PDA

Ver Versão Completa : BMW R1200 GS LC - Novo Tanque extra - Pesquisa



bybecker
02-01-2019, 01:48
Quem precisa de reservatório de combustível adicional não tem muitas opções. O que existe no mercado, e que muitos usam, é um reservatório "genérico" (tipo Rotopax) que pode ser usado em todas as motos adaptados e nada estéticos.
Sou industrial do ramo de plásticos (tenho uma GS 2013 Sport) e estou pensando em produzir um reservatório extra de gasolina desenvolvido especialmente para as GS LC 2013 ou acima.
Ele teria como característica ficar acondicionado e protegido de acidentes pelo suporte de malas laterais, de marca/modelo ainda a ser definido. A ideia ter a máxima capacidade mantendo uma boa estética, e teoricamente deve ter a capacidade de 7 litros ou mais.
Por ser algo exclusivo, e perfeitamente adaptado à moto, somente servirá em BMWs modelos LC 2013 ou superior.
Como envolve tempo e gastos de vários milhares de Reais, sua produção só seria economicamente viável com produção mínima de 80 a 100 unidades, além de um prazo de desenvolvimento de talvez até 6 meses. O custo estimado, somente do reservatório, seria algo em torno de R$ 800 que deve ser acrescido do valor do suporte metálico lateral, a ser definido ainda.
A aparência seria similar à foto abaixo (reservatório em azul), para se ter uma idéia.
Para que o projeto possa ter início faço a pesquisa para ver o numero de possíveis interessados.
10102

MarcioT
02-01-2019, 08:24
Na minha opinião, vc encontraria mais receptividade entre os proprietários das F800 cuja autonomia é muito pequena e realmente é problema. Agora as F850 tiveram o tanque reduzido acentuando o problema. Acho que aí estaria seu nicho de oportunidades!
Como pretende ligar um tanque no outro para ter o fluxo do combustível?

bybecker
02-01-2019, 09:20
Obrigado pela dica. Por ser um tanque que será perfeitamente adaptado aos contornos do quadro da moto ele será exclusivo para um determinado modelo, não sendo possível utilizar ou adaptar em outra moto.Mas poderia ser feito para qualquer moto, sem dúvida, desde que o número de interessados fosse grande para justificar o tempo e o investimento.Ele será (seria) um tanque independente do principal, não terá ligação física. Ainda estou pensando se o tanque extra vai poder ser retirado como um galão normal para encher o principal ou se vou usar uma bomba elétrica e uma mangueira para transferir o combustível de um tanque para outro.

EvertonM
04-01-2019, 21:18
A ideia é bem interessante e, sendo removível, ficaria prático para o abastecimento.
Quanto ao mercado, não sei dizer.
Ainda não tive dificuldade com combustível em minhas viagens, mesmo nas mais longas. Um acessório desses talvez fosse servir melhor a viagens mais específicas (Ushuaia, por exemplo), o que restringe um pouco os compradores.
Fiquei em dúvida se o peso somente em um lado não desequilibraria a moto (7 kg do combustível, mais o tanque e ferragens).
Boa sorte com o empreendimento.

André M.
04-01-2019, 21:39
A Gili fabrica um auxiliar para F800 gs de 13L (Feio que doi), porém se o aventureiro quiser ir para lugares completamente distante e isolado, é uma alternativa a se considerar.

10103

Outro ponto que deve ser questionado, é que a legislação xiita brasileira não permite transporte de combustível fora do tanque original da moto.

P.ALMEIDA
08-01-2019, 16:31
Tenho uma GSA. Uso um galão NoSpill de 5 litros, fácil de achar em Sp ou na net, esse que tenho custa em torno de R$ 150,00 - eu o chamo de Seguro de viagem - ajuda bem nos longos trechos sem posto de gasolina para te deixar tranquilo pra encarar, ou para ajudar na decisão de partir para outro posto quando tem aquelas filas enormes para abastecer na Argentina, ou ainda na Bolívia para abastecer a moto ao preço dos locais. Levo dentro de um saco de tecido (aqueles de capacete) para disfarçar um pouco, deixo preso com aranhas sobre o banco (viajo quase sempre solo para esses lugares) ou sobre um dos baus laterais da moto, nem percebe. Esvazio o galão antes de entrar no hotel/destino e quando posso completo de novo com gasolina. Acho o seu projeto interessante, mercado restrito, e vai depender muito do seu custo final.

profCarlos
04-02-2019, 19:38
Uma excelente idéia! Serei um cliente, desde que não seja mais que 5l e fácil para por e tirar, já quanto ao valor estarei disposto a pagar até R$700,00.
Algumas colaborações:
a) analisar o produto para uso em todas as big trails do mercado, claro que os detalhes seriam diferentes;
b) considerar o processo de ancoragem (forma de acoplar) para quem tem bauletos originais da GS1200 LC;
c) um bocal com chave e respiro;
d) forma de transferência podendo ser com injeção forçada de ar, tal qual os vaporizadores para regar plantas, e uma mangueira;
d) parcerias com empresas do mercado externo;
e) canais de vendas por Internet, reconheço a obviedade, mas...

De qualquer forma, muito obrigado por compartilhar sua idéia,

Abs
Carlos


Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk

bybecker
05-02-2019, 14:13
Obrigado pelas "dicas".
Mas acredito que eu vá abandonar o projeto, por enquanto. Imaginei que talvez tivesse uma procura maior. Os investimentos no projeto e moldes ficariam muito caros pelo baixo retorno previsto.

CiroHG
03-04-2019, 17:39
Acho interessante. Entretanto, para baratear e simplificar o desenvolvimento, sugiro fabricar o tanque para encaixar nos suportes originais da GSA. É que muitos donos de GS, como a minha, preferem instalar suportes originais ou similares, mas com as mesmas medidas (os meus são da ExVenture, mas a IdeaPro e a MotoPointRC também usam desse tipo). Quanto à cor, talvez fosse melhor deixar branco, porque facilita ver o nível de combustível, e como ele vai ficar atrás do baú, não aparece.

CiroHG
03-04-2019, 17:40
Melhor ele ser removível. Mais simples.