularmente não me agrada ter um filtro "mais" aberto. Se a impregnação não foi bem feita, pode passar mais sujeira para dentro do motor e as consequências não são boas..... Excessão feita a motores de competição.

cerqueira
10-12-2018, 13:04
Valeu uma vez mais, Rodrigo!!

Abçs
Luiz